Escola de Frankfurt (Michael Walsh) | Tatiana Feltrin

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 1 жов 2024

КОМЕНТАРІ • 328

  • @marcoszamith
    @marcoszamith 4 місяці тому +36

    Acho que é preciso cautela acerca do assunto, que, até onde tentei estudar, é bastante complexo.
    Percebi que há conservadores brasileiros que não dominam o assunto, mas defendem algo como "a Escola de Frankfurt causou a queda da civilização ocidental". Tal proposição é demasiadamente genérica, não necessariamente falsa, tendo em vista a amplitude conceitual dos termos. Não é de estranhar que no Brasil seja mera repetição de alguma fala do Olavo de Carvalho, que expressava um ponto de vista, em vez de uma conclusão a que se chega após estudar apropriadamente o assunto - sobretudo em um país onde poucos estudam realmente.
    Acredito que o capítulo sobre a Escola de Frankfurt na "História da Filosofia" de Giovanni Reale seja uma fonte respeitável mesmo que sintética e possibilite uma visão da complexidade da escola, que não era homogênea, visto que cada pensador atuava em uma área. Um livro que explica as correntes marxistas, inclusive, pelo que me lembro, essa interpretação contra a Escola de Frankfurt, é "Marxismo" de Geoff Boucher. Já li "Os Pensadores da Nova Esquerda" de Roger Scruton, mas, salvo engano, a crítica dele não é à teoria ou à doutrina de cada pensador (por exemplo, demonstrar por que uma política econômica socialista é pior que uma liberal), mas às incoerências entre a prática e a doutrina, um problema que ocorre em qualquer grupo.
    Quanto ao vídeo, há algumas frases que não se aplicam exclusivamente a "partidários" da Escola de Frankfurt, mas a quaisquer outros como conservadores ou liberais. Falta também um discernimento entre um marxismo vulgar e aqueles teorizados em obras intelectuais.
    Ter uma noção do assunto e chegar a conclusões como "X é o mal do mundo" revela mais um efeito de propaganda, sensacionalismo, militância, fanatismo, maniqueísmo, reducionismo etc qualquer que seja o grupo ideológico.

    • @matheusfernandes5824
      @matheusfernandes5824 4 місяці тому

      O Olavo leu tudo sobre marxismo e correntes derivadas, como vc diz apenas um ponto de vista? Os livros do Giovanni Reale o próprio Olavo indicou todos. Depois Adam Smith, Ludwig von mises, e qualquer economista que faça contas já provou que a única economia real é a capitalista. Negar que a Teoria Crítica tem impacto profundo na cultura hoje é chamar as pessoas de trouxa. Até na área de educação de ciências exatas existem correntes hoje com o nome de "pensamento crítico" (disfarçado como crítica ao capitalismo).
      A Tati fala no vídeo "o livro é para convertidos," vc não precisa reforçar isso kk.

  • @joaquimmiguelcouto4253
    @joaquimmiguelcouto4253 4 місяці тому +9

    A Escola de Frankfurt é contra o racismo e a homofobia. Vcs são a favor? A Escola de Franfurt defende o ambientalismo. Vcs são contra a preservação ambiental?

    • @tatifeltrin
      @tatifeltrin  4 місяці тому +10

      De acordo com o seu comentário, a escola de Frankfurt é óbvia - você precisa dela?

  • @alexandrinobruno
    @alexandrinobruno 4 місяці тому +64

    Tati, pegando o final do vídeo, sabe por que esse livro não vai convencer ninguém da esquerda? Porque é um livro que só fica batendo em espantalhos. Quer um exemplo? "Querem destruir a família".
    Ninguém quer destruir a família, o que as pessoas querem é construir suas próprias famílias do jeito que elas quiserem, e não no molde imposto de "papai, mamãe e filhinho".
    Eu particularmente acho que este tipo de livro raso só atrapalha. No final é o que você disse, só fala com convertido que também já está imune a qualquer tipo de autocrítica do que está lendo..

    • @querocomprar6358
      @querocomprar6358 4 місяці тому +20

      A partir do momento que se destrói a família, o indivíduo não tem mais ninguém por quem lutar, ele cede mais facilmente. Se a esquerda quisesse somente ter a família do jeito dela, não estaria tão empenhada em impor sua ideologia na cabeça das crianças de famílias de direita, mesmo que isso vá de encontro à moral da família. Pegue qualquer ponto que vc ache um absurdo e imagine a escola de seu filho dizendo que aquilo é normal e certo. Vc não lutaria contra? Só uma reflexão... abraços

    • @alexandrinobruno
      @alexandrinobruno 4 місяці тому +2

      ​@@querocomprar6358
      Novamente, isso é um espantalho..

    • @Pedro-pp1wv
      @Pedro-pp1wv 4 місяці тому +4

      Infelizmente não é sobre ter o "direito" de ter a família do jeito que quer, mas sobre destruir mesmo a estrutura estabelecida. Não é sobre ter espaço, é sobre tomar o espaço destruindo. É sobre revolução...

    • @danilolima5522
      @danilolima5522 4 місяці тому +2

      "ninguém quer destruir a família"
      ua-cam.com/video/01apDGcFgtc/v-deo.html

    • @weimarfreitasweimar9980
      @weimarfreitasweimar9980 4 місяці тому

      Não é para remediar, apenas para refletir sobre o estrago que fizeram na cultura ocidental. Leitura ideal para os ferrenhos defensores do progressismo entenderem como foram idiotizados sem perceber. rs

  • @vitorxdl
    @vitorxdl 4 місяці тому +48

    "...sobre o bem e o mal"... Se alguém está reduzindo um tema tão complexo em uma dualidade e maniqueísmo como o autor apresenta no começo, já sabe que lá vem bomba rsrsrs.
    Interessante notar que ele aponta o outro lado (o "mal") como responsável pela "guerra cultural", mesmo o livro dele se tornando exatamente uma engrenagem da guerra cultural e influência, mas do lado do qual ele faz parte (ou seja, o "bem", "Deus", "criação", como ele tenta te convencer). Mas claro que, ninguém, de forma alguma, contestaria o posicionamente hegemônico do autor, não é? Sem dúvidas que ele representa o correto e o "bem".
    Ele conseguiu pegar uma teoria conspiratória e polvilhou com referências eruditas para dar um ar de intelectualidade (lembre-se da crítica que ele faz ao lado do "mal": "ao mesmo tempo excessivamente intelectualizada, e juvenil do ponto de vista emocional..."), tática bem eficiente, diga-se de passagem, pois serve para encantar os ignorantes, e também como reforço positivo para os que conhecem essas referências ("nossa! ele é inteligente como eu, o que ele diz deve fazer sentido!").
    Tem uma frase em inglês que eu gosto muito: "every accusation is a confession". E esse autor é a personificação disso. Este livro é o que tem de mais básico em propaganda política, sendo publicada aos montes ultimamente, por todo o espectro político.

    • @Simone1968RJ
      @Simone1968RJ 4 місяці тому +5

      Ao ler seu longo comentário, me deu mais vontade de ler o livro😊

    • @rodericus4448
      @rodericus4448 4 місяці тому +13

      Embora você critique a redução de um tema complexo a uma dualidade simplista de "bem e mal", é importante lembrar que essa técnica é comum em muitas ideologias, incluindo a práxis marxista. A dicotomia clássica "proletariado versus burguesia" foi adaptada para várias outras dicotomias modernas, como "hetero versus homo", "preto versus branco", "colonizador versus colonizado", "ateu versus religioso" e, mais recentemente, "trans versus cis". Essa abordagem de simplificação é usada para destacar conflitos e mobilizar apoio, mas pode, de fato, reduzir a complexidade das questões.
      O uso da hipérbole "bem e mal" pelo autor pode ser visto como uma estratégia retórica eficaz para atrair atenção e clarificar sua posição. Essa simplificação não é única; é uma tática comum em debates culturais para criar uma narrativa clara e mobilizar o público. O que você chama de "teoria conspiratória polvilhada com referências eruditas" é, na verdade, uma prática comum em todas as esferas políticas. As referências eruditas servem para legitimar argumentos e conectar ideias complexas com o público intelectual.
      A citação "every accusation is a confession" é sugestivo que você está projetando suas próprias falhas na oposição. No entanto, essa mesma lógica pode ser aplicada a muitas críticas feitas por diferentes espectros ideológicos. A análise de conflitos por meio de dicotomias simplificadas é uma característica recorrente na literatura política e social, tanto à direita quanto à esquerda.
      Dessa forma, embora seja válido criticar a simplificação excessiva de temas complexos, é importante reconhecer que essa prática é amplamente utilizada e pode ser uma ferramenta útil para tornar argumentos mais acessíveis e impactantes. Criticar apenas um lado por essa prática sem reconhecer sua ubiquidade pode levar a uma visão parcial do debate.

    • @None-o4w8p
      @None-o4w8p 20 днів тому

      @@rodericus4448 no fim você só validou o que o primeiro comentário trouxe, o autor não se distancia do que ele acusa ou tenta criticar.

  • @dericm.lisboa
    @dericm.lisboa 4 місяці тому +139

    Sou um homem de 20 anos (ou seja, tô enquadrado na geração z) e sou pardo e homossexual. E é indescritível a pressão que enfrento de pessoas pertencentes a essa bolha esquerdista para abraçar causas minoritárias e tomar a luta revolucionária como parâmetro de vida. Diariamente sou questionado de por que ser católico, por que apoiar a centro-direita, por que apoiar o liberalismo e não o marxismo, etc. E por conta da minha idade, essa repressão de pensamento piora, pois “como alguém da minha geração pensa ainda tão retrógado?”. A lavagem cultural já foi feita e percebemos tarde demais.

    • @patzanetti4639
      @patzanetti4639 4 місяці тому +2

    • @br35kr36
      @br35kr36 4 місяці тому +7

      Muito força para vc, não é fácil! Espero que encontre sua turma, um forte abraço.

    • @Curiosissima
      @Curiosissima 4 місяці тому +10

      Uau! Força, dear!
      Mas que deleite ler seu comentário: há luz no fim do túnel, ainda há pessoas conservando o senso crítico 👏🏼👏🏼👏🏼

    • @michelemonteiro145
      @michelemonteiro145 4 місяці тому

      Bom saber que há jovens como vc que não entraram na bolha.

    • @Thepedroar
      @Thepedroar 4 місяці тому +2

      Parabéns por se manter coerente com seus pensamentos. Admirável!

  •  4 місяці тому +113

    Meu posicionamento político é de centro-esquerda, mas achei interessante a sua resenha. Gosto de ouvir as ideias de quem pensa diferente. Acho que o grande mal que enfrentamos é o posicionamento extremista, tanto de direita quanto de esquerda. E concordo absolutamente com o que você disse: não devemos apenas reproduzir pensamentos ideológicos na nossa “bolha”, devemos sempre questionar essas ideias, pois o pensamento crítico é o que permite a convivência saudável entre pessoas que vivem diferentes realidades.

    • @eheriton
      @eheriton 4 місяці тому +7

      mas o que é ser "extremista" ? esse é o ponto.

    • @LofiBitx
      @LofiBitx 4 місяці тому +21

      @@eheriton no nosso país? me arrisco em dizer que ta tudo extremo, uma política completamente polarizada. Tente conversar com qualquer um dos lados expondo opiniões contrárias e você vai ser chamado de: fascista ou de comunista, só escolher o lado que você vai debater.

    • @de8049
      @de8049 3 місяці тому

      Ser de outro espectro já é taxado de extremo pelos autointitulados porta-vozes do lado X ou Y. As pessoas , no geral, eu vejo não querendo participar dessa guerra sem razão. Tanto a direita quanto a esquerda política querem discutir sexo dos anjos e lacrar/mitar. Brasil é um país pobre, o povo só quer ter comida na mesa, segurança, trabalho, pagar as contas e beber sua cerveja ou coca-cola no fds.

  • @danielarobalo5643
    @danielarobalo5643 4 місяці тому +57

    Para mim, o erro está em achar que o bem sou eu e o mal é o outro. Quando todos os defeitos e males estão no outro, não há nada para combater em mim, para melhorar em mim. Querendo ou não, o autor parece que divide a sociedade em boa (direita, conservadora...) e má (esquerda, liberal, progressista). Enfim, não sei se é uma boa estratégia. Talvez seja, se a ideia for nos manter cada vez mais intrincheirados.

    • @dayannealmeida5153
      @dayannealmeida5153 4 місяці тому +5

      Você está relativizando o bem e o mal e é isso o que tem que ser combatido.

    • @1979fsa
      @1979fsa 4 місяці тому +14

      ​@@dayannealmeida5153 Voce está dizendo que tudo na esquerda é mau e tudo na direita é bom?

    • @emersonpires8312
      @emersonpires8312 4 місяці тому +6

      E a sociedade não avança, fica nessa briga infinita.

  • @Reflexoesdeumtatuado
    @Reflexoesdeumtatuado 4 місяці тому +74

    Tati, primeiro: te acompanho faz mto tempo pq gosto do teu trabalho.
    Dito isto, esse livro é mais um livro conservador contra esquerda? Um mar de pessoas elogiou "ideias tem consequências" do richardinho weavher e, no final, era um livro conservador com argumentos refutáveis. Sintetizando, o "ideias" vira um escrito sobre pró hierarquia, pela volta da cavalaria (segundo autor seriam estes mais "superiores"), contra progressismo. A dúvida é: este livro é mais um livro com a visão conservadora do autor? Achei o "ideias" muito unilateral e parece que o progressismo é um demônio e o conservadorismo um anjo que vai salvar a terra. Percebi fácil isso lendo. E olha que me considero meio conservador hein, cristão, bem familia, quer ter propriedade privada.. livros com argumentos pra um só lado parecem querer enganar o leitor.

    • @euvoceeosobrenatural9340
      @euvoceeosobrenatural9340 4 місяці тому +16

      Bom, eu sempre "me senti" muito mais conservadora do que qualquer coisa.
      Tudo o que é mais à esquerda me deixa mal. Não se trata de ter sido "programada ou doutrinada", é algo visceral mesmo.
      Um exemplo disso, é que desde adolescente nunca acreditei no feminismo.
      Hoje não me ligo em ideologias, mas só no RESULTADO dessas ideologias. E observando isso, percebi o quanto o conservadorismo é superior. Não preciso entrar em detalhes: é só observar a vida e as obras dos grandes C. S. Lewis e J. R. R. Tolkien.

    • @jucyfigueiredo354
      @jucyfigueiredo354 4 місяці тому +11

      Um comentário sensato!

    • @SuperNinjaSam56
      @SuperNinjaSam56 4 місяці тому +14

      Eu li o escola de Frankfurt e na minha opinao, tirando um ou outro argumento. O livro infelizmente fica num ar de somos superiores, nunca fizemos nada de errado etc. Na minha Opniao a tati acertou quando falou que esse livro é pra afirmar pra bolha certas questaoes, principalmente as de que estao do lado "certo".

    • @emersonpires8312
      @emersonpires8312 4 місяці тому +7

      ​@@euvoceeosobrenatural9340 medo do seu comentário, apenas mais um da direita e sua convicção em sua ideologia. Existem pessoas da mesma forma porém de esquerda. O que eu quero dizer é que precisamos questionar nossos valores e nunca dizer que moral é superior ao outrem.

    • @Reflexoesdeumtatuado
      @Reflexoesdeumtatuado 4 місяці тому

      ​@@euvoceeosobrenatural9340 meus autores favoritos ou são conservadores ou contraditórios como tolstoy haha

  • @danielbraga7890
    @danielbraga7890 4 місяці тому +6

    Olhando pelo viés da filosofia, tá estranha essa concepção/definição de Escola de Frankfurt enquanto linha de pensamento.

  • @Lollypedrosa
    @Lollypedrosa 4 місяці тому +328

    Não há jornalista que não tenha sido saturado de todos os autores dessa escola de pensamento, colocada como a única visão possível para um ser intelectualmente maduro. Nenhuma outra é apresentada inclusive, nem mesmo para ser contestada. Hoje, com muito esforço , já vejo o mundo por outro prisma e percebo os estragos desse ensino maciço em mim e no mundo. Então, será uma boa hora para ler esse livro.
    Amo suas resenhas Tati... São "culpadas" de, pelo menos, 40% das minhas leituras a cada ano!
    Amando "O jogo da amarelinha" ❤

    • @IrmaPsi
      @IrmaPsi 4 місяці тому +41

      Acho que todos nós que passamos pelas Ciências Humanas tivemos que encarar a Teoria Crítica. E o problema nem é esse, mas é o que vc falou: não termos contrapontos, não termos contato com outras visões. E nos construirmos como pensadores de uma visão só é empobrecedor e, em alguns casos, até perigoso.

    • @gokublacktekken6166
      @gokublacktekken6166 4 місяці тому +9

      Tá cheio de booktuber nessa matrix.

    • @DireitoConstitucionalProfGeral
      @DireitoConstitucionalProfGeral 4 місяці тому

      Concordo plenamente. Muitos grandes pensadores das ciências sociais foram colocados "na geladeira"; não tivemos acesso a eles. Nem as bibliotescas de Universidades Públicas tinham no acervo obras de alguns desses autores (não tenho como citar todos). E por que? Porque não interessa contrapor o neomarxismo. Eram considerados autores "reacionários'. Até mesmo autores como John Rawls (considerado de esquerda nos EUA), ficou por muito tempo afastado dos debates, embora desde o início dos anos 1980, já tivéssemos uma tradução de "Uma teoria da justiça" pela editora da UNB. E por que ele não era lido? Porque não propunha uma reforma erstrutural, revolucionária da sociedade para promover justiça social. Apenas vinte anos depois ele passou a ser lido por uma exigência teórica no mundo inteiro: não tem como falar, problematizar, sobre justiça (na Política, no Direito, etc.) sem ler John Rawls

    • @Franz_Klaus
      @Franz_Klaus 4 місяці тому +8

      Eu adoro a escola de Frankfurt, eles expandiram o pensamento critico, más você vai absorver de acordo com suas vivências e personalidade.
      Depois de 1000 anos de repressão da igreja.
      " A religião eo ópio dá humildade" :kall Marx, você esperava o quê?
      Meus bisavós, e avô, vieram da Alemanhã depois da guerra para cá e por relatos familiares vejo que a cultura do lugar que você nasceu, influencia muito a maneira de você interpretar algo, por más que em alguns pontos eles passam apenas uma visão, você vai interpretar da sua maneira, influciada pelas suas vivências, pelas suas paixões lugares onde passou, e pessoas que conheceu.
      Pois você é um pouco disso tudo, assim como eu e todos seres humanos, não concordo em tudo na doutrina crítica deles, assim como odeio os pensamentos antagonistas a eles vindos do meu bisavô que era das SS, Entende.
      "Nada no mundo é insignificante, tudo depende do ponto de vista".
      :Johann Wolfgang Von Goethe.
      Não estou brigando e nem militando, odeio militança, só passando uma visão do outo lado da moeda.
      Muito interessante sua observação sobre o livro.
      🤝👍

    • @forviltrum8080
      @forviltrum8080 3 місяці тому

      Perfeito seu comentário.

  • @andersonsilva0
    @andersonsilva0 4 місяці тому +64

    Colocar o ser humano, complexo, na caixinha de esquerda e direita, que deve seguir só aquela cartilha, no meu entendimento, já é problemático. Esse dualismo imposto, que te diz que vc tem apenas duas escolhas, é o que traz tanta irracionalidade no cenário atual.

  • @IuryBelchior
    @IuryBelchior 4 місяці тому +33

    Sou de esquerda, achei superficial e maniqueista essa crítica à Escola de Frankfurt. Esta, contribuiu sim para o debate, mas com limites. De todo modo acho importante conhecer essas ideias com as quais não concordo. Neste ponto, te agradeço Tati.

  • @sommelierdefofoca
    @sommelierdefofoca 4 місяці тому +57

    Tati, não subestime a esquerda... não se deixe levar pelo viés de disponibilidade, viés de confirmação e evidências anedóticas. Há várias pessoas de esquerda e principalmente de centro esquerda inteligentes, honestas e de mente aberta... acredito sim que alguém de esquerda pode aproveitar esse livro. Ser de esquerda não é sinônimo de alienação, assim como ser de direita também não é. A realidade é que ambos os lados tem muitoa alienação envolvida, mas não necessariamente todos.

    • @maxwillamy
      @maxwillamy 4 місяці тому +7

      Um bom comentário !

    • @helenam5672
      @helenam5672 4 місяці тому +3

      perfeito

    • @ComeBolo
      @ComeBolo 4 місяці тому

      Cara, pra ser de esquerda, tu votou em Lulis três vezes. Tipo...talvez não seja tão inteligente quanto se pensa que é.

  • @modelagem.costura.daianne
    @modelagem.costura.daianne 4 місяці тому +10

    Gostei da resenha , pelo menos já sei o que esperar ,uma opinião tendenciosa e opositiva do autor, já li livros favoráveis a Escola de Frankfurt , não vai ser difícil ler uma opinião contrária, como não existe uma verdade absoluta, o caminho é a análise e convivência das duas opniões.

  • @lucaspasion7998
    @lucaspasion7998 4 місяці тому +36

    Eu sou uma pessoa de esquerda, gosto muito do seu conteúdo e concordo com boa parte das coisas que você falou nese vídeo. Acredo que a mensagem vale pra qualquer pessoa de qualquer espectro político. Ficar preso a sua bolha e achar que você detém a verdade absoluta para todos os problemas do universo, ignorando outras visões de mundo, só te torna prisioneiro de suas próprias ideias.

  • @joaoluisnobrega1900
    @joaoluisnobrega1900 4 місяці тому +44

    Bom dia, estou lendo Eça de Queirós, O Crime Do Padre Amaro.
    Próxima leitura, Laços De Família, Clarice Lispector.
    Boas leituras. 👏👏👏👏👏

  • @VeraMutti
    @VeraMutti 4 місяці тому +14

    É interessante também pensar que as teorias podem moldar o pensamento por meio da linguagem. A internet também é uma forma de linguagem que molda pensamentos e comportamentos. Tudo é apenas guerra de teorias / linguagens. Nesse sentido, melhor mesmo é tentar ser ético e olhar o outro como se fosse nós. Porque a linguagem apresentada no vídeo é superior / melhor do que qualquer outra? Nao estão também querendo moldar nosso pensamento?

  • @Thepedroar
    @Thepedroar 4 місяці тому +32

    O autor traz de volta a definição do " Homem massa" de Ortega y Gasset. Excelente video.

  • @johnsouza2236
    @johnsouza2236 4 місяці тому +24

    Me chamou atenção a inferência que você tirou do autor - em relação a forma como a Direita venceria a Esquerda - "como é que você desmoraliza alguém, é ridicularizando essa pessoa. Mas você nao pode fazer isso sozinho. Você precisa de um grupo de pessoas que ODEIEM aquela alí, pra que vocês, juntos, façam aí a zombaria em cima daquela pessoa. Aí, sim, você pode conseguir algum tipo de resultado". Sabe, é esse tipo de pensamento que cerca muitos - não todos - que se dizem de Direita, Conservador, no Brasil. Notem a palavra Ódio, ligada a se juntar em grupo para vencer a "batalha". Hoje, é muito difícil conversar sobre assuntos que coloquem em evidência questões política-ideológica, pois as pessoas partem para esse tipo de atitude. Se alguns que se dizem de Esquerda são intolerantes, outros que se dizem de Direita, não ficam atrás - principalmente, os que possuem grandes canais em redes sociais - em nome da busca da "liberdade" não estão nem aí em quem vão prejudicar (lembremos do que se viu na Pandemia de Covid-19 ou mesmo falas asquerosas vindas de muitos políticos que afrontam o bom senso e o decoro parlamentar).
    De qualquer forma, pela resenha me parece um livro interessante para se refletir sobre várias questões.
    Abraço, Tati

    • @danielbraga7890
      @danielbraga7890 4 місяці тому +7

      Pois é, não consigo não ver essa colocação como algo problemático, pq quem olha para a divergência de ideias como algo a se "vencer" (e ainda na base do ódio, com o meio da ridicularização), essas pessoas deixam de lado qualquer possibilidade de debate e, para recorrer a estes métodos, não parecem preocupadas em ter, no mínimo, argumentos sólidos que amparem suas ideias. Se tivessem, de fato, bons argumentos não seriam tão avessos ao debate.

  • @jrrmaia9355
    @jrrmaia9355 4 місяці тому +136

    Estão ouvindo?? O maravilhoso som das escamas caindo dos olhos... A Tati é phoda!

  • @nubiarodrigues7200
    @nubiarodrigues7200 4 місяці тому +88

    Que mulher corajosa, senhores!

  • @rogertomzi
    @rogertomzi 4 місяці тому +44

    Olha...sinceramente a direita também parece ter cedido ao prazer de suas certezas.

    • @KetlinCarramanhos
      @KetlinCarramanhos 4 місяці тому +19

      👏🏻👏🏻👏🏻 É isso. Infelizmente parece que quanto mais os dois lados vão caminhando para os extremos das suas linhas de raciocínio, ou para o extremo dos seus valores, eles vão se apropriando de uma certeza sobre tudo que é muito esquisita. E pra mim, parece que os extremos dos dois lados não fazem sentido. Eu sigo acreditando no equilíbrio, no caminho do meio (não estou falando do "caminho do meio" de forma politica, não estou falando do Centrão). Estou falando do equilíbrio de pensamento, de analisar o que é positivo E negativo nos pois lados (pq tanto direita como esquerda tem pontos positivos e negativos) e tirar uma conclusão que realmente faça sentido para a sociedade como um todo, não só pra um dos lados. Sei lá eu sinto que falta esse exercício de equilibrar as coisas, as falas, as certezas, os valores.
      Bom, enquanto os dois lados brigam, eu sigo aqui fazendo minha yoga e minhas meditações e vou, sozinha, buscando equilibrar meus pensamentos e ações.
      Bom domingo!

  • @0802estefano
    @0802estefano 4 місяці тому +9

    Otimo video Tati, só uma pequena correção: ao contrario do exposto, a escola de frankfurt se opunha as ideias do iluminismo e positivismo, nao se aproximava delas. Uma das bases epistemológicas é exatamente essa: o entendimento de que essas mesmas ideias tinham fracassado tendo em vista os acontecimentos do inicio do seculo!

    • @tatifeltrin
      @tatifeltrin  4 місяці тому +2

      Obrigada pela correção! Vou retirar essa parte do vídeo, sim? :)

  • @videosluminar
    @videosluminar 4 місяці тому +5

    Querida, Tatiana... Tem alguma coisa errada com esse livro resenhado... Gramsci e Lukács em hipótese nenhuma foram fundadores da Escola de Frankfurt. Lukács esteve em um evento, anterior a criação da iniciativa, com alguns dos proponentes (Karl Korsch, Friedrich Pollock) iniciais do instituto que ficaria conhecido pelo nome. Sobre Antonio Gramsci não sei de nenhuma relação direta dele com a Escola de Frankfurt. A chamada primeira geração da Escola de Frankfurt, geralmente comentada por aí (alguns nomes variam) é apontada como sendo composta por Theodor Adorno, Max Horkheimer, Friedrich Pollock, Leo Löwenthal, Herbert Marcuse, Erich Fromm, Walter Benjamin, Ernst Bloch e Otto Kirchheimer. Posteriormente figuras como Jürgen Habermas e Alfred Schmidt passaram a se destacar. Não sei precisar a quantidade de contribuições (livros e artigos) de cada autor ainda vinculado a proposta, mas nunca li que Gramsci e Lukács (que o autor chama de "pais fundadores") integraram e menos ainda que tiveram participação na fundação da Escola de Frankfurt. Abraço fraterno em todos!

  • @MarcianoMelo-pj8jw
    @MarcianoMelo-pj8jw 4 місяці тому +40

    Que Deus Ilumine sempre seu caminho

  • @JoVicttor49
    @JoVicttor49 4 місяці тому +157

    Eu amo quando a Tati entra nesse assunto da guerra cultural. Por isso, torço tanto pra ela ler mais Lionel Shriver. ❤

    • @tatifeltrin
      @tatifeltrin  4 місяці тому +35

      Li o "Precisamos falar sobre o Kevin"...

    • @JoVicttor49
      @JoVicttor49 4 місяці тому +11

      @@tatifeltrin Tati, os livros mais recentes dela de ficção e não-ficção lidam de forma muito interessante com essas questões. É num nível que eu duvido que as editoras tenham coragem de lançar no Brasil. E são divertidos!

    • @abigailreis
      @abigailreis 4 місяці тому +1

      Eu tenho interesse nesse tema, vc pode me recomendar alguns livros?

  • @Caiorssch
    @Caiorssch 4 місяці тому +7

    Não levo muito a sério esse discurso de subversão comunista no Ocidente; mas deve ser uma boa leitura até.

  • @Luciano-cl2sv
    @Luciano-cl2sv 4 місяці тому +44

    Ele divide o livro entre direita e esquerda. De modo, que já nasce prejudicado.

    • @telmarodriguesdasilva445
      @telmarodriguesdasilva445 4 місяці тому

      Sim essa dicotomia inexiste. Foi criada para manter as pessoas divididas e em guerra. Enquanto isso, uma minoria se mantem no poder.

    • @firedarsh2000
      @firedarsh2000 4 місяці тому

      Não precisa interpretar literalmente, pois é um livro escrito em outra época. Embora em essência se aplique bastante ao brasil atual e nos últimos anos

    • @antoniosouza8308
      @antoniosouza8308 4 місяці тому +4

      ​@@rosaniaoliveira913síntese excelente!

    • @emersonpires8312
      @emersonpires8312 4 місяці тому

      ​@@firedarsh2000não tem uma década esse livro

    • @hypnos1988
      @hypnos1988 4 місяці тому +2

      É inacreditável como tem comentários aqui que partem do pressuposto de que essa divisão que Walsh faz da direita e da esquerda é necessariamente ruim. Repito: NECESSARIAMENTE. É infinitamente mais preferível um autor que toma um lado, do que um hipócrita que paga de isentão... isso se chama honestidade e Walsh é crítico justamente da classe dos """isentos""" que na verdade estão entupidos de ideologia. Tati fazendo um bom trabalho, como sempre!

  • @joycesoares5070
    @joycesoares5070 4 місяці тому +52

    Devo salientar que estou adorando esses vídeos mais longos ❤🙌🏻

  • @maxwillamy
    @maxwillamy 4 місяці тому +5

    Olá !
    Interessante o livro desse âncora , mas acho se não me engano, estão ultrapassados para dizer sobre escola de Frankfurt dos dias atuais . Na última fase dessa teoria crítica por sinal inspirado pelos títulos que Kant escolhia , o seu principal representante , o bom senhor Habermas e ainda vivo, a proposito até por cima cristão e logo defensor das religiões , logo também defensor do tradicionalismo , trouxa várias mudanças da teoria crítica deixando mais como posso dizer mais conservadora . Seja é inválido julgar a teoria crítica do presente pelo o passado, está cometendo , esqueci o nome correto , um erro anacrônico . Resumidamente quero disser que Escola de Frankfurt evoluiu ao longo do tempo e que seu principal representante atual, Jürgen Habermas, trouxe várias mudanças para a teoria crítica. Habermas, ele é conhecido por suas teorias sobre a esfera pública, ação comunicativa e democracia deliberativa. Onde ele é, de fato, um defensor das religiões e do tradicionalismo, o que pode ser visto como uma postura mais conservadora em comparação com alguns dos primeiros pensadores da Escola de Frankfurt. `Pensando bem invés de resumir acabei repetindo .

  • @1974Leia
    @1974Leia 4 місяці тому +16

    Caramba, Tati! Você não faz ideia do quanto esse vídeo coube nesse momento da minha vida. Fiquei intrigada ontem com a live de 50% do RC, estávamos falando de livro e em todos os meus comentários subia uma advertência até eu ser derrubada da live. Consegui voltar depois de procurar a página, pois nem o ao vivo aparecia para mim, perguntou para o grupo e não aconteceu com ninguém, somente comigo. É um abuso o que estamos vivendo 😤😤
    Amei o vídeo, muito obrigada ❤

  • @rodrigol78
    @rodrigol78 4 місяці тому +27

    Vou ser chamado de Isentão, mas... isso serve pros 2 lados no Brasil. Por isso é tão importante vídeos como esse. Que nos leva a pensar.

    • @joaovitorgregorio1906
      @joaovitorgregorio1906 4 місяці тому +12

      Quando você começa a pensar e a fazer leituras, livre da cartilha deste ou daquele lado, você se espanta com a quantidade de características que ambos tem em comum.

    • @dasquenga
      @dasquenga 4 місяці тому +2

      Também achei que o livro se encaixa nos dois lados

  • @intervaloliterario1594
    @intervaloliterario1594 4 місяці тому +10

    Tatiana, tem um livro chamado Baldeação ideologica inadvertida, que complementa muito bem essa leitura. Acho que vc ia gostar de ler também

  • @danielsantabarbara
    @danielsantabarbara 4 місяці тому +7

    Brava, Tati❤.
    Estou aguardando ansiosamente que a Tati leia algum livro marxista! Vai ser uma experiência intensa, 😂.

  • @IrmaPsi
    @IrmaPsi 4 місяці тому +10

    Domingo só é domingo com vídeo da Tati e café!!! 😍 Vamos lá!
    Edit 1: 4 minutos de vídeo e já estou me coçandoooooo para ler esse livro!! Adoro bons contrapontos ao que está “estabelecido” como verdade única e universal.
    Edit 2: gente, que vídeo explosivo esse seu, Tati!!! 🤣🤣🤣🤣🤣 Gosto!
    Edit 3: são tantas as camadas que o livro e vc trazem, que podem ser debatidas e destrinchadas, que teríamos que ter um dia inteiro para conversarmos sobre esse tema!
    Tem pontos excelentes; mas tem alguns pontos que acho discutíveis. Até porque atualmente a gente vê uma parte da direita que também tem tido essa postura de “somos de bem, os outros são o mal”. No final das contas, como alguém disse aqui, colocar tudo em caixinhas preta ou branca (ou direita ou esquerda) sem possibilidade de se considerar a infinidade de tons intermediários, pode acabar sendo muito reducionista, sobre algo que é complexo. De qq modo, já comprei o meu, pq quero muito ler! Só o fato de fazer um bom contraponto à escola de Frankfurt já vale a leitura!!
    Já vou compartilhar esse vídeo com várias pessoas! Parabéns pela sua coragem de se posicionar, Tati!!!

  • @EdgarSouzaFermino
    @EdgarSouzaFermino 4 місяці тому +1

    Até quando a "direita" e a "esquerda" brasileira vão continuar imaginado que são inimigas?

  • @MrEDLUFE
    @MrEDLUFE 4 місяці тому +2

    Grato Tatiana uma boa introdução a um assunto que deve ser melhor analisado, e não virar novamente com tudo uma partida de futebol entre os times da Direita e da Esquerda, já faz algum tempo que acho que esse tipo de segmentação nem se aplica mais a esses Tristes Trópicos. Grato novamente.

  • @juniornogueira1914
    @juniornogueira1914 4 місяці тому +51

    O quanto as teorias de Psicologia Social idolatram essa escola de Frankfurt não está no gibi. Ajudava a tornar a graduação ainda mais insuportável. Fico feliz de ter sobrevivido 🙏🏻

    • @gabrielaranha2781
      @gabrielaranha2781 4 місяці тому +5

      Nem me fale. Tô sofrendo tudo isso agora.

    • @liliansoares3204
      @liliansoares3204 4 місяці тому +4

      Na comunicação Social/ Jornalismo idem. Aff graças a Deus me livrei disso. E vou querer ler este livro!

    • @ComeBolo
      @ComeBolo 4 місяці тому

      @@gabrielaranha2781 Faz o COF, que tu se salva.

  • @Tdd964
    @Tdd964 4 місяці тому +62

    Tati e suas resenha são necessárias para tempos tão sombrios.

  • @dasquenga
    @dasquenga 4 місяці тому +55

    Sou de esquerda e adoro o canal. Mas discordei quase totalmente das ideias desse livro. A Tati gostou pq ela claramente é de direita e o livro apenas reafirma as crenças dela. Simples.

    • @patriciachagas4928
      @patriciachagas4928 4 місяці тому +5

      Vc foi simples e direta e eu adorei!

    • @vanusac.v.8055
      @vanusac.v.8055 4 місяці тому +2

      Exatamente 👍 nem preciso mais comentar, obrigada 😊

    • @GilmarHilario
      @GilmarHilario 4 місяці тому +16

      Como foi dito, este livro não funciona se vc estiver vivendo em Narnia.

    • @de8049
      @de8049 3 місяці тому +6

      Só de ser de esquerda e estar aqui vendo o vídeo de alguém que tem uma ideologia diferente da sua (a Tati já disse que é de direita? Pensava que era centro), é admirável. Cada vez mais as pessoas estão intolerantes com o contraditório, com a discussão, enxergar um ser humano do outro lado.

  • @fabiozanucoli1689
    @fabiozanucoli1689 4 місяці тому +11

    Não pertenço à bolha da direita e admito que sim, é difícil ouvir essas coisas e controlar o impulso de rebater dizendo "mas e vocês que fazem isso, isso e isso". Usa-se muito cinismo e deboche, é irritante e só serve pra que eles preguem aos seus. Não é o caso deste canal. Sempre um prazer te ouvir, Tati.

  • @UzielLourencoMendes
    @UzielLourencoMendes 2 місяці тому +1

    Gosto muito desse canal. Aproveito bastante as resenhas produzidas aqui. São muito bem trabalhadas. Mas, se alguém quiser entender o lugar da Escola de Frankfurt na história da filosofia, aconselho procurar os vídeos de professores de filosofia. Aconselho também a desconfiar de livros como esse que está sendo apresentado. Um jornalista trabalhando com conceitos filosóficos não seria muito diferente de um engenheiro tratando a doença de um paciente ou um médico à frente de uma obra da construção civil.

  • @antoniopatricio8760
    @antoniopatricio8760 4 місяці тому +37

    este é um daqueles maravilhosos vídeos que faz algum youtuber tiltadinho tentar falar mal de dona Tati aeuahea
    e sobre essa escola: de fato isso permeia toda universidade, mas confesso achar difícil se o pessoal sabe de fato o que significa as ideias da escola ou se eles acreditam mesmo na parada

  • @kellymartinez5605
    @kellymartinez5605 4 місяці тому +21

    Onde curte esse vídeo 1000 vezes?
    O politicamente correto já se encampou de tal maneira que até se posicionar hoje em dia virou campo de batalha!
    Parabéns pelo vídeo. Coerência e informação.
    Beijo pra vc e pro Zé!

  • @germanasampaiolanaribeiro4460
    @germanasampaiolanaribeiro4460 4 місяці тому +9

    Nossa, Tati. Seu canal é fenomenal. É muito bom receber suas resenhas literárias toda semana. Dá um gás para buscarmos ler e entender mais as coisas, as pessoas e o mundo. Eu sempre lembro da célebre frase (acho que é atribuída a Sócrates) "Só sei que nada sei" e completo com a minha "...preciso estudar". Você é uma Fofa.

  • @lucasmesmo
    @lucasmesmo 4 місяці тому +12

    Okay. Deixa eu pegar meu café.
    Bom dia!

  • @onatanmilesi
    @onatanmilesi 4 місяці тому +48

    Vídeo de domingo no ar, aí sim. Tati, você é uma luz no universo literário.

  • @brunopereiradasilva5483
    @brunopereiradasilva5483 4 місяці тому +9

    Jamais perderia meu tempo com um livro com um subtítulo desses kkk

  • @renatafrancadossantos2741
    @renatafrancadossantos2741 4 місяці тому +17

    Bom dia, Tati! Animando o meu domingo depois de um sábado ruim!

    • @tatifeltrin
      @tatifeltrin  4 місяці тому +10

      Espero que fique tudo bem, Renata! 1 abç

  • @ANAP89
    @ANAP89 4 місяці тому +12

    O que seria do booktube sem a Tati

  • @VeraMutti
    @VeraMutti 4 місяці тому +3

    Achei interessante a análise das falas do diabo / demônio. O mundo é tão antigo, tão anterior ao pensamento que cria essa figura, que acho irônico alguém pensar que tal ser exista. Precisamos, além de pensar que uma teoria quer dominar o mundo, conhecer o mundo com mais profundidade.

  • @madmax3655
    @madmax3655 4 місяці тому +8

    Recentemente, um professor que ficou um tanto famoso por ensinar "pensamento crítico" do jeito certo (pra realmente "pensar" e "criticar", foi demitido).

  • @R-Ramos
    @R-Ramos 4 місяці тому +2

    Olavo tem razão

  • @sommelierdefofoca
    @sommelierdefofoca 4 місяці тому +3

    HAHA o profano é tão desinteressante quanto o sagrado. Legal mesmo é o a união do sagrado e do progano, luto por uma posições políticas profanamente sagradas!

  • @leticialuzo5203
    @leticialuzo5203 4 місяці тому +10

    Os caras penetraram os espaços mais improváveis.

  • @sinunes3206
    @sinunes3206 4 місяці тому +41

    Agora sim, o domingo começou! ☕📖

  • @elisangelaalves2170
    @elisangelaalves2170 4 місяці тому +27

    Bem mais que um reforço de argumentos, verdadeira injeção de ânimo p continuar seguindo na lida com esses bombardeios de ideias absurdas tão presentes no nosso dia-a-dia. Leitura obrigatória agora. Muito obrg.

  • @caralhamaco
    @caralhamaco 4 місяці тому +25

    Os cursos de Comunicação são inundados com a litania da escola de F... . Em teoria da comunicação, por exemplo, que é uma disciplina de eixo comum, o tema é explorado à exaustão, com intuito furtivo de incutir deliberadamente toda a 'sorte ideológica' que consiste o tal 'movimento' na cabeça dos discentes menos desavisados; digo isso porque não há contraponto, trata-se de uma espécie de 'lavagem cerebral' mesmo, algo que reverbera amiúde nas demais matérias. Em Letras, isso não é diferente. Fiz dois ou três semestres do curso, mas parei. E me recordo que 'as cadeiras' não fogem disso, já que são alimentadas pelas 'teorias' de Saussure e Chomsky, que beberam largamente da fonte dos autores de mesma 'linha'.

  • @lucianam.belmirodeassis7675
    @lucianam.belmirodeassis7675 4 місяці тому +20

    Gente! Que alegria poder ter acompanhado a convicção sobre a guerra cultural que a Tati foi desenvolvendo com tantas grandes leituras. Lembro- me de quando ela analisou O Imbecil Coletivo 😅 top top

  • @neotropic
    @neotropic 4 місяці тому +8

    Parabéns pela coragem de abordar esse assunto.

  • @cacildafranca8197
    @cacildafranca8197 4 місяці тому +31

    Por isso resolvi ser apenas católica não vou mais depositar esperanças em política.

    • @aldadade
      @aldadade 4 місяці тому +9

      você está mesmo falando da religião que literalmente possui um centro político e governamental análogo a um país e que em toda sua história promoveu guerras para conquistar territórios?

    • @henriquecamboim
      @henriquecamboim 4 місяці тому +10

      @@aldadade o tema do livro é sobre ti! kkkkkkkkkkk

    • @Simone1968RJ
      @Simone1968RJ 4 місяці тому +5

      ​@@aldadadevai querer que a moça deixe de ser católica só porque você quer?
      Leia o livro 😂

    • @aldadade
      @aldadade 4 місяці тому

      @@Simone1968RJ eu sou católico!

  • @carviiss2805
    @carviiss2805 4 місяці тому +3

    Eles não só trazem um pensamento formado e imposto, como tentam exterminar qualquer pensamento contrário. Você é ensinado a não questionar.

  • @caio7135
    @caio7135 4 місяці тому +6

    Parabéns pela coragem em fazer a resenha desse livro!

  • @alexandrecrepaldi4650
    @alexandrecrepaldi4650 4 місяці тому +3

    Parei aos 17min!! Vou comprar esse livro, ler, depois volto aqui!!! Obrigado pela dica!!

  • @madamebovary0
    @madamebovary0 4 місяці тому +3

    Oi, obrigada pela resenha!
    Somente uma coisa: se nao me engano, Gramsci não fazia parte da Escola de Frankfurt e ela era, na verdade, critica do Iluminismo e do positivismo. Abraço especial para o Zé :)

  • @samaelunleashed
    @samaelunleashed 4 місяці тому +23

    Esse vídeo deixou melhor meu domingo, gostei particularmente do exemplo sobre como certas personalidades seguidoras dessa Escola “ajudam” em tempos de tragédia.
    Parabéns pela coragem, Tati, e só tenho a acrescentar que livros deste tipo podem não servir para quem já está submerso na bolha que segue a filosofia da tal escola, porém pode servir para quem está fora enxergar e entender os desdobramentos da aplicação dessa filosofia em nossas sociedades modernas.

  • @fabianademeloribeiro
    @fabianademeloribeiro 4 місяці тому +2

    O estrago que esse pensamento fez, só não é maior, que a chatice de quem o segue.

  • @virtualsouljazz
    @virtualsouljazz 4 місяці тому +2

    Que resenha maravilhosa! Muito necessário falar sobre esse tema, pq a ressaca da teoria crítica está aí. Estava comentando esses dias que a esquerda se perdeu faz tempo. Se perdeu em pautas identitárias de todo o tipo... enfim, cabe um grande debate sobre tudo isso que não cabe num comentário só...

  • @Curiosissima
    @Curiosissima 4 місяці тому +3

    Que resenha sensacional e corajosa!!! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
    E pelo jeiro, que baita livrão!

  • @fabizabr
    @fabizabr 4 місяці тому +8

    Tenho na estante e a vontade de começar a ler foi enorme!

  • @jonathanmoreira5961
    @jonathanmoreira5961 2 місяці тому

    A menor minoria é a família! O indivíduo sozinho tende a extinção. O núcleo familiar é a verdadeira unidade.

  • @Xayru
    @Xayru 4 місяці тому

    A Teoria Crítica literalmente critica tudo isso que foi atribuido à ela. Nunca houve projeto de prática política na Teoria Crítica. Só balela.

  • @euvoceeosobrenatural9340
    @euvoceeosobrenatural9340 4 місяці тому +3

    Fantástica resenha, Tati! O seu canal é um dos pouquíssimos que fazem resenhas no YT e que o fazem de forma séria, se aprofunda em todos os aspectos dos livros, desde capa até o tema, do conteúdo ao estilo. E SABE escolher o que há de melhor para ser lido. Graças a você, meu desejo por leituras retornou. Obrigada, esse título de Michael Walsh está na minha listinha. Mesmo que seja um livro para 'convertidos', é bom conhecer cada vez mais a malfadada Escola de Frankfurt. 🤩

  • @carviiss2805
    @carviiss2805 4 місяці тому +1

    A palavra usada é militância. Até nissi se vê que coisa boa não é. To fingindo dos zumbis de político e fanáticos.

  • @amandacosta4476
    @amandacosta4476 2 місяці тому

    Seu canal é maravilhoso, Tati! Sempre recorro a você quando preciso conhecer mais sobre algum livro.

  • @maurisilliagabriel6020
    @maurisilliagabriel6020 3 місяці тому

    Já li esse livro do Michael Walsh duas vezes devido a destreza com que ele consegue conectar história, filosofia, sociologia com as artes. Não somente este livro te incentiva a buscar respostas nas artes verdadeiras (vamos combinar o que hoje está disponível em matéria de arte, principalmente música, é uma degeneração “crítica” grotesca) mas também te alerta como as pessoas estão programadas pela teoria crítica não se dando conta disso.
    É um livro excelente, mas como disse Tatiana, a gente fica indignado pela sociedade ser tão rebanho e dirigida.
    Tatiana, parabéns pelo seu vídeo resumo deste livro do Walsh. Ficou excelente, provoca quem está começando sua busca pessoal a ter respostas, não programadas por engenheiros sociais, mas sim aquelas que fariam um livre pensador investigar mais.

  • @roangelus2487
    @roangelus2487 4 місяці тому +4

    A melhor Booktuber mundo e arredores!!

  • @gustavomeireles8484
    @gustavomeireles8484 2 місяці тому

    logo mais sai o vidiozinho de reção e "contra argumento" de algum barbudo com a foice e o martelo tentando ganhar um hype com esse video kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • @fernandosouza443
    @fernandosouza443 4 місяці тому +4

    Tati muito bom , como me sinto orgulhoso e feliz por fazer parte de um canal tão interessante ...esse tempo que temos contigo é sempre valioso e proveitoso !

  • @jullysmg
    @jullysmg 4 місяці тому +8

    Agora o cancelamento vem forte! Hahaha
    Sempre tive interesse nesse livro, agora serei obrigada a ceder às minhas paixões!
    Resenha perfeita, como sempre!

  • @Assuntosimportantes
    @Assuntosimportantes 4 місяці тому +1

    A coisa mais doida é que o Michael Walsh também escreve um thrillers de espionagem além de um filme do Disney channel com a Hillary Duff, mais aleatório impossível kkkkk

  • @FRosa-nj5zw
    @FRosa-nj5zw 4 місяці тому +5

    Domingou! Beijo Tati e José! 😘

  • @ricardorivieri
    @ricardorivieri Місяць тому

    Muito bom seu vídeo Tati 👏. Comecei a leu esse livro essa semana.

  • @danielecaldas8648
    @danielecaldas8648 4 місяці тому +3

    Agora sim, o domingo esta completo 😊. Adoro quando a Tati lê sobre esses assuntos. Parabens Tati, por estourar a bolha do politicamente correto!

  • @mariapaula5253
    @mariapaula5253 2 місяці тому

    A escola de Frankfurt era a favor de Lutero?

  • @daianyf.angonesisoares9454
    @daianyf.angonesisoares9454 3 місяці тому

    Parabéns!!! Sempre perfeita.

  • @nanas5079
    @nanas5079 4 місяці тому +9

    Tatiana é muito corajosa… já já vem a turma do ódio do bem !!! 😂

  • @lucianachamon
    @lucianachamon 4 місяці тому +2

    Parabéns, querida! Te sigo desde o iniciando seu canal e fico feliz em ver vc se posicionando.

  • @alessandracosta6853
    @alessandracosta6853 4 місяці тому +6

    Bom dia Tati linda! ❤

  • @gelvaniocruz5072
    @gelvaniocruz5072 4 місяці тому +1

    Tem um video da BP aqui no youtube Marxismo/Cultural - Magna Carta com Ricardo Gomes, vale muito a pena.

  • @taniarauz247
    @taniarauz247 4 місяці тому +10

    Uma pena que só dá pra curtir uma vez!!! Você é a lucidez do universo booktuber desse país

  • @anapaulaboniares7197
    @anapaulaboniares7197 4 місяці тому +1

    Vi a Escola de Frankfurt no curso de Jornalismo na matéria de Teorias da Comunicação e fiquei intrigadíssima com sua resenha sobre esse livro. Já coloquei na minha lista de leitura desse ano!

  • @eduardofelipeneivaloures4916
    @eduardofelipeneivaloures4916 Місяць тому

    Em: 8: 02 - é "Solinsky" , o 'pensador' citado? Não encontrei nenhuma referência a ele, na Internet.

  • @evelynpereirademello1591
    @evelynpereirademello1591 Місяць тому

    Tati meu respeito só cresce ti ❤

  • @mariaclarasiqueira7568
    @mariaclarasiqueira7568 4 місяці тому +2

    Parabéns, Tati!! Seus vídeos são ótimos!

  • @odairdeters3107
    @odairdeters3107 4 місяці тому +1

    Queria ser dono de um canal de televisão para lhe colocar no horário nobre com estas resenhas.

  • @forviltrum8080
    @forviltrum8080 3 місяці тому

    Sou fã dessa mulher

  • @elencristina30
    @elencristina30 4 місяці тому +3

    Tati, nos indique livro para ler acerca da escola de frankfurt.

  • @dayanaoemerson
    @dayanaoemerson 4 місяці тому +2

    Resumindo: Olavo tinha razão.

  • @BardockFLIT
    @BardockFLIT 3 місяці тому

    Excelente vídeo.