A Virtude de NÃO AGIR - Princípio da Inércia [ Tao Te Ching ]

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 17 січ 2025

КОМЕНТАРІ • 59

  • @christianrosa1893
    @christianrosa1893 4 місяці тому

    Magnífico. Obrigado.

  • @vviribus
    @vviribus 4 місяці тому

    Excelente video.

  • @6898130
    @6898130 Рік тому +1

    Gratidão 🙏🙏🙏

  • @silasDelta
    @silasDelta Рік тому +2

    Grande benção, professor! Obrigado!

  • @marcosloritelopes8296
    @marcosloritelopes8296 2 роки тому +3

    este ensinamento vem de encontro com a atual situação em nós nos encontramos, não paramos!!

  • @aparecidopaulo2356
    @aparecidopaulo2356 10 місяців тому +1

    Muito bacana!
    Valeu.

  • @ivantutorial8477
    @ivantutorial8477 2 роки тому +21

    Desde que comecei acompanhar o Rafael Falcón e os seus ensinamentos, vejo a vida em outra dimensão. Agora enchergo melhor as coisas que eu me questionava e não encontrava uma resposta.

  • @larabragag
    @larabragag 2 роки тому +1

    Que preciosidade.

  • @saramrtini
    @saramrtini 2 роки тому +13

    Não canso de dizer: como sempre, muito sábio! Palavras que alimentam o espírito... Parabéns, professor Rafael! Você é uma inspiração e uma luz que nos guia nestes tempos sombrios.

  • @levelx1150
    @levelx1150 6 місяців тому

    Like número 1000! Que vídeo bom, a nota é igual ao like! Parabéns!!

  • @jacirapereira7111
    @jacirapereira7111 2 роки тому +2

    Magnífica explicação. Obg

  • @bastoshotz2404
    @bastoshotz2404 2 роки тому +2

    Excelente! Obrigada

  • @everaldocardoso4497
    @everaldocardoso4497 2 роки тому +2

    Em um mundo tão animal .a racionalidade predominando.

  • @hayonix6206
    @hayonix6206 2 роки тому +7

    Muito profundo e lindo esta aula, alimento pra alma.

  • @cleidemariaaudinofayad4908
    @cleidemariaaudinofayad4908 4 місяці тому

    Sabedoria. Obrigada, caríssimo professor Rafael Falcón. Fiquei pensando: se hybris é desmedida, excesso, qual seria a palavra grega para seu oposto? Mesmo em português fiquei especulando e não encontrei senão "harmonia", mas creio ainda não ser a exata...

    • @cleidemariaaudinofayad4908
      @cleidemariaaudinofayad4908 2 місяці тому

      Revendo com mais atenção a aula, encontrei o termo na sua fala, professor: tolerância/auto-controle.

  • @SuperThevalente
    @SuperThevalente 2 роки тому +4

    Q lindo e profundo 👏👏👏

  • @mateusaviani2442
    @mateusaviani2442 Рік тому +2

    alô rafael, solta o nome dessa musiqueta que ta tocando no fundo

  • @thaislopesgodoy4146
    @thaislopesgodoy4146 2 роки тому +4

    Sensacional, que leveza e, ao mesmo tempo ,grandeza. Eu realmente percebi muito dos meus erros. Gratidão, professor.

  • @fabianoalexandre1720
    @fabianoalexandre1720 2 роки тому +5

    Maravilhoso, faz todo sentido se tornar semelhante a Deus quem deixa os outros agir, pois é próprio de Deus não agir Ele próprio, mas agir através dos outros.
    Ele confiou em nós, e não me parece que seria exagero dizer que Deus confia mais em nós do que nós nele, por ser fraca a nossa fé.

  • @matheusgonzaga7077
    @matheusgonzaga7077 2 роки тому +1

    Excelente, obrigado professor

  • @danairanai5180
    @danairanai5180 2 роки тому

    Que lindo e interessante.

  • @teresaaranha
    @teresaaranha 10 місяців тому

    Observar a natureza é sim uma forma de conhecer a grandeza e a perfeição de Deus e também de reconhecer a necessidade de nos ordenamos à criação, e toda a "filosofia de vida" desenvolvida a partir desse princípio é sempre muito bonita.
    Porém não nos basta, pois não somos capazes de nos ordenar à Deus, sem a Sua graça.
    Deus não é um princípio, Deus é uma Pessoa, é o Pai que nos criou, que determinou a nossa natureza e finalidade. E Ele nos criou para a eternidade, e a morte foi o preço do pecado dos nossos primeiros pais, e essa é a origem da nossa desordem. Sem a intervenção de Deus, para nos libertar nada podemos, por mais que nos esforcemos. Foi por isso que Ele encarnou entre nós, para nos libertar, ensinar e nos curar. O caminho é Ele, n'Ele, e por Ele. Não há outro, por mais belo que seja...

    • @RafaelFalcon
      @RafaelFalcon  10 місяців тому

      Está correta, mas não tem nada que ver com o assunto da aula. Lao Tsu nunca disse que Deus não era uma pessoa (ou mais de uma, aliás), ou que o homem podia ordenar-se a Ele sem Sua graça. Pelo contrário, muitos trechos do Tao Te Ching poderiam ser citados no mesmo sentido desses dogmas da teologia católica. O motivo de você ter escrito esse comentário deve ser a confusão entre a religião chamada de “taoísmo” - fundada por Zhan Daoling no século II d. C. - e os ensinamentos de filósofos como Lao Tsu, que a antecedem em mais de quinhentos anos. Imagino que você também não tenha reconhecido o Menino Jesus de Praga, logo ao lado do computador. Um abração, e fique com Deus, que é Pai, Filho, e Espírito Santo em uma só substância. 🙏

    • @teresaaranha
      @teresaaranha 10 місяців тому

      Não, eu não confundi a religião com a filosofia, que chamei de "filosofia de vida", e talvez não tenha mesmo entendido o "assunto da aula", mas respondendo ao que você escreveu aqui, não vejo nenhuma similaridade nos ensinamentos taoistas com a teologia católica, fundamentada na Revelação, na queda e redenção do homem através do sacrifício de NSJC na Cruz. Aliás, esse tipo de filosofia, como disse antes, é muito bonita e aparentemente elevada, mas, a meu ver, só demonstra que sem a Cruz, toda sabedoria não serve pra nada. É claro que vi e reconheci a imagem atrás de você, linda!

    • @RafaelFalcon
      @RafaelFalcon  10 місяців тому +1

      @@teresaaranha se o próprio Deus não pagasse a dívida do pecado, sem dúvida não seria possível ao homem salvar-se, mesmo que tivesse todas as suas capacidades no máximo grau de perfeição.
      Porém, o que leva alguém a desfazer publicamente da razão humana, e até mesmo da sabedoria, que é o fim natural da inteligência criada por Deus? Não serve para nada saber o que é certo ou errado? Não há diferença entre os pagãos que buscaram a verdade, e aqueles que se entregaram aos vícios sem escrúpulos? Foram todos punidos com as mesmas penas?
      E entre os cristãos, será que aqueles que desprezam a verdade recebem de Deus a mesma recompensa que aqueles que a buscam e estimam? Ou quem será que disse “eu sou o caminho, a verdade e a vida”? Pode alguém amá-Lo, sem amar a verdade? Pode alguém amá-Lo e desprezar a sabedoria?
      Então o que levaria um cristão a desfazer da sabedoria dos antigos, mesmo quanto àquilo em que ela não contradiz o Cristo? É para exaltar a Cruz? Mas é preciso desfazer da verdade para exaltar o caminho? Ou talvez seja para reforçar a superioridade da doutrina cristã. Mas é preciso falar mal de um bem menor para elogiar um maior?

    • @teresaaranha
      @teresaaranha 10 місяців тому

      @@RafaelFalcon Que confusão é essa Rafael?
      O que você está dizendo?
      "O que leva alguém a desfazer publicamente da razão humana, e até mesmo da sabedoria, que é o fim natural da inteligência criada por Deus?"
      _Você está querendo dizer que eu , quando afirmo que a doutrina católica é a única Verdade, e que não há verdadeira sabedoria fora dela, eu estou desfazendo dos dons que o próprio Deus nos deu, (a razão e a inteligência), para conhecer a verdade?
      Isso mesmo?
      Pergunta: _O homem atingiu a verdadeira sabedoria antes da revelação?
      Que fique claro que o que eu afirmo é que depois do pecado original o homem é incapaz de conhecer a verdade sem a graça da fé!
      Não estou blasfemando contra Deus, nem "desfazendo" da inteligência e racionalidade dos antigos... Muito ao contrário!

    • @teresaaranha
      @teresaaranha 10 місяців тому

      (continuando)
      "Não serve pra nada saber o que é certo e o que é errado?"
      _Como assim? Mais uma vez, não disse isso.
      Você não está sendo muito dramatico?
      _Eu disse que "não basta", não é suficiente, porque a nossa desordem tem origem no pecado, e que precisamos da intervenção direta de Deus, ou seja, da Graça. E não há outro meio.

  • @patriciavaleriadurandpintob
    @patriciavaleriadurandpintob 2 роки тому +3

    BOM DIA! GRATIDÃO por essa LIVE MARAVILHOSA E ABENÇOADA EM NOME de JESUS *PAZ DÊ JESUS BÊNÇÃOS DE DEUS PARA TODOS NÓS HOJE # ALELUIA

  • @ericyuji9567
    @ericyuji9567 2 роки тому +4

    Olá, professor! Eu gostaria de fazer duas perguntas: aqui no Ocidente, mais especificamente na Idade Média, nós tivemos um excelente modelo educacional pautado no Trivium e no Quadrivium. 1° quais estudos se desenvolviam após o domínio do Trivium e do Quadrivium? 2° aproveitando o aspecto mais oriental que o senhor está dando aos seus estudos, o senhor sabe se no Oriente houve um modelo educacional tão bem sucedido quanto o desenvolvido pelos europeus?

    • @RafaelFalcon
      @RafaelFalcon  2 роки тому +5

      Bom dia, Eric. 1) Seriam os estudos universitários, mormente a teologia, a medicina ou o direito. 2) Sim, eles tinham um sistema bem parecido com o das artes liberais, embora com um componente estético mais forte e um componente intelectual mais tênue. Confúcio é considerado o grande sistematizador dessa pedagogia.

    • @ericyuji9567
      @ericyuji9567 2 роки тому

      @@RafaelFalcon obrigado, professor!

    • @ericyuji9567
      @ericyuji9567 2 роки тому

      @@RafaelFalcon Olá, professor. Vim aqui novamente para recomendar um contato intelectual que pode o inspirar e auxiliar nos estudos orientais. Há um cara chamado Calebe Guerra que faz um podcast chamado BiYiNiao do Livro que é inteiramente dedicado à cultura chinesa (literatura, filosofia, religião), o podcast tem uma qualidade de conteúdo e de som excelente, parece que ele é doutorando em Letras também. Você o encontrará nesta plataforma e no Ins. Espero que goste!

    • @geaaleixo
      @geaaleixo 2 роки тому +1

      @@ericyuji9567 Sei que não foi a mim, mas agradeço a recomendação.

  • @rguimatorres
    @rguimatorres 2 роки тому +1

    O relato seria como a passagem do bastão na corrida de revezamento do atletismo?

  • @henriqueferreira6145
    @henriqueferreira6145 2 роки тому +1

    🙏🙌

  • @VETpub
    @VETpub 2 роки тому +4

    Pô, mto legal a sua assinatura. Vc juntou os dois conteúdos q eu mais acompanho no YT (Conhecimentos da humanidade e Transcendência) num só lugar e numa linguagem q consigo acompanhar.

  • @juanresende2465
    @juanresende2465 2 роки тому +3

    Professor, agradeço por mais um ensinamento. O que eu quero saber é se existe textos específicos, com os quais a aplicação da gramática na fase de aprendizado, seria melhor para compreensão. Encontrei uma dificuldade no aprendizado do latim, não tenho conseguido encontrar um texto para aplicar os conceitos que tenho aprendido. Estou utilizado a Gramática latina do Napoleão Medes de Almeida. Utilizei os Lusíadas de Camões, alguns poemas de Gonçalves Dias, porém, tive muita dificuldade por não compreender muitas das palavras presentes no texto. Então, iniciei o estudo do texto propriamente dito para que depois eu aplique os conceitos da gramática nele. O que o senhor me aconselha nesse caso? Faço apenas o estudo da gramática isolado e o estudo do texto isolado e depois aplico a gramática nele?

  • @andrebento7036
    @andrebento7036 2 роки тому +1

    O Céu não provém do Tao? Como identificá-lo com Deus?

    • @RafaelFalcon
      @RafaelFalcon  2 роки тому +1

      Em chinês “tián” tem um significado abrangente, que pode incluir o conceito de Deus. Não “é” Deus, assim como o Tao também não “é” Deus.

    • @andrebento7036
      @andrebento7036 2 роки тому +1

      @@RafaelFalcon A cultura chinesa antiga possui uma intuição de Deus, mas não conhece o Seu Nome, é isso?

  • @pvzdbanimations8866
    @pvzdbanimations8866 2 роки тому +1

    Muito bom

  • @andreyportilho_
    @andreyportilho_ 2 роки тому +3

    RESUMO (não revisado)
    00:00:00 - Deus, segundo Lao Tsu, é, de certa forma, vazio ou inerte.
    No sentido de que Ele faz as coisas, mas ninguém sabe como as faz; de que Ele age, mas não se vê a sua ação; só se vê os resultados dessa ação.
    Lembramos aqui do conflito entre “essência” e “aparência”, porque Deus só parece que não está fazendo nada.
    Lao Tsu: filósofo chinês criador do taoísmo (a filosofia, não a religião)
    00:50:00 - Argumento de Lao Tsu onde ele defende a Inércia enquanto tal:
    “todas as coisas vem e vão, a natureza tem um ciclo: todas as coisas nascem, crescem, envelhecem, morrem e dão lugar à outras coisas.”
    Da dificuldade do homem em reparar na passividade da vida.
    02:25:00 - Leitura e comentário do Capítulo 16 do Tao te Ching:
    “Todas as coisas passam pelos sus processos de atividade, e depois retornam ao seu estado original.
    Retornar para a raiz é o que nós chamamos o estado de inércia; e esta inércia pode ser chamada um relato de que a coisa cumpriu o seu fim.”
    00:04:17 - A dificuldade do homem em cumprir a sua função na natureza e os efeitos dessa ação.
    00:05:08 - Leitura e comentário:
    “O relato do cumprimento do dever é a regra regular e imutável.”
    00:05:46 - Leitura e comentário:
    “Conhecer esta regra imutável é ser inteligente; não conhecê-la leva a movimentos selvagens e problemas malignos.”
    00:08:18 - Leitura e comentário:
    “O conhecimento da regra imutável produz uma grande capacidade e autocontrole.”
    00:09:12 - Leitura e comentário:
    “E esta capacidade e autocontrole levam a uma comunhão de sentimento com todas as coisas.”
    Quando fazemos somente o nosso dever, sem querer tomar o lugar e o papel do outro, entramos em comunhão com aquilo que nos circunda: a natureza, as pessoas e o próprio ser.
    00:11:35 - Leitura e comentário:
    “Desta comunhão de sentimento, vem uma realeza de caráter.”
    O ser humano pelo desígnio da sua espécie foi criado para reinar, ou seja, ter essa realeza de caráter.
    00:13:33 - Leitura e comentário:
    “Aquele que é semelhante a um rei aos poucos vai se tornando semelhante ao “Céu”.”
    Céu, em Chinês, é uma palavra para designar Deus, ou seja, este homem vai se assemelhando ao Divino.
    00:14:28 - Leitura e comentário:
    “Nesta semelhança a Deus, ele possui o “Tao”. Com a posse do “Rao, ele dura muito.”
    “E até o fim de sua vida corporal está livre de todo perigo de degradação.”

  • @baudacris9796
    @baudacris9796 2 роки тому +2

    Lindoooo

  • @humbertofirmo
    @humbertofirmo 2 роки тому +1

    A roda da vida. Princípio, meio e fim. Transcender-se. Viver é Preparar-se para a transcendência. Ser apto ao retorno do estado original.

  • @thiagovinhas6915
    @thiagovinhas6915 2 роки тому +1

    Por gentileza, qual o livro em questão ?
    Gostaria de ler sobre o assunto.
    Desde já, grato por sua atenção!

  • @matt5958
    @matt5958 2 роки тому

    Ótima aula professor! Que edições você recomenda para ler Confucio e o Tao Te Ching?

    • @weoh
      @weoh 2 роки тому

      Leia o I ching

  • @baudacris9796
    @baudacris9796 2 роки тому +1

    😊😊😊😊🤗🤗🤗🤗

  • @mattw5964
    @mattw5964 2 роки тому

    Que coisa bonita da pega.

  • @rguimatorres
    @rguimatorres 2 роки тому

    ηρεμία