Cruzeiro 120 anos: Especial Cidades da TV Band Vale
Вставка
- Опубліковано 7 лис 2024
- Cruzeiro 120 anos: Especial Cidades da TV Band Vale
Da “Garganta do Embaú” a um dos principais palcos da Revolução Constitucionalista de 1932: Cruzeiro completa 120 anos valorizando a própria história, construída também sobre os trilhos, que levaram as principais riquezas de São Paulo, Minas e a então capital Rio de Janeiro. Israel Goldenstein conta mais sobre a história da cidade no Especial Cidades (assista acima).
Cercada pelas montanhas que dividem os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, Cruzeiro é uma cidade com muitas histórias, mistérios e claro, belezas naturais.
O caminho usado por exploradores de ouro e riquezas entre os séculos 16 e 17, ficou conhecido como “Garganta do Embaú”. A área ganharia força e notoriedade, após alguns personagens se tornarem protagonistas.
Major Novaes, homem de forte personalidade mas muito Inteligente, usou da amizade com Dom Pedro II para conseguir oportunidades para o desenvolvimento da região.
Na casa onde ele vivia, e que hoje serve de ponto turístico em Cruzeiro, o fazendeiro liderou reuniões para construir duas importantes ferrovias entre os anos de 1880 e 1885. A Estrada de Ferro D. Pedro II era a ligação entre Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, e que após a proclamação da república se chamaria Central do Brasil.
Começa aí a história da cidade do trem. A cidade que já fazia parte da Estrada Real entre as Minas Gerais e o porto de Paraty, no litoral fluminense, se tornou com o advento da ferrovia parada obrigatória para os trens de carga no sudeste brasileiro.
Pra se ter uma ideia da importância da cidade para o desenvolvimento do Império, foram construídas duas estações ferroviárias, uma em 1884 e outra em 1885. As estações funcionaram até 1969 para o transporte de cargas e passageiros.
Mas a ligação de São Paulo com Minas Gerais pelos trilhos que cortavam a Mantiqueira, foi usada com um propósito bem diferente do traçado ainda por Dom Pedro, no século 19. O local foi ponto estratégico no Combate dos Paulistas contra as tropas federais, no auge da Revolução Constitucionalista de 1932.
Parabéns minha querida cruzeiro cidade menina amo você aqui nasc CRECI deus abençoe muito nossa cidade 🏙️ cruzeiro 😃
👏👏👏👏excelente reportagem, gosto muito de Cruzeiro morei nas décadas de 70 e 80 nesta cidade com povo simpático, há muitos mineiros e cariocas que vivem aí.
Parabéns, ammmo essa cidade
Essa obra tem que iniciar logo gerar empregos ⁉️🇧🇷🇧🇷🇧🇷🚃🚃🚃🆙🆙🆙♾️♾️♾️
Bela e preciosa....cidade menina...
Parabéns nossa cidade ,linda aos pés da Serra da Mantiqueira. Daisy
Parabéns Cruzeiro, povo trabalhador e acolhedor
Parabéns Cruzeiro ! Vai melhorar muito ! Fantástico ! Show !!!
Parabens pela reportagem!!!
Parabéns Cruzeiro pelo aniversário 120 anos e pelo novo Hospital Regional... só boas notícias!!
Parabéns cruzeiro ,aqui eu nasci e crescia amo Cruzeiro.
Pois é , tudo abandonado hoje , as ruínas de uma memória singular , todos sabemos que as ferrovias faliram , mas poderiam criar projetos para manter esses prédios históricos , transformando em museus , memoriais ou similares, mas o Brasil não foge a regra ,
quando se fala em cruzeiro eu lembro do time de MG rsrs
gente eu nem sabia dessa guerra de Minas e SP kkkk
Procuro um amigo meu chamado Fábio apelido XUXA auxiliar de câmeramam trabalhou no SBT e agora parece que está na Band gratidão sempre namastê ⁉️🇧🇷🇧🇷🇧🇷📽️📽️📽️💯💯💯♾️♾️♾️
A estação ferroviária sera reformada?sera?
Estão falando que a estação será reformada eu já vi esse filme será que dessa vez será reformada em? E esperar pra ver.tomara que dessa vez será finalmente reformada
Vídeo publicado há 2 anos e ainda nada de reforma no túnel da mantiqueira no lado paulista. Descaso que envergonha, tendo em vista que o lado mineiro está muito mais preservado.
E lamentável a situação dessa estação no centro da cidade.abandono total.
Quando a estacão será reformada quando sairá do papel ficar só na promessa não e bom para cruzeiro não e mesmo.
gente essa ferrovia nao leva a lugar nenhum hj em dia, rs nao é muito inteligente retomar essa ferrovia par turismo, ja q a cidade não é turistica