Dolariza e algo bom então. Se fosse na epoca da década de 50 porque o dolar era padrão ouro o que nao é mas. E outro os Estados Unidos esta com uma divida de quase 50 trolhoes de dolares, e a inflação esta subindo la também o pais esta em decadencia assim como sua moeda. Como dolarizar e bom se o EUA esta perdendo a hegemonia mundial e variso paises ja nao recebem esse papel pintado se valor algum Se um economista de verdade que, fazer um pais crescer e tiralo de uma divida, faz uma auditoria da dibida publica! Coisa aue nenhum economista quer porque sao uns sangues sugas e so olha o divida publica do brasil com por exemplo. Quero ver quando a China jogar esses papeis podres americanos no merca e aquele pais afunda e ver acara de tonto dos economista treders verem o deus dolar sumir e vira um leproso que ninguem quer.
Por essas e outras, democracia é um câncer. Os pelegos e buchas de canhão de facções criminosas diversas estão todos em posições de poder dentro do congresso e cargos de alto escalão do Estado. Em qualquer DemoGRACINHA é muito difícil fazer isso sem derramamento de sangue em larga escala
@@FernandoUlrichCanalpena que você tem uma visão baseada em uma premissa muito frágil, dado que os EUA também se financiam com impressão de moeda e os efeitos lá são menores porque eles tem o maior mercado consumidor do planeta, criando uma demanda externa por dólares. Dado isso, seu argumento é meramente utilitarista e inconsistente. Uma coisa é liberdade monetária, outra coisa é vassalanato via membros da WEF.
@@FernandoUlrichCanal 1999 ou 2023??? Acha que um país pode dolarizar sem a permissão e participação dos Estados Unidos? A diferença, hoje, é a geopolítica por trás da economia!!! Dollarization in Argentina By François Velde , Marcelo Veracierto The following publication has been lightly reedited for spelling, grammar, and style to provide better searchability and an improved reading experience. No substantive changes impacting the data, analysis, or conclusions have been made. A PDF of the originally published version is available here. François R. Velde, Marcelo Veracierto In January 1999, Argentine president Carlos Saúl Menem announced his intention of “dollarizing” Argentina’s economy, i.e., adopting the U.S. dollar as Argentina’s sole currency. His intent is to protect the Argentine economy from speculative attacks on its currency, such as those observed in recent international financial crises. There are two ways to implement dollarization. One is for Argentina to proceed on its own; the other is for Argentina to seek a formal arrangement with the U.S. In this article, we discuss the possible costs and benefits of dollarization. We show that, while it is feasible for Argentina to act unilaterally, there are strong incentives to seek a bilateral arrangement.
Esses COACHS LIBERAIS viu kkkkkk Pelo menos servem pra darmos RISADAS. Deve ser dificil ser escravo de LIKES, VIEWS e ENGAJAMENTO de adolescentes ANCAPS. Os mesmos que ficam procurando pelo em ovo em propostas sérias como a reforma tributária, agora fazem MALABARISMOS RETÓRICOS para passar pano em propostar LUNÁTICAS que visam dolarizar a economia e extinguir o BC.
@@FernandoUlrichCanalprofessor, seria interessante o Brasil também dolarizar sua economia se de fato a Argentina o fizesse? Faça um vídeo por favor nos explicando. Quem sabe assim já não é a primeira semente na cabeça dos acéfalos de Brasília
A crise de 2008 na Europa aconteceu justamente por causa do euro. O pessoal compra dívida europeia mas na real comprava dívida grega que era muuuito mais arriscada que a alemã. Vale a pena contar toda a história.
Falso. A crise das dívidas soberanas na Europa aconteceu por culpa da gastança absurda dos governos dos PIGS. Dizer que foi culpa do euro é como dizer que a culpa é do carro quando eu tiver um acidente dirigindo bêbado.
Parabéns amigo.. vc até agora é o único cara que conseguiu traduzir ao português as proposta de Milei em matéria economica-monetaria.. já vou comenzar a compartilhar seu vídeo, obrigado
A Argentina já está dolarizada…bens de valor, imóveis, despesas em cartão internacional e poupança dos argentinos são todos em dólares…sendo que os demais bens acompanham o dólar levando o peso argentino para uma desvalorização galopante em um cambio com mais de dez taxas diferentes…o que os países precisam é de governos que gastem menos do que arrecadam parando de individuar à população em tempos de juros altos, por isso estávamos bem com o governo anterior e agora péssimos com esse governo…logo alcançaremos a Argentina…
concordo, o plano econômico lá atrás na Argentina que equiparou o peso ao dólar não resolveu a questão, que é justamente isso de que continuaram a gastar mais do que o arrecadado....
Pra mim também parece que o problema é muito mais fiscal do que monetário. Tanto que nos planos econômicos anteriores, inclusive com equiparação peso/dolár, lastreado em privatizações, nos moldes do real brasileiro, fracassaram exatamente porque continuam gastando muito mais do que arrecadam. Pra mim parece que a questão é muito mais fazer uma reforma do estado/administrativa e na esfera trabalhista do que qualquer outra coisa.
A Argentina já fez uma espécie de dolarização no passado ... e foram os anos em que a Economia Argentina cresceu muito, ano após ano ... só que os políticos argentinos mais uma vez quiseram voltar a imprimir dinheiro para cobrir seus crescentes gastos e fazer populismo ... e deu no que deu ...
Fernando seria super interessante fazer um vídeo falando sobre IMPOSTOS DE 1% para INDÚSTRIAS NO PARAGUAY e da baixa tributação como um todo. Gostaria de saber sua visão a respeito. Parabéns por nos brindar um conteúdo de altíssima qualidade.
Por mais incentivos que existam no Paraguay eles carecem de segurança juridica e principalmente segurança publica, aonde a policia, judiciario e varias entidades são extremamente corruptas, enquanto não resolverem esse ponto por lá poucos empresarios irão se aventurar por melhor que sejam os beneficios comparados ao Brasil.
Exato. Como é que as empresas argentinas vão pagar salários para seus trabalhadores se ela nao consegue exportar mais do que importa? Com banco central a Argentina ganha tempo para criar fábricas, minas, estimular o setor de serviços, e diversificar a exonomia, porque pode se endividar pra bancar o funcionamento da economia até que consiga gerar riqueza suficiente, mas em dólar a Argentina quebra rápido, porque o dinheiro vai sumir.
Como sempre as soluções param na parte política . É sempre esse o empecilho pro avanço da liberdade. É mais fácil as pessoas mudarem por conta própria do que a solução vir da boa vontade do stablishment. Ótimo vídeo Fernando.
Exatamente! Qual das opções a seguir tem a possibilidade de oferecer o melhor caminho? Milhares (ou milhões) de pessoas segurando o timão de um transatlântico ao mesmo tempo para seguir para a mesma direção ou você sozinho guiando seu barquinho de pescador indo na direção que você acredita?
Fiquei em dúvida sobre como aconteceria na prática. Por exemplo: se sou um banco argentino e quero dar a opção de meus clientes transacionarem em dólar. O que eu faço? Como eu me conecto aos sistemas de liquidação e custódia dos EUA? O governo dos EUA não precisariam permitir eu me conectar a esses sistemas?
Acredito que são utilizadas as reservas em dólar que o país tem (Hoje Argentina está com 25 bi USD segundo BC deles). Os EUA e o governo nem participam do processo.
@@gabrielgreff5911 mas é isso que eu estou tentando entender. O que é USDT? Como vc usa uma moeda emitida em outro país pra liquidar operações no seu país?
@@rodolphob.7882 então, o valor equivalente em dólares eu entendo tbem que o BC argentino tem em reservas. Mas tenho duas dúvidas: 1) acho pouco provável que o BC tenha dólares suficientes para depositar para cada cidadão todo o patrimônio financeiro do país 2) mesmo que tenha esse valor em dólares, como vc faria a liquidação? Com papel moeda é simples, mas hj em dia é tudo por sistema. Qqer banco do mundo pode se conectar a esse sistema? Os EUA permitem? Pq pensa se eles adotassem o Real. Para os bancos oferecerem essa possibilidade aos seus clientes, eles teriam que estar conectados ao SPB. Como fariam isso? Usariam um banco brasileiro como parceiro? O Bacen brasileiro é o regulador... Será que ele poderia impedir esse banco brasileiro de fazer essas transações pelo fato do beneficiário ser argentino? Enfim... Tenho muitas perguntas... Rs
@@rodolphob.7882 na verdade eles não tem isso não. No cálculo dessa suposta reserva de 25 bilhões entrou: as linhas de crédito fornecidas pela China, ou seja, empréstimos em Yuan que eles malandramentre converteram como se fosse dólar na hora de divulgar essa contabilidade aí, além dos depósitos em dólares nas contas da população. Pelo que vi eles têm menos de 5 bilhões de dólares de verdade mesmo.
Não há lógica neste raciocínio... isso porque se dissolve o BC argentino, mas a economia desse país se torna dependente do FED. O que muda? Apenas o polo econômico com dependência de uma moeda estrangeira...
Mas a dolarizacão também nao traria implicações como uma fragilidade da soberania nacional, principalmente em relação ao EUA? Que pode em qualquer situação bloquear as reservas em dólar. Da mesma forma que fez com a Rússia recentemente?
Ainda tem a questão que o dólar ultimamente tem demonstrado algumas fragilidade como moeda e os EUA também vem passando por governos gastadores que vem inflacionando o dólar.
Dolarizar significa ficar totalmente dependente das políticas e interesses econômicos de outro país. Os EUA não vai fazer políticas pensando na pobre coitada da Argentina que resolveu usar dólar. Isso é fato. É muito diferente de uma moeda como Euro.
@@LtW00dyo plano do Milei é a liberdade monetária brother, o dolar não tera curso forçado na economia. Se EUA sacanearem, os argentinos passam a usar Euro, Yene japonês, seja la o que for. É que o dolar na argentina ja esta bem difundido, então ela tende a predominar no mercado
@@lucasantos808 Mas antes de mudar outra vez de moeda vão quebrar outra vez e sofrer um bom tempo, tendo seus recursos transferidos para os EUA, pois o custo de trocar de moeda é altíssimo. Não se troca de moeda da noite para o dia sem enormes efeitos colaterais. E os EUA poderiam sugar recursos da Argentina imprimindo dólar a rodo enquanto a Argentina não trocar novamente de moeda, o que poderia durar tempo.
@@barrosocamelo8228nunca mas teve época boa tipo: a moeda brasileira atingiu sua cotação máxima no dia 31 de Março de 1995, quando R$ 1,00 chegou a valer US$ 1,20.
A ideia é boa. Porém, não sei de onde a Argentina conseguiria esses dólares para inserir em sua economia, para substituir o peso. Visto que o país não possui reservas.
Ele já tem uma viajem agendada para conversar com os repúblicanos. No EUA. Creio que essa metade de dólar imprimido... Sendo transportado para Argentina! Pode tirar os americanos de uma futura crise. Lembra que o EUA imprimiu dólar pra desviar da crise ? Então esse retorno vai tudo para Argentina
Faz que nem no Zimbabwe, onde até dólar faltando pedaço tem valor. Desde que não seja falso, pode-se rasgar a nota no meio e fazer duas. Antigamente se pagava serviços assim kkkkkkk Metade da nota do começo do trabalho e metade no fim.
Para nos pobres, isto nem passa pela cabeça, mas ter muito dinheiro também é um problema. Como a economia argentina está sub operante, vulgo na merda, há bons espaços para investimentos relativamente rentáveis tais como modernização de infraestrutura, modernização de parque industrial, abertura de linhas de crédito entre outros investimentos. O que lógico é necessário é que o governo não seja muito maluco, não fique cagando regras de "regulação econômica" e quebrando contratos a todo momento se isto ocorrer as instituições que tem muito dinheiro naturalmente podem aportar capital na Argentina na expectativa de ter seus ativos valorizados. Mas leva tempo, ninguém vai crer num curto espaço de tempo que a sociedade argentina deixou de ser, assim como a nossa, economicamente estúpida.
Eu vou investir no Paraguai. Mais garantido. Essa mentalidade bosta não muda tão cedo, e o Milei corre ainda mais risco de ser bolsonarizado com um establishment mais forte. Vai ser difícil aprovar qql coisa.
@@opedrogszolha o Equador por exemplo... Inflação só existe por conta do Banco Central, a partir do momento que você o mata a inflação vai pra zero em papo de 1 ano
Millei: mais uma solução fácil para problemas complexos. Novamente parte significativa da população e especialistas caindo nesse conto. O problema de usar o dólar é que ele vai valer muito, mas em pouco tempo as pessoas não vão conseguir tê-lo.
O plano não é exatamente dolarizar a economia, é usar qualquer moeda que vc quiser, pode ser o dólar, euro, Bitcoin etc... Enfim, como falei antes, só o tempo vai nos dizer
Os EUA não se financiam com emissão de moeda própria e títulos de dívida em moeda própria? O vídeo atribui a esta pratica a péssima economia da Argentina, mas isso é o que fazem os países desenvolvidos. Eles precisam é arrumar uma moeda forte nacional, como fez o Brasil, senão estarão abrindo mão da soberania de ter planejamento financeiro próprio e vão se portar, aí sim, como a economia de uma família, que precisa ganhar antes de gastar.
Soberania é o meu rabo. O estado num tem que ter soberania de nada, quem tem que ter soberania é o indivíduo. Ser forçado a usar um papelzinho colorido é escravidão
Rapaz, sabe aquele ditado " você vai pular da ponte porque seus amigos estão pulando"... não é porque os países desenvolvidos faz, que é certo fazer. Muito pelo contrário, EUA está fazendo tanto isso ao ponto de ser um dos motivos do porque querem tirar o dólar como moeda mundial. Porque a inflação americana, causanda pela expansão monetária( principalmente depois da pandemia), quem paga a conta é o mundo...
Talvez, o controle da inflação não depende só de um papel moeda, como foi muito bem abordado, no entanto, na minha humilde opinião, seja yaun, rupia ou dólar, sendo essa última, também estar convivendo com aumento da inflação no seu país de origem, sem falar no uso histórico para aplicar sanções econômicas para diversas nações, "um dos" motivos, atualmente, para alguns países dar início a negociações com moedas distintas. "Um dos" princípios básicos da inflação, na minha humilde opinião é, por exemplo: ... se um objeto custa e/ou vale, um real e, se eu triplico a produção desse "um real" e não triplico a produção do objeto, logo terá mais procura do que demanda. Talvez uma das soluções para o controle da inflação são investimento em infraestrutura, educação, pesquisa científica e saúde, "uma das" condições necessárias para melhorar a produção e/ou oferta, seja de itens de consumo ou serviços, talvez isso, tornará a lei da oferta e procura "um dos" maiores definidores de inflação ! Parabéns pelo vídeo!
Uma dúvida. Se a Argentina está quase sem dólar, como funcionaria o estímulo para a dolarização? E a atual moeda, como funciona para tirá-la de circulação?
Provavelmente seja o País q mais Dolar possui no mundo, todo mundo esconde e guarda embaixo do colchão para q o Estado Ladrão não pegue, só liberalizar e vai ver a quantidade de Dólar q aparece!
@@Ragnarr15755não é só isso não. Tem todo o role de quem investe em renda fixa lá por exemplo. Vai ser obrigado a vender quando para de emitir? Vão converter pra a divida pra dólar? Tem mais uns mil pontos pra olhar, não è tão simples não.
Com o tempo os próprios argentinos deixariam de dar valor ao peso antigo. Com a desvalorização ele já quase nem tem valor, ao trazerem o dólar como uma possível moeda corrente todo mundo quererá a moeda ao invés do peso.
A Argentina com o Milei vai passar a ser a campeã de crescimento na América Latina. Infelizmente nossas caixinhas mágicas direcionadas pela corte nos impediram de continuar progredindo. A nova Argentina será um modelo para o Brasil.
Ótimo vídeo! Essa eleição vai ser uma excelente experiência para ver a teoria sendo aplicada na prática. Tomara que dê certo para os hermanos. E assim outros países podem seguir um novo e melhor rumo
Testar teorias nunca antes aplicadas a custa do sofrimento de um país inteiro vale mesmo a pena? O problema da Argentina sempre foi como fazer, não oque fazer, o que fazer todo mundo sabe
@@cristianferrari4984sim é válido, sofre eles já estão sofrendo. Já viu como está a economia lá? Desemprego? Poder de comprar?. Melhor então continua o que já tem pois está dando muito certo!!!
@@cristianferrari4984 bom, algumas teorias já foram largamente aplicadas e seus resultados se provaram e continuam sendo CATASTRÓFICOS, como a própria Argentina pode atestar. Por outro lado, as teorias defendidas por Milei tem largo apoio teórico por parte de gente conhecedora de economia. Pode dar errado, como várias ideias econômicas esquerdistas já deram. Mas pode dar certo, como várias idéias econômicas liberais de direita... Enfim, se o povo argentino em seu desespero quiser testar, seria bem vindo, porque, se der certo, mais países poderão tentar algo que deu certo e se der errado pode-se melhorar a teoria ou abandoná-la para não insistir em algo ruim, ao contrário dos usurpadores esquerdistas que deixam seus países na miséria... Enfim, acho que você entendeu meu ponto, mesmo se não concordar com ele
O mais importante do que fazer, é o Como fazer e Como Vender o que vai fazer. Acho o plano bom, mas de ruim forma de venda dele. Terá barreiras astronômicas e se no fim, der errado, porque a curto prazo os problemas serão maiores que os benefícios... se lá no fim demorar pra dar resultado, o sistema engole ele e volta pior que do início. Tem que ser bem feito, mas melhor ainda a venda de como será feito, os problemas e o resultado esperado. É arriscadossimo e pode dar tudo errado, sem a atenção à venda do plano ao povo. Sistema e mídia serão 1000% contra.
Fernando, eu tenho uma dúvida. Quando há uma emergência no país como a covid ou uma calamidade, chuvas excessivas por exemplo. O país que emite a sua própria moeda consegue aumentar os gastos públicos de forma pontual para enfrentar a emergência. No caso da economia dolarizada, como isso funcionaria? Eles perderiam essa capacidade de aumentar os gastos para fazer frente a calamidades?
Ulrich, essa dolarizaçao nao poderia ter um efeito parecido com a análise do Rothbard sobre o euro? Afinal, nao existiriam politicas monetarias Argentinas, mas existira politica monetaria Americana e a Argentina ficaria a mercê destas. Por esta razao a inglaterra nao adotou o Euro.
Na verdade depende, as pessoas poderiam escolher a moeda, se o Dólar fosse de Vasco as pessoas escolheriam outra moeda, como o Bitcoin, euro, moeda Suíça etc
Ok, Urich. Mas um detalhe, de onde viriam os dólares para está dolarização, visto que o peso estaria abandonado, e as reservas Argentinas não tem valor para essa conversão?
Boa pergunta 😂 vi outro economista dizer que os próprios argentinos tem cerca de 250 bilhões de dólares guardados, não sei se é verdade. Porém, isso é pra uso próprio, ninguém vai sair gastando no meio de uma crise absurda
@@cristianferrari4984 bom, se tiverem esse volume de reservas, já viabiliza um processo gradual. Assim, a economia não iria travar. Mas teriam de ter um volume de dólares em poupança razoável.
Então vx prefere que dólar passe a valer 10 reais, se não fosse nosso bc isso não seria loucura, e um comentário típico que adota o pensamento desses políticos , que ainda não tiveram a oportunidade de controla a moeda nacional.
O Brasil já passou por esse processo de dolarização. Antes do Real, foi implantado o URV que equivalia a 1 Real , que por sua vez equivalia a 1 Dólar americano
Não tem qualquer relação entre as propostas, no caso do Real o lastro era o Dolar, no caso do plano do Milei o Peso deixa de existir. No Brasil o BC valorizou artificialmente a moeda para que ficasse em paridade com o Dolar.
Sim, ainda mais de forma unilateral, pois é impossivel que o país emissor se preocupe mais com o país periferico do que do bem estar proprio, isso não existe.
Grata pelo vídeo, ótima explicação. A Argentina segue com dificuldade de enfrentar seus desafios e apostando em soluções mágicas. Neste quesito em momentos dramáticos, o Brasil conseguiu reunir coragem para arrumar a casa. Sinceramente, espero que possamos encontrar saídas para nossa situação atual.
"o Brasil conseguiu reunir coragem para arrumar a casa" kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk rindo muito de ter lido essa merda. Brasil só fez gradualismo ridiculo que está muito longe resolver qualquer coisa. Reforma da previdencia é o melhor exemplo,não acabou com a previdencia dos servidores e militars que é o maior rombo
1. Como dolarizar uma economia que não tem dólares? 2. Como fica quando o emissor de dólar (EUA) resolver reduzir a base monetária e gerar escassez de dólar?
A primeira pergunta é excelente e tenho pensado exatamente isso... mas há sim outras possibilidades, por exemplo a Argentina pode vender sua participação na YPF, ou venda de concessão de exploração de petróleo e gás... ou minérios ou mesmo parques indústrias e ganhar em longo prazo... Quanto ao segundo questionamento, a minha maior dúvida é justamente o contrário! Como a economia Argentina irá reagir quando os EUA expandirem a base monetária e diminuírem a escassez do dólar... já que é justamente essa expansão que causa inflação...
A primeira pergunta é muito fácil de responder. Quando eu era criança a gente ia no mercado com 10 centavos e comprava 10 balas. Tinha muita pouco Reis aqui em casa, mas compravamos tudo do bom e do melhor.
@@lucasantos808 na verdade a pergunta do amigo lá em cima está direcionada ao Estado Argentino, o dólar circulante é uma coisa, outra coisas são as reservas do Estado...
Criaram a URV pra disputar com o Cruzeiro (de fevereiro e julho). Ao encerraram o Cruzeiro criaram o Real mantendo paridade com dólar. Mas a economia ficou estagnada (e a dívida externa subiu nas alturas) durante 4 anos forçando governo a desvalorizar o real para U$2 pra gerar empregos e reativar a economia.
Obvio que não, dolarização é quando se extingue uma moeda e se adota o Dolar, o Brasil apenas criou uma paridadade da moeda nacional com o Dolar, o que não tem nada a ver com Dolarização. Milei quer acabar com o Peso.
A estratégia do grupo de Milei é deixar em circulação simultáneamente as duas moedas o dólar e o peso deixando a liberdade individual da escolha da moeda para seu uso pessoal, esta escolha naturalmente vai pender do lado do dólar.
Mas já está do lado dólar... Eles testaram o yuan e não deu certo! Kkkkkkk muito Argentino que conheço Aki em Búzios RJ eles falaram, que o peso é uma bosta desde sempre nunca teve valor! Pôs o Chile, tava fazendo acordos só com venda em dólar kkkkk por isso dá reserva de dinheiro alto.
O Equador fez isso nos anos 90 e o resultado foi desastroso. 'Ahn, mais aumentaru os investimêntu istragêru no ECUador e a iconomia cresseu...' - dirão os anancaps virjões que mal concluíram o ensino médio. O dinheiro da especulação, que trata os países como prostíbulos em liquidação ficou um tempo no Equador, criando uma falsa sensação de crescimento. Quando a fatura dos efeitos deletérios da dolarização chegaram, o capital especulatório voou. E o Equador virou terra arrasada..
@@Idonteatdogprimeiro que o equador não fez nos anos 90, mas sim nos anos 2000. Além disso, crescimento de um país vai muito além de baixa inflação, que pelo menos isso os equatorianos tem, e adoram pelo visto, ja que vetaram a tentativa do socialista do Rafael Correa de voltar com o Sucre.
ACHA MESMO? Mas ele não falou que já vimos isso antes. @FernandoUlrichCanal 1999 ou 2023??? Acha que um país pode dolarizar sem a permissão e participação dos Estados Unidos? A diferença, hoje, é a geopolítica por trás da economia!!! Os USA não querem perder, para a China e pós globalismo, a maior RESERVA de lítio da América junto com o Chile. Dollarization in Argentina, 1999 By François Velde , Marcelo Veracierto François R. Velde, Marcelo Veracierto In January 1999, Argentine president Carlos Saúl Menem announced his intention of “dollarizing” Argentina’s economy, i.e., adopting the U.S. dollar as Argentina’s sole currency. His intent is to protect the Argentine economy from speculative attacks on its currency, such as those observed in recent international financial crises. There are two ways to implement dollarization. One is for Argentina to proceed on its own; the other is for Argentina to seek a formal arrangement with the U.S. In this article, we discuss the possible costs and benefits of dollarization. We show that, while it is feasible for Argentina to act unilaterally, there are strong incentives to seek a bilateral arrangement.
Fernando, você tem algum video sobra a escola austríaca? Caso não tenha, poderia falar a respeito um dia comparando com outras escolas? Obrigado, aprendo muito com você.
E se o dólar perder seu poder de compra e influência? Vejo que em seu outro vídeo citou que os EUA vem imprimindo dinheiro em demasia, gerando inflação e desvalorização da moeda. A Argentina como país não perde a independência neste caso? Pois fica sujeita a administração do banco central americano. Fora que se em algum momento isto for por água, dólar não ser mais utilizado mundialmente, qual o controle eles teriam para se blindar para com este risco?!
O melhor candidato que a Argentina já viu, e possivelmente um dos melhores que a américa do sul já presenciou. As propostas de Milei significam no mínimo uma nova onda liberal/libertária nos países periféricos americanos.
Boa sorte ao Milei pela coragem de mergulhar num poço denso de socialismo. Espero que não perca a sanidade e que tenha fôlego pra chegar vivo do outro lado.
Se realmente estiver disposto a fazer isso, vai virar um Vilavicencio. Se sobreviver a qualquer atentado, e ainda assim insistir em derrubar o BACEN argentino, é guerra civil na certa. Argentina é tão dominada pelo crime organizado quanto o Brasil
Ansioso pra ver o que vai rolar. Meu palpite é que não vai funcionar, assim como o comunismo não funciona, o anarco-capitalismo também não... mas estou na torcida pra dar certo.
O único país com mais de 150 mil habitantes sem um banco central é o Panamá. Pra todos os efeitos, acabar com o banco central já coloca a Argentina mais próxima do anarco-capitalismo que todo resto do mundo.@@Ragnarr15755
@@geancarlos1316 ele só é pragmático. Ele sabe que o estado não vai acabar amanhã e o melhor que ele pode fazer é reduzir ao máximo o tamanho do estado
E acabar com o peso. Pq essa moeda é atrasso da população.... Sempre foi! Creio que os próximo que vão adotar o dólar isso abrirá um novo concorrente contra o brics! Mesmo tempo o G7 também é Uruguay,Chile, pentágonia. Como eu digo mesmo a BRICS, adotar o lastrado de ouro... o EUA é oque tem mas reservas de ouro! China é o maior que produz ouro! Pelo azar da china, a Austrália está em segundo maior reprodutor de ouro! Austrália está com EUA! E pode fornecer ouro. Kkkkkk eua nunca fica para trás..
@@MANTruck-nv9us não fica fraca! Por que Austrália é forte com mesma adotação do dólar ? Se Argentina adquirir e fornecer gás natural para toda Europa kkkkkkk adeus sanções russas! Argentina vai disparar nós PIB! Eu rezo muito que dê certo esse governo argentino e saiba manusear o dólar! Porque vai lucrar demais.
@@MANTruck-nv9us mas na verdade nunca América do sul vai ser unida! América central só tem seus únicos rival que é a Nicarágua e Hondura. Que não quer se juntar ao presidente de el salvador! Ele disse ; se esses 2 buscar abrigo aos chinês e russo eles irão se reunir com EUA como ; Guatemala,yucan,Belize,costa rica, Paramá esses lugares serão top para os americanos, franceses e britânicos. Caso china tenha qualquer controle do Brasil... Por que eu creio que china está em planos e ferrar todos dá brics daki um futuro... Caso o anti Cristo não apareça nesse caminhos kkkkkk
Garanta seu acesso ao Nas Fronteiras do Dinheiro: liberta.click/NasFronteirasdoDinheiro
Dolariza e algo bom então. Se fosse na epoca da década de 50 porque o dolar era padrão ouro o que nao é mas.
E outro os Estados Unidos esta com uma divida de quase 50 trolhoes de dolares, e a inflação esta subindo la também o pais esta em decadencia assim como sua moeda.
Como dolarizar e bom se o EUA esta perdendo a hegemonia mundial e variso paises ja nao recebem esse papel pintado se valor algum
Se um economista de verdade que, fazer um pais crescer e tiralo de uma divida, faz uma auditoria da dibida publica! Coisa aue nenhum economista quer porque sao uns sangues sugas e so olha o divida publica do brasil com por exemplo.
Quero ver quando a China jogar esses papeis podres americanos no merca e aquele pais afunda e ver acara de tonto dos economista treders verem o deus dolar sumir e vira um leproso que ninguem quer.
O lado mais difícil é a execução de reformas para diminuir substancialmente o tamanho da máquina pública ja que vai depender do congresso.
Por essas e outras, democracia é um câncer. Os pelegos e buchas de canhão de facções criminosas diversas estão todos em posições de poder dentro do congresso e cargos de alto escalão do Estado. Em qualquer DemoGRACINHA é muito difícil fazer isso sem derramamento de sangue em larga escala
Da pra conquistar maioria se coligar com o partido do macri.
Ele só quer chamar atenção pra ganhar voto, na prática não vai mudar nada a não ser que ele tome o exército pra ele e crie sua própria ditadura.
É sempre esse o gargalo...
Basta "eliminar" o congresso. Marxistas fazem isso.
Ulrich seus vídeos sempre didáticos e explicativos, bom saber que temos acesso a informação de qualidade.
Obg!!
@@FernandoUlrichCanalpena que você tem uma visão baseada em uma premissa muito frágil, dado que os EUA também se financiam com impressão de moeda e os efeitos lá são menores porque eles tem o maior mercado consumidor do planeta, criando uma demanda externa por dólares. Dado isso, seu argumento é meramente utilitarista e inconsistente.
Uma coisa é liberdade monetária, outra coisa é vassalanato via membros da WEF.
@@FernandoUlrichCanal
1999 ou 2023??? Acha que um país pode dolarizar sem a permissão e participação dos Estados Unidos? A diferença, hoje, é a geopolítica por trás da economia!!!
Dollarization in Argentina
By François Velde , Marcelo Veracierto
The following publication has been lightly reedited for spelling, grammar, and style to provide better searchability and an improved reading experience. No substantive changes impacting the data, analysis, or conclusions have been made. A PDF of the originally published version is available here.
François R. Velde, Marcelo Veracierto In January 1999, Argentine president Carlos Saúl Menem announced his intention of “dollarizing” Argentina’s economy, i.e., adopting the U.S. dollar as Argentina’s sole currency. His intent is to protect the Argentine economy from speculative attacks on its currency, such as those observed in recent international financial crises. There are two ways to implement dollarization. One is for Argentina to proceed on its own; the other is for Argentina to seek a formal arrangement with the U.S. In this article, we discuss the possible costs and benefits of dollarization. We show that, while it is feasible for Argentina to act unilaterally, there are strong incentives to seek a bilateral arrangement.
Esses COACHS LIBERAIS viu kkkkkk
Pelo menos servem pra darmos RISADAS.
Deve ser dificil ser escravo de LIKES, VIEWS e ENGAJAMENTO de adolescentes ANCAPS.
Os mesmos que ficam procurando pelo em ovo em propostas sérias como a reforma tributária, agora fazem MALABARISMOS RETÓRICOS para passar pano em propostar LUNÁTICAS que visam dolarizar a economia e extinguir o BC.
@@FernandoUlrichCanalprofessor, seria interessante o Brasil também dolarizar sua economia se de fato a Argentina o fizesse? Faça um vídeo por favor nos explicando. Quem sabe assim já não é a primeira semente na cabeça dos acéfalos de Brasília
Desejo pra eles boa sorte e competência sendo o plano q for q funcione.
Vou adiantar, não vai funcionar e vocês estarão aqui dizendo que o governo dele não foi de direita o suficiente
Boa tarde FernandoUlrich !
🙏🙏
A crise de 2008 na Europa aconteceu justamente por causa do euro. O pessoal compra dívida europeia mas na real comprava dívida grega que era muuuito mais arriscada que a alemã.
Vale a pena contar toda a história.
Falso. A crise das dívidas soberanas na Europa aconteceu por culpa da gastança absurda dos governos dos PIGS. Dizer que foi culpa do euro é como dizer que a culpa é do carro quando eu tiver um acidente dirigindo bêbado.
@@franciscooliveira3742 😂😂
O ideal seria atrelar ao Ouro, mas...
O euro acabou com a Grécia e a Itália
@@franciscooliveira3742 exato, livre da mão de estados.
show Fernando
Parabéns amigo.. vc até agora é o único cara que conseguiu traduzir ao português as proposta de Milei em matéria economica-monetaria.. já vou comenzar a compartilhar seu vídeo, obrigado
PARABÉNS QUE VÍDEO! INFORMAÇÕES DE QUALIDADE!
Obrigado Fernando. Como sempre excelente vídeo.
*Novo ministro da economia Argentina Sr Fernando Ulrich*
A Argentina já está dolarizada…bens de valor, imóveis, despesas em cartão internacional e poupança dos argentinos são todos em dólares…sendo que os demais bens acompanham o dólar levando o peso argentino para uma desvalorização galopante em um cambio com mais de dez taxas diferentes…o que os países precisam é de governos que gastem menos do que arrecadam parando de individuar à população em tempos de juros altos, por isso estávamos bem com o governo anterior e agora péssimos com esse governo…logo alcançaremos a Argentina…
concordo, o plano econômico lá atrás na Argentina que equiparou o peso ao dólar não resolveu a questão, que é justamente isso de que continuaram a gastar mais do que o arrecadado....
kkk estávamos ÓTIMOS! Inflação na casa do caralho, cambio nas alturas... vocês são uma vergonha!
O site do mercado livre da Argentina, que inclusive é marca argentina, oferece a opção de vender em dólar
Pra mim também parece que o problema é muito mais fiscal do que monetário. Tanto que nos planos econômicos anteriores, inclusive com equiparação peso/dolár, lastreado em privatizações, nos moldes do real brasileiro, fracassaram exatamente porque continuam gastando muito mais do que arrecadam. Pra mim parece que a questão é muito mais fazer uma reforma do estado/administrativa e na esfera trabalhista do que qualquer outra coisa.
@@luizneto1888Exatamente.
A Argentina tem 3,8 milhões de funcionários publicos. Não existe economia que sustenta isso.
Dos melhores episódios do Ulrich de sempre 💪 keep up with good work 👌
A Argentina já fez uma espécie de dolarização no passado ... e foram os anos em que a Economia Argentina cresceu muito, ano após ano ... só que os políticos argentinos mais uma vez quiseram voltar a imprimir dinheiro para cobrir seus crescentes gastos e fazer populismo ... e deu no que deu ...
Foi aí que o desastre começou! Dolarização!
@@igorchaves920 Engano seu, foi quando proibiram a dolarização
A equiparação custou muito caro aos cofres argentinos, pois era artificial, e foi um dos motivos históricos da crise argentina.
@@MANTruck-nv9usque nem o bukele estava acabando com El salvador?
@@igorchaves920mentira, só ver os indicadores de desenvolvimento e etc
Fernando seria super interessante fazer um vídeo falando sobre IMPOSTOS DE 1% para INDÚSTRIAS NO PARAGUAY e da baixa tributação como um todo. Gostaria de saber sua visão a respeito. Parabéns por nos brindar um conteúdo de altíssima qualidade.
Por mais incentivos que existam no Paraguay eles carecem de segurança juridica e principalmente segurança publica, aonde a policia, judiciario e varias entidades são extremamente corruptas, enquanto não resolverem esse ponto por lá poucos empresarios irão se aventurar por melhor que sejam os beneficios comparados ao Brasil.
Explica como dolarizar um país que não tem dólares (15 bi em reservas) e tem uma dívida impagável com o FMI.
Exatamne
O país não tem dólares, mas a população tem
@@CrazyReacao dolarizar = comprar peso pagando em dólar.... quem precisa ter dólar é o governo nesse caso, sem dólar sem dolarização, é o básico
É muito papo furado desse Milei, ele mesmo sabe que é impossivel.
Exato. Como é que as empresas argentinas vão pagar salários para seus trabalhadores se ela nao consegue exportar mais do que importa? Com banco central a Argentina ganha tempo para criar fábricas, minas, estimular o setor de serviços, e diversificar a exonomia, porque pode se endividar pra bancar o funcionamento da economia até que consiga gerar riqueza suficiente, mas em dólar a Argentina quebra rápido, porque o dinheiro vai sumir.
Talvez se o bitcoin não existisse nesse momento essa conversa não seria possível, pois quando é do interesse do governo eles ignoram a história.
Milei deveria juntar o Bitcoin como segunda moeda na Argentina além do Dolar
A Liberdade monetária, de moedas digitais, não é segura. Existe fraude, podendo significar Investimento "perde tudo".
@@AMV12Ssem o Banco Central as pessoas vão ser livres para escolherem
@@antonioaparecida5909Também existe fraude com moeda normal colega
🎉🎉🎉🎉 excelente vídeo. Por favor continue com vídeos assim viajante😂
Fernando urich ótimo vídeo
Bom demais o vídeo Ulrich! Parabéns pelo trabalho ! 👏🏽
O problema ė esse: não adianta trocar a gasolina se o motor ė um lixo...
Como sempre as soluções param na parte política .
É sempre esse o empecilho pro avanço da liberdade.
É mais fácil as pessoas mudarem por conta própria do que a solução vir da boa vontade do stablishment.
Ótimo vídeo Fernando.
É foda mano.. Quando é pra inchar a maquina publica, meu amigo, é com extrema facilidade mas se for no caminho contrário ao governo, é complexo dms.
Exatamente! Qual das opções a seguir tem a possibilidade de oferecer o melhor caminho? Milhares (ou milhões) de pessoas segurando o timão de um transatlântico ao mesmo tempo para seguir para a mesma direção ou você sozinho guiando seu barquinho de pescador indo na direção que você acredita?
@@TheMcnamara2000efeito da democracia, as soluções boas não tem apoio das massas
@@wsrocky o problema é o efeito Torre de Babel.
@@enzugabriel8035depende muito
Uma moeda própria, e todo um sistema financeiro funcionando, garante a Soberania de um país
A Argentina chegou ao ponto de ser como uma pessoa que deve tanto que não é mais capaz de assinar os próprios cheques.
Aula TOP !!!!!!!
Obrigado
Fiquei em dúvida sobre como aconteceria na prática. Por exemplo: se sou um banco argentino e quero dar a opção de meus clientes transacionarem em dólar. O que eu faço? Como eu me conecto aos sistemas de liquidação e custódia dos EUA? O governo dos EUA não precisariam permitir eu me conectar a esses sistemas?
Acredito que são utilizadas as reservas em dólar que o país tem (Hoje Argentina está com 25 bi USD segundo BC deles). Os EUA e o governo nem participam do processo.
voce pode utilizar usdt amigo, que se foda o dólar que conhecemos. Expanda sua visão.
@@gabrielgreff5911 mas é isso que eu estou tentando entender. O que é USDT? Como vc usa uma moeda emitida em outro país pra liquidar operações no seu país?
@@rodolphob.7882 então, o valor equivalente em dólares eu entendo tbem que o BC argentino tem em reservas. Mas tenho duas dúvidas:
1) acho pouco provável que o BC tenha dólares suficientes para depositar para cada cidadão todo o patrimônio financeiro do país
2) mesmo que tenha esse valor em dólares, como vc faria a liquidação? Com papel moeda é simples, mas hj em dia é tudo por sistema. Qqer banco do mundo pode se conectar a esse sistema? Os EUA permitem?
Pq pensa se eles adotassem o Real. Para os bancos oferecerem essa possibilidade aos seus clientes, eles teriam que estar conectados ao SPB. Como fariam isso? Usariam um banco brasileiro como parceiro? O Bacen brasileiro é o regulador... Será que ele poderia impedir esse banco brasileiro de fazer essas transações pelo fato do beneficiário ser argentino? Enfim... Tenho muitas perguntas... Rs
@@rodolphob.7882 na verdade eles não tem isso não.
No cálculo dessa suposta reserva de 25 bilhões entrou: as linhas de crédito fornecidas pela China, ou seja, empréstimos em Yuan que eles malandramentre converteram como se fosse dólar na hora de divulgar essa contabilidade aí, além dos depósitos em dólares nas contas da população.
Pelo que vi eles têm menos de 5 bilhões de dólares de verdade mesmo.
Não há lógica neste raciocínio... isso porque se dissolve o BC argentino, mas a economia desse país se torna dependente do FED. O que muda? Apenas o polo econômico com dependência de uma moeda estrangeira...
Mas a dolarizacão também nao traria implicações como uma fragilidade da soberania nacional, principalmente em relação ao EUA? Que pode em qualquer situação bloquear as reservas em dólar. Da mesma forma que fez com a Rússia recentemente?
Na ideia do Milei o povo trocaria o dólar por outra moeda. Liberdade total pra escolher.
Ainda tem a questão que o dólar ultimamente tem demonstrado algumas fragilidade como moeda e os EUA também vem passando por governos gastadores que vem inflacionando o dólar.
Dolarizar significa ficar totalmente dependente das políticas e interesses econômicos de outro país. Os EUA não vai fazer políticas pensando na pobre coitada da Argentina que resolveu usar dólar. Isso é fato. É muito diferente de uma moeda como Euro.
@@LtW00dyo plano do Milei é a liberdade monetária brother, o dolar não tera curso forçado na economia. Se EUA sacanearem, os argentinos passam a usar Euro, Yene japonês, seja la o que for. É que o dolar na argentina ja esta bem difundido, então ela tende a predominar no mercado
@@lucasantos808 Mas antes de mudar outra vez de moeda vão quebrar outra vez e sofrer um bom tempo, tendo seus recursos transferidos para os EUA, pois o custo de trocar de moeda é altíssimo. Não se troca de moeda da noite para o dia sem enormes efeitos colaterais. E os EUA poderiam sugar recursos da Argentina imprimindo dólar a rodo enquanto a Argentina não trocar novamente de moeda, o que poderia durar tempo.
O plano real também foi baseado no dólar. Uma URV equivalia a um dólar.
Mas no caso argentino caso o Milei concretize, o peso deixará de existir.
Então, teve a base do dólar pra deixar nossa moeda forte, a reforma do Milei acaba 100% do peso argentino...
Nunca deixou de existir cambio no Brasil.
@@samuelironic5917acontece que no longo prazo o real vai de Vasco também, é um fato
@@barrosocamelo8228nunca mas teve época boa tipo: a moeda brasileira atingiu sua cotação máxima no dia 31 de Março de 1995, quando R$ 1,00 chegou a valer US$ 1,20.
Gratidão 🇧🇷🇨🇦
A ideia é boa. Porém, não sei de onde a Argentina conseguiria esses dólares para inserir em sua economia, para substituir o peso. Visto que o país não possui reservas.
Ele já tem uma viajem agendada para conversar com os repúblicanos. No EUA. Creio que essa metade de dólar imprimido... Sendo transportado para Argentina! Pode tirar os americanos de uma futura crise. Lembra que o EUA imprimiu dólar pra desviar da crise ? Então esse retorno vai tudo para Argentina
Por isso que os locais turísticos da Argentina estão bem e os demais estão ferrados…
Faz que nem no Zimbabwe, onde até dólar faltando pedaço tem valor. Desde que não seja falso, pode-se rasgar a nota no meio e fazer duas. Antigamente se pagava serviços assim kkkkkkk
Metade da nota do começo do trabalho e metade no fim.
Para nos pobres, isto nem passa pela cabeça, mas ter muito dinheiro também é um problema. Como a economia argentina está sub operante, vulgo na merda, há bons espaços para investimentos relativamente rentáveis tais como modernização de infraestrutura, modernização de parque industrial, abertura de linhas de crédito entre outros investimentos. O que lógico é necessário é que o governo não seja muito maluco, não fique cagando regras de "regulação econômica" e quebrando contratos a todo momento se isto ocorrer as instituições que tem muito dinheiro naturalmente podem aportar capital na Argentina na expectativa de ter seus ativos valorizados. Mas leva tempo, ninguém vai crer num curto espaço de tempo que a sociedade argentina deixou de ser, assim como a nossa, economicamente estúpida.
@@vdkrjtv6851Devo ter entendido errado, mas... Milei irá aos EUA pedir dólares aos americanos e eles irão enviar?
Fernando urich tmj
Seria uma oportunidade investir na Argentina neste momento, vislumbrando o crescimento com a dolarizacao? Se sim, como fazer?
Eu vou investir no Paraguai. Mais garantido. Essa mentalidade bosta não muda tão cedo, e o Milei corre ainda mais risco de ser bolsonarizado com um establishment mais forte. Vai ser difícil aprovar qql coisa.
Nao. Maiores são as chances deles irem pro buraco de vez.
Não, mesmo se tudo oq milei fala se concretizar acho dificil a argentina se recuperar tão rápido com inflação 100% e pobreza atingindo +40%
@@samirSchcomo assim investir no Paraguai? Comprando ações de lá??
@@opedrogszolha o Equador por exemplo... Inflação só existe por conta do Banco Central, a partir do momento que você o mata a inflação vai pra zero em papo de 1 ano
Excelente, Ulrich! Obrigado. Grécia, excelente escolha.
Millei: mais uma solução fácil para problemas complexos. Novamente parte significativa da população e especialistas caindo nesse conto. O problema de usar o dólar é que ele vai valer muito, mas em pouco tempo as pessoas não vão conseguir tê-lo.
Só o tempo dirá.
O plano não é exatamente dolarizar a economia, é usar qualquer moeda que vc quiser, pode ser o dólar, euro, Bitcoin etc...
Enfim, como falei antes, só o tempo vai nos dizer
As pessoas podem ESCOLHER, não significa que vão ser forçadas á usar o dolar
mas é simples mesmo kkk o dolar ja é usado como base pra tudo, seria so oficializar
O que vcs acham agora dele, já que acabou de agregar para o Lula? Não passa de um moleque, né?
Excelente como sempre, Fernando!!!
Os EUA não se financiam com emissão de moeda própria e títulos de dívida em moeda própria? O vídeo atribui a esta pratica a péssima economia da Argentina, mas isso é o que fazem os países desenvolvidos. Eles precisam é arrumar uma moeda forte nacional, como fez o Brasil, senão estarão abrindo mão da soberania de ter planejamento financeiro próprio e vão se portar, aí sim, como a economia de uma família, que precisa ganhar antes de gastar.
Pesquise sobre dolar milk-shake e você vai entender.
Soberania é o meu rabo. O estado num tem que ter soberania de nada, quem tem que ter soberania é o indivíduo.
Ser forçado a usar um papelzinho colorido é escravidão
Rapaz, sabe aquele ditado " você vai pular da ponte porque seus amigos estão pulando"... não é porque os países desenvolvidos faz, que é certo fazer. Muito pelo contrário, EUA está fazendo tanto isso ao ponto de ser um dos motivos do porque querem tirar o dólar como moeda mundial. Porque a inflação americana, causanda pela expansão monetária( principalmente depois da pandemia), quem paga a conta é o mundo...
Eles já tem a moeda nacional e o banco central, qual o próximo passo?
Exatamente!
Toda utopia é adorável aos ouvidos. Urich e o seu sonho libertador. Urich não consegue largar seu lado adolescente
Talvez, o controle da inflação não depende só de um papel moeda, como foi muito bem abordado, no entanto, na minha humilde opinião, seja yaun, rupia ou dólar, sendo essa última, também estar convivendo com aumento da inflação no seu país de origem, sem falar no uso histórico para aplicar sanções econômicas para diversas nações, "um dos" motivos, atualmente, para alguns países dar início a negociações com moedas distintas. "Um dos" princípios básicos da inflação, na minha humilde opinião é, por exemplo: ... se um objeto custa e/ou vale, um real e, se eu triplico a produção desse "um real" e não triplico a produção do objeto, logo terá mais procura do que demanda. Talvez uma das soluções para o controle da inflação são investimento em infraestrutura, educação, pesquisa científica e saúde, "uma das" condições necessárias para melhorar a produção e/ou oferta, seja de itens de consumo ou serviços, talvez isso, tornará a lei da oferta e procura "um dos" maiores definidores de inflação ! Parabéns pelo vídeo!
Excelente!! Como sempre!
Uma dúvida. Se a Argentina está quase sem dólar, como funcionaria o estímulo para a dolarização? E a atual moeda, como funciona para tirá-la de circulação?
Precisa estimular o que já acontece no dia a dia?
E é só parar de emitir que a moeda sai de circulação. Bem simples
Provavelmente seja o País q mais Dolar possui no mundo, todo mundo esconde e guarda embaixo do colchão para q o Estado Ladrão não pegue, só liberalizar e vai ver a quantidade de Dólar q aparece!
@@Ragnarr15755não é só isso não. Tem todo o role de quem investe em renda fixa lá por exemplo. Vai ser obrigado a vender quando para de emitir? Vão converter pra a divida pra dólar? Tem mais uns mil pontos pra olhar, não è tão simples não.
Com o tempo os próprios argentinos deixariam de dar valor ao peso antigo. Com a desvalorização ele já quase nem tem valor, ao trazerem o dólar como uma possível moeda corrente todo mundo quererá a moeda ao invés do peso.
@@Ragnarr15755realmente.
Ótima explanação... parabéns!!
Quem tem maturidade financeira é os EUA , que dobram a dívida a cada 10 anos e se alavancam com o dinheiro do mundo
A Argentina com o Milei vai passar a ser a campeã de crescimento na América Latina.
Infelizmente nossas caixinhas mágicas direcionadas pela corte nos impediram de continuar progredindo.
A nova Argentina será um modelo para o Brasil.
Ótimo vídeo! Essa eleição vai ser uma excelente experiência para ver a teoria sendo aplicada na prática. Tomara que dê certo para os hermanos. E assim outros países podem seguir um novo e melhor rumo
Testar teorias nunca antes aplicadas a custa do sofrimento de um país inteiro vale mesmo a pena? O problema da Argentina sempre foi como fazer, não oque fazer, o que fazer todo mundo sabe
@@cristianferrari4984sim é válido, sofre eles já estão sofrendo. Já viu como está a economia lá? Desemprego? Poder de comprar?.
Melhor então continua o que já tem pois está dando muito certo!!!
@@cristianferrari4984 bom, algumas teorias já foram largamente aplicadas e seus resultados se provaram e continuam sendo CATASTRÓFICOS, como a própria Argentina pode atestar. Por outro lado, as teorias defendidas por Milei tem largo apoio teórico por parte de gente conhecedora de economia. Pode dar errado, como várias ideias econômicas esquerdistas já deram. Mas pode dar certo, como várias idéias econômicas liberais de direita... Enfim, se o povo argentino em seu desespero quiser testar, seria bem vindo, porque, se der certo, mais países poderão tentar algo que deu certo e se der errado pode-se melhorar a teoria ou abandoná-la para não insistir em algo ruim, ao contrário dos usurpadores esquerdistas que deixam seus países na miséria... Enfim, acho que você entendeu meu ponto, mesmo se não concordar com ele
@@cristianferrari4984 "O problema não é imprimir dinheiro, mas como imprimir" 😂😂😂😂
@@cristianferrari4984acontece que o país já sofre com 60% da população em pobreza, pra mudar esse tipo de situação PRECISA de movimento radical
Parabéns pela explanação.
O mais importante do que fazer, é o Como fazer e Como Vender o que vai fazer. Acho o plano bom, mas de ruim forma de venda dele. Terá barreiras astronômicas e se no fim, der errado, porque a curto prazo os problemas serão maiores que os benefícios... se lá no fim demorar pra dar resultado, o sistema engole ele e volta pior que do início. Tem que ser bem feito, mas melhor ainda a venda de como será feito, os problemas e o resultado esperado. É arriscadossimo e pode dar tudo errado, sem a atenção à venda do plano ao povo. Sistema e mídia serão 1000% contra.
Só vai dar ruim pro stablishment. Pq o povão já usa dólar no dia a dia pra tudo. Não ia mudar em nada a vida deles
Eu acredito que o Argentino não está preparado para passar pelo perrengue inicial dessas medidas pró mercado.
Otimas informações obrigado pelo vídeo.
Fernando, eu tenho uma dúvida. Quando há uma emergência no país como a covid ou uma calamidade, chuvas excessivas por exemplo. O país que emite a sua própria moeda consegue aumentar os gastos públicos de forma pontual para enfrentar a emergência. No caso da economia dolarizada, como isso funcionaria? Eles perderiam essa capacidade de aumentar os gastos para fazer frente a calamidades?
Sim e isso é otimo. Ao inves de usar o cartão de crédito como reserva de emergencia, usa-se a poupança.
Não há possibilidade. Quem vai emitir a dívida é os EUA.
Não existe a possibilidade, simples assim... Quem resolveria os problemas seriam entidades privadas
Esse vídeo foi uma aula.🎉
PUTA merda esse canal é mto bom. Tudo que quero saber o Ulrich explica
Que ele explica ele explica, se está correto é outra história kkkkk
Gostei da explicação
Ulrich, essa dolarizaçao nao poderia ter um efeito parecido com a análise do Rothbard sobre o euro? Afinal, nao existiriam politicas monetarias Argentinas, mas existira politica monetaria Americana e a Argentina ficaria a mercê destas. Por esta razao a inglaterra nao adotou o Euro.
Na verdade depende, as pessoas poderiam escolher a moeda, se o Dólar fosse de Vasco as pessoas escolheriam outra moeda, como o Bitcoin, euro, moeda Suíça etc
Sensacional, obrigado
Fernando, por favor faz um video sobre a disparada de mais de 70% dos titulos publicos em bitcoin de El Salvador. Atraindo muito gente
Teria algum vídeo de como investir nesses títulos?
Onde não tem ordem vira bagunça.
O Panamá não tem banco central e funciona muito bem
@@MANTruck-nv9usque cresce 15% ao ano e em breve vai passar a Argentina se as coisas continuarem nesse ritmo 😂😂
@@MANTruck-nv9us e advinha em quais países tão os trouxas que adoram estado paternalista?
Acertô. É aqui no Bostil e na Argentina mesmo 😘😘
País de paraísos fiscais
Muy bueno este episodio, siempre información valiosa!
Ok, Urich. Mas um detalhe, de onde viriam os dólares para está dolarização, visto que o peso estaria abandonado, e as reservas Argentinas não tem valor para essa conversão?
Boa pergunta 😂 vi outro economista dizer que os próprios argentinos tem cerca de 250 bilhões de dólares guardados, não sei se é verdade. Porém, isso é pra uso próprio, ninguém vai sair gastando no meio de uma crise absurda
@@cristianferrari4984 bom, se tiverem esse volume de reservas, já viabiliza um processo gradual. Assim, a economia não iria travar. Mas teriam de ter um volume de dólares em poupança razoável.
@@cristianferrari4984 E eles doariam esses 250 bilhões ao governo Argentino falido? kkkkk
Excelente vídeo em Ulrich, muito bem didático e direto! Fora a edição e o ambiente de gravação!
Viva la libertad carajo
Se este homem ganhar, irei celebrar muito! Grande homem!!!!!
Um homem de honra, de valor, e não um moleque!
kkkk
Viva a liberdade, rumo ao ancapistao!!!!!
Ganhou ❤
Volto daqui dois anos pra comentar o grande homem 😂
Enquanto o BC da Argentina corre perigo, o BC do Brasil é um perigo para nós.
Então vx prefere que dólar passe a valer 10 reais, se não fosse nosso bc isso não seria loucura, e um comentário típico que adota o pensamento desses políticos , que ainda não tiveram a oportunidade de controla a moeda nacional.
Ganhou mais um inscrito. Parabéns pelo trabalho.
Obg!
O Brasil já passou por esse processo de dolarização. Antes do Real, foi implantado o URV que equivalia a 1 Real , que por sua vez equivalia a 1 Dólar americano
Nessa época o Brasil ainda tinha reserva de dolares para implementar o URV. O problema é que a Argentina tem 0 dólares em suas reservas
Uma questão de soberania. Banco Central, não deveria ser autônomo. E, isso, significa internacionalizar a Economia, no controle dos juros.
Época onde muita gente que tinha o Cruzeiro guardado na poupança se ferrou. Teve muito suicídio nessa época e na época do plano Collor.
Não tem qualquer relação entre as propostas, no caso do Real o lastro era o Dolar, no caso do plano do Milei o Peso deixa de existir. No Brasil o BC valorizou artificialmente a moeda para que ficasse em paridade com o Dolar.
👏👏👏 seria ótimo
Abrir mão da emissão de moeda tb n gera riscos à soberania de um país? Abraço professor
Não. Próximo.
Sim, ainda mais de forma unilateral, pois é impossivel que o país emissor se preocupe mais com o país periferico do que do bem estar proprio, isso não existe.
Bela explicação!
Parabéns
Grata pelo vídeo, ótima explicação. A Argentina segue com dificuldade de enfrentar seus desafios e apostando em soluções mágicas. Neste quesito em momentos dramáticos, o Brasil conseguiu reunir coragem para arrumar a casa. Sinceramente, espero que possamos encontrar saídas para nossa situação atual.
Sabemos a saída porém somos preguiçosos e covardes
@@jui839Qual é a saída?
"o Brasil conseguiu reunir coragem para arrumar a casa" kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk rindo muito de ter lido essa merda.
Brasil só fez gradualismo ridiculo que está muito longe resolver qualquer coisa. Reforma da previdencia é o melhor exemplo,não acabou com a previdencia dos servidores e militars que é o maior rombo
@@HojesimbrA morte do Brasil e sua separação em varios países
@@carlosolivera4864 Fomos exemplo para o mundo com o combate à inflação, o plano real é estudado mundo afora.
Qualquer atitude na direção de diminuir o tamanho e influência do estado é muito bem vinda.
Excelente explanação. Vamos torcer para Argentina encontrar o caminho viável para as reformas econômicas . Torcer para vitória de Milei
Sabe de nada inocente 😂😂😂
Excelente
1. Como dolarizar uma economia que não tem dólares?
2. Como fica quando o emissor de dólar (EUA) resolver reduzir a base monetária e gerar escassez de dólar?
A primeira pergunta é excelente e tenho pensado exatamente isso... mas há sim outras possibilidades, por exemplo a Argentina pode vender sua participação na YPF, ou venda de concessão de exploração de petróleo e gás... ou minérios ou mesmo parques indústrias e ganhar em longo prazo...
Quanto ao segundo questionamento, a minha maior dúvida é justamente o contrário! Como a economia Argentina irá reagir quando os EUA expandirem a base monetária e diminuírem a escassez do dólar... já que é justamente essa expansão que causa inflação...
A primeira pergunta é muito fácil de responder. Quando eu era criança a gente ia no mercado com 10 centavos e comprava 10 balas. Tinha muita pouco Reis aqui em casa, mas compravamos tudo do bom e do melhor.
@@endriquecampanine2319impressionante como a galera não entende essas coisas ne brother. E outra, ja tem muito dolar circulando na argentina
@@lucasantos808 na verdade a pergunta do amigo lá em cima está direcionada ao Estado Argentino, o dólar circulante é uma coisa, outra coisas são as reservas do Estado...
@@saulowarrior brother, pq o estado tem reservas em dolares? Pra fazer politica monetária. Se dolarizar, pra que essa reserva? Entendeu?
Na vida, todo problema tem solução! Se não tiver solução, já está resolvido!
A idéia do Milei tem sensatez!
Vai ser interessante acompanhar, dando certo, vai ser o terror desse nosso governo gastador que rouba o cidadão .
Dando certo kkkkkkkk
Excelente didática .
Ulrich, podemos dizer que o Brasil no início do plano real foi uma espécie de dolarização, quando tivemos uma paridade 1:1 com o dólar?
Real foi uma dolarização sem ser uma dolarização.Quando colocou um real um dolar fopi do cambio fixo que gerou uma mega inflação an epoca
Criaram a URV pra disputar com o Cruzeiro (de fevereiro e julho). Ao encerraram o Cruzeiro criaram o Real mantendo paridade com dólar.
Mas a economia ficou estagnada (e a dívida externa subiu nas alturas) durante 4 anos forçando governo a desvalorizar o real para U$2 pra gerar empregos e reativar a economia.
@@Fer2Nandoeles não fizeram reformas economicas para acompanhar o pareamento e no final cederam
Obvio que não, dolarização é quando se extingue uma moeda e se adota o Dolar, o Brasil apenas criou uma paridadade da moeda nacional com o Dolar, o que não tem nada a ver com Dolarização. Milei quer acabar com o Peso.
Meu respeito, professor
A estratégia do grupo de Milei é deixar em circulação simultáneamente as duas moedas o dólar e o peso deixando a liberdade individual da escolha da moeda para seu uso pessoal, esta escolha naturalmente vai pender do lado do dólar.
Mas já não é assim?
Mas já está do lado dólar... Eles testaram o yuan e não deu certo! Kkkkkkk muito Argentino que conheço Aki em Búzios RJ eles falaram, que o peso é uma bosta desde sempre nunca teve valor! Pôs o Chile, tava fazendo acordos só com venda em dólar kkkkk por isso dá reserva de dinheiro alto.
@@marcelocoliveira5203 hoje tem: "Dólar Blue", "Qatar", "Netflix", "Coldplay", "dólar turista" "dólar soja" "dólar agro"
O Equador fez isso nos anos 90 e o resultado foi desastroso. 'Ahn, mais aumentaru os investimêntu istragêru no ECUador e a iconomia cresseu...' - dirão os anancaps virjões que mal concluíram o ensino médio. O dinheiro da especulação, que trata os países como prostíbulos em liquidação ficou um tempo no Equador, criando uma falsa sensação de crescimento. Quando a fatura dos efeitos deletérios da dolarização chegaram, o capital especulatório voou. E o Equador virou terra arrasada..
@@Idonteatdogprimeiro que o equador não fez nos anos 90, mas sim nos anos 2000. Além disso, crescimento de um país vai muito além de baixa inflação, que pelo menos isso os equatorianos tem, e adoram pelo visto, ja que vetaram a tentativa do socialista do Rafael Correa de voltar com o Sucre.
Excelente analise
Fala Ulrich, excelente vídeo como sempre. Você acha que já da pra começar a pensar em trocar o Brasil pela Argentina? (Residência física e fiscal)
HAHAHAHA
Vai pra lá mesmo 😂😂😂
Hehhehe calma. Espera um pouco
@@iuryszaSe o Milei ganhar, vai ser uma opção bem viável em relação ao Brasil no longo prazo
@@FernandoUlrichCanal pode ser um plano C. O plano B (e quase A) é o Panamá pro ano que vem.
@@MANTruck-nv9usEl Salvador mandou lembranças
Uma aula de história e economia.
ACHA MESMO?
Mas ele não falou que já vimos isso antes. @FernandoUlrichCanal
1999 ou 2023??? Acha que um país pode dolarizar sem a permissão e participação dos Estados Unidos? A diferença, hoje, é a geopolítica por trás da economia!!! Os USA não querem perder, para a China e pós globalismo, a maior RESERVA de lítio da América junto com o Chile.
Dollarization in Argentina, 1999
By François Velde , Marcelo Veracierto
François R. Velde, Marcelo Veracierto In January 1999,
Argentine president Carlos Saúl Menem announced his intention of “dollarizing” Argentina’s economy, i.e., adopting the U.S. dollar as Argentina’s sole currency. His intent is to protect the Argentine economy from speculative attacks on its currency, such as those observed in recent international financial crises. There are two ways to implement dollarization. One is for Argentina to proceed on its own; the other is for Argentina to seek a formal arrangement with the U.S. In this article, we discuss the possible costs and benefits of dollarization. We show that, while it is feasible for Argentina to act unilaterally, there are strong incentives to seek a bilateral arrangement.
Milei vai fazer a Argentina dançar o seu último tango.
exatamente, vai pregar o ultimo prego na tampa
Amigo, quero ver o que você vai dizer quando as mudanças levantarem o país
@@amadeusoliveira9846n Você é acha uma boa ideia colocar todos os ovos numa única cesta?
A argentina já se dolarizou em 1990 até 2001; deu completamente errado
Fernando, você tem algum video sobra a escola austríaca? Caso não tenha, poderia falar a respeito um dia comparando com outras escolas? Obrigado, aprendo muito com você.
Fernando me dá muita vontade de fazer Economia.
Caso escolham o fim das instituições políticas e políticos , as coisas começarão a evoluir de forma assustadora .
um homem adulto escrevendo uma merda dessa.não tem vergonha não.
Evoluir para o suicídio 😂
Como um pais fonciona com uma moeda de outra
E se o dólar perder seu poder de compra e influência? Vejo que em seu outro vídeo citou que os EUA vem imprimindo dinheiro em demasia, gerando inflação e desvalorização da moeda. A Argentina como país não perde a independência neste caso? Pois fica sujeita a administração do banco central americano. Fora que se em algum momento isto for por água, dólar não ser mais utilizado mundialmente, qual o controle eles teriam para se blindar para com este risco?!
Esta ideia é esdrúxula, pois o dólar não é emitido por empresas, não é um título privado, uma dívida com garantias.
Eles simplesmente mudariam para outra moeda já que seria baseado na oferta e demanda privada
Exatamente isso. Estão colocando sua economia dentro da economia de outro país, logo colocando todos os ovos numa unica cesta.
Bela análise!
O melhor candidato que a Argentina já viu, e possivelmente um dos melhores que a américa do sul já presenciou. As propostas de Milei significam no mínimo uma nova onda liberal/libertária nos países periféricos americanos.
Volto daqui a dois anos pra te dizer. "Eu avisei"
@@resenhasperfumadas se Massa vencesse, o que diria para mim daqui a dois anos?
É um bosta como qualquer outro caudilho caribenho
Que Deus dê a Vitória ào Milei ! 🙏
Boa sorte ao Milei pela coragem de mergulhar num poço denso de socialismo. Espero que não perca a sanidade e que tenha fôlego pra chegar vivo do outro lado.
Se realmente estiver disposto a fazer isso, vai virar um Vilavicencio. Se sobreviver a qualquer atentado, e ainda assim insistir em derrubar o BACEN argentino, é guerra civil na certa. Argentina é tão dominada pelo crime organizado quanto o Brasil
Vídeo topissimo
Ansioso pra ver o que vai rolar. Meu palpite é que não vai funcionar, assim como o comunismo não funciona, o anarco-capitalismo também não... mas estou na torcida pra dar certo.
Ele disse que vai acabar com o estado? 😂😂
O único país com mais de 150 mil habitantes sem um banco central é o Panamá. Pra todos os efeitos, acabar com o banco central já coloca a Argentina mais próxima do anarco-capitalismo que todo resto do mundo.@@Ragnarr15755
@@geancarlos1316 ele só é pragmático. Ele sabe que o estado não vai acabar amanhã e o melhor que ele pode fazer é reduzir ao máximo o tamanho do estado
Fernando Ulrich, pavinato, Bárbara, são os melhores das Redes sociais.
E acabar com o peso. Pq essa moeda é atrasso da população.... Sempre foi! Creio que os próximo que vão adotar o dólar isso abrirá um novo concorrente contra o brics! Mesmo tempo o G7 também é Uruguay,Chile, pentágonia. Como eu digo mesmo a BRICS, adotar o lastrado de ouro... o EUA é oque tem mas reservas de ouro! China é o maior que produz ouro! Pelo azar da china, a Austrália está em segundo maior reprodutor de ouro! Austrália está com EUA! E pode fornecer ouro. Kkkkkk eua nunca fica para trás..
@@MANTruck-nv9us não fica fraca! Por que Austrália é forte com mesma adotação do dólar ? Se Argentina adquirir e fornecer gás natural para toda Europa kkkkkkk adeus sanções russas! Argentina vai disparar nós PIB! Eu rezo muito que dê certo esse governo argentino e saiba manusear o dólar! Porque vai lucrar demais.
@@MANTruck-nv9us mas na verdade nunca América do sul vai ser unida! América central só tem seus únicos rival que é a Nicarágua e Hondura. Que não quer se juntar ao presidente de el salvador! Ele disse ; se esses 2 buscar abrigo aos chinês e russo eles irão se reunir com EUA como ; Guatemala,yucan,Belize,costa rica, Paramá esses lugares serão top para os americanos, franceses e britânicos. Caso china tenha qualquer controle do Brasil... Por que eu creio que china está em planos e ferrar todos dá brics daki um futuro... Caso o anti Cristo não apareça nesse caminhos kkkkkk
Brics é irrelevante
@@MANTruck-nv9us continua irrelevante.
@@MANTruck-nv9us a posição dos EUA em relação ao Brasil é de indiferença e conveniência.
Vai Milei!
Cai aqui de paraquedas,e acho que nosso presidente deveria contratar este grande sábio certamente tem uma grande fortuna!
Vixi. Complicado