Para ser mais exato: _Flectere si nequeo superos, Acheronta movebo._ *Se não posso mover os céus (ou dobrar os poderes superiores), moverei o inferno.*
@@willssilva "Acheronta" é uma palavra análoga (e salvo engano com mesma raiz etimológica) ao Rio Aqueronte, que é o rio que liga o mundo dos vivos ao mundo dos mortos. Ela representa basicamente "travessia", ou passagem de um lugar para outro, uma conexão entre dois mundos. Nesse sentido, a inscrição dos canais do youtube não funcionam como uma espécie de "conexão" entre dois lugares diferentes (o seu perfil pessoal com a página seguida)? Acredito que o professor usa essa expressão quase como uma brincadeira entre palavras e significados. hahaha
@@pjveloso É uma linguagem carregada de simbolismo, difícil mesmo. Pesquisei no Google cada palavra ....e decidi: Assim como Freud, no livro A Interpretação dos sonhos, terminou com essa frase. Ele, Cristian, meio que intérprete de sonhos, nossos, assina seus vídeos, com a mesma frase. Ou seja, se não quisessemis ser tais perfeitos, não seríamos tão maus com vc s outros e conosco mesmo.
quando se pesquisa o que significa o acheronta movebo é que há níveis altíssimos de gostar desse trabalho. agradeço esse desejo de transmissão. inspirador. parabéns às pessoas envolvidas.
Matou-se a charada! Lindo! Eu pensava Akeron quê? Sou portuguesa e com o vosso sotaque nem percebia o que era! hahaha Estou triste com o (Bolsas) que foi eleito, granda treta, assim nunca mais vou conhecer o Brasil. Tão cedo pelo menos. :(
Professor, sou advogada, apaixonada pelo comportamento humano, gostaria de vê-lo analisando o quanto a neurociência tem se relacionado ou não com a psicanálise? Parabéns, obrigada pelo trabalho e ousadia de pular os muros muros da academia. Todos ganham. Sugestão: você divide a vida com sua esposa, tem uma área de consenso na sua biblioteca (ela comanda...rs) ... Pq não dividir um tema conosco? Encorage-a, também, a pular muros! Aqueronta Movebo!
Professor, as aulas são incríveis, dessa vez meu destaque será outro. Diferentemente dos casos presenciais em que a classe seria o espaço físico ou até mesmo o conjunto dos alunos, aqui em seu canal a classe se faz presente de maneira diferente, ela aparece pela escolha da trilha sonora adotada para ambientar o saber com beleza, sensibilidade, distinção e muita qualidade. Delícia!!!!💞💞🎶🎶🎶🎶🎶
Por sua didática, articulação das palavras, você torna interessante os teus assuntos, estudos e ideias. isso é muito importante. Além disso parece ser muito conhecedor do que você ensina. Parabéns!! Assinei também. Abraços e sucesso! Feliz ano novo
A jogada da vida é ser o que dá pra ser! E pra isso, ou você nasce em um ambiente onde isso é permitido (as pessoas te mostram estruturas e você preenche essas estruturas com o que você é, tipo um psicólogo) ou você entra pra terapia. Tem fatores genéticos que deixaram onde estou, mas aposto todas as minhas fichas que se as pessoas ao redor tivessem outra pegada com a realidade (existe o meu jeito e outras centenas de formas de estar no mundo, minha família jamais entendeu isso) certamente o processo terapêutico seria menos longo e eu me encontraria menos destruído.
A genética é determinada, também, por alimentos e substâncias que vc ingere sabia? Pela boca, pele...couro cabeludo..mucosas etc...busque se informar sobre a epigenética (acho que é isso msm) ..bom caminho!
Olá Christian, como vai? Estou lendo "Um certo tipo de mulher" de Maria Anita Carneiro Ribeiro e a partir disso estou procurando entender melhor sobre as noções de: véu, máscara e semblante, gostaria de saber se você pode falar algo a respeito disso aqui. Obrigada.
Christian, querido, vc considera os usos dos polêmicos termos “falo” “homem” e “mulher” nas fórmulas da sexuação de Lacan logicamente necessários? Se não, quais termos vc proporia?
interessante notar que, na Eneida, esse verso é posto na boca da deusa Juno, que tentou proteger o império de Cartago e sua rainha Dido mais cedo no poema dos sofrimentos causados por Eneias. o mito aqui tem a função de expor a origem do conflito entre Roma e Cartago, palco do episódio dos elefantes de Aníbal.
Professor, poderia por favor comentar sobre o conceito de Semblant em Lacan? Sempre acompanho o seu canal, você consegue falar sobre Lacan com muito clareza e propriedade e transmite essas ideias de um modo muito acessível e cativante. Parabéns pelo canal.
Sinto muito, mas o séc. XX começou em 1901, do mesmo modo que o séc. I começou no ano I e terminou no ano 100, o que significa que o séc. II começou em... 101. Assim, o séc. XXI começou em 2001, não em 2000. Faço a observação porque a Interpretação dos Sonhos saiu em 1900, ano em que Freud achou que começava o séc. XX. Ledo (e Ivo, hehehe) engano.
Olá professor, tudo bem? sei que em alguns casos, raros, faz-se gravações em psicanálise. Gostaria de saber se eu, como paciente, posso utilizar gravação em minhas sessões de terapia. abs!
Me remete para butterfliesofamerica.com/L/t/Historis_a_acheronta_a.htm. Possivelmente o epíteto específico da espécie Historis acheronta foi denominado em homenagem ao rio Aqueronte e mito que o envolve. Psiquê chega a ser expressada com asas de Lepidoptera.
Oi, Dunker... muito bom te acompanhar pelo canal... fã incondicional! Minha pergunta: o recalque é uma modalidades de defesa contra o trauma na neurose... as estruturas neuróticas - histerico, obcessivo e fóbico - tem modalidades de defesa específicas: desejo insatisfeito, desejo impossível e desejo evitado, que se expressam nas fantasias. É isso? É possível indicação de manejo para cada estrutura clínica dos pacientes?
Professor, faz um tempo que uma pergunta me persegue. Gosto muito de Animes, um gênero de desenho animado originado no Japão. Acredito que deve conhecer alguns como Dragon Ball Z, Naruto, Cavaleiros do Zodíaco, dentre outros. A pergunta é: geralmente nesses desenhos, as lutas entre os personagens se dão de uma forma muito peculiar. Existe uma relação de proximidade muito grande numa luta, e no desenho é muito enfático isso. Onde muitas vezes aqueles que estão a lutar entre si passam a conhecer o passado um o do outro, passam a se colocar no lugar do outro, compreender sua historia, seus motivos pelos quais luta por meio de flash-backs etc... Eu queria saber se isso poderia ser qualificado como uma forma de transferência?
Ola professor! Meu nome é Rachan Campos , gostaria de ver um vídeo seu referente ao que se pode interpretar, analisar ou o que se pode dizer a partir da Psicanálise a respeito da "MENTIRA". Um abraço !!!
Prof. DUNKER, respeito suas inúmeras qualidades profissionais e sua primorosa inteligência . VSa. mostrou inúmeros erros do Sr. OLAVO DE CARVALHO. Tome como parâmetros esses erros e faça uma limpeza nos erros de seus vídeos. A começar pela matemática que LACAN tentou unir à PSICOLOGIA. Não coloque seu profissionalismo em risco. VSa. não deve ter amigos. Se tivesse, eles lhe mostrariam o absurdo cometido por VSa. Caso não concorde comigo, me mostre cientificamente a união da matemática com a PSICOLOGIA. Se achar por bem não me responder, não se preocupe. Já me acostumei com as bizarrices que percebi nos vídeos e que não tive resposta.
Uma oportunidade do Prof Dunker falar sobre, se já não falou, a diferença de Psicogia e Psicanálise. O motivo que Psicanálise não é uma "abordagem" da psicologia, ou até mesmo uma psicoterapia.
Para arquétipos procure um canal sério de psicologia analítica, infelizmente poucos conhecem de fato : um tipo de 'comportamento, um tipo de 'instinto '
Primeiramente, parabéns pelo canal!!! Talvez seja aquele que sigo com maior atenção. Uma questão que se repete para mim é aquela que se refere ao Divã. Qual é o momento do divã e o seu lugar na psicanálise freudiana e lacaniana? E na psicologia analítica, existe alguma diferença?
Olá professor, acompanho o seu canal há algum tempo, inclusive, assisti a série "Psicanálise é Ciência?". Dentre os nomes mencionados de críticos do Freud e da psicanálise, o senhor não menciona o de Michel Onfray. Gostaria de saber qual a sua opinião sobre tal pensador, sobre os argumentos que este utiliza contra o saber psicanalítico. Adoro o seu canal!
TO APAIXONADA NESSE MOUSEPAD DE TAPETINHO!
Carla Lazzari
Kkkkkk, as mulheres são sensacionais !
Carla, eu comprei um mousepad nesse estilo na livraria Leitura, em BH/MG. Além de estiloso, dura mais do que um mousepad comum.
"O que quer uma mulher"
"Flectere si nequeo superos acheronta movebo." O que é a psicanálise senão descer ao profundo? Quanto mais estudo e aprendo, mais apaixonada fico.
Revendo esse vídeo hoje e vendo que se falava em 20 mil inscritos quando agora tem 419 mil! 🙃
"A tarde talvez fosse azul
não houvesse tantos desejos"
Drummond
Finalmente consegui uma boa resposta para este Achenonta Movebo que eu tentava entender ao término de cada vídeo. Grato por esclarecer.
"Mergulharei em mim mesmo então,para alcançar o que puder"
Parabéns pelo grande trabalho Dunker, eu gostaria que você falasse um pouco sobre o aparente distanciamento entre psicanálise e a psicologia social.
Bravissimo professor! Você é D+
Para ser mais exato:
_Flectere si nequeo superos, Acheronta movebo._
*Se não posso mover os céus (ou dobrar os poderes superiores), moverei o inferno.*
... desculpe me, mas ainda não entendi a relação do "aqueronta.." com se inscrever. :/
@@willssilva "Acheronta" é uma palavra análoga (e salvo engano com mesma raiz etimológica) ao Rio Aqueronte, que é o rio que liga o mundo dos vivos ao mundo dos mortos. Ela representa basicamente "travessia", ou passagem de um lugar para outro, uma conexão entre dois mundos.
Nesse sentido, a inscrição dos canais do youtube não funcionam como uma espécie de "conexão" entre dois lugares diferentes (o seu perfil pessoal com a página seguida)?
Acredito que o professor usa essa expressão quase como uma brincadeira entre palavras e significados. hahaha
@@willssilva Para se inscrever, vá até o botão que fica embaixo do vídeo ("vá até lá embaixo, onde fica o inferno").😊😊😊
@@willssilva eu terminei de ver o vídeo me questionando se eu tinha entendido ou me confundido mais.
@@pjveloso É uma linguagem carregada de simbolismo, difícil mesmo. Pesquisei no Google cada palavra ....e decidi: Assim como Freud, no livro A Interpretação dos sonhos, terminou com essa frase. Ele, Cristian, meio que intérprete de sonhos, nossos, assina seus vídeos, com a mesma frase. Ou seja, se não quisessemis ser tais perfeitos, não seríamos tão maus com vc s outros e conosco mesmo.
na tradução de Carlos Alberto Nunes: "Já que no céu nada alcanço, recorro às potências do Inferno." (Eneida, livro VII, verso 312)
Flectere si nequeo superos, Acheronta movebo.
Se não posso vencer os céus, moverei o Inferno.
Virgílio, Enéida. Livro VI, verso 878.
quando se pesquisa o que significa o acheronta movebo é que há níveis altíssimos de gostar desse trabalho. agradeço esse desejo de transmissão. inspirador. parabéns às pessoas envolvidas.
Ir ao inferno... Ir à essência do humano... Ir ao inconsciente
Que legal❤❤❤🤩🤩🤩
adorei a explicação e o conhecimento! obrigada Professor.
Coisa mais linda professor
Matou-se a charada! Lindo! Eu pensava Akeron quê? Sou portuguesa e com o vosso sotaque nem percebia o que era! hahaha Estou triste com o (Bolsas) que foi eleito, granda treta, assim nunca mais vou conhecer o Brasil. Tão cedo pelo menos. :(
sou brasileiro e tive que colocar os vídeos em 0,25x velocidade pra jogar no google o que era e finalmente descobri...
Para o ano de 2023, refaça os seus planos de vir ao Brasil. Se Deus quiser, estaremos livres desse embuste na presidência!
Ana, 2023 teremos boas novas. Venha!!
@@ccristinaaraujo1450 AFF oremos
@@dacilenepinto9888 tomara né?? Faltam 5 dias pro dia 02 de outubro de 2022!!!
Fantástica explicação!
Essa frase é a minha vida!
Excelente Doutor!!!
Houve coisa interessante ali na passagem entre Narciso e Super Ego. Obrigado; me adiantou.
Adorei isso.
há um dito que diz: se quiser subir, é necessário primeiro que desça!
Esplêndida fala e instigante tema. Parabéns e obrigada.
Muito bom
super importante super muy muy. Seguro me tomare de otra forma la vida despues de esta explicación
Professor, vc poderia falar sobre os mecanismos de defesa do ego? Parabéns pelo canal, de uma abordagem didática incomparável!
De onde você tira tanta sabedoria? Agradeço a transmissão...
Não tinha me inscrito até hj pq eu não entendia essa brisa. Agora eu cliquei na aba. Valeu Chris!
Obrigada professor pelo esclarecimento.
Com o livro Falando NIsso nas mãos, super indico a todos.
Acredito que essa frase já foi uma frase provocativa para a época em que Freud vivia.
Olá, Dunker. Obrigado pelo seu trabalho. Já dou joinha antes de assistir. Abraço
Professor, sou advogada, apaixonada pelo comportamento humano, gostaria de vê-lo analisando o quanto a neurociência tem se relacionado ou não com a psicanálise? Parabéns, obrigada pelo trabalho e ousadia de pular os muros muros da academia. Todos ganham. Sugestão: você divide a vida com sua esposa, tem uma área de consenso na sua biblioteca (ela comanda...rs) ... Pq não dividir um tema conosco? Encorage-a, também, a pular muros! Aqueronta Movebo!
Ahhhh, que demais! Adorei a explicação!
Virgilio Catlinaria.
Porta Latin estudar o Espirito da cultura. Enriquecedor sua Voz
Finalmente eu encontrei o vídeo pra entender o que é isso kkk
Professor, as aulas são incríveis, dessa vez meu destaque será outro.
Diferentemente dos casos presenciais em que a classe seria o espaço físico ou até mesmo o conjunto dos alunos, aqui em seu canal a classe se faz presente de maneira diferente, ela aparece pela escolha da trilha sonora adotada para ambientar o saber com beleza, sensibilidade, distinção e muita qualidade.
Delícia!!!!💞💞🎶🎶🎶🎶🎶
Por sua didática, articulação das palavras, você torna interessante os teus assuntos, estudos e ideias. isso é muito importante. Além disso parece ser muito conhecedor do que você ensina. Parabéns!! Assinei também. Abraços e sucesso! Feliz ano novo
A jogada da vida é ser o que dá pra ser! E pra isso, ou você nasce em um ambiente onde isso é permitido (as pessoas te mostram estruturas e você preenche essas estruturas com o que você é, tipo um psicólogo) ou você entra pra terapia.
Tem fatores genéticos que deixaram onde estou, mas aposto todas as minhas fichas que se as pessoas ao redor tivessem outra pegada com a realidade (existe o meu jeito e outras centenas de formas de estar no mundo, minha família jamais entendeu isso) certamente o processo terapêutico seria menos longo e eu me encontraria menos destruído.
A genética é determinada, também, por alimentos e substâncias que vc ingere sabia? Pela boca, pele...couro cabeludo..mucosas etc...busque se informar sobre a epigenética (acho que é isso msm) ..bom caminho!
Maravilhoso 👏👏👏👏👏👏👏
Olá Christian, como vai? Estou lendo "Um certo tipo de mulher" de Maria Anita Carneiro Ribeiro e a partir disso estou procurando entender melhor sobre as noções de: véu, máscara e semblante, gostaria de saber se você pode falar algo a respeito disso aqui. Obrigada.
Christian, querido, vc considera os usos dos polêmicos termos “falo” “homem” e “mulher” nas fórmulas da sexuação de Lacan logicamente necessários? Se não, quais termos vc proporia?
interessante notar que, na Eneida, esse verso é posto na boca da deusa Juno, que tentou proteger o império de Cartago e sua rainha Dido mais cedo no poema dos sofrimentos causados por Eneias. o mito aqui tem a função de expor a origem do conflito entre Roma e Cartago, palco do episódio dos elefantes de Aníbal.
Professor, poderia por favor comentar sobre o conceito de Semblant em Lacan? Sempre acompanho o seu canal, você consegue falar sobre Lacan com muito clareza e propriedade e transmite essas ideias de um modo muito acessível e cativante. Parabéns pelo canal.
Vídeo maravilhoso!Obrigada!
Genial!!!
Professor, poderia falar sobre as análises online? Tem sido um dos desafios da quarentena pra mim. Como fazer dar certo?
Cheguei nesse vídeo pelo vídeo publicado em 1o de abril.
Flectere si nequeo superos acheronta movebo.
Sinto muito, mas o séc. XX começou em 1901, do mesmo modo que o séc. I começou no ano I e terminou no ano 100, o que significa que o séc. II começou em... 101. Assim, o séc. XXI começou em 2001, não em 2000. Faço a observação porque a Interpretação dos Sonhos saiu em 1900, ano em que Freud achou que começava o séc. XX. Ledo (e Ivo, hehehe) engano.
Delícia ouvir gente inteligente 😊
o rio chama-se Estige
Nossa! Sempre quis saber o que era, mas tinha vergonha de perguntar. Hahaha
😂
Então o barqueiro Caronte seria uma versão romana do Acheronta? Deve di cê sendo.
o Aqueronte é um dos rios do submundo greco-romano, usado pelo Virgílio nesse verso como metonímia pro submundo como um todo ;)
Caríssimo Professor, como a Psicanálise pode pensar a dependencia da tecnologia hoje?
O que é nteligencia para a psicanalise?
Olá professor, tudo bem?
sei que em alguns casos, raros, faz-se gravações em psicanálise. Gostaria de saber se eu, como paciente, posso utilizar gravação em minhas sessões de terapia.
abs!
Eu vivia procurando um link, um site, um "portal" pra esse acheronta movebo... Pensava: "cadê?". Tava aqui, o tempo todo. Kkkkkk
Me remete para butterfliesofamerica.com/L/t/Historis_a_acheronta_a.htm. Possivelmente o epíteto específico da espécie Historis acheronta foi denominado em homenagem ao rio Aqueronte e mito que o envolve. Psiquê chega a ser expressada com asas de Lepidoptera.
Cristian, o que o Lacan quer dizer com pré-genitais e genitais no início do Seminario 4?
Dantesca tbem...simbolo Inferno
Oi, Dunker... muito bom te acompanhar pelo canal... fã incondicional! Minha pergunta: o recalque é uma modalidades de defesa contra o trauma na neurose... as estruturas neuróticas - histerico, obcessivo e fóbico - tem modalidades de defesa específicas: desejo insatisfeito, desejo impossível e desejo evitado, que se expressam nas fantasias. É isso? É possível indicação de manejo para cada estrutura clínica dos pacientes?
Olá, Christian! O que é a retificação subjetiva? Poderia explicar como isso se dá na entrada de uma análise? Obrigado
Professor, faz um tempo que uma pergunta me persegue. Gosto muito de Animes, um gênero de desenho animado originado no Japão. Acredito que deve conhecer alguns como Dragon Ball Z, Naruto, Cavaleiros do Zodíaco, dentre outros. A pergunta é: geralmente nesses desenhos, as lutas entre os personagens se dão de uma forma muito peculiar. Existe uma relação de proximidade muito grande numa luta, e no desenho é muito enfático isso. Onde muitas vezes aqueles que estão a lutar entre si passam a conhecer o passado um o do outro, passam a se colocar no lugar do outro, compreender sua historia, seus motivos pelos quais luta por meio de flash-backs etc... Eu queria saber se isso poderia ser qualificado como uma forma de transferência?
Até que enfim descobri o que é? Kkkkkkkkkk
Alguém percebeu a correlação entre a história desse vídeo com a personagem popular Hannibal Lecter?
Ola professor! Meu nome é Rachan Campos , gostaria de ver um vídeo seu referente ao que se pode interpretar, analisar ou o que se pode dizer a partir da Psicanálise a respeito da "MENTIRA". Um abraço !!!
Prof. DUNKER, respeito suas inúmeras qualidades profissionais e sua primorosa inteligência . VSa. mostrou inúmeros erros do Sr. OLAVO DE CARVALHO. Tome como parâmetros esses erros e faça uma limpeza nos erros de seus vídeos. A começar pela matemática que LACAN tentou unir à PSICOLOGIA. Não coloque seu profissionalismo em risco. VSa. não deve ter amigos. Se tivesse, eles lhe mostrariam o absurdo cometido por VSa. Caso não concorde comigo, me mostre cientificamente a união da matemática com a PSICOLOGIA. Se achar por bem não me responder, não se preocupe. Já me acostumei com as bizarrices que percebi nos vídeos e que não tive resposta.
Olá Professor, gostaria de saber mais sobre os arquétipos de Jung, e o quanto podemos possuir cada um deles. Obrigado!
Daniel Rocha Jung não é psicanálise.
Uma oportunidade do Prof Dunker falar sobre, se já não falou, a diferença de Psicogia e Psicanálise. O motivo que Psicanálise não é uma "abordagem" da psicologia, ou até mesmo uma psicoterapia.
Para arquétipos procure um canal sério de psicologia analítica, infelizmente poucos conhecem de fato : um tipo de 'comportamento, um tipo de 'instinto '
um abismo indo para um abismo..."abyssus abyssum invocar, in voce cataractarum tuarum; omnia excelsa tua, et fustus tui super me transierunt"
Primeiramente, parabéns pelo canal!!! Talvez seja aquele que sigo com maior atenção. Uma questão que se repete para mim é aquela que se refere ao Divã. Qual é o momento do divã e o seu lugar na psicanálise freudiana e lacaniana? E na psicologia analítica, existe alguma diferença?
Olá professor, acompanho o seu canal há algum tempo, inclusive, assisti a série "Psicanálise é Ciência?". Dentre os nomes mencionados de críticos do Freud e da psicanálise, o senhor não menciona o de Michel Onfray. Gostaria de saber qual a sua opinião sobre tal pensador, sobre os argumentos que este utiliza contra o saber psicanalítico. Adoro o seu canal!
❤
Psicanálise e música!!!!
Isso é Caronte, né, Christian. Travessia ao reino de Hades.
❤️🧠🤗👏👏👏
Aqui a história de Aníbal - ua-cam.com/video/Glv_RyVtalQ/v-deo.html
A antropologia fala muito de uma idéia do ser humano de Amortalidade...já olhou por este lado ?
Explica, por favor, aquela clássica:
- Eu vim do salsicheiro.
-Porca!
#Fim da sessão