O objetivo da vida é ser produtivo? | Aílton Krenak | Papo Rápido | Papo de Segunda

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 18 жов 2024

КОМЕНТАРІ • 486

  • @PrioridadeEU
    @PrioridadeEU 3 роки тому +41

    Sempre incríveis! Muito obrigado!

  • @isabelasanchez1
    @isabelasanchez1 3 роки тому +589

    Chico, você só pode viver para o amor, a criação e a poesia por causa dos seus privilégios. A grande maioria das pessoas é forçada pelo capitalismo a viver de maneira utilitária. Todo mundo devia poder viver pelo prazer de estar vivo. É preciso saber ouvir mais para aprender com o próximo! Meu respeito e admiração à sabedoria do Krenak e dos povos originários do Brasil!

    • @Jujuteodoro
      @Jujuteodoro 3 роки тому +5

      Obrigada!!!

    • @Bruunna01
      @Bruunna01 3 роки тому +18

      Comentou com perfeição a fala do Chico. Faço das suas as minhas palavras.

    • @luisluisrs
      @luisluisrs 3 роки тому +2

      isso!

    • @uiarapordeus9949
      @uiarapordeus9949 3 роки тому +9

      Krenak foi cirúrgico

    • @marisolsoto4550
      @marisolsoto4550 3 роки тому +10

      No final da fala do Krenak todo mundo ficou quietinho

  • @quebrandootabu
    @quebrandootabu 3 роки тому +151

    Krenak falando é melhor que muito mantra

    • @TI-rn5dn
      @TI-rn5dn 3 роки тому +3

      Minha nossa, esse canal neoliberal de novo!

  • @leandroh1276
    @leandroh1276 3 роки тому +73

    Ah, Krenak... ainda bem que você dá risada dos engastalhos da típica racionalidade expressa pelo Chico. Não precisa nem argumentar, simplesmente desmonta com a leveza do sopro de cada palavra - que também soa furacão. Gigante!

  • @marciagriao1980
    @marciagriao1980 3 роки тому +101

    A depressão quase me matou. Passei por tentativas de suicídio, internações, cheguei no fundo do poço... Durante o tratamento precisei me afastar do trabalho por praticamente dois anos e, inicialmente, me sentia ainda pior porque não estava produzindo e, consequentemente, me sentindo inútil. Foi só quando, na terapia, ocorreu a desconstrução dessa ideia utilitarista da vida que consegui me entregar de verdade ao tratamento e avançar no processo de recuperação. Depois disso, me reconectei com a minha essência, com a natureza e passei a ver que a existência por si só já útil. Basta pensar, eis um exemplo simplório, mas real, nos nossos pets... Eles precisam produzir para que possamos validar a existência deles e para que possamos amá-los e respeitá-los ou só a existência deles já é o suficiente para que nos afetem positivamente? Nós criamos vínculos com coisas inanimadas, com trabalhos extenuantes, com necessidades criadas pelo mundo capitalista e afrouxamos (ou rompemos) os vínculos com tudo que a natureza oferece e que é, de fato, salutar em nossas vidas... afrouxamos os vínculos com nossos semelhantes, com a terra, com o mar, com as estrelas e com a nossa própria essência... Nossa vida não deve ser tratada como uma engrenagem do sistema que, ao apresentar qualquer falha, é descartada, substituída... Estamos adoecendo por conta desse pensamento capitalista que invadiu nossas vidas... Rever nosso estar no mundo é importante, sobretudo, quando passamos a adoecer. Estamos cada vez mais tristes, vazios mesmo com toda quantidade de paraísos artificiais criados para nos distrair e nos sugar. Consumimos e somos consumidos na mesma velocidade. Ignorar isso está nos matando aos poucos.

    • @liseschneider5066
      @liseschneider5066 3 роки тому +10

      Perfeito, é isso. Nós nos vinculamos a coisas inanimadas e nos desvinculamos da Vida: uma escolha corrompida que tem nos matado aos poucos, enquanto festejamos as "alegrias do consumo" de coisas artificiais que o capitalismo tão maravilhosamente nos oferece, em troca de virarmos peças de engrenagens e perdermos nossa própria humanidade. É como no filme Matrix, em que a energia das pessoas era usada para manter o sistema. Vivemos uma matrix capitalista e nossa vida é usada para alimentar os que se colocaram no topo dessa pirâmide doentia e supérflua. E ainda achamos que somos mais inteligentes que os indígenas...! Como podemos ser mais inteligentes se destruímos a Vida enquanto eles a mantêm e reverenciam? Enquanto eles se orientam para a Vida, nós nos orientamos buscando vencer egótica e megalomaniacamente a morte, real ou simbólica, com tecnologia e toda uma parafernália que trazem "segurança". O mais irônico é que quanto mais tentamos controlar a vida e seus ciclos de transformação (vida/morte/vida), mais tornamo-na artificial e mórbida. Morte em vida, estamos nos metamorfoseando em zumbis.

    • @LalaM90360
      @LalaM90360 3 роки тому +5

      Prof Márcia, vc trouxe a resposta pra minha inquietação “não me sinto útil no trabalho, na vida”.
      Fui fulminada pela frase: a existência por si só é útil. Se for verdade (e aposto que é verdade), que libertação! No mais, excelentes reflexões, e agradeço por compartilhar a sua jornada. Me sinto menos triste agora.

    • @marciagriao1980
      @marciagriao1980 3 роки тому +5

      @@LalaM90360 que bom que o comentário te fez bem. E, sim, a vida por si só é útil, é cheia de significado... Sabe, quando estudo biologia, química, física, fico fascinada pela vida...pela existência da vida, pela formação da vida... O significado que o sistema tenta nos impor é irreal, injusto e adoecedor. Viver é muito mais que servir, é muito mais do que ser uma engrenagem numa máquina... Uma máquina pode fazer trabalhos complexos, cálculos absurdamente difíceis, mas nunca poderá sentir amor, prazer, alegria, se emocionar... só nós podemos fazer isso e é nisso que reside a beleza de estar aqui. Veja, tenho 6 animais de estimação, eles não precisam de títulos, cargos, status, corpo ideal para que eu os ame. Eu os amo por existirem e nós precisamos nos amar da mesma forma.

    • @ricardolobopower
      @ricardolobopower 3 роки тому +1

      Uma curiosidade (pergunta sincera, nao estou sendo ironico). Como fez pra vomer, se vestir e morar nesses 2 anos parada ?

    • @marciagriao1980
      @marciagriao1980 3 роки тому +2

      @@ricardolobopower eu estava de licença médica durante esse tempo. Passei por perícias médicas que constataram ser inviável meu retorno ao trabalho. 2019, por exemplo, passei quase inteiro internada.

  • @307jsc
    @307jsc 3 роки тому +125

    Que pena que não tinham condições de entrevistar uma pessoa como o Krenak! Cada um mais preocupado em dar a sua opinião......realmente NÃO FOI ÚTIL !!!!

    • @deboraemariaceciliacosta9367
      @deboraemariaceciliacosta9367 3 роки тому +6

      Infelizmente eles em sua vontade de aparecer edeixram de usufruir da sabedoria do convidado maravilhoso Krenak vc é necessário.

    • @anaflaviafuerstenau4289
      @anaflaviafuerstenau4289 6 місяців тому +4

      Absolutamente! Umas perguntas péssimas e zero abertura. Preguiça desses caras. Krenak foi certeiro demais no tapa de luva.

  • @milenemadeiro771
    @milenemadeiro771 3 роки тому +37

    Krenak está além. Simples assim.

    • @andrezasouza33
      @andrezasouza33 3 роки тому +6

      Sim...a brandura no olhar, mesmo diante da incompreensão. 🙌🏽

    • @samequeliberato
      @samequeliberato 2 місяці тому

      @@andrezasouza33 Não teve incompreensão, eles simplesmente disseram que o comodismo "sem prejudicar ninguém" dá o direito de serem isentos da destruição do mundo. Fora que isso nem é verdade, todos somos responsáveis em alguma circustância.

  • @melvilanova345
    @melvilanova345 3 роки тому +31

    Impossível captar o que o Krenak diz sem sair da perspectiva moderna racionalista, sem refletir sobre o capitalismo... e sem desapegar do ego. Emicida, mais uma vez, sendo um ótimo interlocutor.
    Salve a sabedoria ancestral!

  • @bebel2668
    @bebel2668 3 роки тому +71

    Este deve ser um momento muito doloroso para Krenak, uma vez que povos originários têm sido atacados das maneiras mais covardes, sem nem disfarce. Eu queria ouvir Krenak, mas não só nos livros que já li. Queria ouvi-lo pessoalmente, sentir a alma daquele que fala. Porque está claro que somos um desastre para nós mesmos. Mas há pessoas que guardam uma inspiração diferente, que sabem que são natureza.

  • @liseschneider5066
    @liseschneider5066 3 роки тому +439

    Amo Krenak e gosto muito desse quadro Papo de Segunda. Mas infelizmente achei que Krenak não foi totalmente compreendido ali, o que é uma pena... Krenak dá tapa na cara da nossa hipocrisia e propõe uma outra forma de relação com o mundo em que repensemos a postura centrada no ego que nos trouxe até a catástrofe atual. Quando ele diz que a vida não é útil está dizendo que a vida não existe para ser encaixada em moldes de produtividade, de pessoas estruturadas como se fossem empresas. Está defendendo que perdemos o sentido da vida quando abandonamos o momento presente e nos apegamos a conceitos e mais conceitos, tecnologias e mais tecnologias, e deixamos de simplesmente estar no "aqui e agora". Chico foi arrogante em sua abordagem de filósofo (e eu sempre costumo gostar dele!) e me fez lembrar do filme "O Abraço da Serpente", em que o contraste entre homem branco e índio mostra um branco perdido e sobrecarregado em meio a livros e mais livros cheios de conceitos, e um índio pleno na sua experiência do presente, em fluída relação com o tempo/espaço. O conhecimento acumulado pelo homem branco é faca de dois gumes, liberta de um lado e escraviza do outro, porque mantém as pessoas presas na mente e distantes da experiência do corpo, do sentir, da experiência da Vida em si mesma. Num mundo atolado de doenças de todos os tipos, se não aprendermos de novo a estar presentes no corpo, numa relação mais íntima com os sentidos e com a contemplação, não haverá tantos bilhões de seres humanos daqui pra frente. Infelizmente os meninos do Papo de Segunda confirmaram o que disse Krenak, ninguém quer realmente mudar sua maneira de estar no mundo, a maioria só quer falar sobre a vida e isso é suficiente. João e Fábio foram mais simpáticos, salvaram um pouco desse encontro que poderia ter sido bem melhor.

    • @Naetelima
      @Naetelima 3 роки тому +22

      Perfeita sua colocação.

    • @monicaoliveira8049
      @monicaoliveira8049 3 роки тому +33

      Achei que fosse coisa da minha cabeça, achei o Bosco um tanto desrespeitoso

    • @Naetelima
      @Naetelima 3 роки тому +11

      @@monicaoliveira8049 também achei.

    • @RezaAlves
      @RezaAlves 3 роки тому +45

      Achei o João pior, visivelmente desinteressado, desrespeitoso, quase bocejando, puxando um discurso antigo.. do indígena preguiçoso. Deu preguiça da branquitude.

    • @DéboraMRS
      @DéboraMRS 3 роки тому +8

      Sua análise foi perfeita ! Adorei!

  • @marciagaldino7806
    @marciagaldino7806 3 роки тому +79

    Krenak e Emicida, que encontro! Emicida foi no ponto. Muitos devaneios e distorções dos pensamentos propostos pelo Krenak, pelos demais. O Krenak se refere a uma crítica do macro, e não reducionista como essas colocações do Chico, que levou para o pessoal, e que está totalmente atrelado ao capitalismo. Faltou afetação por parte dos debatedores do programa a proposta dos pensamentos do Krenak.

  • @SAUERism
    @SAUERism 3 роки тому +28

    Como sempre Emicida salvando a conversa..

    • @deboraemariaceciliacosta9367
      @deboraemariaceciliacosta9367 3 роки тому +2

      Desta vez, nem Emícida. Els não leram o livro ou não entenderam. Não conseguiram usufruir da presença do krenak. Krenak está além.

  • @marisolsoto4550
    @marisolsoto4550 3 роки тому +3

    No final da fala Krenak deu uma voadora na delicadeza!!! Todo mundo ficou caladinho

  • @amorpolo
    @amorpolo 2 місяці тому

    Ailton Krenak......❤...... só verdades, baseadas em muita Sabedoria, sua essência, seu âmago. Precisamos aprender com ele, que é autêntico, verdadeiro. ❤

  • @307jsc
    @307jsc 3 роки тому +18

    Krenak sempre pertinente, consistente e coerente!Um dos poucos lúcidos da atualidade!

  • @fabiolasoufer
    @fabiolasoufer 3 роки тому +16

    Ô Emicida, como assim na emergência você não é chamado? Em tantas crises de ansiedade o meu socorro foi sua música. Quando estou desesperada, elas me consolam muito, principalmente "Levanta e Anda".

  • @diandrarocha9088
    @diandrarocha9088 3 роки тому +179

    Foi impressão minha ou o pessoal esqueceu de ler o livro?

    • @cesarvasconcelos5148
      @cesarvasconcelos5148 3 роки тому +19

      Parece mesmo que não leram.

    • @MariaHelena-wh5wo
      @MariaHelena-wh5wo 3 роки тому +23

      Não leram...superficiais e arrogantes

    • @nataliamendonca1815
      @nataliamendonca1815 3 роки тому +12

      🙄 sim, frustrante

    • @emagrecequirida5530
      @emagrecequirida5530 3 роки тому +9

      Nossa, tá terrível. Daria pra ter sido melhor mesmo que não lesse.

    • @emelysilva5990
      @emelysilva5990 3 роки тому +10

      Não leram, pois se tivessem lido teriam captado de fato a mensagem do livro. Enfim eles quem perderam...

  • @Narri826
    @Narri826 3 роки тому +22

    Krenak e Emicida ❤️

  • @todomundobebe
    @todomundobebe 3 роки тому +20

    Krenak e Emicida ❤️ sem mais.

  • @emagrecequirida5530
    @emagrecequirida5530 3 роки тому +12

    Que presente conhecer o Krenak! Infelizmente alguns apresentadores demonstraram ignorância, arrogância e desrespeito.

  • @telmacampello2663
    @telmacampello2663 3 роки тому +7

    Eu amo Krenak e ele me move. Tava doida pra ver ele no Papo. Sou diretora de escola e ele é o que move o nosso projeto. Em toda a loucura que estamos vivendo, estamos com os paraquedas coloridos do Krenak. Para crianças, professoras, mães... queremos vida e valorização dela na nossa escola. Muito obrigada por tudo!

  • @renatacabral1012
    @renatacabral1012 3 роки тому +268

    A pergunta retórica do programa leva a uma leitura equivocada do livro. Uma pena! Além do mais, essa ideia que o João coloca de voltar pra 1500 é vazia. Krenak não fala sobre retorno nesse livro, faz uma leitura crítica do presente e nos coloca pra refletir sobre as ações, os privilégios, o consumo, o necrocapistalismo...E o ego do Francisco (!!!!), bem, aí já tenho preguiça até de comentar.

  • @hiagofeitosa
    @hiagofeitosa 3 роки тому +40

    Perderam a oportunidade de ouvir e aprender com Krenak.

    • @MEaninac
      @MEaninac 2 роки тому +1

      Exato ! Tem hora de falar e tem hora pra ouvir! Eles têm a change de ter um convidado como o Krenak e não se dão nem ao trabalho de ler o livro 📕!! E querem opinar

    • @samequeliberato
      @samequeliberato 2 місяці тому

      Acredito que isso tudo foi arquitetado muito antes de gravar.

  • @janetejane5949
    @janetejane5949 3 роки тому +23

    Só verdade!
    O que adianta tanto" avanço "em tudo se as pessoas sequer suportam a própria companhia, não conseguem se harmonizar no próprio lar, lá fora,piorou.Mas uma boa profissão, status, dinheiro,isso sim,importantíssimo,tem que ter.E a grande maioria que não tem,acha que esse é o motivo da própria infelicidade.
    E o pior é que na partida dessa, isso tudo fica,a volta será de mãos mais vazias.
    Será que estamos mesmo no caminho certo?

  • @Gatgayaga1
    @Gatgayaga1 3 роки тому +19

    Falar de amor, de poesia não necessariamente significa que se sabe amar ou fazer poesia

  • @johnoliveira3075
    @johnoliveira3075 3 роки тому +13

    Krenak gênio 🧡

  • @vasniferreira7142
    @vasniferreira7142 3 роки тому +202

    O racionalismo do Chico se estremece frente a Vida , salve Krenac e Emicida .

    • @Lidivc
      @Lidivc 3 роки тому +23

      E Jovi super impaciente, gostei não. Bastava ter assistido o roda viva pra entender a grandeza que o Krenak tinha e que o programa não sabe ou soube aproveitar. Ficou vazio demais

    • @melvilanova345
      @melvilanova345 3 роки тому +6

      Exatamente. Ele ficou perdidinho.

    • @melvilanova345
      @melvilanova345 3 роки тому +4

      @@Lidivc tbm achei.

    • @samararibeiro4990
      @samararibeiro4990 3 роки тому +4

      Verdade! Também achei muito! Sou da Filosofia e posso dizer que esse é o modus operandi de todo e qualquer academicista. Na faculdade de filosofia é desse jeito, a galera tem um medo danado de largar seu colete salva-vidas.

    • @samequeliberato
      @samequeliberato 2 місяці тому

      A fala do Emicida tmbm foi extremamente sobre o individualísmo. Tive vergonha ao ouvílo. "Tudo que nós tem é nós! não fez menor sentido.

  • @jaquelinedias338
    @jaquelinedias338 3 роки тому +6

    Krenak sendo ele mesmo!!! Amo! "tem mentiras que a gente embala e transfere de geração em geração com essa conversa de que a vida pode ser útil"... Fui sacudida agora

  • @pixel5conectandodispositiv543
    @pixel5conectandodispositiv543 3 роки тому +8

    Chico, não leve para o pessoal e entenda que você só consegue “contemplar” pela posição privilegiada que ocupa. Desarme-se, assuma seus privilegios e exercite a humildade que está faltando aí.

    • @melyan7572
      @melyan7572 3 роки тому +1

      Amor, filosofia, arte e tenisinho branquinho (não necessário) que alguém lava.

    • @melyan7572
      @melyan7572 3 роки тому

      Comentarios de burgueses "só posso tomar banho de água fria se eu tiver um fazendão".

    • @MEaninac
      @MEaninac 2 роки тому

      👋🏾👋🏾👋🏾👋🏾👋🏾👋🏾🍖🍖

    • @MEaninac
      @MEaninac 2 роки тому

      @@melyan7572 👋🏾👋🏾👋🏾👋🏾👋🏾

  • @monicabonatesfeijo913
    @monicabonatesfeijo913 3 роки тому +7

    Reflexões....meus meninos...o papo me fez lembrar de um livro chamado O Ócio Criativo do Domenico DeMasi

  • @nandadevi7826
    @nandadevi7826 3 роки тому +16

    Eu entendi. O krenak em outras palavras disse que não viemos para fazer ou ter. Viver é simplesmente ser.

  • @Alice19515
    @Alice19515 3 роки тому +92

    Incrível como Krenak e Emicida, que são pessoas não-brancas, se entendem melhor. O papo poderia ser apenas eles dois, seria interessante.

    • @AnaFlavia-vh1gl
      @AnaFlavia-vh1gl 2 роки тому +7

      Se fosse somente eles dois não haveria a troca de saberes e o acréscimo àqueles que ainda não tem a mesma visão que o Krenak e Emicida. Não há sentindo na discussão daqueles que pensam parecido.

    • @air_norteno3479
      @air_norteno3479 2 роки тому

      @@AnaFlavia-vh1gl "pessoas não-brancas"... Tem como levar um@ racist@ dess@s a sério?
      O krenak está colocando a questão da identificação com esses arquétipos de homem produtivo e de que o trabalho dignifica o homem estão escondendo por trás uma vida fútil e sem sentido com o engodo de que isso é viver. É muito comum ver pessoas fazendo propagandas de si falando sobre si enquanto na maioria das vezes ninguém perguntou.

  • @marialuizarebelo103
    @marialuizarebelo103 3 роки тому +2

    A luz em meio as trevas vem forte. VIVA AILTON, viva os povos da terra.

  • @batista332
    @batista332 6 місяців тому

    Ailton Krenak, um grande pensador, merece todo o respeito, nos coloca num ponto de reflexão muito forte sobre a vida eurocentrica que vivemos

  • @FernandaFerreira-ds5ri
    @FernandaFerreira-ds5ri Місяць тому

    Obrigada! Fiquem com Deus

  • @brayanyeah
    @brayanyeah 3 роки тому +176

    A irritação do Krenak é visível e mais do que justificada. O cara é chamado toda semana pra falar em algum lugar sobre o que podemos aprender com os povos originários, mas a pergunta é vazia, ninguém vai realmente adotar como modo de vida, de que adianta perguntar?

    • @Naetelima
      @Naetelima 3 роки тому +43

      Verdade. Krenak percebeu que a proposta dele não foi bem compreendida na discussão. Mas mandou o recado… Ele tá certo, esse pretenso modelo civilizatório capitalista é um grande fiasco, e se não mudarmos nossa rota, pode ser que a gente alcance um ponto de não retorno.

    • @iaramarin9579
      @iaramarin9579 3 роки тому

      Nao concordo, conheco pessoas wue escolheram viver com a familia em una especie di " eremo" sem apetrechos , so com aquilonque a natureza oferece. Isso acontece muito na Italia

    • @marcelolima9152
      @marcelolima9152 3 роки тому +1

      Mas tenho certeza que os “brancos”ao lerem os comentários, terão a oportunidade de refletir o vazio de suas participações.

  • @aestradaatemim
    @aestradaatemim 3 роки тому +11

    Krenak e Emicida salvaram o programa.

    • @liseschneider5066
      @liseschneider5066 3 роки тому +3

      Nem Emicida dessa vez. Esperava mais dele num encontro com o mestre Krenak.

  • @ofeliaht
    @ofeliaht 2 роки тому

    Perfeito Krenak, perfeito Emicida ❤❤🫂🌍🍀 salvando essa amostra de episódio pra vida

  • @mariadefatimamonsores9374
    @mariadefatimamonsores9374 3 роки тому +1

    Bom abasteça sempre rápido. Olhando!!

  • @bruna.souza.012
    @bruna.souza.012 3 роки тому +37

    Krenak só foi com a fala do Emicida. Emicida falava e ele sorria. Parece eu assistindo.

  • @gabrielabardy5649
    @gabrielabardy5649 3 роки тому +28

    Também achei muito rasa essa conversa,parece que ninguém leu o livro, ou se leu, não entendeu.

  • @agarbdinha23
    @agarbdinha23 3 роки тому +1

    Aílton Krenak tem uma sabedoria impressionante!

  • @refugioparaamente
    @refugioparaamente 3 роки тому +89

    Da floresta não sai só saúde, no sentido físico e farmacológico, sai em sentido mental, também.
    O Mundo está sendo arruinado por esse utilitarismo inútil, onde só tem valor agregado ao que se tem, e não a quem se é.
    Já dizia minha mãe, "você só vale o que tem".

    • @ElisonRocha0
      @ElisonRocha0 3 роки тому +8

      "Utilitarismo inútil", sem um pingo de ironia na minha fala, digo que é um paradoxo profundo

    • @marciagriao1980
      @marciagriao1980 3 роки тому +1

      Perfeito.

  • @krisbarbies
    @krisbarbies 3 роки тому +3

    Krenak, como sempre, com colocações perfeitas. A maioria das pessoas não sabe realmente quem é na essência, qual sua potencialidade, não vive no "agora". E digo mais, nem sequer conseguem entender o q está sendo falado.

  • @sylviamlobo
    @sylviamlobo 3 роки тому +6

    Krenak + Emicida? Obrigada, GNT!!!!

  • @mariadefatimamonsores9374
    @mariadefatimamonsores9374 3 роки тому +1

    Programa ótimo!

  • @arthurferraz6448
    @arthurferraz6448 3 роки тому +1

    Krenac sempre muito lúcido!

  • @mariadefatimamonsores9374
    @mariadefatimamonsores9374 3 роки тому +1

    Incrível vê tudo isso !!

  • @CasadaKell
    @CasadaKell 3 роки тому +1

    Verdades difíceis de ouvir do grande Krenak, porém necessárias!

  • @MariaJ.SanchezGlavis
    @MariaJ.SanchezGlavis 10 місяців тому

    Grande Krenak!

  • @joferreira9153
    @joferreira9153 3 роки тому +1

    Krenak sempre lúcido em suas colocações!

  • @Bruunna01
    @Bruunna01 3 роки тому +1

    Krenak, fala com verdades tão duras que é difícil para nós, que fazemos parte desse sistema de produção inútil, ouvirmos. Mas amei o pensamento.

  • @zoraiaasantos
    @zoraiaasantos 3 роки тому

    Obrigada Krenak.

  • @renatadc9291
    @renatadc9291 3 роки тому +1

    "A arte é uma carta para o futuro"
    Emicida
    PERFEITO 👏👏👏

  • @elainemonteiro4084
    @elainemonteiro4084 3 роки тому +1

    Viva os povos originários!!! Ailton krenak, meu ídolo.

  • @melvilanova345
    @melvilanova345 3 роки тому +71

    Eu voltei porque queria enfatizar que o Ailton Krenak é uma joia rara, se não a fala mais importante que foi convidada até hoje no programa, uma das principais... e tanto ele como sua produção bibliográfica foram reduzidos, ironicamente ao meu ver, enquadrados numa argumentação utilitarista. Krenak tem vasta produção escrita e oral, e é um dos nossos grandes ativistas pelos direitos indígenas. Lamento demais que não tenham pesquisado o suficiente pra honrar a presença dele ali. Pressinto que passaram vergonha, o que também lamento. Como alguém comentou aqui, infelizmente a condução da conversa mostrou que Francisco, Fábio e João não entenderam nada do livro e muito menos da importância e grandeza do Krenak. Pobres homens brancos. Ver que somente o Emicida conseguiu argumentar minimamente na linha do raciocínio do Krenak reforça, pra mim, como a experiência de vida de negros e povos indígenas (enquanto grupos sociais) aqui no país guarda mais proximidades do que imaginamos. Enquanto isso, a branquitude (enquanto grupo social) não consegue enxergar pra fora de seus privilégios, e simplesmente não sabe refletir a partir de um referencial que não seja o seu. Quando a branquitude é convidada a isso, ocorre o desconforto ao qual assistimos (recheado de arrogância, brincadeira ou escapismo).

    • @Afr0frau
      @Afr0frau 3 роки тому +4

      Minha amiga obrigada por este comentário

    • @Afr0frau
      @Afr0frau 3 роки тому +13

      Porém eu concordo com grande parte da sua fala mas acredito que nem o Emicida salva este diálogo,eu tive que assistir o vídeo duas vezes para poder compreender ou tentar entender a linha de raciocínio que eu os rapazes estavam usando. Que notoriamente estava totalmente diferente da ideia que o convidado apresentava infelizmente, até o Emicida que geralmente é quem salva os diálogos e os debates me pareceu não entender a real mensagem que Krenak Estava passando. Eu percebi que ele tentou espremer alguma das falas mas acredito que até ele se perdeu um pouco no conceito que o convidado trazia,mas ainda assim como eu vi aqui em muitos comentários não acho que o vídeo foi totalmente inútil porque a gente consegue perceber o comportamento e o pensamento do homem branco perante A pluralidade e elevação Crítica de outros povos que não seja os brancos.

    • @melvilanova345
      @melvilanova345 3 роки тому +8

      @@Afr0frau oi! Sim, o Emicida não chegou tão no ponto mesmo não. Mas achei que foi o que chegou mais perto, ou menos longe rs e aí fiquei pensando no pouco que sei da vida dele, e aí me vieram essas reflexões.
      Concordo contigo que o programa foi útil no sentido de mostrar as fragilidades da branquitude em lidar com temas alheios a sua realidade. Um abração!

    • @melvilanova345
      @melvilanova345 3 роки тому

      @@Afr0frau 🤜🏼🤛🏼✊🏼

    • @liseschneider5066
      @liseschneider5066 3 роки тому +6

      Olá! Eu concordo com tudo o que vc disse sobre a grandeza de Krenak, e até sobre a branquitude. Mas me sinto na necessidade de dizer que entre os brancos há salvação, viu? 😉 Acredito que todos aqueles que passam por experiências de exclusão tornam-se melhores observadores da realidade do que aqueles que estão "incluídos" dentro de um sistema desigual. Eu sou branca mas já passei por outros tipos de exclusão, que no fundo tratam-se todas da exclusão daqueles que trazem em si uma vida mais pulsante, menos enquadrada em ideias distorcidas da realidade, e é uma exclusão praticada pelos que se "adaptaram" melhor a esse sistema, pelos que se tornaram intolerantes ao que foge à "norma vigente". Pessoas mais sensíveis, artísticas, humanas, pessoas mais corporificadas, menos domesticadas, sempre vão sofrer exclusão num sistema que quer tornar tudo esterilizado e controlado, dentro de regras sociais que privilegiem certos interesses (machistas e racistas, sim).
      Penso que a origem do machismo se dá no medo dos homens do feminino, e a origem do racismo se dá no sentimento de ameaça diante de um outro diferente em que reconheço qualidades que não tenho. Eu vejo tanta força nos povos negros e indígenas, assim como vejo em tantas mulheres, que não posso deixar de pensar que toda essa distorção mórbida da realidade que gera o racismo é fruto de uma insegurança gigantesca. Os brancos querem se dizer superiores mas é evidente que não são. É tudo por ego, por medo de serem suplantados, e principalmente porque os brancos se desconectaram profundamente da natureza, perdidos na própria racionalidade que condena a natureza dizendo que "a carne é fraca" - uma grande mentira, talvez a origem de todo esse castelo de areia que vieram construindo. Os povos que mantêm a conexão com o corpo e com a Terra são visivelmente mais fortes e por isso mais ameaçadores - diga-se o mesmo das mulheres, tão ricas e profundas na sua sabedoria feminina, infelizmente corrompida e massacrada num sistema patriarcal que condenou sua sexualidade, seu ciclo menstrual, sua ligação com os ciclos da terra. É tudo por uma masculinidade tóxica que cria uma competição em que é preciso humilhar o adversário (ou adversária) ao invés de aprender com ele/a. Os brancos que praticam isso são infelizes, fracos e covardes. São doentes, e sua doença se origina exatamente no excesso mental desconectado do sentir. Mas nem todos são assim, graças à Deus/a. ❤️

  • @ackermannalice7903
    @ackermannalice7903 3 роки тому

    Maravililhoso meninos 10000!

  • @romelaniabiancato4299
    @romelaniabiancato4299 3 роки тому +1

    Gostei !! Criamos problemas, nessecidades para depois darmos a solução.. ter o que fazer !

  • @sao_renao
    @sao_renao 3 роки тому +4

    O Emicida sabe do que o Krenak tá falando(12:22 em diante), mas o existencialismo dele o força a não se permitir olhar, mesmo que como espectador ao lamento inútil do Krenak. Demanda muita coragem olhar a vida de onde o Krenak olha, e ainda muita força pra encontrar a sua própria força nua.
    De tudo, esse papo me lembrou muito o incômodo do Porchat frente o Abujamra no "o que é a vida?".

  • @ricardodiniz1473
    @ricardodiniz1473 3 роки тому

    Depois de ouvir a troca de ideias com o Ailton Krenak, que tocou em temas que muitas vezes me vejo pensando, fiquei bastante sem perspectivas em relação a nossa existência e comecei a refletir sobre essa ausência de solução.
    Em primeiro lugar senti esse peso de responsabilidade na forma como a humanidade vive, e a desconexão que tem com o meio natural.
    Fiquei pensando sobre isso e como chegamos até aqui. Quando penso sobre algum assunto, tento sempre entender a jornada que ocasionou determinado fato. Acredito que nada surge sem uma necessidade ou desejo real, e ao analisar isso, percebi que o que nos fez chegar até aqui é algo comum a todos os seres.
    É algo que está em nós, e não somente em nós, está em todos os seres. O desejo de sobreviver, de se reproduzir e manter a espécie. É algo que está no nosso instinto. Evoluir está no nosso subconsciente.
    Sabemos que qualquer desequilíbrio por mínimo que seja, faz com que esse desejo por sobreviver ocasione situações que deixam de ser normais (quando em sintonia com o movimento natural) e passem a ser motivo de prejuízo a coletividade.
    Espécies animais em superpopulação dizimam outras para poderem se alimentar. Espécies invasoras tem hábitos não compatíveis com o habitat e causam grandes desequilíbrios e prejuízos. Animais cujos territórios se encontram sufocados são atores de grandes conflitos.
    Por exemplo, o leão na savana faz o que for preciso para salvar à si e aos seus, “invadem” currais de gado, matam animais domésticos, enfim, o que vier a lhe prover sustento e ao seu bando. A superpopulação de jacarés faz com que suas presas tenham significativa redução de população, etc.
    O que aconteceu conosco então? Por que estamos sendo responsáveis pela destruição do mundo? Porque somos a espécie que encontrou mais formas de sobreviver a qualquer custo. Deixamos de nos colocar a mercê da natureza e descobrimos uma forma de criar alimento, cultivar os vegetais que nos suprissem as necessidades e vontades. Pudemos parar de vagar pelo mundo em busca de caça e clima favorável, pudemos nos estabelecer em locais e criar vínculos com o território. Achamos formas de superar as doenças, formas de viver mais tempo e com boa saúde.
    Essas descobertas são legitimas e fruto de nossa inteligência e inventividade, e na escala em que se iniciaram, jamais poderiam ser vistas na ocasião, com o início do fim.
    Invenções para que a água para o consumo fosse sempre limpa, descobertas atrás de descobertas para que o ser humano se tornasse cada vez mais forte e com a vida cada vez maior.
    A maturidade do ser humano veio e vem se construindo ao longo dos anos. A consciência vem sendo alimentada. Soluções para sobreviver vêm a cada dia sendo aprimoradas, a certeza de que o ser humano depende do contexto vem gerando a necessidade de que o mundo seja salvo.
    As ações da humanidade, fizeram com que sua população explodisse, que ela estivesse em escala amplamente desproporcional com as demais espécies, e como mencionado anteriormente qualquer mínimo desequilíbrio gera inúmeros problemas para a coletividade, quem dirá um gigantesco como o que nós temos a nossa frente.
    Como resolver isso? Com menos ambição? Com menos desejo de ser “melhor”?
    Para mim o fato é que a solução não está em queremos todos viver como povos da mata caçadores e coletores porque, na escala da população, a terra jamais permitiria isso. Se cada um de nós tivéssemos os mesmos hábitos dos povos indígenas isolados da Amazonia, por exemplo, aí sim o Mundo sucumbiria, pois extrapolando, todos faríamos nossas necessidades de forma desordenada, sem qualquer tratamento, caçaríamos todos os animais, e consumiríamos todos os recursos do planeta.
    Se cada um de nós plantássemos nossos alimentos, acredito que não teríamos área disponível para tal. A forma como a agricultura se organiza não é sem motivo, visa otimizar a produção de alimentos para esse enorme conjunto populacional com ciência e eficiência. Não coloco aqui, questões referentes a como é feito e a qualidade dos mesmos, porque seria um assunto infinito, e o objetivo é macro.
    Conflitos por terras seriam também frequentes porque necessitaríamos dela para nossa subsistência.
    Enfim, o ponto em que quero chegar é que bem ou mal as soluções que a humanidade encontrou ao longo de sua existência para chegarmos aqui foram essas. Erramos muito? Sim. Criamos soluções para problemas que virariam armas de destruição em escala? Sim. Mas o ponto de partida das ações na maior parte das vezes acredito terem sido em busca de sobrevivência e de prosperidade. Nem tudo são acertos, o necessário é a reflexão e o constante aprimoramento, a criação da consciência. O princípio de respeito a todas as espécies, o questionamento de sobrevivência a “qualquer custo”, etc. O ser humano é inteligente, mas precisa ter melhores valores para aplicá-la.
    Precisamos ter consciência e maturidade para entendermos hoje, que tudo que fazemos tem consequências, as vezes imprevisíveis, mas que devem ser, com o uso da nossa inteligência, ao máximo antevistas para que tenhamos um futuro, de felicidade, equilíbrio, harmonia e bondade.

  • @AnaVieira-hn2ql
    @AnaVieira-hn2ql 2 місяці тому

    No fim das contas, buscamos a felicidade, ao nosso modo

  • @carmemcilene2742
    @carmemcilene2742 3 місяці тому

    Deu um nó em nossas cabeças!

  • @mariadefatimamonsores9374
    @mariadefatimamonsores9374 3 роки тому +1

    Guê humanidade!!

  • @nadiacamuca
    @nadiacamuca 3 роки тому +156

    Esse chico já fala todo armado, já prova que n aprendeu nada, o Krenak faz uma crítica global e o cara pega como uma ofensa pessoal.

  • @AnaSLeite
    @AnaSLeite 3 роки тому +3

    Admiro muito o pensamento dele!

  • @beatrizayres5248
    @beatrizayres5248 3 роки тому +1

    Krenak é gigante demais pra esse time Fábio porchat, Chico e J. Vicente...

  • @bruna.souza.012
    @bruna.souza.012 3 роки тому +15

    8:10 - O Emicida rindo da fala do João. Se segurou legal kkkk

  • @efeveesse
    @efeveesse 3 роки тому

    Gostei demais desse papo...

  • @danivasconcelos812
    @danivasconcelos812 11 місяців тому

    Amei ... me ajudou muito

  • @rodrigorios9094
    @rodrigorios9094 3 роки тому +9

    Imagina Mujica e Krenak trocando ideias!?

  • @FernandaFerreira-ds5ri
    @FernandaFerreira-ds5ri Місяць тому

    Boa noite!

  • @isabelab.7652
    @isabelab.7652 3 роки тому

    Krenak 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

  •  3 роки тому

    emicida vc é útil demais! uma potencia de arrupiar o ser e isso é de uma riqueza necessária. salve mestre ailton!

  • @gilpalhares
    @gilpalhares 3 роки тому +10

    O principal sentido que essa expressão "a vida não é útil" tem tido na minha vida, diz do que eu faço com o meu tempo. Pensar: o que é necessário de trabalho? O que eu necessito e quero de "curtição", o que eu necessito e quero de silêncio? O que eu necessito e quero de vegetação, de água, de alimento, de exercício.... É uma escolha, não consigo fazer sempre, muita gente não pode de fato, mas talvez possa-se algum tanto e tenho tentado.

    • @esterparreiras7901
      @esterparreiras7901 3 роки тому +1

      É provável q sua saúde (física/psíquica/emocional) tenha melhorado muito 💛

  • @silmara5638
    @silmara5638 3 роки тому +1

    Amo o programa, posso não concordar com as opiniões dos meninos sempre, ( e que bom)mas sempre vale a pena ouvi-los no programa junto com seus convidados se alto nível. ❤

  • @professorpaulokariri
    @professorpaulokariri 3 роки тому +3

    Os caras não conseguiram acompanhar a grandiosidade das reflexões do Krenak! Aulas! Aulas! Que de maneira geral, as pessoas n tem conseguido parar pra entender, haja vista a luta pela sobrevivência nesse capitalismo

  • @fernandonunes8502
    @fernandonunes8502 3 роки тому +247

    Acredito que foi o pior papo de segunda que já vi. Uma figura tão sabia como o Krenak mal aproveitada e mal compreendida. O João querendo ser engraçadão como sempre e o Francisco querendo provar que sabe mais que todo mundo, tendo uma pessoa como Krenak pra debater e provocar... Achei que rolou uma saia justa, a edição foi muito mal feita que não conseguimos entender nada. Roteiro e direção Nota zero. E olha que sou fã do programa.

    • @MariaHelena-wh5wo
      @MariaHelena-wh5wo 3 роки тому +26

      Bem colocado. Estes moços perderam a mão, como dizia minha mãe.
      Krenak é mais que todos juntos...crescem meninos !

    • @melvilanova345
      @melvilanova345 3 роки тому +5

      Subscrevo.

    • @emagrecequirida5530
      @emagrecequirida5530 3 роки тому +14

      Pensei o mesmo que vc. Até Emicida, que adoro, me surpreendeu negativamente.

    • @Shivaroz9
      @Shivaroz9 3 роки тому +3

      Concordo totalmente

    • @Shivaroz9
      @Shivaroz9 3 роки тому +8

      Achei que o Krenak veio de um lugar mais profundo que eles, geralmente o Chico faz esse papel mas dessa vez não

  • @mayalua1
    @mayalua1 3 роки тому +1

    Krenec é incrível, uma pena não compreenderem ou querem aprender, Emicida quem parece ter entendido ali melhor.
    Chico achei muito orgulhoso de si, justamente não entendeu que isso é maior do que ele e sua filosofia e titúlos.

  • @izidiocarvalho8908
    @izidiocarvalho8908 Місяць тому

    cara, que papo daora!!!!

  • @thalesrodriguessss
    @thalesrodriguessss 3 роки тому

    Salve Krenak!

  • @prir.8175
    @prir.8175 3 роки тому +40

    Gosto muito desse quadro, mas parece que não houve preparo para falar do assunto. Foi no achismo e assim ficou. Pow mó legal o convidado. Parece que quanto mais eles falavam mas andavam em contramão. O cara acabou de falar que não fala que a vida é inútil no livro, daí vem uma pergunta idiota dessa... Amo o Fábio, mas tava ruim as perguntas de acordo com o livro e tal. Se fosse realmente inutilidade, aí ok! Parece que leram só o nome do livro e daí se tirou tudo. Nan. No fim dá até dor de cabeça ouvir os discursos.

    • @rogeriobernardo8846
      @rogeriobernardo8846 3 роки тому +3

      Sim. Cheguei a pensar se, de fato, o livro foi lido ou alguma entrevista anterior foi assistida. Perderam o foco. Foram contraditórios nas perguntas e nos come tários... não era sobre "inutilidades"... uma pena...

    • @Ellanore____
      @Ellanore____ 3 роки тому +2

      exatamente!

  • @bio.gabriellyhilario
    @bio.gabriellyhilario 3 роки тому +10

    Essa entrevista tinha tudo pra ser incrível, mas a sensação que ficou é de terem mal compreendido o Krenak e o deixado sem a possibilidade de contribuições importantíssimas como ele sempre se propõe. Uma pena! (Ah, o Chico precisar ler, ouvir mais o Krenak pra aprender algo além dele mesmo)

    • @luciasoares8717
      @luciasoares8717 3 місяці тому

      Não vai resolver nada mesmo ele lendo. Precisa acordar pra vida no todo, em relação a maioria dos que a compõem e não focar só no próprio mundinho.

  • @evyblack05
    @evyblack05 3 роки тому +3

    Maravilhoso saber que não estou mais entre as pessoas que só se preocupa, com comer pagar contas e reproduzir. Ojalá...🙏🏾🙏🏾🙏🏾

  • @mariabernadetestefaninilim8337
    @mariabernadetestefaninilim8337 5 місяців тому

    Fiquei melhor agora porque refleti que minha escolha pelo magistério realmente foi válida.

  • @cristyannsavio2012
    @cristyannsavio2012 3 роки тому +12

    A sociedade já é esse avião caindo. E sim, a arte é um socorro possível.
    "A arte existe porque a vida não basta."

    • @Shivaroz9
      @Shivaroz9 3 роки тому +3

      Mas não só a arte. Vamos sentir muita dor ainda, se essa Terra tiver piedade, até aprendermos e levarmos esse assunto a sério.

  • @alaissantos1880
    @alaissantos1880 3 роки тому +2

    Krenak eu conpreendi você

  • @lucianabarbozsa425
    @lucianabarbozsa425 3 роки тому +1

    Bahhh gostei

  • @rogeriasouza5976
    @rogeriasouza5976 3 роки тому

    Excelente reflexão!

  • @angelicafernandes3173
    @angelicafernandes3173 3 роки тому

    Já ouvi dizer q "a terra morre se não houver ser humano", então, acho q precisamos ouvir mais os saberes de diferentes povos, perceber q nada sabemos sozinhos, somos a soma, não a divisão de conhecimento.

  • @perolaoliveiraassistenteso1678
    @perolaoliveiraassistenteso1678 3 роки тому +1

    Toma Francisco aprendeu 😉😘

  • @allisonoliveira6758
    @allisonoliveira6758 3 роки тому

    *_Concordo com tudo que foi dito em número, gênero e grau. Concordando mais ainda com o Krenak._*

  • @vanessaferraz3394
    @vanessaferraz3394 3 роки тому +7

    É...reverter no ponto que chegamos tá bem difícil. Sabedoria ,não é visão pessimista, não 😔

  • @casadozeporaparecidaantoni176
    @casadozeporaparecidaantoni176 3 роки тому

    Salve Krenak

  • @cristinasantos6268
    @cristinasantos6268 Місяць тому

    Krenak, como eu te Amo. Show nesses homens brancos destruidores e dominadores.😊😊😊😊😊😊❤❤❤❤

  • @mariadefatimamonsores9374
    @mariadefatimamonsores9374 3 роки тому +1

    Tô olhandoo

  • @anarodriguesoliveira9930
    @anarodriguesoliveira9930 3 роки тому

    Krenak, se nós, homens brancos não tivéssemos a arte, a filosofia, não conseguiríamos nem te compreender...
    Você está corretíssimo!
    Vivemos pra evoluir!!!!

  • @maricosta8699
    @maricosta8699 3 роки тому

    Vocês arrasaram hoje nos looks, todos lindos rsrs. Estou aprendendo muito com cada um de vocês é tenho gostado bastante dos assuntos discutidos.

  • @amarinasoueu
    @amarinasoueu 3 роки тому +2

    O ser humano quer ser extraterrestre!
    Krenak é um sábio

  • @resquicios_dos_palmares4468
    @resquicios_dos_palmares4468 3 роки тому +5

    Minha contribuição pra humanidade é n entrar pro crime

  • @mariahelenamendespinheiro1187
    @mariahelenamendespinheiro1187 3 роки тому +2

    Escutando agora vocês me vem: estamos fudidos, viemos de fato de uma foda que é foda de fato e olhar para essa foda que aconteceu dói e faz doer, faz sentir. E aí entra a questão do tabu sobre investigar o sexo e a energia da sexualidade. Todos saímos de um "buraco negro, escuro, desconhecido". Viemos para a Luz/planeta terra e estamos cegos com um querer enxergar...Enfim, me veio isso. Obrigada por esse vídeo!