Disciplina PHA 3360 - Aula 28 (Poluição e Qualidade da Água)

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 6 лют 2025
  • Este vídeo pertence a disciplina PHA 3360 (Poluição e Qualidade da Água) do curso de Engenharia Civil e Ambiental da Escola Politécnica da USP. A disciplina aborda, basicamente, as principais variáveis físico-químicas para a caracterização de águas de abastecimento, águas naturais e águas residuárias e efluentes industriais, enfocando a sua importância ambiental e os principais aspectos teóricos e práticos envolvidos em suas determinações analíticas. O objetivo da disciplina é preparar o aluno para a interpretação dos processos e operações unitárias consideradas no tratamento de águas de abastecimento e residuárias, bem como para a avaliação da poluição em águas naturais.
    O curso é desenvolvido através de aulas expositivas, apresentação de vídeos e de execução de exercícios em sala de aula. Ao longo da disciplina, são desenvolvidos exercícios específicos de modo que o aprendizado possa ser bem fundamentado.
    Bibliografia recomendada
    SAWYER, C.N., McCARTY, P.L., PARKIN, G.F. Chemistry for environmental engineering and science. McGraw Hill Science, 5a Edição, 2017.
    PIVELI, R. P. & KATO, M. T. Qualidade e Poluição das Águas: Aspectos Físico-Químicos. ABES, 2ª Edição, 2011
    Conteúdo da Aula 28
    1- Série de fósforo: fósforo orgânico e fósforo inorgânico
    2- Apresentação do ciclo biogeoquímico do fósforo
    3- Origem do fósforo em água naturais
    4- Formas de fósforo em águas naturais: fósforo orgânico e fósforo inorgânico
    5- Espécies fosforadas expressas como mg P/L
    6- Valores de referência de fósforo em águas residuárias
    8- Importância ambiental do parâmetro fósforo em águas naturais
    9- Processos de eutrofização
    10- Fósforo total: padrão de emissão e padrão de qualidade em corpos d'água
    11- Exercícios
    Banda homenageada: Whitesnake
    Musica: Guilty Of Love
    • Whitesnake - Guilty Of...

КОМЕНТАРІ • 4