Domine o eSocial no novo WorkShop! A 12º Edição do MAIOR EVENTO GRATUITO de eSocial do Brasil! Certificado de 3 horas reconhecido nacionalmente pela Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED. Clique no Link e inscreva-se agora! lp.nith.com.br/comentario-fixo-youtube-12wde-org
@@hyde1891 saldo devedor é quando o debito é maior que o credito, nesse caso a aquisição de um novo produtro é um debito(ativo) entao o saldo devedor é maior
@@FinanceBro1930 Eu entendo quando se refere a bens pq vc gasta para adquiri-los, mas quando se trata de direito( como um dinheiro a receber, um ativo circulante, por exemplo) eu não entendo como a entrada de um dinheiro pode aumentar a conta débito..
MEU.......... DEUS.......... VOCÊ É UMA DIVINDADE QUE APARECEU NO MEU UA-cam PARA TIRAR ESSA DÚVIDA QUE ESTAVA ME FAZENDO BATER COM A CABEÇA NA PAREDE!! MUITO OBRIGADO!!! E SIM..... EU ESTOU GRITANDO DE GRATIDÃO!!!
Excelente! Quebrei a cabeça por muito tempo até conseguir entender isso. Rsrs Esse pensamento de origem e aplicação (eu chamo de destino) dos recursos ajuda muito a entender esse assunto. Parabéns!!
[5/7 1:14 PM] Raul: Comecei a estudar contabilidade agora [5/7 1:18 PM] Raul: Tenho uma dúvida sobre crédito e débito Por exemplo , eu sei que debito no ativo significa entrada de dinheiro Porém o que significa Debito no passivo E crédito tanto no ativo ou no passivo
Na contabilidade é diferente da regra bancária. Exemplo: Imagine que eu vou iniciar uma empresa e colocar 10 mil reais nela para começar o negócio. Então eu debito o caixa aumentando ele em 10 mil e credito a conta de capital social para mostrar que aquele saldo de 10 mil tem uma origem devedora, porque eu devo esse valor a alguém. Porque ao debitar a conta você vai aumentar o saldo em caixa (mas na realidade o dinheiro não é da empresa e sim dos sócio que tiraram um dinheiro pessoal para iniciar um negócio). Espero ter conseguido ajudar.😊
Eu entendi bem a explicação, mas no que se refere a bens. E quando se refere a direitos (um ativo circulante, por exemplo - dinheiro recebido ou a venda de um ativo intangível - vendo o direito de transmissão de algo) pq ele diminui a conta de ativos em vez de aumentá-la? Alguém poderia me explicar?
Eu gostaria de saber se tiver mais de uma conta bancaria , ela e lançada em ativos mas o valor tem que ser lançado também no caixa ou não( debita no caixa, e credita na conta banco movimento) eu queria esclarecer essa dúvida. se alguém puder responder.
Pensa que "CAIXA" seria uma pessoa, se o dinheiro tá com ela, ela te deve. Natureza devedora. E se for passivo, exemplo de fornecedores, eles tem um crédito com vc, pois vc deve pra eles.
acho que o que não entra na minha cabeça é que parece que essas classificações são sempre feitas em função das outras entidades e não em função da própria empresa. por exemplo se o sócio aporta dinheiro na própria empresa, em vez de vc dizer que a empresa foi "creditada" pois o saldo dela, o patrimônio líquido dela aumentou, não, vc vai lá e diz que ela foi "debitada" pq agora ela tá devendo ao sócio, pq em algum momento ela tem que devolver esse dinheiro ao sócio. da mesma forma, no passivo se vc deve dinheiro a eles, em vez de vc dizer que ela vai ser "debitada" pq ela deve, vc diz que essa conta é "creditada" pq os fornecedores (mais uma vez, OS TERCEIROS, a prioridade é eles) tem crédito com vc. isso não faz sentido pra mim. mas é mais ou menos isso?
Poderiam me dizer se este exemplo está certo? “Comprei um carro de 100.000$ e para isso peguei um empréstimo de 100.000$ do banco” Neste caso, eu estaria DEBITANDO 100.000$ na conta de Débito que seria o valor do ativo carro e deveria anotar também um CRÉDITO de 100.000$ na conta de crédito como empréstimo do banco. É isso?
Não consigo entender como receita pode ser crédito. É um valor que Entra no Ativo. E Ativo é uma conta devedora. Isso não consigo entender. Alguém pode me ajudar ? 😥
O valor que entra no banco é débito pois aumenta o ativo, já a receita é crédito pois aumenta a dívida que a empresa tem com os sócios (conta de resultado que aumenta o PL).
Eu não consigo entender! Como o passivo tem natureza credora? Não seria devedora? E o ativo não deveria ser credora? TÔ perdido, afinal debitar é aplicar dinheiro e creditar é tirar dinheiro? (obs: nem preciso dizer que sou iniciante)
Oieee! É isso mesmo Mateus, as contas do passivo tem natureza credora e as do ativo devedora, pense no extrato do banco, é a "contabilidade dele" - toda vez que você deposita dinheiro, no balanço deles, eles tem um crédito com você (C) e toda vez que vc retira dinheiro, é um desconto (D) na contabilidade deles.
Ta dificil... se Aplicou dinheiro, 10 mil, na empresa, porque debitar a conta caixa? não ta entrando dinheiro? Porque debitar da conta que ta entrando recurso? (explicado nos 3:22min)
Porque ao debitar a conta você vai aumentar o saldo em caixa (mas na realidade o dinheiro não é da empresa e sim dos sócio que tiraram um dinheiro pessoal para iniciar um negócio), Então eu debito o caixa aumentando ele em 10 mil e crédito a conta de capital social para mostrar que aquele saldo de 10 mil tem uma origem devedora, porque eu devo esse valor a alguém. Espero ter conseguido ajudar.😊
De modo geral débito seria o que a entidade teria ou terá em seu controle, e o crédito seria de quem ou de onde veio para a entidade??? É isso ou confundi tudo!
Eu entendo assim, conta caixa = ativo = bens e direitos = onde está a riqueza = natureza devedora porque algo foi posto nela então para obter o status quo ela vai pagar de volta se eu aumentei o saldo da conta caixa, significa que eu tive um débito, saiu do meu bolso para o saldo da conta caixa subir, da mesma forma que se eu retiro o bem da conta caixa, eu tive um crédito porém o inverso ocorre no passivo, na conta das obrigações que tem natureza credora, é uma conta de obrigações, se eu aumentei o saldo da conta de obrigação, significa que tem mais obrigações, se tem mais obrigações significa que eu tive um crédito, é como se fosse um empréstimo no banco, tive um crédito, mas a minha dívida *saldo) aumentou, da mesma forma que se eu debito a conta, as minhas dívidas (saldo) no passivo diminui
CADA VEZ MAIS CONFUSO.....PODERIA UTILIAR UMA LINGUAGEM MENOS TÉCNICA E EXMPLOS MAIS SIMPLES PARA ATINGIR PESSOAS LEIGAS COMO EU.....MAS OBRIGAOD PELO VIDEO..
Domine o eSocial no novo WorkShop!
A 12º Edição do MAIOR EVENTO GRATUITO de eSocial do Brasil!
Certificado de 3 horas reconhecido nacionalmente pela Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED.
Clique no Link e inscreva-se agora! lp.nith.com.br/comentario-fixo-youtube-12wde-org
Forma bem simples de entender o débito e crédito. Veja : crédito é a origem de recursos, e Débito as aplicações de recursos.
Boa tarde, vc sabe me explicar pq a compra de mercadorias é um saldo devedor, visto que é a origem dos recursos(mercadoria)?
Nesses pique
@@hyde1891 saldo devedor é quando o debito é maior que o credito, nesse caso a aquisição de um novo produtro é um debito(ativo) entao o saldo devedor é maior
@@hyde1891é um saldo devedor pois você usou recursos para adquirir mercadorias.
@@FinanceBro1930 Eu entendo quando se refere a bens pq vc gasta para adquiri-los, mas quando se trata de direito( como um dinheiro a receber, um ativo circulante, por exemplo) eu não entendo como a entrada de um dinheiro pode aumentar a conta débito..
MEU.......... DEUS.......... VOCÊ É UMA DIVINDADE QUE APARECEU NO MEU UA-cam PARA TIRAR ESSA DÚVIDA QUE ESTAVA ME FAZENDO BATER COM A CABEÇA NA PAREDE!! MUITO OBRIGADO!!! E SIM..... EU ESTOU GRITANDO DE GRATIDÃO!!!
Olá Thales! Agradecemos o seu comentário! 💙
O conteúdo é simples, mas como todos nós aprendemos o que é débito e crédito com os bancos fica um pouco mais complicado, mas excelente aula!
Excelente! Quebrei a cabeça por muito tempo até conseguir entender isso. Rsrs
Esse pensamento de origem e aplicação (eu chamo de destino) dos recursos ajuda muito a entender esse assunto. Parabéns!!
EXCELEEEEEENTEEE!! Em pleno 2023 estou fazendo um curso de contabilidade e eles não tem essa tabela !!! MUITÍSSIMO OBRIGADO!
Olá Miiller! Agradecemos o seu comentário! 💙
Finalmente entendi! Muito obrigado! Ganhou +1 like e +1 inscrito!
Cara que sorte encontrar esse video!!!! me ajudoou muito a entender debito e credito
Isso definitivamente não entra na minha cabeça.
Estamos na mesma, amigo kkkk complicadíssimo
pelo o menos não tô sozinhakkkk
Nem na minha
Não entra de forma alguma
estamos na mesma KKKKKKKK
No início eu não tava entendendo nada. Agora, parece q eu tô no início 😂
😂😂 Debitar e Creditar demanda tempo, você consegue ♥
A melhor professora!
Muito boa a explicação. Mas vou assistir o vídeo de novo pra entender mais fácil.
Em fim entendi débito e crédito! Obrigada!
Gostei muito mas eu queria saber quando estamos em um exercício quando é que vamos debitar e quando vamos creditar
Não entendi nada
Oii Jerony, Debitar e Creditar no inicio é confuso mesmo, rs. Como podemos te ajudar ? :)
Eu queria intender ne
Já entendeu?@@jeronymoneto567
Obrigado, professora!
Ela explica muito bem
Está de parabéns
Excelente explicação. Obrigado por compartilhar.
obrigada, finalmente consegui entender
[5/7 1:14 PM] Raul: Comecei a estudar contabilidade agora
[5/7 1:18 PM] Raul: Tenho uma dúvida sobre crédito e débito
Por exemplo , eu sei que debito no ativo significa entrada de dinheiro
Porém o que significa
Debito no passivo
E crédito tanto no ativo ou no passivo
debitar no passivo é diminuir a divida
Olá, Raul! No Ativo: Débito é aumento e Crédito é redução; No Passivo: Débito é redução e crédito é aumento; ♥
Aprendi mais do que com meu professor da faculdade!
Oieee! Uhuul Fique com a gente! 💙💚
Obrigada, Deus Abençoe 🙇🏽♀️❤️
Comecei não entendendo e no final tava igual ao começo 😅
Débitos representam as aplicações e os creditos as origens de onde vieram os recursos
muito bom
Acabei de ver isso em aula, já tinha visto algo que na contabilidade, débito é crédito e crédito é débito. Vendo agora parece coisa de louco
Excelente 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Socorro! ainda não entendo nada, quando tenho credito não é saldo positivo e debito saldo devedor?
Na contabilidade é diferente da regra bancária.
Exemplo: Imagine que eu vou iniciar uma empresa e colocar 10 mil reais nela para começar o negócio. Então eu debito o caixa aumentando ele em 10 mil e credito a conta de capital social para mostrar que aquele saldo de 10 mil tem uma origem devedora, porque eu devo esse valor a alguém. Porque ao debitar a conta você vai aumentar o saldo em caixa (mas na realidade o dinheiro não é da empresa e sim dos sócio que tiraram um dinheiro pessoal para iniciar um negócio).
Espero ter conseguido ajudar.😊
Muuuuito legal sua aula
Explicação legal
Gostei! 👏
incrível
Excelente explicação!
Obrigado 😃
Ameiiiii
Agora sim aprendi Parabens
vou curtir o vídeos seu! 👍 tem curso de conciliação ???
Parabéns!
Não sei quem foi o ... Que inventou isso sério se queria atrapalhar conseguiu essa coisa de débito no ativo é simplesmente ridículo
Quem inventou foi o Frei Luca Paccoli. Rsrs. Não desista! Você pegará o jeito se insistir e fazer muitos exercícios.
Boa noite
Eu entendi bem a explicação, mas no que se refere a bens. E quando se refere a direitos (um ativo circulante, por exemplo - dinheiro recebido ou a venda de um ativo intangível - vendo o direito de transmissão de algo) pq ele diminui a conta de ativos em vez de aumentá-la? Alguém poderia me explicar?
Oi oi, tudo bem?! Um de nossos especialistas logo mais irá esclarecer sua dúvida :)
AMEI
então a origem da conta e do passivo e as aplicações e do ativo
Isso é um terror 😵💫
Eu gostaria de saber se tiver mais de uma conta bancaria , ela e lançada em ativos mas o valor tem que ser lançado também no caixa ou não( debita no caixa, e credita na conta banco movimento) eu queria esclarecer essa dúvida. se alguém puder responder.
O que é debitar do meu limite de crédito?
gente só pensar que débito e crédito é de banco pra banco , ou seja eu pago débito automaticamente outro banco recebe crédito
continua não fazendo sentido na minha cabeça que "debitar" uma conta do ativo aumenta o saldo nele e vice-versa.
Pensa que "CAIXA" seria uma pessoa, se o dinheiro tá com ela, ela te deve. Natureza devedora. E se for passivo, exemplo de fornecedores, eles tem um crédito com vc, pois vc deve pra eles.
acho que o que não entra na minha cabeça é que parece que essas classificações são sempre feitas em função das outras entidades e não em função da própria empresa.
por exemplo se o sócio aporta dinheiro na própria empresa, em vez de vc dizer que a empresa foi "creditada" pois o saldo dela, o patrimônio líquido dela aumentou, não, vc vai lá e diz que ela foi "debitada" pq agora ela tá devendo ao sócio, pq em algum momento ela tem que devolver esse dinheiro ao sócio.
da mesma forma, no passivo se vc deve dinheiro a eles, em vez de vc dizer que ela vai ser "debitada" pq ela deve, vc diz que essa conta é "creditada" pq os fornecedores (mais uma vez, OS TERCEIROS, a prioridade é eles) tem crédito com vc. isso não faz sentido pra mim.
mas é mais ou menos isso?
sim@@bli2z4rd
@@bli2z4rd isso também não faz sentido nenhum pra mim. Muito incoerente
Poderiam me dizer se este exemplo está certo?
“Comprei um carro de 100.000$ e para isso peguei um empréstimo de 100.000$ do banco”
Neste caso, eu estaria DEBITANDO 100.000$ na conta de Débito que seria o valor do ativo carro e deveria anotar também um CRÉDITO de 100.000$ na conta de crédito como empréstimo do banco.
É isso?
Correto!
Ainda não consegui entender tbm.
O que você ainda tem dúvida ?😃
Carambaaaaa. Entendiiiiiiiiii
Não consigo entender como receita pode ser crédito. É um valor que Entra no Ativo. E Ativo é uma conta devedora. Isso não consigo entender. Alguém pode me ajudar ? 😥
O valor que entra no banco é débito pois aumenta o ativo, já a receita é crédito pois aumenta a dívida que a empresa tem com os sócios (conta de resultado que aumenta o PL).
Você tem que distinguir a NATUREZA Conta PATRIMONIAL E DE RESULTADO.
Não deve confundir contabilidade com cartão de crédito e débito. Eu estava confundindo por isso.
Eu não consigo entender! Como o passivo tem natureza credora? Não seria devedora? E o ativo não deveria ser credora? TÔ perdido, afinal debitar é aplicar dinheiro e creditar é tirar dinheiro? (obs: nem preciso dizer que sou iniciante)
Oieee! É isso mesmo Mateus, as contas do passivo tem natureza credora e as do ativo devedora, pense no extrato do banco, é a "contabilidade dele" - toda vez que você deposita dinheiro, no balanço deles, eles tem um crédito com você (C) e toda vez que vc retira dinheiro, é um desconto (D) na contabilidade deles.
To igual aquele meme da musiquinha: ai pelo amor de Deus, eu tô com dor de cabeça
Quem mais confunde isso?
Muito bom, obrigada!
só acho que essa musica atrapalha um pouco,rsrs
Obrigada pela dica! Vamos melhorar nos próximos.
*Dinheiro que entra DEBITA (origem)
*De onde veio o dinheiro que entrou CREDITA (aplicação)
Muito boa explicação 👏👏👏👏😾
ela fala muito termo tecnico mais da para entender
Ta dificil... se Aplicou dinheiro, 10 mil, na empresa, porque debitar a conta caixa? não ta entrando dinheiro? Porque debitar da conta que ta entrando recurso? (explicado nos 3:22min)
Porque ao debitar a conta você vai aumentar o saldo em caixa (mas na realidade o dinheiro não é da empresa e sim dos sócio que tiraram um dinheiro pessoal para iniciar um negócio), Então eu debito o caixa aumentando ele em 10 mil e crédito a conta de capital social para mostrar que aquele saldo de 10 mil tem uma origem devedora, porque eu devo esse valor a alguém.
Espero ter conseguido ajudar.😊
Explicação excelente @@izamaramendesrj
esse video tem que ser refeito, essa explicação não ficou de fácil entendimento.
Oieee! Anotamos sua sugestão ;)
De modo geral débito seria o que a entidade teria ou terá em seu controle, e o crédito seria de quem ou de onde veio para a entidade???
É isso ou confundi tudo!
Eu entendo assim, conta caixa = ativo = bens e direitos = onde está a riqueza = natureza devedora porque algo foi posto nela então para obter o status quo ela vai pagar de volta
se eu aumentei o saldo da conta caixa, significa que eu tive um débito, saiu do meu bolso para o saldo da conta caixa subir, da mesma forma que se eu retiro o bem da conta caixa, eu tive um crédito
porém o inverso ocorre no passivo, na conta das obrigações que tem natureza credora, é uma conta de obrigações, se eu aumentei o saldo da conta de obrigação, significa que tem mais obrigações, se tem mais obrigações significa que eu tive um crédito, é como se fosse um empréstimo no banco, tive um crédito, mas a minha dívida *saldo) aumentou, da mesma forma que se eu debito a conta, as minhas dívidas (saldo) no passivo diminui
@@tanakaojj eu entendi sua explicaçao kkkk melhor q tive
Precise de Alguem que seja muito mais claro. Não entra na minha mente de mooodo algum mdssss 😭
Qual sua dúvida Carol ? :)
Também não consigo de jeito nenhum. Como assim ativo é devedor? Se tá no meu ativo, to devendo a quem???
Eu acho que eu quem sou muito burro mesmo, que continuo sem entender nada! 😅
Oii Jose! Não diga isso, somos eternos aprendizes! 💙E conte com a gente.
CADA VEZ MAIS CONFUSO.....PODERIA UTILIAR UMA LINGUAGEM MENOS TÉCNICA E EXMPLOS MAIS SIMPLES PARA ATINGIR PESSOAS LEIGAS COMO EU.....MAS OBRIGAOD PELO VIDEO..
Agradecemos o seu feedback! ♥
também achei bem ruim a explicação rs
Não entra nada na minha cabeça, socorrooo🥹