Dá até medo comentar um vídeo excelente como este, mas vamos lá! Eu lembro da minha professora, na quinta série do primário, nos contando uma história sobre um general que consultou uma bruxa antes de ir à guerra. Disse ela, quando consultada pelo general sobre o resultado da investida: irás, voltarás nunca, morrerás. E o general por sua vez, entendeu de forma equivocada o aviso, pois desconhecia o uso da pontuação. Para ele, a resposta foi: irás, voltarás, nunca morrerás. O desfecho da história vocês já conhecem! Hehehe.
Sinceramente, tenho vergonha ( ALHEIA) de quem escreve e fala nossa língua portuguesa! A imprensa falada é Assassina da língua portuguesa! Tenho ouvido cada pérola...!
Aproveitando o tema do vídeo, gostaria de fazer uma crítica às vírgulas usadas no nome do canal e nos nomes das colunas . O nome do canal é genial. Revela ótima criatividade. Ele usa uma construção que seria ambígua sem um devido sinal de pontuação. O resultado é muito bom. Ainda assim, eu tenho uma crítica a fazer. O problema não são os próprios nomes, mas a escolha do sinal de pontuação. Vou exemplificar: As construções usadas no canal tais como "Prazer, Arrais!" e "Prazer, Karnal!" são ambíguas. "Arrais" e "Karnal", nesses exemplos, são os nomes de quem diz a frase. O problema é que eles podem ser entendidos como o nome de quem escuta a frase. _Prazer, Arrais!_ pode ser entendido como uma abreviação de _É um prazer conhecê-lo, Arrais!_ (Arrais é o interlocutor). Esse é um entendimento possível. Não é tão raro usar desse modo: - Qual é o seu nome? - Dalila. - Prazer, Dalila! Eu sou Lucas. Eu não sei. Tenho uma má impressão sobre esse uso da vírgula no canal. Parece vir de uma ideia medíocre que as pessoas têm de que basta pôr vírgula na frase para mudar qualquer sentido indesejado. Devo pensar isso dos nomes porque o uso é ambíguo. O sinal de pontuação não foi bem escolhido. Eu sugiro 2 outros sinais de pontuação em substituição: ponto-final e ponto de exclamação. _Prazer. Karnal._ É um prazer (conhecer você). Eu sou (Leandro) Karnal._ _Prazer! Arrais._ _É um prazer (conhecer você)! Eu sou Diogo Arrais._ Os 2 sinais seguem melhor o ritmo dos enunciados e a maneira como eles são pensados e pronunciados. E o ponto de exclamação consegue passar uma simpatia maior. Era isso.
Esse vídeo é muito bom e útil para todos. Acho que precisarei assistir várias vezes, não somente este mas todos os outros que refletem neste assunto! Eu agradeço muito por compartilhar todo este conhecimento.
A utilização dos sinais de pontuação parece-me ser um desafio para um grande número de pessoas. Porém, acessando conteúdos relevantes como este, pode-se remediar as falhas que se comentem. Parabéns os professores Arrais e Karnal! É sempre bom revisar. Nos vídeos posteriores, que tal tratar do uso correto de ênclise, próclise e mesóclise? Ainda sinto dificuldade neste ponto. Obrigado!
Professor, muito obrigado! Tenho conferido a necessidade desse estudo. Esse é o meu maior problema. Infelizmente, como professor me dediquei a técnica de minha área formativa, não a comunicação escrita . Novamente obrigado!
A vírgula no vocativo é mais importante do que a gente imagina. Vejam: Vou lhes contar outro caso pessoal Vou lhes contar outro caso, pessoal Você viu a boneco Felipe Neto? Você viu a boneco, Felipe Neto? Diogo quer almoçar Diogo, quer almoçar? Você viu o professor Leandro Karnal? Você viu o professor, Leandro Karnal? Não ouça Jair! (não mesmo!) Não ouça, Jair! Vou ali comer gente (aqui você é canibal) Vou ali comer, gente E a pior de todas: ELEITOR: Presidente, você vai acabar com o trabalho escravo? PRESIDENTE: Eu vou acabar com o trabalho, escravo!
Professor Arrais, faz um vídeo explicando o uso do através e do por meio. Lembrei deles ao ver você usar de forma adequada e elegante no vídeo de hoje. Abraço.
@@ctrlc3065 Não dou aulas. Sou formada em letras. Trabalho como intérprete. Acho que podemos assimilar melhor as regras por meio da leitura diária - a boa leitura - que apenas estudar gramática separadamente. Caso contrário, realmente, o estudar tornar-se entediante.
@@DenerDias1 Obrigada, refiro-me ao discurso. Quando as pessoas falam e não encontram uma palavra adequada e colocam “onde” ou “aonde”, por exemplo, “0 jogo onde o juiz invalidou o gol”.
Boa tarde!!Eu acabo me atrapalhando muito na questão da vírgula... Excelente explicação professor e me perdoe os erros,tentei não fazer uso da vírgula aqui, para não dá na pinta... Vermelha de vergonha!!!
Amei! Tenho uma sugestão vc poderia deixar as frases que vc usa como exemplo mais tempo na tela, pois quando vc vai explicando fico pensando na frase completa e aplicando as regras ensinadas. E se estiver escrito algo errado me desculpe pq a matéria de português é um terror para mim 😩 . Espero aprender mais com vcs e obrigada ☺️
A palavra, amo essa capacidade humana, que é única da nossa espécie e que nos fez ser a dominante no planeta. nas Escrituras, o termo “palavra” mui frequentemente traduz as palavras hebraica e grega, da·vár e ló·gos. Tais palavras, na maioria dos casos, referem-se a um pensamento, declaração ou expressão completos, em vez de simplesmente a um termo ou unidade de linguagem. Nos foi dado uma capacidade única, como já mencionado, o de se transmitir pensamentos de pessoas mortas a muito, e, o de se transmitir pensamentos atuais para a posteridade. Quanto as regras, elas são importantes, já que sem elas o sentido se perde, mas, elas mudam muito, basta ver o já mencionado hebraico e grego antigo, por isso, ter acesso a maiores informações sobre as ideias apresentadas é sempre útil, não bastando apenas o foco nas regras.
Mas seu canal ficou com um nome de pegada chistosa, onde Karnal se apresenta conforme as conveniências sociais, mas deixa a mente quase falando prazer carnal. E o prazer mental de escutá-lo, sendo mente extensão do corpo, acaba sendo carnal mesmo. Então também é Prazer Karnal . Gosto do estilo Saramago de períodos sem vírgula. Abraço.
Professor, fico doidinha com a pontuação em língua francesa, a lógica é diferente! Até os espaços!! É preciso, por exemplo, colocar espaço antes de pontos de exclamação e interrogação! E a vírgula não é obrigatória antes de adversativas como « mas » (veja, essas são as aspas francesas rsrs)! Tem hora que penso que não sei mais pontuar em nenhumas das duas línguas às quais dediquei minha vida 😵😭
Por favor,poderia falar sobre o uso correto de esse/este , nesse/neste? Está correto a vírgula após o "por favor" no início da frase? Ótima sua aula. Continue! Obrigada.
Também uso vírgula pra quebrar ambiguidade, i.e. separar palavras que de outra forma se aglutinariam num sentido não desejado. Acho que no inglês é mais frequente.
A ideia do vídeo é fazer o máximo possível em 10 minutos. Os casos todos de vírgula demandam algumas horas de estudo, escrita e leitura. Fiz o achei mais didático.
O aprendizado no que diz respeito à vírgula em todo o meu trajeto de alfabetização. Resumirá; em escrever um texto colocando-a para que eu pudesse respirar! 😁😁😁😁🤪🤪🤪
Eu geralmente tenho um saquinho com vírgulas depois que acabo a frase eu abro o saquinho pego um punhado delas e jogo no texto. Ps: hje esqueci o saquinho !!
Vejam na sentença abaixo a importância de se usar a vírgula corretamente. Dependendo da posição em que é colocada, o contexto da frase muda radicalmente. Tenho certeza que se você for homem, a colocará numa posição e se você for mulher, a colocará em outra. "Se o homem soubesse o valor que tem a mulher andaria de quatro a sua procura" Interessante? Então preste atenção na pontuação dos seus textos, para que você se faça entender plenamente.
Dá até medo comentar um vídeo excelente como este, mas vamos lá! Eu lembro da minha professora, na quinta série do primário, nos contando uma história sobre um general que consultou uma bruxa antes de ir à guerra. Disse ela, quando consultada pelo general sobre o resultado da investida: irás, voltarás nunca, morrerás. E o general por sua vez, entendeu de forma equivocada o aviso, pois desconhecia o uso da pontuação. Para ele, a resposta foi: irás, voltarás, nunca morrerás. O desfecho da história vocês já conhecem! Hehehe.
Parece a historia do rei Saul...
Adorei!
Sinceramente, tenho vergonha ( ALHEIA) de quem escreve e fala nossa língua portuguesa! A imprensa falada é Assassina da língua portuguesa! Tenho ouvido cada pérola...!
Aproveitando o tema do vídeo, gostaria de fazer uma crítica às vírgulas usadas no nome do canal e nos nomes das colunas .
O nome do canal é genial. Revela ótima criatividade. Ele usa uma construção que seria ambígua sem um devido sinal de pontuação. O resultado é muito bom. Ainda assim, eu tenho uma crítica a fazer.
O problema não são os próprios nomes, mas a escolha do sinal de pontuação. Vou exemplificar:
As construções usadas no canal tais como "Prazer, Arrais!" e "Prazer, Karnal!" são ambíguas.
"Arrais" e "Karnal", nesses exemplos, são os nomes de quem diz a frase.
O problema é que eles podem ser entendidos como o nome de quem escuta a frase.
_Prazer, Arrais!_ pode ser entendido como uma abreviação de _É um prazer conhecê-lo, Arrais!_
(Arrais é o interlocutor).
Esse é um entendimento possível. Não é tão raro usar desse modo:
- Qual é o seu nome?
- Dalila.
- Prazer, Dalila! Eu sou Lucas.
Eu não sei. Tenho uma má impressão sobre esse uso da vírgula no canal. Parece vir de uma ideia medíocre que as pessoas têm de que basta pôr vírgula na frase para mudar qualquer sentido indesejado. Devo pensar isso dos nomes porque o uso é ambíguo. O sinal de pontuação não foi bem escolhido.
Eu sugiro 2 outros sinais de pontuação em substituição: ponto-final e ponto de exclamação.
_Prazer. Karnal._
É um prazer (conhecer você). Eu sou (Leandro) Karnal._
_Prazer! Arrais._
_É um prazer (conhecer você)! Eu sou Diogo Arrais._
Os 2 sinais seguem melhor o ritmo dos enunciados e a maneira como eles são pensados e pronunciados. E o ponto de exclamação consegue passar uma simpatia maior.
Era isso.
Você descreveu a mesma dúvida que eu.
@@elianacarvalhok1593, qual é a sua dúvida exatamente?
Adriana canta muito bem.
.... Tá certo sem a vírgula?
Eu amo a vírgula, Professor. Ela permite a expressão fiel daquilo que quero comunicar.
As orações subordinadas estão ligadas à conjunção; e a vírgula tbm! Excelente explicação do professor!
Como é charmoso um homem inteligente. 👏👏👏👏
Sensacional! Penso que a leitura também ajuda muito.👏👏👏👏👏👏👏
professor, poderia fazer um vídeo sobre o temido ponto e vírgula? ia ser muito bom!
Excelente explicação!!!
Obrigada!!!
Diogo é um formidável professor. 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Você sempre é generoso!
@@diogoarrais416 é a verdade, nada mais que a verdade. Abraço.
Esse vídeo é muito bom e útil para todos. Acho que precisarei assistir várias vezes, não somente este mas todos os outros que refletem neste assunto! Eu agradeço muito por compartilhar todo este conhecimento.
Obrigada, Professor Arraes!
Boa noite, professor Arrais!
Como sempre, você dá belíssimas explicações.
A utilização dos sinais de pontuação parece-me ser um desafio para um grande número de pessoas. Porém, acessando conteúdos relevantes como este, pode-se remediar as falhas que se comentem. Parabéns os professores Arrais e Karnal! É sempre bom revisar.
Nos vídeos posteriores, que tal tratar do uso correto de ênclise, próclise e mesóclise? Ainda sinto dificuldade neste ponto. Obrigado!
Muitíssimo obrigado pela mensagem tão agradável!
Digo-vos que não és o único a ter essa dificuldade.
Perdoe-me, voltei ao século XIX.
Parabéns, professor! Obrigada.
Professor, muito obrigado! Tenho conferido a necessidade desse estudo. Esse é o meu maior problema. Infelizmente, como professor me dediquei a técnica de minha área formativa, não a comunicação escrita . Novamente obrigado!
Sensacional! Obrigada! 😊😊
A vírgula no vocativo é mais importante do que a gente imagina. Vejam:
Vou lhes contar outro caso pessoal
Vou lhes contar outro caso, pessoal
Você viu a boneco Felipe Neto?
Você viu a boneco, Felipe Neto?
Diogo quer almoçar
Diogo, quer almoçar?
Você viu o professor Leandro Karnal?
Você viu o professor, Leandro Karnal?
Não ouça Jair! (não mesmo!)
Não ouça, Jair!
Vou ali comer gente (aqui você é canibal)
Vou ali comer, gente
E a pior de todas:
ELEITOR: Presidente, você vai acabar com o trabalho escravo?
PRESIDENTE: Eu vou acabar com o trabalho, escravo!
Hahaha a última foi hilária.
Kkkkkk, escravo!
gostei das 3 ultimas kkkkk
Muito bom, parabéns!!👏👏👏
Kkkkk excelente, obgda.
Professor Arrais, faz um vídeo explicando o uso do através e do por meio. Lembrei deles ao ver você usar de forma adequada e elegante no vídeo de hoje. Abraço.
Belíssima explicação, muito esclarecedor(se essa vírgula aí estiver errada, me corrija por favor! Kkkkk!!!) Parabéns!
''corrija-me, por favor''.
Colocação pronominal: corrija-me
@@flaviajosefo7040 enclise 🤔
@@ctrlc3065 Sim.
@@flaviajosefo7040 pense numas regrinhas chatinhas! Você dar aulas de português 🤔
@@ctrlc3065 Não dou aulas. Sou formada em letras. Trabalho como intérprete. Acho que podemos assimilar melhor as regras por meio da leitura diária - a boa leitura - que apenas estudar gramática separadamente. Caso contrário, realmente, o estudar tornar-se entediante.
Eu sempre tive dúvidas com a vírgula. Obrigada pelo o vídeo 👏
Excelente explicação, professor!
Vídeo bem explicativo e direto. Faz um sobre o uso da crase.
Muito esclarecedor ! Espetacular 👏👏👏👏
Obrigada professor.
O Professor falou na vírgula a separar o vocativo para nada?
Espero que continuem a produzir vídeos construtivos como esses que nos tiram o véu dos olhos!
Viva nosso idioma!!! Adoro o Português!!!!
Amo o português, mas detesto as regras gramaticais.
Muito boa a sua explicação Professor.
O Professor falou na vírgula a separar o vocativo para nada?
Por gentileza, poderia dedicar um vídeo ao uso do “onde” de maneira inadequada? Obrigada
Excelente explicação sobre a vírgula.
Onde: dá ideia de lugar. Ex: Onde você está?
Aonde: dá ideia de movimento. Ex: Aonde você vai?
@@DenerDias1 Obrigada, refiro-me ao discurso. Quando as pessoas falam e não encontram uma palavra adequada e colocam “onde” ou “aonde”, por exemplo, “0 jogo onde o juiz invalidou o gol”.
Grata!!!!!
Boa tarde!!Eu acabo me atrapalhando muito na questão da vírgula... Excelente explicação professor e me perdoe os erros,tentei não fazer uso da vírgula aqui, para não dá na pinta... Vermelha de vergonha!!!
Muito bom mesmo professor, parabéns ...
O Professor falou na vírgula a separar o vocativo para nada?
Excelente aula professor! Obrigada.
O Professor falou na vírgula a separar o vocativo para nada?
Acabei identificando onde eu erro! Obrigada, Arrais! 🌹
Gratidão, prof. Karnal. Tema muito pertinente e útil
Amei!! Bem apropriado! 👏🏼👏🏼👏🏼
Amei! Tenho uma sugestão vc poderia deixar as frases que vc usa como exemplo mais tempo na tela, pois quando vc vai explicando fico pensando na frase completa e aplicando as regras ensinadas. E se estiver escrito algo errado me desculpe pq a matéria de português é um terror para mim 😩 . Espero aprender mais com vcs e obrigada ☺️
Bom demais! Que ótima ideia do Prof. Leandro trazer esses colunistas, aprendendo e me inspirando a cada vídeo. :)
Obrigado pela gentileza!
Tá muito boa a versão com colaboradores.❤️
Vírgula: a vilã das minhas provas de concurso 😅
A palavra, amo essa capacidade humana, que é única da nossa espécie e que nos fez ser a dominante no planeta.
nas Escrituras, o termo “palavra” mui frequentemente traduz as palavras hebraica e grega, da·vár e ló·gos.
Tais palavras, na maioria dos casos, referem-se a um pensamento, declaração ou expressão completos, em vez de simplesmente a um termo ou unidade de linguagem.
Nos foi dado uma capacidade única, como já mencionado, o de se transmitir pensamentos de pessoas mortas a muito, e, o de se transmitir pensamentos atuais para a posteridade.
Quanto as regras, elas são importantes, já que sem elas o sentido se perde, mas, elas mudam muito, basta ver o já mencionado hebraico e grego antigo, por isso, ter acesso a maiores informações sobre as ideias apresentadas é sempre útil, não bastando apenas o foco nas regras.
Aula ótima!
Conteúdo sensacional professor. Muito obrigado!
O Professor falou na vírgula a separar o vocativo para nada?
Tenho um pouco de dificuldade em usar, espero aprender o jeito certo.
Adorei o vídeo, parabéns!
Entre Carlos recebeu não se coloca vírgula.
Bom dia professor!
Aprendi ❤️
Obrigada professor!
Amei
Professor Leandro sempre inovando. 😀👏👏👏
Excelente! 👏🏻👏🏻👏🏻
Ler livros ajuda muito na aplicação de regras gramaticais. Você aplica quase que de forma inconsciente.
Coluna excelente!
Excelente vídeo! Parabéns, Arrais!
Faz um sobre reticências, as pessoas não sabem usar!
Verdade!
Parabéns!
Excelente vídeo!
Que aula! 👏🏽👏🏽
Parabéns! Eu ameeei o vídeo. Bjs!🌺🌺🌺🌺
Mas seu canal ficou com um nome de pegada chistosa, onde Karnal se apresenta conforme as conveniências sociais, mas deixa a mente quase falando prazer carnal. E o prazer mental de escutá-lo, sendo mente extensão do corpo, acaba sendo carnal mesmo. Então também é Prazer Karnal . Gosto do estilo Saramago de períodos sem vírgula. Abraço.
Bravo Professor! 👍👏👏👏👏👏👏👏
O Professor falou na vírgula a separar o vocativo para nada?
Professor, fico doidinha com a pontuação em língua francesa, a lógica é diferente! Até os espaços!! É preciso, por exemplo, colocar espaço antes de pontos de exclamação e interrogação! E a vírgula não é obrigatória antes de adversativas como « mas » (veja, essas são as aspas francesas rsrs)!
Tem hora que penso que não sei mais pontuar em nenhumas das duas línguas às quais dediquei minha vida 😵😭
mon Dieu 🙄 ... eu coloco especo antes de pontuar ( será culpa de la langue française ? ) .
Excelente explicação.
Gratidão.
Conteúdo fantástico!
Obrigada, Arrais!
Amo Edgar Alan Poe! Ótima explicação!
Ótima aula! Parabéns, professor! Usei a vírgula direitinho?
Perfeito!
Muito bom esse vídeo
Por favor,poderia falar sobre o uso correto de esse/este , nesse/neste? Está correto a vírgula após o "por favor" no início da frase? Ótima sua aula. Continue! Obrigada.
Na próxima semana, será esse o tema!
Parabéns 👏
Por mais conteúdos assim!
Muito bom.
Que canal maravilhoso!
Ótimo vídeo 👏👏👏👏👏
Adorei esses vídeos! Acrescentaram muito conteúdo ao seu canal que já era fod@!! Parabéns!!
Grande alegria ler sua mensagem!
Foi, mui, to, impor, tante, es, se, conte, údo, obri, gado.
P.S: Desculpe, digitei enquanto estava tendo um ataque de asma. Excelente vídeo!
Essa è una voz de ator!!! Que dicção 👏👏👏
Maravilhoso
Muito bom !
Amei esse quadro, Arrais! 😍👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Sensacional 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Também uso vírgula pra quebrar ambiguidade, i.e. separar palavras que de outra forma se aglutinariam num sentido não desejado. Acho que no inglês é mais frequente.
Bom dia, todos! Estou aprendendo 👍
AAAAAAEEEEEH! ADOREI!
AMEI!!! 👏🏼👏🏼👏🏼. Vou te seguir.
Valeu;Ainda chegarei lá
Adorei!
Muito bom 👏👏👏
👏👏👏👏 perfeito.
Enquanto o padre pastava, o burro orava.
Enquanto o padre pastava o burro, orava.
Santa vírgula, rogai por nós!! (será que a pontuação está correta??)
Criativa a mensagem! Perfeita!
#somos70%.
💕AMOR e LUZ💕
Bom dia!
Hoje, você está lindo!
O vídeo também.
Amei o título, e é bem isso mesmo: a pobre vírgula é escanteada a grosso e a varejo. 😷😱
Primeira vez assistindo a pauta deste Professor, gostei... mas me pareceu que faltou algo.
A ideia do vídeo é fazer o máximo possível em 10 minutos. Os casos todos de vírgula demandam algumas horas de estudo, escrita e leitura. Fiz o achei mais didático.
@@diogoarrais416 Entendo. Talvez seja isso, faltou tempo para outras atribuições.
Mesmo assim vlw pelo conteúdo.
Eu tive a mesma impressão mas compreendo .
Amooooooo
10/10
como começar os estudos gramaticais?
Você pode começar com um curso on-line.
O aprendizado no que diz respeito à vírgula em todo o meu trajeto de alfabetização. Resumirá; em escrever um texto colocando-a para que eu pudesse respirar! 😁😁😁😁🤪🤪🤪
Eu geralmente tenho um saquinho com vírgulas depois que acabo a frase eu abro o saquinho pego um punhado delas e jogo no texto.
Ps: hje esqueci o saquinho !!
kkkkkkkkkkkk genial
Sou seu fã, Henri Cristo.
Inri*
Vejam na sentença abaixo a importância de se usar a vírgula corretamente.
Dependendo da posição em que é colocada, o contexto da frase muda radicalmente.
Tenho certeza que se você for homem, a colocará numa posição e se você for mulher, a colocará em outra.
"Se o homem soubesse o valor que tem a mulher andaria de quatro a sua procura"
Interessante? Então preste atenção na pontuação dos seus textos, para que você se faça entender plenamente.
Penso na minha dissertação, só Deus