GABRIELA PRIOLI E A RELATIVIZAÇÃO DO GOSTO. POR GALÃS FEIOS, EU COMENTO

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 20 жов 2024
  • Gostou do vídeo? Deixe nos comentários outros vídeos que gostaria que eu reagisse.
    INSTAGRAM: / profphilippeleao
    CONHEÇA O INTRODUÇÃO AO CINEMA: cursosdoleao.k...
    AS LIVES ACONTECEM NO SITE ROXO TERÇAS E QUINTAS (16H) E SÁBADO (10H)
    TWITTER: / prophilippeleao
    Vídeo do ‪@GalasFeios‬

КОМЕНТАРІ • 43

  • @jeffersonfingolo147
    @jeffersonfingolo147 Рік тому +34

    Quem faz o debate dessa frase e da pseudo intelectualidade é o Jones Manoel. Ótimo vídeo pra reagir !

  • @rafaeldepaula8435
    @rafaeldepaula8435 Рік тому +24

    Eu adoro os textos do Hélder, e a Prioli tem uma superficialidade de um pires

    • @jfspiresbeta
      @jfspiresbeta Рік тому +3

      Hélder escreve muito. Sou formado em comunicação e conheci poucos escritores/roteiristas no mesmo nível que ele.

  • @luiseick
    @luiseick Рік тому +5

    Sou super a favor de criticar o que ela falou, mas ver um marmanjo que se diz de esquerda dizer que ela foi "irritantemente loira" nao me cai bem. Eh um pouco constrangedor ate

  • @wandercyalvesjunior6732
    @wandercyalvesjunior6732 Рік тому

    muito bom esse vídeo. Apenas AULAS!! me inscrevi aqui rs

  • @euandreia
    @euandreia Рік тому +9

    esses dias fui numa festa junina no Memorial e estava tocando rock, pop, menos musicas tipicas, e mesmo quando tocou foi em ritmo de rock, vi diversas pessoas se questionando porque... foi imposição e não escolha

  • @alemartinsart
    @alemartinsart Рік тому +17

    O Byung Chul Han fala exatamente sobre essa questão, o fim dos Rituais criado pelo Neo Liberalismo.
    Em alguns momentos, em oposição ao mercado, temos que " conservar " algumas coisas sim.... pra se opor á lógica Neo Liberal .....
    Mas hj em dia a propria esquerda é neo liberal e morre de medo de ser taxada de " conservadora " abraçando o pseudo progressismo do mercado, das marcas, da publicidade e etc.

    • @lucas-prado
      @lucas-prado Рік тому

      Sobre o medo de ser taxada: as pessoas esquecem ou não entendem que progressismo e conservadorismo não estão alinhados à esquerda ou à direita. Existe esquerda conservadora e direita progressista também.

    • @andersonfelixdossantos3345
      @andersonfelixdossantos3345 Рік тому

      Em qual livro ele trata desse tema? Valeu!

  • @rodrigodealmeidaneves7426
    @rodrigodealmeidaneves7426 Рік тому

    Em 3:09 → "Tanto a iniciativa privada quanto a iniciativa pública, quando vão fazer o investimento numa festa, estão pensando em retorno".
    Ela consegue até diferenciar os tipos de iniciativa, entre pública e privada, será que consegue diferenciar as perspectivas de retorno? Acho que não, seu relativismo funciona para diluir tudo na vala comum da mesma coisa e assim submeter uma iniciativa ao interesse da outra.

  • @jfspiresbeta
    @jfspiresbeta Рік тому +2

    Tem pesquisa sobre o tema, inclusive: AGRONEGÓCIO E INDÚSTRIA CULTURAL, ANA MANUELA DE JESUS CHÃ

  • @yasmindesouza7768
    @yasmindesouza7768 10 місяців тому

    foi mal mas explodi de rir com "artrides", ai que risada gostosa que eu dei

  • @jessealvesgaldino7915
    @jessealvesgaldino7915 10 місяців тому

    Gabriela é uma sofista moderna.

  • @Nickssola
    @Nickssola Рік тому

    Se não estiver enganado um dos lugares no mundo onde podemos ver nititidamente a circularidade cultural é o Japão.

    • @lucas-prado
      @lucas-prado Рік тому

      Circularidade acontece em todos os lugares, incluindo o Brasil. No Japão tbm há os dois fenômenos, mas creio que mantenham maior controle lá. Porém não esqueçamos de que muito da cultura americana também foi absorvida por eles de forma impositiva.

  • @futeboleoutrasideia
    @futeboleoutrasideia Рік тому +4

    Perdi um pouco de vida vendo ela falar isso

  • @romulomarins4520
    @romulomarins4520 Рік тому +4

    Nesse debate eu sou bem conservador.
    Vai por sertanejo na casa do caralho.
    Festa junina tem q ter forró, pé de serra de preferência, mas aceito o arrocha.
    (Adoro sertanejo)

  • @rodrigo.55
    @rodrigo.55 Рік тому +6

    tem que ser do sudeste pra acreditar nessa conversa mesmo. O sao joao faz parte da identidade nordestina. Como Jones falou em seu vídeo, pra gente aqui no nordeste, sao joao é mais importante do que o carnaval. o problema não é a mistura natural das coisas, mas deixar de tocar o nosso da nossa identidade pra tocar o da galera do sudeste e centro oeste.

    • @lucas-prado
      @lucas-prado Рік тому +2

      "Tem que ser do sudeste". Não esqueça que isso está acontecendo no nordeste e faz tempo. Não delegue aonoutro o que está acontecendo no próprio quintal.

  • @rodolphoseixas
    @rodolphoseixas Рік тому +1

    Karaio, ver sulista que São João é quermesse da igreja do bairro é FODA DEMAIS ! Tem que ter PORRA de Sertanejo, Axé, o bagulho é FORRÓ ! Forró movimenta os trio pé de serra e os artistas locais !

  • @Felipe_Ribeir0
    @Felipe_Ribeir0 Рік тому

    O problema é bem simples, Prioli - como todos nós - tem uma formação específica, no caso advocacia. Como esses programas trazem questões aleatórias, basicamente qualquer um - sim, inclusive você - eventualmente responderia coisas genéricas e idiotas.
    Estou defendendo a Prioli? Não, nem mesmo a acompanho. Apenas acho que reagir a leigos dizendo groselhas é moleza. Tenho a honestidade intelectual de dizer que fora da minha área de especialização eu provavelmente só responderia senso comum.

  • @eduardofroio9655
    @eduardofroio9655 Рік тому

    Mais um pra ajudar a engajar

  • @MrFernandoKuki
    @MrFernandoKuki Рік тому

    Alguma análise do Pierre Bourdier pode ser pertinente aqui?

  • @ubatubatatuador2802
    @ubatubatatuador2802 Рік тому +2

    É muita vergonha alheia quando a GB começa a falar

  • @tpituca1027
    @tpituca1027 Рік тому

    Tá difícil

  • @elder4663
    @elder4663 Рік тому

  • @vchanumate
    @vchanumate Рік тому +1

    Pierre Bourdieu na veia

  • @3aonorte
    @3aonorte Рік тому +6

    Cara, o problema nesse tipo de questão cultural é que há um erro de cálculo bem grosseiro em tudo isso. Primeiro porque a indústria sempre chega atrasada no rolê. Antes de Wesley Safadão estourar, houve um tráfico de pen drives onde a população copiava e distribuia suas músicas, muito antes da indústria aparecer. A industria rastreou e só então surgiu ali. Mas ao mesmo tempo ela não determina quem gosta, porque o povo modifica seu gosto. Surgiu o bregaFunk do nada, com suas danças e tudo, depois desaparece e surge outra coisa e a indústria pedalando pra pegar o bonde. Ela sempre chega depois. E foi assim com o sertanejo. Existem duplas boas e ruins e existem as excepcionais. Como em tudo. O sertanejo não tem mais a ver com o campo, claro que não. Mas parece haver um certo tom saudosista sempre que se fala em sertanejo, como se fosse um gênero facilmente corruptível. O problema é que o sertanejo pop nascido com leandro e leonardo e Zeze e Luciano é que foram os que modifcaram o eixo do sertanejo. O sertanejo no brasil, em verdade, é o nosso grande e mais importante gênero Pop. E é só por isso que atrai os investimentos e os interesses. Assim como nos USA o pop de lá com suas grandes estrelas monopolizam e compram tudo pra manter seu poder. Não é o sertanejo, mas a possibilidade de existência desses pontos de fuga dentro da cultura, onde o capital se aloja e amplia seu poder. Se o povo brasileiro ainda estivesse ouvindo Roberto Carlos como nos anos 80, não seria Gustavo Lima no são João e sim Roberto carlos, e como ele seria o maior cantor pop, o lugar estaria lotadaço! por que é assim que funciona. É preciso identificar na esquerda tradicional essa erro de análise onde tenta passar a ideia de que ela, com seus estudos e cultura, sabem tudo sobre o gosto e o movimento do gosto do povo, porque acho um erro crasso. O domínio do capital sobre tudo se apresenta inclusive aqui, onde o dono do canal teve de abrir mão de falar de cinema e entrar no fluxo dos debates do momento pra expandir seu alcance na plataforma, porque se ficar no nicho de cinema não vai se expandir. E quem define isso são os donos do youtube, que perceberam que polêmica mexe mais com os ânimos, e portando gera mais cliques, eles não estão interessados em outra coisa que não o lucro. E o próprio canal teve de ir nesse toque de caixa. É errado, claro que não, mas é preciso perceber como esse capitalismo que tá aí não é só pernicioso naquilo que tá distante, ele tá aqui e agora inflamando tudo. Não posso julgar o seu canal ou outros por conta de um movimento, mas posso julgar o youtube por forçar que canais tenham de se desdobrar. É essa força subjacente que é o mal. Essa forma acadêmica de olhar as coisas, cheias de autores e manuais e certezas, isso afasta muito as pessoas do debate...

    • @3aonorte
      @3aonorte Рік тому

      não é por conta de agro nem industria cultural, desde os anos 80 a músca sertaneja vem se projetando para ser a música pop em excelência do brasil, é o maior estilo e por isso mesmo atrai tudo de ruim e de bom e mais de ruim. Mas sinto preconceito sempre que tentam avaliar isso e relegam o estilo a mero puxadinho do agro, o que revela a posição de quem usa esse argumento.

    • @romulomarins4520
      @romulomarins4520 Рік тому +2

      Sertanejo hj é "hegemônico" pq é pop.
      Qm trabalha com música entendi q qualquer coisa pra alcançar as massas precisa ser menos nichado e mais pop.
      Sertanejo sempre existiu nas roças mas tomou o povo depois q se tornou pop. Com pop quero dizer a ele vai deixando se ser só sertanejo pra se tornar outra coisa.
      Hoje de sertanejo só tem o acordeon.
      Hj tem guitarra distorcida, batera de pop Rock.. até música latina o Gustavo Lima incorporou no som dele.
      Música seja ela qual for só ganha as massas se tiver várias músicas de ritmos diferente dentro dela, afinal ela precisa agro maior número de pessoas.
      Todo estilo é assim. Qual estilo é mais ouvido pelo grande público, o pop rock ou Black metal? Almir Sater ou Gustavo Lima.
      Rap tipo topac ou hip-hop da rhiana?
      Isso se tá n só pelo mercado q entendeu isso mas tbm pelos próprios músicos e cantores q tem influências diversas.
      Tive uma banda de metalcore q a gente colocava elementos de vários estilos dentro da nossa música. N para agradar as pessoas mas pq era natural incorporar isso no nosso som por nós tbm gostar de outras coisas fora do rock

    • @3aonorte
      @3aonorte Рік тому +1

      @@romulomarins4520 e por isso mesmo vc adiciona mais complexidade na parada, que é o do artista buscando alguma coisa, ou as massas, buscando atingir mais público. Eu gosto de rap, e sou do old school, mas vejo a molecada de hoje atingir níveis pop assustadores. E é ruim? não é! A tendência é, como foi nos EUA, que o rap(trap) e funk daqui se tornem hegemônicos, e a falta de sanfona no são joão vai ser mero detalhe. As coisas andam assim. O sertanejo campesino já nem existia nos anos 80 mais, xitão e xoró e christian e ralf prepararam o terreno pro pop e não teve volta! Isso de falar que foi o agro que fez o sertanejo, sem levar em conta todos os fatores, é de um bobagem feia. E vindo de pesquisadores é o que mais me assusta. O povo é troço complexo, resolver o gosto do povo com o termo coringa Industria cultural é de uma preguiça sem vergonha... O pessoal precisa se libertar e superar desses termos que parecem ecos do a sociedade do espetáculo do debord e livros afins e mergulhar na realidade maluca do hoje que Debord e cia nem faziam ideia da possibilidade dessa doidera...

  • @mariaantoniaravanellodacos1263

    Eu já não suporto esse novo sertanejo...ideologia de tudo que é baixo!

  • @eduardofroio9655
    @eduardofroio9655 Рік тому

    Up

  • @ubatubatatuador2802
    @ubatubatatuador2802 Рік тому +1

    ora do pezadero

  • @ByronSutcliff
    @ByronSutcliff Рік тому +1

    "Galãs Feios" é o fundo do poço