Muito obrigado amigo pelo vídeo! Você me salvou de passar uma grande vergonha. 😂 Meu marcador de pressão estava marcando na reserva, e fiquei achando que tinham me roubado. Tinha acabado de comprar o gás... Achei estranho pq o gás estava bem pesado. Pesquisando achei seu vídeo e esclareceu tudo. Abraços
Excelente vídeo, professor Marcelo Macedo. Muito obrigado pela didática explicação. Quase comprei um desses, que são consideravelmente mais caros que os sem manômetro. E, como sempre, agressões gratuitas de gente que possivelmente não faria tais comentários frente a frente; gente não gabaritada, não apetrechada tecnicamente para refutar o senhor. Sou um telespectador muito exigente. Sou professor, pesquisador histórico e revisor textual. E não é qualquer bem-intencionado, digamos assim, que me convence. Agradeço pela aula, gratuita. Quanto a determinado lapso gramatical no idioma, acontece. Sou professor de português e, faria, se fosse o caso, uma "observação", com o intuito de ajudar a tornar cada vez melhor os próximos vídeos, e não da maneira, perdoe a expressão, babaca, como determinado elemento fez. Parabéns, professor. E mais uma vez, obrigado.
Sábado também comprei meu Gáz e no Manômetro estava no indicador amarelo,achei que tinha sido passado a perna 🦵,porque no Gáz anterior estava no início do verde,então pelo que entendi esse manômetro não presta pra nada ? Parabéns pelo vídeo e a explicação 👏🏻👏🏻👏🏻
Uso a mais de 20 anos da aliança, e é muito melhor, quando o ponteiro está no final da faixa verde já peço outro, e o gás acaba em três a cinco dias, só uso o supergasbras.
Parabéns pelo vídeo. Manômetro é um instrumento utilizado para medir a pressão de fluidos contidos em recipientes fechados. Como compramos 13 kilogramas de gas, se eu quiser medir, a unidade é o kilo e quem mede kilo é balança. Simples assim.
Acontece que o importante é o rendimento. Possuo um controle de consumo de GLP em botijão de 13 kg. Utilizo um manômetro maior, com escala de zero a 100. Todos os botijões estavam dentro do peso. Testados 7 botijões. Todos que apresentaram uma pressão inicial de cerca 75 duraram em média 75 dias. Para o mesmo padrão de consumo, todos que apresentaram uma pressão por volta de 50, duram em média 57 dias. Tenho gráficos e fotos. Como o propano tem maior capacidade calorífica, e explicação é que os botijões que renderam mais tinham maior porcentagem desse gás. As distribuidoras estão enchendo os botijões com uma porcentagem mínima de propano. Assim duram menos. Existe lei que regulamente a proporção dos gases no botijão? Existe modo de controlar isso?
estalei o gás de cozinha hoje, e o ponteiro do manômetro ficou na parte amarela. achei que o botijão de gás estava vazio.com essa explicação tirou a minha duvida
eu sempre comprei do mesmo fabrincante e sempre ficava medindo na metade do verde, so que dessa vez ficou no final do verde quase no amarelo, e me espantei achando que tinha sido adulterado, mas depois dessa explicaçao fiquei mais tranquilo.
Vc é o maximo se os revendedores de gas te escutasse seriamos ricossss e não empresas falidas e ferradas por um mercado paralelo de revendedores burros que pensa em carregar peso pra agradar companhias ainda não cara de pau quando contrata uma consultoria de um genio do glp como vc te desejo mais que sucesso vc merece sinto a verdade no que fala, vc me representa
olá Josenildo, esse equipamento não mede a quantidade de Gás no botijão, ele mede a pressão. Quando o gás não está sendo consumido a pressão é maior, por isso o manômetro do regulador sobe e quando começa a consumir, a pressão reduz um pouco. Acho que isso explica a sua dúvida.
Excelente vídeo. Adquiri um registro com manômetro, antes de ver este vídeo. Me arrependi. A validade da peça é de 5 anos. Na próxima troca, não comprarei mais, pois além de cara, não satisfaz.
Cara .. eu a mesma coisa ..o registro do gás quebrou .. e tive que comprar outro.. eu fui e comprei um registro com manômetro .. e fiquei sabendo para o que servia .. só quando vi esse vídeo kkkk🤦🏻♂️.. gastei 20 conto a mais .. acabei comprando por achar que ele indicava aí quantidade de gás
Continuo achando que fui lesado, Porque todas as vezes que eu comprei, o gás sempre acaba conforme o indicador, dessa vez comprei um botijão que veio pela metade, irei entrar com uma ação no procon, porque fui lesado, outra situação, com apenas uma semana de uso já está chegando no indicador amarelo.
Obrigado pelas informações! Eu iria comprar Esse Equipamentos Manômetro. Mas vi que não serve de nada porque ele não Dá a quantidade certa de gás, que indica se está acabando ou não.
Parabéns pelo vídeo Realmente manometro não é indicado para esse fim. O equipamento correto seria o magnetron, pois tem uma boia para fase líquida no interior do vasilhame, ou válvulas de expurgo. Como não existe aqui no País, o melhor é o regulador convencional sem manometro.
É obrigatório ter a balança no posto do gás e se o cliente solicitar é feito mas o cliente só pode exigir a conferência quando ele vai retirar o gás no posto.
vendo essa explicação hoje, vou comprar uma balança. ja que comprei 2 botijões em fornecedores diferentes, e os manômetros acusam um cheio e outro pela metade, já ia acionar o procon.sp.
Boa noite Marcelo, comprei um fogão novo, comprei tudo novo, mangueira, registro exatamente com esse medidor 505/01 com indicado de pressão, uso doméstico, marca ALIANÇA. Tudo funcionando ok, porém escuto um leve zumbido lá na válvula de acordo com a intensidade que regular a boca do fogão é normal esse zumbido, não tem cheiro de gas, apenas um zumbido na válvula quando ligo o fogão, qualquer uma das bocas, mas o zumbido é lá na válvula...
Excelente matéria! Gostei muito. Principalmente por que indica que esses manômetro são dispensáveis. E outra que fornece www.anp.gov.br onde indica os revendedores cadastrados e aprovados para a venda do botijão de gás. Dúvidas: Tanto o butano quanto o propano são utilizados para cozinhar normalmente. Qual deles dura mais? Qual deles suja menos as panelas (fica preto o fundo externo delas)? Os dois possuem o mesmo odor?
Olá Edna, que bom que foi útil. Quantos às respostas aos seus questionamentos, seguem: Butano e propano tem diferença entre eles, mas nenhuma que poderia causar problemas em fogões domésticos, portanto, podem ser usados normalmente. Quanto ao que mais dura, também não tem diferença relevante, uma vez que são comercializados por massa (em kg). E quanto ao sujo nas panelas, nenhum dos dois suja a panela quando a mistura ar-gás está na proporção ideal. O indicativo de que vai sujar a panela é a chama amarela no queimador (boca) do fogão, o recomendado é proceder uma limpeza nos queimadores do fogão, inclusive no injetor, aquele que se usa uma agulha específica para limpar. Se ainda assim a chama estiver amarela, substitua o regulador (registro), em especial se estiver vencido. Pode ser que ele não esteja mandando a quantidade correta de gás para a mistura ideal. Ainda neste mês postarei um vídeo com uma experiência neste tema. Até breve!
@@gaslp5119 Cheguei neste vídeo, pois estou procurando um registro com manometro, e não encontro no bairro.E porquê o desespero? Desconfiei que o gás estava escapando e hoje na hora de trocar, o rapaz confirmou que meu registro novo está com defeito! Olha só o perigo!!!!😮😮
Excelente vídeo amigo, conhecimento técnico nunca é demais, pelo certo deveríamos ter nossas balanças calibradas em casa para que não sejamos lesados, pagamos sempre por 13kg mas não sabemos o que levamos. Outra questão é o poder calorífico, pessoas utilizam gás natural(metano-C1), no vídeo falou sobre propano (C3) e butano(C4), sabemos que quanto maior a cadeia de HC (no caso o propano) maior o poder calorífico. Logo, considerando um mesmo valor em dinheiro, melhor 13kg de C4 do que de C1 certo? Grande abraço,
ola Thiago, bom dia! que bom que você gostou do vídeo. Sobre o seu questionamento, o Gás LP (C3 e C4), tem poder calorífico inferior médio de 11.000 kcal/kg, enquanto que o PCI do Gás Natural (C1), é 8.600kcal/m3. Para saber qual o mais vantajoso, você pode pegar o preço do quilo do Gás LP e do m3 do gás natural e fazer uma regra de três para saber quanto custa 1.000 kcal de cada combustível, aí ambos estarão nas mesmas unidades R$/1000kcal. Em geral, para pequenos consumos, o Gás LP é mais vantajoso quando há contratos com o GN com taxas fixas mensais altas. há municípios que criam subsídios como a tarifa social, aí o GN fica mais vantajoso. Já para grandes consumos, geralmente o GN é mais vantajoso, embora o Gás LP tenha garantia de suprimento melhor que o GN. Fique a vontade para comentar caso tenha dúvidas.
Tenho um sistema de aquecimento á gás, então que instrumento/aparelho posso utilizar/ comprar para saber com exatidão o quanto tem de gás em cada botijão no sentido de evitar que no meio do banho a água fique fria. Minha casa é em Urubici cidade muito fria no outono e inverno.
Boa tarde. O meu botijão fica a em desnível com a casa. Cerca de um metro abaixo do fogão com uma mangueira que chega a 1,5. Rende no máximo 24 dias. Eu não sei se é o desnível ou se é a qualidade do produto. Lendo os comentários vi que existe pelo menos a possibilidade de que algumas empresas colocam mais ar(?) do que propano. Antes de ver o vídeo queria colocar o manômetro. Mas pelo que entendi não vale de muita coisa. Existe também uma lista de fogões mais econômicos?
Marcelo, parabéns pelo vídeo Não seria mais correto dizer que este manômetro foi calibrado para determinada concentração de Butano e Propano, num determinado volume de botijão e em determinada temperatura? Não seria possível, eu sabendo a proporção entre Butano e Propano no botijão, juntamente com a temperatura, utilizar um manômetro de escala numérica para inferir a quantidade de gás? Pergunto isso pq o controle da quantidade de gás no botijão não ocorre somente no momento da compra, ocorre também durante o seu uso. A proporção entre Butano e Propano não é informada pela distribuidora? Grato pela atenção, Abs
Boa tarde, faço o que então, em resumo... ponho a fabricante na justiça? no caso, a VINIGÁS??? Ahhh, excelente explicação, pena que comprei antes de assistir o video.
na embalagem desse regulador ( marca aliança) para gás, diz em portugues claro que o produto não mede o nivel da gás dentro da botija. e sim a pressão. então não estão lesando ninguém
prezado Eli, Este regulador é de baixa pressão com 1kg/h de vazão. se isto satisfizer à demanda do fogão, pode ser usado sim, só não marca a quantidade de Gás no botijão, como demonstramos no vídeo.
Bela explicação professor, entendo que o gás butano é o que vem com efetivamente 13kg de massa de gás, porém, você nos informou que com o gás propano onde esse manômetro mostra como cheio está com apenas 6kg, ou seja, meia carga. As minhas perguntas são: -O propano tem maior calorimetria que o butano? Assim ele rende mais que o Butano? -No caso das empresas que vendem o gás do tipo LP (Liquefeito de petróleo) renderiam mais que os outros tipos? -Esse manômetro não se refere somente para esse tipo de gás? Agradeço a atenção prestada.
Professor Marcelo, aqui no meu bairro, jaconé localizado em Saquarema, tem duas revendas de gás, uma vende a R$ 87,90 o botijão e outra que venda a R$ 78,90. Costumo comprar o de R$ 78,90 e costuma durar em média 1 mês e 15 dias. Vale a pena comprar o registro com o medidor pra fazer o monitoramento do gás ?
Excelente explicação, só não entendi o porque de ter quantidades de butano e propano diferente entre um botijão e outro, não daria para normalizar? para saber se esta cheio não funciona, porem dá para se ter uma noção de quando ele esta no fim, correto? ou o botijão 2 vai marcar alguma coisa mesmo vazio?
Olá José Clemente, infelizmente no Brasil nao tem uniformidade na composição por causa do produtor, seria necessário uma evolução tecnológica grande nas refinarias da Petrobrás para fornecer somente Propano, como funciona nos países desenvolvidos, porém, mesmo que isso fosse feito, ainda teria o problema da temperatura. conforme demonstramos na fórmula, a pressão varia de acordo com a quantidade de Gás, então a pressão vai caindo enquanto o gas vai consumindo, se não houver variação de temperatura ambiente o manômetro vai funcionar m para acompanhar o consumo. Percebe que são muitas variáveis que não temos controle, para que o manômetro indique corretamente a quantidade ou o consumo? Por isso não indicamos. abs
Pra não ter dúvida se o botijão estar adulterado é só pesa-lo cheio e "vazio", caso o peso "vazio" estiver á cima do peso impresso no botijão, ou seja, (na tara), é sinal que certamente á algum líquido no botijão, que pode ser água ou talvez até óleo do compressor de envazamento. Esta àgua pode ser impureza condensada durante o envazamento ou mesmo água adicionada maliciosamente por algum distribuidor. DICA: Sempre peça para pesar o gás na sua frente e anotar na nota fiscal a tara do botijão e o peso cheio para que possa comprovar, eventualmente, possível adulteração e defender seus direitos, além de, caso queira, poder denunciar civil ou criminalmente, á começar com a ANP. EXCELENTE DEMONSTRAÇÃO É EXPLICAÇÃO PARABÉNS, só não ficou muito claro se o calor de combustão dos dois gases são equivalentes e se apresentam eficiência similar.
Prezado Eduardo, bom dia! De fato os reguladores tem o selo do INMETRO, porém este órgão já foi informado do problema e deve tomar providências em breve.
Por favor me tire esta dúvida. Há muitos anos atrás eu mesmo fiz a mudança de um fogão a gás canalizado, de rua, para o de botijão. A informação que tive na época era para trocar os bicos e os registros, a torneiras. Comprei as peças e verifiquei que os registros eram diferentes mesmo e que as aberturas dos novos para botijão eram menores. Recentemente um parente meu precisou fazer esta conversão que foi feita por outra pessoa. Esta pessoa informou que bastava trocar os bicos. Depois da conversão o fogão consome demais e a chama não é totalmente azul. Isto parece indicar que o gás em excesso não está sendo queimado adequadamente. Isto tem alguma explicação razoável? Fico desde já muito agradecido.
Um país onde se falcifica tudo um um lacre não vai ser poblema já que gás ta valendo ouro ! no meu ponto de vista nos deveríamos ter mais informações sobre o gás comprado e um verificador se realmente estamos recebendo o que compramos realmente ,meu gás em média sempre durou mais de 3 meses depois dos preços autos ele não dura 2 meses por que será ummmm !
Tem um detalhe ai, o propano é responsável pela chama azul que em teoria tem uma chama com intensidade de temperatura maior, ou seja, melhor o seu rendimento. Então se pegarmos de exemplo um aquecedor a gás com controle de temperatura esse equipamento irá consumir muito menos que o butano apenas. Resumindo, se a distribuição de gás não tem muita variação da mistura e sempre é a mesma dá facilmente para analisar o volume do gás pelo manômetro, eu tenho um transmissor de pressão instalado então facilita essa visualização.
Excelente vídeo! Qual a principal diferença desses dois gases além da pressão? eles possuem o mesmo poder de queima? Geram a mesma temperatura máxima da chama?
Quero ver puxa saco dono do gas explicar essa diz tem confiar quem envasa o gas sempre esta certo o peso estranho antes no mamometro acabava rapido apos mamometro se marcar esta pela metade mando trocar por um cheio. Marca mamometro agora dura mais o gas estranho ne ? Sera vinha cheio certo ?
PREZADOS, mesmo pesquisando na Internet ainda não encontrei qualquer dica de como posso instalar um manômetro para o P45. Na minha instalação já existe um regulador. Mas, por que instalar um manômetro? Para monitorar se existe fuga no percurso do cilindro ao fogão. A minha dúvida é em que posição instalar o manômetro, se antes ou depois do regulador. Cilindro de Gás (P45) -> Manômetro -> Regulador -> Tubulação que leva o gás ao fogão ? ou Cilindro de Gás (P45) -> Regulador -> Manômetro -> Tubulação que leva o gás ao fogão ? Agradeço pela ajuda técnica. Att., Luiz.
Olá davintee2, infelizmente não há uniformidade na composição do gás LP no Brasil, há misturas de butano e propano em diferentes proporções, mesmo oriundas de uma mesma fonte.
E há ainda um terceiro ou quarto gás pra poder exalar um cheiro fétido pra indicar vazamento!As diferentes marcas de gás do mercado, fazem essas misturas de acordo com a "fama" em ser um gás durável, barato, "fedorento" e por ai vai!Nota-se os melhores, sem dúvida, que possuem preço maior!
Olá Bruno, o produto adicionado ao gás LP para detecção de vazamento é o etil mercaptana ou enxofre mercsptidico. Independente de preço, você pode pedir para pesar o botijão na compra, se você for ate a revenda e atestar se tem a quantidade de Gás prometida.
Excelente comprovação parabéns!!! Ola amigo. Queria tirar uma duvida. Pretendo instalar um aquecedor a gás em meu banheiro. Quero usar botijão de 13 Kgs. Existe uma distancia limite entre o botijão e o aquecedor? No meu caso seria cerca de 12 mts. Isto seria viável? Desde ja agradeço.
Gostei do vídeo e muito bem explicado. Tenho uma duvida. Então para medir a quantidade de gás é somente pelo peso. Com o passar do tempo de consumo a massa diminui correto? Agora no seu vídeo o que tem propano está com kg emgás de 6,10 e o de Butano de 13,30. Qual o padrão correto que nós consumidores temos que considerar? Existe algum indicativo nessas distribuidoras sobre o propano e butano para não sermos lesados?
Prezado Ruan, Bom dia! Primeiramente desculpe a demora em responder. O padrão de massa líquida para o botijão é 13 quilos para o botijão P13, como o próprio nome já diz. O INMETRO tolera até 350g a menos, por questões metrológicas. Os revendedores autorizados pela ANP tem balança calibrada na revenda e você pode pedir para pesar no momento da compra. Quanto a propano e butano na composição, a influência no consumo é desprezível, o importante é ter os 13 quilos de gás dentro do botijão.
olá Luiz, bem observado, obg, foi vício de linguagem. Para saber se a massa do gas está adulterada, basta solicitar ao revendedor para pesar o botijão bo momento da compra.
Entendi que o manômetro mede a pressão dentro do botijão e não a quantidade de gás existente no recipiente, mas devido a pressão ser menor isso não faria com que ficasse resíduo de gás no interior do botijão sem uso? não teria que aumentar a pressão dentro do botijão para que aí sim o manômetro pudesse marcar corretamente o consumo de gás?
Prezado Daniel, o meio conhecido para saber a quantidade de Gás dentro do botijão é através da massa, usando balança, não é possível aumentar a pressão do gás dentro do botijão de forma controlada.
Eu ia comprar um registro com manometro e com sua dica, já não vou mais. Muito agradecida por sua orientação!!!!
Muito obrigado amigo pelo vídeo! Você me salvou de passar uma grande vergonha. 😂 Meu marcador de pressão estava marcando na reserva, e fiquei achando que tinham me roubado. Tinha acabado de comprar o gás... Achei estranho pq o gás estava bem pesado. Pesquisando achei seu vídeo e esclareceu tudo. Abraços
PERFEITA sua Explicação, qualquer Leigo consegue compreender.
Exceto os VENDEDORES MERCADO LIVRE que preferem LUDIBRIAR seus clientes
Compre e confia gas esta sempre cheio agua tambem kkkkkk
Excelente vídeo, professor Marcelo Macedo. Muito obrigado pela didática explicação. Quase comprei um desses, que são consideravelmente mais caros que os sem manômetro. E, como sempre, agressões gratuitas de gente que possivelmente não faria tais comentários frente a frente; gente não gabaritada, não apetrechada tecnicamente para refutar o senhor. Sou um telespectador muito exigente. Sou professor, pesquisador histórico e revisor textual. E não é qualquer bem-intencionado, digamos assim, que me convence.
Agradeço pela aula, gratuita. Quanto a determinado lapso gramatical no idioma, acontece. Sou professor de português e, faria, se fosse o caso, uma "observação", com o intuito de ajudar a tornar cada vez melhor os próximos vídeos, e não da maneira, perdoe a expressão, babaca, como determinado elemento fez.
Parabéns, professor. E mais uma vez, obrigado.
Muito obrigado pelo vídeo extremamente técnico e explicativo. Me economizou 40 reais!
Ia comprar....desisti. Ótima explanação, você foi muito didático!! Parabéns!!
Parabéns pelo vídeo , eu ia comprar esse registro com medidor , não vou comprar mais , o segredo é o peso muito bom o vídeo
Que aula excepcional! Muito obrigado por seu vídeo!
Sábado também comprei meu Gáz e no Manômetro estava no indicador amarelo,achei que tinha sido passado a perna 🦵,porque no Gáz anterior estava no início do verde,então pelo que entendi esse manômetro não presta pra nada ? Parabéns pelo vídeo e a explicação 👏🏻👏🏻👏🏻
Mano tu é cego kkkk difil assim né
Excelente vídeo. Economizei um dinheiro. Ia comprar ess semana com manômetro. Obrigado Deus abençoe
Conhecimento é tudo! Com essa informação deixei de gastar com algo q ñ me ajudaria 👏🏻👏🏻👏🏻
Ainda bem que ganhei o meu kkkk
Ele não te da a quantidade de gás, mas te avisa quando está acabando.
@@eduardoleite1915 veja o vídeo de novo porque você não entendeu.
Uso a mais de 20 anos da aliança, e é muito melhor, quando o ponteiro está no final da faixa verde já peço outro, e o gás acaba em três a cinco dias, só uso o supergasbras.
Comprei um gás essa semana no manometro tava no amarelo, fiquei com dúvidas. Agora entendi. Parabéns.
Tirando o áudio ruim, ótima explicação, parabéns
Em Natal, as revendedoras autorizadas, tiram o lacre sem romper é incrível, e mais incrível ainda é que eles levam o lacre com eles
Valeu @migo.. tenho tbm um monômero medidor.. que me deixou com um pé atrás... mais pelo teu vídeo já me esclareceu. O porque!! Deus te ajude 🙏
Parabéns pelo vídeo. Manômetro é um instrumento utilizado para medir a pressão de fluidos contidos em recipientes fechados. Como compramos 13 kilogramas de gas, se eu quiser medir, a unidade é o kilo e quem mede kilo é balança. Simples assim.
a temperatura externa interfere no peso do gás?
@@_alemarqsnão , só interfere na pressão no peso não.
Acontece que o importante é o rendimento. Possuo um controle de consumo de GLP em botijão de 13 kg. Utilizo um manômetro maior, com escala de zero a 100. Todos os botijões estavam dentro do peso. Testados 7 botijões. Todos que apresentaram uma pressão inicial de cerca 75 duraram em média 75 dias. Para o mesmo padrão de consumo, todos que apresentaram uma pressão por volta de 50, duram em média 57 dias. Tenho gráficos e fotos. Como o propano tem maior capacidade calorífica, e explicação é que os botijões que renderam mais tinham maior porcentagem desse gás. As distribuidoras estão enchendo os botijões com uma porcentagem mínima de propano. Assim duram menos. Existe lei que regulamente a proporção dos gases no botijão? Existe modo de controlar isso?
😳🤔🧐
Perfeito esse vídeo! Extremamente didático e elucidaditivo. Quase compro esse regulador com manômetro que no final é só ilusão!
Excelente explicação, parabéns pela iniciativa, ajuda bastante em uma época de muitas fraudes, obrigada.
Muito esclarecedor agora vou usar só pra ver quando está acabando ja que a pressão varia com a composição
Vivendo e aprendendo! Muito boa sua explicação e de grande utilidade no dia a dia! Valeu!!
Super obrigado!! Sua brilhante explicação evitou que eu disperdiçasse meu tempo e dinheiro...
estalei o gás de cozinha hoje, e o ponteiro do manômetro ficou na parte amarela. achei que o botijão de gás estava vazio.com essa explicação tirou a minha duvida
eu sempre comprei do mesmo fabrincante e sempre ficava medindo na metade do verde, so que dessa vez ficou no final do verde quase no amarelo, e me espantei achando que tinha sido adulterado, mas depois dessa explicaçao fiquei mais tranquilo.
Muito obrigado pelo esclarecimento, se não fosse esse vídeo eu iria fazer errado.
Ainda bem que o primeiro vídeo que vi foi esse. Explicação ótima.
Vc é o maximo se os revendedores de gas te escutasse seriamos ricossss e não empresas falidas e ferradas por um mercado paralelo de revendedores burros que pensa em carregar peso pra agradar companhias ainda não cara de pau quando contrata uma consultoria de um genio do glp como vc te desejo mais que sucesso vc merece sinto a verdade no que fala, vc me representa
olá Josenildo, esse equipamento não mede a quantidade de Gás no botijão, ele mede a pressão. Quando o gás não está sendo consumido a pressão é maior, por isso o manômetro do regulador sobe e quando começa a consumir, a pressão reduz um pouco. Acho que isso explica a sua dúvida.
Excelente vídeo. Adquiri um registro com manômetro, antes de ver este vídeo. Me arrependi. A validade da peça é de 5 anos. Na próxima troca, não comprarei mais, pois além de cara, não satisfaz.
Cara .. eu a mesma coisa ..o registro do gás quebrou .. e tive que comprar outro.. eu fui e comprei um registro com manômetro .. e fiquei sabendo para o que servia .. só quando vi esse vídeo kkkk🤦🏻♂️.. gastei 20 conto a mais .. acabei comprando por achar que ele indicava aí quantidade de gás
Obrigada pela dica, eu estava na dúvida de comprar esse medidor, e de sua eficiência 🙏☺️
Continuo achando que fui lesado,
Porque todas as vezes que eu comprei, o gás sempre acaba conforme o indicador, dessa vez comprei um botijão que veio pela metade, irei entrar com uma ação no procon, porque fui lesado, outra situação, com apenas uma semana de uso já está chegando no indicador amarelo.
Obrigado pelas informações! Eu iria comprar Esse Equipamentos Manômetro. Mas vi que não serve de nada porque ele não Dá a quantidade certa de gás, que indica se está acabando ou não.
Muito esclarecedora sua explicação. Obrigado!!
Parabéns pelo vídeo
Realmente manometro não é indicado para esse fim.
O equipamento correto seria o magnetron, pois tem uma boia para fase líquida no interior do vasilhame, ou válvulas de expurgo.
Como não existe aqui no País, o melhor é o regulador convencional sem manometro.
o certo seria o próprio revendedor pesar o botijão na presença do cliente para tirar as duvidas e mostrar que o cliente não esta sendo enganado !
HIDDENMAN BR é só pedir que ele faz a pesagem. Pelo menos aqui onde moro, se você quiser eles pesam
HIDDENMAN BR os picaretas põe água dentro para daí bate o peso certo....
É obrigatório ter a balança no posto do gás e se o cliente solicitar é feito mas o cliente só pode exigir a conferência quando ele vai retirar o gás no posto.
Isto sim seria o certo!!!!
Balanças tem regulagem nas feiras e açougues são na maioria alterados
Muito boa a orientação, o que vale é a massa, mas em kg e não em Kg - confere?
vendo essa explicação hoje, vou comprar uma balança. ja que comprei 2 botijões em fornecedores diferentes, e os manômetros acusam um cheio e outro pela metade, já ia acionar o procon.sp.
Boa noite Marcelo, comprei um fogão novo, comprei tudo novo, mangueira, registro exatamente com esse medidor 505/01 com indicado de pressão, uso doméstico, marca ALIANÇA. Tudo funcionando ok, porém escuto um leve zumbido lá na válvula de acordo com a intensidade que regular a boca do fogão é normal esse zumbido, não tem cheiro de gas, apenas um zumbido na válvula quando ligo o fogão, qualquer uma das bocas, mas o zumbido é lá na válvula...
Totalmente esclarecedor esse vídeo, parabéns!
Excelente matéria! Gostei muito. Principalmente por que indica que esses manômetro são dispensáveis. E outra que fornece www.anp.gov.br onde indica os revendedores cadastrados e aprovados para a venda do botijão de gás. Dúvidas: Tanto o butano quanto o propano são utilizados para cozinhar normalmente. Qual deles dura mais? Qual deles suja menos as panelas (fica preto o fundo externo delas)? Os dois possuem o mesmo odor?
Olá Edna, que bom que foi útil. Quantos às respostas aos seus questionamentos, seguem:
Butano e propano tem diferença entre eles, mas nenhuma que poderia causar problemas em fogões domésticos, portanto, podem ser usados normalmente. Quanto ao que mais dura, também não tem diferença relevante, uma vez que são comercializados por massa (em kg). E quanto ao sujo nas panelas, nenhum dos dois suja a panela quando a mistura ar-gás está na proporção ideal. O indicativo de que vai sujar a panela é a chama amarela no queimador (boca) do fogão, o recomendado é proceder uma limpeza nos queimadores do fogão, inclusive no injetor, aquele que se usa uma agulha específica para limpar. Se ainda assim a chama estiver amarela, substitua o regulador (registro), em especial se estiver vencido. Pode ser que ele não esteja mandando a quantidade correta de gás para a mistura ideal. Ainda neste mês postarei um vídeo com uma experiência neste tema. Até breve!
@@gaslp5119 Cheguei neste vídeo, pois estou procurando um registro com manometro, e não encontro no bairro.E porquê o desespero?
Desconfiei que o gás estava escapando e hoje na hora de trocar, o rapaz confirmou que meu registro novo está com defeito! Olha só o perigo!!!!😮😮
Excelente vídeo amigo, conhecimento técnico nunca é demais, pelo certo deveríamos ter nossas balanças calibradas em casa para que não sejamos lesados, pagamos sempre por 13kg mas não sabemos o que levamos. Outra questão é o poder calorífico, pessoas utilizam gás natural(metano-C1), no vídeo falou sobre propano (C3) e butano(C4), sabemos que quanto maior a cadeia de HC (no caso o propano) maior o poder calorífico. Logo, considerando um mesmo valor em dinheiro, melhor 13kg de C4 do que de C1 certo? Grande abraço,
ola Thiago, bom dia! que bom que você gostou do vídeo. Sobre o seu questionamento, o Gás LP (C3 e C4), tem poder calorífico inferior médio de 11.000 kcal/kg, enquanto que o PCI do Gás Natural (C1), é 8.600kcal/m3. Para saber qual o mais vantajoso, você pode pegar o preço do quilo do Gás LP e do m3 do gás natural e fazer uma regra de três para saber quanto custa 1.000 kcal de cada combustível, aí ambos estarão nas mesmas unidades R$/1000kcal. Em geral, para pequenos consumos, o Gás LP é mais vantajoso quando há contratos com o GN com taxas fixas mensais altas. há municípios que criam subsídios como a tarifa social, aí o GN fica mais vantajoso. Já para grandes consumos, geralmente o GN é mais vantajoso, embora o Gás LP tenha garantia de suprimento melhor que o GN. Fique a vontade para comentar caso tenha dúvidas.
E lei toda revenda tem que fazer a pesagem do seu gas
Com esse vídeo economizei R$65,00 - Valeu!!!!
11 Funcionários de alguns fabricantes dos manômetros não gostaram (até agora)
desse vídeo; kkkkkk
Amigo a gas nao e liquido com gas se estiver no fim o gas liquido tambem esta
Comprei um botijão e meu marcador deu 75 % vou observar a duração,pois meu dura de dois a três meses.
Muito obrigado pela explicação! Me salvou de comprar um medidor que não vai servir de nada kkkk
Excelente informação. Muito obrigado.
Obrigado por fazer eu economizar nao comprando esse aparelho.🤝
Tenho um sistema de aquecimento á gás, então que instrumento/aparelho posso utilizar/ comprar para saber com exatidão o quanto tem de gás em cada botijão no sentido de evitar que no meio do banho a água fique fria. Minha casa é em Urubici cidade muito fria no outono e inverno.
Boa tarde. O meu botijão fica a em desnível com a casa. Cerca de um metro abaixo do fogão com uma mangueira que chega a 1,5. Rende no máximo 24 dias. Eu não sei se é o desnível ou se é a qualidade do produto. Lendo os comentários vi que existe pelo menos a possibilidade de que algumas empresas colocam mais ar(?) do que propano. Antes de ver o vídeo queria colocar o manômetro. Mas pelo que entendi não vale de muita coisa. Existe também uma lista de fogões mais econômicos?
Excelente explicacao , muito didatico, parabens
Eita troquei o registro o meu antigo quebrou daí comprei um novo desse com manômetro, mas valeu agora aprendi kkk
Qual é o melhor?.
Excelente explicação Marcelo, parabéns!
Outra dúvida. Como saber qual a válvula reguladora adequada? Existe alguma especificação a ser obedecida?
Obrigado pela informação.. muito didático
Excelente teste e muito bem explicado.
Marcelo, parabéns pelo vídeo
Não seria mais correto dizer que este manômetro foi calibrado para determinada concentração de Butano e Propano, num determinado volume de botijão e em determinada temperatura?
Não seria possível, eu sabendo a proporção entre Butano e Propano no botijão, juntamente com a temperatura, utilizar um manômetro de escala numérica para inferir a quantidade de gás?
Pergunto isso pq o controle da quantidade de gás no botijão não ocorre somente no momento da compra, ocorre também durante o seu uso.
A proporção entre Butano e Propano não é informada pela distribuidora?
Grato pela atenção,
Abs
Boa tarde, faço o que então, em resumo... ponho a fabricante na justiça? no caso, a VINIGÁS???
Ahhh, excelente explicação, pena que comprei antes de assistir o video.
Na próxima faz o teste com registro aliança pra ver
Comprei o registro e após ver o vídeo cancelei a compra na hora....valeu pela aula....
na embalagem desse regulador ( marca aliança) para gás, diz em portugues claro que o produto não mede o nivel da gás dentro da botija. e sim a pressão. então não estão lesando ninguém
Realmente. Mas quem é leigo. compra o produto pq acha q pela pressao da pra saber se ta cheio ou nao
bom dia gostaria de saber se o botijão guardado cheio apos seis meses ele pode trnsformar em água?
prezado Eli, Este regulador é de baixa pressão com 1kg/h de vazão. se isto satisfizer à demanda do fogão, pode ser usado sim, só não marca a quantidade de Gás no botijão, como demonstramos no vídeo.
Amigo, Boa tarde! Para a medição de gás gnv também posso levar em consideração, peso bruto e peso de tara? Ou para gás gnv é diferente.
Bela explicação professor, entendo que o gás butano é o que vem com efetivamente 13kg de massa de gás, porém, você nos informou que com o gás propano onde esse manômetro mostra como cheio está com apenas 6kg, ou seja, meia carga.
As minhas perguntas são:
-O propano tem maior calorimetria que o butano? Assim ele rende mais que o Butano?
-No caso das empresas que vendem o gás do tipo LP (Liquefeito de petróleo) renderiam mais que os outros tipos?
-Esse manômetro não se refere somente para esse tipo de gás?
Agradeço a atenção prestada.
No Brasil se vende GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), mistura de Butano e Propano. No exterior se vende Butano ou Propano, não misturados.
É sempre assim, no Brasil é tudo avacalhado, meia boca, mal feito.@@marioximenes9805
Muito esclarecedor sue vídeo, mas vc acha que dá para saber se o gás está acabando pelo menos?
Muito boa explicação. Sou Físico então é tranquilo de entender.
Excelente demonstração!
Pq indicou reserva se é botjao novo? No caso o primeiro.
Vc é o cara.
Professor Marcelo, aqui no meu bairro, jaconé localizado em Saquarema, tem duas revendas de gás, uma vende a R$ 87,90 o botijão e outra que venda a R$ 78,90. Costumo comprar o de R$ 78,90 e costuma durar em média 1 mês e 15 dias. Vale a pena comprar o registro com o medidor pra fazer o monitoramento do gás ?
Excelente explicação, só não entendi o porque de ter quantidades de butano e propano diferente entre um botijão e outro, não daria para normalizar? para saber se esta cheio não funciona, porem dá para se ter uma noção de quando ele esta no fim, correto? ou o botijão 2 vai marcar alguma coisa mesmo vazio?
Olá José Clemente, infelizmente no Brasil nao tem uniformidade na composição por causa do produtor, seria necessário uma evolução tecnológica grande nas refinarias da Petrobrás para fornecer somente Propano, como funciona nos países desenvolvidos, porém, mesmo que isso fosse feito, ainda teria o problema da temperatura. conforme demonstramos na fórmula, a pressão varia de acordo com a quantidade de Gás, então a pressão vai caindo enquanto o gas vai consumindo, se não houver variação de temperatura ambiente o manômetro vai funcionar m
para acompanhar o consumo. Percebe que são muitas variáveis que não temos controle, para que o manômetro indique corretamente a quantidade ou o consumo? Por isso não indicamos. abs
Ótimo vídeo,ia comprar um desses manometros com indicador e desisti. Não é funcional segundo o vídeo!
O meu sempre funcionou perfeitamente
Pra não ter dúvida se o botijão estar adulterado é só pesa-lo cheio e "vazio", caso o peso "vazio" estiver á cima do peso impresso no botijão, ou seja, (na tara), é sinal que certamente á algum líquido no botijão, que pode ser água ou talvez até óleo do compressor de envazamento. Esta àgua pode ser impureza condensada durante o envazamento ou mesmo água adicionada maliciosamente por algum distribuidor. DICA: Sempre peça para pesar o gás na sua frente e anotar na nota fiscal a tara do botijão e o peso cheio para que possa comprovar, eventualmente, possível adulteração e defender seus direitos, além de, caso queira, poder denunciar civil ou criminalmente, á começar com a ANP.
EXCELENTE DEMONSTRAÇÃO É EXPLICAÇÃO PARABÉNS, só não ficou muito claro se o calor de combustão dos dois gases são equivalentes e se apresentam eficiência similar.
E como é que essas porcarias tem o selo Inmetro? Tem algo errado por trás disso (do selo inmetro).
Prezado Eduardo, bom dia! De fato os reguladores tem o selo do INMETRO, porém este órgão já foi informado do problema e deve tomar providências em breve.
@@gaslp5119 até hj continuam vendendo esses reguladores de pressão, inclusive da própria fabricante "Imar"
Ele tá explicando sobre o monametro, que não funciona para medir massa e sim pressão, o povo mistura tudo. Puts 😒
Isso aí não é um professor, é um prefeito
Por favor me tire esta dúvida. Há muitos anos atrás eu mesmo fiz a mudança de um fogão a gás canalizado, de rua, para o de botijão. A informação que tive na época era para trocar os bicos e os registros, a torneiras. Comprei as peças e verifiquei que os registros eram diferentes mesmo e que as aberturas dos novos para botijão eram menores. Recentemente um parente meu precisou fazer esta conversão que foi feita por outra pessoa. Esta pessoa informou que bastava trocar os bicos. Depois da conversão o fogão consome demais e a chama não é totalmente azul. Isto parece indicar que o gás em excesso não está sendo queimado adequadamente. Isto tem alguma explicação razoável? Fico desde já muito agradecido.
Qual a marca desse manômetro? Tenho um aqui mas ele não é preciso quando para mostrar o gás cheio..
Um país onde se falcifica tudo um um lacre não vai ser poblema já que gás ta valendo ouro ! no meu ponto de vista nos deveríamos ter mais informações sobre o gás comprado e um verificador se realmente estamos recebendo o que compramos realmente ,meu gás em média sempre durou mais de 3 meses depois dos preços autos ele não dura 2 meses por que será ummmm !
Excelente vídeo!
Mas... qual gás tem uma eficiência melhor: butano ou propano?
explicaçao excelente, manometro indica pressao e nao quantidade
Entendi, porém qdo o manômetro marca que acabou, realmente acaba o gás.
com eu e muitos vamos saber se o nosso gás é Butano ou propano?
Tem um detalhe ai, o propano é responsável pela chama azul que em teoria tem uma chama com intensidade de temperatura maior, ou seja, melhor o seu rendimento. Então se pegarmos de exemplo um aquecedor a gás com controle de temperatura esse equipamento irá consumir muito menos que o butano apenas. Resumindo, se a distribuição de gás não tem muita variação da mistura e sempre é a mesma dá facilmente para analisar o volume do gás pelo manômetro, eu tenho um transmissor de pressão instalado então facilita essa visualização.
Paulo, me conte qual o transmissor de pressão tens instalado? O botijão é de qual massa, 13 ou 45 ou 90 kg?
olá Daniel, bom dia! não entendi exatamente onde está escrito, poderia detalhar,, por gentileza?
Excelente vídeo! Qual a principal diferença desses dois gases além da pressão? eles possuem o mesmo poder de queima? Geram a mesma temperatura máxima da chama?
Quero ver puxa saco dono do gas explicar essa diz tem confiar quem envasa o gas sempre esta certo o peso estranho antes no mamometro acabava rapido apos mamometro se marcar esta pela metade mando trocar por um cheio. Marca mamometro agora dura mais o gas estranho ne ? Sera vinha cheio certo ?
Fera demais!!!
PREZADOS, mesmo pesquisando na Internet ainda não encontrei qualquer dica de como posso instalar um manômetro para o P45. Na minha instalação já existe um regulador. Mas, por que instalar um manômetro? Para monitorar se existe fuga no percurso do cilindro ao fogão. A minha dúvida é em que posição instalar o manômetro, se antes ou depois do regulador.
Cilindro de Gás (P45) -> Manômetro -> Regulador -> Tubulação que leva o gás ao fogão ? ou
Cilindro de Gás (P45) -> Regulador -> Manômetro -> Tubulação que leva o gás ao fogão ?
Agradeço pela ajuda técnica.
Att., Luiz.
O mais estranho é que o INMETRO certifica esses registros
Olá davintee2, infelizmente não há uniformidade na composição do gás LP no Brasil, há misturas de butano e propano em diferentes proporções, mesmo oriundas de uma mesma fonte.
E há ainda um terceiro ou quarto gás pra poder exalar um cheiro fétido pra indicar vazamento!As diferentes marcas de gás do mercado, fazem essas misturas de acordo com a "fama" em ser um gás durável, barato, "fedorento" e por ai vai!Nota-se os melhores, sem dúvida, que possuem preço maior!
Olá Bruno, o produto adicionado ao gás LP para detecção de vazamento é o etil mercaptana ou enxofre mercsptidico. Independente de preço, você pode pedir para pesar o botijão na compra, se você for ate a revenda e atestar se tem a quantidade de Gás prometida.
Site não tem opção desse gás de cozinha, só gás natural e outros combustível.
Excelente comprovação parabéns!!! Ola amigo. Queria tirar uma duvida. Pretendo instalar um aquecedor a gás em meu banheiro. Quero usar botijão de 13 Kgs. Existe uma distancia limite entre o botijão e o aquecedor? No meu caso seria cerca de 12 mts. Isto seria viável? Desde ja agradeço.
Jorge Alexandre 12m entre o botijão e o aquecedor é uma distância segura.
Gostei do vídeo e muito bem explicado. Tenho uma duvida. Então para medir a quantidade de gás é somente pelo peso. Com o passar do tempo de consumo a massa diminui correto? Agora no seu vídeo o que tem propano está com kg emgás de 6,10 e o de Butano de 13,30. Qual o padrão correto que nós consumidores temos que considerar? Existe algum indicativo nessas distribuidoras sobre o propano e butano para não sermos lesados?
Prezado Ruan, Bom dia! Primeiramente desculpe a demora em responder. O padrão de massa líquida para o botijão é 13 quilos para o botijão P13, como o próprio nome já diz. O INMETRO tolera até 350g a menos, por questões metrológicas. Os revendedores autorizados pela ANP tem balança calibrada na revenda e você pode pedir para pesar no momento da compra. Quanto a propano e butano na composição, a influência no consumo é desprezível, o importante é ter os 13 quilos de gás dentro do botijão.
olá Luiz, bem observado, obg, foi vício de linguagem. Para saber se a massa do gas está adulterada, basta solicitar ao revendedor para pesar o botijão bo momento da compra.
Bela explicação...
Ótimo video, parabens.... 👏🏼👏🏼
Muito top esse video. Parabens pelo conteudo!
Existe variação do gás? se pegar sempre do mesmo fornecedor é possível aferir com o manômetro calibrado para o gás específico?
Entendi que o manômetro mede a pressão dentro do botijão e não a quantidade de gás existente no recipiente, mas devido a pressão ser menor isso não faria com que ficasse resíduo de gás no interior do botijão sem uso? não teria que aumentar a pressão dentro do botijão para que aí sim o manômetro pudesse marcar corretamente o consumo de gás?
Prezado Daniel, o meio conhecido para saber a quantidade de Gás dentro do botijão é através da massa, usando balança, não é possível aumentar a pressão do gás dentro do botijão de forma controlada.
esse segundo teste é gás metano?