O TRABALHO DE UMA DIARISTA NA SUÉCIA. É EXPLORADO? CUSTO/BENEFÍCIO DENTRE OUTRAS COISAS.

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 4 лют 2025

КОМЕНТАРІ • 49

  • @priscilamachado1637
    @priscilamachado1637 4 роки тому +5

    Eu super concordo com a questão da saúde.
    Em Portugal o sistema público não totalmente público. Existe uma taxa a ser paga até mesmo para uma emergência, diferente do Brasil que é totalmente gratuito. E sem contar que no meu ponto de vista, os médicos brasileiros são muito mais capacitados e conseguem dar mais suporte ao paciente, mesmo com todo sistema precário que temos por lá. Amei a entrevista!

    • @FlaviaLundberg
      @FlaviaLundberg  4 роки тому

      Priscila Machado nenhum lugar é perfeito, nem a Suécia. Mas eu também prefiro os sistemas de saúde de Brasil e Portugal. Os serviços públicos portugueses são ótimos.😘

  •  4 роки тому +5

    No Brasil "os médicos são heróis e fazem muito com nada. Aqui eles fazem nada com muito". Disse tudo!!!! Concordo 100%

    • @FlaviaLundberg
      @FlaviaLundberg  4 роки тому

      É exatamente isto! No filme/documentário, ainda vou fazer um vídeo sobre, chamado “The Swedish theory of love” tem um médico que trabalha na África e ele fala a mesma coisa. Suecos deveriam fazer residência médica em países caóticos para aprenderem um pouco mais sobre atendimento a seres humanos.

  •  4 роки тому +3

    Gente, que ser humano incrível a Kate

    • @FlaviaLundberg
      @FlaviaLundberg  4 роки тому +1

      Quéren Abreu a Kate é toda espiritualizada, acho que é assim que se fala, como você.
      Quero tem entrevistar quando estiver por Estocolmo😘

    • @TheKateBaumgartner
      @TheKateBaumgartner 4 роки тому +1

      Quéren Abreu naaaw obrigada! 🙏🏼

  • @mairamarques9757
    @mairamarques9757 4 роки тому +2

    Adorei a entrevista com a Kate! 🥰

    • @FlaviaLundberg
      @FlaviaLundberg  4 роки тому

      Maíra Marques a Kate é muito gentil. Foi uma entrevista muito rica😍

  • @milde32
    @milde32 4 роки тому +2

    Estou amando seu canal, queria muito ver uma entrevista com alguém da área da saúde, estou fazendo o curso de undersköterska, e cheia de sentimentos mistos de como vai funcionar a vida profissional na prática.
    Gostei muito da entrevista da Kate, cheguei aqui na Suécia como housekeeper (mensalista de limpeza) / babá, minha experiência foi sempre muito positiva, em Londres fui diarista por muito tempo também, enfim, é bem interessante ver as várias nuances de uma mesma função.

    • @FlaviaLundberg
      @FlaviaLundberg  4 роки тому +2

      Ademilde França Oi Ademilde, muito obrigada! Eu tenho uma amiga que é undersköterska e trabalha há alguns anos aqui na Suécia. Ela vive em Göteborg r estamos tentando marcar um encontro para entrevista-la. Ela já aceitou o convite. Espero que aconteça em breve. Abraços

    • @milde32
      @milde32 4 роки тому

      Flavia Lundberg que legal, quero muito ver 😉

    • @luluzinhathi
      @luluzinhathi 4 роки тому +1

      Dá uma olhada no meu canal linda, trabalho na área e falo muito sobre essa área

  • @maravilha77
    @maravilha77 4 роки тому +2

    Parabéns pelo vídeo,Flávia! Um bate papo muito bom e Kate a vontade !gostei ,meninas 😘

  • @liliansoull2078
    @liliansoull2078 4 роки тому +2

    Adorei! 👏🏻👏🏻👏🏻💯❤️

  • @anapaulasantosguimaraes328
    @anapaulasantosguimaraes328 4 роки тому +1

    Que vídeo legal! Parabéns as duas pelo papo informativo e bem descontraído!

    • @FlaviaLundberg
      @FlaviaLundberg  4 роки тому

      Ana Paula Santos Guimarães, obrigada! Também por assistir e participar ativamente aqui no canal. Em breve vou postar uma entrevista que fiz com uma psicopedagoga. Foi muito legal!

    • @anapaulasantosguimaraes328
      @anapaulasantosguimaraes328 4 роки тому

      Flavia Lundberg oba! Esperando essa entrevista! Preciso! Beijo 😘

  • @GeovanaMatosdejesus
    @GeovanaMatosdejesus 4 місяці тому

    Concordo plenamente com a kate sobre o Sfi, eu estudando sozinha esta melhor que o Sfi

  • @MrGalsilv
    @MrGalsilv 4 роки тому +1

    Bom aqui em São Paulo paga -se 150 reais ou mais para a limpeza de um apartamento pequeno. Geralmente, trabalha das 8h as 13h. Mas, falo da realidade de pessoas que conheço e região que moro.

    • @FlaviaLundberg
      @FlaviaLundberg  4 роки тому

      Muito parecido com os relatos que tenho do Rio.

  • @nariaagradecidaadeus9521
    @nariaagradecidaadeus9521 4 роки тому +1

    Eu moro há mais de 13 anos na Suecia, trabalho na limpeza há mais de 13 anos, a minha primeira amiga braseleira que conheci já no primeiro mes que cheguei na Suecia, já morava e trabalhava na limpeza há 17 anos na Suecia, conheci tailandeses há mais de 15 anos limpando de forma fixa e nao reclama de preconceito. Os medicos , engenheiros, professores suecos, dinamarqueses, muculmanos até empresarios que conheco muitos já trabalharam na limpeza também. Lembro de ter trabalhado até com estudantes de medicina. Agora, depende.... DA SORTE DA CRIATURA SUECA.... EM QUE VC VAI SE BATER... POR AQUI. Se nao tever infeliz, depremido... Problema de egoismo, ALGUNS TIPOS DESTES SAO EXTREMO FALSOS NA NOSSA FRENTE, SAO ATÉ BEM PRESTATIVOS, E PELAS COSTAS RECLAMAM... SEM DÓ E SEM PIEDADE. Enguanto os outros que nao sao falsos é porque sofre de depressao, algum problema pisicologico, POR STO SÓ RECLAMAM GUANDO VC VIRA AS COSTAS.. Estes com depressao, por exemplo, a empresa mudava toda toda quizena... de faxineiro e nao escapava nenhum de receber reclamacao.... De receber reclamacao, era clientes com falta de carater, PROCURANDO POR DESCONTO que limparam já mas ao enrriquecerem ESQUECERAM DE ONDE VIERAM UM DIA, este era o tipo que reclamavam na empresa sueca. O resto que compriende é porque já trabalharam, alguns ademete, já outros nao ademite, por isto entende o nosso trabalho, EU JÁ PEGUEI RICACOS, EXTREMOS RICACOS MESMO EM QUE TRABALHEI POR 5 ANOS PRA ELES E ELES ERAM HUMILDES COMIGO E DIZIAM: EU SEI COMO É O SEU TRABALHO E ETENDO PORQUE EU JÁ TRABALHEI. Eu trabalho pela prefeitura hoje 100% fixo, limpando escolas, e muitas das minhas colegas sao suecas, norueguesas da gema e tem a mesma profissao que eu como guando eu trabalhei por mais de 7 anos numa empresa de Malmö, eu nao só trabalhava com suecas como dinamarquesas, ingless da gema que limpava como eu. Agora, é obvio que a maioria dos funcionarios sao EMIGRANTES, porque os suecos, dinamarqueses tem a ligua nativa ou guse igual a nativa e nos nao. Minha melhor amiga mesmo no estado de skåne é dinamarquesa da gema que cresceu em Malmö. Ela tinha a mesma funcao que eu, devido uma doenca que nao permete ela estudar muito pra consegui empregos com canudo. Depende muito, de muita coisa.

    • @FlaviaLundberg
      @FlaviaLundberg  4 роки тому +1

      Obrigada pelo seu comentário. É muito bom ler a experiência de pessoas que já trabalham há muito mais tempo aqui mesma área. Com certeza você já vivenciou/experimentou muita coisa.
      Abraços e tudo de bom!🥰

    • @nariaagradecidaadeus9521
      @nariaagradecidaadeus9521 4 роки тому

      @@FlaviaLundberg A minha professora de sueco, assim que cheguei na Suecia , ela nos contava isto que a maioria DOS QUE TEM " CANUDO..." NA SUECIA JÁ TRABALHOU NA FAXINA. ALGUNS ADIMITE, MAS OUTROS NAO. Até porque aos 18/20 anos eles sao obrigados pelos pais a deixarem os lares e serem idepedentes! Meu marido é sueco, ele nunca trabalhou na limpeza. Mas, ele disse que se ele precesa de um emprego e nao acha outro ele pega tambem, porque é honesto! E o que mais importa pra eles é que seja honesto! Nem tudo mundo tem a mesma capacedade pra ficar por anos estudando em busca de uma profissao MAIS TITULAR COMO MUITOS SUECOS TEM, até porque ELES NASCERAM NA SUECIA E NOS NAO, entäo, pra nós isto requer muito tempo, dedicacäo, ACEITAR FICAR LISO, VIVENDO SÓ DO EXTREMO NECESSARIO, FAZER DIVIDAS PRA consegui o canudo! E muitas vezes, depedendo do curso que vc escolheu, nao faz nem diferenca do nosso salario, devido a divida que vc vai arrumar pra ficar pagando durante anos. Exemplo, minha melhor amiga em Malmö, guando eu trabalhava na HEMFRID.SE ( empresa sueca onde trabalhei por mais de 7 anos), ela era dinamarquesa da gema, mas cresceu na suecia com todos seus irmaos, pai e mae todos dinamarqueses, ela mesmo tem um problema que faz com que ela nao consegue estudar. Ela só tem o ginasio completo. As irmas dela já sao enfermeiras, tecnicas em enfermagem, depois da divida que pegaram, a Mariane disse que ficava a mesma coisa da gente. E nos nao tinhamos dividas. Sem falar que a diferenca de salario vai por tempo de trabalho. Exemplo, assim que comecei a morar em outro estado, e trabalhar na limpeza NAO MAIS POR EMPRESA PRIVADA, MAS PELO GOVERNO, prefeitura, uma sueca que tem a mesma funcao que eu tenho, ela recebia 26 mil e pouco, enguanto, a outra que era emigrante e era 100% fixa igual a sueca tambem ganhava 4 mil a menos. E um dia ao achar este PAPEL DA MINHA COLEGA SUECA, ela foi se questionar com a minha chefe, se ESTA DIFERENCA DE PAGAMENTO, era porque ela era emigrante a nossa outra colega era sueca... E a minha chefe disse que nao, mas sim porque a minha colega sueca, já trabalhava há mais de uma decada na limpeza e ela nao. E durante estes 13 anos que moro e trabalho na suecia, pois assim que eu consegui O VISTO, JÁ CONSEGUI EMPREGO FIXO NESTA EMPRESA SUECA EM MALMÖ, devido eu falar ingles muito bem, e amigas minhas que estudaram o SFI comigo, que nunca trabalharam como eu , fizeram O GRUND( eu nao fiz, até tentei...) mas desesti devido trabalhar e estudar ao mesmo tempo estava sendo muito puxado... Pra mim. Mas, minhas amigas que fizeram o SFI comigo e ainda COMPLETARAM O GINASIO, PAGARAM MATERIAS E FIZERAM CURSOS PRA ASISTENTE PESSOAL ganha menos que eu por causa do tempo que eu tenho na limpeza e elas ainda sao iniciantes na area delas.. E no trabalho, eles nunca dâo um empregamento de 100% fixo a vc, mas sim de 50%, tauves depois aumente no documento pra 70,80%, isto é mais facil, mas 100% direto nao!!! Até porque pra aumentar o seu empregamento pra 100% direto no documento, requer muito conhecimento de como é o funcionario, da honestedade dele com o empregador, se ele nao fala mau do trabalho. se ele é satisfeito com o que faz. Entäo, Só depois que eles te conhecerem muito bem, viu? empregar direto nos 100% ? É DIFICILIMO, RARAMENTE.... ELES FAZERem ISTO. até porque Isto aumenta o valor DOS BENEFICIOS. E vc quer conhecer O VERDADEIRO HOMEM? É SÓ DAR MAIS PODE A ELE, NÉ?. Eu passei 3 anos pra consegui 100%

    • @nariaagradecidaadeus9521
      @nariaagradecidaadeus9521 4 роки тому

      @@FlaviaLundberg Obs! olha Empregamento pelo governo nesta area ai de diaresta nao é a mesma coisa de ser atraves de empresas privadas! A lei diz que quanto mais tempo vc pega, vc deve ficar mais cara. Pela prefeitura nao há problema, vc até se aposenta! Aqui é cheio de suecas que já trabalham há muitas decadas na lImpeza, Norueguesa, emigrantes que até já se aposentaram. O tratamento é até melhor... Guando se trata pela prefeitura. Mas, por empresa privada, guando vc pega tempo VC PESA ...NOS BOLSOS DELES e eles comecam a exirgi mais de vc, PORQUE VC TÁ FICANDO CADA VEZ MAIS CARA PRA ELES, muitos nao aguenta e sai... NAO É POR CAUSA DE RACESMO, PRECONCEITO, MAS SIM POR CAUSA DO SEU PRECO QUE DEVE ALMENTAR TODOS ANOS E NUNCA DIMINUIR!! E, vc pedi demisäo é o que eles mais desejam mesmo, porque assim eles väo em busca de contratar INCIANTES pra poder voltar a pagar aquele preco minimo pra iniciantes! A minha sogra tem 86 anos, e desde jovem... Ela ouvia sobre este problema nas radios entre empregamento de funcionarios emigrantes nas empresas privadas. Sao raros os que permanece a vida Toda em empresa privada. Mas, isto depende muito do tipo de chefe pra aceitar isto, viu? Lá nunca permanecia chefe por muito tempo, a chefe que durou mais tempo na minha epoca só durou 3 anos. o resto 1 ano, 7 , 6, 3 meses. Mas, durante 6 anos que trabalhei com eles, todos chefes que teve eram maravilhosos, bem homorados, amores de pessoas que respeitavam agente, comprienseveis. Mas, do sexto pra o setimo anos, todos eles saiu e colocaram uma chefe com um perfil bem parecedo de PSICOPATA DE NIVEL LEVE...Que meus colegas ingleses, dinamarquesa, polonesa, sueca, suecos entre outros emigrantes que trabalhava na mesma funcao que eu, nao aguentaram e pederam demissäo! Até eu esta ultima chefe comecou a implicar de uma forma comigo e me deu a demissäo... E o kommunal, orgao de protecao ao trabalhador que agente paga todos meses mandou eu voltar... E eu voltei e ela teve que me enguli!!! Mas, ainda assim ficou armando contra mim pra ver se me pegava e me demetia de novo. Afff Mas, nao conseguiu!!! È, porque aparti que ORGAO PROTETOR AO TRABALHO MANDOU EU VOLTAR EU PASSEI A SER UM DESAFIO PRA QUEM TEM UM PERFIL BEM TIPICO DE PSICOPATA. Mas, isto foi bem na epoca que meu marido conseguiu emprego nesta regiao aqui, proximo a Gotembrugo, ai eu mesmo pedi demissao por conta propia pra segui ele como qualquer esposa realmente comprometida com seu marido deve seguir. E ao chegar por este lado aqui mais proximo a Gotemburgo, foi uma propia sueca que trabalha a varias decadas na mesma professao que eu que me recomendou, colocar o meu curriculo na prefeitura que pela prefeitura eles nao fazem isto, mas atraves de empresas é classico ouvir historias assim. E eu coloquei e eles me chamaram e estou fixa até os dias de hoje. Mas nao é todos chefes que aceitam agir assim com os funcionarios, por isto, eu acredito que já era por isto que lá nunca permanecia um chefe por longo tempo.

  • @canalgratitudeeamor473
    @canalgratitudeeamor473 3 роки тому

    👋👋

  • @mairamarques9757
    @mairamarques9757 4 роки тому +1

    Aqui em São Paulo, pago 150 e vai da eficiência de cada um. Fez o serviço, acabou, vai embora. Porém o combinado para o dia varia muito entre o trabalhador e o empregador

    • @FlaviaLundberg
      @FlaviaLundberg  4 роки тому

      Maíra Marques entendi. Muito obrigada! É parecido com o Rio o sistema em SP.

  • @janaynaferreira3844
    @janaynaferreira3844 3 роки тому

    Qual o canal da entrevistada ?

  • @Anakellycss
    @Anakellycss 4 роки тому +2

    390...kr 💭 por quantas horas? Desculpe a pergunta trabalho na área a 8 anos e odeio exploração! Lembrando sou da região Skåne. Aqui o mínimo para iniciantes (sem experiência) 125 kr por hora.
    Sim casa de sueco 🤢.
    Beijo adoro o canal. 😘🇸🇪

    • @TheKateBaumgartner
      @TheKateBaumgartner 4 роки тому +1

      Ana Kelly 3 horas = 130

    • @TheKateBaumgartner
      @TheKateBaumgartner 4 роки тому +1

      Ana Kelly minha chefe chilena me paga isso, e eu já estou uns 2 anos com ela. Para mudança 150, e babás tem quem cobre 180.

  • @mairamarques9757
    @mairamarques9757 4 роки тому

    Aí um ponto a ser discutido, é que mesmo que vc não tenha mais poder de compra você com certeza na Suécia vai morar em um lugar digno, mesmo trabalhando com limpeza. Aqui no Brasil, pra vc morar em um lugar digno tem que ganhar muito dinheiro.

    • @FlaviaLundberg
      @FlaviaLundberg  4 роки тому +1

      Nessa parte eu discordo da Kate, acho que quem tem um trabalho na Suécia, por mais básico que seja, tem maior poder de compra que uma classe média brasileira, por exemplo.

  • @TeacherMagic0
    @TeacherMagic0 3 роки тому +1

    Tem muito serviço na Suécia para homens?

  • @graceviana7942
    @graceviana7942 3 роки тому

    A flavia ta pior q o Faustão cortando o entrevistado e respondendo pelo entrevistado.

  • @soraiazaca
    @soraiazaca 4 роки тому +2

    As minhas críticas sobre o SFI são as mesmas. Gratuito mas não acho eficiente.

    • @FlaviaLundberg
      @FlaviaLundberg  4 роки тому +2

      Soraia Zacarias é a insatisfação da maioria dos estrangeiros quando começam a estudar aqui. Nos primeiros meses aqui eu fiz intensivo para acadêmicos e amei.

    • @soraiazaca
      @soraiazaca 4 роки тому +2

      @@FlaviaLundberg estou estudando através de um aplicativo e está bem melhor.

    • @TheKateBaumgartner
      @TheKateBaumgartner 4 роки тому +2

      Soraia Zacarias eu adoraria saber.

    • @soraiazaca
      @soraiazaca 4 роки тому +2

      @@TheKateBaumgartner Se chama Mondly

    • @TheKateBaumgartner
      @TheKateBaumgartner 4 роки тому +1

      @@soraiazaca Obrigada!

  • @terezafabiano3150
    @terezafabiano3150 3 роки тому

    Essa é bem jacu, a expressão À TIA, normalmente usada por pessoas...

  • @amarildo5498
    @amarildo5498 2 роки тому

    Cuidado com madames pode ser faxineira e vira baba e se marcar passa roupa.