O Papel do Sínodo de Dort na Teologia Reformada | Os Cânones de Dort. Aula 02/10

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 25 гру 2024

КОМЕНТАРІ • 29

  • @motiromcs9371
    @motiromcs9371 Рік тому +1

    Um único puritano em Dort. Potência 😂
    Deus nos faça puritanos contemporâneos 😊

  • @jonassouza5474
    @jonassouza5474 4 роки тому +19

    Pensava que tanto fez como tanto faz, mas é mais sério do que eu imagina. Uma aula de salvação, não dá para ser neutro. Obrigadíssimo.

  • @sebastiaodipaula5471
    @sebastiaodipaula5471 Рік тому +1

    Todos os irmãos em Cristo Jesus reformados, ou não, precisam ter conhecimento das doutrinas da graça com profundidade. Louvado seja Deus.

  • @rodrigojansen6431
    @rodrigojansen6431 2 роки тому +2

    Que aula abençoadora, devemos focar no evangelismo.

  • @victordoroteu5395
    @victordoroteu5395 Рік тому +1

    Muito bom. Enriquecedor! Tenho usado dessa série de vídeos para estudar. Obrigado!

  • @EdmarQuiculo
    @EdmarQuiculo Рік тому +1

    Franklin, o melhor!

  • @vendraminimacao
    @vendraminimacao 4 роки тому +3

    Muito obrigado pela sua ajuda e dedicacao!! Gosto muito de ouvi-lo e de PRENDER COM O SENHOR!!

  • @2002342858
    @2002342858 4 роки тому +2

    Estou muito feliz com essa aula! Aprendendo muito! Obrigado!

  • @keylahorn
    @keylahorn 4 роки тому +2

    Pense em um estudo bom...bom demais.

  • @katiapongeluppi4349
    @katiapongeluppi4349 4 роки тому +3

    Essas aulas me ajudam demais. Muito obrigada.

  • @kauacarvalho5324
    @kauacarvalho5324 3 роки тому +1

    Aula muito boa!!

  • @tiziarena0911
    @tiziarena0911 4 роки тому +1

    Glórias A DEUS

  • @rodrigos.sobral5184
    @rodrigos.sobral5184 2 роки тому +1

    Excelente suas aulas e exposições professor. Deus abençoe. Hoje tenho participado da IECLB, tenho visto muito liberalismo teológico e desapego das confissões de fé, principalmente uma relativização das verdades das sagradas escrituras. O Sr tem contato com teólogos luteranos, consegue expor alguma, ou já expôs alguma aula sobre secularização da fé cristã?

  • @atilajose2497
    @atilajose2497 4 роки тому +1

    Muito bom .

  • @96Luisinho
    @96Luisinho Рік тому

    O destino das ideais dos arminianos depois do Sínodo é muito triste! O assunto é sério!!!

  • @LucasJesus-d9q
    @LucasJesus-d9q Рік тому

    Qual é o livro que ele se refere, onde há esse trecho de Armínio?

  • @adenilsonjunior1044
    @adenilsonjunior1044 2 роки тому

    48:00 eco a genesis 8

  • @juniorloper
    @juniorloper 4 роки тому

    Entao arminiano n defende morte vicária e expiatória de cristo?

    • @Rev.joaobatistasilva
      @Rev.joaobatistasilva 4 роки тому +5

      Não defendem. Hoje sou pastor reformado presbiteriano, mas já fui por quatro décadas pentecostal, diga-se também arminiano; eles podem até falar sobre isso mas o âmago da sua teologia e confissão de fé, não creem

    • @Rev.joaobatistasilva
      @Rev.joaobatistasilva 4 роки тому +5

      @@luanmateus5117 não vamos polemizar sobre questão arminiana e calvinista, porque elas não são nomenclaturas bíblicas. Outra coisa, como disse anteriormente, fiquei na Aassembleia de Deus até os meus 44 anos, e fiz seminário da Assembleia e conheço profundamente a teologia pentecostal desde o seu fundamento. Agora Leia as obras dos pentecostais da década de 60 para cá, principalmente os encabeçados de Dallas, e verás que a expiação foi substituído por outro nome. Isso por uma razão: se mantiver que Cristo expiou os pecados de tal pecador na cruz, como pode ele perder a salvação? Se Cristo cravou na cruz nossa dívida, como posso ainda correr o risco de ser condenado no inferno? Tem como um pecado expiado na cruz deixar de vê-lo? Então a morte de Cristo no arranjo arminiano abre a possibilidade de alguém, se quiser, ser salvo, e não salvar de fato. A expiação pelo sangue nos diz que aquele por quem Cristo morreu, não há mais condenação pra ele, pois Cristo já foi condenado no seu lugar. Quando se pode perder a salvação, isso não é expiação pelo sangue. O nome do arranjo arminiano da década de 60 para cá é outro, isso vou deixar vc descobrir. Caso queira, eu falo pra vc aqui.

    • @Rev.joaobatistasilva
      @Rev.joaobatistasilva 4 роки тому +6

      @@luanmateus5117A base da teologia que vcs chamam de calvinismo não é a Tulip. Ela é vetero e neo testamentaria, faz parte dos pais apostólicos, dos pais apologetas, dos concílios, de pregadores como João Crisóstomo, Anselmo, Bernardo de Claraval... para citar infimamente alguns. Armínio era pastor reformado e fez juramentos de subscrever as confissões, mas ao final, ele renegou tudo e morreu reconhecendo que havia "em Calvino um espírito de profecia excelente". Seus alunos é que tentaram provar o improvável e foram derrotados em Dort depois de quase um ano de debate. Eu conheço a teologia arminiana e pentecostal não somente na teoria. Todos pentecostais são arminianos, e hoje sou pastor presbiteriano, conheço o que estou falando. A Teologia arminiama diz que o homem é livre para escolher Deus ou rejeita-Lo. Se isso é verdade, Deus também não é livre para escolher e/ou rejeitar também o que ele desejar? A Teologia arminiama é inconsistente com a soberania de Deus, com o ser de Deus....com as Escrituras. Então, nossa base não é Tulip, porque ela e calvinismo são somente nomenclaturas teológicas. Nossa doutrina está fincada nas Escrituras, na iluminação que o Espírito deu aos Concílios da igreja em toda a trajetória do seu povo até aqui. Então, não interpretamos nada novo, mas nós recorremos as Escrituras e a História do povo de Deus.

    • @Rev.joaobatistasilva
      @Rev.joaobatistasilva 4 роки тому +2

      @@luanmateus5117 dissestes bem, por isso o pastor Franklin disse que Armínio não era arminiano. Rsrs. Mas esse sistema que o mundo denomina de arminiano fala sobre o homem escolher ser salvo ou não ser. Mas li muitas obras intituladas arminiana que por um lado afirmam a depravação total do homem, mas diz por outro que o homem tem capacidade de escolher ser ou não ser salvo. Se defender o todo das Escrituras, suas verdades incontestáveis, é ser calvinista, então eu sou. Bom, é isso, somos irmãos em Cristo, e cremos que Jesus morreu para salvar pecadores, e que eu sou salvo somente pela ação direta de Deus produzindo em mim a regeneração, sem a qual nunca decidiria e permaneceria salvo. Se ser calvinista é crer que eu fui salvo na eternidade (justificação) estou sendo salvo (santificação) e que se completará a salvação (glorificação), então sou. Abraços irmão Luan Mateus.

    • @juniorloper
      @juniorloper 4 роки тому +1

      @@Rev.joaobatistasilva o nome desse "arranjo arminiano da decada de 60 pra cá" que vc citou é o semipelagianismo?