eu tive que usar muita defesa pessoal na escola principalmente no 4 ano, agora estou no 7 mas sou faixa roxa de karate, lembro que uma vez eu tava com o meu grupo conversando tranquilamente ai veio um garoto que ele sempre mexia comigo veio querendo quebrar o meu braço, no mesmo segundo eu fiz o movimento do giro do heian sandan e dei um golpe no pescoço sem machucar, eu sempre achei importante essa parte da defesa pessoal no karate .esse mesmo garoto uma vez fez uma coisa comigo muita pesada na frente de varias pessoas, e por isso eu dei um soco no olho dele, eu tenho a consciência que não posso ficar assim agredindo, eu só faço em casos de urgencia e depois daquilo ele faltou aula no dia seguinte e parou de mecher comigo. karate me ajudou muito principalmente na escola, e parabens pelo conteudo ótimo!! Oss!!
Eu sempre treinei pra defesa pessoal, nunca me importei muito pra competição, tanto que meu sensei sabe disso, e ele sempre mostra os dois lados do movimento, como ele funciona em competição e como funciona nas ruas, e realmente funciona muito, me livrei de assalto com faca com isso, tanto que eu sempre falei que queria saber me defender na rua então ele ensina coisas muito diferentes de competição, oss
Como sempre um conteúdo de alto nível, com didática excelente e muito fundamento técnico. Infelizmente a grande maioria das artes marciais, deixaram sua essência de lado em prol da "glória" das competições. O resultado: temos visto muitos lutadores perdendo a vida em situações reais ou levando surras de pessoas que não praticam luta, más sabe como brigar. Este "resgate" da nossa luta é fundamental! Oss!
Osu. Perfeito, Shihan Jayme. A esportivização das artes marciais levaram à perda de sua essência como técnica de defesa pessoal. Brilhante a sua forma de manter viva essa essência. 👊🏻👊🏻
Parabéns, Sensei! Mais um vídeo fora da "caixa". É importante nao perder a marcialidade do Karate, principalmente no uso para a defesa pessoal. Mas vejo como ex-praticante que isso também acontece no jiu-jitsu. A busca por "pontos e vantagens" passou a ser o objetivo, a finalidade dos treinos. Oss!
Isso é fundamental. Isso é a base. Vejo muita gente apenas focada em suar, apenas no esporte, apenas na arte e esquecem da marcialidade, aplicação para defesa no dia a dia caso seja necessário. A ponto do karateca virar piada no meio de outras artes marciais com aplicação mais fácil numa briga de rua. A origem das artes marciais é esse conceito mostrado no vídeo: capacidade de se defender numa situação de perigo inevitável. (E infelizmente, já passei por várias situações dessas, e apanhei muito por confiar em técnicas que eram apenas efetivas contra outros praticantes da mesma arte. Temos que praticar pra nos defender dos ataques mais comuns numa briga de rua tbm. Quem esquece isso está se colocando em perigo.)
Sabe pq pseudo-artes marciais como krav "migué" ganharam espaço no âmbito da defesa pessoal? Pq eles simplesmente preencheram a lacuna que o próprio Karatê, junto com Judô e jiu-jitsu, deixaram pra trás. E como não existe vácuo de poder, estas pseudo-artes marciais que plagiaram artes marciais tradicionais se aproveitaram disso pra LUCRAR (e diluir a cultura local como brinde). Se as artes marciais tradicionais voltarem a ser artes marciais e não só ficaram no esporte, é possível uma reconstrução das artes marciais.
No Estilo Uechi Ryu, o karate ainda é muito enraizado nos objetivos clássicos da arte marcial. Além da defesa propriamente dita, é fundamental saber atacar visando a sua defesa pessoal, em muitas situações um soco padrão não é o mais apropriado.
Acho que o correto seria dizer que você treina pra defesa pessoal, dizer que treina pra briga de rua parece que você treina karatê pra se meter em qualquer briga
O karatê é muito rico, mas infelizmente muitos senseis não ensina a parte de defesa pessoal, foca só no lado competitivo, e esquece o lado marcial, no meu pensamento tem que treinar os dois, o lado competitivo e o lado marcial, acredito que se treinar os dois vai ser uma pessoa mais bem preparada pra duas duas situações, tatame e rua. Excelente vídeo Jayme, foi bom seu respaldo no lado marcial, oss
De fato o karatê tem MUITO recurso porém a maioria dos praticamentes de karatê se especializam em competições em regras específicas de federação, infelizmente muitas artes em especial o karatê tem colocado a defesa pesual de lado não esplorando o máximo que o karatê pode oferecer.
OSS ! assistindo alguns vídeos dos mestres de Okinawa eles falam que toda defesa do karate é um ataque e depois de reparar a técnica empreendida por eles, tive uma outra percepção sobre o karate que realmente, é possível empreender um ataque usando somente as defesas
Vejo ao passar do tempo que os karatecas atuais apenas , preocupam-se em estar robotizados em posições.. Quando tiverem que usar isso e sofrerem ataques de um leigo ou aquele que imita uma ação de MMA ou age desgovernado.. não sabem..As vezes a defesa pessoal acaba sendo uma modalidade ou treino aparte...Oss
Sensei treinei shoryn e vi que o jiu- kumite tem mais realismo que o shiai kumite até a guarda a gente usa mais acima e frente ao rosto parecia mais uma guarda de boxe.
Sensei Jayme. Tenho grande admiração por você. Grande mestre. Sempre socializando seus conhecimentos com os praticantes do Karatê. Explicando com uma didática incontestável. Parabéns. Oss.
Bom dia Sensei!! Muito obrigado pelos seus conselhos quanto à orientação do Karatê como defesa pessoal, algo que sempre levei em consideração e pouco considerado por muitos instrutores da nossa disciplina. Como sempre: seu conselho é muito oportuno!! Do Uruguai: Oss!!.
@@JaymeSandall Você esteve em Montevidéu, imagino, não sei se você se lembra de mim, já comentei vídeos que você postou no UA-cam. Fui praticante de caratê no JKS, agora estou no JKA.Oss!!.
Muito BOM, professor! É isso mesmo! No passado, trenei karate e hoje sou um policial. O karate é ÓTIMO mas, nos campeonatos é uma coisa e na rua é outra. Sem dúvida q dá para usar os golpes e as defesas do karate na rua mas temos q nos concientizar q o comportamento do adversário d rua "não tem regra"!
Eu pratiquei karatê por 11 anos e analisando a realidade de um campeonato e de uma briga real na rua percebi que tem que adaptar algumas coisas para ser eficiente, pois infelizmente se treina exclusivamente para competições e lá tem regras e na rua não existe isso lá vem de tudo, inclusive a principal dificuldade é os socos que na rua vem circular e isso pega muito de surpresa, mas usando as técnicas aprendidas no kihon se torna bem eficiente para defesa pessoal claro que sempre que puder é melhor evitar até porque o agressor normalmente vai vir armado ou em turma.
Muito bom! Pena nao ter muitos Senseis que pensem assim! Geralmente ou é muito focado em competição ou engessado em movimentos de kata e kihon e acabam nao treinando pra situações reais de agressão.
O karatê competitivo ajudou muito a arte se desenvolver no mundo pq as pessoas quiseram treinar e se dedicar cada vez mais para conquistar as vitórias. Porém, para o karatê como budô (arte marcial), realmente a competição foi muito prejudicial pq fez os karatekas se esquecerem de conceitos tão importantes como a defesa pessoal comentada pelo sensei. Parabéns pelo vídeo! Oss!
Por essas e outras que vou começar a fazer aulas de defesa pessoal. Não confio no Karatê como uma ferramenta de auto-defesa. Você ainda é um Sensei que vai além, eu nunca tive uma aula que não fosse com viés esportivo e acredito que a maioria nunca teve. Defender-se de agarrões então, nem se fala.
o que ajuda bastante é o caminho obvio; só saber os katas ,mas nao saber pra que servem os movimentos ou achar que tudo que nao é soco ou chute no kata é uma defesa mirabolante ( normalmente pra oi zuki) é o que lasca a coisa. kata tem muita torçao, queda, estrangulamento , mas quando vao pegar pra bunkai tudo que era pra ser essas coisas acabando virando defesas malucas pra soco e chute que nem mesmo quem ensina consegue usar ( ao nao ser que seja previamente combinado)
Eu AFIRMO, com toda a segurança, que 90%, se não mais, que os professores de Karatê hj em dia não sabem NADA de defesa pessoal. Transformaram a arte marcial em esporte, simples assim. 👍
Eu treino 100% para defesa pessoal! Utilizo o karate e o boxe para esse intuito! Logicamente que temos que saber diferenciar a competição da vida real! Obedecemos as regras no kumite, mas na rua a porrada come solta! (No bom sentido que é a nossa defesa pessoal). OSS 🥋🥊🙇🏽♂️
@@hugosmithguitar ,Jiu jitsu, tentei aprender, mas era saco de pancadas pois, onde treinava a galeria já tinha base, se eu for aprender...tenho que começa do zero. Já o boxe, eu vejo alguns tutoriais por aqui, mas primeiramente tenho que arranjar um trampo (que não suge minha vida de preferência.) pra pagar academia, espero não ser saco de pancadas novamente. Wlu ,tmj.👍
Torneio de Karate é Precisão, Noção de Distância e Velocidade então a galera vai treinar isso para se sair bem nas competições e ganhar patrocínio talvez chegar no mundial de Karate.
Sensei. Uma pergunta desvinculada do vídeo. Moro no Triângulo mineiro. Não tem um aluno que queira vir morar por aqui... abrir uma academia seria de Karate não? Regiao tranquila. Bom poder de compra entre a populacao
Galera quer competir e ganhar grana assim como acontece com Jiu Jitsu ninguém mais quer saber de Defesa Pessoal, As regras das competições define o quê a maioria treina.
🇧🇷🇯🇵 A resposta está nós katas, pratique Kata, até a exaustão, e entenderá todo propósito.....Aos ouvidos do leigo, desvirtua a arte do KARATE, Enfraquece....MH opinião. Oss
Eu acredito que treinar os katas e conhecê-los a fundo é excelente. Entretanto, o treino dos katas não ensinará a se defender em situações reais... para isso é preciso o treino de frente a frente, de contato, para você realmente poder aprender a defesa pessoal. Oss!
É evidente que as chamadas artes marciais não são mais tão marciais como antes. Ninguem mais quase treina defesa pessoal realista O pessoal investiu muito em esporte e filosofia, e perdeu bastante pragmatismo Por isso krav maga ta crescendo...mesmo sem dar respostas muito boas pro que as pessoas têm buscado
Se ele treinar apenas pra luta de pontos, lógico que ele não se sairia bem em uma briga de rua. Agora se ele treina pra luta de contato e golpes simples e eficientes, ele consegue sobreviver
Karatê sempre foi dividido karate esporte e karate como defesa pessoal só que hoje em dia você não pode ensina a defesa pessoal só o esporte só visam o financeiro no karate como defesa pessoa manda que os golpe seja da cintura para baixo pra não perde o equilíbrio e o golpe sai bem mas forte você conhece Osvaldo Duncan oss
eu tive que usar muita defesa pessoal na escola principalmente no 4 ano, agora estou no 7 mas sou faixa roxa de karate, lembro que uma vez eu tava com o meu grupo conversando tranquilamente ai veio um garoto que ele sempre mexia comigo veio querendo quebrar o meu braço, no mesmo segundo eu fiz o movimento do giro do heian sandan e dei um golpe no pescoço sem machucar, eu sempre achei importante essa parte da defesa pessoal no karate .esse mesmo garoto uma vez fez uma coisa comigo muita pesada na frente de varias pessoas, e por isso eu dei um soco no olho dele, eu tenho a consciência que não posso ficar assim agredindo, eu só faço em casos de urgencia e depois daquilo ele faltou aula no dia seguinte e parou de mecher comigo. karate me ajudou muito principalmente na escola, e parabens pelo conteudo ótimo!! Oss!!
Eu sempre treinei pra defesa pessoal, nunca me importei muito pra competição, tanto que meu sensei sabe disso, e ele sempre mostra os dois lados do movimento, como ele funciona em competição e como funciona nas ruas, e realmente funciona muito, me livrei de assalto com faca com isso, tanto que eu sempre falei que queria saber me defender na rua então ele ensina coisas muito diferentes de competição, oss
Como sempre um conteúdo de alto nível, com didática excelente e muito fundamento técnico.
Infelizmente a grande maioria das artes marciais, deixaram sua essência de lado em prol da "glória" das competições.
O resultado: temos visto muitos lutadores perdendo a vida em situações reais ou levando surras de pessoas que não praticam luta, más sabe como brigar.
Este "resgate" da nossa luta é fundamental!
Oss!
Osu. Perfeito, Shihan Jayme. A esportivização das artes marciais levaram à perda de sua essência como técnica de defesa pessoal. Brilhante a sua forma de manter viva essa essência. 👊🏻👊🏻
Obrigado leandro...
Osu.
O vídeo mais necessário da atualidade.
Como karateka digo que são apenas 3 aulas por semana, é tanta coisa para se treinar no karatê mas o foco é exame de faixa e competição.
Parabéns, Sensei! Mais um vídeo fora da "caixa". É importante nao perder a marcialidade do Karate, principalmente no uso para a defesa pessoal. Mas vejo como ex-praticante que isso também acontece no jiu-jitsu. A busca por "pontos e vantagens" passou a ser o objetivo, a finalidade dos treinos.
Oss!
Muito boa aula, esse problema está em todas as lutas, muito foco em competição e pouco foco em defesa pessoal.
É por isso que eu gosto de acompanhar e treinar o currículo do Muidokan, representado pelo sensei Samir Berardo
Isso é fundamental. Isso é a base. Vejo muita gente apenas focada em suar, apenas no esporte, apenas na arte e esquecem da marcialidade, aplicação para defesa no dia a dia caso seja necessário. A ponto do karateca virar piada no meio de outras artes marciais com aplicação mais fácil numa briga de rua. A origem das artes marciais é esse conceito mostrado no vídeo: capacidade de se defender numa situação de perigo inevitável. (E infelizmente, já passei por várias situações dessas, e apanhei muito por confiar em técnicas que eram apenas efetivas contra outros praticantes da mesma arte. Temos que praticar pra nos defender dos ataques mais comuns numa briga de rua tbm. Quem esquece isso está se colocando em perigo.)
Excelente comentário
Sabe pq pseudo-artes marciais como krav "migué" ganharam espaço no âmbito da defesa pessoal? Pq eles simplesmente preencheram a lacuna que o próprio Karatê, junto com Judô e jiu-jitsu, deixaram pra trás. E como não existe vácuo de poder, estas pseudo-artes marciais que plagiaram artes marciais tradicionais se aproveitaram disso pra LUCRAR (e diluir a cultura local como brinde). Se as artes marciais tradicionais voltarem a ser artes marciais e não só ficaram no esporte, é possível uma reconstrução das artes marciais.
No Estilo Uechi Ryu, o karate ainda é muito enraizado nos objetivos clássicos da arte marcial. Além da defesa propriamente dita, é fundamental saber atacar visando a sua defesa pessoal, em muitas situações um soco padrão não é o mais apropriado.
Treino hj muito mais pra briga de rua do que combate com regra! Perfeitas as colocações do mestre!😢
Acho que o correto seria dizer que você treina pra defesa pessoal, dizer que treina pra briga de rua parece que você treina karatê pra se meter em qualquer briga
O karatê é muito rico, mas infelizmente muitos senseis não ensina a parte de defesa pessoal, foca só no lado competitivo, e esquece o lado marcial, no meu pensamento tem que treinar os dois, o lado competitivo e o lado marcial, acredito que se treinar os dois vai ser uma pessoa mais bem preparada pra duas duas situações, tatame e rua. Excelente vídeo Jayme, foi bom seu respaldo no lado marcial, oss
Osu! Excelente sensei! Comecei a treinar para me defender dos valentões na escola! Eram os anos 80 e não tinha chororó, a jurupoca piava nos treinos!
Vídeo Fantástico OSS!!!
Obrigado!!!
Colocação perfeita do mestre, digo mais se aplica a outras artes marciais, cuja a preocupação é marcar pontos.
De fato o karatê tem MUITO recurso porém a maioria dos praticamentes de karatê se especializam em competições em regras específicas de federação, infelizmente muitas artes em especial o karatê tem colocado a defesa pesual de lado não esplorando o máximo que o karatê pode oferecer.
Ótimo vídeo, sensei Sandall!
(Esse mae-geri no deai com o sensei Naka no fundo marcando o ponto é LENDÁRIO)
Oss!
Foi um momento muito marcante para mim...abraço!
OSS !
assistindo alguns vídeos dos mestres de Okinawa eles falam que toda defesa do karate é um ataque e depois de reparar a técnica empreendida por eles, tive uma outra percepção sobre o karate que realmente, é possível empreender um ataque usando somente as defesas
Oss!
Vejo ao passar do tempo que os karatecas atuais apenas , preocupam-se em estar robotizados em posições.. Quando tiverem que usar isso e sofrerem ataques de um leigo ou aquele que imita uma ação de MMA ou age desgovernado.. não sabem..As vezes a defesa pessoal acaba sendo uma modalidade ou treino aparte...Oss
É verdade viu
Sensei treinei shoryn e vi que o jiu- kumite tem mais realismo que o shiai kumite até a guarda a gente usa mais acima e frente ao rosto parecia mais uma guarda de boxe.
Vida longa sense Sandal
Obrigado...
Realmente, a realidade é está , mas podemos mudar ou melhorar.
Sensei Jayme. Tenho grande admiração por você. Grande mestre. Sempre socializando seus conhecimentos com os praticantes do Karatê. Explicando com uma didática incontestável. Parabéns. Oss.
Obrigado joelson... abraço!
Muito bom, sensei!
Bom dia Sensei!!
Muito obrigado pelos seus conselhos quanto à orientação do Karatê como defesa pessoal, algo que sempre levei em consideração e pouco considerado por muitos instrutores da nossa disciplina.
Como sempre: seu conselho é muito oportuno!!
Do Uruguai: Oss!!.
Um abraço! Já estive no Uruguai e adorei o país! Oss
@@JaymeSandall Você esteve em Montevidéu, imagino, não sei se você se lembra de mim, já comentei vídeos que você postou no UA-cam. Fui praticante de caratê no JKS, agora estou no JKA.Oss!!.
Perfeito mestre!
Muito BOM, professor! É isso mesmo! No passado, trenei karate e hoje sou um policial. O karate é ÓTIMO mas, nos campeonatos é uma coisa e na rua é outra. Sem dúvida q dá para usar os golpes e as defesas do karate na rua mas temos q nos concientizar q o comportamento do adversário d rua "não tem regra"!
Oss Moisés! Abraço
Gostei sensei do seu raciocínio parabéns e isso mesmo , a primeira essência das artes marciais e pra auto defesa a realidade diferente vc está certo
Eu pratiquei karatê por 11 anos e analisando a realidade de um campeonato e de uma briga real na rua percebi que tem que adaptar algumas coisas para ser eficiente, pois infelizmente se treina exclusivamente para competições e lá tem regras e na rua não existe isso lá vem de tudo, inclusive a principal dificuldade é os socos que na rua vem circular e isso pega muito de surpresa, mas usando as técnicas aprendidas no kihon se torna bem eficiente para defesa pessoal claro que sempre que puder é melhor evitar até porque o agressor normalmente vai vir armado ou em turma.
Otimo..Bem que poderia ter um curso online com o melhor karateca jka que o Brasil produziu
Já está pronto!!
Vou começar a divulgar
Muito bom! Pena nao ter muitos Senseis que pensem assim! Geralmente ou é muito focado em competição ou engessado em movimentos de kata e kihon e acabam nao treinando pra situações reais de agressão.
Esse rapaz tá salvando o karatê
Muito bom Mestre....oss...Rio das ostras RJ..
Abraço irene!
Como sempre, excelente.
Obrigado professor.
Oss alex!
Simples prático e objetivo, #devoltaasraizesdokaratê. Oss!
Muito bom sensei gosto muito de assistir seus vídeos são extremamente interessante .Castilho s.p.um abraço. Oss.
Grande abraço!
Muito bom gostei
Parabéns, sensei. Oxalá todos os mestres atentassem-se a isso. Oss.
Oss!
Muito bom essas técnicas de defesa pessoal. A Defesa Pessoal é muito importante.!!!
Excelente. Oss.
Obrigado!
O karatê competitivo ajudou muito a arte se desenvolver no mundo pq as pessoas quiseram treinar e se dedicar cada vez mais para conquistar as vitórias. Porém, para o karatê como budô (arte marcial), realmente a competição foi muito prejudicial pq fez os karatekas se esquecerem de conceitos tão importantes como a defesa pessoal comentada pelo sensei. Parabéns pelo vídeo! Oss!
Excelente comentário
Parabéns Sensei, otima reflexão
Obrigado...
👏👏👏 perfeito, excelentes observações.
Por essas e outras que vou começar a fazer aulas de defesa pessoal. Não confio no Karatê como uma ferramenta de auto-defesa. Você ainda é um Sensei que vai além, eu nunca tive uma aula que não fosse com viés esportivo e acredito que a maioria nunca teve. Defender-se de agarrões então, nem se fala.
Oss! sensei
Bom dia, Sensei. Excelente aula, dicas importantes...precisamos tirar o karatê da caixa para as situações fora do dojo. Obrigado. Oss!!
Exatamente! Abraço...
Oss, parabéns! Excelente canal, sempre trazendo ótimos conteúdos...
top sensei
Parabéns, sensei , Sandal muito interessante, Oss
Obrigado!
Sensei, excelente demostracao de defesa pessoal. OSS
Obrigado! Oss
Tu é o cara!🙏🙏🙏
o que ajuda bastante é o caminho obvio; só saber os katas ,mas nao saber pra que servem os movimentos ou achar que tudo que nao é soco ou chute no kata é uma defesa mirabolante ( normalmente pra oi zuki) é o que lasca a coisa. kata tem muita torçao, queda, estrangulamento , mas quando vao pegar pra bunkai tudo que era pra ser essas coisas acabando virando defesas malucas pra soco e chute que nem mesmo quem ensina consegue usar ( ao nao ser que seja previamente combinado)
excelente video OSS!🥋🥋🥋🥋
Oss!
Sempre fera
Mais um vídeo brilhante, eu falo o mesmo, Sensei.
Abraço Rômulo!
Excelentes demonstrações, sensei!! Oss!
Oss!
Você poderia fazer mais vídeos assim?
Sim! Vou fazer
Gostei.
Vídeo Fantástico OSS!!!🥋🇯🇵🇯🇵🇧🇷🇧🇷
Oss!
Obg sensei pela aula
Abraço
Brigado Jayme - Sensei
Ótimo
Muito bom!!
Osu! Muito bom, Sensei.
Obrigado...
Excelente vídeo, sensei.
Oss
Obrigado Thiago...
Eu AFIRMO, com toda a segurança, que 90%, se não mais, que os professores de Karatê hj em dia não sabem NADA de defesa pessoal. Transformaram a arte marcial em esporte, simples assim. 👍
Real
Krav maga caveira é foda.
sobre o bloquieo duplo, que você falou na hora do soco reto, tem o nome dessa defesa no karate ou ela aparece em algum kata?
Não me lembro o nome... mas ela aparece no niju shiho
@@JaymeSandall obrigado, sensei! Oss.
Tem que saber até se defender de outras artes também
Exatamente!
Oss.
Sou karateca.e confia no karater é eficiente
Eu treino 100% para defesa pessoal! Utilizo o karate e o boxe para esse intuito! Logicamente que temos que saber diferenciar a competição da vida real! Obedecemos as regras no kumite, mas na rua a porrada come solta! (No bom sentido que é a nossa defesa pessoal). OSS 🥋🥊🙇🏽♂️
Tenho muita vontade em praticar boxe, já que a movimentaçã do karetê moderno partiu dele.
Oss!!
@@luizricardo82 vale muito a pena! Uma arte complementa a outra! Eu quero treinar jiu-jitsu também...
@@hugosmithguitar ,Jiu jitsu, tentei aprender, mas era saco de pancadas pois, onde treinava a galeria já tinha base,
se eu for aprender...tenho que começa do zero. Já o boxe, eu vejo alguns tutoriais por aqui, mas primeiramente tenho que arranjar
um trampo (que não suge minha vida de preferência.) pra pagar academia, espero não ser saco de pancadas novamente.
Wlu ,tmj.👍
@@luizricardo82 pior que todo mundo começa sendo saco de pancadas, até aprender a bater. Kkk
👏🏻
"Doeu mesmo"...
Torneio de Karate é Precisão, Noção de Distância e Velocidade então a galera vai treinar isso para se sair bem nas competições e ganhar patrocínio talvez chegar no mundial de Karate.
Sensei.
Uma pergunta desvinculada do vídeo. Moro no Triângulo mineiro. Não tem um aluno que queira vir morar por aqui... abrir uma academia seria de Karate não?
Regiao tranquila. Bom poder de compra entre a populacao
Você pode entrar em contato com a jka-mg para ver se há academias filiadas na sua região (jka-mg, sensei Fernando macedo)
Galera quer competir e ganhar grana assim como acontece com Jiu Jitsu ninguém mais quer saber de Defesa Pessoal, As regras das competições define o quê a maioria treina.
Oss
oss
🇧🇷🇯🇵 A resposta está nós katas, pratique Kata, até a exaustão, e entenderá todo propósito.....Aos ouvidos do leigo, desvirtua a arte do KARATE, Enfraquece....MH opinião. Oss
Eu acredito que treinar os katas e conhecê-los a fundo é excelente. Entretanto, o treino dos katas não ensinará a se defender em situações reais... para isso é preciso o treino de frente a frente, de contato, para você realmente poder aprender a defesa pessoal. Oss!
Muito Bom Sensei tem faixa preta que não consegue se garantir na rua infelizmente
Ossuh. Arigatou gosaimassu
Ah! Sensei, tu mesmo sabe pessoa eu que frequento 2:53 bares, tem que olhar "clíinicos"
Mas, sem dúvida, o karatê antigo ensina muito bem, socar, chutar e se defender...
infelizmente no nosso karate ninguem treina mais assim
Karatê para competição, virou 2 chutes e 2 socos...Ficou chato...E olha que eu sou fã de karatê...Oss
É evidente que as chamadas artes marciais não são mais tão marciais como antes. Ninguem mais quase treina defesa pessoal realista
O pessoal investiu muito em esporte e filosofia, e perdeu bastante pragmatismo
Por isso krav maga ta crescendo...mesmo sem dar respostas muito boas pro que as pessoas têm buscado
O karate os lutadores conseguem se defender apenas contra outro karateca
Se ele treinar apenas pra luta de pontos, lógico que ele não se sairia bem em uma briga de rua. Agora se ele treina pra luta de contato e golpes simples e eficientes, ele consegue sobreviver
EU CRITICAVA O KARATÊ ATÉ EU VER ESSE VÍDEO PARABÉNS MUITO BOM PROFESSOR !!!
O sistema das mãos vazias.
Karatê sempre foi dividido karate esporte e karate como defesa pessoal só que hoje em dia você não pode ensina a defesa pessoal só o esporte só visam o financeiro no karate como defesa pessoa manda que os golpe seja da cintura para baixo pra não perde o equilíbrio e o golpe sai bem mas forte você conhece Osvaldo Duncan oss
Seja mais objetivo nos próximos vídeos. Oss