Muito bacana este video,moro na Itália,vim para reconhecer minha cidadania,sou branco,quase 1,90m,sempre fui bem tratado,mas já presenciei pessoas negras,morenas,asiáticas sendo olhadas de forma diferente,infelizmente...o europeu não gosta de pessoas com aspecto diferente do europeu,isso é real.
O racismo realmente existe pra esses casos. Mas dizer que são diferentes, aí já vejo como contradição, pois italianos do sul, ou mesmo meios italianos muitos deles são morenos ou até negros, devido a miscigenação. E digo mais O italiano vem deixando de fazer filhos a muitos anos, fazendo com que aumente acentuada mente a mistura de raças, deixando assim a característica da raça italiana raiz.
Eu acompanho os vídeos e vcs no insta, melhor canal sobre a Itália, sem frescura e omissão de informação só pra ganhar like! Parabéns ❤️ Eu sinto muito pelas experiências horríveis que o Rodrigo passou, eu passei por muito menos na Irlanda e me marcou muito , morei por 2 anos e meio lá, só quem passou sabe o quanto machuca a gente. Aqui na Itália nunca passei por isso, ao contrário sempre fui bem tratada, as raivas que passo aqui são quando tem que resolver algo na comune ou questura ( tbm tenho carta de soggiorno e sou casada com um ítalo brasileiro ) mas preconceito pelo meu esteriótipos ou por ser brasileira nunca. Moro na Puglia e realmente aqui no sul o pessoal é mais feliz, amigo, curioso ( as vezes fofoqueiro ) várias vezes encontro gente no meu bairro quando saio pra passear com meu cachorro e já falam, ah vc que é a brasileira que trabalha na UN com o marido 😂, agora tbm tive minha filha aqui e tive uma ótima experiência no hospital. Infelizmente gente preconceituosa, racista, xenofóbica existe em qualquer lugar, as vezes são por ignorância por falta de conhecimento ou por maldade mesmo! Aqui na Itália é realmente comum ver as igrejas lotadas de religiosos que quando saem da missa e veem um refugiado pedindo dinheiro ou vendendo os artesanatos atravessam a rua e torcem o nariz pra eles… hipocrisia! Mas é aquilo o importante é a gente se sentir bem onde mora e nunca abaixar a cabeça pra esse povo, com o italiano é assim se ele fala alto com vc, vc tem que responder mais alto ainda pra ganhar respeito!
Falar em italiano facilita muito a nossa vida na Itália e desperta neles a mesma empatia que um italiano desperta em nós quando tenta falar português aqui no Brasil. Quando visitamos 6 cidades italianas e quando eles vinham falando inglês, eu dizia: Non parlo l’inglese, ma italiano isso sempre facilitava muito e recebia até cumprimento pq sabiam que eu era turista mas ao falar italiano estava me integrando à comunidade local( e sou pardo como o Rodrigo! )
@@Brasileiraporacaso Interessante! Porque é que os brasileiros em Portugal não falam o português e tão pouco estão interessados e não respeitam a cultura local. Parece que aí na Itália os locais são parecidos com os portugueses .
Sou branca como a Giorgia e sofri preconceito na Italia, nasci no Brasil com cidadania italiana. Decidi mudar para Italia com um italiano super básico, sofri muito preconceito por não falar a língua italiana, principalmente quando era atendida por mulheres velhas italianas em órgãos públicos. Hoje em dia não sofro mais preconceito pois falo italiano fluente e sempre que possível mando um vaffanculo, grito, pulo, ahahaha....respondo no mesmo tom de voz, agindo assim conseguir ter o respeito dos italianos.
O que temos que entender quando olhamos um imigrante , é colocar-se no lugar dele , pensando em tudo e todos que deixaram pra trás , pais filhos , esposa . Quando ele migra pra outra país trás consigo o que tem de melhor porque ele “precisa dar certo “ deposita suas forças e esperanças em seu trabalho . Respeito, empatia e acolhimento deveriam ser as atitudes de qualquer “nativo “.
Eu morei um ano em Verona, e mais do que uma vez escutei a típica frase " mas porque você não volta para o seu país?". As vezes a gente responde, mas as vezes é como o Rodrigo falou, a gente nem sempre precisa ficar se justificando! Amei o vídeo! São assuntos difíceis de serem expostos, mas necessários! Parabéns Giorgia e Rodrigo!
Muito bom ver o ponto de vista e opinião sincera de vocês sobre esse e outros assuntos!! Eu amo seu canal e acho que é o melhor canal sobre vida na Itália!! Acho que temos que ter sabedoria para agir em todas as situações assim como vocês demonstraram relatando suas experiências!! 🤗🤗 Aqui no Brasil, como trabalho em comércio, eu vejo muitas situações de racismo contra pessoas negras e também Muito preconceito contra pessoas mais pobres! As pessoas já julgam as pessoas só de olhar sem nem mesmo ter conversado com com elas ! E com isso perdem a oportunidade de conhecer pessoas incríveis!!
Meus avós são italianos. Minha tia se casou com um filho de alemães na década de 70. Meu bisavô fez um escândalo. Eles já estavam no Brasil, ele ficou revoltado pq a neta se casaria com um tedesco (e olha que ele é brasileiro, os pais eram alemães...) Já a família alemã do noivo também não gostou dele entrar para a italianada... meu pai é o irmão caçula da noiva, ele disse que foi um auê. No fim ficou tudo bem (graças a Deus).
Em primeiro lugar, sinto muito por tudo o que voce passou e viveu "na pele" aqui na Italia, Rodrigo. E, Giorgia, voce como esposa, imagino sua indignaçao. Eu passei por estes niveis ai, onde o primeiro, eu achava que tinha escrito na minha testa "Sou um E.T.!" e o ultimo foi dentro de um tram, onde um cara que me olhava de forma muito obcena, me insultou de "straniera di m*" gritando e quase me agredindo fisicamente quando lhe perguntei o que estava olhando! Isso foi quando morei no centro de Padua durante 4 anos. Nunca tive amigos e nem conhecia a vizinha da porta ao lado. E hoje, apos 1 ano em uma fraçao de pouco mais de 1.500 habitantes de Arezzo, ja me sinto em casa e nunca fui tratada de forma desrespeitosa, muito pelo contrario. Acho que teria sofrido muito mais racismo/xenofobia se eu tivesse "cara de brasileira" como muitos italianos ja me disseram, e ate uma russa quando mostrei fotos de parentes negros, a começar pelo meu pai. A liçao que tirei deste video de voces é: nunca abaixar a cabeça e nem desmerecer nosso feijao com arroz para agradar quem quer que seja, sobretuto se nao devemos nada a ninguem. E eu achei muito fofo o desenho da sua tutta :). Bjo grande pra vcs!!!
Que lindo seu depoimento, Lilia ❤ eu fico realmente indignada pois são comportamentos que repudio. Fico muito feliz em saber que você está adaptada aqui na Itália 😘 grande abraço!
Muito bom, de se refletir. Morei num bairro muito antigo, tradicional em Caxias do Sul, imigrantes italianos e tal... Foi um choque cultural enorme, acho que isso foi um estágio pra mim, talvez eu sinta menos o choque ao mudar pra Itália
Boa tarde,!! De verdade é melhor viver em um país de 3 mundo como o Brasil, e ter direitos de liberdade de expressão, e não de sofrimento. Moro na Itália 6 anos e não consigo me adaptar. Educação e gentileza está em primeiro lugar. Parabéns pelo canal e pela educação e perseverança do Rodrigo👍
Me desculpa mas a saúde na Itália é para quem tem dinheiro, porque aqui se a pessoa não tiver um salário que possa pagar exames e remédios, não funciona. Os idosos são tratados sem respeito. Educação escolar sou de acordo. Aqui não é violento igual o Brasil mas tem muita violência e assalto, estupro igual no Brasil. Então prefiro a gentileza, e um bom dia de todos , do que a falta de respeito e educação do povo 👍
Finalmente um vídeo que fala a verdade. É exatamente o que a gente sabia: claro que há racismo na Itália, ao contrário do que muitos, incluindo certos brasileiros, vergonhosamente querem esconder. Parabéns aos dois pelo vídeo! Não tenho nada contra o povo italiano de maneira geral. Mas racismo e mandar na comida alheia são duas coisas INTOLERÁVEIS, não importa a cultura ou o povo que faz isso. Essas coisas não são daquelas "características culturais" que a gente tolera! São caracteristicas de gente desumana!
Moro a 15 anos na Itália e mesmo sendo branco e ter característica européia já sofri preconceito racial mas não e só na Europa no Brasil o racismo velado e forte...estava na delegacia para fazer minha identidade e a Sra me perguntou como eu era brasileiro se eu era branco. Já me perguntaram também como e viver numa casa de árvore na Amazônia kkkkkkk.
Virei um grande fã de vocês! Na verdade toda a minha família é fã de vocês dois! Vocês são muito distintos e leves em seus vídeos! Parabéns! Sucesso Sempre! Avanti!
Fiz a cagada de escolher Verona para morar quando mudei para a Itália, não sabia que eram tão fechados. Fomos em 2017 não tinha tanto conteúdo como tem hoje. Sofremos muito. Depois de 2 meses pagando uma fortuna de Airbnb fomos para Milão e lá conseguimos alugar casa. Meu marido pegou raiva diz que não quer nunca mais passar em Verona 😂
Eu morrei em Pavia, Milano em 2005fiz minha cidadania em Pavia eu passei tudo que o Rodrigo passou sou branco de olhos claros mas ,com o tempo brigava até com o espelho kkkk
Sou brasileiro branco, de ascendência italiana, geralmente passo despercebido na Europa. Até o momento em que digo que sou brasileiro. Daí vem: você não parece brasileiro; quanto tempo você vai ficar?; indiferença.
Tenho recebido muitas perguntas sobre racismo na Itália, e como nunca passei por nenhuma situação e saber que é o tipo de coisa que também acontece por aqui resolvi dar uma pesquisada para saber como tem sido as experiências de outras pessoas. Não sei se por me sentir a pessoa sendo observada quando entrava nos lugares que eu frequentava no Brasil, que não são lugares onde vemos negros frequentando normalmente, não percebi isso aqui. Eu no meu próprio país me sentia um peixe fora d'água por as vezes ser a única negra nos lugares. Gostei muito do vídeo de vocês e acho muito necessário, não é porque aqui me sinto em casa que é ó país das maravilhas. Falem mais sobre esse assunto e falem sempre! Parabéns! 🙃
Obrigada por compartilhar, Dai! Com certeza é um tema que falaremos sempre, sabemos da importância de relatar todas as experiências, positivas e negativas. Tenho certeza que muitas pessoas passam por isso, e fazer com que saibam que não estão sozinhas é essencial pra gente ❤
Tem sangue brasileiro no chão da Itália, muitos fazem homenagem, pra quem conhece a história, acho que seria emocionante ir nessa cudades, pena que nem todos la tem respeito por isso
Amei o video!!! Queria saber como é trabalho para deficientes ai na Italia? Pois aqui sou deficiente auditivo e trabalho pela Cota das empresas aqui no Brasil.
Olá Stephanie, aqui também existe um sistema de cotas para deficientes auditivos. Infelizmente a porcentagem exata de pessoas contratadas eu não sei te informar.
Eu fiquei na Itália por 4 anos sem documento, trabalhava, não fazia nada de errado, mas pelo fator de precisar está ali trabalhando e não ter leis para me regularizar, estava sujeito a todo esse tratamento! Não ter documento não quer dizer que vc é bandido ou pessoa do mal, existem muitas pessoas boas, tvz ora quem ja chega com cidadania, achar que são somente pessoas negativas, não creio que seja a melhor observação...
A pessoa que não tem documento para ficar na Itália é irregular, é um infrator, não quer dizer que é bandido, mas está infringindo as leis e como você disse, sujeito a todo tipo de tratamento.
No Brasil o preconceito também existe inclusive com os próprios brasileiros , rico /pobre, Feio/bonito, Novo/ velho etc....isso é uma coisa que tem que acabar! Não só no Brasil, mais em todo o mundo!
Fabio, interessante q vc nao mencionou preconceito RACIAL no Brasil. Quem mora naquelas mansoes/coberturas no RJ, Recife ou Salvador?🤔 E quem usa uniforme para fazer a limpeza em ditos lugares?🤔
@@maryannwaters339 preconceito abrangente a tudo e a todos desde a palavra ,gestos, atos, até um pré conceito já estabelecido. isto é uma coisa de deve ser eliminada de cultura , Obrigado por sua atenção!
Sobre preconceito, falo de duas perspectivas, que vi estes mesmos preconceitos no Brasil. Sou branca, alta de cabelo escuro. No Vale do Itajaí, era chamada de preta, bugra, e mesmo tendo nascido lá, pessoas ruins diziam eu não ser "de verdade" de lá, porque meus pais são gaúchos. Quando fui estudar em Florianópolis, convivi com Muitos gaúchos, e como minha família é do RS, não entendi a princípio o porquê não gostavam deles na ilha. Mas o orgulho de serem gaúchos sempre trazia comparações, que os nativos respondiam ,"não tá feliz, vts pra tua terra". Preconceito é humano, não italiano. Mas a forma de a gente se portar, ajuda a contornar.
Eu munca sofri esse tipo de preconceito, não deve ser fácil, eu pagaria na mesma moeda, vê uma característica física dele e põe um apelido nele, eu faria isso, seria interessante vê a reação
Vídeo top 👏👏👏👏 Mt explicadinho 😜 Acho q qndo eu chegar aí vou ser o Rodrigo na vida...dá medo,mas vamoo q vamoo Frase q vou levar: sou livre ñ tenho q me justificar tda vez. ->me matando de estudar italiano,conjulgando até a alma... ❤❤❤❤❤
Muito tristes esses episódios que ocorreram com o Rodrigo. Será que ele não podia ter filmado ou gravado áudio no celular quando o chefe vinha insultá-lo? Pq chamar a policia seria difícil provar, seria todos contra ele. Sem provas é complicado. Parabéns pelo depoimento!!
Eu sou negro e tenho 1,96 de altura, então estou acostumado a todo mundo me olhar quando eu chego em algum lugar. Pretendo conhecer a Europa, e dependendo até morar se for o caso, mas preciso me preparar pra esse tipo de situação, já que eu não tenho muita paciência rsrs.
Olá Eu já estive no Brasil e sou português e a maior parte do brasileiro não digo todos mas o grande grosso é afro brasileiro não é branco, principalmente o brasileiro que vem para Portugal, Irlanda etc Tenho amigos brasileiros que se queixam e a maior parte deles são afro descendentes e eu sou português sei como funciona a Europa, claro que cada caso é um caso mas o brasileiro é visto na Europa generalizando o povo como mulato/ negro e nunca como branco e acho que a maior parte do Brasil mesmo os que residem no Brasil tem consciência disso. Abraço de Portugal 🇵🇹
olha eu não acho que eles tem um tipo de desculpa pra ser 'ignorantes' em relação á pessoas pretas,arabes,asiaticos, n é de agora que eles convivem com pessoas de varias etnias, então n tem essa de ignorancia e sim preconceito e racismo, até pq eles n são um pais fechado que nunca tiveram contato com estrangeiro.
GENTE eu fiquei passada O PRECONCEITO É GIGANTE NA EUROPA E DESCARADO. RETRÓGADOS EM MUITA COISA AQUILO É UM MUSEU PRÉ HISTÓRICO , infelizmente agente precisa sair daqui pois aqui ainda consegue ser pior … É INACREDITÁVEL
AS vezes que estive na europa, na França, Hungria, Alemanha, e eoutros paises não sofri preconceito, afinal me comunicava no idioma deles, mas minha pele cor morena claro (jambo), chamava muita atenção, na italia sou casado com uma italiana, as vezes que estive, achavam estranho eu estar casado com uma mulher de pele clara, não falo aindo o italaino no nivel que gostaria, me comunico, e la quando estive sofri, sim....mas agora o pensamos em nos mudarmos para la a familia, mas estamos aprendendo o idioma, uma para não sofre o que passei quando das primeiras vezes...e alguns dialetos também estamos buscando aprender....a ideia da familia é ir par ao norte....
Eu tava assistindo um programa da Rete Veneta, focus alguma coisa, eles debatendo sobre a guerra na Ucrânia e uma das apresentadoras disse que era bom que os Ucranianos viessem, jovens etc porque a Itália é um país velho e cansado que não fazem filhos! A própria italiana confessou no programa. E a outra comentarista emendou dizendo que Ucranianos ok porque sao brancos de olhos claros, e os outros imigrantes são tratados de forma diferente. Aí fechou o pau no programa kkkk
São loucos eu sou branco do olho azuis e me chamavam de romeno ou albanês na Itália tem muito racismo não São todos mas depois de aprender brigar kkkkk comecei a fazer amizadeskkk
Рік тому
ah, fui na Europa e visitei parentes na Itália há décadas. quando um estranho se dirigia a mim falava em frances (na França, na Suíça). e eu respondia algumas palavras em francês quando entendia ou mesmo em inglês, oque surpreendia. As pessoas idosas na Alemanha nos tratavam com muito carinho, queriam se comunicar em alemão e eu não falava nada em alemão: "no dutch". Se eu usava o inglês na França o francês respondia em francês (ele entendia o que eu falava). Na Itália foi maravilhoso ver a família da província de Padova. Uma das netas do meu primo distante ria do meu italiano que usava verbo no infinitivo quando não sabia conjugar e provavelmente do sotaque. Foi a passeio então tudo é festa !
Amigo,me desculpe,sou brasileiro e me considero negro,no entanto minha mãe e família dela são caucasianas,mas sofri preconceito em duas épocas distintas em dois Estados Brasileiros que por ética não me compete mencionar,estava pensando em ir para Itália,mas agora vou repensar.
Não precisa se desculpar 😉 Não acho que você deve repensar, mas se é algo que te preocupa tem que planejar bem a região onde vai morar. Isso aqui no Vêneto é bem mais acentuado que em outras localidades, também não é todo dia e em todo ambiente! Mas como você disse, acontece no Brasil, acontece na Itália e no resto do mundo inteiro.
Estou pensando em iniciar o reconhecimento da minha cidadania italiana. Sou nitidamente estrangeira e meu sobrenome é português. aushaushau Muito bom para entender o que me aguarda. Muito obrigada por compartilharem!
@@BrasileiraporacasoEu estou vendo possível cidadania italiana por parte do meu pai ....( da minha mãe já estou fazendo cidadania portuguesa ) ....e estava aqui, assistindo o vídeo e lendo os comentários e a minha percepção, pelo menos nessa minha primeira pesquisa no UA-cam sobre o comportamento dos italianos com imigrantes foi assim: Se eu escolher ir para a Itália, mesmo sendo perfil branco, já vou ter com certeza a discriminação 😂😂😂😂....Isso eu vou ter. Mas por outro lado, vou ser cidadão italiano. Mesmo sendo considerado "segunda classe" de gente vivendo na Itália 😂😂😂😂😂 ainda assim eu estaria vivendo na Itália
Bem...muito dos "descendentes de italianos" daqui da minha cidade são "grosseiros e mal educados", ha primeira vista. Mas, é o jeito deles. Depois, com o tempo, eles "tomam uma certa intimidade c a pessoa", e se mostram "grandes amigos, e pessoas de muita confiança". ... é só o jeitão deles...
senhora... na minha cidade (Fortaleza), no meu trabalho, em todo lugar, há pessoas educadas e mal educadas. o fato de muitos terem o mesmo comportamento nao faz uma grosseria deixar de ser uma grosseria. trabalho com pessoas assim e são um verdadeiro problema. ninguem quer trabalhar com eles, sao desrespeitosos com todos, falam tudo o que pensam o tempo todo, e temos que ter a humildade de assumir que pessoas tambem pensam m... deixam os seus problemas pessoais interferirem no relacionamento com quem nao tem nada a ver com isso, são inconstantes, desequilibrados emocionalmente. não estou falando de italianos, mas de pessoas, e esse comportamento é comum em qualquer lugar do mundo. acredito que podemos afirmar é o seguinte: la esse tipo de comportamento é mais comum e a cultura deles aceita isso... aí sim, fico calado.
Concordo, a nação não é algo e sim seu cidadão. Infelizmente vi e vivi algumas coisas. Eu quieto sou um deles, quando abro a boca… sou um lixo qualquer (na visão de alguns). Não todos, claro, mas aconteceu mais de uma vez. Até na minha própria família aconteceram algumas situações chatas, mas seu mandei todos irem a mer*** com classe. A família toda é do norte… na média eram secos, grossos e que nem sempre fazem questão, mas os que faziam questão e eram calorosos eram tão maravilhosos ❤️
Sou neto de italianos meu avô era de pisa e minha avó de treviso , eles eram extremamente racistas , nasci negrão kkkkk peguei minha cidadania italiana ,ainda estou pensando se vou conhecer por esse motivo .
Rodrigo, vc é uma pessoa do bem e super inteligente por querer viver a vida com sua "cara metade" sem criar conflitos. O Brasil é um país colonizado por Europeus e acho que por isso, o brasileiro é um povo super racista, apesar de alguns acharem que não... Parabéns pelo vídeo tão importante para nós que queremos um dia mudarmos para a Itália e depararmos com a realidade daí. Abraços.
Em uma visita a minha família de origem italiana no Rio grande do Sul, fui surpreendido em uma conversa entre eles em que chamavam umas pessoas que moravam no final da rua de brasileiros! kkkkkkkkkkk .Tipo : " La na casa dos brasileiros" . Pq ali no Vale Vêneto e diversos lugares de Santa Maria só tem Italiano.
Sou loira de olho azul e vou pra italia ! Porém tenho deficiência auditiva uso aparelho mas falo bem ! Será que irei sofrer preconceitos ? Estava muito curiosa em saber isso !
Também sou branca, alta e de olhos azuis. Cheguei aqui na Itália e sempre me tratavam muito bem, até MAIS DO QUE DEVERIAM, se é que me explico. Por ser mulher e estrangeira
Ótimo vídeo e xô preconceito .quando morei em Londres nn tive preconceito. Mas sabemos que existe em todo lugar infelizmente. Abraços casal td bommmmmm hai 👍👍👍👍👍🍻🍻🍻🍻🍻🍻🍻🍻
Amo Londres por ser super cosmopolita, nunca morei, mas ouço falar muito bem de lá com relação a esse tema. Obrigada por compartilhar, Rogerio! Abraços 😉
@@Brasileiraporacaso traços do rosto. Na italia estão acostummados com indianos, africanos e etc. No Brasil não se veem diferenças mas na Europa é notável.
@@Brasileiraporacaso Até pq no Brasil, negro é tudo igual. Não se sabe as etnias afros, indianas ou do oriente médio. Raça no brasil é negro, branco, amarelo, indigena... na Europa não. Preconceito na italia existe muito mais entre os sul da italia q são etnicamente mais parecidos do que qualquer outro.
E', ele nao e' negro classico, tem olhos mais claros e facial features de um caucasiano. E' um rapaz bem bonito. Combinacao interessante. E' normal no Brasil, mas na Europa nao se ve muito.
E bem verdade isso é não precisa ir para a Europa pra sentir essa diferença estive com meu marido detalhe meu esposo e branco e temos uma diferença grande de idade enfim estivemos a passeio no sul do Brasil na região de Caxias do Sul,Bento Gonçalves,Gramados região tipicamente de descendentes de europeus e todo lugar que chegava todo mundo parava para me olhar.
O ser humano tem receio do diferente. Mas desculpa, ele não é negro na Itália, nem no Brasil e muito menos em Angola. Ele é mestiço. O que não quer dizer que não tenha sofrido preconceito por ser diferente. Ele tem cara de latino.
A história do macaco já tinha mandado parlato carinhosamente a esse italiano molto tempo kkkk Cara sou negro e bonito ninguém tirou onda com a minha cara ou proferiu coisa do gênero. Nunca senti isso ! Sempre fui bem tratado por todos ! Na rua, eles gostam de ser objetivo em tudo ! Nos latinos falam demais ! A primeira coisa que fiz foi entrar na cultura deles e entender todos os comportamentos deles.
Qdo ele disse: “eu sou diferente deles” eu sei o que é sentir isso, o que é receber olhares pq eu sou brasileira e italiana e morei mtos anos no Japão por conta do meu marido ser neto de japonês. Às vezes eu me incomodava mas eu tb percebia que era pq não era comum pessoas loiras do olho claro. Eu já fui parada no comércio por japoneses me perguntando se meu cabelo era real 🤣 perguntavam se eu usava lente nos olhos e até comentaram como minha perna era comprida 🤣🤣🤣🤣🤣
Uma pergunta: e como a policia ai se posiciona em situações de r@c1smo? São coniventes? fazem a lei valer? É uma coisa, que enquanto pessoa preta me pego pensando... Principalmente que aqui no Brasil existe r@c1smo, só que comigo é mais velado, por ser aquela coisa: branca de mais pra ser preta, preta de mais pra ser branca...
Moro nos USA ha 7 anos, particularmente eu nunca sofri pre conceito ou racismo, mas ja presenciei americanos falando ou tratando mal outros imigrantes, eu me meti na discussao pq essa foi direcionada à mim, por conta do ingles talvez, e então eu apenas perguntei ao homem de onde seus avós vieram? Vc acha mesmo q vc é americano? Meus filhos nascendo nos USA serão tão americanos quanto vc, porém eu os ensinarei que eu sou Brasileira e isso jamais deverão esquecer, então preste atenção seus pais ou avós sofreram exatamente o q vc está fazendo contra essas pessoas hj, e aí como se sente sabendo disso? É sabido que nossos antepassados Italianos sofreram em outros países por não falarem o idioma e tbm serem diferentes, mas isso deve acabar, o mundo é globalizado, não existirá uma etnia pura e simples como Hitler gostaria q fosse. Morei no Japão tbm e qdo saia sem meu marido sofria o pre conceito, minha cunhada sofre algumas vezes ai na Italia qdo nao esta com meu irmao, mas de pronto ela diz sou casada com Italiano, enfim expero q a nova geração esteja mesmo de olhos e corações abertos e entenda q somos todos iguais, independente da cor.
Sou descendente de europeu por parte paterna. Europeus são racistas. Os que tem meu carinho e respeito são os italicos, estes, dos piores são os melhores. Falei😅😅
Olá minha linda como vocês estão Olha sou brasileira e pretendo ir para Itália mora e fazer uma faculdade de enfermagem, Eu gostaria de saber se eu compro uns casa na Itália eu posso resistir sem problema você teria como me ajudar
Olá Claudia, tudo bem e você? Não aconselho ninguém a comprar casa sem antes ter morado no local. Venha, more de aluguel, veja a região e depois pense em comprar 😉
Moro na Itália e é em como qualquer lugar do mundo até dentro de ambientes social sao preconceituosos. Me dirijo a qualquer pessoa se eu precisar dela naquele momento indiferente da cor, religião ou opção sexual. Muitos bem de fora com a sua religião pedem e recebem ajuda da igreja católica mas não respeitam o catolicismo a religião dele tem que imperar, muitos não vao ver mas essa conta virá para a Itália. Nao preciso citar qual religião estou falando. Ja pedi um africano para tirar uma foto minha e foi super educado. Cara marroquinos e outros africanos, brasileiro também e italianos todos tem comportamentos fora da casinha! Assim como no Brasil.
estamos nos planejando para ir. Sou descentende mas de toda a familia eu sou a unica que puxei a minha mae, entao sou morena perto das minhas irmas. detesti futebol, samba e carnaval kkkkkkkkk acho bom aprender bem o idioma antes de ir. kkkkk
Imagina, eu q trabalho em uma empresa alemã em Verona 🙄 com 11 mulheres daquì. Q vet racismo aqui? Vai trabalhar em um escritorio com elas/eles😑 Auguriiii!!!
Bom saber "q são menos racistas" q imaginei. De fato, "existem pessoas" q "aparentemente" parecem "verdadeiros europeus". Tenho "muitos parentes" q são "perfeitos europeus", ha primeira vista. ...o q n é o meu caso (sou uma negra, pintada de branco...como me disse um amigo). ...com o "pé na cozinha" em alguma geração passada 🤣😂🤣😂🤣😂🤣😂🤣 Fazer o q? Aprender a lidar com tudo o q vier em nossos caminhos Afinal, o mundo é uma escola!!! 💖
Giorgia quando me levaram para o Brasil eu sofri racismo porque na escola me mandaram muitas vezes vai para a sua terra e depois vcs nao tomann bagno ai eu ficava muito nervosa iso que o Rodrigo disse eu passei no Brasil .
Muito bacana este video,moro na Itália,vim para reconhecer minha cidadania,sou branco,quase 1,90m,sempre fui bem tratado,mas já presenciei pessoas negras,morenas,asiáticas sendo olhadas de forma diferente,infelizmente...o europeu não gosta de pessoas com aspecto diferente do europeu,isso é real.
É exatamente isso, obrigada por compartilhar sua experiência 😘
Exato, você vai tratado pela sua aparência e não pelo o seu carácter.
O racismo realmente existe pra esses casos. Mas dizer que são diferentes, aí já vejo como contradição, pois italianos do sul, ou mesmo meios italianos muitos deles são morenos ou até negros, devido a miscigenação. E digo mais O italiano vem deixando de fazer filhos a muitos anos, fazendo com que aumente acentuada mente a mistura de raças, deixando assim a característica da raça italiana raiz.
A Europa vai ser varrida do mapa no futuro. 😂
Rodrigo você é fenomenal, admiro muito sua garra de superar todos esses desafios com muita classe! Você é um exemplo pra todos! Parabéns 💪
Carol ❤️ Que isso, faço sempre o meu melhor, o resto é consequência. Muito obrigado por suas belas palavras 🙏😍
Eu acompanho os vídeos e vcs no insta, melhor canal sobre a Itália, sem frescura e omissão de informação só pra ganhar like! Parabéns ❤️
Eu sinto muito pelas experiências horríveis que o Rodrigo passou, eu passei por muito menos na Irlanda e me marcou muito , morei por 2 anos e meio lá, só quem passou sabe o quanto machuca a gente. Aqui na Itália nunca passei por isso, ao contrário sempre fui bem tratada, as raivas que passo aqui são quando tem que resolver algo na comune ou questura ( tbm tenho carta de soggiorno e sou casada com um ítalo brasileiro ) mas preconceito pelo meu esteriótipos ou por ser brasileira nunca. Moro na Puglia e realmente aqui no sul o pessoal é mais feliz, amigo, curioso ( as vezes fofoqueiro ) várias vezes encontro gente no meu bairro quando saio pra passear com meu cachorro e já falam, ah vc que é a brasileira que trabalha na UN com o marido 😂, agora tbm tive minha filha aqui e tive uma ótima experiência no hospital.
Infelizmente gente preconceituosa, racista, xenofóbica existe em qualquer lugar, as vezes são por ignorância por falta de conhecimento ou por maldade mesmo! Aqui na Itália é realmente comum ver as igrejas lotadas de religiosos que quando saem da missa e veem um refugiado pedindo dinheiro ou vendendo os artesanatos atravessam a rua e torcem o nariz pra eles… hipocrisia! Mas é aquilo o importante é a gente se sentir bem onde mora e nunca abaixar a cabeça pra esse povo, com o italiano é assim se ele fala alto com vc, vc tem que responder mais alto ainda pra ganhar respeito!
Obrigada por compartilhar, Andressa 🥰 que maravilha morar na Puglia ❤🇮🇹
Falar em italiano facilita muito a nossa vida na Itália e desperta neles a mesma empatia que um italiano desperta em nós quando tenta falar português aqui no Brasil. Quando visitamos 6 cidades italianas e quando eles vinham falando inglês, eu dizia: Non parlo l’inglese, ma italiano isso sempre facilitava muito e recebia até cumprimento pq sabiam que eu era turista mas ao falar italiano estava me integrando à comunidade local( e sou pardo como o Rodrigo! )
Com certeza 👏🏻 mas turismo é bem diferente 😊
@@Brasileiraporacaso Interessante! Porque é que os brasileiros em Portugal não falam o português e tão pouco estão interessados e não respeitam a cultura local. Parece que aí na Itália os locais são parecidos com os portugueses .
Estava me preparando para passear na Itália, mas depois de ouvir vocês desisti. Sou negra e não vou pagar vinte e dois mil para ser maltratada
Sou branca como a Giorgia e sofri preconceito na Italia, nasci no Brasil com cidadania italiana. Decidi mudar para Italia com um italiano super básico, sofri muito preconceito por não falar a língua italiana, principalmente quando era atendida por mulheres velhas italianas em órgãos públicos. Hoje em dia não sofro mais preconceito pois falo italiano fluente e sempre que possível mando um vaffanculo, grito, pulo, ahahaha....respondo no mesmo tom de voz, agindo assim conseguir ter o respeito dos italianos.
Não só na Itália, no mundo!
É tão
Então esse povo é muito ruim.
Agora .
Me deu foi vergonha de ter descendência da Itália .
há quanto tempo você mora? quanto tempo pra perder o sotaque?
nem todo italiano é racista, só não pode generalizar kkkkk@@leomarasousaloren792
Italiano é um indiano melhorado 😂
Esse vídeo é de utilidade pública! Muito obrigada!
Minha descendência é do Vêneto, quando eu tiver oportunidade irei a Itália fazer um belo churrasco gaúcho para os Italianos.
👏
O que temos que entender quando olhamos um imigrante , é colocar-se no lugar dele , pensando em tudo e todos que deixaram pra trás , pais filhos , esposa . Quando ele migra pra outra país trás consigo o que tem de melhor porque ele “precisa dar certo “ deposita suas forças e esperanças em seu trabalho . Respeito, empatia e acolhimento deveriam ser as atitudes de qualquer “nativo “.
Com certeza, ótima reflexão Anselmo! 😊
Eu morei um ano em Verona, e mais do que uma vez escutei a típica frase " mas porque você não volta para o seu país?". As vezes a gente responde, mas as vezes é como o Rodrigo falou, a gente nem sempre precisa ficar se justificando! Amei o vídeo! São assuntos difíceis de serem expostos, mas necessários! Parabéns Giorgia e Rodrigo!
Obrigada por compartilhar, Larissa 😘
Escutei essa frase quando mudei do Norte do Brasil para o Sul do Brasil... Existe em todo canto mesmo. infelizmente.
@@krika2507 hoje com a mentalidade que aprendi na Itália vivo melhor ,eu era tímido era calado ,na Itália aprendi a brigar kkkk
É fácil demais para eles pedirem pra voltar para nosso país sendo que os Aliados inclusive o Brasil fez parte, lutou para liberar o país dele
A Itália é a Dona Florinda da Europa e o italiano é tipo um indiano melhorado. 😂
Caramba irmão. Que situações que vc passou, e ainda levou isso com tranquilidade. Eu acho que teria saído na mão. Força pra vcs dois.
Obrigada pelo comentário!
Muito bom ver o ponto de vista e opinião sincera de vocês sobre esse e outros assuntos!! Eu amo seu canal e acho que é o melhor canal sobre vida na Itália!! Acho que temos que ter sabedoria para agir em todas as situações assim como vocês demonstraram relatando suas experiências!! 🤗🤗
Aqui no Brasil, como trabalho em comércio, eu vejo muitas situações de racismo contra pessoas negras e também Muito preconceito contra pessoas mais pobres! As pessoas já julgam as pessoas só de olhar sem nem mesmo ter conversado com com elas ! E com isso perdem a oportunidade de conhecer pessoas incríveis!!
Muito obrigada por compartilhar 😘 concordo com você!
@@Brasileiraporacaso 🥰🤗
Adorei o vídeo. Super legal e bem realista. Parabéns!!
Muito obrigada Izabella 😉
Meus avós são italianos. Minha tia se casou com um filho de alemães na década de 70. Meu bisavô fez um escândalo. Eles já estavam no Brasil, ele ficou revoltado pq a neta se casaria com um tedesco (e olha que ele é brasileiro, os pais eram alemães...) Já a família alemã do noivo também não gostou dele entrar para a italianada... meu pai é o irmão caçula da noiva, ele disse que foi um auê. No fim ficou tudo bem (graças a Deus).
Que bom que deu tudo certo 🙌🏻
No fim os árabes vão tomar a Europa e toda essas frescuras e racismo vão acabar.
Em primeiro lugar, sinto muito por tudo o que voce passou e viveu "na pele" aqui na Italia, Rodrigo. E, Giorgia, voce como esposa, imagino sua indignaçao. Eu passei por estes niveis ai, onde o primeiro, eu achava que tinha escrito na minha testa "Sou um E.T.!" e o ultimo foi dentro de um tram, onde um cara que me olhava de forma muito obcena, me insultou de "straniera di m*" gritando e quase me agredindo fisicamente quando lhe perguntei o que estava olhando! Isso foi quando morei no centro de Padua durante 4 anos. Nunca tive amigos e nem conhecia a vizinha da porta ao lado. E hoje, apos 1 ano em uma fraçao de pouco mais de 1.500 habitantes de Arezzo, ja me sinto em casa e nunca fui tratada de forma desrespeitosa, muito pelo contrario. Acho que teria sofrido muito mais racismo/xenofobia se eu tivesse "cara de brasileira" como muitos italianos ja me disseram, e ate uma russa quando mostrei fotos de parentes negros, a começar pelo meu pai.
A liçao que tirei deste video de voces é: nunca abaixar a cabeça e nem desmerecer nosso feijao com arroz para agradar quem quer que seja, sobretuto se nao devemos nada a ninguem. E eu achei muito fofo o desenho da sua tutta :). Bjo grande pra vcs!!!
Que lindo seu depoimento, Lilia ❤ eu fico realmente indignada pois são comportamentos que repudio. Fico muito feliz em saber que você está adaptada aqui na Itália 😘 grande abraço!
Muito bom, de se refletir. Morei num bairro muito antigo, tradicional em Caxias do Sul, imigrantes italianos e tal...
Foi um choque cultural enorme, acho que isso foi um estágio pra mim, talvez eu sinta menos o choque ao mudar pra Itália
Que bom que você já fez seu estágio ahaha vai dar tudo certo!
Boa tarde,!! De verdade é melhor viver em um país de 3 mundo como o Brasil, e ter direitos de liberdade de expressão, e não de sofrimento. Moro na Itália 6 anos e não consigo me adaptar. Educação e gentileza está em primeiro lugar. Parabéns pelo canal e pela educação e perseverança do Rodrigo👍
Preferimos a segurança, saúde e educação daqui 😊
Me desculpa mas a saúde na Itália é para quem tem dinheiro, porque aqui se a pessoa não tiver um salário que possa pagar exames e remédios, não funciona. Os idosos são tratados sem respeito. Educação escolar sou de acordo. Aqui não é violento igual o Brasil mas tem muita violência e assalto, estupro igual no Brasil. Então prefiro a gentileza, e um bom dia de todos , do que a falta de respeito e educação do povo 👍
Finalmente um vídeo que fala a verdade. É exatamente o que a gente sabia: claro que há racismo na Itália, ao contrário do que muitos, incluindo certos brasileiros, vergonhosamente querem esconder. Parabéns aos dois pelo vídeo!
Não tenho nada contra o povo italiano de maneira geral. Mas racismo e mandar na comida alheia são duas coisas INTOLERÁVEIS, não importa a cultura ou o povo que faz isso. Essas coisas não são daquelas "características culturais" que a gente tolera! São caracteristicas de gente desumana!
Amei o Post❤❤❤
E as dicas
Gratidão
💜💜💜
Moro a 15 anos na Itália e mesmo sendo branco e ter característica européia já sofri preconceito racial mas não e só na Europa no Brasil o racismo velado e forte...estava na delegacia para fazer minha identidade e a Sra me perguntou como eu era brasileiro se eu era branco. Já me perguntaram também como e viver numa casa de árvore na Amazônia kkkkkkk.
Puuuts, na delegacia ainda por cima? Isso é terrível 🙃
@@Brasileiraporacaso Ainda bem que estava só fazendo a identidade kkkkkkkk
Adorei o tema e como o seu esposo se posiciona . Vocês são 10!!! Bjs
Muito obrigada Sueli!
Virei um grande fã de vocês! Na verdade toda a minha família é fã de vocês dois! Vocês são muito distintos e leves em seus vídeos! Parabéns! Sucesso Sempre! Avanti!
Muito obrigada pela sua mensagem, ficamos muito felizes! 😍
Fiz a cagada de escolher Verona para morar quando mudei para a Itália, não sabia que eram tão fechados. Fomos em 2017 não tinha tanto conteúdo como tem hoje. Sofremos muito. Depois de 2 meses pagando uma fortuna de Airbnb fomos para Milão e lá conseguimos alugar casa. Meu marido pegou raiva diz que não quer nunca mais passar em Verona 😂
Nossaaaa, voltem por favor! Vamos passear juntos e seu marido vai mudar de ideia 😂
@@Brasileiraporacaso eba, combinado 🥰
Eu morrei em Pavia, Milano em 2005fiz minha cidadania em Pavia eu passei tudo que o Rodrigo passou sou branco de olhos claros mas ,com o tempo brigava até com o espelho kkkk
Bom demais! São detalhes que ajudam a orientar o comportamento e a tranquilizar o espírito frente a situações adversas! 😘
Isso mesmo, obrigada 😘
Sou brasileiro branco, de ascendência italiana, geralmente passo despercebido na Europa. Até o momento em que digo que sou brasileiro. Daí vem: você não parece brasileiro; quanto tempo você vai ficar?; indiferença.
"Você não parece Brasileiro" - um clássico 😅
Vídeo necessário demais! Estou viciado nesse canal 😅
Hahah grazie Leoni!!!
Tenho recebido muitas perguntas sobre racismo na Itália, e como nunca passei por nenhuma situação e saber que é o tipo de coisa que também acontece por aqui resolvi dar uma pesquisada para saber como tem sido as experiências de outras pessoas.
Não sei se por me sentir a pessoa sendo observada quando entrava nos lugares que eu frequentava no Brasil, que não são lugares onde vemos negros frequentando normalmente, não percebi isso aqui. Eu no meu próprio país me sentia um peixe fora d'água por as vezes ser a única negra nos lugares.
Gostei muito do vídeo de vocês e acho muito necessário, não é porque aqui me sinto em casa que é ó país das maravilhas. Falem mais sobre esse assunto e falem sempre! Parabéns! 🙃
Obrigada por compartilhar, Dai! Com certeza é um tema que falaremos sempre, sabemos da importância de relatar todas as experiências, positivas e negativas. Tenho certeza que muitas pessoas passam por isso, e fazer com que saibam que não estão sozinhas é essencial pra gente ❤
Tem sangue brasileiro no chão da Itália, muitos fazem homenagem, pra quem conhece a história, acho que seria emocionante ir nessa cudades, pena que nem todos la tem respeito por isso
Rodrigo já tá casca grossa agora ! Kkkk
Vídeo muito bom ! Parabéns 👏🏻👏🏻
Valeu Weverton!!!
Amei o video!!! Queria saber como é trabalho para deficientes ai na Italia? Pois aqui sou deficiente auditivo e trabalho pela Cota das empresas aqui no Brasil.
Olá Stephanie, aqui também existe um sistema de cotas para deficientes auditivos. Infelizmente a porcentagem exata de pessoas contratadas eu não sei te informar.
Sensacional o vídeo. Parabéns
Obrigada Abner!
Ótimo vídeo parabéns 👏👏
Grazie caro Ary!
Parabéns, a abordagem do assunto foi muito bem feita. Adorei.
Obrigada Cristina 🥰
Eu fiquei na Itália por 4 anos sem documento, trabalhava, não fazia nada de errado, mas pelo fator de precisar está ali trabalhando e não ter leis para me regularizar, estava sujeito a todo esse tratamento! Não ter documento não quer dizer que vc é bandido ou pessoa do mal, existem muitas pessoas boas, tvz ora quem ja chega com cidadania, achar que são somente pessoas negativas, não creio que seja a melhor observação...
A pessoa que não tem documento para ficar na Itália é irregular, é um infrator, não quer dizer que é bandido, mas está infringindo as leis e como você disse, sujeito a todo tipo de tratamento.
Estava fechando uma viagem de turismo e desisti. Não vou pagar para ser humilhada. Sou negra e brasileira.
Infelizmente você que perde com essa decisão, a Itália é um dos países mais incríveis 🇮🇹
No Brasil o preconceito também existe inclusive com os próprios brasileiros , rico /pobre, Feio/bonito, Novo/ velho etc....isso é uma coisa que tem que acabar! Não só no Brasil, mais em todo o mundo!
🥺
Fabio, interessante q vc nao mencionou preconceito RACIAL no Brasil. Quem mora naquelas mansoes/coberturas no RJ, Recife ou Salvador?🤔 E quem usa uniforme para fazer a limpeza em ditos lugares?🤔
@@maryannwaters339 preconceito abrangente a tudo e a todos desde a palavra ,gestos, atos, até um pré conceito já estabelecido. isto é uma coisa de deve ser eliminada de cultura , Obrigado por sua atenção!
Sobre preconceito, falo de duas perspectivas, que vi estes mesmos preconceitos no Brasil.
Sou branca, alta de cabelo escuro. No Vale do Itajaí, era chamada de preta, bugra, e mesmo tendo nascido lá, pessoas ruins diziam eu não ser "de verdade" de lá, porque meus pais são gaúchos.
Quando fui estudar em Florianópolis, convivi com Muitos gaúchos, e como minha família é do RS, não entendi a princípio o porquê não gostavam deles na ilha. Mas o orgulho de serem gaúchos sempre trazia comparações, que os nativos respondiam ,"não tá feliz, vts pra tua terra".
Preconceito é humano, não italiano. Mas a forma de a gente se portar, ajuda a contornar.
Tenho uma colega de escola olhos verdes sofria preconceito! Até por ser uma pessoa bela sofrerá preconceito!!😅😅😅
Acontece nas melhores famílias 😅
E meu filho, mora na Itália, e não sofre preconceito.
Que ótimo 👍🏻
Também morei na Puglia Amo conheço todas as Regiões da Itália viajei muito com meu Marido Italiano
Oiê, amo muito o canal de vcs 🥰🥰🥰🥰
🥰🥰🥰
Ótimo vídeo amei, parabéns Deus abençoe e proteja vcs!😘❤🙏
Obrigada querida 🥰
Eu munca sofri esse tipo de preconceito, não deve ser fácil, eu pagaria na mesma moeda, vê uma característica física dele e põe um apelido nele, eu faria isso, seria interessante vê a reação
Obrigada por compartilhar sua opinião 😉
Vídeo top 👏👏👏👏
Mt explicadinho 😜
Acho q qndo eu chegar aí vou ser o Rodrigo na vida...dá medo,mas vamoo q vamoo
Frase q vou levar: sou livre ñ tenho q me justificar tda vez.
->me matando de estudar italiano,conjulgando até a alma...
❤❤❤❤❤
Hahahah isso aí!
Muito tristes esses episódios que ocorreram com o Rodrigo. Será que ele não podia ter filmado ou gravado áudio no celular quando o chefe vinha insultá-lo? Pq chamar a policia seria difícil provar, seria todos contra ele. Sem provas é complicado. Parabéns pelo depoimento!!
Hey Giovanni! Aqui na Itália não podemos filmar nem gravar ninguém sem consenso escrito, isso também é crime e não serve como prova, infelizmente.
@@Brasileiraporacaso vixi complicado então né?.. Nao poder gravar pra vc ter provas e se defender ai complica msm....
@@Brasileiraporacaso nossa! País de primeiro mundo como dizem, não pode gravar insultos descriminação?
Eu sou negro e tenho 1,96 de altura, então estou acostumado a todo mundo me olhar quando eu chego em algum lugar. Pretendo conhecer a Europa, e dependendo até morar se for o caso, mas preciso me preparar pra esse tipo de situação, já que eu não tenho muita paciência rsrs.
Hahahaha amei seu relato!
Eu fiquei dois meses no piemonte, e não tive nenhum problema.
Que ótimo 👍🏻
Olá
Eu já estive no Brasil e sou português e a maior parte do brasileiro não digo todos mas o grande grosso é afro brasileiro não é branco, principalmente o brasileiro que vem para Portugal, Irlanda etc
Tenho amigos brasileiros que se queixam e a maior parte deles são afro descendentes e eu sou português sei como funciona a Europa, claro que cada caso é um caso mas o brasileiro é visto na Europa generalizando o povo como mulato/ negro e nunca como branco e acho que a maior parte do Brasil mesmo os que residem no Brasil tem consciência disso.
Abraço de Portugal 🇵🇹
Eu me referi aos descendentes de italianos 😉
olha eu não acho que eles tem um tipo de desculpa pra ser 'ignorantes' em relação á pessoas pretas,arabes,asiaticos, n é de agora que eles convivem com pessoas de varias etnias, então n tem essa de ignorancia e sim preconceito e racismo, até pq eles n são um pais fechado que nunca tiveram contato com estrangeiro.
Olá Justine! Obrigada pelo comentário 😘
Parabéns pelo vídeo 👏👏👏
Grazie Giacomo 😂
GENTE eu fiquei passada O PRECONCEITO É GIGANTE NA EUROPA E DESCARADO. RETRÓGADOS EM MUITA COISA AQUILO É UM MUSEU PRÉ HISTÓRICO , infelizmente agente precisa sair daqui pois aqui ainda consegue ser pior … É INACREDITÁVEL
Ser museu é elogio 🇮🇹✨️
AS vezes que estive na europa, na França, Hungria, Alemanha, e eoutros paises não sofri preconceito, afinal me comunicava no idioma deles, mas minha pele cor morena claro (jambo), chamava muita atenção, na italia sou casado com uma italiana, as vezes que estive, achavam estranho eu estar casado com uma mulher de pele clara, não falo aindo o italaino no nivel que gostaria, me comunico, e la quando estive sofri, sim....mas agora o pensamos em nos mudarmos para la a familia, mas estamos aprendendo o idioma, uma para não sofre o que passei quando das primeiras vezes...e alguns dialetos também estamos buscando aprender....a ideia da familia é ir par ao norte....
Eu tava assistindo um programa da Rete Veneta, focus alguma coisa, eles debatendo sobre a guerra na Ucrânia e uma das apresentadoras disse que era bom que os Ucranianos viessem, jovens etc porque a Itália é um país velho e cansado que não fazem filhos! A própria italiana confessou no programa. E a outra comentarista emendou dizendo que Ucranianos ok porque sao brancos de olhos claros, e os outros imigrantes são tratados de forma diferente. Aí fechou o pau no programa kkkk
São loucos eu sou branco do olho azuis e me chamavam de romeno ou albanês na Itália tem muito racismo não São todos mas depois de aprender brigar kkkkk comecei a fazer amizadeskkk
ah, fui na Europa e visitei parentes na Itália há décadas. quando um estranho se dirigia a mim falava em frances (na França, na Suíça). e eu respondia algumas palavras em francês quando entendia ou mesmo em inglês, oque surpreendia. As pessoas idosas na Alemanha nos tratavam com muito carinho, queriam se comunicar em alemão e eu não falava nada em alemão: "no dutch". Se eu usava o inglês na França o francês respondia em francês (ele entendia o que eu falava). Na Itália foi maravilhoso ver a família da província de Padova. Uma das netas do meu primo distante ria do meu italiano que usava verbo no infinitivo quando não sabia conjugar e provavelmente do sotaque. Foi a passeio então tudo é festa !
Obrigada por compartilhar 😊
Amigo,me desculpe,sou brasileiro e me considero negro,no entanto minha mãe e família dela são caucasianas,mas sofri preconceito em duas épocas distintas em dois Estados Brasileiros que por ética não me compete mencionar,estava pensando em ir para Itália,mas agora vou repensar.
Não precisa se desculpar 😉 Não acho que você deve repensar, mas se é algo que te preocupa tem que planejar bem a região onde vai morar. Isso aqui no Vêneto é bem mais acentuado que em outras localidades, também não é todo dia e em todo ambiente! Mas como você disse, acontece no Brasil, acontece na Itália e no resto do mundo inteiro.
Fico danada quando me perguntam se sou Ucraina 😬 racismo nunca sofri, mais indiferença sim.
Parabéns ao casal.
😂😂😂😂
ucraniana ?
Estou pensando em iniciar o reconhecimento da minha cidadania italiana. Sou nitidamente estrangeira e meu sobrenome é português. aushaushau Muito bom para entender o que me aguarda. Muito obrigada por compartilharem!
Esteja preparada para o pior que dá certo 😂
@@BrasileiraporacasoEu estou vendo possível cidadania italiana por parte do meu pai ....( da minha mãe já estou fazendo cidadania portuguesa ) ....e estava aqui, assistindo o vídeo e lendo os comentários e a minha percepção, pelo menos nessa minha primeira pesquisa no UA-cam sobre o comportamento dos italianos com imigrantes foi assim: Se eu escolher ir para a Itália, mesmo sendo perfil branco, já vou ter com certeza a discriminação 😂😂😂😂....Isso eu vou ter. Mas por outro lado, vou ser cidadão italiano. Mesmo sendo considerado "segunda classe" de gente vivendo na Itália 😂😂😂😂😂 ainda assim eu estaria vivendo na Itália
Bem...muito dos "descendentes de italianos" daqui da minha cidade são "grosseiros e mal educados", ha primeira vista.
Mas, é o jeito deles.
Depois, com o tempo, eles "tomam uma certa intimidade c a pessoa", e se mostram "grandes amigos, e pessoas de muita confiança".
... é só o jeitão deles...
senhora... na minha cidade (Fortaleza), no meu trabalho, em todo lugar, há pessoas educadas e mal educadas. o fato de muitos terem o mesmo comportamento nao faz uma grosseria deixar de ser uma grosseria. trabalho com pessoas assim e são um verdadeiro problema. ninguem quer trabalhar com eles, sao desrespeitosos com todos, falam tudo o que pensam o tempo todo, e temos que ter a humildade de assumir que pessoas tambem pensam m... deixam os seus problemas pessoais interferirem no relacionamento com quem nao tem nada a ver com isso, são inconstantes, desequilibrados emocionalmente. não estou falando de italianos, mas de pessoas, e esse comportamento é comum em qualquer lugar do mundo. acredito que podemos afirmar é o seguinte: la esse tipo de comportamento é mais comum e a cultura deles aceita isso... aí sim, fico calado.
Concordo, a nação não é algo e sim seu cidadão.
Infelizmente vi e vivi algumas coisas. Eu quieto sou um deles, quando abro a boca… sou um lixo qualquer (na visão de alguns). Não todos, claro, mas aconteceu mais de uma vez.
Até na minha própria família aconteceram algumas situações chatas, mas seu mandei todos irem a mer*** com classe. A família toda é do norte… na média eram secos, grossos e que nem sempre fazem questão, mas os que faziam questão e eram calorosos eram tão maravilhosos ❤️
Então é como Portugal, é bonito o país gostaria de conhecer mais não tenho mais estofo emocional depois de passar por Portugal.
Não se prive de viver essa experiência!
Sou neto de italianos meu avô era de pisa e minha avó de treviso , eles eram extremamente racistas , nasci negrão kkkkk peguei minha cidadania italiana ,ainda estou pensando se vou conhecer por esse motivo .
Venha! Muito difícil não amar a Itália 🇮🇹
Tenho uma casa de férias na Toscana e acho eles muito simpáticos lá.
Que legal Sarah 😊
Sou bem direto e genero forte, vou adorar o desafio 😁
Rodrigo, vc é uma pessoa do bem e super inteligente por querer viver a vida com sua "cara metade" sem criar conflitos. O Brasil é um país colonizado por Europeus e acho que por isso, o brasileiro é um povo super racista, apesar de alguns acharem que não... Parabéns pelo vídeo tão importante para nós que queremos um dia mudarmos para a Itália e depararmos com a realidade daí. Abraços.
Muito obrigada, querida Eliana! Realmente é um tema super importante 😘
Em uma visita a minha família de origem italiana no Rio grande do Sul, fui surpreendido em uma conversa entre eles em que chamavam umas pessoas que moravam no final da rua de brasileiros! kkkkkkkkkkk .Tipo : " La na casa dos brasileiros" . Pq ali no Vale Vêneto e diversos lugares de Santa Maria só tem Italiano.
😂😂
É muito triste isso não deveria existir este tipo de preconceito 🌹
Concordo!
Sou loira de olho azul e vou pra italia ! Porém tenho deficiência auditiva uso aparelho mas falo bem ! Será que irei sofrer preconceitos ? Estava muito curiosa em saber isso !
Infelizmente não podemos prever esse tipo de acontecimento, espero de coração que não!
Non credo noi ITALIANI non siamo come ci descrivono chi ci giudica e perché sono le peggiori persone
Existem leis contra a xenofobia na Itália ?
Legge 25 giugno 1993, n. 205.
Também sou branca, alta e de olhos azuis. Cheguei aqui na Itália e sempre me tratavam muito bem, até MAIS DO QUE DEVERIAM, se é que me explico. Por ser mulher e estrangeira
Isso é muito chato... 😕
Ótimo vídeo e xô preconceito .quando morei em Londres nn tive preconceito. Mas sabemos que existe em todo lugar infelizmente. Abraços casal td bommmmmm hai 👍👍👍👍👍🍻🍻🍻🍻🍻🍻🍻🍻
Amo Londres por ser super cosmopolita, nunca morei, mas ouço falar muito bem de lá com relação a esse tema. Obrigada por compartilhar, Rogerio! Abraços 😉
Já morei na Itália, e sempre me faziam as mesmas perguntas: futebol, samba, mulata, favela. kkkk
Não senti preconceito.
Que bom, fico muito feliz 🙌🏻🥰
Grazie Mille Ragazzi ❤
😘
O rapaz do vídeo chama a atenção não por ter pele mais escura e sim por ter pele mais escura com traços "italianos"
Quais traços italianos? 😅
@@Brasileiraporacaso traços do rosto. Na italia estão acostummados com indianos, africanos e etc. No Brasil não se veem diferenças mas na Europa é notável.
@@Brasileiraporacaso Até pq no Brasil, negro é tudo igual. Não se sabe as etnias afros, indianas ou do oriente médio. Raça no brasil é negro, branco, amarelo, indigena... na Europa não. Preconceito na italia existe muito mais entre os sul da italia q são etnicamente mais parecidos do que qualquer outro.
E', ele nao e' negro classico, tem olhos mais claros e facial features de um caucasiano. E' um rapaz bem bonito. Combinacao interessante. E' normal no Brasil, mas na Europa nao se ve muito.
Nossa cara, parabéns pelo seu foco...
Valeeeeu 😉
Ja vieram email Porretta veer o monumento de Monte Castello, onde os Brasileros combatiram contra os alemaõs?
Nunca vi 🥲
E bem verdade isso é não precisa ir para a Europa pra sentir essa diferença estive com meu marido detalhe meu esposo e branco e temos uma diferença grande de idade enfim estivemos a passeio no sul do Brasil na região de Caxias do Sul,Bento Gonçalves,Gramados região tipicamente de descendentes de europeus e todo lugar que chegava todo mundo parava para me olhar.
Situação chata que infelizmente acontece em qualquer lugar 😢
O ser humano tem receio do diferente. Mas desculpa, ele não é negro na Itália, nem no Brasil e muito menos em Angola. Ele é mestiço. O que não quer dizer que não tenha sofrido preconceito por ser diferente. Ele tem cara de latino.
Desnecessárias essas colocações sobre quem é mais ou menos preto, não muda nada.
Morei 4 anos no Japão e lá eles são bem difíceis 😬😬 porém nunca sofri racismo, ou pelo menos não reparei nisso ..🤣
Que bom, graças à Deus que não!
Assim diferente porque você é pardo... Mas na Itália também tem pardo tem negro italiano não entende por que que eles tratam dessa forma 😳🤔🇮🇹🇧🇷🙌❤️
A história do macaco já tinha mandado parlato carinhosamente a esse italiano molto tempo kkkk Cara sou negro e bonito ninguém tirou onda com a minha cara ou proferiu coisa do gênero. Nunca senti isso ! Sempre fui bem tratado por todos ! Na rua, eles gostam de ser objetivo em tudo ! Nos latinos falam demais ! A primeira coisa que fiz foi entrar na cultura deles e entender todos os comportamentos deles.
Que bom que suas experiências foram positivas, fico feliz!
Qdo ele disse: “eu sou diferente deles” eu sei o que é sentir isso, o que é receber olhares pq eu sou brasileira e italiana e morei mtos anos no Japão por conta do meu marido ser neto de japonês. Às vezes eu me incomodava mas eu tb percebia que era pq não era comum pessoas loiras do olho claro. Eu já fui parada no comércio por japoneses me perguntando se meu cabelo era real 🤣 perguntavam se eu usava lente nos olhos e até comentaram como minha perna era comprida 🤣🤣🤣🤣🤣
Hahahahah acontece isso mesmo!!!
Uma pergunta: e como a policia ai se posiciona em situações de r@c1smo? São coniventes? fazem a lei valer? É uma coisa, que enquanto pessoa preta me pego pensando... Principalmente que aqui no Brasil existe r@c1smo, só que comigo é mais velado, por ser aquela coisa: branca de mais pra ser preta, preta de mais pra ser branca...
Racismo é crime sim, mas se ninguém está disposto a testemunhar, é a palavra do estrangeiro contra a do italiano.
Oie Gi 🥰 nossa que chato ! 😫
🥲❤
Moro nos USA ha 7 anos, particularmente eu nunca sofri pre conceito ou racismo, mas ja presenciei americanos falando ou tratando mal outros imigrantes, eu me meti na discussao pq essa foi direcionada à mim, por conta do ingles talvez, e então eu apenas perguntei ao homem de onde seus avós vieram? Vc acha mesmo q vc é americano? Meus filhos nascendo nos USA serão tão americanos quanto vc, porém eu os ensinarei que eu sou Brasileira e isso jamais deverão esquecer, então preste atenção seus pais ou avós sofreram exatamente o q vc está fazendo contra essas pessoas hj, e aí como se sente sabendo disso? É sabido que nossos antepassados Italianos sofreram em outros países por não falarem o idioma e tbm serem diferentes, mas isso deve acabar, o mundo é globalizado, não existirá uma etnia pura e simples como Hitler gostaria q fosse. Morei no Japão tbm e qdo saia sem meu marido sofria o pre conceito, minha cunhada sofre algumas vezes ai na Italia qdo nao esta com meu irmao, mas de pronto ela diz sou casada com Italiano, enfim expero q a nova geração esteja mesmo de olhos e corações abertos e entenda q somos todos iguais, independente da cor.
❤
Sou descendente de europeu por parte paterna.
Europeus são racistas.
Os que tem meu carinho e respeito são os italicos, estes, dos piores são os melhores.
Falei😅😅
🤔
Olá minha linda como vocês estão
Olha sou brasileira e pretendo ir para Itália mora e fazer uma faculdade de enfermagem,
Eu gostaria de saber se eu compro uns casa na Itália eu posso resistir sem problema você teria como me ajudar
Olá Claudia, tudo bem e você? Não aconselho ninguém a comprar casa sem antes ter morado no local. Venha, more de aluguel, veja a região e depois pense em comprar 😉
Moro na Itália e é em como qualquer lugar do mundo até dentro de ambientes social sao preconceituosos. Me dirijo a qualquer pessoa se eu precisar dela naquele momento indiferente da cor, religião ou opção sexual. Muitos bem de fora com a sua religião pedem e recebem ajuda da igreja católica mas não respeitam o catolicismo a religião dele tem que imperar, muitos não vao ver mas essa conta virá para a Itália. Nao preciso citar qual religião estou falando. Ja pedi um africano para tirar uma foto minha e foi super educado. Cara marroquinos e outros africanos, brasileiro também e italianos todos tem comportamentos fora da casinha! Assim como no Brasil.
Q casal simpático !!
Obrigada Maria 😉
estamos nos planejando para ir. Sou descentende mas de toda a familia eu sou a unica que puxei a minha mae, entao sou morena perto das minhas irmas. detesti futebol, samba e carnaval kkkkkkkkk acho bom aprender bem o idioma antes de ir. kkkkk
Os gringos acham que mulheres brasileiras são fáceis e atiradas. Os italianos estão entre os que mais pensam isso.
Uma pena.
Giorgia o Rodrigo ele parece mais indiano.😄
O norte e melhor
Uma vez um Napolitano perguntou para min se eu vim pra Itália de bote kkkkkkkk.
😂😂😂
Kkkkkkkkkkkk ???
Sofri muito racismo no Brasil por ser alemoa. 😬
😅
Imagina, eu q trabalho em uma empresa alemã em Verona 🙄 com 11 mulheres daquì. Q vet racismo aqui? Vai trabalhar em um escritorio com elas/eles😑
Auguriiii!!!
Complicado mesmo...
Assistindo do Brasil brasileira .nascida Bahia nao sou negra porque tudo isso
Exemplo de racismo entre os italianos: não somos nós que somos racistas, são eles que são napolitanos
Totalmente verdade!
Existe em qualquer lugar do mundo.
Purtroppo è vero!
Bom saber "q são menos racistas" q imaginei.
De fato, "existem pessoas" q "aparentemente" parecem "verdadeiros europeus".
Tenho "muitos parentes" q são "perfeitos europeus", ha primeira vista.
...o q n é o meu caso (sou uma negra, pintada de branco...como me disse um amigo).
...com o "pé na cozinha" em alguma geração passada 🤣😂🤣😂🤣😂🤣😂🤣
Fazer o q?
Aprender a lidar com tudo o q vier em nossos caminhos
Afinal, o mundo é uma escola!!!
💖
Sempre temos algo para aprender 🙏
Giorgia quando me levaram para o Brasil eu sofri racismo porque na escola me mandaram muitas vezes vai para a sua terra e depois vcs nao tomann bagno ai eu ficava muito nervosa iso que o Rodrigo disse eu passei no Brasil .
Verona.... até o carro com esse nome causa ansia ....Rssss
🤔