FILHOS DO CANGAÇO - ENTREVISTA COM MARTHA MENEZES, FILHA DA EX-CANGACEIRA DULCE DE CRIANÇA.
Вставка
- Опубліковано 6 січ 2025
- Entrevista com Martha L. Anastácio Menezes, filha da ex-cangaceira Dulce Menezes dos Santos a última cangaceira pertencente ao bando de Lampião, ainda viva. Sua mãe, Dulce Menezes, é uma das sobreviventes de Angico, local da morte de Lampião, Maria Bonita, nove cangaceiros e um soldado e a última testemunha ocular dos acontecimentos que antecederam e sucederam a morte do mais famoso cangaceiro de todos os tempos.
Nesse documentário iremos conhecer algumas histórias e particularidades envolvendo a personagem histórica em questão, através de quem cresceu ouvindo revelações e histórias dentro do ambiente familiar.
Imperdível.
Deixem suas críticas e opiniões.
Geraldo Antônio de Souza Júnior
INSCREVAM-SE NO CANAL E NÃO ESQUEÇAM DE ATIVAR O "SINO" PARA RECEBER TODAS AS NOSSAS ATUALIZAÇÕES.
Que entrevista maravilhosa! A Martha fala muito bem. São relatos assim que fazer a história do cangaço. A Dulce foi muito forte e corajosa por ter abandonado quem tanto a maltratou.
Eu no lugar dela, faria o mesmo
Eu sou viciada nessas histórias do cangaço. Essa filha da Dulce poderia fazer um canal só pra contar essas histórias sobre o cangaço.
Canal que trata o assunto com seriedade. Sem exibicionismos de UA-camres sensacionalistas. Parabéns.
Agradecido.
Concordo plenamente! O Geraldo se põe como pano de Fundo! Sem nenhuma vaidade em aparecer mais do que o assunto!
MUITO INTERESSANTE! PARABÉNS GERALDO POR PASSAR ISSO E SABER OUVIR A ENTREVISTADA com respeito e atenção!
Que louco o encontro dela com Balão! Muito obrigado. Também acho a História do Cangaço incrível!
Obrigado Rodrigão. Cabra bom.
Parabéns FILHA de dona Dulce Menezes. Também gostamos da História do nosso Nordeste e Brasil.
Embora não seja só alegria, porém real.
Quando vejo alguma entrevista sobre o Cangaço,eu viajo no tempo como se estivesse lá.Amo a História do Cangaço
Obrigado. a todos integrantes do canal cangaçologia por mostrar a cultura do nosso Brasil. Muito obrigado sou um adimirador pela história do cangaço
👏👏👏 Viajo no tempo, aprendo mais e admiro sem dúvidas a coragem dessas mulheres q entraram (querendo ou não ) no cangaço .
Obg pela entrevista.
Abço
Dá vontade de: "Quero Mais". Ouvir essas histórias o dia todo. Parabéns por nos propiciar essa raridade.
Grato.
Uma pérola de entrevista ...
Meus sinceros agradecimentos à você Geraldo e à Martha, que por sinal fala muitíssimo bem, muitos detalhes que só agora puderam ser falados agora, sem ônus para partes envolvidas, o tempo realmente é mágico....
Aguardando as próximas 'pedras' do quebra cabeças, rss..
Na verdade o Cangaço é uma 'colcha de retalhos', cada um vai 'costurando' um pedacinho e você meu querido acabou de colocar um pedaço bem importante...
Gratidão
Obrigado pelas palavras e por acompanhar nossos trabalhos. Grande abraço.
Desistir do cangaço ? Vinte e cinco falou: "Lampião morria como morreu, mais não deixaria o cangaço, isso eu ouvi da boca dele " essa dele ir pra Minas na minha opinião era parte de um plano dele e ninguém nunca vai saber oque era..
verdade
Geraldo, que ótima entrevista! Um relato importante para todos nós que gostamos do tema. A filha de dona Dulce, Martha parece ter uma boa compreensão do movimento e da importância da mãe dela. Vida longa!
Meu camarada Alan Pellegrino fico contente por você ter gostado da entrevista. Em breve publicarei a entrevista com dona Dulce Menezes.
Meu caro Geraldo Antônio, essa entrevista, foi simplesmente, espetacular. vc foi muito feliz, com essa matéria. vc está de parabéns. frte abço.
Parabéns por manter essa história sempre acesa.
Entrevista maravilhosa ! Coisas que não tinhamos ouvido em alguns depoimentos, ouvimos hj, enriquecendo mais ainda a história sobre o cangaço.
Histórias que nos prendem do começo ao fim... Parabéns!!
esse cangaço sempre me surpreendendo! Oh tema que eu gosto viu! Geraldo vc é o cara
Obrigado pelo apoio, Cabra.
Excelente depoimento esse da Martha 👏🏾👏🏿👏🏽👏🏼👏🏻
esse depoimento precisa ser levado em consideração para uma releitura de angicos, parabéns pelo vídeo
Parabéns pelo o programa,nota 1000... muito rico em informações,e pode ter certeza q aí têm muito mais história para contar da mãe,q venha mais entrevistas com ela... Show esse canal
Mas que entrevista batuta! Digamos sabendo mais histórias de d. Dulce nos tempos do cangaço. A Marta é muito simpática e tem ótima memória. Incrível ela encontrar o cangaceiro Balão anos mais tarde em SP. Ela é muito parecida fisicamente com a mãe Parabéns pelo trabalho. Abraço.
Como eu amo essas histórias do cangaço
Parabéns,pela entrevista Geraldo👏👏tô adimirado como o destino encontrou a filha da dulçe com o balão,meu Deus do céu fascinante,o cangaço tem muita coisa a ser desvendada e talvez nunca saberá de tudo,mas continue com esse belissmo trabalho.
Grato pela parte que me toca meu camarada. Grande abraço Cabra de primeira linha.
Hoje 04/09/2021 O Cangaço é parte da história do Brasil, fascinante e intrigante, parabéns aos historiadores em não deixarem o cangaço esquecido. Não sei se Dona Dulce ainda é viva, vi uma entrevista com ela aos 98 anos. Pelas informações(de outro canal) ela estava morando na Cidade vizinha a minha(Itatiba-SP) se é verdade não sei mas seria uma honra pode conhece-la, sou fascinado pela história do Cangaço.
Embora eu já tinha visto essa entrevista antes, sempre que vejo novamente percebo outros detalhes. Por exemplo, os dois filhos de Dulcinha com Criança, houve uma reaproximação deles com a mãe? Aproveito também e parabenizo pelo sucesso do canal. Foi até homenagiado recentemente pelo UA-cam. 👍
É um relato de fatos que aconteceram durante um período da nossa história que não nos deixa esquecer o universo cangaço nomes de personagens que foram tão reais durante anos
Gostei muito da entrevista Geraldo, obrigado! Agora, me diz uma coisa, a ex- cangaceira Dulce estava sentada ao lado da Marta, não estava? Eu acho que aquele braço era o da Senhora Dulce. Pra finalizar, deixando de lado um pouco a questão do cangaço, fiquei muito admirado pelo fato de Marta ter alugado uma casa em São Paulo (mega cidade) logo na casa de um ex- cangaceiro, ainda por cima, alguém que estava em Angicos junto com sua mãe. Realmente, foi uma probabilidade difícil de acontecer. Até porque poderia ser qualquer outro cangaceiro, mas logo o Balão? São coisas da vida.
Dulce Menezes estava sentada ao lado e a entrevista que fiz com ela já encontra-se disponível aqui no canal.
Menina muito bom amei
Parabéns!! Adorei de verdade
Agora simmm!! Essa é a história mais coerente que escutei .
Maravilha de entrevista.
👏👏👏👏👏👏👏👏
Parabéns!!!!!!
Obrigado Luciana Ribeiro.
Eu adoro essas histórias
Adoro ouvir essas histórias, acho muito interessante!!!!
Parabéns pela reportagem, tem muitos estoriadores que não sabe da estória toda e fica enventando, Tem estoriador que só fala mau de lampião não é bem assim. Mais uma vez parabéns pela reportagem
Obrigado pelas palavras e por acompanhar nossos trabalhos. Grande abraço.
@ agente que agradece
Olha só, moro em Jacinto. Uma cidadezinha que fica entre Jordânia e Santo Antônio do Jacinto. Que história em!
Muito boa entrevista
Essa senhora é muito simpática e bela.. Muito muito bacana essa matéria.
Continuo ligado no Cangaçologia! Abraço Geraldo!
Bela história, Belo trabalho, estão todos de parabéns!
Obrigado pelas palavras e por acompanhar nossos trabalhos. Grande abraço.
Parabéns pela entrevista! Muito boa mesmo!
Legal! Mantendo a história viva. Parabéns!!!
Muito bom, Geraldo.
Obrigado meu camarada.
Excelente entrevista.
Depoimento muito bom👏👏
*Seu Guilherme.....eehhh cabra bom!🌵
Deveria ter perguntado sobre como era a voz de lampião. Parabéns pela entrevista.
Que entrevista cheia de detalhes, parabéns ao canal 👏👏👏👏
PARABÉNS POR ESSA BELA ENTREVISTA
A Marta é uma mulher muito simpática!!!
Muito bonita essa moça,lembra Dulce quando jovem🏜🥰
Ótima entrevista, Martha! Apenas retifico a localização geográfica de Jordânia: Nordeste de Minas. O fato da cidade ser de fronteira com o SUL da Bahia, pode ter gerado o equívoco!
Eita cangaço velho. Muitas estórias desse nosso nordeste guerreiro.
MUITO boa depoimento dela contando a história de formar mas correta
Parabéns Geraldo pelo seu elo trabalho !!!!!! Viajo no tempo com esses depoimento me vejo nas cenas descritas no depoimento dela. Geraldo há possibilidades de algum cangaceiro ter vindo para as bandas do Maranhão ? ouço relatos que sim ! e vc o que me diz ?
Existe a possibilidade sim. Inclusive alguns históriadores apontam que Massilon Benevides Leite o "Massilon", que participou do ataque do bando de Lampião à cidade de Mossoró no Rio Grande do Norte, teria fugido para o estado do Maranhão.
Moro em Imperatriz, Ma.
Nunca ouvi falar.
Ouvi falar em pássaro preto na década de oitenta em Estreito-MA. Tbm falam que um de seus descendentes mora em um povoado chamado Alto Bonito município de minha cidade. Riachão-MA. Esse senhor afirmava para todos que ele contava as histórias, que tinha lutado ao lado de lampião. Não posso afirmar ser verdade mais já ouvi relatos de pessoas.
@ Ouvi falar em pássaro preto na década de oitenta em Estreito-MA. Tbm falam que um de seus descendentes mora em um povoado chamado Alto Bonito município de minha cidade. Riachão-MA. Esse senhor afirmava para todos que ele contava as histórias, que tinha lutado ao lado de lampião. Não posso afirmar ser verdade mais já ouvi relatos de pessoas.
@@edgarchaves178... a possibilidade sempre existe. Afinal existiram centenas de cangaceiros, muitos deles passaram despercebidos pela história.
Apesar do áudio está muito ruim... foi uma excelente entrevista
Que baita entrevista, parabéns.
Percebi que Neli tá aí, As filhas das cangaceiras mais lindas durvinha e dulce!!
muito bom. sensacional...
Amei é
verdadeiro.
Parabéns meu amigo Geraldo
Agradecido meu camarada.
Muito bom
Como assim, os volantes entravam nas casas e rebentavam tudo, inclusive, ( geladeira), se a primeira geladeira produzida no braisil em 1947? À não ser que houvesse importado dos Estados unidos, o que é no minimo improvavel!
Empolgação.
Dulce deveria ser muito formosa mesmo. Vide a filha.
Tem uma família aqui em São Paulo que são todos menezes porém os dois irmão doraci menezes i Rubens Menezes ambos irmão tem na faixa de 75 pra 85 anos os dois será que tem a ver com Dulce porém eles são do Nordeste...
Lampiām pasaba na casa dos meus bisavós por parte da māe da mía māe Lampiām era uma boa pessoa
esta muito baixo amigo Geraldo júnior o audio
Eu lancei um livro chamado As mulheres no cangaço pelo site www.clubedeautores.com.br, Dulce é uma das biografadas.
Depoimento muito rico!
👏👏👏👏👏
Agora fiquei com uma dúvida.
Existe algum dos dois filhos de Criança (irmão dela) que ainda está vivo?
Que história bonita essa coincidence dela encontrar Balão em São Paulo.
GENTE , VAMOS DAR UM LIKE AO ASSISTIR OS VÍDEOS DO CANGAÇOLOGIA.👍
Agradeço pelo apoio meu camarada.
E coisa boa de LAMPIÃO e difícil ouvi falar legal gostei 👍
Nossa moro a 30 anos aqui ao lado do bairro monte belo e não sabia desse morador ilustre.q . legal
Gostei da filha da duce e Se for solteira gostaria muito de entra em contato com ela moro no estado do parana ah não posso esquece de fala q na minha familia teve pessoas que fez parte do Cangaço e foi dois tios hoje já falecidos
Lembrando que amo o canal
Parabéns ao Geraldo pelo belicismo trabalho
Que entrevista maravilhosa, Geraldo você sabe se os dois filhos que Dulce teve com criança ainda são vivos ?
Dulce e Criança III (Vitor Rodrigues Lima) tiveram um casal de filhos, Aduilson é falecido e Aduilsa é viva. Informações obtidas através da Martha Menezes.
De quem é aquele braço que por duas vezes pediu insinuando que queria falar.??🤔
A marta tem algum canal para que possamos nos contactar e ter o privilegiado de conhecer uma filha do cangaco .Eu que sou nordestino da cidade de Feira de Santana Bahia
Só não entendi uma coisa.....dona Dulce Menezes viveu apenas 6 meses no cangaço...esses dois filhos que ela teve com criança ,foi após o término do cangaço???
Uma observação... já assisti entrevistas com dona Dulce e ela diz que não gosta de falar sobre o assunto....mas nessa entrevista dá para perceber que é ela ao lado da filha, e quando a mesma quer falar algo sobre o assunto,a filha interrompeu .... Não gostei dessa parte. A história estava ali, viva ,ao lado do entrevistador....este perdeu uma bela oportunidade.
Os filhos nasceram pós-cangaço. Fique tranquila Cabrocha. Gravei uns quinze minutos de entrevista com dona Dulce Menezes e assim que concluir a edição estarei publicando aqui no nosso canal. Obrigado pelas palavras e por acompanhar nossos trabalhos. Grande abraço.
Geraldo se tive a foto de balão que a filha de Dulce falou gostaria de ver.
Grato pela sugestão. Vou postar assim que possível. Vou dar uma olhada em meu "arsenal" iconográfico. Abraço.
muito bom
Excelente canal... Parabéns!!!👏👏👏
Obrigado pelas palavras e por acompanhar nossos trabalhos. Grande abraço.
Q mulher simpática e bonita e muito eloqüente
Incrível como essa mulher e insensível, no momento 23:19 ela fecha uma historia do homem que morreu apos dançar com uma arvore de espinho com uma risada debochada. Sabendo ela mesma que a mãe foi violentada na frente de todos. Esta na hora de quebrar essa paradigma de falar com Cangaceiros eram bons...continuar idolatrando esses homens continuaremos produzindo esse tipo de gente. Acorda!! Acorda!! seus ídolos define como você pensa...quem gosta de Funk e fanqueiro. quem gosta de musica de sertaneja normalmente é sertanejo...e assim por diante. VAMOS FALAR A VERDADE!!
27:59 não entendi !!! ela falou que foi o cunhado dela que entregou a mãe dela para o cangaço?
BETO DE MARIA DE DUDE DE JURU,PARAÍBA...
Ela citou o nome do meu bisavô , Vergílio .
Vida longa ao cangaçologia!
Obrigado Cabra. Vida longa para você também meu camarada.
Podia rolar um filme da Dulce viu ?
Abraço pra vcs
Não existe uma história do nordeste brasileiro maior do que a de Lampião
Essa que deu entrevista é Nova , quantos anos ela tem ?
Olá. Em q ano foi essa entrevista?
Foi produzida no último dia 03/05/2019.
A Dulce já morreu?
Em que ano o ex-cangaceiro Criança faleceu ?
Criança III faleceu no dia 28 de julho de 1997.
@ No dia 28 de julho de 1938, Criança escapou da morte, e no dia 28 de julho de 1997 ( exatos 59 anos depois ) a morte veio ao encontro dele novamente.
Meu LIKE foi o de n* 692, hoje são 19/10/19 sábado. Admiro esses tópicos a respeito da época do cangaço, Histórias a respeito de Lampião e Maria Bonita, Corisco e Dadá , Volta Seca......e demais. Estes tinham o seu lado de ":diabo " e de anjo. Pelas narrativas diversas a qual assisti , vejo que tambem " os macacos " eram na maioria " farinha " que até os porcos CHIAVAM para NÃO comer.😆😆😆😆
Que história
Otimo canal, ta de parabéns
Maria, Companheira fiel.
Passei por Jordânia, nunca imaginei!
Está otimo
Como ela gostava desse Jacó,ela teve foi muitos filhos com ele, oh glórias!
Geraldo .. eses filhos da Dulce com criança são vivos?????? Vc tem vidio delis??
Apenas a Adeilsa é viva. O Aduilson é falecido.
uma legenda ficaria show...