Até eu que sou lésbica já quis um Mr. Darcy. hahaha Ele possui defeitos, como todo ser humano, como a Lizzy também tem, mas não tem falha de caráter, que é uma coisa que precisamos aprender a distinguir na hora de escolher alguém para se relacionar. O oposto do Darcy é o Wickham, um homem aparentemente agradável e simpático, mas com sérias falhas de caráter.
Eu sou extremamente curiosa para saber o que tinha nos diários e nas cartas! Pelos livros ela já era sarcástica, imagina pessoalmente! Deveria ser uma fofocaiada maravilhosa! Eu amo a Jane❤️ Quanto ao Mr. Darcy minha brisa que ele é tão endeusado porque ele muda pela Lizzie! Porque no fundo ele é detestável , preconceituoso e arrogante! Mas no fim, ele engole o orgulho e age a favor dela, se tornando o “ideal” de cônjuge, que muda por nós.
Nossa, Taty, eu tenho um incômodo tão grande com isso do Mr Darcy ser o mais maravilhoso de todos (que na minha visão vem dos leitores, e não do livro). Esse é o livro do mês do clube de leitura da faculdade, tava pensando em nem reler, mas agora acho que vou.
Acho Jane Austen uma delícia de ler. Gosto muito de Orgulho e Preconceito, mas o meu favorito é Emma. É, o Darcy é um cara super do bem, muito legal o que ele faz pela irmã doida da Lizzy, mas depois do casamento, como seria? Que pena que nem uma cartinha, nenhuma página de diário da Jane ficou pra gente, né? Brisa boa a sua, Taty! 😍
Nossa, que alívio. Li Orgulho e preconceito há pouco tempo, esperando amar o Sr. Darcy. Não consegui entender de onde vinha tanta adoração. Agora estou mais tranquila, não li errado... adorei as brisas, perfeitas!
Depois da frase "estamos presos ao ideal" e "estamos na merda, afundados num ideal" só consigo lembrar do Mal-estar na civilização ensaio do Freud de 1930. Acho que seria uma boa leitura para brisar Taty! Adorei o vídeo.
Não sabia que as cartas e diários de Jane Austen foram queimados. Saber disso me dá uma dor imensa no coração. Eu acho que ela era interessantíssima! Eu não curti muito o Darcy. Meu personagem favorito de OeP foi o pai da Lizzie e eu odiei a mãe dela, mas hoje percebo que fui injusta com ela. A real é que a posição dela era péssima, imagina um belo dia se ver na rua, ter sua casa tomada de vc e ficar sem opção nenhuma na vida só pq não tinha um pau entre as pernas? Ela continua sendo impertinente, intrometida e chata, mas olhando para ela hoje com mais empatia me pergunto que tipo de pessoa eu seria se não tivesse poder nenhum sobre a minha vida, sobre a vida da minha família, sequer sobre a casa em que vivo...
Tô ouvindo o áudio desse livro no Storytell e tô gostando. Esse negócio de identificação é tão forte que os romance de Julia Quinn ( que baseado nessa época) é um sucesso que virou até série na Netflix...
Brisei com você nesse vídeo. E que reflexão importante nesse final... Realmente, é preciso lembrar e relembrar que todo relacionamento terá suas dificuldades. Já vou colocar o livro na minha meta do mês.
eu já li op umas 3 vezes e se eu fiquei com vontade de reler, eu tenho certeza que quem não leu, vai querer depois desse vídeo hahah caí de paraquedas aqui e AMEI tua brisa. a jane era incrível, eu sou apaixonada pelos livros dela. eu sempre li pelo viés mais romântico da coisa, com certeza vou ler de novo com outros olhos!
Ia falar de como essa brisa foi importante pra mim nesse momento mas acho que é um assunto sempre relevante e que a gente já gasta e ainda vai gastar muito aqui na internet. É como você falou, conexão é imprescindível, e é por isso que refletir e se deixar levar por essas ideias é muito necessário. Não vai ser fácil e nunca vai estar tudo certo, mas tentar é o que há! Devagar e sempre :)
nossa, acabei de ler tb! minha companheira foi ler e me puxou junto qd a gnt percebeu q eu nunca tinha lido hahahaha adorei a brisa, esse livro tem mt pano p manga p ficsr por horas e horas❤
Mais uma entusiasta das suas brisas literárias. Gosto muito como o livro pode ser o ponto de partida para reflexões tão pessoais. Muito obrigada pela lindo trabalho e por todo o cuidado presenteem todos os seus vídeos. 💖
Tatiany, muitas e ótimas brisas contigo nesta super resenha! - Vamos curtir mais este rico conteúdo, com as suas resenhas descontraídas e bastante expontâneas, com maravilhosos comentários e inteligentes críticas. Bravíssimo, Tatiany!👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Eu nunca quis ler nada da Jane Austen, me passava batido. Mas você falou a palavra chave FOFOCA, agora estou interessada. Amei que você deu todo um contexto histórico da época e lugar, tudo fez muito mais sentido.
Já comecei a ler Orgulho e Preconceito algumas vezes e nunca fui muito adiante, em parte pq me dava nervoso de ver só a parte que era para convencer os homens da época que o livro era "seguro para mulheres". Agora vou ter estímulo para ler todo!
Terminando o vídeo, eu queria adicionar ao meu comentário anterior que, ao meu ver, o problema nos relacionamentos atuais não é o excesso de idealização de quem deveríamos nos relacionar romanticamente, acho que, pelo contrário, tá faltando idealizar um pouco. A própria Jane Austen recusou a se casar sem amor, e finalizar os livros com casamentos por amor, era de certa forma uma quebra da norma social. Quando eu digo que tá faltando idealizar, é no sentido de não aceitar migalhas, não se relacionar por meras convenções sociais, deixar de ser levado pelas primeiras impressões e escrutinar o caráter, como a Lizzy e o Darcy fizeram um com o outro antes de se envolverem. Permitir que o afeto tenha tempo de amadurecer. E sim, a parte de esperar que o seu parceiro ou parceira resolverá seus problemas, é problemática, mas no caso do Darcy e o problema da família da Lizzy, eu vi mais como uma prova não só do interesse dele, mas dos valores dele, porque ele podia simplesmente fazer um monte de festas, esbanjar dinheiro que a família da Lizzy ia adorar, ele não estava só querendo impressionar a Lizzy, ele estava fazendo o que acreditava ser correto. Esse é o único relacionamento hétero que eu defendo até o fim. hahaha
Muito bom!! Mas é foda ver que mesmo com tudo que ela quis nos passar com os livros ironicamente pegaram o retrato dela pra modificar e colocar na caixinha que queriam que as mulheres estivessem
Eu fui ler Orgulho e Preconceito por causa da novela Orgulho e Paixão que foi livremente inspirada nos livros da Jane Austen mas fiquei "errrrr" porque não me apaixonei pelo Darcy. Pego o Darcy brasileiro do Tiago Lacerda e vou embora.
Minha brisa com orgulho e preconceito (li no início desse ano tb) foi um pouco diferente pq eu foquei mesmo na protagonista, a lizzy. Detestei ela, mas amei detesta-la pois me vi nela. Quanto ao mr. Darcy, ele é charmoso, mas eu não senti isso de querer um mr. Darcy. Eu impliquei mesmo com a lizzy e achei ela detestável e muito palpável. Ela é uma pessoa que pensa, que julga e que parece aprender com os erros, a assumir que errou. Enfim. Pra mim, o brilho do livro não está só na lizzy, claro, mas especialmente nela. Gostei muito e deu vontade de ler mais da autora.
No encerramento eu achei legal a reflexão sobre o ideal de relacionamento e tal, mas a intenção do idealismo fantasioso (contos e lendas) são literalmente para buscarmos sermos melhores. Jane Austen foi brilhante ao criticar sua época, o romantismo literário. Você vê claramente ela criticando isso quando, a todo momento, ela cita o valor que cada pretendente vale, na sociedade 😅.
Você poderia desenvolver mais o tema: o casamento não deve ser a única opção de vida... Gostei da resenha, mas esperava mais da sua crítica ao ideal que nos é imposto.
Eu amo esse livro. Favorito da vida. Mas não consigo ler outro livro de Jane Austen. Li Emma e não curti a personagem. Persuasão, não consegui dar continuidade. Sei lá ..
Eu amo a Jane, entendo a importância de Orgulho e Preconceito, mas confesso que talvez ele seja o único livro dela que não seja um favorito meu (estou relendo as obras dela e em breve terei certeza disso ou não). Ao contrário da maioria eu não amo o Darcy, ele é o personagem masculino dela que eu menos gosto no sentido de haver alguma possibilidade de ter um crush nele - não entendo isso, mesmo com o papel de ""desconstrução"" que ela faz com ele, porque embora ele tenha atitudes desconstruídas, para a época, contexto, classe social não dá pra engolir a transformação dele, pelo menos não como algo genérico, ou seja, que todo o conjunto de homens na mesma posição que ele poderia vir a ter, pra mim, há uma ocultação do poder estrutural de uma cultura machista e pautada no poder, especialmente econômico, que parece flertar de fato com os contos de fadas...isso não é uma crítica, pelo contrário acho que é o melhor tempero do trabalho da Jane Austen a ironia fina, a crítica sutil e debochada, às vezes, infelizmente fina e sutil demais a ponto de nos dias atuais muita gente não enxergar. Por questões de saúde mental fiquei muito tempo ausente daqui, estou voltando aos poucos e cada vídeo seu que eu vejo está impecável, parabéns pelo trabalho. Estou iniciando um projeto novo de vida e trabalho o que está exigindo um bom tempo meu agora, mas aos poucos estou voltando acompanhar o seu trabalho que é um refresco inspirador.
total, também entendo nesse lugar de um conto de fadas, mas ao mesmo tempo não seria isso mesmo alguns romances históricos? Não sei te dizer se ela tinha concepção ou poderia estar além desse lugar de também não desejar pra si algo parecido, sabe? Enfim, novas brisas kkkkk Bem-vinda de volta e boa sorte nesse novo trabalho!
Até eu que sou lésbica já quis um Mr. Darcy. hahaha Ele possui defeitos, como todo ser humano, como a Lizzy também tem, mas não tem falha de caráter, que é uma coisa que precisamos aprender a distinguir na hora de escolher alguém para se relacionar. O oposto do Darcy é o Wickham, um homem aparentemente agradável e simpático, mas com sérias falhas de caráter.
Darcy é justamente perfeito devido as suas imperfeições. É um personagem humano e falho, mas ao mesmo tempo, quer se tornar uma pessoa melhor.
Eu sou extremamente curiosa para saber o que tinha nos diários e nas cartas! Pelos livros ela já era sarcástica, imagina pessoalmente! Deveria ser uma fofocaiada maravilhosa! Eu amo a Jane❤️
Quanto ao Mr. Darcy minha brisa que ele é tão endeusado porque ele muda pela Lizzie! Porque no fundo ele é detestável , preconceituoso e arrogante! Mas no fim, ele engole o orgulho e age a favor dela, se tornando o “ideal” de cônjuge, que muda por nós.
O Sr Darcy e meio tímido ,da pra perceber no primeiro momento ,mas depois ele se mostra um homem lindo. Charmoso.
Nossa, Taty, eu tenho um incômodo tão grande com isso do Mr Darcy ser o mais maravilhoso de todos (que na minha visão vem dos leitores, e não do livro). Esse é o livro do mês do clube de leitura da faculdade, tava pensando em nem reler, mas agora acho que vou.
Acho Jane Austen uma delícia de ler. Gosto muito de Orgulho e Preconceito, mas o meu favorito é Emma. É, o Darcy é um cara super do bem, muito legal o que ele faz pela irmã doida da Lizzy, mas depois do casamento, como seria? Que pena que nem uma cartinha, nenhuma página de diário da Jane ficou pra gente, né? Brisa boa a sua, Taty! 😍
Nossa, que alívio. Li Orgulho e preconceito há pouco tempo, esperando amar o Sr. Darcy. Não consegui entender de onde vinha tanta adoração. Agora estou mais tranquila, não li errado... adorei as brisas, perfeitas!
Salve grande geminiana. Você é mais que merecedora de um comentário ,você é digna de todos elogios . Um grande e respeitoso abraço .
Depois da frase "estamos presos ao ideal" e "estamos na merda, afundados num ideal" só consigo lembrar do Mal-estar na civilização ensaio do Freud de 1930. Acho que seria uma boa leitura para brisar Taty! Adorei o vídeo.
Ah que vídeo incrível, você sempre arrasa nas brisas ❤
Ouvindo minha youtuber favorita falando sobre meu livro favorito ❤
amo brisas literarias. seu conteudo ta tomando um rumo muito legal :)
Não sabia que as cartas e diários de Jane Austen foram queimados. Saber disso me dá uma dor imensa no coração. Eu acho que ela era interessantíssima!
Eu não curti muito o Darcy. Meu personagem favorito de OeP foi o pai da Lizzie e eu odiei a mãe dela, mas hoje percebo que fui injusta com ela. A real é que a posição dela era péssima, imagina um belo dia se ver na rua, ter sua casa tomada de vc e ficar sem opção nenhuma na vida só pq não tinha um pau entre as pernas? Ela continua sendo impertinente, intrometida e chata, mas olhando para ela hoje com mais empatia me pergunto que tipo de pessoa eu seria se não tivesse poder nenhum sobre a minha vida, sobre a vida da minha família, sequer sobre a casa em que vivo...
Minha fia você merece é todos os comentários de todas as brisas de todas as semanas!!!!!
A semana já começou com uma ótima brisa ;) o vídeo foi uma delícia
Amei o novo quadro!! E começou com um livro favoritado 😊
"Nada é real" e a minha cabeça aqui 💥 explodiu... Olha realmente .. 😮 Gostei muito desse vídeo❤
amei o vídeo!! ❤ amei a brisa
Tô ouvindo o áudio desse livro no Storytell e tô gostando. Esse negócio de identificação é tão forte que os romance de Julia Quinn ( que baseado nessa época) é um sucesso que virou até série na Netflix...
Amei Tá! Falou muitas verdades ❤
Brisei com você nesse vídeo. E que reflexão importante nesse final... Realmente, é preciso lembrar e relembrar que todo relacionamento terá suas dificuldades. Já vou colocar o livro na minha meta do mês.
eu já li op umas 3 vezes e se eu fiquei com vontade de reler, eu tenho certeza que quem não leu, vai querer depois desse vídeo hahah
caí de paraquedas aqui e AMEI tua brisa. a jane era incrível, eu sou apaixonada pelos livros dela. eu sempre li pelo viés mais romântico da coisa, com certeza vou ler de novo com outros olhos!
Ia falar de como essa brisa foi importante pra mim nesse momento mas acho que é um assunto sempre relevante e que a gente já gasta e ainda vai gastar muito aqui na internet. É como você falou, conexão é imprescindível, e é por isso que refletir e se deixar levar por essas ideias é muito necessário. Não vai ser fácil e nunca vai estar tudo certo, mas tentar é o que há! Devagar e sempre :)
A brisa dessa semana me fanhou demaaaaaaos 😂❤ Jane é a mulher da minha vida por tudo que vi nos livros dela.
Taty lendo jane austen com brisas literátias? ESSE VIDEO VAI SER BOM ❤❤❤❤ 0:40
Adorei a brisa dessa semana!
nossa, acabei de ler tb! minha companheira foi ler e me puxou junto qd a gnt percebeu q eu nunca tinha lido hahahaha adorei a brisa, esse livro tem mt pano p manga p ficsr por horas e horas❤
Essa brisa foi boa. Melhor estudo sobre Orgulho e Preconceito
Brisa maravilhosa! Vc não decepciona, Taty. ❤
Mais uma entusiasta das suas brisas literárias. Gosto muito como o livro pode ser o ponto de partida para reflexões tão pessoais. Muito obrigada pela lindo trabalho e por todo o cuidado presenteem todos os seus vídeos. 💖
Vc é fantástica!
Adorei a brisa!
Estou pesquisando no mestrado sobre literatura inglesa do período da Austen e você quase me deixou com vontade de ir atrás das obras dela 😅
amo essas brisas e amo tanto esse livro ❤❤❤
Tatiany, muitas e ótimas brisas contigo nesta super resenha! - Vamos curtir mais este rico conteúdo, com as suas resenhas descontraídas e bastante expontâneas, com maravilhosos comentários e inteligentes críticas. Bravíssimo, Tatiany!👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Eu nunca quis ler nada da Jane Austen, me passava batido. Mas você falou a palavra chave FOFOCA, agora estou interessada. Amei que você deu todo um contexto histórico da época e lugar, tudo fez muito mais sentido.
Amei o vídeo, merece super o comentário ❤
A brisa foi colocada cm quadro fixo no canal😍😍😍
Muito bom, Taty! Amei a brisa rsrs
Amando todas as reflexões dos vídeos
Um beijão Taty 😁😁😁🩵🩵
Adorei a brisa bateu aqui demaiiis, estamos afundadosssss em um ideal
Comprei essa edição da antofagica ❤
amo as brisas da semana
Pra quem gosta da Austen eu recomendo Emma tanto o livro tanto a adaptação para filme protagonizado pela a Anya Taylor-Joy
Adorei o vídeo, Tati! E adorei seu cabelo, esse corte está lindíssimo!!
obrigada!!
Seus vídeos são incríveis, você é maravilhosa ❤
Tati você é a trilha sonora do meu home office hahahaha, adoro seus vídeos e suas brisas 🥰
kkkkkkkk a doida falando ao fundo
Já comecei a ler Orgulho e Preconceito algumas vezes e nunca fui muito adiante, em parte pq me dava nervoso de ver só a parte que era para convencer os homens da época que o livro era "seguro para mulheres". Agora vou ter estímulo para ler todo!
Adorei a Brisa da semana, Tati! Vou tentar ler esse livro.
Maravilhosa!!!!
Terminando o vídeo, eu queria adicionar ao meu comentário anterior que, ao meu ver, o problema nos relacionamentos atuais não é o excesso de idealização de quem deveríamos nos relacionar romanticamente, acho que, pelo contrário, tá faltando idealizar um pouco. A própria Jane Austen recusou a se casar sem amor, e finalizar os livros com casamentos por amor, era de certa forma uma quebra da norma social. Quando eu digo que tá faltando idealizar, é no sentido de não aceitar migalhas, não se relacionar por meras convenções sociais, deixar de ser levado pelas primeiras impressões e escrutinar o caráter, como a Lizzy e o Darcy fizeram um com o outro antes de se envolverem. Permitir que o afeto tenha tempo de amadurecer. E sim, a parte de esperar que o seu parceiro ou parceira resolverá seus problemas, é problemática, mas no caso do Darcy e o problema da família da Lizzy, eu vi mais como uma prova não só do interesse dele, mas dos valores dele, porque ele podia simplesmente fazer um monte de festas, esbanjar dinheiro que a família da Lizzy ia adorar, ele não estava só querendo impressionar a Lizzy, ele estava fazendo o que acreditava ser correto. Esse é o único relacionamento hétero que eu defendo até o fim. hahaha
Merece sim !
taty adorei o vídeo❤❤❤❤
Achei essa reflexão bem válida.
Muito bom!! Mas é foda ver que mesmo com tudo que ela quis nos passar com os livros ironicamente pegaram o retrato dela pra modificar e colocar na caixinha que queriam que as mulheres estivessem
Eu fui ler Orgulho e Preconceito por causa da novela Orgulho e Paixão que foi livremente inspirada nos livros da Jane Austen mas fiquei "errrrr" porque não me apaixonei pelo Darcy. Pego o Darcy brasileiro do Tiago Lacerda e vou embora.
kkkkkkkkkkkkkkk IDEM
Muita brisa! Muito bom 🥰
Minha brisa com orgulho e preconceito (li no início desse ano tb) foi um pouco diferente pq eu foquei mesmo na protagonista, a lizzy. Detestei ela, mas amei detesta-la pois me vi nela. Quanto ao mr. Darcy, ele é charmoso, mas eu não senti isso de querer um mr. Darcy. Eu impliquei mesmo com a lizzy e achei ela detestável e muito palpável. Ela é uma pessoa que pensa, que julga e que parece aprender com os erros, a assumir que errou. Enfim. Pra mim, o brilho do livro não está só na lizzy, claro, mas especialmente nela. Gostei muito e deu vontade de ler mais da autora.
Amei ❤
amooo suas brisas hehe
merece mesmo
Adorei a brisa!!! Cheiro
Minha irmã é apaixonada por esse livro!!
Brisa maravilhosa❤
No encerramento eu achei legal a reflexão sobre o ideal de relacionamento e tal, mas a intenção do idealismo fantasioso (contos e lendas) são literalmente para buscarmos sermos melhores.
Jane Austen foi brilhante ao criticar sua época, o romantismo literário. Você vê claramente ela criticando isso quando, a todo momento, ela cita o valor que cada pretendente vale, na sociedade 😅.
Que brisaaaa! 🥰
Nunca tive vontade de ler esse livro, mas esse vídeo me fez ter vontade kkkkkk ❤
uhuu, essa é a intenção kkkkk
vc mereceeeeeeeee
Nunca gostei muito do Darcy kkkk não consigo simpatizar com ele.
Vou terminar de ler e depois volto de novo para assistir. Grande medo de spoiler 😅
TE ADOREI
ai que massa!! bem-vinda!
eu achei fofinho o Mr. Darcy quando eu li, mas foi um gostar com fundo de raiva 😅
Você poderia desenvolver mais o tema: o casamento não deve ser a única opção de vida... Gostei da resenha, mas esperava mais da sua crítica ao ideal que nos é imposto.
Eu amo esse livro. Favorito da vida. Mas não consigo ler outro livro de Jane Austen. Li Emma e não curti a personagem. Persuasão, não consegui dar continuidade. Sei lá ..
Que violência fizeram com o acervo pessoal da Jane Austen.
Eu que não consigo me apegar à Jane Austen vi a imagem do vídeo e só lembrei do Darcy Ribeiro 😂😂
kkkkkkkkkkkk pode ser tb, mas aí a brisa ia ser bemmmm diferente, né?
Eu amo a Jane, entendo a importância de Orgulho e Preconceito, mas confesso que talvez ele seja o único livro dela que não seja um favorito meu (estou relendo as obras dela e em breve terei certeza disso ou não).
Ao contrário da maioria eu não amo o Darcy, ele é o personagem masculino dela que eu menos gosto no sentido de haver alguma possibilidade de ter um crush nele - não entendo isso, mesmo com o papel de ""desconstrução"" que ela faz com ele, porque embora ele tenha atitudes desconstruídas, para a época, contexto, classe social não dá pra engolir a transformação dele, pelo menos não como algo genérico, ou seja, que todo o conjunto de homens na mesma posição que ele poderia vir a ter, pra mim, há uma ocultação do poder estrutural de uma cultura machista e pautada no poder, especialmente econômico, que parece flertar de fato com os contos de fadas...isso não é uma crítica, pelo contrário acho que é o melhor tempero do trabalho da Jane Austen a ironia fina, a crítica sutil e debochada, às vezes, infelizmente fina e sutil demais a ponto de nos dias atuais muita gente não enxergar.
Por questões de saúde mental fiquei muito tempo ausente daqui, estou voltando aos poucos e cada vídeo seu que eu vejo está impecável, parabéns pelo trabalho.
Estou iniciando um projeto novo de vida e trabalho o que está exigindo um bom tempo meu agora, mas aos poucos estou voltando acompanhar o seu trabalho que é um refresco inspirador.
total, também entendo nesse lugar de um conto de fadas, mas ao mesmo tempo não seria isso mesmo alguns romances históricos? Não sei te dizer se ela tinha concepção ou poderia estar além desse lugar de também não desejar pra si algo parecido, sabe? Enfim, novas brisas kkkkk
Bem-vinda de volta e boa sorte nesse novo trabalho!
❤
Que brisa boaaa 😂
❤❤
🖤🖤💜💜
Nunca li Jane Austen, mas depois desse vídeo, não é que me interessei? Hahahah😅
Não entendo nada desse filme kkkkk nem pq amam ele ? Tipo ele não faz nada depois ela cede pra ele e acabou ?
bom, sim... Digo, tem mais coisa aí no meio, mas basicamente é isso hahahhahaa
Caracaaa
Uma brisa coerente KKKKK
#brisasdaTaty
Like deixe seu like deixe seu like
Que horror isso que fizeram com o retrato da Jane...
pois é!!
🧠❤
❤❤❤
❤