Boa tarde Cleiton! Acesse através desse link e faça seu cadastro: universidade.brasiltec.ind.br/buscar/detalhes/7501e5d4da87ac39d782741cd794002d Caso surjam novas dúvidas, por favor entre em contato. Abraço!
Bom dia Chelton! Esse é um bom upgrade mesmo. Falei sobre isso no curso. Em caso de falha do gerenciador fica mais fácil de acionar os capacitores manualmente. Mas para testes, o ideal é sempre usar a saída do controlador. Em breve irei postar um vídeo onde falo sobre a manutenção preventiva dos bancos de capacitores e lá eu digo o porquê. Abraço!
Adorei a video aula, parabéns, embora não tinha conhecimento sobre FP. ganhou um Like. Tenho uma pergunta, na minha rede total de equipamentos é de 220v por 5000W, quantos capacitores e Uf cada eu tenho que instalar? Nota: Aqui em casa eu tenho instalado Ar condicionada 220 v por 813W, Micro ondas 1200W, Geladeira 115W e Frost free de 350W. Posso colocar Capacitor de maquina de lavar ou tem capacitor próprio para isso?
Muito obrigado! Com esse consumo não vai compensar instalar capacitores. Você não paga multa e a diferença no consumo seria irrisória nesse caso. Abraço!
Posso fazer 2 bancos de capacitores pra um mesmo trafo ? A minha situação é assim um trafo de 500kva alimentando dois CCM a uma distância de uns 20m a alimentação de cada CCM é individual cada um ta vindo diretamente do trafo imagino que seria melhor que colocar um banco ao lado do trafo.
Bom dia, Mateus! No seu caso, tanto um banco individual, quanto um par de bancos de capacitores vai resolver. Pode usar a solução que ficar mais fácil. Caso opte por dois bancos e coloque os TCs no mesmo lugar, não esqueça de deixar um tempo de atraso diferente para acionar os capacitores. Isso pode ser feito na configuração do controlador e vai evitar que os dois bancos acabem acionando juntos. Abraço!
Parabéns pela aula, uma dúvida eu poderia pegar a tensão de alimentação do capacitor que vai corrigir o transformador antes do tc nos cabos que estão chegando no quadro de distribuição geral logo depois do disjuntor? Ou esta alimentação deste capacitor precisa ficar necessariamente mais próxima do transformador. Obrigado.
olá primeiramente parabéns pelo trabalho, se possível tira uma duvida eu queria fazer uma instalação de um quadro desse eu posso colocar o quadro a uma distancia de 12 metros do quadro geral e instalar o tc com essa distancia ?
Entendi No meu caso aqui, preciso instalar dois pois tenho uma caixa de passagem onde deriva para dois galpões, e nessa mesma caixa ainda está conectado placa foto voltaica. Minha intensão é colocar um para cada galpão, depois das emendas foto voltaico
Me tira uma dúvida. No caso do dimensionamento de contatores com resistor de pré carga, basta dimensionar o contator com a corrente mais próxima do banco ? Não existe nenhum valor de margem de segurança? Já ouvi falar em usar um fator multiplicativo de 1,47. Outra pergunta, caso for dimensionar um contator comum, qual a margem de segurança que devo usar no valor de corrente?
Se o contator for específico para acionamento de capacitores, não há necessidade de considerar essa margem. Esse valor de 1,47 é usado para dimensionamento do disjuntor algumas vezes, mas há quem utilize um fator de 2. Quanto ao uso de contatores convencionais, não é indicado porque por mais que ele suporte (se dimensionado corretamente), a corrente de inrush continuará prejudicando os demais componentes do circuito de força como o disjuntor e o próprio capacitor. Mas se optar por usar, dimensionar com o dobro da capacidade resolve e proporciona uma boa vida útil. Abraço, Eric!
@@Brasiltec Valeu pela resposta. E no caso dos fusíveis GG? Na indústria que trabalho temos bancos de capacitores de 50kvar instalados em 480 Volts, a contatora usada não tem resistor de pré carga, mas é uma contatora especial para capacitor, no manual da mesma está escrito que os contatos tem uma liga especial para suportar a corrente de Inrush e nessa instalação temos filtros de harmônica em série com os capacitores, o que ajuda a amenizar a corrente de inrush segundo o manual do fabricante. Porém os fusíveis instalados são de 100 A, a corrente dos bancos de capacitores fica em torno de 60 ampéres, porém volta e meia pego um fusível queimado... detalhe que o banco é novo, temos 3 bancos em CCM's diferentes com mesmo modelo de capacitores, contatores, etc, e sempre me deparo com algum fusível queimado. Pela lógica 60 x 1,65 dá 99 ampéres, se for seguir essa lógica que vi no manual de alguns fabricantes multiplicadndo pela constante de 1,65 o fusível tá bem dimensionado... será que deveria considera um fusível para 2 vezes a corrente nominal? no caso o mais próximo seria 125A. Infelizmento no manual desse fabricante de capacitor não indica fusível recomendado.
@@ericdsb1 Penso que 1,65A seria suficiente se o contator tivesse o resistor de pré carga, mas como não tem, a corrente inicial é mais alta e isso deve estar fazendo os fusíveis queimarem. Usando o fator de 2x você não deve ter problemas. Abraço!
Boa tarde. Uma dúvida, vi em outro canal um especialista considerado no tema dizer que era errado utilizar disjuntores DIN na proteção dos capacitores. Que teria de ser disjuntores de caixa moldada... é isso mesmo? Sem dúvida os disjuntores de caixa moldada, acredito, são melhores, mas também muito mais caros... e o argumento era de que ele aguentaria melhor a entrada do capacitor ao longo do tempo, não se danificando... agradeço se auxiliar no tema.
Boa tarde! Como os capacitores demandam uma corrente muito alta no momento da carga, é necessário dimensionar os disjuntores com o dobro da sua corrente nominal considerando curva C. Mas sobre utilizar disjuntores de caixa moldada, só vejo necessidade se o nível de curto circuito for muito alto, e necessitar um disjuntor com alta capacidade de interrupção. Abraço!
Olá Ronei! Você pode instalar 2 controladores de algumas maneiras diferentes: 1- Cada um cobrindo um setor da instalação 2- Um deles cobrindo um setor em específico e outro cobrindo o todo. Neste caso o tempo de atraso para acionamento dos capacitores deve ser menor no modelo que cobre apenas um setor. Sugiro 30 segundos para um e 45 segundos para o outro. 3- Ambos em paralelo, cobrindo a instalação como um todo. Neste caso também é necessário trabalhar com tempos diferentes para que um dos controladores tenha prioridade, e não acabem entrando em conflito. Não vejo vantagem na utilização desse método além da segurança trazida pela redundância. Talvez esse tipo de instalação seja justificada nos casos em que não se consiga atingir a potência desejada usando apenas um controlador, mas é precisso lembrar que não há problema em ligar vários capacitores em um único estágio. Caso tenha ficado alguma dúvida estaremos à disposição para ajudar!
Boa noite! Gostaria de tirar uma dúvida com relação ao melhor local de instalação do banco de capacitor em uma granja que dispõe de uma usina de microgeração fotovoltaica. Caso real. Por gentileza, envie um contato. Desde já agradeço pela atenção e parabéns pelo canal.
Bom dia Alessandro! Quanto mais próximo da carga, melhor. Aí os benefícios da correção de fator de potência serão maximizados. Meu contato é treinamentos@brasiltec.ind.br Abraço!
Como dimensionar o tc em uma instalação comercial onde não sei a corrente do secundário do trafo ? Seria pela corrente do somatório das minhas potências em vc?
Bom dia Renan! De alguma forma você precisa estimar essa corrente e garantir que seu TC tenha um valor maior que ela. Pode ser analisando as cargas como você falou, pode ser medindo com amperímetro em um momento de alta demanda, pode ser olhando o disjuntor geral, etc. Abraço!
Boa tarde! Para a correção do transformador, que não é monitorado pelo controlador automático, ou para desligar o banco de madrugada, quando a multa é pelo consumo reativo capacitivo. No curso sobre correção de fator de potência falo um pouco mais sobre isso: universidade.brasiltec.ind.br/buscar/detalhes/7501e5d4da87ac39d782741cd794002d Abraço!
@@malaquiasdosreissoares4565 Mande para meu email por favor: treinamentos@brasiltec.ind.br É pouco provável que eu consiga decifrar apenas olhando o vídeo, mas de repente consigo te dar uma pista de onde começar a investigar. Já adianto que acho pouco provável que a culpa seja dos capacitores. Eles podem elevar um pouco a tensão onde estão instalados, mas isso não iria gerar um fogo. E se fosse um curto circuito nos capacitores eles já teriam queimado, e você teria percebido. Abraço!
Bom dia Cleiton! O que acontece? Testei a plataforma e está funcionando normalmente. Talvez ocorreu apenas alguma instabilidade do sistema. Fico à disposição!
Entre em contato com nossa equipe técnica: (47)3525-4790 De repente nossa equipa técnica consiga lhe auxiliar a encontrar os equipamentos corretos para sua aplicação e nosso departamento comercial lhe envia um orçamento.
Muito top a explicação meus parabéns, sou Eletricista técnico e nunca tive uma explicação de aplicação na prática dos banco de capacitores .
Valeu, Magno!
Essa universidade tinha que ser aqui em São Paulo
Muito boa a aula. Corrige oscilações na rede.
Valeu Antonio!
Abraço!
Excelente! Já me inscrevi no canal, obrigado pelo vídeo, traga mais vídeos da parte industrial como este, abraço!
Valeu Ricardo, muito obrigado pela inscrição e pela sugestão!
Abraço!
Boa tarde fiz minha inscrição pelo link, sobre montagem de banco de capacitores e fui direciona pra loja virtual
Boa tarde Cleiton!
Acesse através desse link e faça seu cadastro: universidade.brasiltec.ind.br/buscar/detalhes/7501e5d4da87ac39d782741cd794002d
Caso surjam novas dúvidas, por favor entre em contato.
Abraço!
Vc entende muito,top,seus vídeos o
Obrigado, Leonardo!
Abraço!
Sou cliente da brasiltec
Show ótimo conteúdo faltou so colocar uma chave pra automático pelo controlador e manual para cada capacitor.
Bom dia Chelton!
Esse é um bom upgrade mesmo. Falei sobre isso no curso. Em caso de falha do gerenciador fica mais fácil de acionar os capacitores manualmente. Mas para testes, o ideal é sempre usar a saída do controlador. Em breve irei postar um vídeo onde falo sobre a manutenção preventiva dos bancos de capacitores e lá eu digo o porquê.
Abraço!
@@Brasiltec mais uma vez parabéns pelo trabalho e estarei aguardando mais conteúdo.
Excelente!!!! Parabéns.
Muito obrigado!
Abraço!
Parabéns show!
Obrigado, Janilson!
Adorei a video aula, parabéns, embora não tinha conhecimento sobre FP. ganhou um Like.
Tenho uma pergunta, na minha rede total de equipamentos é de 220v por 5000W, quantos capacitores e Uf cada eu tenho que instalar?
Nota: Aqui em casa eu tenho instalado Ar condicionada 220 v por 813W, Micro ondas 1200W, Geladeira 115W e Frost free de 350W.
Posso colocar Capacitor de maquina de lavar ou tem capacitor próprio para isso?
Muito obrigado!
Com esse consumo não vai compensar instalar capacitores. Você não paga multa e a diferença no consumo seria irrisória nesse caso.
Abraço!
Posso fazer 2 bancos de capacitores pra um mesmo trafo ?
A minha situação é assim um trafo de 500kva alimentando dois CCM a uma distância de uns 20m a alimentação de cada CCM é individual cada um ta vindo diretamente do trafo imagino que seria melhor que colocar um banco ao lado do trafo.
Bom dia, Mateus!
No seu caso, tanto um banco individual, quanto um par de bancos de capacitores vai resolver. Pode usar a solução que ficar mais fácil.
Caso opte por dois bancos e coloque os TCs no mesmo lugar, não esqueça de deixar um tempo de atraso diferente para acionar os capacitores. Isso pode ser feito na configuração do controlador e vai evitar que os dois bancos acabem acionando juntos.
Abraço!
Parabéns pela aula, uma dúvida eu poderia pegar a tensão de alimentação do capacitor que vai corrigir o transformador antes do tc nos cabos que estão chegando no quadro de distribuição geral logo depois do disjuntor? Ou esta alimentação deste capacitor precisa ficar necessariamente mais próxima do transformador. Obrigado.
Muito obrigado!
Pode pegar no quadro de distribuição sim, não há problema desde que seja antes do TC.
Abraço!
olá primeiramente parabéns pelo trabalho, se possível tira uma duvida eu queria fazer uma instalação de um quadro desse eu posso colocar o quadro a uma distancia de 12 metros do quadro geral e instalar o tc com essa distancia ?
Boa noite Janilson!
Obrigado por participar aqui nos comentários!
Pode sim, sem problemas.
Abraço!
Entendi
No meu caso aqui, preciso instalar dois pois tenho uma caixa de passagem onde deriva para dois galpões, e nessa mesma caixa ainda está conectado placa foto voltaica.
Minha intensão é colocar um para cada galpão, depois das emendas foto voltaico
Legal, nesse caso será bem tranquilo. Como irão corrigir cargas diferentes, atuarão de maneira independente.
Me tira uma dúvida. No caso do dimensionamento de contatores com resistor de pré carga, basta dimensionar o contator com a corrente mais próxima do banco ? Não existe nenhum valor de margem de segurança? Já ouvi falar em usar um fator multiplicativo de 1,47. Outra pergunta, caso for dimensionar um contator comum, qual a margem de segurança que devo usar no valor de corrente?
Se o contator for específico para acionamento de capacitores, não há necessidade de considerar essa margem. Esse valor de 1,47 é usado para dimensionamento do disjuntor algumas vezes, mas há quem utilize um fator de 2. Quanto ao uso de contatores convencionais, não é indicado porque por mais que ele suporte (se dimensionado corretamente), a corrente de inrush continuará prejudicando os demais componentes do circuito de força como o disjuntor e o próprio capacitor. Mas se optar por usar, dimensionar com o dobro da capacidade resolve e proporciona uma boa vida útil.
Abraço, Eric!
@@Brasiltec Valeu pela resposta. E no caso dos fusíveis GG? Na indústria que trabalho temos bancos de capacitores de 50kvar instalados em 480 Volts, a contatora usada não tem resistor de pré carga, mas é uma contatora especial para capacitor, no manual da mesma está escrito que os contatos tem uma liga especial para suportar a corrente de Inrush e nessa instalação temos filtros de harmônica em série com os capacitores, o que ajuda a amenizar a corrente de inrush segundo o manual do fabricante. Porém os fusíveis instalados são de 100 A, a corrente dos bancos de capacitores fica em torno de 60 ampéres, porém volta e meia pego um fusível queimado... detalhe que o banco é novo, temos 3 bancos em CCM's diferentes com mesmo modelo de capacitores, contatores, etc, e sempre me deparo com algum fusível queimado. Pela lógica 60 x 1,65 dá 99 ampéres, se for seguir essa lógica que vi no manual de alguns fabricantes multiplicadndo pela constante de 1,65 o fusível tá bem dimensionado... será que deveria considera um fusível para 2 vezes a corrente nominal? no caso o mais próximo seria 125A. Infelizmento no manual desse fabricante de capacitor não indica fusível recomendado.
@@ericdsb1 Penso que 1,65A seria suficiente se o contator tivesse o resistor de pré carga, mas como não tem, a corrente inicial é mais alta e isso deve estar fazendo os fusíveis queimarem. Usando o fator de 2x você não deve ter problemas.
Abraço!
Boa tarde. Uma dúvida, vi em outro canal um especialista considerado no tema dizer que era errado utilizar disjuntores DIN na proteção dos capacitores. Que teria de ser disjuntores de caixa moldada... é isso mesmo? Sem dúvida os disjuntores de caixa moldada, acredito, são melhores, mas também muito mais caros... e o argumento era de que ele aguentaria melhor a entrada do capacitor ao longo do tempo, não se danificando... agradeço se auxiliar no tema.
Boa tarde!
Como os capacitores demandam uma corrente muito alta no momento da carga, é necessário dimensionar os disjuntores com o dobro da sua corrente nominal considerando curva C. Mas sobre utilizar disjuntores de caixa moldada, só vejo necessidade se o nível de curto circuito for muito alto, e necessitar um disjuntor com alta capacidade de interrupção.
Abraço!
SHOW!
Tenho grande interesse de informações sobre o assunto, aguardo retorno
Olá! Gostaria de me inscrever no curso de correção de fator depotência, o link não funcionou. Obrigado aguardo resposta.
Muito obrigado por avisar!
Vou contatar o pessoal do suporte para resolver.
Parabens
Obrigado!
Abraço!
Boa noite
Posso usar dois controladores na mesma rede
Olá Ronei!
Você pode instalar 2 controladores de algumas maneiras diferentes:
1- Cada um cobrindo um setor da instalação
2- Um deles cobrindo um setor em específico e outro cobrindo o todo. Neste caso o tempo de atraso para acionamento dos capacitores deve ser menor no modelo que cobre apenas um setor. Sugiro 30 segundos para um e 45 segundos para o outro.
3- Ambos em paralelo, cobrindo a instalação como um todo. Neste caso também é necessário trabalhar com tempos diferentes para que um dos controladores tenha prioridade, e não acabem entrando em conflito. Não vejo vantagem na utilização desse método além da segurança trazida pela redundância. Talvez esse tipo de instalação seja justificada nos casos em que não se consiga atingir a potência desejada usando apenas um controlador, mas é precisso lembrar que não há problema em ligar vários capacitores em um único estágio.
Caso tenha ficado alguma dúvida estaremos à disposição para ajudar!
Boa noite! Gostaria de tirar uma dúvida com relação ao melhor local de instalação do banco de capacitor em uma granja que dispõe de uma usina de microgeração fotovoltaica. Caso real. Por gentileza, envie um contato. Desde já agradeço pela atenção e parabéns pelo canal.
Bom dia Alessandro!
Quanto mais próximo da carga, melhor. Aí os benefícios da correção de fator de potência serão maximizados.
Meu contato é treinamentos@brasiltec.ind.br
Abraço!
boa noite
como faço pra inscrever no curso
não achei o link
Bom dia Sidnei!
Pode usar esse link aqui: universidade.brasiltec.ind.br/buscar/detalhes/7501e5d4da87ac39d782741cd794002d
Abraço!
Como dimensionar o tc em uma instalação comercial onde não sei a corrente do secundário do trafo ? Seria pela corrente do somatório das minhas potências em vc?
CV desculpa
Bom dia Renan!
De alguma forma você precisa estimar essa corrente e garantir que seu TC tenha um valor maior que ela. Pode ser analisando as cargas como você falou, pode ser medindo com amperímetro em um momento de alta demanda, pode ser olhando o disjuntor geral, etc.
Abraço!
Porque o uso de um controlador horário se os bancos são automáticos ? Obrigado
Boa tarde!
Para a correção do transformador, que não é monitorado pelo controlador automático, ou para desligar o banco de madrugada, quando a multa é pelo consumo reativo capacitivo.
No curso sobre correção de fator de potência falo um pouco mais sobre isso: universidade.brasiltec.ind.br/buscar/detalhes/7501e5d4da87ac39d782741cd794002d
Abraço!
Blz obrigado !
Posso corrigir o fator de potência direto na substação
É possível sim.
Abraço, Leonardo!
Bom dia
Eu estou com um problema em uma mineração os capacitores estão dando retorno para o barramento do painel geral qual seria o problema?
Bom dia Malaquias!
Como assim retorno? Poderia explicar melhor?
@@Brasiltec sim dando fogo no barramento vc tem um número q posso te envia um vídeo pra vc ver e analisar
@@malaquiasdosreissoares4565 Mande para meu email por favor: treinamentos@brasiltec.ind.br
É pouco provável que eu consiga decifrar apenas olhando o vídeo, mas de repente consigo te dar uma pista de onde começar a investigar.
Já adianto que acho pouco provável que a culpa seja dos capacitores. Eles podem elevar um pouco a tensão onde estão instalados, mas isso não iria gerar um fogo. E se fosse um curto circuito nos capacitores eles já teriam queimado, e você teria percebido.
Abraço!
@@malaquiasdosreissoares4565 47 9988-0010
Boa tarde não consegui fazer a inscrição pro curso de capacitação de Banco banco de capacitores, ok vou tentar novamente
Bom dia Cleiton!
O que acontece? Testei a plataforma e está funcionando normalmente. Talvez ocorreu apenas alguma instabilidade do sistema.
Fico à disposição!
mas coloca as 3 fases no capacitor e asaida como e feita
Bom dia Paulo!
O capacitor não tem saída. Basta alimentá-lo para que cumpra seu papel.
Abraço!
Bom dia ! Gostaria de saber como faço para ligar 2 banco em paralelo pois tenho um e o msm não está suportando a carga ?
Boa noite João!
É só ligar em paralelo mesmo, não tem mistério. Ligando dois bancos em paralelo, a potência dos dois se soma.
Abraço!
Amigo,estou tendo problemas graves,em correção de fator de potência,vc teria como me ajudar
Entre em contato com nossa equipe técnica: (47)3525-4790
De repente nossa equipa técnica consiga lhe auxiliar a encontrar os equipamentos corretos para sua aplicação e nosso departamento comercial lhe envia um orçamento.
Estou com problema de multa no meu condomínio. Pode me ajudar?
Entre em contato com nossa equipe técnica: (47)3521-0448
Abraço!
Eu quero
E O CURSO JÁ PASSOU
O curso está disponível: universidade.brasiltec.ind.br/buscar/detalhes/7501e5d4da87ac39d782741cd794002d
Abraço!
JUVENAL Alme
Como transforma uma enegia monofasica 220wts em 380wts. Tem como meu amigo.
Você vai precisar de um transformador para isso. E se quiser trifásico, vai precisar de um inversor também.
Abraço!