Percorrendo a Vila da Povoação 26-1-2015

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 12 гру 2024
  • A Povoação foi elevada a Vila e sede do concelho a 3 de julho de 1839. Foi aqui que desembarcaram os primeiros povoadores da ilha de São Miguel. Consiste na freguesia mais extensa do concelho da Povoação com cerca de 2.424 habitantes.
    É constituída pelo centro, arredores - Comissão e Morro - e pelas Lombas do Cavaleiro, Carro, Botão, Pomar e Pós. A designação de Lomba do Cavaleiro deverá ter tido origem num habitante local, o abastado proprietário Martim Vaz, o chamado Cavaleiro do Nordeste. “ A denominação “Lomba do Carro”, teve a sua origem talvez por ter sido esta a primeira lomba a ter ligação com o centro da povoação por caminho de carro de bois. O topónimo “Lomba do Botão”, segundo o investigador Humberto de Bettencourt dever-se-á à forma corrupta de Vultão ou “Bultão”, nome próprio de um individuo que ali viveu antigamente. Na origem do nome Lomba do Pomar, está o facto de ali terem existido grandes pomares de castanheiros. A Lomba dos Pós talvez pela deformação forçada das palavras “Lomba do Pão”.
    As festividades em honra da padroeira, Nossa Senhora Mãe de Deus, realizam-se no primeiro fim de semana de setembro, altura em que muitos emigrantes visitam a terra para passarem as festas em família. Do cardápio da freguesia fazem parte iguarias como o fervedouro e o molho de fígado com inhame ou batata-doce. Os artesãos locais dedicam-se, essencialmente, ao fabrico de bonecas de milho, flores de papel, mantas de trapos, rendas, bordados, trabalhos em escama de peixe e cantaria.
    A riqueza económica do concelho, desde o seu povoamento e até mesmo ao século XX, era caracterizada pela cultura de cereais, principalmente milho e trigo, sendo por isso considerado como o “celeiro da terra”.

КОМЕНТАРІ • 8

  • @rdacosta02
    @rdacosta02 9 років тому +1

    Adorei ver! Beautiful! Good job my friend 😀

    • @marcfurtado3531
      @marcfurtado3531 8 років тому

      Thank you very much Pedro for this Wonderful video of our birthplace !
      I saw the the house I was born in and the church I was baptized.
      God Bless you Pedro !

  • @joaoleite7009
    @joaoleite7009 7 років тому +2

    Um passeio, com muita saudade, na terra que me viu nascer. Pena que tenha sido feito numa altura em que as árvores estavam despidas de folhas. Sugiro que façam um novo passeio no verão.

  • @psicologiapercepcao8539
    @psicologiapercepcao8539 9 років тому +1

    Lugarejo muito bonito. Só faltam as árvores.

  • @foxamil
    @foxamil 8 років тому +1

    caro sr Pedro Damião,sou brasileiro , filho de portugueses nascidos na lomba do pomar.
    estou indo para visitar o local onde eles nasceram, lamentavelmente nenhum dos dois é
    vivo....imigraram para o Brasil na decada de 40,e na lomba nunca mais puderam voltar.
    Gostaria de ver o moinho , ou o local onde este ficava, pois meu pai era moleiro....tinha irmãos , mas imigraram para o Canada , de sorte que talves encontre filhos de amigos que os conheciam, vi seu video da lomba do pomar , é uma localidade pequena , seu video termina proximo ao mar, la tambem é a lomba do pomar?? o sr tem alguma sugestão , de onde posso começar a procurar , ou quem procurar por lá??....grato Lima.

    • @UmOlharPovoacense
      @UmOlharPovoacense  8 років тому

      Boa tarde Exma. Sr.ª Marina Amil, este vídeo em está a fazer o comentário não é a Lomba do Pomar, mas sim a Vila da Povoação. O vídeo da Lomba do Pomar poderá visualizar neste link - ua-cam.com/video/BkHO8wsu0jk/v-deo.html
      Todas as Lombas ficam no alto e afastadas do mar, a Vila da Povoação a que fica em baixo e junto ao mar.
      O moinho de que fala tenho quase a certeza que já não existe, mas vou certificar-me disso com as pessoas daquela Lomba.
      Quanto aos seus familiares se me disser o nome completo dos seus pais e de algum familiar poderei certificar-me se por aquela lomba algum senhor mais antigo se recorda e sabe qual os seus familiares que por cá ainda andam.
      Fico a aguardar a sua resposta que o poderá fazer para o seguinte e-mail: olharpovoacense@gmail.com
      Respeitosos cumprimentos,
      Pedro Damião Ponte

    • @venerandacarvalho4357
      @venerandacarvalho4357 4 роки тому

      Gosteu muinte de ver aminha terra ja nao vou ai ha vinte sixes anos adeues e muinte obrigade

  • @psicologiapercepcao8539
    @psicologiapercepcao8539 9 років тому

    M