Curiosidades do N4zismo: - Se preocupou mais com pobres do que com ricos. - Investiu na qualidade de vida do trabalhador. - Não permitia parasitismo econômico. - Queria elevar o ser humano através da cultura. - Dizia que o lucro não podia ser prioridade na sociedade.
Bem-vindo às Ciências Sociais!! Faço a Licenciatura em Ciências Sociais na UFPB, é um curso delicioso, porém que é bastante desprezado e precisa de muitos enfrentamentos pelo nosso reconhecimento, dentro e fora das Ciências Sociais!! Desejo muito conhecimento e muita luta ❤️❤️❤️
“A liberdade é uma grande palavra, mas foi sob a bandeira da liberdade da indústria que foram empreendidas as piores guerras de pilhagem, foi sob a bandeira da liberdade do trabalho, que os trabalhadores foram espoliados.” - VLADIMIR LÊNIN: O Que Fazer?; 1902.
A questão não é "defender" "princípios" e a "moral", como também não é ficar batendo o pé em defensa da "Moral", porque esta é uma ideologia argumentada por ideário que não se articula pela filosofia marxiana, na medida em esta se fundamenta com o conhecimento na ciência das coisas materiais no mundo. Portanto, o raciocínio e a inteligência na Razão não se deixam aprisionar por Moral; por princípios, nem por ideologia, defende sim a "LIBERDADE", ENFRENTA A MORAL PELA CRÍTICA, CRITICA A IDEOLOGIA E OS PRINCÍPIOS, PORQUE A LIBERDADE NÃO SE ADJETIVA, NÃO SE QUALIFICA. É ERRO FAZER ISSO E A METODOLOGIA MARXIANA DA PESQUISA E DA EXPOSIÇÃO TEÓRICA NÃO COMETE ESTE ERRO DE ADJETIVAR A LIBERDADE NEM O DE "A TODO CUSTO" ARGUMENTAR.
@@scissorsknivessp.5834 Bem...confesso q n glorifico a minha ideologia,e a falha dela tá nessa intransigência social,o q torna o indivíduo real irrisório e intelectualmente dogmatico a ponto d torná-lo um verdadeiro ordinário! A Minha posição particular é iliberal por conta das falhas desse sistema interestatal,e uma delas,é deixar q mtas vidas humanas se percam por mãos sujas(imundas). A Hipocrisia tá em permitir essa matança d indivíduos por conta d ideologias modernas(humanas) e pós-modernas(inumanas).
@@scissorsknivessp.5834 Que história é essa de que Hitler "imantou" o comunismo? De onde você tirou uma besteira dessa? O Fuhrer nunca juntou nazismo com comunismo, coisa que alias é impossível.
@conde loppeux Isso é o lema dos liberais franceses meu chapa,adotando uma posição anti-conservadora em relação a essa tal família q é reinvindicada por pessoas q já se foram,sim,me refiro às realezas absolutistas da época. O q mais matou foram indivíduos tão reais quanto os reis absolutos.Tens razão,os neurotípicos são retardados intelectualmente,pensam apenas em morte real. O mundo n foi criado através da palavra como falam os fanáticos personalistas apegados a dogmas maniqueístas. Vá por mim,vc estaria bem vivo estando ao nosso lado,e n do lado d qm o quer morto.
Se vivenciarmos a revolução, e se assim você aceitar, seria de primeira ordem ter um programa em tv aberta com conteúdos roteirizados por você. Sua didática, seu modo de apresentar as discussões, são impressionantes. Abraços!
Ando assistindo um video seu por dia Glauber, e como sempre, conteúdo incrível e muito claro, e esse formato que vc fez dessa vez com as paisagens atras ficarem muito bom de se ver, senti mais calma e tranquilidade para absorver o conteúdo, agradeço sempre por compartilhar o conhecimento
Excelente comunicação e abordagem precisa sobre o assunto em questão. Refletir sobre o Nazismo é necessário para que mais pessoas saibam do que seu tratou/ta essa ideologia e o quão terrível foram as atrocidades provocadas por esse partido. "A função do Historiador (Filósofos também fazem isso!) é lembrar a sociedade daquilo que ela quer esquecer" (Peter Burke).
A sociedade é intelectualmente retardada...se esquecem fácil. O Historicismo é falho por ter viés d seleção d fatos a partir d interpretações. É Compreendendo os processos d mudanças realmente transitórias q é possível evidenciar o q é inegável:o genocídio d um dos grupos minoritários politicamente.
A Alemanha se sacrificou na Segunda Guerra para impedir que o comunismo e o capitalismo financeiro internacional dominassem a Europa. E até hoje ela é injustamente considerada a vilã da história.
Defendia o núcleo familiar, preservava a raça, promovia a cultura e lutava contra o materialismo financeiro. Alemanha daquela época era outro nível de sociedade.
Gosto muito dos vídeos. Glauber traz assuntos atuais, com visão filosófica bem embasada e explica se forma clara e objetiva. Isso facilita a compreensão
Assisti vários vídeos q tratavam do mesmo tema. E nenhum explicou com tamanha sabedoria e de fácil entendimento como o seu. Grato por disponibilizar este rico conteúdo.
A filosofia muda mesmo uma pessoa. Você se diferencia demais dos outros com o domínio da técnica filosófica. Sempre profundidade, análise concreta dos temas, destaques precisos, e unidade na forma. Muito bom. E esse espírito se reflete tbm na forma externa como sua elegante indumentária mostra. Acompanho aqui do Brasil
Glauber, faz um vídeos com uma gopro e comentando esses temas, acho q ia cair bem no seu canal, pode trazer uma galera bacana para os seus vídeos, pensa um pouco na ideia
Excelente vídeo Glauber, os pontos abordados são fundamentais para a compreensão deste problema. Liberdade absoluta é falta de realismo político, ao meu ver, não é possível em nenhuma sociedade. Como muito bem destacado da metade para o final do vídeo, o nazismo (nacional socialismo, nacionalismo) não é um movimento que se inicia com Hitler, como muitos pensam, por falta de conhecimento histórico, ele possue grande popularidade na Alemanha no Segundo Reich, com Bismarck, em 1871. O forte sentimento de "superioridade alemã", "espírito alemão", etc. Eu que sou leitor de Nietzsche, que foi um grande combatente contra o Nacionalismo alemão (apesar de ter sido difamado por 60 anos como nazista, devido à sua irmã), posso ver claramente em seus textos a partir da década de 1870, como a Alemanha estava infestada pela praga do Nacionalismo, o forte anti-semitismo (que sempre existiu na Europa, mas alcançou seu ápice com o Nacionalismo alemão), também a forte proximidade com o moralismo cristão (Wagner na década de 60 era revolucionário e defensor dos gregos, posteriormente tornou-se nacionalista e cristão). A política do rancor e ressentimento alcança seu auge no nazismo, e devemos combatê-lo à todo custo, pois é o pior regime possível. Infelizmente, como dizia Umberto Eco, a internet deu voz à muitos idiotas, que antes apenas diziam absurdos no bar, sem danificar a sociedade.
Lembro do livro de Musil, "O jovem Törless", que mostra como a naturalização da crueldade já estava presente na Áustria antes de primeira guerra. O filme "A fita branca", de Michael Hanecke, aborda o mesmo tema. O darwinismo social que gerou tudo isso, continua a existir, mascarado hoje sob a ideologia do "empreendedorismo" e outras conversas pra boi dormir.
@@thiagoalmeida3140 Obrigado pelas indicações amigo, não conhecia. Realmente, o Darwinismo Social é uma farsa, assim como a loucura da Eugenia (foi criado pelo primo de Darwin, inspirado pelas suas obras), como se os privilegiados realmente fossem mais fortes, fossem mais meritosos... A Eugenia é uma loucura completa, acreditar que um indivíduo possue características comportamentais inatas devido ao país que nasceu, e não devido ao próprio desenvolvimento do indivíduo é pura loucura. Como se um indivíduo nascido na França fosse muito diferente de um nascido na Alemanha, sendo que os dois vivem sob a mesma moral, religião (com algumas divergências, mas a base é a mesma), etc. A cultura pode até determinar minimamente o comportamento do indivíduo, mas esta história dos nazistas que os alemães eram intrinsecamente mais corajosos, fortes, mais inteligentes, é a crendice mais tola que já existiu, provavelmente. Na Antiguidade talvez isto fosse possível, pois um grego possuía moral diversa de um persa, de um egípcio, mas após o Cristianismo...
Valeu, Vittorio! De fato, a coisa começou bem antes, e tbm vejo assim a obra de Nietzsche. Ele tinha um cunhado antissemita e fazia questão de confrontá-lo em seus textos. Abraços!
@@arthurfrb6165 É uma praga na medida que os sentimentos e as justificativas do Nacionalismo são doentias, a grande irracionalidade, o delírio, a vingança, o ressentimento, são todos sentimentos patológicos. Tudo o que houve de grande na Terra estava para além das fronteiras... O grande homem é um homem do mundo, que absorve diferentes culturas.
No meio de toda essa polêmica no Brasil, me deparei com trotskistas que afirmam que a censura do nazismo não é uma posição da esquerda marxista e, pasmem, o próprio Trotsky teria defendido a legalidade do partido nazista. Com uma esquerda dessa, quem precisa de direita. Brilhante a explicação do Gláuber, que não deixa espaço para esses dogmatismos absurdos.
A questão não é "defender" "princípios" e "moral", porque ficar batendo o pé em defensa da "Moral" e dos "princípios" não se rompe com a ideologia que a moral é e não supera o argumento ideário destas, com o qual a filosofia marxiana não se coaduna nem o fundamenta, porque o argumento na filosofia marxista fundamenta-se no conhecimento na ciência e neste com os contatos entre os homens e as relações "sociais" no mundo material, portadoras de sentimentos; emoções; sensações e o pensamento. Portanto, na Razão, o raciocínio marxiano e a inteligência não se deixam aprisionar na Moral e nos princípios que formam ideologias, mas defende sim a "LIBERDADE", ENFRENTA A MORAL PELA CRÍTICA E CRITICA A IDEOLOGIA E OS PRINCÍPIOS, PORQUE NÃO ADJETIVA A LIBERDADE E NÃO A QUALIFICA. É ERRO FAZER ISSO E A METODOLOGIA MARXIANA DA PESQUISA E DA EXPOSIÇÃO TEÓRICA NÃO COMETE ESTE ERRO DE ADJETIVAR A LIBERDADE NEM DE "A TODO CUSTO" ARGUMENTAR.
Aaaaa sim ser a FAVOR DA LIBERDADE DE EXPRESSÃO irrestrita onde Karl Marx defendia, Trotsky também aí e ruim. Mas aceitar verba de open society, CIA, fundação Ford para ONG e esses PICARETAS acadêmicos na esquerda e super normal, até CENSURAR os trabalhadores. Com essa esquerda acadêmica IDENTITARISMO aliados ao imperialismo ,não precisa de DIREITA MESMO😎😎😎
Te conheci recentemente e, já, te indiquei pra tantos. Parabéns, mano velho! Ah! Estiloso, hein, mano!? Já vi esses sobretudos em alguns filmes de espionagem... rsrs Mas também vi algumas personagens da intelectualidade usando a mesma indumentária. Tô tentando lembrar-me... Abraços! E um salve daqui do povo da selva! Belém do Pará!
Muito bom Nem sei seu nome (até me constranje falar isso) te conheci através do podcast filosofia vermelha, que é muito bom, quero dizer que teu trabalho é de excelência, primoroso, parabéns!
O youtuber mais didático de todos. Coloca realmente os pingos nos "is" e qualquer um que seja leigo consegue compreender.
2 роки тому+1
Ótima recapitulação, Glauber. O que me impressiona é como essa pulsão pela relativização no contexto "democrático" ainda trata esse debate como uma hipótese logicamente válida. No Brasil a mídia relata essa situação buscando uma "imparcialidade" que é grotesca. Mesmo quando eventualmente apresenta alguém lembrando que racismo é crime, trata-se como questão sub judice, ou seja, basta que a procuradoria ameace verificar se um crime foi cometido que a justiça está restabelecida. Uma barbaridade.
Em primeiro lugar eu gostaria de dizer que está ótima a edição desses vídeos. Muito legal os cenários com a reflexão histórica e filosófica. Realmente não da pra legalizar um partido nazista, isso facilitaria muito o acesso dele, sem falar a romantização deste por meio da filosofia, literatura, artes e cinema. Infelizmente tem partido de esquerda que acredita que é liberdade de expressão. As coisas estão complicadas.
O que está me ocorrendo é o seguinte: Eu de fato estou aprendendo mais sobre ideologia quando explicada por pessoas apaixonadas pelo viés, mas felizmente ainda estou me permitindo não me intolerável pela ideologia que estou aprendendo. Antes eu aprendia mais por livros, ignorando o viés do autor e ficava ali no racional nem prá nem prá e apenas com os conceitos teóricos do tema. Agora porém, o assuntos filosóficos dessa sua tendência ou de outra são mais e melhor compreendidos.
O marxismo consegue redimir a palavra e o conceito de ditadura. Parabéns. Genial. Gostei . Acompanho teus falatórios com muita atenção, porém, com espírito crítico. Creatividade é todo
Esse assunto é tão interessante, pq além de toda a questão moral, científica, arquitetônica, essa atitude nazista presente ainda nos dias de hoje, em relação de trabalho entre outras, por isso precisamos saber , entender, questionar, afrontar.
Glauber suas roupas são lindas,principalmente o casaco Teve um outro vídeo que eu acho que vc estava com um sobretudo que tbm era muito lindo,queria um porém ficam MT largos em mim KKKKKKK Acompanhando o vídeo
Excelente, Glauber. O teu canal é um dos poucos que me permito acompanhar por conta do excelente conteúdo e domínio teórico. Como professor de História, divulgo trabalhos semelhantes ao seu! Penso que precisamos ensinar a essa garota sobre o bom uso das mídias virtuais. E nada melhor que expandir o repertório com trabalhos como o seu!
Qualidade: Honestidade / Defeito: Mais um militante, que divulga o trabalho de outros militantes totalitários num país DEMOCRÁTICO, trazendo partidarismo político para dentro das salas de aula! Sorte tua que vivemos na Banânia onde nada é levado a sério, assim você pode continuar seu trabalho nocivo.
Aí na Alemanha a Suprema Corte permitiu por duas vezes que o NPD continuasse legítimo, eles mesmos reconheceram que a ideologia do partido fere a constituição, mas que pela inexistência de quadros no parlamento ele era insignificante e não apresentava riscos para a democracia. Eu achei essa decisão bizarra ainda mais por eles reconhecerem que o partido fere a constituição, mas eles tem a visão que a liberdade está acima disso.
2 роки тому+2
Muito bom, Glauber. A liberdade como forma abstrata como defendida por alguns é que gera os movimentos de gado e enfatiza a ideologia como algo real e não falsificado. Excelente, meu caro. P.S. Estilozão você....rs
O problema de ser livre para prejudicar os outros (seja verbalmente ou não) é que você acaba limitando a liberdade do outro. A liberdade de um deve terminar na liberdade do outro.
É meio complicado na nossa atual sociedade usufruir de liberdade de expressão sem comprometer a liberdade dos outros, hoje tempo em que as novas gerações estão extremamente frágeis, praticamente tudo ofende, onde se vc falar pra pessoas que cultuam e incentivam a obesidade, que ela faz muito mal a saúde, visando o bem estar da pessoas, dizer que elas devem desenvolver bons hábitos alimentares, vc pode ser considerado um preconceituoso, fascista, gordofobico e sofrer uma campanha massiva de cancelamentos. Até ser bom hoje em dia é ofensivo, aí fica a questão neste atual contexto há liberdade de expressão que não afete outras pessoas?
Não existe liberdade de expressão irrestrita, nunca existiu na história da humanidade e nunca existirá. Em todas as sociedades que já existiram haviam restrições simplesmente porque são necessárias. Em sociedade nós seguimos regras que servem para manter a coesão social, não há o que fazer. O indivíduo que pensa que pode dizer e fazer o que quiser não está apto a viver em grupo, é melhor se isolar no meio do mato se pensa que deve viver desta forma, pois coloca o próprio bem e ideais acima do bem comum. Mas o pior de tudo não é isso, o pior é que se defende essa noção abstrata de liberdade de expressão que simplesmente não tem serventia nenhuma a ninguém na sociedade com exceção dos próprios nazistas, simplesmente, para que um indivíduo, que se tiver o mínimo de bom senso repudia o nazismo, bater no peito e dizer que defende a liberdade, enquanto na realidade desconsidera todos os efeitos danosos que isso causa a sociedade. Qualquer um com um mínimo de bom senso consegue entender que se pesar na balança os prós e contras, simplesmente, não há motivo para não censurar discursos abomináveis como o do nazismo e simplesmente não há benefício prático algum a sociedade em permitir este tipo de "liberdade".
Pelas fotos, o local parece um sambódromo. Gostei muito do video, gostaria de sugerir um sobre convergências e divergências entre Comunismo e Democracia se possível. Obrigado
Resuma tudo isso entre dois indivíduos longe da multidão, se um expressar o ódio contra o outro, o outro quebra a cara dele, quebra os dentes do sujeito que lhe ofende.
Glauber obrigado pelos esclarecimentos mas, se, os extremos não se atraem, o porque da Polônia não apoiar nenhum dos dois regimes? Alguma semelhança? Obrigado!
Concordo com sua colocação mas existe um argumento que me deixou em certa dúvida: não há problema em deixarmos essa proibição nas mãos do Estado burguês?
Inteligente, estiloso e didático, esse Glauber é do balacobaco mesmo, parabéns pelo vídeo e ao canal, equipe FV.
Esse Glauber sim....se é que me entendeu
Tem o drip
🎉🎉🎉MELHOR PROFESSOR DE FILOSOFIA ❤🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉
Curiosidades do N4zismo:
- Se preocupou mais com pobres do que com ricos.
- Investiu na qualidade de vida do trabalhador.
- Não permitia parasitismo econômico.
- Queria elevar o ser humano através da cultura.
- Dizia que o lucro não podia ser prioridade na sociedade.
Boa noite Glauber! Vim aqui comunicar que passei em Ciências Sociais na Unicamp! Seu canal é uma ajuda imensa em vários temas
Parabéns, Rafael!! Muito sucesso nesta jornada! Fico feliz que nosso trabalho possa contribuir! Grande abraço!
@@FilosofiaVermelha Grande abraço!
Bem-vindo às Ciências Sociais!! Faço a Licenciatura em Ciências Sociais na UFPB, é um curso delicioso, porém que é bastante desprezado e precisa de muitos enfrentamentos pelo nosso reconhecimento, dentro e fora das Ciências Sociais!! Desejo muito conhecimento e muita luta ❤️❤️❤️
@@irancabral5450 obrigado!
Parabens, camarada. Fiz Enem esse ano na expectativa de ir para ciências sociais. Espero que o caminho seja de sucesso quanto o seu.
“A liberdade é uma grande palavra, mas foi sob a bandeira da liberdade da indústria que foram empreendidas as piores guerras de pilhagem, foi sob a bandeira da liberdade do trabalho, que os trabalhadores foram espoliados.”
- VLADIMIR LÊNIN: O Que Fazer?; 1902.
A questão não é "defender" "princípios" e a "moral", como também não é ficar batendo o pé em defensa da "Moral", porque esta é uma ideologia argumentada por ideário que não se articula pela filosofia marxiana, na medida em esta se fundamenta com o conhecimento na ciência das coisas materiais no mundo.
Portanto, o raciocínio e a inteligência na Razão não se deixam aprisionar por Moral; por princípios, nem por ideologia, defende sim a "LIBERDADE", ENFRENTA A MORAL PELA CRÍTICA, CRITICA A IDEOLOGIA E OS PRINCÍPIOS, PORQUE A LIBERDADE NÃO SE ADJETIVA, NÃO SE QUALIFICA.
É ERRO FAZER ISSO E A METODOLOGIA MARXIANA DA PESQUISA E DA EXPOSIÇÃO TEÓRICA NÃO COMETE ESTE ERRO DE ADJETIVAR A LIBERDADE NEM O DE "A TODO CUSTO" ARGUMENTAR.
Citar Lênin pode?
Um criminoso igual Ritller, matou cerca de 6 milhões de pessoas para imantar seu sistema comunista de governo, em fim a hipocrisia.
@@scissorsknivessp.5834
Bem...confesso q n glorifico a minha ideologia,e a falha dela tá nessa intransigência social,o q torna o indivíduo real irrisório e intelectualmente dogmatico a ponto d torná-lo um verdadeiro ordinário!
A Minha posição particular é iliberal por conta das falhas desse sistema interestatal,e uma delas,é deixar q mtas vidas humanas se percam por mãos sujas(imundas).
A Hipocrisia tá em permitir essa matança d indivíduos por conta d ideologias modernas(humanas) e pós-modernas(inumanas).
@@scissorsknivessp.5834 Que história é essa de que Hitler "imantou" o comunismo? De onde você tirou uma besteira dessa? O Fuhrer nunca juntou nazismo com comunismo, coisa que alias é impossível.
@conde loppeux
Isso é o lema dos liberais franceses meu chapa,adotando uma posição anti-conservadora em relação a essa tal família q é reinvindicada por pessoas q já se foram,sim,me refiro às realezas absolutistas da época.
O q mais matou foram indivíduos tão reais quanto os reis absolutos.Tens razão,os neurotípicos são retardados intelectualmente,pensam apenas em morte real.
O mundo n foi criado através da palavra como falam os fanáticos personalistas apegados a dogmas maniqueístas.
Vá por mim,vc estaria bem vivo estando ao nosso lado,e n do lado d qm o quer morto.
Tu tem muito estilo, mano!
Valeu, mano! A temperatura de 7º exige :)
Se vivenciarmos a revolução, e se assim você aceitar, seria de primeira ordem ter um programa em tv aberta com conteúdos roteirizados por você. Sua didática, seu modo de apresentar as discussões, são impressionantes. Abraços!
Valeu, Rafael! Grande abraço! ✊🏼✊🏼✊🏼
Ando assistindo um video seu por dia Glauber, e como sempre, conteúdo incrível e muito claro, e esse formato que vc fez dessa vez com as paisagens atras ficarem muito bom de se ver, senti mais calma e tranquilidade para absorver o conteúdo, agradeço sempre por compartilhar o conhecimento
Excelente comunicação e abordagem precisa sobre o assunto em questão. Refletir sobre o Nazismo é necessário para que mais pessoas saibam do que seu tratou/ta essa ideologia e o quão terrível foram as atrocidades provocadas por esse partido. "A função do Historiador (Filósofos também fazem isso!) é lembrar a sociedade daquilo que ela quer esquecer" (Peter Burke).
A sociedade é intelectualmente retardada...se esquecem fácil.
O Historicismo é falho por ter viés d seleção d fatos a partir d interpretações.
É Compreendendo os processos d mudanças realmente transitórias q é possível evidenciar o q é inegável:o genocídio d um dos grupos minoritários politicamente.
A Alemanha se sacrificou na Segunda Guerra para impedir que o comunismo e o capitalismo financeiro internacional dominassem a Europa.
E até hoje ela é injustamente considerada a vilã da história.
Defendia o núcleo familiar, preservava a raça, promovia a cultura e lutava contra o materialismo financeiro.
Alemanha daquela época era outro nível de sociedade.
vc tem o dom do ensino , consegue trazer clareza em assuntos complexos
Ver essas imagens da arquitetura nazista dão um nó na garganta, o impacto que elas causam é muito forte. Esse período de terror foi real, credo
Veja pelo outro lado: se os nazistas estivessem no poder atualmente a Europa não estaria sendo invadida por povos do terceiro mundo.
Que cara bom! Parabéns Glauber! Excelente video e excelente didática!
Boa noite camaradas. Parabéns professor! Excelente vídeo.
Gosto muito dos vídeos. Glauber traz assuntos atuais, com visão filosófica bem embasada e explica se forma clara e objetiva. Isso facilita a compreensão
Assisti vários vídeos q tratavam do mesmo tema. E nenhum explicou com tamanha sabedoria e de fácil entendimento como o seu. Grato por disponibilizar este rico conteúdo.
comprei seu curso me parece ser muito bom, semana que vem já vou começar a ver as vídeo aulas
Obrigado, Emanuel! Grande abraço! ✊🏼✊🏼✊🏼
Ótimo vídeo, Glauber
A filosofia muda mesmo uma pessoa. Você se diferencia demais dos outros com o domínio da técnica filosófica. Sempre profundidade, análise concreta dos temas, destaques precisos, e unidade na forma.
Muito bom. E esse espírito se reflete tbm na forma externa como sua elegante indumentária mostra.
Acompanho aqui do Brasil
Que belíssimo vídeo e aula, professor! Vou adquirir o livro no Catarse e comprar o curso de filosofia também! Abração!
Muito obrigado, Paulo! Grande abraço! ✊🏼✊🏼✊🏼
Glauber, faz um vídeos com uma gopro e comentando esses temas, acho q ia cair bem no seu canal, pode trazer uma galera bacana para os seus vídeos, pensa um pouco na ideia
Parabéns pelos esclarecimentos filosoficos,sociais e historico.
Muito bem, Glauber! Rigor e clareza. Muito bem!
Glauber lançou o estilo agiota pro vídeo
Por que não Fernando Pessoa?
Seu canal é ouro Glauber.
O pai é estiloso e culto né
Concordo! Eu acho que daria para ele.
Valeu!
Muito obrigado, Vicente! Grande abraço!
Excelente vídeo Glauber, os pontos abordados são fundamentais para a compreensão deste problema. Liberdade absoluta é falta de realismo político, ao meu ver, não é possível em nenhuma sociedade. Como muito bem destacado da metade para o final do vídeo, o nazismo (nacional socialismo, nacionalismo) não é um movimento que se inicia com Hitler, como muitos pensam, por falta de conhecimento histórico, ele possue grande popularidade na Alemanha no Segundo Reich, com Bismarck, em 1871. O forte sentimento de "superioridade alemã", "espírito alemão", etc. Eu que sou leitor de Nietzsche, que foi um grande combatente contra o Nacionalismo alemão (apesar de ter sido difamado por 60 anos como nazista, devido à sua irmã), posso ver claramente em seus textos a partir da década de 1870, como a Alemanha estava infestada pela praga do Nacionalismo, o forte anti-semitismo (que sempre existiu na Europa, mas alcançou seu ápice com o Nacionalismo alemão), também a forte proximidade com o moralismo cristão (Wagner na década de 60 era revolucionário e defensor dos gregos, posteriormente tornou-se nacionalista e cristão). A política do rancor e ressentimento alcança seu auge no nazismo, e devemos combatê-lo à todo custo, pois é o pior regime possível. Infelizmente, como dizia Umberto Eco, a internet deu voz à muitos idiotas, que antes apenas diziam absurdos no bar, sem danificar a sociedade.
Lembro do livro de Musil, "O jovem Törless", que mostra como a naturalização da crueldade já estava presente na Áustria antes de primeira guerra. O filme "A fita branca", de Michael Hanecke, aborda o mesmo tema. O darwinismo social que gerou tudo isso, continua a existir, mascarado hoje sob a ideologia do "empreendedorismo" e outras conversas pra boi dormir.
@@thiagoalmeida3140 Obrigado pelas indicações amigo, não conhecia. Realmente, o Darwinismo Social é uma farsa, assim como a loucura da Eugenia (foi criado pelo primo de Darwin, inspirado pelas suas obras), como se os privilegiados realmente fossem mais fortes, fossem mais meritosos... A Eugenia é uma loucura completa, acreditar que um indivíduo possue características comportamentais inatas devido ao país que nasceu, e não devido ao próprio desenvolvimento do indivíduo é pura loucura. Como se um indivíduo nascido na França fosse muito diferente de um nascido na Alemanha, sendo que os dois vivem sob a mesma moral, religião (com algumas divergências, mas a base é a mesma), etc. A cultura pode até determinar minimamente o comportamento do indivíduo, mas esta história dos nazistas que os alemães eram intrinsecamente mais corajosos, fortes, mais inteligentes, é a crendice mais tola que já existiu, provavelmente. Na Antiguidade talvez isto fosse possível, pois um grego possuía moral diversa de um persa, de um egípcio, mas após o Cristianismo...
Valeu, Vittorio! De fato, a coisa começou bem antes, e tbm vejo assim a obra de Nietzsche. Ele tinha um cunhado antissemita e fazia questão de confrontá-lo em seus textos. Abraços!
''Praga do Nacionalismo''
@@arthurfrb6165 É uma praga na medida que os sentimentos e as justificativas do Nacionalismo são doentias, a grande irracionalidade, o delírio, a vingança, o ressentimento, são todos sentimentos patológicos. Tudo o que houve de grande na Terra estava para além das fronteiras... O grande homem é um homem do mundo, que absorve diferentes culturas.
No meio de toda essa polêmica no Brasil, me deparei com trotskistas que afirmam que a censura do nazismo não é uma posição da esquerda marxista e, pasmem, o próprio Trotsky teria defendido a legalidade do partido nazista. Com uma esquerda dessa, quem precisa de direita. Brilhante a explicação do Gláuber, que não deixa espaço para esses dogmatismos absurdos.
PCO e PSTU são complicados...
A questão não é "defender" "princípios" e "moral", porque ficar batendo o pé em defensa da "Moral" e dos "princípios" não se rompe com a ideologia que a moral é e não supera o argumento ideário destas, com o qual a filosofia marxiana não se coaduna nem o fundamenta, porque o argumento na filosofia marxista fundamenta-se no conhecimento na ciência e neste com os contatos entre os homens e as relações "sociais" no mundo material, portadoras de sentimentos; emoções; sensações e o pensamento.
Portanto, na Razão, o raciocínio marxiano e a inteligência não se deixam aprisionar na Moral e nos princípios que formam ideologias, mas defende sim a "LIBERDADE", ENFRENTA A MORAL PELA CRÍTICA E CRITICA A IDEOLOGIA E OS PRINCÍPIOS, PORQUE NÃO ADJETIVA A LIBERDADE E NÃO A QUALIFICA.
É ERRO FAZER ISSO E A METODOLOGIA MARXIANA DA PESQUISA E DA EXPOSIÇÃO TEÓRICA NÃO COMETE ESTE ERRO DE ADJETIVAR A LIBERDADE NEM DE "A TODO CUSTO" ARGUMENTAR.
@@sebastiaocarlos974 ou seja "como marxista a gente apenas mata a oposição"
E vamos lá fingir que a teleologia esoterica marxista não é de assimilacionismo antissemita e de instrumentalização e aceleração do terror.
Aaaaa sim ser a FAVOR DA LIBERDADE DE EXPRESSÃO irrestrita onde Karl Marx defendia, Trotsky também aí e ruim. Mas aceitar verba de open society, CIA, fundação Ford para ONG e esses PICARETAS acadêmicos na esquerda e super normal, até CENSURAR os trabalhadores. Com essa esquerda acadêmica IDENTITARISMO aliados ao imperialismo ,não precisa de DIREITA MESMO😎😎😎
Mais um excelente vídeo camarada!
Valeu, camarada! Abraços! ✊🏼✊🏼✊🏼
incríveis a sua comunicação e seu poder de análise. esse canal é demais!
Que aula de história, lógica, filosofia e política! 🏛️
Ótimo vídeo Glauber, pra variar kkkk, ótimas e necessárias reflexões sobre a sombra intelectual que estamos passando atualmente. Grande abraço!
Valeu pela aula, Glauber! Esses vídeo em formato de filosofia peripatética são os melhores. Parabéns
Te conheci recentemente e, já, te indiquei pra tantos. Parabéns, mano velho! Ah! Estiloso, hein, mano!? Já vi esses sobretudos em alguns filmes de espionagem... rsrs Mas também vi algumas personagens da intelectualidade usando a mesma indumentária. Tô tentando lembrar-me... Abraços! E um salve daqui do povo da selva! Belém do Pará!
Obrigado, Sandro! Grande abraço! ✊🏼✊🏼✊🏼
Muito bom
Nem sei seu nome (até me constranje falar isso) te conheci através do podcast filosofia vermelha,
que é muito bom, quero dizer que teu trabalho é de excelência, primoroso, parabéns!
PARABÉNS VÍDEO MARAVILHOSO E OPORTUNO AO MOMENTO NO BRASIL!!!
O youtuber mais didático de todos. Coloca realmente os pingos nos "is" e qualquer um que seja leigo consegue compreender.
Ótima recapitulação, Glauber. O que me impressiona é como essa pulsão pela relativização no contexto "democrático" ainda trata esse debate como uma hipótese logicamente válida. No Brasil a mídia relata essa situação buscando uma "imparcialidade" que é grotesca. Mesmo quando eventualmente apresenta alguém lembrando que racismo é crime, trata-se como questão sub judice, ou seja, basta que a procuradoria ameace verificar se um crime foi cometido que a justiça está restabelecida. Uma barbaridade.
Explicação PERFEITA!!!
Tá pronto pra compor a capa do próximo álbum do Motorhead! No mais, excelente elucidação, professor!
Genial. Mais e mais gente precisa ver isso pra entender.
Excelente vídeo, camarada! Muito bem produzido e esclarecedor, parabéns
Já entrei no catarse!! Parabéns pela qualidade do seu trabalho.
Muito obrigado, Rosemary! Grande abraço! ✊🏼✊🏼✊🏼
Mais um vídeo nota 10, inteligência, lógica e equilíbrio. Parabéns Glauber
A insistência de se ressuscitar o nazismo é pq sua base fundamental ainda não foi superada: o capitalismo
Perfeito vídeo camarada
Prof. Glauber, obrigado por essa "aula". Você é excelente. Pirajú-SP
Grande Glauber! Mais um ótimo e necessário vídeo!
Em primeiro lugar eu gostaria de dizer que está ótima a edição desses vídeos. Muito legal os cenários com a reflexão histórica e filosófica.
Realmente não da pra legalizar um partido nazista, isso facilitaria muito o acesso dele, sem falar a romantização deste por meio da filosofia, literatura, artes e cinema. Infelizmente tem partido de esquerda que acredita que é liberdade de expressão. As coisas estão complicadas.
O que está me ocorrendo é o seguinte: Eu de fato estou aprendendo mais sobre ideologia quando explicada por pessoas apaixonadas pelo viés, mas felizmente ainda estou me permitindo não me intolerável pela ideologia que estou aprendendo.
Antes eu aprendia mais por livros, ignorando o viés do autor e ficava ali no racional nem prá nem prá e apenas com os conceitos teóricos do tema.
Agora porém, o assuntos filosóficos dessa sua tendência ou de outra são mais e melhor compreendidos.
Acabei de me inscrever no curso! acredito que irei aprender muito!
Necessário e cirúrgico como sempre ❤️❤️❤️
Muito didático, como sempre. Obrigado Glauber.
Homem lindo da moléstia!!!
Inteligente e didático, você é extremamente necessário 💕
Glauber, poderia fazer um vídeo falando como é o tratamento dado a estrangeiros (principalmente a brasileiros) aí na Alemanha? E muito bom esse vídeo.
Excelente análise professor.
Sou do espírito santo
Achei incrível o vídeo!
Parabéns!
Parabéns pelo trabalho. Grande Glauber...
Parabéns. Excelente conteúdo e produção do vídeo.
O marxismo consegue redimir a palavra e o conceito de ditadura. Parabéns. Genial.
Gostei . Acompanho teus falatórios com muita atenção, porém, com espírito crítico. Creatividade é todo
Valeu pelo vídeo Camarada!
Adorei o vídeo. Parabéns pelo trabalho. Vou começar a seguir o canal!
Esse assunto é tão interessante, pq além de toda a questão moral, científica, arquitetônica, essa atitude nazista presente ainda nos dias de hoje, em relação de trabalho entre outras, por isso precisamos saber , entender, questionar, afrontar.
Muito bom conteúdo, Glauber!
É de uma total insanidade só o pensar em legalizar um partido que causou a morte de milhões de pessoas.
Glauber suas roupas são lindas,principalmente o casaco
Teve um outro vídeo que eu acho que vc estava com um sobretudo que tbm era muito lindo,queria um porém ficam MT largos em mim KKKKKKK
Acompanhando o vídeo
Obrigado, Rachel! Hoje estava 7º graus e a gente precisa de casacos e algo na cabeça :)
Excelente, Glauber. O teu canal é um dos poucos que me permito acompanhar por conta do excelente conteúdo e domínio teórico. Como professor de História, divulgo trabalhos semelhantes ao seu! Penso que precisamos ensinar a essa garota sobre o bom uso das mídias virtuais. E nada melhor que expandir o repertório com trabalhos como o seu!
Qualidade: Honestidade / Defeito: Mais um militante, que divulga o trabalho de outros militantes totalitários num país DEMOCRÁTICO, trazendo partidarismo político para dentro das salas de aula! Sorte tua que vivemos na Banânia onde nada é levado a sério, assim você pode continuar seu trabalho nocivo.
Muito bom camarada 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Valeu, camarada! Abraços! ✊🏼✊🏼✊🏼
Claro e didático. Muito bom.
Excelente vídeo camarada!
Que vídeo sensacional! Ahazou Glauber!
Aí na Alemanha a Suprema Corte permitiu por duas vezes que o NPD continuasse legítimo, eles mesmos reconheceram que a ideologia do partido fere a constituição, mas que pela inexistência de quadros no parlamento ele era insignificante e não apresentava riscos para a democracia. Eu achei essa decisão bizarra ainda mais por eles reconhecerem que o partido fere a constituição, mas eles tem a visão que a liberdade está acima disso.
Muito bom, Glauber.
A liberdade como forma abstrata como defendida por alguns é que gera os movimentos de gado e enfatiza a ideologia como algo real e não falsificado.
Excelente, meu caro.
P.S. Estilozão você....rs
Valeu, Barba! Grande abraço! ✊🏼✊🏼✊🏼
Conteúdo sempre muito bom. Parabéns!!!
um video simplesmente maravilhoso e didático.
Excelente vídeo. Grande reflexão!
Parabéns pelo vídeo!
Parabéns pelo excelente programa!
Muito boa sua aula meu camarada bem explicada para não ter dúvidas.
Você poderia fazer um curso de lógica também
Ótimo vídeo mano
O problema de ser livre para prejudicar os outros (seja verbalmente ou não) é que você acaba limitando a liberdade do outro.
A liberdade de um deve terminar na liberdade do outro.
É meio complicado na nossa atual sociedade usufruir de liberdade de expressão sem comprometer a liberdade dos outros, hoje tempo em que as novas gerações estão extremamente frágeis, praticamente tudo ofende, onde se vc falar pra pessoas que cultuam e incentivam a obesidade, que ela faz muito mal a saúde, visando o bem estar da pessoas, dizer que elas devem desenvolver bons hábitos alimentares, vc pode ser considerado um preconceituoso, fascista, gordofobico e sofrer uma campanha massiva de cancelamentos.
Até ser bom hoje em dia é ofensivo, aí fica a questão neste atual contexto há liberdade de expressão que não afete outras pessoas?
Muito obrigada
Bom dia! Professor adquiri o curso , mas não recebi nenhum link. Como faço? Quero muito assistir as aulas! Aguardo a orientação. Obrigada!
Olá, Patrícia! Se você clicar no link para o curso que tem aqui na descrição você já cai direto nele (caso já esteja logada).
Não existe liberdade de expressão irrestrita, nunca existiu na história da humanidade e nunca existirá. Em todas as sociedades que já existiram haviam restrições simplesmente porque são necessárias. Em sociedade nós seguimos regras que servem para manter a coesão social, não há o que fazer. O indivíduo que pensa que pode dizer e fazer o que quiser não está apto a viver em grupo, é melhor se isolar no meio do mato se pensa que deve viver desta forma, pois coloca o próprio bem e ideais acima do bem comum. Mas o pior de tudo não é isso, o pior é que se defende essa noção abstrata de liberdade de expressão que simplesmente não tem serventia nenhuma a ninguém na sociedade com exceção dos próprios nazistas, simplesmente, para que um indivíduo, que se tiver o mínimo de bom senso repudia o nazismo, bater no peito e dizer que defende a liberdade, enquanto na realidade desconsidera todos os efeitos danosos que isso causa a sociedade. Qualquer um com um mínimo de bom senso consegue entender que se pesar na balança os prós e contras, simplesmente, não há motivo para não censurar discursos abomináveis como o do nazismo e simplesmente não há benefício prático algum a sociedade em permitir este tipo de "liberdade".
Parabéns, camarada.
Excelente vídeo.
meister glauber, parabéns pelo vídeo e pela fantasia de spy vs. spy preto! 👏🏾👏🏾
Por que ninguém acerta dizendo que minha roupa é inspirada no Fernando Pessoa? 😅
Grato pelo esclarecimento.
Muito massa!!! Das aufklärung
Beleza, professor!
Pelas fotos, o local parece um sambódromo.
Gostei muito do video, gostaria de sugerir um sobre convergências e divergências entre Comunismo e Democracia se possível. Obrigado
MARAVILHOSO!
Resuma tudo isso entre dois indivíduos longe da multidão, se um expressar o ódio contra o outro, o outro quebra a cara dele, quebra os dentes do sujeito que lhe ofende.
Excelente! Muito esclarecedor
Muito esclarecedor
Obrigado pelo vídeo!
Glauber obrigado pelos esclarecimentos mas, se, os extremos não se atraem, o porque da Polônia não apoiar nenhum dos dois regimes? Alguma semelhança?
Obrigado!
Perfeito!
Referencia Fundamental.aos Distraidos tropicais.Socialisar a consciencia .
Vigiar e Resistencia
Excelente, camarada!
Concordo com sua colocação mas existe um argumento que me deixou em certa dúvida: não há problema em deixarmos essa proibição nas mãos do Estado burguês?
Esclarecedor.
Leon Trótski e proibido no canal?