Faça parte da maior e melhor plataforma de ensino de ENEM. A única que garante o seu aprendizado. Inscreva-se na lista de espera da Plataforma Assad 2024, toque no link ➡ plataformaassaad.com.br/pa-espera-youtube
Não é sobre o vídeo, mas saí de uma redação nota 680 pra 880 em 5 dias graças a esse cara pessoal (sim, eu estudei em cima da hora faltando 5 dias pro enem). Muito obrigado mestre!
No dia de fazer a prova do enem assisti tambem a aula de redação dele, sai de 760 com os modelos prontos que eu fazia. Para 840 sem nenhum modelo pronto.
Fiz Engenharia Elétrica na UFG, durante a formação fiz 4 estágios em áreas diferentes e finalizei a formação em 6. Quando me formei, tinha uma gama IMENSA de áreas que poderia atuar, que no caso eram: Mercado de Fotovoltaica, Projetista, Instalações e subestações e na Área industrial. Hoje tenho 28 anos e trabalho numa empresa de instalações elétricas e de subestações. Ganho 17 mil reais líquidos por mês. Resumindo, engenharia é MT top. Nunca vai acabar, só tende a aumentar as áreas de atuação. Faça estágio pra experiência e vire um bom profissional, que vc não passa fome. Além da pohada de concurso específico pra área que existe.
Tbm acho que ele exagerou. De fato tem muito engenheiro desempregado, mas é o mesmo caso dos advogados : fica desempregado quem é preguiçoso e "analfabeto", quem não faz networking, não participa de projetos na faculdade, não faz visitas técnicas, não entra em alguma empresa júnior e quem não faz cursos por fora (análise de dados, programação etc.)
@@welitonmetalofe. É uma das engenharias com maiores índices de empregabilidade, por ser muito ampla dá pra trabalhar em diversas áreas. Se vc tem interesse nas áreas de economia, matemática e administração mas tbm gosta de física, a engenharia de produção pode ser a melhor pra vc. O ponto negativo é que tanto o piso quanto o teto salarial da engenharia de produção são menores que os das demais engenharias, mas a diferença não é tão gritante assim
Vídeo perfeito, depois faz uma parte 2 com outros cursos que ficaram de fora, ex: farmácia, biomedicina, relações internacionais, turismo, gastronomia, design de moda, jornalismo, radiologia...
Só ressaltando, como um Contador já formado, posso afirmar uma coisa: Contabilidade tributária (Apurar IR e tudo mais) é literalmente 1% do que a contabilidade pode proporcionar. Dentro da Contabilidade Tributária, existem diversas leis, que como você mesmo sabe, são alteradas anualmente no Brasil. Independente de máquina ou IA, vai ter que ter alguém para parametrizar... Agora, falando fora da Tributária, temos contabilidade gerencial, contabilidade societária/financeira, auditoria, perícia contábil e milhões de outras áreas. Agora, aquele contador dos anos 2000 que você conhecia como o "apurador de imposto", é esse morreu já. Contabilidade possui muuitas áreas. Ademais, bom vídeo!
@@gstavomeloo fica tranquilo, tem um campo bom de áreas para ir. Nenhum robô vai conseguir juntar a ciência do patrimônio, a tomada de decisão, os riscos e série de outros fatores analíticos para roubar nosso trabalho.
@@Arthur.gx. Te contando um pouco da história, desde o começo desse século falavam isso. A tecnologia só facilitou nosso trabalho. Ao invés de montar um balanço patrimonial (não sei se sabe o que é isso) na mão, escrito, podemos montar um balanço com milhões de lançamentos de forma digital, o que nos sobra mais tempo para capacidade analítica. O dia que o robô fizer a parte analítica e souber interpretar as regras e normas aí te dou razão.
@@alexandrerossellini1 Bem, eu só quis resumir o que deu para entender com o vídeo, mas eu concordo com ele também, a diferença é que talvez um professor formado em pedagogia que adote as mesmas estratégias mencionadas por ele, demore mais tempo para ganhar por mês o que um médico recém-formado ganharia mensalmente só por ter um diploma.
O ruim é não se indentificar com nenhuma faculdade q realmente é boa kkkkkk, as faculdades q eu gosto tudo da pra exercer da profissão sem a faculdade, triste, mas tenho q fazer alguma coisa né, e tenho enorme dificuldade de aprender qualquer coisa sozinha, pela internet.
Aí invés de fazer a faculdade. Tentar ir trabalhar em algo. Se não for bom aí você entra pra faculdade. É mais importante saber o que quer fazer do que qual faculdade quer cursar
@@AlanVictorDias Mas isso leva tempo. Seria melhor usar o tempo evoluindo, aprendendo linguagens, estudando, do que apenas trabalhando sem saber para onde vai levar
@@krizallo2.077 concordo com você. Acredito que além de trabalhar é bom usar o tempo evoluindo. Aprendendo outro idioma, programação, culinária, curso técnico, auto escola. Eu simplifiquei falando em trabalhar, porque muita gente sai do ensino médio pensando apenas em faculdade
se seus pais tivessem te permitido aprender varias habilidades diferentes como esculpir ceramica, madeira, tocar instrumentos etc vc n estaria nessa situação
17:18 Pedagogia associada a um licenciatura é o futuro, cara, tenho uma professora de redação que é a Maura Izabella, e ela é simplesmente perfeita, letrada com pedagogia e psicanalista, ela entende o aluno e passa o assunto com clareza e com eficiência!
Psicologia aqui ✌! Cara caí de paraquedas aqui, ainda nem sei sobre o que é o canal, mas parabéns, nunca vi alguém tão sincero e assertivo na internet sobre as profissões, tudo o que foi falado confere.
Poderia me ajudar com informações da sua profissão? Gostaria de cursar psicologia mas algumas pessoas que são psicólogos que conheço disseram que não conseguiram viver só con a carreira de psicologia, por vezes tiveram que fazer outra faculdade ainda atuando como psicólogos por que gostam da profissão... O que vc me diz? Gostaria sim de estudar psicologia mas seguir uma carreira mais acadêmica, estudar mais e mais sobre o assunto
Ótimo vídeo Pedro, concordei com quase todos, opinião bem embasada na vida real e de como as coisas funcionam, bem direto ao ponto, fica aqui o meu agradecimento, obrigado!
Interessante que às vezes não depende da profissão ou do diploma em si, mas do seu esforço em se tornar realmente bom aquilo que escolheu para fazer, e pelo visto você é muito bom no que faz conheci seu canal agora e me prendeu a atenção por uns 28 minutos basicamente. Valeu!!
Sobre enfermagem conselho de quem fez ! Só se vocês gostarem muito e se for um sonho de criança, se você ama cuidar e gosta muito de pessoas e têm paciência de Jó. Paga mal, rotina é insana, não é varolizado. Os melhores ninchos são: estética, obstetrícia, e internet. Mas se você gostar MUITOOOO e for seu sonho genuíno tudo isso vale a pena, agora se for segunda opção se curso ou só fazer pq passou não façam, poupem saúde mental de vcs.
Colocar medicina no pedestal e descartar desse jeito a enfermagem é ser muito imaturo. Profissão que irá se tornar um formigueiro daqui 15 anos e que é sustentada pelos excelentes enfermeiros que carregam nas costas os postos de saúde.
Excelente esse vídeo! Me surpreendi muito com ADM. E o bacana é que, como o curso não é de tempo integral, fora das aulas é perfeitamente viável administrar e usar essa esperteza pra se aperfeiçoar muito
Por incrível que pareça, é o curso que menos recomendo. É um mercado saturado, e trabalhar em cargo de confiança em ADM numa grande empresa vc só vai conseguir se vc for parente dos sócios ou muito próximo, quase todos os cursos dá pra vc ganhar muito bem se vc se dedicar muito na área ou passar em concurso que ofereça uma excelente remuneração. E sinceramente, vc pode ser um grande administrador mesmo sem diploma, se tiver capital e expertise, vc vai muito além.
Fiquei com medo agora KSKSKSKSKSK tenho 17 anos decidi cursar a faculdade de ADM justamente por não saber oq profissão seguir, e dentre elas mais me identifiquei, fiquei ass😮 quando ele disse que geralmente pessoal de adm não trabalha já de imediato quando sai, KSKSKSK alguém tem alguma dica, ou uma opinião para me dar, para me expandir mais no curso? Pesquisei vários investimentos entre outras coisas mais as vezes vejo que é furada e tals.
Faltou o curso de Farmácia, que é o que estou fazendo atualmente hehehe. Em 2015 resolvi fazer Química Licenciatura e hoje trabalho como professor. Além de pagar pouco, a gente trabalha feito escravo e ainda tem a falta de respeito por parte dos alunos. Professor hoje perdeu a autonomia em sala de aula. E olha que sempre preocupo em manter uma boa relação com todos, mas sempre chego em casa mega estressado, e isso tem afetado demais a minha saúde física e mental.
Psicologia é o meu sonho desde quando eu tinha uns 14 anos, tenho 19 agora e to me agilizando pra estudar pra vestibular e tal. O que é doideira é psicologia ser TÃO concorrido, na federal daqui é o curso mais concorrido depois de medicina, de repente todo mundo quer tratar maluco.
Não vou desgostar do vídeo, porém é uma análise superficial demais perante uma quantidade imensa de informação para determinar o futuro destas carreiras. Entretanto grato pelo vídeo, por mais que discorde de grande parte dele. (Edit) Passei em odontologia e agora vou pesquisar muito mais sobre a tal da "odontologia biológica"
@@PedroAssaadde fato, foi uma análise geral. Porém é interessante que a pessoa que queira seguir tal carreira saiba o que quer fazer. Veterinária, por exemplo, seria ótimo pra quem quer dar assistência pecuária ou tratar de animais na roça. Falo isto porque moro na roça e muitas pessoas sempre precisam de veterinário, seja pra fazer ultrassom/toque, cuidar da pata da vaca ou outras enfermidades, também pode fazer o parto de um bezerro que esteja preso. Dá bastante dinheiro em poucas horas, a tecnologia não pode substituir, e no Brasil onde tem muita pecuária não falta trabalho. É claro que tem que ter as manhas e trabalhar duro, que nem as que estão classificadas como ótimo e vida feita. Tal exemplo demonstra para as pessoas que o vídeo é como um exemplo geral, mas não específico. Está ao mesmo tempo certo e errado, é subjetivo. Também tem a sua opinião, mesmo que queira ser o mais impessoal possível não tem como não levá-la em consideração. Como vc disse, pode ter Engenharia ótima ou vida feita. O mesmo digo pra educação física, pode ser que seja uma merda ou não. Depende de vários fatores, tanto da pessoa, faculdade, local, emprego...
@@Cristiano-jz6co ele falou exatamente, como é a medicina veterinária. Ele está dando um bom conselho para a galera. Eu não aconselho de forma nenhuma, ninguém fazer medicina veterinária.
Queria ver tambem sobre profissões sobre o meio ambiente.... Gestor ambiental, engenheiro ambiental/florestal, educador ambiental, engenheiro sanitarista etc
Ele só pegou as aleatórias pra fazer conteúdo raso, típica análise que o cara só pode viver fazendo medicina e isso que faz as outras profissões ficarem tão vazias
Mas de fato, tem pessoas que não tem formação na área da educação e conseguem dar aulas infinitamente superiores a de professores licenciados. Eu estudo licenciatura em matemática em uma federal, porém boa parte das matérias de educação são teóricas, ou seja, não dão o "conhecimento milenar secreto" de como dar aula. No geral, a experiência em sala de aula que irá fornecer os atributos para ser um bom professor.
Carreiras como biólogo, físico, matemático que são bacharéis nem entraram. Vou te falar, nenhuma AI vai substituir. Porém, são profissões que disputam vagas com várias outras formações e está bem difícil.
Mano, a área de TI tá foda. Os caras estão exigindo experiência pra ser estagiário, não contratam mais juniors. A régua pra conseguir um emprego tá muito lá em cima, tem que saber muita coisa pra ganhar uns 3.000, sem contar que as vagas de programadores estão tambem sendo ameaçadas pelas IAs. É MUITO esforço pra começar e muito esforço para se manter.
Sim, vou me formar daqui a 2 anos(ainda nem estagiei) já estou me arrependo de ter feito o curso apesar de ter aprendido muita coisa. Mas vou ser otimista se não conseguir me manter na área vou tentar um outro curso mas dessa vez na área da saúde
Por isso q eu vou pros states 🤙🤙 A área de programação aqui no Brasil é desvalorizada, q nem qualquer coisa q não seja ser juiz, médico ou político, mas já já isso chega pra os médicos também.
Eu fazia sistemas de informação, desisti no primeiro semestre! Fui pra ADS… desisti também! Tudo por causa dessas vagas para JUNIOR com requisitos de SÊNIOR kk desanima demais
Em resumo, se você for o *iPhone do seu mercado* , o melhor profissional de todos, e criar um negócio em cima disso, você vai se dar muito bem. Agora, se você quer fazer o mínimo, não importa a carreira, você será um fracasso.
@@lia701 amigo, médico ruim não aguenta o tranco. Mesmo que tenha meio mundo indo fazer... a maioria é de privada e que mt provavelmente vai penar pro curso só por pensar no financeiro e não agregar o processo profissional na vida. Então sim, seja um profissional ruim que você vai se lascar
Importante fazer um só de engenharia pq realmente dependendo da engenharia e de onde a pessoa formou, pode variar de ''cuidado'' até ''vida feita''. To terminando meu estágio agora em uma empresa de grande porte e posso dizer que conheci : Engenheiro recém formado tirando 10 k como trainee, engenheiro tirando + 30 k (esse ja é comum em cargos de gerência na industria, principalmente nas Eng Mecânica, Elétrica, Produção e Civil) e muito engenheiro uber e desempregado. Duas coisas que eu apontaria: 1 - Por mais que muita gente não aceite, a faculdade onde você se formou tem muito peso. Um cara q formou no ITA, IME ou alguma federal de renome tem muito mais valor no mercado que alguém que formou em uma particular ''aleatória". 2 - Se você for o cara que vai pra faculdade só pra assistir aula, você será desempregado ou ganhará bem pouco. Isso é fato! O que mais importa na graduação são os projetos de extensão que você participou, empresa junior, liga empreendedora, estágio, etc. Um engenheiro que tirou nota 10 em tudo vale muito menos que um engenheiro que tirava nota 6 mas participava de projetos de robótica, automobilismo, aerodesign, etc.
Quanto você diz "Por mais que muita gente não aceite...." você está corretíssimo!!! É um mimimi no Linkedin que faculdade é tudo igual e não que há diferenças... que meus Deus. Por este ponto de vista seria como se o garoto que está se matando de estudar pra entrar no IME ou ITA fosse um trouxa já que faculdade é tudo igual. E os argumentos são sempre rasos, ah mas eu conheço um gerente de Multi que fez Uniesquina e bla bla bla.
Essa do design gráfico concordo totalmente. Me formei em design mas tudo o que aprendi encontro na internet facilmente (e as vezes muito mais aprofundado). Conta muito mais seus cases de sucesso e seus trabalhos feitos no mercado do que uma formação na área.
Mas você queria trabalhar em uma empresa? Quero fazer design mas ainda estou na dúvida em relação a faculdade e vi muitass pessoas falando que faculdade de design é bom para trabalhar em uma empresa, pois as empresas procuram pessoas formadas...
@@yoonieluvs É exatamente isso. Já trabalhei pra agências e TODAS olham sua formação, e segundo olham a sua habilidade (ai que entra seu portfolio) Mas ja ví pessoa extremamente habilidosa perder vagas porque não tinha formação (claro que no caso, era uma área de marketing pra uma empresa que não era disso, mas pra você ver como isso conta)
@@yoonieluvs Tem muitas empresas no brasil que só contratam se tiver superior, nao sei se é a maioria, mas sei que muitas pedem, mas também tem empresas que não pedem. Se voce quiser trabalhar CLT ou quiser emigrar para o exterior querendo ou nao o melhor caminho é ter o diploma e ir se aperfeiçoando por fora também.
Ótimo video, apenas um ponto sobre engenharia: essa visão limitada da engenharia atualmente está realmente espalhada, engenharia não se resume em civil, produção. Vai muito alem, vejamos a engenharia aeronáutica que no Brasil tem crescido cada vez mais, vejamos a engenharia de alimentos que cresce cada vez mais, agrimensura e ai por diante. Meu ponto é que atualmente as engenharias estão em grande números se superando cada vez mais, a antiga civil não é mais a única, cada vez mais a engenharia cresce e atende as demandas futuras do mercado, então tenhamos cuidado.
@@feitqn9422 É a mais difícil de todas, até se você fazer em EAD ou particular você sofre. Mas gosto muito do curso, fora que é a engenharia também mãe das outras né, me alivio com isso. Dedicação para ela é igual para todas, só depende do que você realmente quer seguir e se ve daqui a uns anos.
O pessoal pensa em engenharia e vem logo na mente a Engenharia civil. Igual você disse, existem diversas outras engenharias nas quais não falta emprego, Engenharia elétrica, engenharia aeronáutica, engenharia naval, engenharia de computação, engenharia de software entre outras. Minha vontade mesmo era fazer engenharia nuclear, porém no meu estado não tem, portanto escolhi engenharia se computação 👍
Estou indo para o 2º ano do ensino médio, e estava muito aflita com o curso que irei escolher na faculdade (sei que é meio "cedo" eu ja querer decidir isso, mas acho uma boa estratégia para saber onde quero chegar), que provavelmente vai ser psicologia, pois muitas pessoas ao meu redor diz que não vale a pena, que é difícil ganhar bem com isso e tals... Esse vídeo me deu muito ânimo e confiança para cursar o que realmente quero e que desde nova tenho vontade. Agradeço muito ao UA-cam ter me recomendo esse video e, principalmente ao Pedro, pelo ótimo vídeo. Espero que chegue a mais pessoas videos informativos e úteis como esse, e não as besteiras e conteúdos totalmente inúteis em que a maioria dos jovens e crianças estão consumindo atualmente...
Recomendo tentar fazer o Enem esse ano, só pra ver mesmo, pq eu não fiz e tô no 3°, assim você já evita o nervosismo na hora que realmente for fazer pra valer
Estou na mesma situação, só que estou pensando em Ciências Contábeis. Esse vídeo me deu o maior desânimo. Alguns como ele diz que essa profissão será substituída por robôs (como ele) e outros dizem que é impossível haver esta substituição. Enfim, maior incerteza. :(
@@PedroSouza-tk6xzamigo isso o que ele falou no vídeo foi apenas a opinião dele e só dele não precisa ser a sua💜 se realmente a ideia de fazer contabilidade mexe com você mexe com seu coração e se você se identifica vá em frente e lute pelo os seus sonhos e pelo o que você quer a gente só precisa botar Deus na frente💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖 é que nem tipo: pra mim o melhor doce é o de maçã e pra você o doce de maçã é ruim aí só por isso o doce não presta claro que não!!!!! Faça o que você quer fazer e o que você se identifica💜💜💜💜 corra atrás dos seus objetivos e seja feliz💖💖💖💖💖
Segundo ano não é cedo pra decidir. É uma boa ideia já começar a revisar os estudos para o ENEM (pode ser em casa mesmo, não precisa ser cursinho, o importante é fazer exercícios) e procurar sobre o que você gostaria de fazer e as perspectivas de emprego no que você gosta.
Concordo muito com a fala de fonoaudiologia. Minha mãe atua nessa área, e cada vez mais aparecem crianças pra ela com problemas de fala, de expressão e comunicação
Mt interessante ver sua opinião sobre psicologia, geralmente ao tratar desse curso, as pessoas entoxam na sua cabeça que é impossível fazer dinheiro, e sim eu gosto de psicologia, amo a mente humana, mas não da p dizer q dinheiro não importa tb, não é necessário ficar podre de rico, mas sejamos honestos, todo mundo anseia por uma vida estável, poder viver confortável, tirando uns 10k já é mais q o suficiente por exemplo, notei q suas opiniões não são genéricas, permita-me o elogio, você é extremamente inteligente pelo que pude reparar, sua oratória, percepção e planejamento de falas são perfeitos, muito obrigado pelo vídeo, realmente a luz ao fundo do túnel.
Falou tudo sobre advocacia. É uma profissão pra quem tem network bom. Tem muita gente q faz Direito achando q vai ter uma vida glamurosa, mas na verdade nem tem vocação. Por isso q o mercado tá saturado
Excelente vídeo!! Falando sobre odontologia. Estou no 6° período de odonto e noto absurdamente p quanto a maioria dos dentistas negligenciam seus pacientes, são defasados em conhecimentos importantíssimos. Estou há quase 1 ano e meio estagiando em um consultório excelente (estou desde a inauguração desse consultório) e só a consulta (sem "limpeza" ou nenhum procedimento incluso) está 350 reais. Absolutamente ninguém contesta os valores já que essa consulta é absurdamente boa. Assim como você disse, precisamos analisar o paciente num todo. Dentista não vê só dente. Precisa-se saber o que ele come, todas as doenças sistêmicas, doenças mentais, hábitos (nocivos ou não), entender que o paciente é um complexo e tudo que ele faz influencia no seu planejamento. Então, se alguém aqui está pensando na área e ouvir alguém dizendo que está saturada, saiba que está sim saturada, mas saturada de dentistas incompetentes. O mundo da odontologia é imenso. Estou à disposição p sanar dúvidas de quem precisar/quiser. Abc, Pedrão!
Olá, acabei de passar em odonto na USP de Bauru, estou realizada pois era meu sonho. Porém sou muito baixa renda, o curso é caríssimo e estou já me planejando nas rendas extras pra poder pagar minhas listas E já guardar para o meu futuro consultório. Eu me preocupo muito em já ir aprendendo a lidar e captar pacientes pois tenho muito medo de ter um consultor bom e não ter paciente q aceite o preço do meu tratamento... Tem alguma dica pra uma caloura? 😢
Já que você se dispôs a sanar dúvidas, vou lhe perguntar. Como faço para identificar um profissional da odontologia com essas qualidades que você falou?
@@RaiEllen então, eu tenho me dedicado muito no meio acadêmico. Faço painéis científicos, participo de pesquisas e isso foi me abrindo portas. Te aconselho a entrar em uma liga acadêmica, pedir a algum professor que você admire p acompanhá-lo no consultório e fazer amizades com os veteranos. Eu acho que a usp tem algum banco de instrumentais, tenta procurar p ver se tem algum auxílio ou emprestimo de materiais. Boa sorte!
15:35 ciências contábeis é impossível de ser substituída pela inteligência artificial porque existe o fator da análise humana para tomada de decisões. já existe automação para declaração de impostos, mas é impossível automatizar a análise humana.
5:45 só um pequeno detalhe sobre a fonoaudiologia, você falou muito sobre habilidades comunicativas e tals e esqueceu de mencionar a fonoaudiologia forense (até por que ninguém conhece a área mesmo), a fono forense ta crescendo muito, claro na parte judicial não é lá aquelas coisas mesmo tem juiz que manda você periciar um áudio gigante por 800 reais, mas na parte extrajudicial ta bombando por que você tem liberdade pra cobrar acima de 1.500,00 dependendo da perícia. Ps: Sou estudante de fono rsrsrsrs e achei importante destacar essa informação até mesmo pra ajudar quem quer entrar no curso.
Vídeo muito necessário! Eu sempre considerei Medicina Veterinária como segunda opção caso eu não passasse em Medicina, mas venho acompanhando o Pedro há 3 anos e estou fortemente inclinada à fazer Odontologia ou Psicologia. Engraçado que a maioria das pessoas não fala desses cursos como o Pedro fala, do que você tem que fazer para se destacar, como tá o mercado de trabalho. Muito obrigada pelo direcionamento, mestre!
faz odonto, odonto é garantia de emprego, tu vai ganhar bem, só depende de voce, se voce for muito ruim, tu vai ganhar 7 mil no minimo. já psicologo tem que ter marketing, tem que saber vender imagem e se auto publicar...
minha amiga é psicologa e ganha 4 mil por mes sofrendo, os caras pagam 10 reais pela sua consulta, sem brincadeira, o que faz voce atender por 20 minutos, fazendo um trabalho ruim com seu paciente e queimando sua imagem como profissional. Já na odonto, mesmo no plano de saúde consegue ganhar 90 reais em um procedimento rapido e simples. minha amiga atendeu 30 pacientes em um dia e alavancou a conta bancaria facil como dentista. eu faço odonto e mesmo estando na faculdade, recebi varias propostas de trabalho, a demanda de dentistas é alta, então seria vida feita.
não curse med vet como 2opção pra medicina kkkk eu curso med vet e sempre tive como 1 opção, sempre foi meu sonho. Hoje sou frustrada com o futuro que o curso pode me oferecer, e inclusive estudando de novo pra ir pra medicina. Dá sim pra fazer 20k pra cima sendo veterinário, mas depois de anos de especialização e correndo atrás pra fazer seu nome, e a saúde mental indo embora, apesar de ser uma profissão linda. Já na medicina: saiu da faculdade, é só começar a dar plantão e fazer dinheiro enquanto se especializa
Excelente vídeo! Sou Psicólogo e posso afirmar que foi a melhor escolha que fiz! Não pela faculdade em si, pois saímos muito despreparados para o atender a complexidade da vida humana. Fiz uma boa pós graduação (especialização em TCC e o mestrado que estou concluindo agora) e fiz uma formação clínica de peso. Inclusive para quem quer ser psicoterapeuta, investir em uma formação clínica de qualidade é imprescindível! Formação clínica é diferente da pós graduação. Na pós aprendemos conteúdos acadêmicos (filosofias, modelos de tratamento e técnicas) e na formação clínica aprendemos/treinamos habilidades terapêuticas práticas que são comuns a vários modelos de terapia (empatia, escuta, presença, etc). Atualmente tenho minha empresa de Psicologia e sigo crescendo na área e ganhando reconhecimento. Melhor escolha! rs
Você poderia me falar em qual local você fez sua pós em TCC? Estou cursando Psicologia ainda mas to achando o conteúdo da faculdade muito insuficiente e to pensando em fazer um curso por fora.
Olá, você poderia informar onde fez sua pós em TCC? E sobre a formação clínica, poderia esclarecer melhor sobre? Desde já, agradeço! Muito admirado pelas suas conquistas.
Vídeo sensacional , faz muito sentido, ótima abordagem de cada curso, medicina realmente vc só não ganha dinheiro se for muito ruim, isso é fato. Eu só deslocaria odontologia de ótimo para vida feita, pois considero essa profissão muito difícil de ser substituída por inteligência artificial e tem vários dentistas muito bem sucedidos principalmente na área cirúrgica que inclusive é pouca falada, mas fazer uma residência em cirurgia e traumatologia buco máximo facial é um grande passo para o sucesso profissional e financeiro, a área da estética que hoje é modinha tb é uma área muito rentável, pois os procedimentos estéticos hoje são super caros . Odontologia é uma faculdade extremamente cara, com mensalidades pouco acessíveis, mas o que pesa são as listas de materiais de cada semestre, mas se vc for um aluno fora da curva certamente se tornará um excelente profissional , na minha opinião , VIDA FEITA com certeza. Parabéns pelo vídeo .
Sou desenvolvedor de TI a 5 anos, formado em jogos digitais, sobre o curso, eu recomendo pra quem já sabe inglês e pretende trabalhar recebendo em dólar, aqui no Brasil não existe um mercado viável pra jogos, agora uma faculdade mais voltada pra TI acho que não faz tanta diferença assim, programação vai mais da pessoa do que da profissão, um autodidata focado consegue se sair melhor no mercado do que alguém apenas com o diploma. Minha recomendação pra área é encarar se você tem o mínimo de proximidade com a área de exatas e facilidade com tecnologia, caso contrário você vai se frustrar. Tendo isso em mente, corre atrás de aprender a lógica, depois pesquisa um poucos das dezenas de áreas que existem em TI e vê qual te deixa mais a vontade, sabendo a lógica você consegue seguir o caminho que quiser em TI.
você fez faculdade ou algum curso técnico? Tenho 17 anos não me decidi ainda sobre o que quero seguir, eu tava pensando em uma área mais relacionada a TI
@@mitik. Eu fiz faculdade de Jogos Digitais na PUC, eu acabei indo parar na área de TI porque sempre tive facilidade com programação. Se você também tem, recomendo fazer uma faculdade só pra por no currículo (faz diferença sim), mas se você tem dificuldade e ta querendo a área de TI só pela remuneração eu recomendo fazer a faculdade e alguns cursos, tenta pesquisar sobre back e frontend, ve qual te chama mais atenção e foca nisso.
@@DanielPitico hm que bacana! De ontem pra hoje tenho pesquisado e achei interessante o desenvolvedor full stack, que trabalha essas 2 areas, mas pelo que eu vi é muita coisa pra aprender, agora to pesquisando pra ver se tem uma que também pague bem só que com "menos" assunto para se especializar
@@DanielPitico tenho 20 anos, to tentando entrar na área sei o básico de Python, Portugol, C#, agr estou aprendendo Java. pretendo me especializar me Java, queria saber oque vc acha de Java se realmente e tudo isso que falam e estou tentando aprender Inglês apesar de ser ruim porém pretendo ser freelancer para fora. vc tem alguma dica ou algo que posso me ajudar ?
@@mikael8332 cara, não sei te falar como ta o mercado pra Java pra quem ta começando agora, então não sei te falar os desafios que você vai passar na sua caminhada, mas essa semana eu recebi um email de uma vaga de 15 a 16k pj pra backend java, claro que é uma vaga pra senior mas é justamente nesse ponto que eu queria chegar, senior Java é extremamente bem pago tanto no Brasil quanto fora, então a longo prazo te garanto que vale a pena, mas não sei te dizer como ta a vida dos juniors hoje, passei do junior faz alguns bons anos ai kkkk o mercado é muito rápido então hoje é outra realidade, mas te desejo sorte cara, escolhe um caminho e manda ver
Farmácia ainda é uma escolha de curso superior que pode fazer alguém desfrutar uma vida frutífera. Primeiro que há a possibilidade de empreender e trabalhar pra si, e com conhecimento de marketing expandir o negócio. Fora que o conhecimento do farmacêutico é o mesmo que o do estudante de medicina no Ciclo Básico da Faculdade. É possivel operar instagram e tiktoks com informações úteis e atrair seguidores, enfim... Fala sobre farmácia na PARTE 2
Sugiro procurar as classicas: Mecância, Elétrica, Civil... mas como as áreas de tecnologia estão em constante crescimento você pode tentar controle e automação ou computação
@@victor-w5g2q Ignora essas derivadas aí amigo: controle e automação, energia, aeronáutica, computação e etc. Foca nas mães mesmo. A de computação você faz com o pessoal da ciência da computação, tem a mesma duração, mesmas disciplinas. Porém se você é mão na massa vai na computação. Ah mas tem a Eng hardware não sei o que lá, ignora. As clássicas são: elétrica, mecânica, química e civil. Somente. Computação é filhote da elétrica inclusive
Passei em ciência da computação mas tava pensando em estudar mais esse ano pra medicina, porém depois de conversar com a galera da área e ver esse teu vídeo e olhar a rotina e a margem de futuro, vou focar mt mais na graduação msm e em fazer um intercâmbio pra melhorar o inglês e aplicar pra fora do país msm, bom vídeo
E mais do que isso: já tentar arrumar trampo AGORA como programador ou desenvolvedor. Não precisa de facul pra isso. Tenho amigo de 19 anos sem formação ganhando 50k por mês
A IA está vindo aí, e a área de Programação será fortemente afetada. Os tempos áureos estão acabando, cuidado! Vai ter que ter muito mais conhecimento, estudar sempre para estar atualizado e não ficar obsoleto.
@@AnaCelia-sm3ni Sim, mas o contexto da pergunta era sobre Ciência da Computação, e o meu comentário se refere a haver uma mudança em curso na área tech. Medicina, você pode se especializar em Cirurgias, algo que será afetado com menor impacto por IA.
Quero muito medicina, mas não tenho medo de não passar. Odonto, psicologia, Pedro falando assim, dá pra perceber que essas outras áreas da pra ter uma vida feita se eu tiver uma boa postura, for inteligente na área. E isso faz muito sentido. Sempre gostei bastante de procurar ter o shape, falar direito, me preocupo com minha dicção, com meu português, falo inglês, toda essa construção de minha imagem. Muito bom!
Cara, de coração, espero que vc entenda o que vou te falar. Se vc tem essa vontade, Insista em medicina, não importa o tempo que vc leve pra passar. Não caia nessa, de vdd. Sou formado na USP em computação, tenho MBA, tenho 1 década de experiência no mercado de trabalho, inclusive com cargo de gerência, me dei relativamente bem, não posso reclamar, mas fazer medicina é melhor decisão que vc pode tomar pra sua vida. Esquece essa de "psicologo tb pode ganhar como médico". Pode, mas tipo 0,5% dos psicólogos ganham o que um recém formado em medicina ganha.
@@Dhaenys_9 uma coisa que é bem difícil de entender, e eu mesmo não entendia e só enxerguei isso com o passar dos anos, mas uma pessoa com 20, 22, 25 anos é MUITO jovem. Se é seu sonho, não se apegue a quantidade de tentativas ou tempo pra conseguir, isso é uma coisa mais da sua cabeça do que da realidade, pode acreditar. E outra, vale a pena demais, ser médico no Brasil é a melhor profissão do mundo
Engraçado que ele não citou os lados ruins da medicina, como por exemplo o valor do curso que é caríssimo (não acessível para pobres), os anos e anos pra se formar (todo mundo sabe que demora pra caramba), os livros didáticos que também são uma fortuna... Ele só falou sobre os lados bons, que são o salário e uma "vida ganha". De certa forma ele também enganou os espectadores, por nos fazer pensar que medicina era as mil maravilhas, mas não é.
sem esforço, até médico ganha mal. Esse é o problema do Brasil, o povo acha q a vida é fácil, q o governo vai ficar bancando auxilio e caso isso não ocorra, é culpa do governo. É fato q o governo é culpado de muita coisa, mas da preguiça da população, não tem quem mude, é quase cultural. Mas voltando, um cara q é bom no que faz, pode ter cursado até arte mas pode ser reconhecido e ganhar bem, pq o necessário é ser diferenciado, ser bom, o que 99% dos profissionais não são. O resultado disso é essa ignorância, botar culpa no país, na situação, tudo, menos em si mesmo.
PASSEI EM MED UFF E TÔ MUITO FELIZ!!! Mesmo que sature, no mínimo, o médico vai ganhar muito mais que a média do brasileiro. Ainda mais com a crescente das especialidades médicas. A medicina é tão valorizada que até médicos incompetentes ganham, pelo menos, 8k. Galera fala que vai desvalorizar, mas, cara, médico descente ganha uns 15-20 mil (sem falar dos realmente bem sucedidos). Enfim, profissão recompensadora e gratificante, nunca será uma opção ruim!!! Excelente vídeo, Assaad.
Se a pessoa é empreendedora e topa se expor na internet: Psicologia, Ed. Física e Nutrição. (cursos fáceis pra c@r@1h0 e mercados excelentes, mas o diferencial em termos de conhecimentos e habilidades vais ter que buscar fora da faculdade); Cursos bons do ponto de vista de conhecimento, mas vai do gosto de cada um: Engenharias, Geografia, Economia, História, Biologia... tratam das coisas básicas da vida e do mundo (!NÃO TEM EMPREGO!, só concurso público.); Medicina: se tu pode, NÃO PENSA DUAS VEZES E VÁI! TI: não arrisco opinar, mas vejo que tem muito OBA OBA e muita gente no mercado. Se você virar um profissional técnico, vai virar comodity.
Opa! Poderia fazer um video sobre as licenciaturas para lecionar em sala de aula. Letras Inglês, Português, Biologia, Matemática, História, Geografia e ETC 😊
Veterinário não é só de pequenos animais como ele falou (cães e gatos). O que da mais dinheiro são animais de grande porte como gado e também animais de produção como frango, porco e etc... Mas ok entendo que o vídeo se baseia apenas no raso dos cursos
Ignorem tudo desse video. Nenhum diploma da dinheiro, o que dá dinheiro é ser um profissional competente e dedicado. NÃO ESCOLHAM PROFISSÃO PELO DINHEIRO. Escolham algo que gostem.
eu discord de uma coisa, o contador, sim é um risco, porém o curso de ciências contábeis é muito amplo, inclusive um formado em contábeis pode se especializar em atuárias ou estatística e virar um estatístico, podendo virar um cientista de dados, além do mercado financeiro, tem mais engenheiros e contadores trabalhando no mercado financeiro que economista, tudo depende de uma boa base, bom marketing e bom network, tmj
Exatamente kkkkkk. Contador apurador de imposto só existe para grandes empresas. Mas até a tributária ainda é forte, amigos da área ganham muito bem, muito bem mesmo. Contabilidade societária/financeira, gerencial, auditoria, perícia... Todas essas são muito fortes. O número de funcionários das big four (empresas de auditoria financeiras-contábeis) só cresce!
@@dieeid7626exatamente mano. Contabilidade/economia/finanças é vida feita. Big four, consultoria e Mercado financeiro crescem absurdamente. Você vai ter que comer o pão que o diabo amassou pra ser muito bem pago fazendo isso? Vai. Mas que paga bem, paga. Agora pra trabalhar em estatisca/ciencia de dados, contabilidade eu acredito que não seja o melhor dos cursos, ainda que talvez tenha como ingressar nessa área com diploma de contador sim
Minha ex-turma de 2022 de uma das MELHORES FEDERAIS DE MG (eu mesma estudei 16h pra passar, 960 na redação) - de 60 alunos na qual 90% dos alunos que formaram e já tem pós-graduações e OAB e fala 3 línguas, trabalhando 12h seguidas pra escritório igual escravo e ganhando 1.400 REAIS (!!!!!!!) DISCORDA DE VOCÊ kkkkkkkk {os outros 10% são filhos de pais ricos e empresários}
Ótimo, Pedro! Tô numa dúvida matadora sobre qual faço: psicologia ou filosofia. Gosto dos dois, porém atualmente estou mais para filosofia. Você me deu um norte. Visto que, segundo você, psicologia é “vida feita”, no entanto o profissional DEVE ter uma boa base em filosofia, acho que meu caminho deve ser mesmo psicologia. Obrigado pelo vídeo!
o cara vive numa bolha amigo, faça oque faz sentido pra você não se guie por esses caras, ai ele fala "é só ser competente" , mas o "competente" é menos de 2-3% dos formandos e quando você sai das capitas o porcentagem tende a ser pior ainda, mas uma coisa é fato o que te muda de patamar são seus contatos busque boas conexões.
@@Rodrigo.501 Mas ele tá certo. Se for pra filosofia, vai tá muito limitado. Agora na Psicologia, muito mais rentável e, como ele já gosta de Filosofia, nada impede de estudá-la paralelamente pra criar uma boa base --> porque muito da Psi é sustentado por uma boa base filosófica. E a recomendação da formação com o Ítalo Marsili é perfeita! Recomendo!!! 🤌 Procure empreender numa clínica.
cara, passei exatamente pelo mesmo processo estes últimos dias, estava entre filosofia e psicologia pois gosto muito das duas áreas, também acabei optando por fazer psico!
Eu trabalhei em um escritório de marketing e trabalhei em um supermercado, o supermercado foi um ambiente muito mais leve do que a agencia que eu trabalhei de tanto que era doentio o ambiente de marketing
Medicina é difícil de entrar mas ao sair tá com a vida feita (mesmo sendo um médico medíocre!) Quase todos os outros cursos são fáceis de entrar mas ao sair você tem que ralar muito para conseguir se destacar (ex: psicologia e nutrição) Moral da história: tu vai ter que se esforçar pra cacete em algum momento, seja agora ou daqui alguns anos
caraca, nunca parei pra pensar nisso, muito real o salário que a maioria das profissões começa a ganhar dps de 10, 15 anos, um médico esperto faz nos primeiros 5 anos de formado, ainda mais se tiver planejamento financeiro
Isso eu concordo, eu sai da faculdade e no final das contas não consegui me destacar tanto, só uns 3 anos depois que finalmente consegui, mas sendo sincero, existem áreas com evoluções bem maiores do que medicina, medicina é tipo algo pra quem quer ser estável e ganhar bastante dinheiro mas sem muita evolução de carreira.
Eu estava bem confuso sobre qual área seguir. Esse vídeo ainda não sanou todas as minhas dúvidas, mas serviu de norte. A minha recomendação pra quem numa situação parecida com a minha é: PESQUISEM, PESQUISEM E PESQUISEM. O CARA É IGUALZIN AO NIKOLAS FERREIRAKKKKKKKKKKK
Lembrando que medicina veterinária não é só de animais de pequeno porte, mas tbm de grande porte que é uma melhor renda, conheço muitos que estão muito bem de vida
Ganhou meu like quando disse que medicina é vida feita, a MAIOR verdade de todas. Sou piloto de avião, pós graduado na área, 8 anos de aviação e não ganhei um centavo, só gastei! Na minha área não existe estágio, mesmo com todas as carteiras de piloto e até formação superior é uma enorme dificuldade e abismo de se conseguir o primeiro emprego, me sinto muito frustrado! Infelizmente a maioria dos cursos superiores hoje te deixam em uma situação ruim, ou ganha muito pouco ou não tem emprego. NENHUMA área no Brasil vai te proporcionar o que a medicina é capaz, mesmo sendo recém formado, NENHUMA!
Acredito que o diploma de alguém formado em marketing/publicidade pesa sim, principalmente na hora de conseguir um grande emprego ou abrir uma empresa. mas com certeza, além do diploma, o conhecimento e a demonstração dele pesa muito mais.
Eu fiquei intrigado com ele ter dito que a maioria dos formados em Educacao Fisica ganham mal, e uma exceção ganha bem, mas colocou o curso como otimo.
@@RaphaCramer sim. Até onde sei, Engenharia de Produção, Engenharia da Computação, Engenharia de Software etc. são cursos com excelente remuneração e mercado de trabalho.
@@RaphaCramerNa verdade não kkkkkk Engenheiro pra se lançar no mercado como autônomo é complicado, pra dar aula pra curso superior tem que ter currículo bom, pra ser engenheiro em alguma forma é muito difícil porque a maioria contrata como tudo, menos como engenheiro! É analista, consultor etc cada um cuidando de uma parte do projeto e somente alguns poucos e experientes são contratados como engenheiro e são os cabeças do projeto, esses recebem o piso e até acima dele... Isso falando de engenharia civil... Elétrica, mecânica etc até a Ford já saiu do Brasil.... Tenta ir numa Vale da vida e arrumar trabalho como Engenheiro kkkkkkk Engenharia de Pesca ???? O que um engenheiro de pesca faz que um não engenheiro de pesca não pode fazer e porque ele é super importante para o mercado ??? Tanto é que os alunos, os egressos, as faculdades e os professores contam vantagem do Engenheiro ser bom em cálculo e raciocino lógico a ponto de serem contratados como administradores de empresa, gestores, RH etc Mas não contam vantagem de muitos egressos sendo de fato engenheiros!! Isso não é culpando curso, das faculdades, dos alunos ou dos professores. É culpa do nosso país, nosso governo.... No mundo todo o engenheiro ganha bem, é respeitado etc Mas aqui......
Primeiramente, parabéns por levantar essa questão sobre o curso. No entanto, precisamos ter cautela ao lidar com alguns temas, pois podemos cair em suposições e confundir os fatos, apenas porque um dos fatores não deixa de existir. Na área de biblioteconomia, compreendo que, durante a evolução, muitas coisas deixam de existir. No entanto, é interessante observar a ascensão de personal trainers, como na Smart Fit. Com o crescimento das academias em rede, os valores cobrados, que eu conheço, chegam a 200 reais no mínimo. O personal trainer não se limita à estética; ele desempenha um papel mais amplo. No caso de questões relacionadas ao desenvolvimento infantil, não é responsabilidade do pedagogo assumir o papel do cargo de psicólogo(a). É preferível que, se possível, ele encaminhe os responsáveis para procurar um(a) psicólogo(a) para uma avaliação mais aprofundada. Enquanto a pedagoga tem o papel de planejar e executar atividades pedagógicas para sua turma, é importante que esse encaminhamento ocorra, especialmente em casos de suspeita de transtorno de déficit de atenção. Tenho diversos clientes advogados, e alguns deles até contratam uma pessoa para buscar casos. Percebo que você enfatiza a área de tecnologia devido à sua capacidade de ocupar ou até mesmo eliminar certos cargos. No entanto, devemos concordar que, mesmo com a evolução tecnológica, há o Paradoxo da Automatização, algo que a tecnologia ainda não consegue superar. O ser humano ainda é mais capacitado em áreas como medicina e psicologia. Um médico experiente pode diagnosticar problemas graves apenas observando o paciente, algo que a tecnologia ainda não pode fazer. Entendo o destaque dado à tecnologia, mas acredito que ela sempre complementará as habilidades humanas. Se considerarmos o passado, nem mesmo deveríamos ter eletricistas.
Né?na abordagem de vários cursos que ele colocou na list faltou conhecimento sobre o que realmente é feito como no caso dos bibliotecários que hoje são preparadissimos para lidar com o digital e todos os arquivamentos digitais.Mostrou desconhecimento sobre ética principalmente quando falou do pedagogo e do psicólogo citando coisas que o profissional nem pode fazer por estar entrando em outro campo de atuação ou ser antiético.E uma análise bem rasa sobre o mercado da área da saúde que depende de vários fatores principalmente o regional.
Resumindo: Seja mais inteligente e dedicado que todo o resto (Sorte, já que essas duas características são inerentes, não adquiridas). Não escolha profissões que irão se tornar defasadas graças à tecnologia. Tenha sorte para que não surja uma nova tecnologia que faça sua profissão de escolha se tornar defasada(Sorte).
Sobre pedagogia e licenciatura, o povo é muito acomodado, a verdade é essa, o povo só faz a faculdade e no maximo espera um concurso da prefeitura para entrar.
@@tudook8770não sou o cara que comentou originalmente, mas tenho um professor de biologia que além de licenciatura, ele tem mestrado e bacharelado em outras áreas relacionadas, como ciências agrárias; esses varios outros cursos e projetos científicos que ele publica aumentam o salário dele bastante, quase o triplo de um professor regular. e manter uma boa lista de contatos acadêmicos pode ser muito bom, pois pode acontecer alguma recomendação e melhorar sua "aparência"
Mas é assim q funciona o mercado pra pedagogia, n tem mais o q fazer n kkkkkkkk. Agora se vc vai ser bom, e consequentemente melhorar o nível da sua escola (ou da sua turma) como bom profissional ou até virar coordenador, diretor é com você
professores de anos inicias/educação infantil chama demais até em concurso de prefeitura pequena. Moro em uma cidade de 30 mil habitantes, tem ideia que a lista do concurso pra professores de anos inicias e de educaçao infantil tá batendo quasse no 200? cidade pequena!, e outras abaixo de 15 mil roda uns 30, tá facil entrar mesmo sendo mediocre, só passar na prova. Agora anos finais como geografia, portugues, matematica não chama tanto assim
A única coisa que eu não entendo é o porquê de você falar "Ah, mas quem fala que não é assim, mesmo sendo formado, é porque é medíocre/ruim/reclamão" ou etc. Por acaso você se formou em absolutamente todas essas profissões, exerceu todas elas num tempo considerável para poder falar isso de quem fez? Você pode pesquisar, comentar, etc. Mas falar isso não faz sentido algum. Já vi milhares de pessoas dentro de profissões "ruins" sendo bons e "bons" sendo ruins, da mesma forma que você falou.
Exatamente, do jeito q o cara fala até parece q ele entende tudo de todos os cursos, até mais do q os próprios formados kkkk. Me irritou tbm ele falando q determinado curso é ruim apenas olhando a grade, mesquinho demais.
@@marcelacampos1378 Na Real ele nem falou da profissão e sim do pouco esforço das pessoas, digo isso que até um professor meu no curso de pedagogia já mandou essa Real para turma, sem contar que vai ter profissões sim que possivelmente podem ser substituída por IA..
Na Real ele nem falou da profissão e sim do pouco esforço das pessoas, digo isso que até um professor meu no curso de pedagogia já mandou essa Real para turma, sem contar que vai ter profissões sim que possivelmente podem ser substituída por IA.. Obs.: com certeza ele falou isso para as pessoas que não estão levando a sério o trabalho
@@alicesantos1326 mas o jeito q ele falou pareceu presunçoso. Ele devia dar uma abaixada na bola pq ele não sabe mais do q ninguém. Ele sempre faz questão de meter essa banca de "babaca" e isso irrita. Ele é escroto de graça c os outros em várias outras situações
Pô amigão, gostei demais das suas escolhas, mas a qualidade do vídeo iria se sobressair exponencialmente se você trouxesse alguns estudos de carreiras que provem seu ponto ao invés de falar "quem discorda, está errado".
Pessoal não caiam nesse papinho de que programador tem vida fácil. Eu sou programador back-end e a realidade que esse cara tá falando é papo de maluco. Primeiro porque não tem como você ser um programador web, security, IA, machine learning e tudo isso que esse doido citou no vídeo. Basta procurarem vagas e vocês vão ver que existem diversos tipos de programadores que se especializam em APENAS UM destes temas citado (e isso por si só já leva uma vida pra aprender). Não existe simplesmente a profissão "programador" que vai programar literalmente tudo, existem especializações. Segundo que o salário de um programador é definido pela senioridade (júnior, pleno e sênior). Júnior = 1800 reais. Pleno = 4000 reais. Sênior = 8000 reais ou mais. NENHUMA empresa vai te pagar 20 mil, 50mil reais. A não ser que você seja um programador com décadas de carreira e seja simplesmente A REFERÊNCIA na área. Talvez no exterior você encontre salários mais altos que podem sim passar dos 10 mil mas o custo de vida também será mais alto. Outra coisa é que a realidade hoje é de que os cargos iniciais estão saturados, ou seja, tá muito complicado de conseguir uma oportunidade inicial, mesmo que você seja o pika das galáxias. O cenário melhora conforme você aumenta sua senioridade porém tenham em mente de que esse é um processo MUITO lento, pra você ir de júnior para sênior não espere menos do que 12 anos. O desemprego também é realidade pra quem se forma na faculdade, porque como eu disse as vagas iniciais são um cenário muito competitivo (já vi casos de 4000 pessoas concorrendo a 1 vaga de júnior). Resumindo: o cenário é extremamente competitivo e exige muito de um profissional iniciante, se você não for o melhor dos melhores, você não vai conseguir um emprego na área e ponto final. Agora se você for um programador MUITO bom, você vai ganhar bem sim mas não espere vida fácil. A verdade é que frequentemente você vai varar madrugadas, passar aperto com prazos e se matar em cima de problemas complexos. Já se perguntaram porque muitos que trabalham com TI são carecas? Porque o estresse é uma das causas principais da calvície precoce. Não é fácil, tem que gostar muito, muito mesmo.
Fiz faculdade porém não atuo na área, apenas sei o suficiente para ver quando alguém ta falando abobrinha. Sempre vai ter aquela tia doida que diz "mas o sobrinho da namorada da Joana é programador e ganha 20mil", só por deus viu 😂😂😂 A pessoa que ganha 20 mil com programação, é porque é um bom vendedor ou um bom empreendedor. Programação por si só não vai te fazer ganhar 20 mil nunca.
Você é que está por fora, meu amigo. O cenario que você citou é 100% real, porém na sua vida. Se você não sabe fazer grana de verdade e prospectar bons clientes, não venha descarregar sua frustração profissional. Existe gente que é talentosa e/ou sagaz. Existem milhares de empresas digitais e fisicas implorando por soluções. Se eu sou programador, oferecerei o desenvolvimento de aplicativos e softwares para empresas em ascensão, não vou ficar me candidatando nas vagas que encontro no linkedin. Repito: tu não sabe fazer grana. Medicina dá dinheiro e mesmo assim 90% dos medicos ta chorando. Vc é mais um programador chorao.
@@PedroAssaad Nos meus mais de 10 anos de carreira eu já vi muito "programador aventureiro" quebrando a cara, é fácil falar observando por fora mas só quem vive de programação sabe como funciona o mundo real. Já tive minha fase de pensar que dava pra ficar rico fazendo freelance, ou vendendo soluções para start-ups. A verdade é que não se constrói nada de valor em tempo hábil sozinho, não estamos mais em 2007 nenhuma empresa vai contratar um zé bunda pra fazer sisteminha de gerenciamento. Da pra ir por esse caminho autônomo e se dar bem? Sim é possível, porém abrindo sua empresa e montando sua equipe para oferecer suas soluções. Daí não só basta saber programação mas precisa de conhecimentos sólidos de empreendedorismo, vale mais a pena fazer uma faculdade de adm se for o caso. Você vai estar lidando muito mais com atividades coorporativas do que com código. Você precisa urgentemente de um chá de mundo real, tenta a sorte como programador e me diga como foi...
@@PedroAssaad Imagino que você deva conhecer esse alguém "talentoso e sagaz", pode me passar o nome ou as redes sociais (LinkedIn) dessa pessoa? Ou alguma forma de validar essa informação?
Entrei na Psicologia na FURG nesse Sisu, bom ouvir essa opinião sobre o curso, espero que meu gosto por filosofia e pela mente humana me levem a ser bem sucedido.
Sério mesmo que o cara vem com essa de inteligência artificial vai matar um monte de profissões? MDS. Quase todas as profissões podem sim ser afetadas pela IA, mas, basicamente, toda tem como agir e, na verdade, se aperfeiçoar com IA. Não entendo esse pessoal simplesmente não entender isso.
A inteligência artificial nem é tão inteligente assim, o povo não entende que a IA é só uma criança burra com muito poder de processamento, ela faz coisas incríveis? Sim. Ela vai roubar a profissão de todo mundo? Não. Ela é uma ferramenta e só isso.
Gostei muito da ideia de fazer um vídeo específico sobre todas as engenharias, por favor faça possuo dúvida entre 3 faculdades de engenharia diferentes e o mercado de trabalho está pesando mais.
@@hguo Software (se tiver opção descarta a de Computação) vai ganhar bem Elétrica a mais difícil, e pra ganhar bem não é fácil O resto é lixo, exceção da Civil se tiver QI e Petróleo pra trabalhar na PETR4
Penso em fazer licenciatura e focar em concurso pq tenho bons professores na escola e todos tiram em torno 8 à 10k (escola pública) e esse vídeo me motivou, pretendo fazer para matemática
Faça parte da maior e melhor plataforma de ensino de ENEM. A única que garante o seu aprendizado. Inscreva-se na lista de espera da Plataforma Assad 2024, toque no link ➡ plataformaassaad.com.br/pa-espera-youtube
Os cursos da hotmart estão abertos. Comprando por lá, leva ao curso atual? Leva a essa plataforma?
Faz parte 2 com Farmácia
leva@@faellacm1449
Pedro, você pode fazer um dos concursos militares? Sei que tá muito em alta ultimamente
Pedro e fazer ciências econômicas, você colocaria em qual lugar do ranking?
TEMPO DE CADA PROFISSÃO 🫰
0:37- Biblioteconomia
1:23 - Personal Treiner
2:39 - Veterinario
3:55 - Arquiteto
4:58 - Fonoaudiólogo
6:02 - Fisioterapeuta
7:21 - Medicina
8:57 - Marketing
10:17 - Professor
11:52 - Designer
13:04 - Engenheiro
13:56 - Programador / Tecnologia da computação
15:35 - Contador
16:29 - Enfermeira
17:02 - Pedagogia
18:39 - Advogado
20:28 - Terapeuta ocupacional
21:24 - Nutricionista
23:49 - Odontologia
25:06 - Administração
26:05 - Psicologia
Você e um amigo amigo👍🏼
obrigado amigo, você é um amigo
vlw mano
Braboooo valeu
Que Deus te abençoe, Gabriel!!!
Não é sobre o vídeo, mas saí de uma redação nota 680 pra 880 em 5 dias graças a esse cara pessoal (sim, eu estudei em cima da hora faltando 5 dias pro enem). Muito obrigado mestre!
Realmente, eu evolui de 680 pra 800, só assisti a aula de redação dele no dia antes do enem, e me deu muita noção da redação
No dia de fazer a prova do enem assisti tambem a aula de redação dele, sai de 760 com os modelos prontos que eu fazia. Para 840 sem nenhum modelo pronto.
tirei 880 no enem.
Krai eu tbm kskskskksks. Tipo comecei a estudar redação exatamente 5 dias antes e estava tirando cerca de 600
Fiz 880 no meu primeiro Enem
Fiz Engenharia Elétrica na UFG, durante a formação fiz 4 estágios em áreas diferentes e finalizei a formação em 6.
Quando me formei, tinha uma gama IMENSA de áreas que poderia atuar, que no caso eram: Mercado de Fotovoltaica, Projetista, Instalações e subestações e na Área industrial.
Hoje tenho 28 anos e trabalho numa empresa de instalações elétricas e de subestações. Ganho 17 mil reais líquidos por mês.
Resumindo, engenharia é MT top. Nunca vai acabar, só tende a aumentar as áreas de atuação. Faça estágio pra experiência e vire um bom profissional, que vc não passa fome. Além da pohada de concurso específico pra área que existe.
Tbm acho que ele exagerou. De fato tem muito engenheiro desempregado, mas é o mesmo caso dos advogados : fica desempregado quem é preguiçoso e "analfabeto", quem não faz networking, não participa de projetos na faculdade, não faz visitas técnicas, não entra em alguma empresa júnior e quem não faz cursos por fora (análise de dados, programação etc.)
e engenharia de produção vale a pena ou n
@@welitonmetalofe. É uma das engenharias com maiores índices de empregabilidade, por ser muito ampla dá pra trabalhar em diversas áreas. Se vc tem interesse nas áreas de economia, matemática e administração mas tbm gosta de física, a engenharia de produção pode ser a melhor pra vc. O ponto negativo é que tanto o piso quanto o teto salarial da engenharia de produção são menores que os das demais engenharias, mas a diferença não é tão gritante assim
@@tarcisiomiguel955 estou cursando mais fiquei com medo de n conseguir trabalhar na área
Eu tou com muita dúvida entre engenharia automotiva e programador. Qual vocês me indicam ?
Vídeo perfeito, depois faz uma parte 2 com outros cursos que ficaram de fora, ex: farmácia, biomedicina, relações internacionais, turismo, gastronomia, design de moda, jornalismo, radiologia...
sim, tenho muita curiosidade em relações internacionais, design de moda e gastronomia
Tbm senti falta de hotelaria
jornalismo nem entra né KKKKKKKKKK
@@Itss_meGabbyé inútil
Cursar jornalismo é pedir pra gastar dinheiro a toa
Só ressaltando, como um Contador já formado, posso afirmar uma coisa: Contabilidade tributária (Apurar IR e tudo mais) é literalmente 1% do que a contabilidade pode proporcionar. Dentro da Contabilidade Tributária, existem diversas leis, que como você mesmo sabe, são alteradas anualmente no Brasil. Independente de máquina ou IA, vai ter que ter alguém para parametrizar... Agora, falando fora da Tributária, temos contabilidade gerencial, contabilidade societária/financeira, auditoria, perícia contábil e milhões de outras áreas. Agora, aquele contador dos anos 2000 que você conhecia como o "apurador de imposto", é esse morreu já. Contabilidade possui muuitas áreas. Ademais, bom vídeo!
Ainda bem que li isso, acabei de entrar em Ciencias Contabéis na UFAL e já tava pensando no desemprego
Real... minha mãe trabalha com contabilidade pública e ganha muito bem
@@befreitas6502 contador ganha bem sim, mas o ponto que Pedro falou no vídeo é que no futuro será facilmente substituido e querendo ou nao é verdade.
@@gstavomeloo fica tranquilo, tem um campo bom de áreas para ir. Nenhum robô vai conseguir juntar a ciência do patrimônio, a tomada de decisão, os riscos e série de outros fatores analíticos para roubar nosso trabalho.
@@Arthur.gx. Te contando um pouco da história, desde o começo desse século falavam isso. A tecnologia só facilitou nosso trabalho. Ao invés de montar um balanço patrimonial (não sei se sabe o que é isso) na mão, escrito, podemos montar um balanço com milhões de lançamentos de forma digital, o que nos sobra mais tempo para capacidade analítica. O dia que o robô fizer a parte analítica e souber interpretar as regras e normas aí te dou razão.
Imagem e áudio incríveis como sempre mestre!!!
que ótimo haha
Resumo do vídeo: dá pra ganhar dinheiro com qualquer coisa, só precisa ter sagacidade.
Vai nessa que vc vai ver onde vai parar hahahah boa sorte, amigo
@@alexandrerossellini1 Bem, eu só quis resumir o que deu para entender com o vídeo, mas eu concordo com ele também, a diferença é que talvez um professor formado em pedagogia que adote as mesmas estratégias mencionadas por ele, demore mais tempo para ganhar por mês o que um médico recém-formado ganharia mensalmente só por ter um diploma.
😂😂😂😂😂
depende
não é assim que funciona
O ruim é não se indentificar com nenhuma faculdade q realmente é boa kkkkkk, as faculdades q eu gosto tudo da pra exercer da profissão sem a faculdade, triste, mas tenho q fazer alguma coisa né, e tenho enorme dificuldade de aprender qualquer coisa sozinha, pela internet.
Tenta aprender o máximo possivel sem a Faculdade, aí quando você iniciar, não vai ter tanta dificuldade e vai se destacar
Aí invés de fazer a faculdade. Tentar ir trabalhar em algo. Se não for bom aí você entra pra faculdade. É mais importante saber o que quer fazer do que qual faculdade quer cursar
@@AlanVictorDias Mas isso leva tempo. Seria melhor usar o tempo evoluindo, aprendendo linguagens, estudando, do que apenas trabalhando sem saber para onde vai levar
@@krizallo2.077 concordo com você. Acredito que além de trabalhar é bom usar o tempo evoluindo. Aprendendo outro idioma, programação, culinária, curso técnico, auto escola.
Eu simplifiquei falando em trabalhar, porque muita gente sai do ensino médio pensando apenas em faculdade
se seus pais tivessem te permitido aprender varias habilidades diferentes como esculpir ceramica, madeira, tocar instrumentos etc vc n estaria nessa situação
17:18 Pedagogia associada a um licenciatura é o futuro, cara, tenho uma professora de redação que é a Maura Izabella, e ela é simplesmente perfeita, letrada com pedagogia e psicanalista, ela entende o aluno e passa o assunto com clareza e com eficiência!
Também tenho psicanálise e estou me formando em pedagogia
Psicologia aqui ✌! Cara caí de paraquedas aqui, ainda nem sei sobre o que é o canal, mas parabéns, nunca vi alguém tão sincero e assertivo na internet sobre as profissões, tudo o que foi falado confere.
Poderia me ajudar com informações da sua profissão? Gostaria de cursar psicologia mas algumas pessoas que são psicólogos que conheço disseram que não conseguiram viver só con a carreira de psicologia, por vezes tiveram que fazer outra faculdade ainda atuando como psicólogos por que gostam da profissão... O que vc me diz? Gostaria sim de estudar psicologia mas seguir uma carreira mais acadêmica, estudar mais e mais sobre o assunto
Ótimo vídeo Pedro, concordei com quase todos, opinião bem embasada na vida real e de como as coisas funcionam, bem direto ao ponto, fica aqui o meu agradecimento, obrigado!
perfeito. ótimo
Farmácia é uma boa ou não?@@PedroAssaad
Interessante que às vezes não depende da profissão ou do diploma em si, mas do seu esforço em se tornar realmente bom aquilo que escolheu para fazer, e pelo visto você é muito bom no que faz conheci seu canal agora e me prendeu a atenção por uns 28 minutos basicamente. Valeu!!
MINUTAGENS DAS PROFISSÕES:
Biblioteconomia 0:32
Educação Física 1:23
Veterinário(a) 2:38
Arquitetura 3:55
Fonoaudiologa 4:58
Fisioterapeuta 6:02
Medicina 7:21
Marketing 8:46
Professor(a) 10:16
Designer 11:50
Engenharia 13:06
Ciência da Computação 13:56
Ciência contábil 15:36
Enfermagem 16:29
Pedagogia 17:03
Direito 18:39
Terapia Ocupacional 20:27
Nutricionista 21:25
Odontologia 23:48
Administração 25:05
Psicologia 26:06
Faculdade não é sobre ganhar dinheiro é sobre objetivo de vida.
Sobre enfermagem conselho de quem fez ! Só se vocês gostarem muito e se for um sonho de criança, se você ama cuidar e gosta muito de pessoas e têm paciência de Jó. Paga mal, rotina é insana, não é varolizado. Os melhores ninchos são: estética, obstetrícia, e internet. Mas se você gostar MUITOOOO e for seu sonho genuíno tudo isso vale a pena, agora se for segunda opção se curso ou só fazer pq passou não façam, poupem saúde mental de vcs.
Moça e entre fisio e farmácia. Qual vc acha melhor?
Colocar medicina no pedestal e descartar desse jeito a enfermagem é ser muito imaturo. Profissão que irá se tornar um formigueiro daqui 15 anos e que é sustentada pelos excelentes enfermeiros que carregam nas costas os postos de saúde.
Excelente esse vídeo! Me surpreendi muito com ADM. E o bacana é que, como o curso não é de tempo integral, fora das aulas é perfeitamente viável administrar e usar essa esperteza pra se aperfeiçoar muito
Ótimo vídeo kkkkkkkkk cara bancando um tudologo opinando sobre coisas que ele nem sabe
Por incrível que pareça, é o curso que menos recomendo. É um mercado saturado, e trabalhar em cargo de confiança em ADM numa grande empresa vc só vai conseguir se vc for parente dos sócios ou muito próximo, quase todos os cursos dá pra vc ganhar muito bem se vc se dedicar muito na área ou passar em concurso que ofereça uma excelente remuneração. E sinceramente, vc pode ser um grande administrador mesmo sem diploma, se tiver capital e expertise, vc vai muito além.
Fiquei com medo agora KSKSKSKSKSK tenho 17 anos decidi cursar a faculdade de ADM justamente por não saber oq profissão seguir, e dentre elas mais me identifiquei, fiquei ass😮 quando ele disse que geralmente pessoal de adm não trabalha já de imediato quando sai, KSKSKSK alguém tem alguma dica, ou uma opinião para me dar, para me expandir mais no curso? Pesquisei vários investimentos entre outras coisas mais as vezes vejo que é furada e tals.
@@Helorrayne18 amg, durante a faculdade vc já pode se estagiar e tentar se destacar, tbm é mt importante fazer network
@@thviih assim, estágio aqui no estado do Paraná é meio complicado, alguns pedem de 2 a 3 anos de faculdade, mais obrigado 😉🙌🏻
Faltou o curso de Farmácia, que é o que estou fazendo atualmente hehehe.
Em 2015 resolvi fazer Química Licenciatura e hoje trabalho como professor. Além de pagar pouco, a gente trabalha feito escravo e ainda tem a falta de respeito por parte dos alunos. Professor hoje perdeu a autonomia em sala de aula. E olha que sempre preocupo em manter uma boa relação com todos, mas sempre chego em casa mega estressado, e isso tem afetado demais a minha saúde física e mental.
Sinto muito, os professores no Brasil não são valorizados como deveriam!
Tô ferrado então aaaaa, me tira uma dúvida:
Os conhecimentos de química que você arranjou estão servindo para farmácia?
@@m_rie8 Infelizmente essa é a nossa realidade.
@@Frank-ee Estão sim. Como tem algumas disciplinas parecidas, tipo química geral por exemplo, consegui fazer o aproveitamento delas.
@@matheusribeiro4110 ah que coisa boa, obrigado pela resposta:)
Psicologia é o meu sonho desde quando eu tinha uns 14 anos, tenho 19 agora e to me agilizando pra estudar pra vestibular e tal. O que é doideira é psicologia ser TÃO concorrido, na federal daqui é o curso mais concorrido depois de medicina, de repente todo mundo quer tratar maluco.
Kkkkk tratar maluco é foda
Nota de corte aqui na minha cidade tava 740 😰
@@kity80800 dependendo do canto da pra passar em medicina com essa nota
Pensei em psicologia por um tempo, mas acho que já tem profissionais demais
Quem faz é maluco, isso sim !!! 😂🤣
QUE VIDEO BOM, serio mesmo, muito obrigado Pedro!
Não vou desgostar do vídeo, porém é uma análise superficial demais perante uma quantidade imensa de informação para determinar o futuro destas carreiras. Entretanto grato pelo vídeo, por mais que discorde de grande parte dele.
(Edit) Passei em odontologia e agora vou pesquisar muito mais sobre a tal da "odontologia biológica"
acho que tá 100% adequado considerando 30 minutos
@@PedroAssaadde fato, foi uma análise geral.
Porém é interessante que a pessoa que queira seguir tal carreira saiba o que quer fazer. Veterinária, por exemplo, seria ótimo pra quem quer dar assistência pecuária ou tratar de animais na roça. Falo isto porque moro na roça e muitas pessoas sempre precisam de veterinário, seja pra fazer ultrassom/toque, cuidar da pata da vaca ou outras enfermidades, também pode fazer o parto de um bezerro que esteja preso. Dá bastante dinheiro em poucas horas, a tecnologia não pode substituir, e no Brasil onde tem muita pecuária não falta trabalho. É claro que tem que ter as manhas e trabalhar duro, que nem as que estão classificadas como ótimo e vida feita.
Tal exemplo demonstra para as pessoas que o vídeo é como um exemplo geral, mas não específico. Está ao mesmo tempo certo e errado, é subjetivo. Também tem a sua opinião, mesmo que queira ser o mais impessoal possível não tem como não levá-la em consideração.
Como vc disse, pode ter Engenharia ótima ou vida feita. O mesmo digo pra educação física, pode ser que seja uma merda ou não. Depende de vários fatores, tanto da pessoa, faculdade, local, emprego...
Odontologia Biológica não existe, a verdadeira odontologia bem executada e com o devido cuidado ao paciente dá retorno.
Existe sim, ué. Acabei de falar que existe. Aí tu vem e fala que não existe. Tô falando que existe, porra. Tu que nao conhece. @@marcello7978
@@Cristiano-jz6co ele falou exatamente, como é a medicina veterinária. Ele está dando um bom conselho para a galera. Eu não aconselho de forma nenhuma, ninguém fazer medicina veterinária.
Queria ver tambem sobre profissões sobre o meio ambiente.... Gestor ambiental, engenheiro ambiental/florestal, educador ambiental, engenheiro sanitarista etc
Bleach
Ele só pegou as aleatórias pra fazer conteúdo raso, típica análise que o cara só pode viver fazendo medicina e isso que faz as outras profissões ficarem tão vazias
Ele falando que não é necessário ser licenciado pra dar aula, e resumindo todos as conhecimentos e habilidades pra dar aula a prender atenção 💀💀
Mas de fato, tem pessoas que não tem formação na área da educação e conseguem dar aulas infinitamente superiores a de professores licenciados. Eu estudo licenciatura em matemática em uma federal, porém boa parte das matérias de educação são teóricas, ou seja, não dão o "conhecimento milenar secreto" de como dar aula. No geral, a experiência em sala de aula que irá fornecer os atributos para ser um bom professor.
Concordo completamente com o video, fiz um trabalho em python em menos de uma hora e tirei 50 euros utilizando a IA, tecnologia é o futuro.
Carreiras como biólogo, físico, matemático que são bacharéis nem entraram. Vou te falar, nenhuma AI vai substituir. Porém, são profissões que disputam vagas com várias outras formações e está bem difícil.
Mano, a área de TI tá foda. Os caras estão exigindo experiência pra ser estagiário, não contratam mais juniors. A régua pra conseguir um emprego tá muito lá em cima, tem que saber muita coisa pra ganhar uns 3.000, sem contar que as vagas de programadores estão tambem sendo ameaçadas pelas IAs. É MUITO esforço pra começar e muito esforço para se manter.
Sim, vou me formar daqui a 2 anos(ainda nem estagiei) já estou me arrependo de ter feito o curso apesar de ter aprendido muita coisa. Mas vou ser otimista se não conseguir me manter na área vou tentar um outro curso mas dessa vez na área da saúde
Sério, mano queria fazer algo relacionado a programação e conseguir um emprego pela liberdade geográfica.
Por isso q eu vou pros states 🤙🤙
A área de programação aqui no Brasil é desvalorizada, q nem qualquer coisa q não seja ser juiz, médico ou político, mas já já isso chega pra os médicos também.
@@guilhermewxs1840Vc pode trabalhar pra empresas americanas daqui do Brasil amigo, de forma remota
Eu fazia sistemas de informação, desisti no primeiro semestre! Fui pra ADS… desisti também! Tudo por causa dessas vagas para JUNIOR com requisitos de SÊNIOR kk desanima demais
Em resumo, se você for o *iPhone do seu mercado* , o melhor profissional de todos, e criar um negócio em cima disso, você vai se dar muito bem. Agora, se você quer fazer o mínimo, não importa a carreira, você será um fracasso.
@@luisfernando_2598 nao é assim tbm cara kkkkkk
Com exceção de medicina 😅
@@lia701 vai nessa
@@lia701 amigo, médico ruim não aguenta o tranco. Mesmo que tenha meio mundo indo fazer... a maioria é de privada e que mt provavelmente vai penar pro curso só por pensar no financeiro e não agregar o processo profissional na vida. Então sim, seja um profissional ruim que você vai se lascar
Mas medicina é só ter diploma mesmo kkk@@pedrobarizon5459
Importante fazer um só de engenharia pq realmente dependendo da engenharia e de onde a pessoa formou, pode variar de ''cuidado'' até ''vida feita''. To terminando meu estágio agora em uma empresa de grande porte e posso dizer que conheci : Engenheiro recém formado tirando 10 k como trainee, engenheiro tirando + 30 k (esse ja é comum em cargos de gerência na industria, principalmente nas Eng Mecânica, Elétrica, Produção e Civil) e muito engenheiro uber e desempregado. Duas coisas que eu apontaria:
1 - Por mais que muita gente não aceite, a faculdade onde você se formou tem muito peso. Um cara q formou no ITA, IME ou alguma federal de renome tem muito mais valor no mercado que alguém que formou em uma particular ''aleatória".
2 - Se você for o cara que vai pra faculdade só pra assistir aula, você será desempregado ou ganhará bem pouco. Isso é fato! O que mais importa na graduação são os projetos de extensão que você participou, empresa junior, liga empreendedora, estágio, etc. Um engenheiro que tirou nota 10 em tudo vale muito menos que um engenheiro que tirava nota 6 mas participava de projetos de robótica, automobilismo, aerodesign, etc.
voce cursa qual?
Não façam elétrica
Quanto você diz "Por mais que muita gente não aceite...." você está corretíssimo!!! É um mimimi no Linkedin que faculdade é tudo igual e não que há diferenças... que meus Deus. Por este ponto de vista seria como se o garoto que está se matando de estudar pra entrar no IME ou ITA fosse um trouxa já que faculdade é tudo igual. E os argumentos são sempre rasos, ah mas eu conheço um gerente de Multi que fez Uniesquina e bla bla bla.
Essa do design gráfico concordo totalmente. Me formei em design mas tudo o que aprendi encontro na internet facilmente (e as vezes muito mais aprofundado). Conta muito mais seus cases de sucesso e seus trabalhos feitos no mercado do que uma formação na área.
Mas você queria trabalhar em uma empresa? Quero fazer design mas ainda estou na dúvida em relação a faculdade e vi muitass pessoas falando que faculdade de design é bom para trabalhar em uma empresa, pois as empresas procuram pessoas formadas...
@@yoonieluvs É exatamente isso. Já trabalhei pra agências e TODAS olham sua formação, e segundo olham a sua habilidade (ai que entra seu portfolio)
Mas ja ví pessoa extremamente habilidosa perder vagas porque não tinha formação (claro que no caso, era uma área de marketing pra uma empresa que não era disso, mas pra você ver como isso conta)
@@yoonieluvs Tem muitas empresas no brasil que só contratam se tiver superior, nao sei se é a maioria, mas sei que muitas pedem, mas também tem empresas que não pedem. Se voce quiser trabalhar CLT ou quiser emigrar para o exterior querendo ou nao o melhor caminho é ter o diploma e ir se aperfeiçoando por fora também.
Ótimo video, apenas um ponto sobre engenharia: essa visão limitada da engenharia atualmente está realmente espalhada, engenharia não se resume em civil, produção. Vai muito alem, vejamos a engenharia aeronáutica que no Brasil tem crescido cada vez mais, vejamos a engenharia de alimentos que cresce cada vez mais, agrimensura e ai por diante. Meu ponto é que atualmente as engenharias estão em grande números se superando cada vez mais, a antiga civil não é mais a única, cada vez mais a engenharia cresce e atende as demandas futuras do mercado, então tenhamos cuidado.
O que você acha da engenharia elétrica?
@@feitqn9422 depende do profissional, mas tem boas oportunidades sim, curso é pegado, engenharia mais difícil.
@@feitqn9422 É a mais difícil de todas, até se você fazer em EAD ou particular você sofre. Mas gosto muito do curso, fora que é a engenharia também mãe das outras né, me alivio com isso. Dedicação para ela é igual para todas, só depende do que você realmente quer seguir e se ve daqui a uns anos.
Tô fazendo engenharia da computação, estou bem no início e estou muito ansioso
O pessoal pensa em engenharia e vem logo na mente a Engenharia civil.
Igual você disse, existem diversas outras engenharias nas quais não falta emprego, Engenharia elétrica, engenharia aeronáutica, engenharia naval, engenharia de computação, engenharia de software entre outras.
Minha vontade mesmo era fazer engenharia nuclear, porém no meu estado não tem, portanto escolhi engenharia se computação 👍
Muito bom esse vídeo, abre nossos olhos, parabéns pelo trabalho, Pedro!
Faz o vídeo sobre os cursos de Engenharia, especificando cada um.
cuidado
@@luciosales7451 cuidado oq porr
Estou indo para o 2º ano do ensino médio, e estava muito aflita com o curso que irei escolher na faculdade (sei que é meio "cedo" eu ja querer decidir isso, mas acho uma boa estratégia para saber onde quero chegar), que provavelmente vai ser psicologia, pois muitas pessoas ao meu redor diz que não vale a pena, que é difícil ganhar bem com isso e tals...
Esse vídeo me deu muito ânimo e confiança para cursar o que realmente quero e que desde nova tenho vontade.
Agradeço muito ao UA-cam ter me recomendo esse video e, principalmente ao Pedro, pelo ótimo vídeo.
Espero que chegue a mais pessoas videos informativos e úteis como esse, e não as besteiras e conteúdos totalmente inúteis em que a maioria dos jovens e crianças estão consumindo atualmente...
Recomendo tentar fazer o Enem esse ano, só pra ver mesmo, pq eu não fiz e tô no 3°, assim você já evita o nervosismo na hora que realmente for fazer pra valer
Estou na mesma situação, só que estou pensando em Ciências Contábeis. Esse vídeo me deu o maior desânimo. Alguns como ele diz que essa profissão será substituída por robôs (como ele) e outros dizem que é impossível haver esta substituição. Enfim, maior incerteza. :(
@@PedroSouza-tk6xzamigo isso o que ele falou no vídeo foi apenas a opinião dele e só dele não precisa ser a sua💜 se realmente a ideia de fazer contabilidade mexe com você mexe com seu coração e se você se identifica vá em frente e lute pelo os seus sonhos e pelo o que você quer a gente só precisa botar Deus na frente💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖 é que nem tipo: pra mim o melhor doce é o de maçã e pra você o doce de maçã é ruim aí só por isso o doce não presta claro que não!!!!! Faça o que você quer fazer e o que você se identifica💜💜💜💜 corra atrás dos seus objetivos e seja feliz💖💖💖💖💖
Segundo ano não é cedo pra decidir. É uma boa ideia já começar a revisar os estudos para o ENEM (pode ser em casa mesmo, não precisa ser cursinho, o importante é fazer exercícios) e procurar sobre o que você gostaria de fazer e as perspectivas de emprego no que você gosta.
@@PedroSouza-tk6xz Há coisas que robôs não conseguem substituir. O segredo é se adaptar às mudanças, porém, é difícil. 😬
Concordo muito com a fala de fonoaudiologia. Minha mãe atua nessa área, e cada vez mais aparecem crianças pra ela com problemas de fala, de expressão e comunicação
Mt interessante ver sua opinião sobre psicologia, geralmente ao tratar desse curso, as pessoas entoxam na sua cabeça que é impossível fazer dinheiro, e sim eu gosto de psicologia, amo a mente humana, mas não da p dizer q dinheiro não importa tb, não é necessário ficar podre de rico, mas sejamos honestos, todo mundo anseia por uma vida estável, poder viver confortável, tirando uns 10k já é mais q o suficiente por exemplo, notei q suas opiniões não são genéricas, permita-me o elogio, você é extremamente inteligente pelo que pude reparar, sua oratória, percepção e planejamento de falas são perfeitos, muito obrigado pelo vídeo, realmente a luz ao fundo do túnel.
Falou tudo sobre advocacia. É uma profissão pra quem tem network bom. Tem muita gente q faz Direito achando q vai ter uma vida glamurosa, mas na verdade nem tem vocação. Por isso q o mercado tá saturado
Excelente vídeo!!
Falando sobre odontologia. Estou no 6° período de odonto e noto absurdamente p quanto a maioria dos dentistas negligenciam seus pacientes, são defasados em conhecimentos importantíssimos. Estou há quase 1 ano e meio estagiando em um consultório excelente (estou desde a inauguração desse consultório) e só a consulta (sem "limpeza" ou nenhum procedimento incluso) está 350 reais. Absolutamente ninguém contesta os valores já que essa consulta é absurdamente boa. Assim como você disse, precisamos analisar o paciente num todo. Dentista não vê só dente. Precisa-se saber o que ele come, todas as doenças sistêmicas, doenças mentais, hábitos (nocivos ou não), entender que o paciente é um complexo e tudo que ele faz influencia no seu planejamento. Então, se alguém aqui está pensando na área e ouvir alguém dizendo que está saturada, saiba que está sim saturada, mas saturada de dentistas incompetentes. O mundo da odontologia é imenso. Estou à disposição p sanar dúvidas de quem precisar/quiser.
Abc, Pedrão!
Olá, acabei de passar em odonto na USP de Bauru, estou realizada pois era meu sonho.
Porém sou muito baixa renda, o curso é caríssimo e estou já me planejando nas rendas extras pra poder pagar minhas listas E já guardar para o meu futuro consultório.
Eu me preocupo muito em já ir aprendendo a lidar e captar pacientes pois tenho muito medo de ter um consultor bom e não ter paciente q aceite o preço do meu tratamento...
Tem alguma dica pra uma caloura? 😢
Já que você se dispôs a sanar dúvidas, vou lhe perguntar. Como faço para identificar um profissional da odontologia com essas qualidades que você falou?
@@RaiEllen então, eu tenho me dedicado muito no meio acadêmico. Faço painéis científicos, participo de pesquisas e isso foi me abrindo portas. Te aconselho a entrar em uma liga acadêmica, pedir a algum professor que você admire p acompanhá-lo no consultório e fazer amizades com os veteranos. Eu acho que a usp tem algum banco de instrumentais, tenta procurar p ver se tem algum auxílio ou emprestimo de materiais. Boa sorte!
Tem um dentista que eu frequento que o cara além de tratar muito bem é muito talentoso e caprichoso no trabalho, faz toda a diferença, sou vou nele
@@marccellovieira indicações acho que ainda é a melhor maneira de encontrar bons profissionais.
15:35 ciências contábeis é impossível de ser substituída pela inteligência artificial porque existe o fator da análise humana para tomada de decisões. já existe automação para declaração de impostos, mas é impossível automatizar a análise humana.
E o outra ele colocou ela como preocupação, mas colocou administração como ótimo, um contador pode virar um administrador
5:45 só um pequeno detalhe sobre a fonoaudiologia, você falou muito sobre habilidades comunicativas e tals e esqueceu de mencionar a fonoaudiologia forense (até por que ninguém conhece a área mesmo), a fono forense ta crescendo muito, claro na parte judicial não é lá aquelas coisas mesmo tem juiz que manda você periciar um áudio gigante por 800 reais, mas na parte extrajudicial ta bombando por que você tem liberdade pra cobrar acima de 1.500,00 dependendo da perícia.
Ps: Sou estudante de fono rsrsrsrs e achei importante destacar essa informação até mesmo pra ajudar quem quer entrar no curso.
Esse Pedro assaad é diferenciado de mais cara, satisfação sempre
Vídeo muito necessário! Eu sempre considerei Medicina Veterinária como segunda opção caso eu não passasse em Medicina, mas venho acompanhando o Pedro há 3 anos e estou fortemente inclinada à fazer Odontologia ou Psicologia. Engraçado que a maioria das pessoas não fala desses cursos como o Pedro fala, do que você tem que fazer para se destacar, como tá o mercado de trabalho. Muito obrigada pelo direcionamento, mestre!
faz odonto, odonto é garantia de emprego, tu vai ganhar bem, só depende de voce, se voce for muito ruim, tu vai ganhar 7 mil no minimo. já psicologo tem que ter marketing, tem que saber vender imagem e se auto publicar...
minha amiga é psicologa e ganha 4 mil por mes sofrendo, os caras pagam 10 reais pela sua consulta, sem brincadeira, o que faz voce atender por 20 minutos, fazendo um trabalho ruim com seu paciente e queimando sua imagem como profissional. Já na odonto, mesmo no plano de saúde consegue ganhar 90 reais em um procedimento rapido e simples. minha amiga atendeu 30 pacientes em um dia e alavancou a conta bancaria facil como dentista. eu faço odonto e mesmo estando na faculdade, recebi varias propostas de trabalho, a demanda de dentistas é alta, então seria vida feita.
@@ordemvalknut9387 estou pensando em fazer odonto também
não curse med vet como 2opção pra medicina kkkk eu curso med vet e sempre tive como 1 opção, sempre foi meu sonho. Hoje sou frustrada com o futuro que o curso pode me oferecer, e inclusive estudando de novo pra ir pra medicina. Dá sim pra fazer 20k pra cima sendo veterinário, mas depois de anos de especialização e correndo atrás pra fazer seu nome, e a saúde mental indo embora, apesar de ser uma profissão linda. Já na medicina: saiu da faculdade, é só começar a dar plantão e fazer dinheiro enquanto se especializa
@@ordemvalknut9387sério? Pergunta psicologia, veterinário daria um bom emprego tbm? Daria pra arrumar um?
Excelente vídeo! Sou Psicólogo e posso afirmar que foi a melhor escolha que fiz! Não pela faculdade em si, pois saímos muito despreparados para o atender a complexidade da vida humana. Fiz uma boa pós graduação (especialização em TCC e o mestrado que estou concluindo agora) e fiz uma formação clínica de peso. Inclusive para quem quer ser psicoterapeuta, investir em uma formação clínica de qualidade é imprescindível! Formação clínica é diferente da pós graduação. Na pós aprendemos conteúdos acadêmicos (filosofias, modelos de tratamento e técnicas) e na formação clínica aprendemos/treinamos habilidades terapêuticas práticas que são comuns a vários modelos de terapia (empatia, escuta, presença, etc). Atualmente tenho minha empresa de Psicologia e sigo crescendo na área e ganhando reconhecimento. Melhor escolha! rs
Você poderia me falar em qual local você fez sua pós em TCC? Estou cursando Psicologia ainda mas to achando o conteúdo da faculdade muito insuficiente e to pensando em fazer um curso por fora.
@@vulk6929 Em qual faculdade está fazendo psicologia? Está gostando do curso?
Olá, você poderia informar onde fez sua pós em TCC? E sobre a formação clínica, poderia esclarecer melhor sobre? Desde já, agradeço! Muito admirado pelas suas conquistas.
Fala sobre as engenharias, tem muita variação entre elas acho que seria um tema interessante.
Vídeo sensacional , faz muito sentido, ótima abordagem de cada curso, medicina realmente vc só não ganha dinheiro se for muito ruim, isso é fato.
Eu só deslocaria odontologia de ótimo para vida feita, pois considero essa profissão muito difícil de ser substituída por inteligência artificial e tem vários dentistas muito bem sucedidos principalmente na área cirúrgica que inclusive é pouca falada, mas fazer uma residência em cirurgia e traumatologia buco máximo facial é um grande passo para o sucesso profissional e financeiro, a área da estética que hoje é modinha tb é uma área muito rentável, pois os procedimentos estéticos hoje são super caros . Odontologia é uma faculdade extremamente cara, com mensalidades pouco acessíveis, mas o que pesa são as listas de materiais de cada semestre, mas se vc for um aluno fora da curva certamente se tornará um excelente profissional , na minha opinião , VIDA FEITA com certeza.
Parabéns pelo vídeo .
Sou desenvolvedor de TI a 5 anos, formado em jogos digitais, sobre o curso, eu recomendo pra quem já sabe inglês e pretende trabalhar recebendo em dólar, aqui no Brasil não existe um mercado viável pra jogos, agora uma faculdade mais voltada pra TI acho que não faz tanta diferença assim, programação vai mais da pessoa do que da profissão, um autodidata focado consegue se sair melhor no mercado do que alguém apenas com o diploma. Minha recomendação pra área é encarar se você tem o mínimo de proximidade com a área de exatas e facilidade com tecnologia, caso contrário você vai se frustrar. Tendo isso em mente, corre atrás de aprender a lógica, depois pesquisa um poucos das dezenas de áreas que existem em TI e vê qual te deixa mais a vontade, sabendo a lógica você consegue seguir o caminho que quiser em TI.
você fez faculdade ou algum curso técnico? Tenho 17 anos não me decidi ainda sobre o que quero seguir, eu tava pensando em uma área mais relacionada a TI
@@mitik. Eu fiz faculdade de Jogos Digitais na PUC, eu acabei indo parar na área de TI porque sempre tive facilidade com programação. Se você também tem, recomendo fazer uma faculdade só pra por no currículo (faz diferença sim), mas se você tem dificuldade e ta querendo a área de TI só pela remuneração eu recomendo fazer a faculdade e alguns cursos, tenta pesquisar sobre back e frontend, ve qual te chama mais atenção e foca nisso.
@@DanielPitico hm que bacana! De ontem pra hoje tenho pesquisado e achei interessante o desenvolvedor full stack, que trabalha essas 2 areas, mas pelo que eu vi é muita coisa pra aprender, agora to pesquisando pra ver se tem uma que também pague bem só que com "menos" assunto para se especializar
@@DanielPitico tenho 20 anos, to tentando entrar na área sei o básico de Python, Portugol, C#, agr estou aprendendo Java. pretendo me especializar me Java, queria saber oque vc acha de Java se realmente e tudo isso que falam e estou tentando aprender Inglês apesar de ser ruim porém pretendo ser freelancer para fora. vc tem alguma dica ou algo que posso me ajudar ?
@@mikael8332 cara, não sei te falar como ta o mercado pra Java pra quem ta começando agora, então não sei te falar os desafios que você vai passar na sua caminhada, mas essa semana eu recebi um email de uma vaga de 15 a 16k pj pra backend java, claro que é uma vaga pra senior mas é justamente nesse ponto que eu queria chegar, senior Java é extremamente bem pago tanto no Brasil quanto fora, então a longo prazo te garanto que vale a pena, mas não sei te dizer como ta a vida dos juniors hoje, passei do junior faz alguns bons anos ai kkkk o mercado é muito rápido então hoje é outra realidade, mas te desejo sorte cara, escolhe um caminho e manda ver
Minha irma fez design de moda e se deu super bem na vida...mas juntou a área com o campo da tecnologia e impressão 3d
Muito bom o vídeo, Pedro! Especialmente para quem tem dúvida de qual faculdade escolher, assim como eu. Você me ajudou!
que ótimo ler isso
Farmácia ainda é uma escolha de curso superior que pode fazer alguém desfrutar uma vida frutífera. Primeiro que há a possibilidade de empreender e trabalhar pra si, e com conhecimento de marketing expandir o negócio. Fora que o conhecimento do farmacêutico é o mesmo que o do estudante de medicina no Ciclo Básico da Faculdade. É possivel operar instagram e tiktoks com informações úteis e atrair seguidores, enfim...
Fala sobre farmácia na PARTE 2
Up
Up
esse cara é realista e tem muito conhecimento, tudo oq qlqr um precisa ouvir
Faz um vídeo sobre todas as engenharia. Eu tô realmente precisando...
apoio
Sugiro procurar as classicas: Mecância, Elétrica, Civil... mas como as áreas de tecnologia estão em constante crescimento você pode tentar controle e automação ou computação
@@junio19555 acho que engenharia da computação é boa... Já que é voltada para o hard...
@@victor-w5g2q Ignora essas derivadas aí amigo: controle e automação, energia, aeronáutica, computação e etc. Foca nas mães mesmo. A de computação você faz com o pessoal da ciência da computação, tem a mesma duração, mesmas disciplinas. Porém se você é mão na massa vai na computação. Ah mas tem a Eng hardware não sei o que lá, ignora. As clássicas são: elétrica, mecânica, química e civil. Somente. Computação é filhote da elétrica inclusive
@@grazielavrb Entendi. Eu tô entre Eng. Da computação e Ciência da computação.
Passei em ciência da computação mas tava pensando em estudar mais esse ano pra medicina, porém depois de conversar com a galera da área e ver esse teu vídeo e olhar a rotina e a margem de futuro, vou focar mt mais na graduação msm e em fazer um intercâmbio pra melhorar o inglês e aplicar pra fora do país msm, bom vídeo
E mais do que isso: já tentar arrumar trampo AGORA como programador ou desenvolvedor. Não precisa de facul pra isso. Tenho amigo de 19 anos sem formação ganhando 50k por mês
@@PedroAssaadfala mais desse teu amigo aí 🌚
A IA está vindo aí, e a área de Programação será fortemente afetada. Os tempos áureos estão acabando, cuidado! Vai ter que ter muito mais conhecimento, estudar sempre para estar atualizado e não ficar obsoleto.
@@AnaCelia-sm3ni Sim, mas o contexto da pergunta era sobre Ciência da Computação, e o meu comentário se refere a haver uma mudança em curso na área tech. Medicina, você pode se especializar em Cirurgias, algo que será afetado com menor impacto por IA.
Qual o insta?
Quero muito medicina, mas não tenho medo de não passar. Odonto, psicologia, Pedro falando assim, dá pra perceber que essas outras áreas da pra ter uma vida feita se eu tiver uma boa postura, for inteligente na área. E isso faz muito sentido. Sempre gostei bastante de procurar ter o shape, falar direito, me preocupo com minha dicção, com meu português, falo inglês, toda essa construção de minha imagem. Muito bom!
Cara, de coração, espero que vc entenda o que vou te falar. Se vc tem essa vontade, Insista em medicina, não importa o tempo que vc leve pra passar. Não caia nessa, de vdd. Sou formado na USP em computação, tenho MBA, tenho 1 década de experiência no mercado de trabalho, inclusive com cargo de gerência, me dei relativamente bem, não posso reclamar, mas fazer medicina é melhor decisão que vc pode tomar pra sua vida. Esquece essa de "psicologo tb pode ganhar como médico". Pode, mas tipo 0,5% dos psicólogos ganham o que um recém formado em medicina ganha.
Eu sou vestibulanda de medicina tbm e é muito dificil😢não sei se vou ter psicológico pra continuar no cursinho depois de tantas tentativas
@@Dhaenys_9 uma coisa que é bem difícil de entender, e eu mesmo não entendia e só enxerguei isso com o passar dos anos, mas uma pessoa com 20, 22, 25 anos é MUITO jovem. Se é seu sonho, não se apegue a quantidade de tentativas ou tempo pra conseguir, isso é uma coisa mais da sua cabeça do que da realidade, pode acreditar.
E outra, vale a pena demais, ser médico no Brasil é a melhor profissão do mundo
😮😅
😅
Esse vídeo prova que esse cara não sabe desgraça nenhuma de nenhum curso citado kakakakakakakakakakka
Engraçado que ele não citou os lados ruins da medicina, como por exemplo o valor do curso que é caríssimo (não acessível para pobres), os anos e anos pra se formar (todo mundo sabe que demora pra caramba), os livros didáticos que também são uma fortuna... Ele só falou sobre os lados bons, que são o salário e uma "vida ganha". De certa forma ele também enganou os espectadores, por nos fazer pensar que medicina era as mil maravilhas, mas não é.
Faculdade pública: "eu simplesmente não existo"
verdade, uber deve ser melhor
@@sandrovilaca6928kkkkkkkk
@@sandrovilaca6928 kkkkkkkk sim
Resumo: tirando cerca de 3 profissões, mesmo que elas sejam ótimas, a maior parte dos profissionais não ganha bem. Eita Brasilzão!
sem esforço, até médico ganha mal. Esse é o problema do Brasil, o povo acha q a vida é fácil, q o governo vai ficar bancando auxilio e caso isso não ocorra, é culpa do governo. É fato q o governo é culpado de muita coisa, mas da preguiça da população, não tem quem mude, é quase cultural. Mas voltando, um cara q é bom no que faz, pode ter cursado até arte mas pode ser reconhecido e ganhar bem, pq o necessário é ser diferenciado, ser bom, o que 99% dos profissionais não são. O resultado disso é essa ignorância, botar culpa no país, na situação, tudo, menos em si mesmo.
PASSEI EM MED UFF E TÔ MUITO FELIZ!!! Mesmo que sature, no mínimo, o médico vai ganhar muito mais que a média do brasileiro. Ainda mais com a crescente das especialidades médicas. A medicina é tão valorizada que até médicos incompetentes ganham, pelo menos, 8k. Galera fala que vai desvalorizar, mas, cara, médico descente ganha uns 15-20 mil (sem falar dos realmente bem sucedidos). Enfim, profissão recompensadora e gratificante, nunca será uma opção ruim!!! Excelente vídeo, Assaad.
Boa!
Medicina é a única profissão que faz um incompetente ganhar bem, mas encarecidamente te peço que não seja um deles.
não serei, amigo...
@@ramongomes6784 Bom demais ler isso, sucesso patrão
Ganha 8k nada, até os incompetentes ganham mais que isso. Medicina pode não estar ganhando tantoo quanto antes, mas ainda assim ganha MUITO dinheiro.
Se a pessoa é empreendedora e topa se expor na internet:
Psicologia, Ed. Física e Nutrição. (cursos fáceis pra c@r@1h0 e mercados excelentes, mas o diferencial em termos de conhecimentos e habilidades vais ter que buscar fora da faculdade);
Cursos bons do ponto de vista de conhecimento, mas vai do gosto de cada um:
Engenharias, Geografia, Economia, História, Biologia... tratam das coisas básicas da vida e do mundo (!NÃO TEM EMPREGO!, só concurso público.);
Medicina: se tu pode, NÃO PENSA DUAS VEZES E VÁI!
TI: não arrisco opinar, mas vejo que tem muito OBA OBA e muita gente no mercado. Se você virar um profissional técnico, vai virar comodity.
Opa!
Poderia fazer um video sobre as licenciaturas para lecionar em sala de aula. Letras Inglês, Português, Biologia, Matemática, História, Geografia e ETC
😊
Veterinário não é só de pequenos animais como ele falou (cães e gatos). O que da mais dinheiro são animais de grande porte como gado e também animais de produção como frango, porco e etc... Mas ok entendo que o vídeo se baseia apenas no raso dos cursos
Ignorem tudo desse video. Nenhum diploma da dinheiro, o que dá dinheiro é ser um profissional competente e dedicado. NÃO ESCOLHAM PROFISSÃO PELO DINHEIRO. Escolham algo que gostem.
Vai nessa
@@vitorcarvalho8584
Vai nessa de escolher profissão pelo dinheiro também...
eu discord de uma coisa, o contador, sim é um risco, porém o curso de ciências contábeis é muito amplo, inclusive um formado em contábeis pode se especializar em atuárias ou estatística e virar um estatístico, podendo virar um cientista de dados, além do mercado financeiro, tem mais engenheiros e contadores trabalhando no mercado financeiro que economista, tudo depende de uma boa base, bom marketing e bom network, tmj
up
boa
Ainda bem que você falou.eu já estava ficando triste.
Exatamente kkkkkk. Contador apurador de imposto só existe para grandes empresas. Mas até a tributária ainda é forte, amigos da área ganham muito bem, muito bem mesmo. Contabilidade societária/financeira, gerencial, auditoria, perícia... Todas essas são muito fortes. O número de funcionários das big four (empresas de auditoria financeiras-contábeis) só cresce!
@@dieeid7626exatamente mano. Contabilidade/economia/finanças é vida feita. Big four, consultoria e Mercado financeiro crescem absurdamente. Você vai ter que comer o pão que o diabo amassou pra ser muito bem pago fazendo isso? Vai. Mas que paga bem, paga. Agora pra trabalhar em estatisca/ciencia de dados, contabilidade eu acredito que não seja o melhor dos cursos, ainda que talvez tenha como ingressar nessa área com diploma de contador sim
O advogado formado nas uniesquinas realmente não vai para frente mesmo, pq é o que mais tem por ai são bachareis em direito e não advogados.
Exatamente, fora que não conseguem passar em concursos, que são a grande vantagem por trás do curso de Direito.
Advogado também tá passando perrengue.
A maioria vende o almoço para comprar a janta.
Saturou, tu chuta uma árvore e despenca uma dúzia de advogados.
Nossa eu concordo!
Minha ex-turma de 2022 de uma das MELHORES FEDERAIS DE MG (eu mesma estudei 16h pra passar, 960 na redação) - de 60 alunos na qual 90% dos alunos que formaram e já tem pós-graduações e OAB e fala 3 línguas, trabalhando 12h seguidas pra escritório igual escravo e ganhando 1.400 REAIS (!!!!!!!) DISCORDA DE VOCÊ kkkkkkkk
{os outros 10% são filhos de pais ricos e empresários}
@@HemilleouEmique trabalho é esse de 12 horas por dia, que exige ensino superior e tem um salário mínimo como pagamento? piada KKKKKKKKK
Ótimo, Pedro! Tô numa dúvida matadora sobre qual faço: psicologia ou filosofia. Gosto dos dois, porém atualmente estou mais para filosofia. Você me deu um norte. Visto que, segundo você, psicologia é “vida feita”, no entanto o profissional DEVE ter uma boa base em filosofia, acho que meu caminho deve ser mesmo psicologia. Obrigado pelo vídeo!
o cara vive numa bolha amigo, faça oque faz sentido pra você não se guie por esses caras, ai ele fala "é só ser competente" , mas o "competente" é menos de 2-3% dos formandos e quando você sai das capitas o porcentagem tende a ser pior ainda, mas uma coisa é fato o que te muda de patamar são seus contatos busque boas conexões.
Faça psicologia e vire aluno do professor Italo
@@Rodrigo.501 Mas ele tá certo. Se for pra filosofia, vai tá muito limitado. Agora na Psicologia, muito mais rentável e, como ele já gosta de Filosofia, nada impede de estudá-la paralelamente pra criar uma boa base --> porque muito da Psi é sustentado por uma boa base filosófica. E a recomendação da formação com o Ítalo Marsili é perfeita! Recomendo!!! 🤌 Procure empreender numa clínica.
cara, passei exatamente pelo mesmo processo estes últimos dias, estava entre filosofia e psicologia pois gosto muito das duas áreas, também acabei optando por fazer psico!
eai mano ta curtindo ? @@gabsiqueira407
Pedro, sem palavras, concordo com tudo, me prendeu em 28 minutos. Meus parabéns
Eu trabalhei em um escritório de marketing e trabalhei em um supermercado, o supermercado foi um ambiente muito mais leve do que a agencia que eu trabalhei de tanto que era doentio o ambiente de marketing
Medicina é difícil de entrar mas ao sair tá com a vida feita (mesmo sendo um médico medíocre!)
Quase todos os outros cursos são fáceis de entrar mas ao sair você tem que ralar muito para conseguir se destacar (ex: psicologia e nutrição)
Moral da história: tu vai ter que se esforçar pra cacete em algum momento, seja agora ou daqui alguns anos
Sim
Meu Deus isso faz muito sentido e girou uma chave hahaha
caraca, nunca parei pra pensar nisso, muito real
o salário que a maioria das profissões começa a ganhar dps de 10, 15 anos, um médico esperto faz nos primeiros 5 anos de formado, ainda mais se tiver planejamento financeiro
Isso eu concordo, eu sai da faculdade e no final das contas não consegui me destacar tanto, só uns 3 anos depois que finalmente consegui, mas sendo sincero, existem áreas com evoluções bem maiores do que medicina, medicina é tipo algo pra quem quer ser estável e ganhar bastante dinheiro mas sem muita evolução de carreira.
@@ArturLunge12 Lógico que tem evolução. Tem residência, só isso aí é uma baita evolução.
Ótimo vídeo, professor!! 👏🏻
obrigado, Layla
é, não tem jeito, vou ter q fazer engenharia de pesca
boa
esse video me ajudou muito vlw pedro pela sinceridade
Cara não entra na onda desse louco
Eu estava bem confuso sobre qual área seguir. Esse vídeo ainda não sanou todas as minhas dúvidas, mas serviu de norte. A minha recomendação pra quem numa situação parecida com a minha é: PESQUISEM, PESQUISEM E PESQUISEM.
O CARA É IGUALZIN AO NIKOLAS FERREIRAKKKKKKKKKKK
Lembrando que medicina veterinária não é só de animais de pequeno porte, mas tbm de grande porte que é uma melhor renda, conheço muitos que estão muito bem de vida
Alguém de Ciências Econômicas nos comentários? Esqueceram da gente kkkkk
Porra o cara resumiu o profissional de educação física em personal de academia de musculação. Kkkkk nao existe nenhum outro esporte ne???
Ganhou meu like quando disse que medicina é vida feita, a MAIOR verdade de todas. Sou piloto de avião, pós graduado na área, 8 anos de aviação e não ganhei um centavo, só gastei! Na minha área não existe estágio, mesmo com todas as carteiras de piloto e até formação superior é uma enorme dificuldade e abismo de se conseguir o primeiro emprego, me sinto muito frustrado! Infelizmente a maioria dos cursos superiores hoje te deixam em uma situação ruim, ou ganha muito pouco ou não tem emprego. NENHUMA área no Brasil vai te proporcionar o que a medicina é capaz, mesmo sendo recém formado, NENHUMA!
Gostei, bem realista 👏 e encontrei o'que estava procurando
Acredito que o diploma de alguém formado em marketing/publicidade pesa sim, principalmente na hora de conseguir um grande emprego ou abrir uma empresa. mas com certeza, além do diploma, o conhecimento e a demonstração dele pesa muito mais.
Eu fiquei intrigado com ele ter dito que a maioria dos formados em Educacao Fisica ganham mal, e uma exceção ganha bem, mas colocou o curso como otimo.
E pegou engenharia que no geral dá pra crescer e jogou lá embaixo, nada a ver kkkkk
@@RaphaCramer sim. Até onde sei, Engenharia de Produção, Engenharia da Computação, Engenharia de Software etc. são cursos com excelente remuneração e mercado de trabalho.
@@curioso0_0Opa! Mas a de computação e de software se enquadram nos cursos de TI que ele colocou como vida feita....
@@RaphaCramerNa verdade não kkkkkk
Engenheiro pra se lançar no mercado como autônomo é complicado, pra dar aula pra curso superior tem que ter currículo bom, pra ser engenheiro em alguma forma é muito difícil porque a maioria contrata como tudo, menos como engenheiro! É analista, consultor etc cada um cuidando de uma parte do projeto e somente alguns poucos e experientes são contratados como engenheiro e são os cabeças do projeto, esses recebem o piso e até acima dele... Isso falando de engenharia civil...
Elétrica, mecânica etc até a Ford já saiu do Brasil.... Tenta ir numa Vale da vida e arrumar trabalho como Engenheiro kkkkkkk
Engenharia de Pesca ???? O que um engenheiro de pesca faz que um não engenheiro de pesca não pode fazer e porque ele é super importante para o mercado ???
Tanto é que os alunos, os egressos, as faculdades e os professores contam vantagem do Engenheiro ser bom em cálculo e raciocino lógico a ponto de serem contratados como administradores de empresa, gestores, RH etc
Mas não contam vantagem de muitos egressos sendo de fato engenheiros!!
Isso não é culpando curso, das faculdades, dos alunos ou dos professores. É culpa do nosso país, nosso governo.... No mundo todo o engenheiro ganha bem, é respeitado etc
Mas aqui......
@@Jirimummatou minha vontade de ser engenheiro. Agora vou trabalhar com meu pai sendo servente dele.
Primeiramente, parabéns por levantar essa questão sobre o curso. No entanto, precisamos ter cautela ao lidar com alguns temas, pois podemos cair em suposições e confundir os fatos, apenas porque um dos fatores não deixa de existir.
Na área de biblioteconomia, compreendo que, durante a evolução, muitas coisas deixam de existir. No entanto, é interessante observar a ascensão de personal trainers, como na Smart Fit. Com o crescimento das academias em rede, os valores cobrados, que eu conheço, chegam a 200 reais no mínimo. O personal trainer não se limita à estética; ele desempenha um papel mais amplo.
No caso de questões relacionadas ao desenvolvimento infantil, não é responsabilidade do pedagogo assumir o papel do cargo de psicólogo(a). É preferível que, se possível, ele encaminhe os responsáveis para procurar um(a) psicólogo(a) para uma avaliação mais aprofundada. Enquanto a pedagoga tem o papel de planejar e executar atividades pedagógicas para sua turma, é importante que esse encaminhamento ocorra, especialmente em casos de suspeita de transtorno de déficit de atenção.
Tenho diversos clientes advogados, e alguns deles até contratam uma pessoa para buscar casos. Percebo que você enfatiza a área de tecnologia devido à sua capacidade de ocupar ou até mesmo eliminar certos cargos. No entanto, devemos concordar que, mesmo com a evolução tecnológica, há o Paradoxo da Automatização, algo que a tecnologia ainda não consegue superar. O ser humano ainda é mais capacitado em áreas como medicina e psicologia. Um médico experiente pode diagnosticar problemas graves apenas observando o paciente, algo que a tecnologia ainda não pode fazer.
Entendo o destaque dado à tecnologia, mas acredito que ela sempre complementará as habilidades humanas. Se considerarmos o passado, nem mesmo deveríamos ter eletricistas.
Né?na abordagem de vários cursos que ele colocou na list faltou conhecimento sobre o que realmente é feito como no caso dos bibliotecários que hoje são preparadissimos para lidar com o digital e todos os arquivamentos digitais.Mostrou desconhecimento sobre ética principalmente quando falou do pedagogo e do psicólogo citando coisas que o profissional nem pode fazer por estar entrando em outro campo de atuação ou ser antiético.E uma análise bem rasa sobre o mercado da área da saúde que depende de vários fatores principalmente o regional.
@@inglydibrito5379 Concordo também.
Video ótimo o professor também é ótimo explicando excelente
Obrigado pelo elogio
Resumindo:
Seja mais inteligente e dedicado que todo o resto (Sorte, já que essas duas características são inerentes, não adquiridas).
Não escolha profissões que irão se tornar defasadas graças à tecnologia.
Tenha sorte para que não surja uma nova tecnologia que faça sua profissão de escolha se tornar defasada(Sorte).
São poucas áreas que uma máquina substitui o humano, isso só acontece em atividades simples que não necessitam de pensar fora de uma caixinha
Sobre pedagogia e licenciatura, o povo é muito acomodado, a verdade é essa, o povo só faz a faculdade e no maximo espera um concurso da prefeitura para entrar.
Real
E vc sugere oq?
@@tudook8770não sou o cara que comentou originalmente, mas tenho um professor de biologia que além de licenciatura, ele tem mestrado e bacharelado em outras áreas relacionadas, como ciências agrárias; esses varios outros cursos e projetos científicos que ele publica aumentam o salário dele bastante, quase o triplo de um professor regular. e manter uma boa lista de contatos acadêmicos pode ser muito bom, pois pode acontecer alguma recomendação e melhorar sua "aparência"
Mas é assim q funciona o mercado pra pedagogia, n tem mais o q fazer n kkkkkkkk. Agora se vc vai ser bom, e consequentemente melhorar o nível da sua escola (ou da sua turma) como bom profissional ou até virar coordenador, diretor é com você
professores de anos inicias/educação infantil chama demais até em concurso de prefeitura pequena. Moro em uma cidade de 30 mil habitantes, tem ideia que a lista do concurso pra professores de anos inicias e de educaçao infantil tá batendo quasse no 200? cidade pequena!, e outras abaixo de 15 mil roda uns 30, tá facil entrar mesmo sendo mediocre, só passar na prova.
Agora anos finais como geografia, portugues, matematica não chama tanto assim
Na engenharia tinha que ter dividido!! Não da pra comparar engenharia civil com engenharia de alimentos!!
A única coisa que eu não entendo é o porquê de você falar "Ah, mas quem fala que não é assim, mesmo sendo formado, é porque é medíocre/ruim/reclamão" ou etc. Por acaso você se formou em absolutamente todas essas profissões, exerceu todas elas num tempo considerável para poder falar isso de quem fez? Você pode pesquisar, comentar, etc. Mas falar isso não faz sentido algum. Já vi milhares de pessoas dentro de profissões "ruins" sendo bons e "bons" sendo ruins, da mesma forma que você falou.
Exatamente
Exatamente, do jeito q o cara fala até parece q ele entende tudo de todos os cursos, até mais do q os próprios formados kkkk. Me irritou tbm ele falando q determinado curso é ruim apenas olhando a grade, mesquinho demais.
@@marcelacampos1378 Na Real ele nem falou da profissão e sim do pouco esforço das pessoas, digo isso que até um professor meu no curso de pedagogia já mandou essa Real para turma, sem contar que vai ter profissões sim que possivelmente podem ser substituída por IA..
Na Real ele nem falou da profissão e sim do pouco esforço das pessoas, digo isso que até um professor meu no curso de pedagogia já mandou essa Real para turma, sem contar que vai ter profissões sim que possivelmente podem ser substituída por IA..
Obs.: com certeza ele falou isso para as pessoas que não estão levando a sério o trabalho
@@alicesantos1326 mas o jeito q ele falou pareceu presunçoso. Ele devia dar uma abaixada na bola pq ele não sabe mais do q ninguém. Ele sempre faz questão de meter essa banca de "babaca" e isso irrita. Ele é escroto de graça c os outros em várias outras situações
Oxente, Felipe Coutinho dando dicas de profissão, muito bom 👍🏻
Excelente análise das profissões. Muito coerente com a realidade!
Faz das engenharias, suas opiniões são boas e engraçadas kkkk
engenharia de software é a unica que presta
Engenharia Agronômica: eu simplesmente não existo
Pessoal da Enfermagem cola aqui, 🎉🎉
👇
...Psicologo eficaz é igual acertar na mega sena , não tive boas experiências kk um pior que outro kk e não era preço pop kk
Ciências Ambientais foi a melhor escolha de todas. Pelo menos para mim e para alguns colegas próximos deu super certo.
Pô amigão, gostei demais das suas escolhas, mas a qualidade do vídeo iria se sobressair exponencialmente se você trouxesse alguns estudos de carreiras que provem seu ponto ao invés de falar "quem discorda, está errado".
Pessoal não caiam nesse papinho de que programador tem vida fácil. Eu sou programador back-end e a realidade que esse cara tá falando é papo de maluco.
Primeiro porque não tem como você ser um programador web, security, IA, machine learning e tudo isso que esse doido citou no vídeo. Basta procurarem vagas e vocês vão ver que existem diversos tipos de programadores que se especializam em APENAS UM destes temas citado (e isso por si só já leva uma vida pra aprender). Não existe simplesmente a profissão "programador" que vai programar literalmente tudo, existem especializações.
Segundo que o salário de um programador é definido pela senioridade (júnior, pleno e sênior).
Júnior = 1800 reais.
Pleno = 4000 reais.
Sênior = 8000 reais ou mais.
NENHUMA empresa vai te pagar 20 mil, 50mil reais. A não ser que você seja um programador com décadas de carreira e seja simplesmente A REFERÊNCIA na área. Talvez no exterior você encontre salários mais altos que podem sim passar dos 10 mil mas o custo de vida também será mais alto.
Outra coisa é que a realidade hoje é de que os cargos iniciais estão saturados, ou seja, tá muito complicado de conseguir uma oportunidade inicial, mesmo que você seja o pika das galáxias.
O cenário melhora conforme você aumenta sua senioridade porém tenham em mente de que esse é um processo MUITO lento, pra você ir de júnior para sênior não espere menos do que 12 anos.
O desemprego também é realidade pra quem se forma na faculdade, porque como eu disse as vagas iniciais são um cenário muito competitivo (já vi casos de 4000 pessoas concorrendo a 1 vaga de júnior).
Resumindo: o cenário é extremamente competitivo e exige muito de um profissional iniciante, se você não for o melhor dos melhores, você não vai conseguir um emprego na área e ponto final.
Agora se você for um programador MUITO bom, você vai ganhar bem sim mas não espere vida fácil. A verdade é que frequentemente você vai varar madrugadas, passar aperto com prazos e se matar em cima de problemas complexos. Já se perguntaram porque muitos que trabalham com TI são carecas? Porque o estresse é uma das causas principais da calvície precoce. Não é fácil, tem que gostar muito, muito mesmo.
Fiz faculdade porém não atuo na área, apenas sei o suficiente para ver quando alguém ta falando abobrinha.
Sempre vai ter aquela tia doida que diz "mas o sobrinho da namorada da Joana é programador e ganha 20mil", só por deus viu 😂😂😂
A pessoa que ganha 20 mil com programação, é porque é um bom vendedor ou um bom empreendedor. Programação por si só não vai te fazer ganhar 20 mil nunca.
Você é que está por fora, meu amigo. O cenario que você citou é 100% real, porém na sua vida. Se você não sabe fazer grana de verdade e prospectar bons clientes, não venha descarregar sua frustração profissional. Existe gente que é talentosa e/ou sagaz. Existem milhares de empresas digitais e fisicas implorando por soluções. Se eu sou programador, oferecerei o desenvolvimento de aplicativos e softwares para empresas em ascensão, não vou ficar me candidatando nas vagas que encontro no linkedin. Repito: tu não sabe fazer grana. Medicina dá dinheiro e mesmo assim 90% dos medicos ta chorando. Vc é mais um programador chorao.
@@PedroAssaad Nos meus mais de 10 anos de carreira eu já vi muito "programador aventureiro" quebrando a cara, é fácil falar observando por fora mas só quem vive de programação sabe como funciona o mundo real.
Já tive minha fase de pensar que dava pra ficar rico fazendo freelance, ou vendendo soluções para start-ups. A verdade é que não se constrói nada de valor em tempo hábil sozinho, não estamos mais em 2007 nenhuma empresa vai contratar um zé bunda pra fazer sisteminha de gerenciamento.
Da pra ir por esse caminho autônomo e se dar bem? Sim é possível, porém abrindo sua empresa e montando sua equipe para oferecer suas soluções. Daí não só basta saber programação mas precisa de conhecimentos sólidos de empreendedorismo, vale mais a pena fazer uma faculdade de adm se for o caso. Você vai estar lidando muito mais com atividades coorporativas do que com código.
Você precisa urgentemente de um chá de mundo real, tenta a sorte como programador e me diga como foi...
@@PedroAssaad Imagino que você deva conhecer esse alguém "talentoso e sagaz", pode me passar o nome ou as redes sociais (LinkedIn) dessa pessoa? Ou alguma forma de validar essa informação?
@@mateuss1995Ou prestou concurso público para área de ADS, como eu fiz. 15k/mês suave.
Entrei na Psicologia na FURG nesse Sisu, bom ouvir essa opinião sobre o curso, espero que meu gosto por filosofia e pela mente humana me levem a ser bem sucedido.
Sério mesmo que o cara vem com essa de inteligência artificial vai matar um monte de profissões? MDS. Quase todas as profissões podem sim ser afetadas pela IA, mas, basicamente, toda tem como agir e, na verdade, se aperfeiçoar com IA. Não entendo esse pessoal simplesmente não entender isso.
A inteligência artificial nem é tão inteligente assim, o povo não entende que a IA é só uma criança burra com muito poder de processamento, ela faz coisas incríveis? Sim. Ela vai roubar a profissão de todo mundo? Não. Ela é uma ferramenta e só isso.
Amei o vídeo, faz uma tier list das melhores áreas da tecnologia
Incrível, você sabe sobre todas profissões
Gostei muito da ideia de fazer um vídeo específico sobre todas as engenharias, por favor faça possuo dúvida entre 3 faculdades de engenharia diferentes e o mercado de trabalho está pesando mais.
perfeito. pode deixar que farei
@@PedroAssaadfaça pfv, se puder se aprofundar nas engenharias de petroleo e metalurgica seria perfeito, eu tenho mt duvida
Eng de computação,
Eng elétrica,
Eng de produção,
Eng de software.
Acredito que sejam os mais interessantes, atualmente.
@@hguo Software (se tiver opção descarta a de Computação) vai ganhar bem
Elétrica a mais difícil, e pra ganhar bem não é fácil
O resto é lixo, exceção da Civil se tiver QI e Petróleo pra trabalhar na PETR4
@@chvc não tem engenheira de software na UF do meu estado, então vou de engenharia de computação
pow, e eu esperando ele falar sobre Economia.
Pedro, oq vc acha de engenharia de produção hoje em dia ?
Penso em fazer licenciatura e focar em concurso pq tenho bons professores na escola e todos tiram em torno 8 à 10k (escola pública) e esse vídeo me motivou, pretendo fazer para matemática
Cara vc realmente e um cara diferenciado. Parabens vc sera um grande medico e seus pacientes serao privilegiados. Parabens