A meu ver , ela tinha de tudo para odiar homens , porém se esforçou e trabalhou duro para não ser levado pelo ódio e ainda consegue se enxergar o lado bom que existe em homens. Inteligência pura . Parabéns.
Algo que as feministas atuais, que se dizem "empoderadas", são incapazes de reconhecer: que o homem também é um ser humano. Para elas, o homem é sempre o vilão da história e os demonizam constantemente. O resultado está chegando.
Muito bom e proveitoso. Ajudou muito. Traduziu o que a maioria das mulheres sente por intuição como deve agir e não age. Não age por preferir ficar sempre de pé pronta para atacar o machismo e sendo assim, intensificamdo-o. E isso por conta de um mundo que prefere viver no conflito entre os sexos É por conta de opiniões e sugestões de *amigas*.Mas vc foi verdadeiramente amiga. É de se lamentar que muita gente não queira compreender.
@@KarinnaForlenza você é uma mulher de verdade! Você viu que a única coisa que pode mudar o mundo é o amor. Agora não liga pra certas idiotas e rancorosas que pensam que já manda no mundo. Elas são massa de manobra do comunismo,só isso.
Muito interessante essa palestra da Karinna e ver essa história e como essas questões estão presentes e estão palpitando para mim. Esse embate, esse distanciamento e a perda de noção do que é ser homem, da nossa função neste mundo que é (e sempre foi ) feminino. A ideia de acolhimento por parte das mulheres e de empatia pelos homens pode trazer(traz)muitas mudanças. Acho que nós homens temos essa falta de entendimento de como entrar nesse mundo feminino e optamos pelo medo, receio e distanciamento como forma de não atrapalhar(os papeis fixos, não existem mais). Como faremos essa mudança? Muito obrigado Karinna e toda equipe da TEDx.
Ela falou com leveza. Consegui assistir sem preconceito, po i s sua motivação é comprometedora...maravilhosa a sacada. Disposta aberta. Um movimento interno lindo capturado pela avidez do afetar. Propondo transformaçao. Dançarei é cantarei amanhã. Sair da depreciação e ir pra apreciação. Vamos nos implicar....e ainda maravilhosa. Deus a abençoe muitíssimo.
Pelos comentários do video, que é excelente por sinal, percebe-se que não são só os homens que destilam ódio com essa retória, descorrida lindamente pela palestrante, mas também as mulheres que em alguma medida possuem uma visão estreita e um julgamento irracional pela história da palestrante. O feminismo deve, e creio que quer, buscar a igualdade de direitos e oportunidades entre os gêneros, acreditar que isso vai se dar sem a participação de nós homens é ingenuidade para dizer o mínimo. Esse é um assunto que deve ser debatido sim, mas de forma racional e respeitosa, e não com agressões verbais e revanchismo.
Acredito q oq as mulheres nao gostaram é de entender pelo q ela disse q nóis quem temos q usar nossa energia feminina para mudar vcs,homens.Oq nóis todos sabemos q é idiotice e reforça esteriótipos.A meu ver foi isso.
@@yah4493 Na verdade Yasmin eu acredito que quando a pessoa quer mudar,ela muda entende?por exemplo,minha mae ficou casada com meu padrasto por 7 anos,ele era uma pessoa horrivel,era racista,homofobico,e até machista,perceber isso é facil nele,teve um dia que eu ouvi ele falar que mulher só serve pra cozinhar e pra noite,enfim...minha mae nao conseguiu mudar ele,porque ele era um merda total,e nao queria mudar,mas já vi mulheres que mudaram homens,vc consegue mudar alguem,se vc amar ela,e se ela quiser tambem,meu tio era muito grosso e agressivo em casa quando era novo,ele se casou e minha tia colocou ele na linha rapidinho,ele divide os afazeres domesticos com ela e eles realmente se conpletam e se amam,eles tem um relacionamento bem longo,mas vc consegue ver o respeito que um tem pelo outro,e que eles realmente se gostam.
@@RayssaSilva-yz4ei Mulher não é clínica de reabilitaçào. Não coloque nas costas dela a responsabilidade de mudar alguém. Esse discurso já tá ultrapassado.
Nunca havia ouvido nada parecido, mas concordei com você no seu primeiro argumento: quando mencionou o "empauderamento". Sou progressista e feminista, mas acredito também que podemos melhorar nossa abordagem ! Muito obrigada pelo talk! Dá vontade de ouvir mais, aprender mais com você 🙏🏼
Karina, eu concordo em tudo, você trouxe um assunto delicado, de uma forma simples leve e de fácil compreensão, gostaria de ver mais vídeos seu, como faço? Obrigado querida bjos
assunto complexo com algumas interpretações diferentes, acho q o mais valido desse video é reconhecer em si se vc tem atitudes de depreciação e auto-depreciação nao só com homens, em geral. nesse ponto o video foi mtt importante pra mim, tenho observado isso em mim e vou mudar já.
Gostei muito do vídeo, tenho que dar uma opinião, o homem moderno e maduro hoje ja sabe muito mais do universo feminino e , há meu ver, está decidindo não se relacionar mais. Hoje em dia é muito custoso para um homem tem uma mulher ao lado. Muitas contendas, cobranças, golpes, joguinhos amorosos. conheço vários homens que não tem mais paz em sua casa, e o home gosta de paz. Tá muito difícil a convivência com uma mulher dentro de casa e a natureza feminina nao está mais suportando o homem moderno. O empoderamento feminino não deixa mais uma mulher se manter num casamento, é um troca troca de marido fora do comum. Não troco a minha paz e liberdade por nada , por isso nao me relaciono mais.
O homem precisa dominar e por muitos milênios a mulher foi submissa. O movimento feminista não é "epauderamento". Significa ser elevada à categoria (nunca antes permitida) de ser humano e não um ser de segunda categoria sem liberdade de escolhas. Sob esse aspecto parece que a mulher pretende ser outro "homem". Mas se só a eles era assegurada a autonomia, dá pra entender. As mudanças que estão acontecendo não tem volta. Vamos precisar nos adaptar mas retrocesso nunca mais.
Ainda bem! Estou totalmente neste movimento e concordo com vc. Acho que a leitura do termo empauderamento, para mim, tem a ver justamente com nao termos tido a chance de evoluir sem nos masculinizar. O feminino ainda precisa de espaços, inclusive dentro de nós.
Obrigada pelo comentário e perdoe a demora. Sou meio ruim com esse negócio de entender o youtube. O movimento feminista tem muito mérito nessa conquista de nosso espaço que vc mesma menciona. Nunca mais retrocesso mesmo! Mas essa conquista de espaço se deu com a gente, em grande medida, tendo que suprimir nosso lado feminino. Não havia outra forma aliás - o preconceito contra nossas características "de mulher" nos fechava (e ainda fecha) espaços - ou não há ainda quem diga que tal trabalho ou posição é "para homens?" O que vejo é que, agora que entendemos que estarmos longe de nossa essência também não é a solução, temos conquistado nosso espaço sendo mais autênticas e buscando resgatar nossas caraterísticas femininas e valorizá-las. Meu ponto é: e os homens? Como eles estão nessa? Estamos, como coletivo, estimulando para que também ser melhores homens? Acho que temos um papel sim de atuarmos como inspiradoras e estimuladoras deles para que haja uma mudança efetiva e que seja positiva para todos nós. Acho que este é o sentido REAL do feminismo para mim: oportunidades e direitos iguais para tod@s.
Bem,entre vários motivos,o principal motivo de eu me afastar das mulheres é o feminismo,pois com o empoderamento eu não sei o que fazer, por exemplo se eu dar uma cantada é machismo,se eu pedir pra qualquer mulher para ter mais pudor é machismo (mensplanning).Se eu não namorar uma mulher é machismo (solidão da mulher negra).Tem a patrulha do politicamente correto, enfim não é meu lugar de fala,e um homem questionar o feminismo é machismo,ou seja COMO POSSO ME APROXIMAR?
A ideia da Karinna é o respeito e a empatia. Vejo que ela inclui o feminismo, pois a forma como se posiciona não enfraquece o movimento feminista, mas traz lucidez. Ao entender os homens, e seu mundo, torna a questão mais inteligente e estratégica. Hoje eu vejo que verdadeiro autêntico movimento feminista quer criar um diálogo em que as relações humanas sejam mais empáticas, democráticas e gentis em todas as esferas.
A mulher também precisa exigir essas atitudes de apreciação. Principalmente pq nós, mulheres, que mais somos depreciadas pelos homens diariamente e de forma naturalizada.
@@gustavosilva2167 A diferença entre gato vs leão para homem vs mulher é que... Gato e leão mesmo felinos são de espécies diferentes. Homem e mulher são da mesma espécie, logo são iguais. Tente um argumento melhor.
Parabéns eu gostei muito e eu gostei muito dessa visão que vocês quis passar ❤️💕 Eu me considero Feminista e acho que umas coisas do Feminismo estão afastando os homens e muitas mulheres estão indo para o lado "masculino"
Se for olhar a definição dela de feminino e masculino, sou mais de 80% masculino. Não gosto dessas definições, prefiro definir como emocional e lógico ou algo parecido. Pois faz parecer que ser homem é não demonstrar emoções e mulher é ser controlada por emoções, quando não é bem assim.
Discordo. Não sou clínica psiquiátrica, nem psicoterapeuta. Se as mulheres "acolherem" quem não quer mudar sua percepção egoísta dos relacionamentos, nada irá mudar nunca.
Amei sua palestra, as mulheres estão se perdendo na radicalidade, correndo atrás do feminismo, há que haver um meio termo, já estou mais pra100 do que pra 50, e desejo sinceramente que as coisas sejam ponderadas, e nós mães half-half, nem machões nem feministas.
Desculpa, Karinna, mas devo discordar de você em alguns pontos, principalmente o que diz respeito a feminilidade. Por que mais uma vez a mulher a mulher tem que se sacrificar para tentar mudar o homem? Claro que concordo quando você fala desse distanciamento que o feminismo faz com os homens, infelizmente o feminismo radical foi para um lado equivocado, pois nunca o radicalismo/extremismo vai ser bom ou solucionar algo. Mas não acredito nesse "empauderamento" que você diz. Existe sim uma brutalidade maior que veio junto com o mecanismo de defesa que a mulher criou por sofrer tanto nas "mãos" de homens, mas vejo muito mais mulheres se aceitando como são e enxergando uma grande força nelas mesmas, aguçando sua feminilidade depois do crescimento do feminismo nesse século. O feminismo deve rever a forma que lida com o meio masculino e encontrar uma forma de aproximá-los da nossa luta que pode ser também deles, pois o machismo faz tão mal aos homens quanto a nós. Mas veja, da forma que você fala, ouvido por pessoas mal intencionadas, deslegitima nossa luta e isso é grave, pois estamos estamos dando ainda pequenos passos em busca de igualdade. E mais, acredito e sei que não é a mulher que deve ser mais feminina, digo da forma feminina da qual você quis dizer, pelo contrário, o homem que deve perder muito dessa masculinidade viril que não faz bem a ninguém. Enfim, espero que você seja mais cautelosa ao falar do assunto, quando uma mulher fala coisas do tipo as palavras se tornam ainda mais pesadas. Abraços.
Obrigada pelo comentário e pelo toque. Eu concordo que, sim que nos masculinizamos para encontrarmos nosso lugar no mundo do trabalho, pois foi necessário, como vc falou. Mas isso tem seu preço. Perdemos muito do nosso contato com nossa essência e isso nos fez mal - agora existe sim um grande movimento para nos vermos em toda nossa potência e nos aceitarmos como somos. Bravo. Merecemos isso e sou uma protagonista nessa luta. Mas, meu ponto é: isso NÃO incluiu os homens. Não há ONU Homens. Não há política de diversidade nas empresas que os façam ter uma visão diferente. Para não dizer que não tem nada acontecendo, estamos também vendo uma onda (ainda incipiente) de movimentos para que eles saiam do machismo, revejam seu comportamento e possam também se libertar. No meu entender, nosso papel como mulheres conscientes passa por entender onde estamos e nos aceitarmos - mas também fazer isso por eles, em igual medida. Não como suas babás ou mulheres submissas - mas como verdadeiros faróis inspiradores, que agem a partir da compaixão e apontam novos rumos. Muitos homens vão aderir. E estão são os que valem à pena.
O poder está nas mulheres e é por isso que sempre acaba sendo ela mesma que lida com isso; dificilmente um homem saberia lidar com essas questões de resolver seus problemas com as mulheres e isso não significa *ser menos* que é como a mulher acaba se julgando. Acho que foi o que a moça quiz dizer.
Nos comentários, quantas mulheres criticando a Karina! Tão machistas. Tão pouco acolhedoras. Além do mais, criticar é tão fácil né... e também um mal hábito. Se fosse um homem branco de classe abastada, falando a mesma coisa, falando que o homens também precisam de espaços de acolhimento, as mesmas críticas teriam feito elogios. Cuidado! Abandonar as ideias marcantes de uma formação cultural patriarcal é um processo. Cuidado com o que falam e fazem. Não nos joguem para baixo, nós mulheres, nós grupos vulneráveis, para baixo desse abismo que sequer deveria existir. Obrigada
Obrigada pelo comentário Letícia. Aprendo muito aqui nesses espaços, com vcs. É mesmo um processo. Eu mesma já mudei bastante desde o TED para cá. Agradeço a demonstração de sororidade.
Concorde e doscordo com seu comentário. Eu acredito que faria diferença sim, dependendo do interlocutor, como nós mulheres receberíamos esta mensagem dependendo do gênero, porém, não acho que seja por machismo das próprias mulheres. Veja, se um homem diz: "eu preciso de ajuda" "quero me livrar da masculinidade tóxica" é algo muito massa de se ouvir pq ELE está se conscientizando de algo e sendo empático em aprender e se livrar das amarras machistas, que são nocivas para ambos os sexos. Por outro lado, quando a palestrante diz que a mulher tem que usar de seus atributos femininos para acolhimento, passa a ideia de que a RESPONSABILIDADE majoritária de uma mudança de comportamento dos homens é nossa. Daí a ideia de que sempre temos q ter paciência e sermos compreensivas com os caras que por séculos já esperam isso da gente, sendo cabeça duras e dominadores. Ou seja, meio que passa a mesma ideia de sempre. Eu até entendi um pouco o que ela quis dizer, mas, sempre vai ter um cara pra ver esse vídeo e invalidar um movimento inteiro usando o de maneira maldosa e equivocada.
@@dayanefranco7555 Não seria por isso que somos complementares ? Não acredito que seja responsabilidade das mulheres a mudança de nós, homens. No entanto, o feminino se faz necessário, num cenário onde os homens não conseguem enxergar sua própria dor, é num primeiro cenário, necessário. Mas não se preocupe, vc não precisa pegar homem algum no colo e ensiná-lo a ser melhor, por mais que eu questione o movimento feminista, vejo sua relevância, não fosse vocês mulheres se levantarem, talvez nunca questionassemos essa masculinidade tóxica e muito menos, procurariamos melhorar. Repare que foi necessário a mulher tomar atitude, sair de casa e dizer que tem coisa errada. Percebe as energias fluindo ?
Parabéns! Detesto papo feminista, mas você foi no osso: as mulheres se empauderaram. A humanidade precisa de mulheres fortes, mas mulheres e não uma imitação do homem. Esse vídeo vai me ajudar bastante daqui a pouco...Rsrsrsrs!
ent vc está me dizendo que o mundo deveria ser dominado pelas mulheres? AH SIM kk pegadinha mas acho melhor ter um pouco mais de apreciação no mundo, criatividade, afetividade do q td de ruim q seria essa "energia masculina", por mais q tenha q ser um equilíbrio
Tratou de coisas que fazemos por questão social como se fossem algo inato, deixando espaço pra interpretações maldosas a respeito do movimento e se usando de esteriótipos.
Obrigada pelo comentário, Paola. Sei dos riscos de falar em público sobre gênero pois nem sempre eles servem para todos - o que pode ter dado a impressão de que estou estereotipando. O movimento tem sua imensa importância e, como todo movimento global, também suas falhas. Entretanto mesmo que eu tenha usado de humor, não creio que tenha deixado espaço para olhares maldosos - a não ser que os olhos sejam maldosos de partida.
Muito triste assistir uma mulher reforçando alguns estereótipos antiquados, obviamente há diferenças fisiológicas entre os sexos, mas nos exemplos não vi nada muito científico, apenas estereótipos que são reforçados justamente pela diferença na educação e na maneira que a sociedade nos distingue, se reforçamos que homem pensa assim e mulher assado, não saímos do lugar comum ao qual sempre nos encontramos. Desculpe, mas vi uma palestra machista em vários níveis. Triste.
Obrigada pelo comentário @Tayse. Há sempre um risco quando se generaliza, e estou ciente disso. Mas começa com a gente se dando conta de onde estamos para poder mudar para melhor. E a minha proposta, se vc lembrar, é usarmos mais de nossa energia feminina para mudarmos o mundo (e os homens que assim quiserem) para melhor.
@@KarinnaForlenza Meu Deus quem você pensa que é? A terceira guerra mundial já está bem pertinho. Então Se prepara mulher Maravilha que a hora que o bicho pegar,eu quero olhar pra cara de vocês...
A única coisa que essa tal Karinna conseguiu com esse TED foi ganhar biscoito de homem que não quer ver a mulher ganhando espaço! O termo "empauduramento", chulo por sinal, só serviu para contribuir que a palavra feminismo continue a ser vista como algo pejorativo por homens (lógico, que por manutenção de privilégios) e por mulheres, que ainda não se libertaram. Além disso, foi abusada, e ainda é capaz de defender homem! Esse foi o primeiro TED que vi, que definitivamente, é um desserviço.
Joice Martins você a está acusando de usar um termo chulo, me parece que seu linguajar não é lá tão refinado, presta atenção, comente e discorde com educação, li seu comentário é o achei bastante grosseiro, ser feminista, não é ser contra a feminilidade.
@@estelacima3475 Hermenêutica não tem, né? Em qual momento eu falei qualquer coisa sobre feminilidade? Em qual momento usei um termo chulo? Só disse verdades! E reafirmo: este é o primeiro desserviço que já vi em um TED.
Joice, agradeço seu comentário. Justamente o fato de eu ter sido abusada é que me fez questionar o mundo masculino. Após uma longa jornada, percebo que o que queremos é, ao final e ao cabo, homens melhores. Não homens ausentes, não homens machistas, não homens violentos. Mas pais presentes, parceiros positivos, chefes, funcionários, irmãos, amigos que estejam ao nosso lado. O movimento feminista, do qual me vejo parte, ajuda nessa missão ao ser um sinônimo (ao meu ver) de igualdade. No entanto, na prática, estamos nos afastando em grande medida. É isso que eu quero mudar. Sobre homem que ganha biscoito, me desculpe, mas não os vejo como cachorros.
@@KarinnaForlenza Se você tivesse realmente questionado o mundo masculino, entenderia que o que fizeram contigo não foi por falta de inserção, carinho ou afastamento do convívio feminino: foi apenas pelo estabelecimento de relação de poder, pra te subjugar como um objeto de usufruto e descarte, e não é com flores, voltando a sermos submissas, ou com postura de condescendência, que vamos virar o jogo. Repito: seu TED é um desserviço. Um desserviço, inclusive, sobre o seu próprio histórico de vida. Aprenda de uma vez por todas: homens estão acostumados a fazer manutenção de privilégio, e seu discurso com "panos quentes" fortalece os caprichos deles, e não os nossos avanços. A-P-R-E-N-D-A!
@@KarinnaForlenza Eles só atrapalharam nosso processo de evolução em todas as áreas (familiar, acadêmica, doméstica, profissional, política...), atrapalham até hoje, e agora chega UMA MULHER pra dizer que temos que ser "Madre Teresa" e ajudar homens a "evoluírem"?
@@blackpowerjoy Homem babaca não vale a pena. Mas há aqueles que valem. E eu acredito piamente que o queremos são homens melhores. Não homens distantes, violentos, machistas. E sim parceiros, companheiros, justos, presentes. Só apontar que eles são babacas não vai ajudar a mudar em nada o problema.
A meu ver , ela tinha de tudo para odiar homens , porém se esforçou e trabalhou duro para não ser levado pelo ódio e ainda consegue se enxergar o lado bom que existe em homens. Inteligência pura . Parabéns.
Total 👌
Algo que as feministas atuais, que se dizem "empoderadas", são incapazes de reconhecer: que o homem também é um ser humano.
Para elas, o homem é sempre o vilão da história e os demonizam constantemente.
O resultado está chegando.
Não existe alguém mais ou menos inteligente, são apenas Consciências em momentos diferentes.
MK
Nossa! Ainda bem que tem alguém falando sobre isso.
Muito bom e proveitoso. Ajudou muito. Traduziu o que a maioria das mulheres sente por intuição como deve agir e não age. Não age por preferir ficar sempre de pé pronta para atacar o machismo e sendo assim, intensificamdo-o. E isso por conta de um mundo que prefere viver no conflito entre os sexos É por conta de opiniões e sugestões de *amigas*.Mas vc foi verdadeiramente amiga. É de se lamentar que muita gente não queira compreender.
Que maravilha receber msg inclusivas assim. Parabéns por compartilhar seu conhecimento.
Obrigada pelo seu comentário e seu apoio Geovanna!
@@KarinnaForlenza você é uma mulher de verdade! Você viu que a única coisa que pode mudar o mundo é o amor. Agora não liga pra certas idiotas e rancorosas que pensam que já manda no mundo. Elas são massa de manobra do comunismo,só isso.
Muito interessante essa palestra da Karinna e ver essa história e como essas questões estão presentes e estão palpitando para mim. Esse embate, esse distanciamento e a perda de noção do que é ser homem, da nossa função neste mundo que é (e sempre foi ) feminino. A ideia de acolhimento por parte das mulheres e de empatia pelos homens pode trazer(traz)muitas mudanças. Acho que nós homens temos essa falta de entendimento de como entrar nesse mundo feminino e optamos pelo medo, receio e distanciamento como forma de não atrapalhar(os papeis fixos, não existem mais). Como faremos essa mudança? Muito obrigado Karinna e toda equipe da TEDx.
Parabéns, acredito que é isso que esta faltando na educação familiar e social.
oi Roberta, obrigada pelo comentário! O que vc acha que está faltando exatamente? Fiquei curiosa!
Ela falou com leveza.
Consegui assistir sem preconceito, po i s sua motivação é comprometedora...maravilhosa a sacada. Disposta aberta.
Um movimento interno lindo capturado pela avidez do afetar.
Propondo transformaçao.
Dançarei é cantarei amanhã.
Sair da depreciação e ir pra apreciação. Vamos nos implicar....e ainda maravilhosa.
Deus a abençoe muitíssimo.
sua mensagem Karinna, é muito lindo, valeu por partilhar-lo ♥️
Gratidão pelas palavras, muito sensatas.
Pelos comentários do video, que é excelente por sinal, percebe-se que não são só os homens que destilam ódio com essa retória, descorrida lindamente pela palestrante, mas também as mulheres que em alguma medida possuem uma visão estreita e um julgamento irracional pela história da palestrante. O feminismo deve, e creio que quer, buscar a igualdade de direitos e oportunidades entre os gêneros, acreditar que isso vai se dar sem a participação de nós homens é ingenuidade para dizer o mínimo. Esse é um assunto que deve ser debatido sim, mas de forma racional e respeitosa, e não com agressões verbais e revanchismo.
Acredito q oq as mulheres nao gostaram é de entender pelo q ela disse q nóis quem temos q usar nossa energia feminina para mudar vcs,homens.Oq nóis todos sabemos q é idiotice e reforça esteriótipos.A meu ver foi isso.
@@yah4493 vc tem que mudar seu português antes de querer mudar qualquer coisa...
@@rafaelr1367 juro q li seu comentario como uma rima de rap kk
@@yah4493 Na verdade Yasmin eu acredito que quando a pessoa quer mudar,ela muda entende?por exemplo,minha mae ficou casada com meu padrasto por 7 anos,ele era uma pessoa horrivel,era racista,homofobico,e até machista,perceber isso é facil nele,teve um dia que eu ouvi ele falar que mulher só serve pra cozinhar e pra noite,enfim...minha mae nao conseguiu mudar ele,porque ele era um merda total,e nao queria mudar,mas já vi mulheres que mudaram homens,vc consegue mudar alguem,se vc amar ela,e se ela quiser tambem,meu tio era muito grosso e agressivo em casa quando era novo,ele se casou e minha tia colocou ele na linha rapidinho,ele divide os afazeres domesticos com ela e eles realmente se conpletam e se amam,eles tem um relacionamento bem longo,mas vc consegue ver o respeito que um tem pelo outro,e que eles realmente se gostam.
@@RayssaSilva-yz4ei Mulher não é clínica de reabilitaçào. Não coloque nas costas dela a responsabilidade de mudar alguém. Esse discurso já tá ultrapassado.
Muito bom o vídeo Karinna, está de parabéns! :)
Temos mesmo que nos entender como gênero, mas sem perder nossa essência. AMei!!
Sim! Sim! E vamo que vamo (desculpe a demora em responder!)
Parabéns! Sábias palavras. O melhor vídeo que eu já assisti.
Gratidão pelo compartilhar de idéias. Maravilhoso
Muito bom mesmo!!!!!! E reflexivo também!!!!.
Obrigada Beatriz!
Fantástico!!! Parabéns, Karina. 👏👏👏👏👏
Obrigada Washington!
Gratidão!!
Nunca havia ouvido nada parecido, mas concordei com você no seu primeiro argumento: quando mencionou o "empauderamento". Sou progressista e feminista, mas acredito também que podemos melhorar nossa abordagem ! Muito obrigada pelo talk! Dá vontade de ouvir mais, aprender mais com você 🙏🏼
Ela é demais! Meus parabéns
Que maravilhooosa💖
Muito bom parabéns o homem precisa de mulheres assim
Parabéns, muito elucidativo.
Me emocionei. Em nome de uma bandeira. ....muito machuquei. Agora aos sessenta anos posso acolher. Muito obrigada.
Muito bom. É bem por aí mesmo
Uau! Que maravilhosa! Obrigada por me deixar mais feminina!
Olha a pele....mulher que ama e retribui o amor
Karina, eu concordo em tudo, você trouxe um assunto delicado, de uma forma simples leve e de fácil compreensão, gostaria de ver mais vídeos seu, como faço? Obrigado querida bjos
E ensina, não perdendo a essência.
Parabéns!👏👏👏
Maravilhoso. Parabéns.
Gratidao! Maravilhoso! Tao necessario!
Que bom que gostou, Alessandra! E desculpe a demora para responder...coisas de gente que nao manja muito de internet.
q palestra legal!!! parabens!!!!!!!
Falou de polaridade e energia eu já gostei
Eba, que bom. Obrigada Iva!
Karinna, legal.
Continue a auxiliar essas mulheres a resgatarem o que há de mais belo em vocês:
A PURA FEMINILIDADE.
Gratidão.
É um trabalho, mas vale a pena...obrigada pelo apoio Ismael!
O que é feminilidade?
@@paolanetto5613 o que é feminilidade?
Amei e compartilhei. Gratidão.
Maravilhoso ♥️
assunto complexo com algumas interpretações diferentes, acho q o mais valido desse video é reconhecer em si se vc tem atitudes de depreciação e auto-depreciação nao só com homens, em geral. nesse ponto o video foi mtt importante pra mim, tenho observado isso em mim e vou mudar já.
Vcs mulheres nos odeiam no fundo
Muito bom
Adorei essa palestra, que bom escutar isso de uma mulher!
Muito bom!
Interessante esse assunto, pouco falado!!!
Maravilhosa Palestra
Gostei muito do vídeo, tenho que dar uma opinião, o homem moderno e maduro hoje ja sabe muito mais do universo feminino e , há meu ver, está decidindo não se relacionar mais. Hoje em dia é muito custoso para um homem tem uma mulher ao lado. Muitas contendas, cobranças, golpes, joguinhos amorosos. conheço vários homens que não tem mais paz em sua casa, e o home gosta de paz. Tá muito difícil a convivência com uma mulher dentro de casa e a natureza feminina nao está mais suportando o homem moderno. O empoderamento feminino não deixa mais uma mulher se manter num casamento, é um troca troca de marido fora do comum. Não troco a minha paz e liberdade por nada , por isso nao me relaciono mais.
O homem precisa dominar e por muitos milênios a mulher foi submissa. O movimento feminista não é "epauderamento". Significa ser elevada à categoria (nunca antes permitida) de ser humano e não um ser de segunda categoria sem liberdade de escolhas. Sob esse aspecto parece que a mulher pretende ser outro "homem". Mas se só a eles era assegurada a autonomia, dá pra entender. As mudanças que estão acontecendo não tem volta. Vamos precisar nos adaptar mas retrocesso nunca mais.
Ainda bem! Estou totalmente neste movimento e concordo com vc. Acho que a leitura do termo empauderamento, para mim, tem a ver justamente com nao termos tido a chance de evoluir sem nos masculinizar. O feminino ainda precisa de espaços, inclusive dentro de nós.
Obrigada pelo comentário e perdoe a demora. Sou meio ruim com esse negócio de entender o youtube. O movimento feminista tem muito mérito nessa conquista de nosso espaço que vc mesma menciona. Nunca mais retrocesso mesmo! Mas essa conquista de espaço se deu com a gente, em grande medida, tendo que suprimir nosso lado feminino. Não havia outra forma aliás - o preconceito contra nossas características "de mulher" nos fechava (e ainda fecha) espaços - ou não há ainda quem diga que tal trabalho ou posição é "para homens?" O que vejo é que, agora que entendemos que estarmos longe de nossa essência também não é a solução, temos conquistado nosso espaço sendo mais autênticas e buscando resgatar nossas caraterísticas femininas e valorizá-las. Meu ponto é: e os homens? Como eles estão nessa? Estamos, como coletivo, estimulando para que também ser melhores homens? Acho que temos um papel sim de atuarmos como inspiradoras e estimuladoras deles para que haja uma mudança efetiva e que seja positiva para todos nós. Acho que este é o sentido REAL do feminismo para mim: oportunidades e direitos iguais para tod@s.
Bem,entre vários motivos,o principal motivo de eu me afastar das mulheres é o feminismo,pois com o empoderamento eu não sei o que fazer, por exemplo se eu dar uma cantada é machismo,se eu pedir pra qualquer mulher para ter mais pudor é machismo (mensplanning).Se eu não namorar uma mulher é machismo (solidão da mulher negra).Tem a patrulha do politicamente correto, enfim não é meu lugar de fala,e um homem questionar o feminismo é machismo,ou seja COMO POSSO ME APROXIMAR?
@@GabrielGomes-lq7im é complicado mesmo 🙄
A ideia da Karinna é o respeito e a empatia. Vejo que ela inclui o feminismo, pois a forma como se posiciona não enfraquece o movimento feminista, mas traz lucidez. Ao entender os homens, e seu mundo, torna a questão mais inteligente e estratégica. Hoje eu vejo que verdadeiro autêntico movimento feminista quer criar um diálogo em que as relações humanas sejam mais empáticas, democráticas e gentis em todas as esferas.
ainda n tenho certeza sobre essa "energia"...
A mulher também precisa exigir essas atitudes de apreciação. Principalmente pq nós, mulheres, que mais somos depreciadas pelos homens diariamente e de forma naturalizada.
Adorei !!
Maravilhosa ❤️🦋
Fala perfeita! Vai muito de encontro ao conteúdo do documentário "O silêncio dos homens" parabéns pela visão e partiu rumo a um mundo menos misógino!
"Aiiinnn mIsÓgInU mAcHu iXcRoTu"
Eu entendi que devemos buscar as qualidades do feminino a fim de criarmos uma sociedade mais justa.
Siim, mas precisamos manter o masculino, é um equilíbrio entre essas energias.
@@gustavosilva2167 A diferença entre gato vs leão para homem vs mulher é que... Gato e leão mesmo felinos são de espécies diferentes.
Homem e mulher são da mesma espécie, logo são iguais.
Tente um argumento melhor.
Parabéns eu gostei muito e eu gostei muito dessa visão que vocês quis passar ❤️💕
Eu me considero Feminista e acho que umas coisas do Feminismo estão afastando os homens e muitas mulheres estão indo para o lado "masculino"
É imã belezura,mandou benzaço! Arrasou...
Se for olhar a definição dela de feminino e masculino, sou mais de 80% masculino. Não gosto dessas definições, prefiro definir como emocional e lógico ou algo parecido. Pois faz parecer que ser homem é não demonstrar emoções e mulher é ser controlada por emoções, quando não é bem assim.
É sim...
esse video é antigo de mais para comentar, mas gostei, ao menos uma mulher colocando sua visão sem hostilizar ou criminalizar a figura masculina...
Tem um cara sentado ou melhor deitado, na 1ª fila, que parece que dormiu durante a palestra. rsrss.
Tenho dois filhos e empodero os dois 🥰
amo! Me fala mais!
Discordo. Não sou clínica psiquiátrica, nem psicoterapeuta. Se as mulheres "acolherem" quem não quer mudar sua percepção egoísta dos relacionamentos, nada irá mudar nunca.
Amei sua palestra, as mulheres estão se perdendo na radicalidade, correndo atrás do feminismo, há que haver um meio termo, já estou mais pra100 do que pra 50, e desejo sinceramente que as coisas sejam ponderadas, e nós mães half-half, nem machões nem feministas.
O resumo da palestra em uma frase “os homens devem ser tratados como adolescentes “. Não digo que é errado, mas foi o que ela falou do começo ao fim.
pensei que essa loira era do filme as branquelas
Desculpa, Karinna, mas devo discordar de você em alguns pontos, principalmente o que diz respeito a feminilidade. Por que mais uma vez a mulher a mulher tem que se sacrificar para tentar mudar o homem? Claro que concordo quando você fala desse distanciamento que o feminismo faz com os homens, infelizmente o feminismo radical foi para um lado equivocado, pois nunca o radicalismo/extremismo vai ser bom ou solucionar algo. Mas não acredito nesse "empauderamento" que você diz. Existe sim uma brutalidade maior que veio junto com o mecanismo de defesa que a mulher criou por sofrer tanto nas "mãos" de homens, mas vejo muito mais mulheres se aceitando como são e enxergando uma grande força nelas mesmas, aguçando sua feminilidade depois do crescimento do feminismo nesse século.
O feminismo deve rever a forma que lida com o meio masculino e encontrar uma forma de aproximá-los da nossa luta que pode ser também deles, pois o machismo faz tão mal aos homens quanto a nós.
Mas veja, da forma que você fala, ouvido por pessoas mal intencionadas, deslegitima nossa luta e isso é grave, pois estamos estamos dando ainda pequenos passos em busca de igualdade. E mais, acredito e sei que não é a mulher que deve ser mais feminina, digo da forma feminina da qual você quis dizer, pelo contrário, o homem que deve perder muito dessa masculinidade viril que não faz bem a ninguém.
Enfim, espero que você seja mais cautelosa ao falar do assunto, quando uma mulher fala coisas do tipo as palavras se tornam ainda mais pesadas. Abraços.
Obrigada pelo comentário e pelo toque. Eu concordo que, sim que nos masculinizamos para encontrarmos nosso lugar no mundo do trabalho, pois foi necessário, como vc falou. Mas isso tem seu preço. Perdemos muito do nosso contato com nossa essência e isso nos fez mal - agora existe sim um grande movimento para nos vermos em toda nossa potência e nos aceitarmos como somos. Bravo. Merecemos isso e sou uma protagonista nessa luta. Mas, meu ponto é: isso NÃO incluiu os homens. Não há ONU Homens. Não há política de diversidade nas empresas que os façam ter uma visão diferente. Para não dizer que não tem nada acontecendo, estamos também vendo uma onda (ainda incipiente) de movimentos para que eles saiam do machismo, revejam seu comportamento e possam também se libertar. No meu entender, nosso papel como mulheres conscientes passa por entender onde estamos e nos aceitarmos - mas também fazer isso por eles, em igual medida. Não como suas babás ou mulheres submissas - mas como verdadeiros faróis inspiradores, que agem a partir da compaixão e apontam novos rumos. Muitos homens vão aderir. E estão são os que valem à pena.
CarolOlidia desculpe voce também, mas pergunto quem cria os machões? Suas mães ! Que são os machões na sociedade?
O poder está nas mulheres e é por isso que sempre acaba sendo ela mesma que lida com isso; dificilmente um homem saberia lidar com essas questões de resolver seus problemas com as mulheres e isso não significa *ser menos* que é como a mulher acaba se julgando. Acho que foi o que a moça quiz dizer.
Nos comentários, quantas mulheres criticando a Karina! Tão machistas. Tão pouco acolhedoras. Além do mais, criticar é tão fácil né... e também um mal hábito.
Se fosse um homem branco de classe abastada, falando a mesma coisa, falando que o homens também precisam de espaços de acolhimento, as mesmas críticas teriam feito elogios. Cuidado! Abandonar as ideias marcantes de uma formação cultural patriarcal é um processo. Cuidado com o que falam e fazem.
Não nos joguem para baixo, nós mulheres, nós grupos vulneráveis, para baixo desse abismo que sequer deveria existir.
Obrigada
Obrigada pelo comentário Letícia. Aprendo muito aqui nesses espaços, com vcs. É mesmo um processo. Eu mesma já mudei bastante desde o TED para cá. Agradeço a demonstração de sororidade.
@@KarinnaForlenza De nada, amiga! Beijo
Leticia Silva nada, a gente abre a boca e só vem pedra... ainda mais quando você é loiro de olho azul com cara de rico e mora nos jardins! 🤣🤣🤣🤣🤣
Concorde e doscordo com seu comentário. Eu acredito que faria diferença sim, dependendo do interlocutor, como nós mulheres receberíamos esta mensagem dependendo do gênero, porém, não acho que seja por machismo das próprias mulheres.
Veja, se um homem diz: "eu preciso de ajuda" "quero me livrar da masculinidade tóxica" é algo muito massa de se ouvir pq ELE está se conscientizando de algo e sendo empático em aprender e se livrar das amarras machistas, que são nocivas para ambos os sexos. Por outro lado, quando a palestrante diz que a mulher tem que usar de seus atributos femininos para acolhimento, passa a ideia de que a RESPONSABILIDADE majoritária de uma mudança de comportamento dos homens é nossa. Daí a ideia de que sempre temos q ter paciência e sermos compreensivas com os caras que por séculos já esperam isso da gente, sendo cabeça duras e dominadores. Ou seja, meio que passa a mesma ideia de sempre.
Eu até entendi um pouco o que ela quis dizer, mas, sempre vai ter um cara pra ver esse vídeo e invalidar um movimento inteiro usando o de maneira maldosa e equivocada.
@@dayanefranco7555 Não seria por isso que somos complementares ? Não acredito que seja responsabilidade das mulheres a mudança de nós, homens. No entanto, o feminino se faz necessário, num cenário onde os homens não conseguem enxergar sua própria dor, é num primeiro cenário, necessário. Mas não se preocupe, vc não precisa pegar homem algum no colo e ensiná-lo a ser melhor, por mais que eu questione o movimento feminista, vejo sua relevância, não fosse vocês mulheres se levantarem, talvez nunca questionassemos essa masculinidade tóxica e muito menos, procurariamos melhorar.
Repare que foi necessário a mulher tomar atitude, sair de casa e dizer que tem coisa errada. Percebe as energias fluindo ?
Que minha filha nunca assista esse vídeo.
Parabéns! Detesto papo feminista, mas você foi no osso: as mulheres se empauderaram. A humanidade precisa de mulheres fortes, mas mulheres e não uma imitação do homem. Esse vídeo vai me ajudar bastante daqui a pouco...Rsrsrsrs!
ent vc está me dizendo que o mundo deveria ser dominado pelas mulheres? AH SIM kk
pegadinha mas acho melhor ter um pouco mais de apreciação no mundo, criatividade, afetividade do q td de ruim q seria essa "energia masculina", por mais q tenha q ser um equilíbrio
Tratou de coisas que fazemos por questão social como se fossem algo inato, deixando espaço pra interpretações maldosas a respeito do movimento e se usando de esteriótipos.
Obrigada pelo comentário, Paola. Sei dos riscos de falar em público sobre gênero pois nem sempre eles servem para todos - o que pode ter dado a impressão de que estou estereotipando. O movimento tem sua imensa importância e, como todo movimento global, também suas falhas. Entretanto mesmo que eu tenha usado de humor, não creio que tenha deixado espaço para olhares maldosos - a não ser que os olhos sejam maldosos de partida.
nao
Nao oq?
Muito triste assistir uma mulher reforçando alguns estereótipos antiquados, obviamente há diferenças fisiológicas entre os sexos, mas nos exemplos não vi nada muito científico, apenas estereótipos que são reforçados justamente pela diferença na educação e na maneira que a sociedade nos distingue, se reforçamos que homem pensa assim e mulher assado, não saímos do lugar comum ao qual sempre nos encontramos.
Desculpe, mas vi uma palestra machista em vários níveis.
Triste.
Obrigada pelo comentário @Tayse. Há sempre um risco quando se generaliza, e estou ciente disso. Mas começa com a gente se dando conta de onde estamos para poder mudar para melhor. E a minha proposta, se vc lembrar, é usarmos mais de nossa energia feminina para mudarmos o mundo (e os homens que assim quiserem) para melhor.
Karinna Forlenza muito obrigada Xará... Ótimo trabalho!
@@karinaramony
"Aiiinnn eStEriOTiPu"
@@KarinnaForlenza Meu Deus quem você pensa que é? A terceira guerra mundial já está bem pertinho. Então Se prepara mulher Maravilha que a hora que o bicho pegar,eu quero olhar pra cara de vocês...
A única coisa que essa tal Karinna conseguiu com esse TED foi ganhar biscoito de homem que não quer ver a mulher ganhando espaço!
O termo "empauduramento", chulo por sinal, só serviu para contribuir que a palavra feminismo continue a ser vista como algo pejorativo por homens (lógico, que por manutenção de privilégios) e por mulheres, que ainda não se libertaram.
Além disso, foi abusada, e ainda é capaz de defender homem!
Esse foi o primeiro TED que vi, que definitivamente, é um desserviço.
Joice Martins você a está acusando de usar um termo chulo, me parece que seu linguajar não é lá tão refinado, presta atenção, comente e discorde com educação, li seu comentário é o achei bastante grosseiro, ser feminista, não é ser contra a feminilidade.
@@estelacima3475 Hermenêutica não tem, né?
Em qual momento eu falei qualquer coisa sobre feminilidade? Em qual momento usei um termo chulo?
Só disse verdades! E reafirmo: este é o primeiro desserviço que já vi em um TED.
Verdade , desserviço é a palavra.
Joice, agradeço seu comentário. Justamente o fato de eu ter sido abusada é que me fez questionar o mundo masculino. Após uma longa jornada, percebo que o que queremos é, ao final e ao cabo, homens melhores. Não homens ausentes, não homens machistas, não homens violentos. Mas pais presentes, parceiros positivos, chefes, funcionários, irmãos, amigos que estejam ao nosso lado. O movimento feminista, do qual me vejo parte, ajuda nessa missão ao ser um sinônimo (ao meu ver) de igualdade. No entanto, na prática, estamos nos afastando em grande medida. É isso que eu quero mudar.
Sobre homem que ganha biscoito, me desculpe, mas não os vejo como cachorros.
@@KarinnaForlenza Se você tivesse realmente questionado o mundo masculino, entenderia que o que fizeram contigo não foi por falta de inserção, carinho ou afastamento do convívio feminino: foi apenas pelo estabelecimento de relação de poder, pra te subjugar como um objeto de usufruto e descarte, e não é com flores, voltando a sermos submissas, ou com postura de condescendência, que vamos virar o jogo.
Repito: seu TED é um desserviço. Um desserviço, inclusive, sobre o seu próprio histórico de vida.
Aprenda de uma vez por todas: homens estão acostumados a fazer manutenção de privilégio, e seu discurso com "panos quentes" fortalece os caprichos deles, e não os nossos avanços.
A-P-R-E-N-D-A!
Anima e animus
Ou seja, sejam babás e mães dos seus maridos.
Não, mas os ajudem a evoluir. O que queremos é lugar para todos. Mas isso significa termos homens melhores.
Exatamente!
A sociedade precisa entender que não aceitaremos mais o desgaste emocional de ser clínica de reabilitação pra homem babaca!
@@KarinnaForlenza Eles só atrapalharam nosso processo de evolução em todas as áreas (familiar, acadêmica, doméstica, profissional, política...), atrapalham até hoje, e agora chega UMA MULHER pra dizer que temos que ser "Madre Teresa" e ajudar homens a "evoluírem"?
@@blackpowerjoy Homem babaca não vale a pena. Mas há aqueles que valem. E eu acredito piamente que o queremos são homens melhores. Não homens distantes, violentos, machistas. E sim parceiros, companheiros, justos, presentes. Só apontar que eles são babacas não vai ajudar a mudar em nada o problema.
Vocês acabaram de, EXPLICITAMENTE, contrariar toda a ideia do vídeo. Uau, parabéns.
cara? e essa voz de menina???? que louco...
Muito bom !
Excelente!