Da pra ficar o dia inteiro ouvindo esse cara, a forma como ele explica rico em detalhes e com um tom de voz armonico faz com que você fique preso imaginando. Ele deveria fazer um canal no YT falando sobre esses temas, seria incrível.
Além de conhecimentos ele tem paciência. Ela não tem respeito. Entrevistar é conduzir, ser um facilitador para o que deseja ser exposto. Ela fez o contrário. Mesmo assim ele agiu com excelência. Nota 10 pro Laerte Sodré.
Sugiro convidar, para uma apresentação do tipo, o astrofísico Domingos Soares, ex- Professor de física, da UFMG, um expert e grande divulgador da Cosmologia. Ele criou e gerencia o site Cosmos. Seria de muita valia para esse Canal.
A entrevistadora é uma 'LUZ ACELERADA" ....e o Professor é um cientista que merece ser reverenciado devido a sua capacidade em explicar um assunto que requer voltar ao nosso passado daquele que estudou muita aula de física, ciências, biologia....e geografia na escola. Parabéns Professor Sodré...me curvo à sua sapiência sobre a astronomia.
@@gustavobenzi3301 Lógico!!!! Claro que - por enquanto - são teorias vc queria o quê? O ser humano não conhece nem o próprio planeta, vai conhecer outros planetas??? Estamos na idade da pedra. Vc esperava o quê? Que ele dissesse que já visitou outros planetas e tem provas disso? Hahaha 😂😂
Ótima entrevista do Prof. Laerte. Lamentável a condução da entrevista pela responsável (essa sra. Do "hm, tá, tá bom"). Talvez se saísse melhor com apresentação de previsão do tempo, ou falando o horóscopo em alguma rádio qualquer, nos confins desse Brasil.
Está mulher que entrevista o mestre é chatona. Fica com aquele negócio de tá bom. Parecendo que quer que o homem para já a explicação e. Vá se embora. Da mal estar ouvir está sujeita ficar falando tá bom. Tá bom. Muito xarope.
Tive uma percepção que a Mônica Teixeira pode ter um ceticismo no assunto, pode ser o estilo dela entrevistar mas ao mesmo tempo acaba sendo interessante, pois perguntas simples são muito importantes para quem é leigo no assunto. E o que mais me chamou atenção foi a educação do Laerte Sodré Jr. que demonstra paixão no assunto e responde todas as perguntas com muita clareza. Admiro muito pessoas assim, inteligente, humilde e apaixonado pelo que faz!
@@gtspeedster Seria imaginário! Acho q real, más sempre há uns Mitos dentro dos estudos para cientista no futuro explique fatos q atuais ainda não podem responder corretamente.
Ela não é impaciente. Ela é inteligente e informada e interessada sobre o assunto, e está envolvida e raciocionando junto com o desenrolar da entrevista.
Verdade, também notei isso logo no começo quando ela diz,, tá bom,, tá bom,, como se dissesse,, vamos,, aqui tem horário, ou já entendi. Lamentável fazer uma entrevista desse jeito.
Fascinante o conhecimento do Prof. Laerte. Que facilidade de transmitir seus conhecimentos tão necessários pra nós que estamos o tempo todo bombardeados por perguntas a respeito do Universo. Obrigada Mônica, por ter a coragem de entrevistar tão ilustre professor!
Caro professor Laerte, muito obrigado pela entrevista e por ter sido tão esclarecedor, tão humilde, tão intuitivo ao explicar o que nós leigos queremos (e precisamos) ouvir e saber, tão generoso e por isso mesmo tão (verdadeiro) cientista, que prefere mostrar o que já sabe sem querer se mostrar a si mesmo, confundindo o 'aluno'. Muito obrigado tb para Mônica que em momento algum falou junto com o professor, o que muitas vezes acontece e não ouvimos nem um nem outro, bem como fez 'sub' perguntas pertinentes que esclareceram o assunto principal; por favor Mônica, mais entrevistas como essa. Obrigado a ambos, começou bem o meu domingo.
Excelente entrevista ! Fico feliz em ver e saber que temos gente tão bem formada no assunto Cosmologia, no Brasil, gente que conhece e sabe explicar, tão bem e da forma magistral como vemos neste vídeo. Não perdemos em nada para muitos de fora deste País.
O entrevistador deveria parar de ficar verbalizando durante a entrevista e só interromper pra fazer perguntas necessárias. Apresentação perfeita do professor.
Super aula, mas para a maioria da população mundial, linguagem desconhecida, nossas crianças poderiam desde cedo, serem incentivadas a admirar o mundo exterior.
Minha filha aos 10 anos montou uma pasta com informações sobre astronomia que ela recortava de revistas... hoje ela tem 33 anos. Era uma belezinha...🌟🪐🌟
@@jorgeaugusto4061 kkkkkk nada disso ateu , EU SOU CATOLICO E ESTUDANTE DE FILOSOFIA EM UMA DAS MAIORES UNIVERSIDADES DO BRASIL , SOU APAIXONADO PELO UNIVERO , SUA GRANDEZA , SUA BELEZA , SUA INFINITUDE . ALIAZ MEU CARISSIMO A IGREJA CATOLICA FUNDOU AS FAMOSAS UNIVERSIDADES DA EUROPA . GLORIA A DEUS . NAO SAO TODOS OS RELIGIOSOS IGNORANTES , CONHEÇO CRISTAOS CIENTISTAS MAS CONHEÇO TAMBEM ATEUS COM O ENCINO FUNDAMENTAL INCOMPLETO . SE LIGA
A entrevistadora passa a sensação pra o entrevistado que ela está com muita pressa ,principalmente quando ela fala toda hora : tá bom.Todo os entrevistadores do mundo deveriam fazer um laboratório com o profissional Ronnie Von este sim é um grande "entrevistador" um verdadeiro príncipe.
Ao contrário dos comentários aqui, a entrevistadora estava muito atenta às explicações do professora e fez perguntas bem coerentes, demonstrando que estava realmente prestando atenção no conteúdo das explicações!!
Sensacional! ... Só agora em 2022 descobri este vídeo, embora me parece ser de 2012 e hoje, novas descobertas, mas é espetacular esta entrevista com Laerte Sodré Jr.
Não me canso em assisti esta entrevista. O que eu acho engraçado é o tom de voz da entrevistadora em finalizar a entrevista sem nenhuma cortesia. Mas tudo bem, afinal, o que eu realmente quero é desfrutar o vasto conhecimento do grande professor, Laerte Sodré, que com serenidade e sabedoria consegue abrir o grande cofre do conhecimento. Parabéns a todos os responsáveis que de uma forma ou de outra participaram deste trabalho e que sem todos não seria possível ter acesso a este belo trabalho. Parabéns!
Pessoas criticando a entrevista, achei ótima, gostei muito da clareza das ideias do professor Laerte, a apresentadora tb foi muito bem e esta bem preparada. Adoro vídeos de divulgação científica.
Brilhante a explanação do professor Laerte Sodré, e creio que o UNIVERSO seja infinito mesmo; portanto BILHÕES de anos antes dos humanos criarem as religiões, o universo já existia!
Meu Deus!!!! Fico imaginando como deve ser ter aulas em laboratório com esse Professor... Ele discursa com muito Amor e Propriedade...até eu que sou extremamente leiga no tema , me apaixonei pelo assunto...❤️❤️❤️❤️
Ótima entrevista pela paixão e conhecimento do entrevistado, mas a entrevistadora já estava dando raiva no "sei..." "tá..". "tá bom...." que Impaciência....
Chega dar um quentinho no coração da gente quando o entrevistado tem paixão e conhecimento no que faz e a entrevistadora sabe quais perguntas fazer e quando colocar os comentários. Entrevistadora não tentou aparecer mais que o entrevistado, conduziu a conversa com maestria. Queria muito que os repórteres de hoje tivessem esse gabarito, mas.... Parabéns a todos os envolvidos, ficou muito show!
claudimir andrade pereira Marcia Bello, parabéns pela observação ...eu acho que a repórter age assim pensando que conhece tudo que o professor fala ... ela pensa que já nasceu sabendo tudo ...é isso aí !!
O que mais gosto da ciência é justamente a incerteza da certeza de tudo isso. Oxalá o professor Laerte tenha muita vida pela frente para, daqui uns anos, vermos ele próprio desdizer tudo isso...
@Ajente 007Desnecessário é de mim ter dó. Vivo num mundo onde felizmente ainda há livros e informações por toda parte. Não faz tanto, eu vivia num mundo onde o átomo era a "menor partícula indivisível da materia", hoje, está logo ali em Geneve o LHC - CERN, que prova exatamente o contrário. A única certeza que ao ser humano foi legado, é a sua inevitável transformação em pó da terra. Ptolomeu também já foi incontestável..! ua-cam.com/video/i94V2RCqCBk/v-deo.html
Este homem e um grande conhecedor da astronomia eu concordo com todo o seu conhecimento. Pois não há barreira no universso, depois da luz vem o infinito a escuridão
O universo , tão complexo, parece muito simples nas explicações do Prof Laerte. Obrigada ! (Se não fosse por ele nem assistiria, só para não escurar a terrível entrevistadora. Deveria ser mais polida! Tá bom… tá…tá….)
Seria interessante apenas o Cientista Laerte falar. É um ser maravilhoso este estudante do Universo! Que assunto lindo! As repetições de fala da "entrevistadora" atrapalha as informações maravilhosas do cientista!
Obrigado por essa oportunidade. A entrevistadora é espetacular. perguntas fundamentadas, que deram oportunidades ao professor de expor seu conhecimento notório para um público leigo. Mas, a matéria escura é agente externo?. Ela não pertence ao sistema, mas age nele?
Parabéns Prof Laerte, aprendi muito com as suas brilhantes e claras explicaçoes, ouvi-lo é um prazer inusitado ! A entrevistadora lamentavelmente é fraquíssima .
Esse calculo ano luz é um termo de mediçao de calculo nao quer dizer que significa ano , é usado para calculo de velocidade e distancia de espaço no vacuo, conforme professora de Astronomia da PUC,
Quem quiser saber mais, assista a série Universe, na Netflix. Na minha opinião, a melhor matéria sobre planetas, galáxias, e tudo que envolve o universo. Buracos negros, tornados, tempestades, ventos em outros planetas. Verdadeira aula de astronomia. Vc começa a ver os episódios, e, quando se dá conta, está viciado. É espetacular!!!! Gostei dessas explicações (as quais, eu já conhecia), mas, a intervenção de outra pessoa, falando "tá bom", "tá", "tá bom" e fazendo certas perguntas, tirou o brilho da explanação.
Gostei das informações, pois devemos entender que ele está falando para primários ou leigos no assunto e, da forma como discorreu ficou de fácil assimilação .
Curioso como tanta informação de fatos totalmente desconhecidos por nós, leigos, e diagnósticos longe de serem fechados, conseguem nos esclarecer e deslumbrar tanto... O poder do conhecimento e da comunicação...
Peguei uma contradição: Se a galáxia Andrômeda está há 2 milhões e cem mil anos luz da via láctea, e ambas se fundirao por conta da atração gravitacional.... Como isso acontecerá em vista da aceleração da espansao do universo ser descrita como antigravidade. Que a chamam de energia escura. Concordam??? Só outro ponto. Eu gosto da entrevistadora, ela sabe o que fala, e estudou o assunto antes. Tira o entrevistado da zona de conforto e quem ganha é a gente.
Não há contradição, a expansão do Universo ocorre nas grandes escalas, porém, localmente, o efeito gravitacional das galáxias de nosso grupo local supera a taxa de expansão do Universo.
Talvez ela fevaentrevistar entrevistar uma outra pessoa com menos conhecimento, não consegue conhecimento para entrevistar um cientista ou talvez tenha deixado o feijão no fogo.
E impressionante quando se fala de distância, na base milhões de anos luz ( incalculável mentalmente ). Aí quando lembro de certas pessoas que dizem que estamos se esforçando para passar a baixa atmosfera, minha mente fica milhões de anos na dúvida de todo o contexto . Amo estar "careta" quando vejo o sol e lua no mesmo plano, a "milhões de anos " distantes ...
Legal o que disse o professor; até curti, mas tenho ponderações a fazer: olhando do ponto de vista lógico, não faz sentido o quasar duplicado pelo efeito de uma suposta curvatura do espaço-tempo. Partindo do princípio de que no universo (ou multiverso) não há a definição de norte, sul, leste e oeste, significa que os corpos estelares deveriam estar envoltos dentro dessa área denominada espaço-tempo, como se dentro de um casulo (como se fosse um bombom recheado), portanto, o efeito do quasar duplo não faz sentido pelo fato de que a tal "curvatura" obrigatoriamente deveria mostrar imagens replicadas de vários outros quasares ao redor da galáxia observada, ou, que mostrasse apenas um gigantesco anel de luzes, como se fosse uma coroa solar. E mesmo que mostrasse uma "coroa" em volta da galáxia, não significaria exatamente que há a curvatura, mas sim, que a força gravitacional da galáxia observável é tão grande que causa o efeito atmosférico, tal qual existe em qualquer planeta. Quando ocorre um eclipse total do Sol, qualquer corpo que emita luz que esteja posicionado por trás dele tem sua luz refletida para nós aqui da Terra distorcida pelo efeito gravitacional e pela atmosfera da nossa estrela, como se fosse o campo magnético feito o que existe em nosso planeta. Quanto à suposta "expansão" do universo ou multiverso (prefiro este termo), na verdade ele não se expande (o próprio professor fala sobre o universo ser infinito; e é verdade), na verdade, assim como tudo o que existe, assim como toda a matéria existente, o universo/multiverso está, desde sempre, em constante movimento. Usemos outra vez o raciocínio lógico: por que tudo o que conhecemos está sempre em movimento, do micro (átomos [há estruturas infinitamente menores], células, nosso sangue), as pessoas na terra, nosso ar, a própria Terra e seus vizinho, o sistema solar, as galáxias, enfim, por que tudo está em constante movimento, passando e passando pelo mesmo lugar infinitamente, e tudo pararia exatamente no que chamamos de universo, e que ele estaria apenas se expandindo, mas não, tendo tudo o que lhe compõe se movimentando infinitamente como num balé cósmico? Podem apostar que sim, tudo o que há, tudo o que compões o universo/multiverso está em constante movimento, assim. As estruturas cósmicas que hoje sabemos que se afastam, na verdade está dando voltas e mais voltas em movimento de rotação e translação. Galáxia que hoje vemos se afastar em alta velocidade já esteva bem mais próximas de nós ontem, e amanhã estará de volta, e assim sucessivamente. Em "breve" teremos Andrômeda junto a nós, e, se nossa galáxia não for mais necessária para a vida, haverá fusão e, consequentemente, o surgimento de um novo sistema com novas galáxias. Será uma espécie de acasalamento galáctico. Há também a função dos buracos negros, que servem como um "limpador" de detritos universal; mas além de limpar também reciclam. Uma coisa que me chamou a atenção foi o que o professor falou sobre o que muitos imaginam o que tenha sido o Big Bang e o que realmente foi, ou seja, muitos acham que tudo iniciou em um ponto singular e que dali aconteceu uma mega "explosão", e que, a partir daí, tudo se espalhou pelo espaço, e se espalha até hoje (é dessa teoria que se criou a suposta expansão, pois, sem ela, a expansão não faria sentido). Ao afirmar que o universo não partiu de um ponto único, o professor foi fantástico, pois realmente jamais houve esse tal ponto inicial único (não dissertarei sobre qual é a minha opinião porque demanda um texto muito extenso (muito maior do que este que escrevo). O professor foi perfeito quando disse que o universo surgiu em todas os lugares de seu espaço infinito ao mesmo tempo. É meio complicado de se entender, mas realmente é isto. O melhor de toda essa busca existente em busca dos segredos do universo que, infelizmente (ou felizmente), cientistas físicos, astrofísicos, etc, realizam desde sempre, mas que jamais chegarão a alguma conclusão de fato, é extremamente importante e necessário, pois é exatamente dessas buscas que surgem as descobertas de novas tecnologias para a evolução e preservação da humanidade. Podem apostar que nada é por acaso. Em breve teremos descobertas que deixarão pessoas, algumas assustadas, e outras maravilhadas. Vou ficando por aqui.
O mundo precisa de pensadores e, gostei do seu ponto de vista. Teorias nunca foram verdades absolutas...e, apesar de indicios, evidências etc.nunca o serão! Assim sendo podemos imaginar e,ir-mos além do conhecimento baseando-nos em hipóteses...suposições...deduções etc, mas com cautela para (sendo cientista) não cair na superstição científica (como na geração espontânea etc.) .Eu particularmente estou convicto de que,todas às coisas do universo são incriadas e simplesmente se transformam...e tem mais,por maior que seja à expansão de coisas visiveis e invisiveis não tem uma expansão infinita. Para que,à energia mais sutil,mais éteria possa esta onde esta,tem que existir um vazio absoluto infinito...porque somente à não existência é infinita e algo micro é real.Sendo assim,tem que existir algo eterno e,como pode não ter causa anterior eu deixo em aberto....mas um coisa é certa ,sua extensão no cosmo é finita...pois é impossivel de acordo com à regra da razão, ter tamanho...extensão infinita à não ser o nada absoluto pois nen se quer existe como sendo algo.Um forte abraço e vamos pensar.
Não conheço a profissional que o entrevista, mas passa a nítida impressão de despreparo, interrompendo de forma ansiosa, chata pra caramba ao ponto de criar revolta. O astrônomo é brilhante e extremamente agradável, pena que foi ofuscado pela anti profissional.
Professor gente boa e conhece muito. Em quanto ele falava fiquei pensando, como homens como Einstein conseguiu ter estes conhecimentos à época. Alguém fala?
É um caso típico de jornalismo “gonzo”, quando a/o repórter torna-se protagonista ou participante do evento/assunto que estão cobrindo. Quem já ouviu falar em “gonzo porn”, quando a equipe de filmagem entra na suruba.👀
Universo não tem borda! Universo é criação de uma mente! Está é a mente cósmica! Toda compreensão do universo está no nível racional gerado por este nível de entendimento racional apenas, narrativas que atenden os anseios de nossa condição física. O universo é gerado no despertar mental de cada um. Minha compreensão da realidade é minha concepção universal. Todo empirismo também faz parte dessa mente cósmica no nível racional, que Ela propõe para credibilzar sua essência, sua proposta.
Muito boa a matéria! A explicação dele tá de parabéns. Só teria que por um repórter que entendesse do assunto,assim daria mas vida a imaginação do universo lógico a ciência sempre lado a lado.
Dúvida: Como dito, em uma galáxia, as estrelas mais próximas do centro giram na mesma velocidade do que as estrelas mais distantes. Como se explica então a forma espiralada das galaxias, que só se explica se elas girassem mais rapidamente.
Meu maior sonho era ter estudado astronomia, deve ser muito lindo poder observar o Universo com recursos tecnológicos.Minha mãe todas as noites,observava o céu as estrelas, a lua e ficava por horas ali parecia saber todos os movimentos que ocorriam no céu.
Esses repórteres deviam antes de entrevistar quem quer que fosse se inteirar um pouco sobre o assunto pra não tornarem uma explanação excelente uma tortura por conta de quem entrevista, sem paciência por não estar entendendo nada
Posso estar errado, mas a entrevista me passou a seguinte situação: A Mônica se preparou para a entrevista e procurou pesquisar sobre o assunto antes de ir ao encontro de Laerte mas o assunto não é a área dela então ela não entendeu muitas das coisas que o profissional do IAG/USP respondeu a ela fazendo acontecer assim, um buraco entre uma resposta e outra. Tanto que quando termina a entrevista me deu um ar de "ué, acabou?" porque a ultima pergunta não teve um tom de conclusão. Talvez seja porque na maior parte do vídeo só aparecem as respostas dele sem as perguntas antes. Mas isso tudo é apenas suposição minha, mas a entrevista ficou com ar de que ele estava ensinando ela e não respondendo perguntas para esclarecer dúvidas e acontecimentos.
Da pra ficar o dia inteiro ouvindo esse cara, a forma como ele explica rico em detalhes e com um tom de voz armonico faz com que você fique preso imaginando. Ele deveria fazer um canal no YT falando sobre esses temas, seria incrível.
Tive exatamente a mesma impressão!
Concordo
Concordo plenamente com vc, ele deveria fazer um canal no UA-cam, assim seria só ele falando sozinho, seria bem melhor pra compreender
Na verdade , ele tenta explicar o inexplicável... É tudo mistério profundo... A ciência, no máximo, só consegue criar teorias, nada mais que isto...
@@florivaldoandrade8603 é, não só tenta , como impressionantemente, ele consegue...
Além de conhecimentos ele tem paciência. Ela não tem respeito. Entrevistar é conduzir, ser um facilitador para o que deseja ser exposto. Ela fez o contrário. Mesmo assim ele agiu com excelência. Nota 10 pro Laerte Sodré.
Os sábios acham que sabem pouco, achei ele bem complacente diante dessa péssima entrevistadora.
Achei que era só eu que tinha observado. Acho que ela precisa sentar numa cadeira e ouvir o próprio áudio.
@@cometaharlem pessoas assim não se enxergam, cometa harlem é uma pena, né.
@@deixaser4067 Pena mesmo.
Sugiro convidar, para uma apresentação do tipo, o astrofísico Domingos Soares, ex- Professor de física, da UFMG, um expert e grande divulgador da Cosmologia. Ele criou e gerencia o site Cosmos. Seria de muita valia para esse Canal.
A entrevistadora é uma 'LUZ ACELERADA" ....e o Professor é um cientista que merece ser reverenciado devido a sua capacidade em explicar um assunto que requer voltar ao nosso passado daquele que estudou muita aula de física, ciências, biologia....e geografia na escola.
Parabéns Professor Sodré...me curvo à sua sapiência sobre a astronomia.
Esses astrônomos são todos tão apaixonados por suas áreas de pesquisa, muito bom ouvir gente assim falar.
Quanta bobagem, ele não disse nada, a não ser teorias .
Só eu que vi isso !!!°
Não é possível. Ta nitido.
Ser apaixonado lhes induz a falar muitas merdas.
oo ‘
São conjecturas "bonitas"
@@gustavobenzi3301 Lógico!!!! Claro que - por enquanto - são teorias vc queria o quê? O ser humano não conhece nem o próprio planeta, vai conhecer outros planetas??? Estamos na idade da pedra. Vc esperava o quê? Que ele dissesse que já visitou outros planetas e tem provas disso? Hahaha 😂😂
Ótima entrevista do Prof. Laerte.
Lamentável a condução da entrevista pela responsável (essa sra. Do "hm, tá, tá bom").
Talvez se saísse melhor com apresentação de previsão do tempo, ou falando o horóscopo em alguma rádio qualquer, nos confins desse Brasil.
Também não gostei dela conduzindo a entrevista
Está mulher que entrevista o mestre é chatona. Fica com aquele negócio de tá bom. Parecendo que quer que o homem para já a explicação e. Vá se embora. Da mal estar ouvir está sujeita ficar falando tá bom. Tá bom. Muito xarope.
Tive uma percepção que a Mônica Teixeira pode ter um ceticismo no assunto, pode ser o estilo dela entrevistar mas ao mesmo tempo acaba sendo interessante, pois perguntas simples são muito importantes para quem é leigo no assunto. E o que mais me chamou atenção foi a educação do Laerte Sodré Jr. que demonstra paixão no assunto e responde todas as perguntas com muita clareza. Admiro muito pessoas assim, inteligente, humilde e apaixonado pelo que faz!
U
Tive a mesma impressão.
O Universo é fascinante! Não há como não se apaixonar por tamanha grandeza.
@@gtspeedster Seria imaginário! Acho q real, más sempre há uns Mitos dentro dos estudos para cientista no futuro explique fatos q atuais ainda não podem responder corretamente.
É um porre essa entrevistadora, eco! Faz vc o programa ! Meleca!
O professor é excelente! Ele desperta nossa vontade de saber mais.
Saiba então q a terra não é um globo.
Sim, interessantíssimo esse vídeo. Muito bom sempre aprender mais.
Eu acho o Universo, fantástico, intrigante! Adoro ouvir sobre isso...!!!
Eu sugiro você conhecer o canal mundo proibido aonde existe diversos conteúdos sobre o universo e histórias curiosas sobre o mundo
Quanto conhecimento a gente adquire em tão pouco tempo!!!!!Matérias assim deveriam passar nas programações de TV.
Ela não é impaciente. Ela é inteligente e informada e interessada sobre o assunto, e está envolvida e raciocionando junto com o desenrolar da entrevista.
Péssima entrevistadora, ela tem que deixar ele explicar, ninguém quer saber se ela já entende do assunto
Tá bom, sei, aham. Rsrs
@@helderthomaz5992 rsrsrs
Hahahha,ela é péssima
A entrevistadora parece estar com pressa para terminar.
Excelente a explicação do professor!
Tb achei Edval
Ela quer mostrar que entende deve ter estudado muito 🤣😂parece debate
Verdade, também notei isso logo no começo quando ela diz,, tá bom,, tá bom,, como se dissesse,, vamos,, aqui tem horário, ou já entendi. Lamentável fazer uma entrevista desse jeito.
entrevistadora chatona aff
Achei que eu fosse o único a pensar nisso!
Fascinante o conhecimento do Prof. Laerte. Que facilidade de transmitir seus conhecimentos tão necessários pra nós que estamos o tempo todo bombardeados por perguntas a respeito do Universo. Obrigada Mônica, por ter a coragem de entrevistar tão ilustre professor!
Caro professor Laerte, muito obrigado pela entrevista e por ter sido tão esclarecedor, tão humilde, tão intuitivo ao explicar o que nós leigos queremos (e precisamos) ouvir e saber, tão generoso e por isso mesmo tão (verdadeiro) cientista, que prefere mostrar o que já sabe sem querer se mostrar a si mesmo, confundindo o 'aluno'. Muito obrigado tb para Mônica que em momento algum falou junto com o professor, o que muitas vezes acontece e não ouvimos nem um nem outro, bem como fez 'sub' perguntas pertinentes que esclareceram o assunto principal; por favor Mônica, mais entrevistas como essa. Obrigado a ambos, começou bem o meu domingo.
Que espetacular a explicação e a calma desse homem!👏👏👏
Simplesmente fascinante, Prof. Laerte!
Parece simples, quando o Sr. explica...!
Amei...!!!💖
Excelente entrevista ! Fico feliz em ver e saber que temos gente tão bem formada no assunto Cosmologia, no Brasil, gente que conhece e sabe explicar, tão bem e da forma magistral como vemos neste vídeo. Não perdemos em nada para muitos de fora deste País.
O entrevistador deveria parar de ficar verbalizando durante a entrevista e só interromper pra fazer perguntas necessárias. Apresentação perfeita do professor.
O ego por achar que tem que interromper
Concordo com vc! Inclusive me passou a impressão se que ela está impaciente com as respostas.. por outro lado o professor é encantador!
ELE É MUITO INTELIGENTE
Isso é chato hem 😂
⁰q
Extremamente didático e fascinante a explicação prof. Laerte! Vivemos em um mundo e Universo fantásticos! Somos mto pequenos pra entender a criação!
Super aula, mas para a maioria da população mundial, linguagem desconhecida, nossas crianças poderiam desde cedo, serem incentivadas a admirar o mundo exterior.
Minha filha aos 10 anos montou uma pasta com informações sobre astronomia que ela recortava de revistas... hoje ela tem 33 anos. Era uma belezinha...🌟🪐🌟
Tamos longe disso
As religiões interceptaram
Pois a doutrina bate de frente com essa lógica.
Concordo plenamente com a sua opinião!
@@jorgeaugusto4061 kkkkkk nada disso ateu , EU SOU CATOLICO E ESTUDANTE DE FILOSOFIA EM UMA DAS MAIORES UNIVERSIDADES DO BRASIL , SOU APAIXONADO PELO UNIVERO , SUA GRANDEZA , SUA BELEZA , SUA INFINITUDE . ALIAZ MEU CARISSIMO A IGREJA CATOLICA FUNDOU AS FAMOSAS UNIVERSIDADES DA EUROPA . GLORIA A DEUS .
NAO SAO TODOS OS RELIGIOSOS IGNORANTES , CONHEÇO CRISTAOS CIENTISTAS MAS CONHEÇO TAMBEM ATEUS COM O ENCINO FUNDAMENTAL INCOMPLETO . SE LIGA
@@elainea982 ta feia agora?
Caramba, só agora notei a data. Pense numa pessoa entendida do que fala. Eloquência e propriedade durante toda entrevista. Meus parabéns.
Entrevistado com embasamento e otima explicação e um assunto que nos prende...
👏🏼👏🏻👏🏼👏🏻👏🏼👏🏻👏🏼👏🏻👏🏻👏🏻👏🏼👏🏻👏🏼👏🏻👏🏼👏🏻
Pra quem ama a ciência, que ótima entrevista. Desejo prosperidade para a Ciência brasileira, sei que podemos.
A entrevistadora passa a sensação pra o entrevistado que ela está com muita pressa ,principalmente quando ela fala toda hora : tá bom.Todo os entrevistadores do mundo deveriam fazer um laboratório com o profissional Ronnie Von este sim é um grande "entrevistador" um verdadeiro príncipe.
Boa observação. Já o conteúdo do professor é maravilhoso.
Com certeza, ela passa essa sensação de que tem pressa. É desagradável.
Parabéns prof. Laerte! Sua entrevista foi fantástica! Uma das melhores que já vi sobre o assunto! Um abraço do Nilo Sérgio, Belo Horizonte, Brasil!
Ao contrário dos comentários aqui, a entrevistadora estava muito atenta às explicações do professora e fez perguntas bem coerentes, demonstrando que estava realmente prestando atenção no conteúdo das explicações!!
Muito bem explicado!!! É ótimo ouvir e ver falar quem entende de verdade sobre o que está falando.👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
claudimir andrade pereira
Prezado Professor Laerte Sodré Jr. , parabéns pelo vasto conhecimento de astronomia ...é fantástico !!
Aham, sei!! Kkk
Amo essa entrevistadora . ela reflete.a ansiedade de um leigo frente a um gênio e o professor é incrível
Aula espetacular pelo poder de síntese e clareza do Professor... e parabéns à participação excelente e inteligência da entrevistadora!!!👏🏻👏🏻👏🏻
Absurdo, reporter mau educada
Deve ser amigo da entrevistadora para elogiá-la, só pode!
Uma tremenda mal-educada e chata pra daná.
Excelente entrevistadora......kkkkkk
Sensacional! ... Só agora em 2022 descobri este vídeo, embora me parece ser de 2012 e hoje, novas descobertas, mas é espetacular esta entrevista com Laerte Sodré Jr.
Mto interessante, profundo , Parabéns. Gostaria de ouvi -lo mais vezes.
Não me canso em assisti esta entrevista. O que eu acho engraçado é o tom de voz da entrevistadora em finalizar a entrevista sem nenhuma cortesia. Mas tudo bem, afinal, o que eu realmente quero é desfrutar o vasto conhecimento do grande professor, Laerte Sodré, que com serenidade e sabedoria consegue abrir o grande cofre do conhecimento. Parabéns a todos os responsáveis que de uma forma ou de outra participaram deste trabalho e que sem todos não seria possível ter acesso a este belo trabalho. Parabéns!
Pessoas criticando a entrevista, achei ótima, gostei muito da clareza das ideias do professor Laerte, a apresentadora tb foi muito bem e esta bem preparada. Adoro vídeos de divulgação científica.
Lixo de reporter
Entrevista excelente. A entrevistadora faz observações que facilitam o entendimento.
Brilhante a explanação do professor Laerte Sodré, e creio que o UNIVERSO seja infinito mesmo; portanto BILHÕES de anos antes dos humanos criarem as religiões, o universo já existia!
Criaram as religiões para atrasar ahumanidade
Meu Deus!!!! Fico imaginando como deve ser ter aulas em laboratório com esse Professor... Ele discursa com muito Amor e Propriedade...até eu que sou extremamente leiga no tema , me apaixonei pelo assunto...❤️❤️❤️❤️
Acho muito engraçado as emissoras abertas não fazerem quadros desse tipo.
Olha o tanto de informações construtivas que podemos ter.
Vc ainda n se tocou que elas querem todo mundo burro? Zumbi?
Repórter anos luz da elegância e inteligência!
É muito bom aprender cada dia mais e esse astrônomo explica muito bem
Meu amigo.
Tu por aqui também.
Conhecimento é muito bom
Fala migao rapa fiquei Feliz
@@MichelRodrigues74 top
@@esquadraotruck é isso aí meu amigo eu gosto muito de astronomia valeu um abraço
Esse cara é um gênio inteligente fora do comum parabéns a medida que ele vai falando ele consegue ilustrar nossos pensamentos.
Ótima entrevista pela paixão e conhecimento do entrevistado, mas a entrevistadora já estava dando raiva no "sei..." "tá..". "tá bom...." que Impaciência....
Pos é né, q mulher chata, estragou a entrevista.
Interrompeu em momentos errados.Se calasse seria muito melhor.
Burra pra dar palpite
@@robertlouis6117 kkkkkk
@Marcelo Costa Alquimim vdd
Professor Laerte, ensina contando história, a maior de todas.
Claro super claro as esplicações do professor!
Chega dar um quentinho no coração da gente quando o entrevistado tem paixão e conhecimento no que faz e a entrevistadora sabe quais perguntas fazer e quando colocar os comentários. Entrevistadora não tentou aparecer mais que o entrevistado, conduziu a conversa com maestria. Queria muito que os repórteres de hoje tivessem esse gabarito, mas....
Parabéns a todos os envolvidos, ficou muito show!
Ela não tem paciência... fica: tá... tá bom 🙄
Pergunta e ja corta.Ta bom.Ta bom rs
Ela atrapalha mesmo...será que faltou a aula de como entrevistar sem atrapalhar?
Né!
Pensei q só eu tinha percebido... fiquei agoniado aqui ouvindo ela falar
claudimir andrade pereira
Marcia Bello, parabéns pela observação ...eu acho que a repórter age assim pensando que conhece tudo que o professor fala ... ela pensa que já nasceu sabendo tudo ...é isso aí !!
O que mais gosto da ciência é justamente a incerteza da certeza de tudo isso. Oxalá o professor Laerte tenha muita vida pela frente para, daqui uns anos, vermos ele próprio desdizer tudo isso...
@Ajente 007Desnecessário é de mim ter dó. Vivo num mundo onde felizmente ainda há livros e informações por toda parte. Não faz tanto, eu vivia num mundo onde o átomo era a "menor partícula indivisível da materia", hoje, está logo ali em Geneve o LHC - CERN, que prova exatamente o contrário. A única certeza que ao ser humano foi legado, é a sua inevitável transformação em pó da terra. Ptolomeu também já foi incontestável..!
ua-cam.com/video/i94V2RCqCBk/v-deo.html
Td está em movimento td vibra td gera onda td produz energia!
Pois o mesmo princípio de um átomo se aplica a um grau um pouco maior como o universo!
Este homem e um grande conhecedor da astronomia eu concordo com todo o seu conhecimento. Pois não há barreira no universso, depois da luz vem o infinito a escuridão
Bem lógica está explicação e bem natural pra se entender parabéns
O universo é fascinante, tenho profundo respeito por todos Cientistas, Astrônomos, fisicos e curiosos. Conteúdo instrutivo demais.
A pessoa tem que estar preparada para entrevistar
Entrevista sensacional. Tudo perfeito com exceção da pessoa de costas para a câmera.
O universo , tão complexo, parece muito simples nas explicações do Prof Laerte. Obrigada ! (Se não fosse por ele nem assistiria, só para não escurar a terrível entrevistadora. Deveria ser mais polida! Tá bom… tá…tá….)
A astronomia é fascinante, porque atrai e instiga a curiosidade, desvendando o ministério do universo.
Seria interessante apenas o Cientista Laerte falar. É um ser maravilhoso este estudante do Universo! Que assunto lindo! As repetições de fala da "entrevistadora" atrapalha as informações maravilhosas do cientista!
Excelente explanação sobre o Big Bang! Por lógica não poderia haver esse fenômeno em um Universo Único. "TUDO SE TRANSFORMA, NADA SE ACABA", penso eu!
Obrigado por essa oportunidade. A entrevistadora é espetacular. perguntas fundamentadas, que deram oportunidades ao professor de expor seu conhecimento notório para um público leigo. Mas, a matéria escura é agente externo?. Ela não pertence ao sistema, mas age nele?
A entrevistadora é chata.
Marcus, respeito sua opinião, contudo ela é evaziva..
Parabéns Prof Laerte, aprendi muito com as suas brilhantes e claras explicaçoes, ouvi-lo é um prazer inusitado ! A entrevistadora lamentavelmente é fraquíssima .
Excelente aprendizado. Parece um bate-papo informal, contudo cheio de conteúdo.
Esse cientista explica tão bem, que parece que estou sentado assistindo tudo, ele é muito sábio
Esse calculo ano luz é um termo de mediçao de calculo nao quer dizer que significa ano , é usado para calculo de velocidade e distancia de espaço no vacuo, conforme professora de Astronomia da PUC,
Quem quiser saber mais, assista a série
Universe, na Netflix.
Na minha opinião, a melhor matéria sobre planetas, galáxias, e tudo que envolve o universo. Buracos negros, tornados, tempestades, ventos em outros planetas. Verdadeira aula de astronomia. Vc começa a ver os episódios, e, quando se dá conta, está viciado. É espetacular!!!!
Gostei dessas explicações (as quais, eu já conhecia), mas, a intervenção de outra pessoa, falando "tá bom", "tá", "tá bom" e fazendo certas perguntas, tirou o brilho da explanação.
Prof Laerte foi excelente e teve muita paciência com a entrevistadora Mônica Teixeira.
Interromper alguém enquanto fala é falta de educação hein
Bom vídeo... parabéns professor... e por favor dispensa a entrevistadora..
A explicação sobre a matéria barionica é exelente
Gostei das informações, pois devemos entender que ele está falando para primários ou leigos no assunto e, da forma como discorreu ficou de fácil assimilação .
Explica com muita clareza a ciência espacial.
Curioso como tanta informação de fatos totalmente desconhecidos por nós, leigos, e diagnósticos longe de serem fechados, conseguem nos esclarecer e deslumbrar tanto... O poder do conhecimento e da comunicação...
Peguei uma contradição: Se a galáxia Andrômeda está há 2 milhões e cem mil anos luz da via láctea, e ambas se fundirao por conta da atração gravitacional.... Como isso acontecerá em vista da aceleração da espansao do universo ser descrita como antigravidade. Que a chamam de energia escura. Concordam???
Só outro ponto. Eu gosto da entrevistadora, ela sabe o que fala, e estudou o assunto antes. Tira o entrevistado da zona de conforto e quem ganha é a gente.
Não há contradição, a expansão do Universo ocorre nas grandes escalas, porém, localmente, o efeito gravitacional das galáxias de nosso grupo local supera a taxa de expansão do Universo.
Galáxias estão milhões de anos luz,de distância da terra...Boa aula.
Muito boa a matéria tirando a entrevistadora com sua falta de paciência: " Hum, tá bom.".
A entrevistadora atrapalha o raciocínio
Verdade
Entrevistadora calada ajudaria o fluxo de raciocínio do professor que, por sua vez, mostrou ser um "universo" de paciência e resignação.
Kkkkk
Talvez ela fevaentrevistar entrevistar uma outra pessoa com menos conhecimento, não consegue conhecimento para entrevistar um cientista ou talvez tenha deixado o feijão no fogo.
E impressionante quando se fala de distância, na base milhões de anos luz ( incalculável mentalmente ).
Aí quando lembro de certas pessoas que dizem que estamos se esforçando para passar a baixa atmosfera, minha mente fica milhões de anos na dúvida de todo o contexto .
Amo estar "careta" quando vejo o sol e lua no mesmo plano, a "milhões de anos " distantes ...
Legal o que disse o professor; até curti, mas tenho ponderações a fazer: olhando do ponto de vista lógico, não faz sentido o quasar duplicado pelo efeito de uma suposta curvatura do espaço-tempo. Partindo do princípio de que no universo (ou multiverso) não há a definição de norte, sul, leste e oeste, significa que os corpos estelares deveriam estar envoltos dentro dessa área denominada espaço-tempo, como se dentro de um casulo (como se fosse um bombom recheado), portanto, o efeito do quasar duplo não faz sentido pelo fato de que a tal "curvatura" obrigatoriamente deveria mostrar imagens replicadas de vários outros quasares ao redor da galáxia observada, ou, que mostrasse apenas um gigantesco anel de luzes, como se fosse uma coroa solar. E mesmo que mostrasse uma "coroa" em volta da galáxia, não significaria exatamente que há a curvatura, mas sim, que a força gravitacional da galáxia observável é tão grande que causa o efeito atmosférico, tal qual existe em qualquer planeta. Quando ocorre um eclipse total do Sol, qualquer corpo que emita luz que esteja posicionado por trás dele tem sua luz refletida para nós aqui da Terra distorcida pelo efeito gravitacional e pela atmosfera da nossa estrela, como se fosse o campo magnético feito o que existe em nosso planeta. Quanto à suposta "expansão" do universo ou multiverso (prefiro este termo), na verdade ele não se expande (o próprio professor fala sobre o universo ser infinito; e é verdade), na verdade, assim como tudo o que existe, assim como toda a matéria existente, o universo/multiverso está, desde sempre, em constante movimento. Usemos outra vez o raciocínio lógico: por que tudo o que conhecemos está sempre em movimento, do micro (átomos [há estruturas infinitamente menores], células, nosso sangue), as pessoas na terra, nosso ar, a própria Terra e seus vizinho, o sistema solar, as galáxias, enfim, por que tudo está em constante movimento, passando e passando pelo mesmo lugar infinitamente, e tudo pararia exatamente no que chamamos de universo, e que ele estaria apenas se expandindo, mas não, tendo tudo o que lhe compõe se movimentando infinitamente como num balé cósmico? Podem apostar que sim, tudo o que há, tudo o que compões o universo/multiverso está em constante movimento, assim. As estruturas cósmicas que hoje sabemos que se afastam, na verdade está dando voltas e mais voltas em movimento de rotação e translação. Galáxia que hoje vemos se afastar em alta velocidade já esteva bem mais próximas de nós ontem, e amanhã estará de volta, e assim sucessivamente. Em "breve" teremos Andrômeda junto a nós, e, se nossa galáxia não for mais necessária para a vida, haverá fusão e, consequentemente, o surgimento de um novo sistema com novas galáxias. Será uma espécie de acasalamento galáctico. Há também a função dos buracos negros, que servem como um "limpador" de detritos universal; mas além de limpar também reciclam. Uma coisa que me chamou a atenção foi o que o professor falou sobre o que muitos imaginam o que tenha sido o Big Bang e o que realmente foi, ou seja, muitos acham que tudo iniciou em um ponto singular e que dali aconteceu uma mega "explosão", e que, a partir daí, tudo se espalhou pelo espaço, e se espalha até hoje (é dessa teoria que se criou a suposta expansão, pois, sem ela, a expansão não faria sentido). Ao afirmar que o universo não partiu de um ponto único, o professor foi fantástico, pois realmente jamais houve esse tal ponto inicial único (não dissertarei sobre qual é a minha opinião porque demanda um texto muito extenso (muito maior do que este que escrevo). O professor foi perfeito quando disse que o universo surgiu em todas os lugares de seu espaço infinito ao mesmo tempo. É meio complicado de se entender, mas realmente é isto. O melhor de toda essa busca existente em busca dos segredos do universo que, infelizmente (ou felizmente), cientistas físicos, astrofísicos, etc, realizam desde sempre, mas que jamais chegarão a alguma conclusão de fato, é extremamente importante e necessário, pois é exatamente dessas buscas que surgem as descobertas de novas tecnologias para a evolução e preservação da humanidade. Podem apostar que nada é por acaso. Em breve teremos descobertas que deixarão pessoas, algumas assustadas, e outras maravilhadas. Vou ficando por aqui.
O mundo precisa de pensadores e, gostei do seu ponto de vista. Teorias nunca foram verdades absolutas...e, apesar de indicios, evidências etc.nunca o serão! Assim sendo podemos imaginar e,ir-mos além do conhecimento baseando-nos em hipóteses...suposições...deduções etc, mas com cautela para (sendo cientista) não cair na superstição científica (como na geração espontânea etc.) .Eu particularmente estou convicto de que,todas às coisas do universo são incriadas e simplesmente se transformam...e tem mais,por maior que seja à expansão de coisas visiveis e invisiveis não tem uma expansão infinita. Para que,à energia mais sutil,mais éteria possa esta onde esta,tem que existir um vazio absoluto infinito...porque somente à não existência é infinita e algo micro é real.Sendo assim,tem que existir algo eterno e,como pode não ter causa anterior eu deixo em aberto....mas um coisa é certa ,sua extensão no cosmo é finita...pois é impossivel de acordo com à regra da razão, ter tamanho...extensão infinita à não ser o nada absoluto pois nen se quer existe como sendo algo.Um forte abraço e vamos pensar.
Como vc mesmo disse tudo está em movimento, e a única coisa que explica isso é a teoria do Big Bang, que está ligada a expansão do universo.
Excelente matéria! Ótima entrevistadora e excelente professor que sabe nos passar, de forma simples, assuntos tão complexos.
Muitas intervenções desnecessárias da entrevistadora. Fora isso, excelente.
Concordo plenamente
Entrevistafora antipatica.
Isso pra ela deve ser tipo OK, CERTO, AH!, SEI, ENTENDI. Eu percebi isso pelo menos.
8
Tá. tá bom
Isso só confirma que DEUS É O CRIADOR DE TUDO. EU CREIO!!!
Essa mulher ai falando Han, Sei, Ta bom, ¬¬ manda essa mulher calar a boca ...
Excelente didática do entrevistado! Assunto fascinante!!!
Não conheço a profissional que o entrevista, mas passa a nítida impressão de despreparo, interrompendo de forma ansiosa, chata pra caramba ao ponto de criar revolta. O astrônomo é brilhante e extremamente agradável, pena que foi ofuscado pela anti profissional.
Em todas entrevistas ela age assim .
Adorei o video, mas a entrevistadora enche o saco.
Isso pra ela deve ser tipo OK, CERTO, AH!, SEI, ENTENDI. Eu percebi isso pelo menos. Ela mostra estar entendendo.
Uma certa arrogância
Parabéns pelo comentário ia escrever algo parecido mas vou só curtir.
Professor gente boa e conhece muito. Em quanto ele falava fiquei pensando, como homens como Einstein conseguiu ter estes conhecimentos à época. Alguém fala?
Tem como mutar a voz da entrevistadora?
Horrível né
Fluente e didático!
Espetacular!
Gostei muito desta entrevista com o professor Laerte Jr. Como acredito na criação, isso mostra claro a existência de um grandioso criador.
Arnaldo Souza eu também só consigo ver o espaguete voador gigante em tudo que olho. não sei dizer o que é isso que nos contagia
Pausei o vídeo várias vezes e fiz pesquisas no google, percebo como sou analfabeto no assunto e acho que já sei ler sobre o tema. Parabéns.
Gente do céu, que apresentadora chata!!! "Uhum" "Tá, tá bom" "tá, tá" "sei" em excesso.
Exatamente, apresentadora é muito indelicada.
ia dizer a mesma coisa... Já o professor, está de parabéns. Bastante claro nas colocações.
entrevista longa ela tem de cortar os alongamentos senão fica longo D+
kkkkkk
É um caso típico de jornalismo “gonzo”, quando a/o repórter torna-se protagonista ou participante do evento/assunto que estão cobrindo. Quem já ouviu falar em “gonzo porn”, quando a equipe de filmagem entra na suruba.👀
Universo não tem borda! Universo é criação de uma mente! Está é a mente cósmica! Toda compreensão do universo está no nível racional gerado por este nível de entendimento racional apenas, narrativas que atenden os anseios de nossa condição física. O universo é gerado no despertar mental de cada um. Minha compreensão da realidade é minha concepção universal. Todo empirismo também faz parte dessa mente cósmica no nível racional, que Ela propõe para credibilzar sua essência, sua proposta.
Que legal a explicação!
Muito boa a matéria!
A explicação dele tá de parabéns.
Só teria que por um repórter que entendesse do assunto,assim daria mas vida a imaginação do universo lógico a ciência sempre lado a lado.
Dúvida: Como dito, em uma galáxia, as estrelas mais próximas do centro giram na mesma velocidade do que as estrelas mais distantes. Como se explica então a forma espiralada das galaxias, que só se explica se elas girassem mais rapidamente.
Essas formas são alteradas quando as galáxias passam próximo uma das outras, ou em colisões entre elas.
Meu maior sonho era ter estudado astronomia, deve ser muito lindo poder observar o Universo com recursos tecnológicos.Minha mãe todas as noites,observava o céu as estrelas, a lua e ficava por horas ali parecia saber todos os movimentos que ocorriam no céu.
A repórter fica o tempo todo, hummm, tá... Tá bom... tá, tá bom... Ahhhh, sei...anrah... Nem precisa isso, faz ruído na comunicação.
Péssima repórter..chega atrapalhar muito ... fica difícil ouvir tantos : tá ...hum..sei...
Brilhante as declarações do professor.
Esses repórteres deviam antes de entrevistar quem quer que fosse se inteirar um pouco sobre o assunto pra não tornarem uma explanação excelente uma tortura por conta de quem entrevista, sem paciência por não estar entendendo nada
Boa tarde, gratidão por valiosos ensinamentos☘🌸☘
Posso estar errado, mas a entrevista me passou a seguinte situação:
A Mônica se preparou para a entrevista e procurou pesquisar sobre o assunto antes de ir ao encontro de Laerte mas o assunto não é a área dela então ela não entendeu muitas das coisas que o profissional do IAG/USP respondeu a ela fazendo acontecer assim, um buraco entre uma resposta e outra. Tanto que quando termina a entrevista me deu um ar de "ué, acabou?" porque a ultima pergunta não teve um tom de conclusão. Talvez seja porque na maior parte do vídeo só aparecem as respostas dele sem as perguntas antes.
Mas isso tudo é apenas suposição minha, mas a entrevista ficou com ar de que ele estava ensinando ela e não respondendo perguntas para esclarecer dúvidas e acontecimentos.
+Pedro Lucas Plk Tive a mesma impressão! rs
Sensacional Prof . Laerte! 🥰😍
AN,, TABOM TABOM TABOM TABOM TABOM SE FOSSE O CARA FALANDO IA SER NOTA 10
Que entrevistadora ansiosamente ansiosa! Rsssss!