Descriminalização do aborto volta a ser discutida no Brasil | Debates do POVO 28/9/23

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 27 вер 2023
  • A descriminalização do aborto até a 12ª semana de gravidez voltou a ser discutida no Brasil. O assunto começou a ser julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na semana passada, no plenário virtual, e deve ir a votação no plenário físico da Corte nos próximos dias.
    É um tema bastante polêmico que divide opiniões e provoca fortes embates, especialmente na arena política. Os grupos mais conservadores se opõem a qualquer flexibilização na legislação atual. Já os partidos de esquerda e considerados progressistas defendem mudanças nas regras do direito reprodutivo. A presidente do STF, ministra Rosa Weber, que deixa o comando da casa nesta quinta-feira, registrou voto a favor da descriminalização na última sexta-feira. O ministro Luís Roberto Barroso, que hoje assume a presidência da Corte, pediu que o julgamento fosse suspenso e levado ao plenário físico. A nova data ainda não foi marcada.
    Na América Latina, em pelo menos quatro países o aborto não é considerado crime. A prática foi regulamentada em 2012 no Uruguai, em 2020 na Argentina, 2021 no México em 2022 na Colômbia.
    A Frente Nacional Contra a Criminalização das Mulheres e pela legalização do aborto encabeça, nesta quinta-feira, atos pela interrupção voluntária da gestação até a 12ª semana de gravidez. As manifestações estão marcadas em ao menos 13 Estados.
    Esse é um dos assuntos que vamos conversar no Debates de hoje.
    Convidados:
    - Lara Ayres, advogada com atuação nos ramos do direito civil e constitucional;
    - Rafael Gonçalves, advogado especialista nas áreas de direito de família e sucessões e violência doméstica.
    Apresentação: Luciano Cesário.
    Participe nos comentários, pelo Whatsapp (85) 9699-2299, nas páginas do Facebook O POVO e Rádio O POVO CBN e aqui no UA-cam do O POVO Online. 📲📰💬
    #noarnacbn #aovivo #opovonoradio #NoticiasAoVivo #ceará #fortaleza #saúde #pandemia #informação #política #câmara #senado #stf #brasil #2023 #setembro #amarelo #esg
    Redes sociais:
    ➡️ INSTAGRAM: O POVO CBN / opovocbn
    ➡️ FACEBOOK: O POVO / opovo
    ➡️ FACEBOOK: Rádio O POVO CBN / opovocbn
    ➡️ PODCASTS: www.spreaker.com/user/opovocbn
    ➡️ LINKEDLN: / opovo. .
    ➡️ SITE: CBN Fortaleza cbn.opovo.com.br/
    📰 Confira os destaques do dia e mais informações no portal O POVO:
    www.opovo.com.br
    CONHEÇA O POVO+
    Colunistas, Reportagens, Séries e Documentários em um só multistreaming.
    Assine o conteúdo premium do O POVO em: mais.opovo.com.br/

КОМЕНТАРІ • 1

  • @rafaelfranciscodummer2061
    @rafaelfranciscodummer2061 9 місяців тому

    Primeiramente fora Temer!
    Temos que discutir um assunto infelizmente ignorado até agora no debate público: a legalização e regulamentação dos assaltos.
    Milhares de assaltos ocorrem no Brasil a cada ano.
    Muitos jovens negros da periferia (é fala e enfoque da esquerda) ao assaltarem são mortos, baleados, feridos ou agredidos pela polícia ou por pessoas comuns.
    Eles são vítimas de uma sociedade capitalista, preconceituosa, opressora, retrógrada e excludente. E de uma polícia racista e fascista.
    A legalização e regulamentação dos assaltos é portanto uma urgente questão de saúde pública assim como o aborto. Assim como a criminalização da reação aos assaltos.
    Lutamos por assaltos seguros e legalizados.
    Nenhum direito a menos!
    Temos que nos posicionar! (chavão da Biblioteconomia)
    Fascistas não passarão!