Passando só para comentar novamente. o Vídeo de vocês se tornou meu manual técnico pata esse inversor. Sempre que preciso, venho aqui conferir e tirar dúvidas. Mais uma vez, muito obrigado!
Melhor vídeo de inversor SRNE que vi. Parabéns! Ganhou um inscrito. Estou aguardando a chegada das minhas LIFEPO4 importadas para comprar o inversor e instalar meu sistema. Vou enviar umas perguntas pelo email.
Boa noite Dr. Postei um comentário anteriormente que foi errado. estava assistindo um vídeo e entrou outro e comentei no seu vídeo. Perdoe-me. Tenho uma dúvida. Tenho 2 inversores: um 110v e outro 220v. Ambos possuem as mesmas configurações de terminais de saida. Terra, Negativo, Positivo. tanto o 110v e o 220v. um gera 110v em uma fase e o outro gera 220v em apenas uma fase. A Dúvida é: posso unir os 2 polos negativos assim como os aterramentos e compartilhar do mesmo cabo neutro e transportar a energia dos 2 inversores usando 3 fios ? Imagine que serão 3 fios de cores diferentes: Verde, Preto e Vermelho. o verde seria o Neutro, o preto 110v e o vermelho 220v ? Obg
Ola, Apesar de o inversor 220v ter uma saida denominada "neutro" a entrada deve ter sido ligada em 2 fases, o que faz com que quando o inversor estiver em Bypass, uma fase será interligada a essa saida denominada como Neutro. Então de forma simples, *Não* pode ligar os neutros das saidas juntos, pois o Neutro do inversor 110 vai estar realmente no neutro, e o Neutro do inversor 220v vai ser a segunda fase quando estiver em bypass.
Bom dia !estou acompanhando seu vídeo pra montar sistema com inverso off grid híbrido SRNE 3000w 24v saida 110v,mas estou com dúvida referente no mdo deixa as baterias nobreak estacionaria!deixo elas no mdo Fld ou SLD? Desde ja muito obrigado!!
Baterias estacionarias geralmente são FLD (inundadas controladas por valvula), pois possuem valvula de regulagem da pressao interna da bateria. So se usa SLD se for bateria realmente 100% selada, pra saber se ela é selada geralmente permite trabalhar em qualquer posição, se exige que esteja com o lado correto pra cima, é FLD.
Boa tarde!será q teria como vc fazer um vídeo com as configurações do inversor híbrido off grid SRNE 3000W 24V com saída 110v !tenho um instalado aqui e as configurações dele são diferentes do de saída 220v!desde já muito obrigado!
@@rogerioalmeidadonascimento249 infelizmente nao temos um 110v disponivel pra fazer o video, mas tu pode comparar o nome dos menus aqui do video, com os nomes de menu no seu manual, se o nome do menu for o mesmo, segue a mesma logica, mudando apenas tensao de entrada e saida do AC, a parde do DC (24v) é o mesmo.
Tenho uma duvida que se souber me responder agradeço muito. Entao minha duvida é, se seria possivel usar ele assim como prioridade: 1 a energia solar 2 a energia da concessionária e somente em falta da solar e concessionárias ele passaria a usar as baterias. deixando a carga das bateria somente para emergencia. sabe me dizer se seria possivel configurar assim desde ja muito obrigado.
Tem sim, só configurar o menu 01 como SOL (somente solar), mesmo assim, enquanto houver sol, ele pode usar um pouco da bateria, pra manter a bateria sempre bem carregada, o ideal é colocar no menu 4 cerca de 23.8v, é uma tensão que faz com que se ela começar usar de mais da bateria, migra pra rede, em um caso de a solar nao comportar toda a carga naquele momento.
Muito bom, parabéns pela iniciativa, continum firmes , esse video vai ajudar muitas pessoas, peco autorização pra compartilhar no meu UA-cam com os devidos créditos
@@leandrometello2567 o meu também comprei no py, e também nao tinha o adaptador. Meu inversor fica no corredor da casa, então acabo passando por ele toda hora. Ja tem o adaptador no ML mercadolivre.com/sec/1s2imv3
Boa noite guerreiro, sou de Pirenópolis GOIÁS comprei um inversor híbrido srne de 3000 220 24voltes,e 2 placa solar de 620wattes qual a melhor forma de ligalas,em paralelo ou em seri, e so mais uma coisinha posso ligar ele sem o banco de bateria. A nas bateria de chumbo acidu precisa de bms .min desculpe porque sou um leigo Muito 37:53 obrigado Deus abençoe sempre
Manda um email pra canalredesetecnologia@gmail.com que tento ajudar, fiquei um tempo longe do canal pois tive que mudar de cidade, mas agora retomando as atividades
Primeiramente, parabéns pelo vídeo. Muito didático. Se me permite uma pergunta caso tenha feito esse teste: Se eu estiver no modo SBU na saida e CUB pra carregamento quando a rede estiver bypassada ira carregar a bateria correto? E quando a bateria atingir a carga total durqnte a noite o inversor transfere novamente pra bateria ou só mantém carregada pro dia seguinte?
Em modo CUB, a preferencia vai ser carregar pela rede, e so carrega das placas se acabar a energia, seria pra quem não tem placas solares, ou pra quem tem kit retrofit para usar ao mesmo tempo ongrid e offgrid (algo bem mais complicado de montar) Se deseja aproveitar as placas e a rede, indico o modo CSO (Solar primeiro, e so pela rede quando sem sol, maior economia e menor backup) ou SNU (carregamento da solar e da rede quando estiver bypassado, ou apenas solar se estiver em inversor, maior backup e menor economia, indicado pra quem mora onde acaba muito a energia) Quanto a parte da noite, se a bateria subir de carga até a tensão do menu 5, ja volta pra inversor, pois é esse menu que define qual vai ser o momento de voltar a operar pela bateria. Independente de ter sido carregado pela solar ou pela rede.
Otimo seu video muito bem explicado, eu so fiquei com uma duvida onde vc diz que na serie S ele e usado em 220v monofasico fase neutro, eu possuo um da serie s, sera que posso usar ele na 220v bifasico ?,la nos bornes ele tem o Pe , N e L1.
Bom dia, Na entrada pode ligar bifásico sim, só não vai ter a opção de saída 110v, saída dele é apenas 220v. Nessa série, ou é entrada 220 e saída 220, ou é entrada 110 e saída 110, de outras séries até existe o split-phase (110+0+110) mas nessa série de modelos apenas monovolt mesmo.
Me tinha uma dúvida eu consigo fazer a configuração para uso prioritário de painéis durante o dia e a noite concessionária e somente bateria quando houver queda de energia?
Consegu sim, no menu 1 coloca como "SOL" assim ficará na solar enquanto tiver produção, e na rede quando acabar a produção. Pra esse modo ficar mais eficiente, e não gastar bateria a toa (pois quando o sol nao fos suficiente para alimentar a carga acaba compensando com a bateria) coloca o menu 4 algo em torno de 23.8 a 24.0v, assim quando baixar a produção solar, acaba indo pra rede em vez de consumir da bateria, visto que pra essa tensão a bateria está praticamente em 100%. Um comportamento que nao deve estranhar nesse caso, é no inicio do dia, no final do dia e em dias nublados, o inversor ficar constantemente migrando entre solar e rede, se esse comportamento ficar muito agressivo, mude o menu 4 um pouco pra baixo, acabará gastanto um pouco mais de bateria, mas não ficara invertendo o tempo todo.
Tem que ver qual a tabela de tensões da sua bateria, mas se for padrão, indico 51,2v (25%) pro menu 4 e 52,2v (50%) pro menu 5. Caso depois de inverter pra rede, a bateria suba a tensão e mostre como mais de 20% pelo menos, vai diminuindo de 0.2 em 0.2volt até que no dia que ela inverter sobre algo proximo a 25% de carga. Nao recomendo baixar mais do que 20% pois diminui significativamente a vida util.
Bom dia vcs tem algum vídeo sobre ligação em paralelo de dois inversor deste modelo . A dúvida é posso deixar o inversor escravo só ligado no banco de bateria sem ligar painéis nem rede concessionária. Deixando só o master com painéis e rede concessionária
Para ligação em paralelo interligando a saida de ambos, o modelo precisa permitir isso, ai terá junto um cabo de comunicação do paralelo. Nunca pegamos um modelo com paralelo disponível pra configurar, mas pode ser sim ligado na mesma bateria, e nao precisa colocar placa nele, só fazer bem o dimensionamento, pois ele vai precisar usar energia que o MPPT do outro está produzindo, e nesse caso se usar mais energia que o MPPT do primeiro está produzindo, vai começar gastar energia do banco de bateria.
La na configuração de parâmetro no parâmetro 10 sobre tempo de carregamento eu não entendi, vc colocou 480 minutos, no meu caso eu tenho um inversor dessa mesma marca mas o de 5000w, e possuo um banco com 4 baterias de 150ah cada ligadas em série dando 48v, qual tempo eu devo deixar nesse item 10?
No menu 10, é o tempo que o inversor vai mandar a tensão de Boost, o ideal de baterias chumbo ácido é que não se carregue mais que 20% da corrente nominal da bateria por hora. Nisso com baterias em série, soma tensão, mas se mantem corrente e temos o seguinte: Bateria = 150Ahx20%(carregamento)= 30Amper hora Nisso, a corrente máxima ideal para carregamento é de 30A, pra deixar a bateria cheia teria que carregar ao menos 5 horas. Como no painel solar não temos corrente constante, temos um pico de corrente no meio do dia, que é quando a bateria já estará carregando por pelo menos 2 horas, então o que falo é colocar 1.5vezes a corrente de carregamento. 30A/h x 1.5 = 45A *Nesse caso tu colocará no menu 7 corrente de 45A* Como a eficiência média de uma bateria é de 85%, nisso indico sempre colocar mais energia pra dentro que pretende usar. 150 dividido por 0.85 (85%) = aprox 175Amper Como a corrente que tu teria se fosse carga plana durante o dia é de 30A, e precisa de total de 175A, tu divide a corrente total pela carga media: 175A dividido por 30A/h.media = aprox 5,8horas *Nesse caso, tu colocará 360 minutos no menu 10* Isso é o que indico para esse inversor, que não é o que é recomendado para uso estacionário. Esse inversor tem uso cíclico, que é 1 carga todo dia, e se fosse um uso diferente, a conta seria também diferente.
Boa tarde, assisti atentamente seu de configuração eu percebi que na configuração 4 é da tensão mínima para mudar pra rede vc colocou menor que a opção 14 , eu não consigo fazer isso . Pra mim a configuração 14 sempre fica menor . Seu baixar a opção 14 abaixa automaticamente a opção 4
Pode ser que é outra versão de software, nesse caso, se o beep ficar muito chato, pode ir na opção 25 e desativar ( so que ai tem que ficar de olho pq nao vai avisar nem quando a bateria ta acabando)
2 місяці тому+1
Amigo, seu comentário salvou meu dia. Estava configurando o meu e a opção 4 só ficava em 21,8. Seu comentário me fez perceber que a questão estava na opção 14. Muito obrigado!
Boa noite me ajudou muito seu vídeo pra me ajudar a instalar, agora estou na duvida ele esta funcionando em bypass quando boto uma carga alta ele desarma esta certo isso? Eu uso ele como sistema nobreik
Show, chegando a noite, ele prioriza a entrada AC da concessionária, ou a bateria? Quero montar um esquema nobreak De dia usa a placa solar como a principal fonte de energia, a noite, use a rede elétrica da energia, e quando faltar energia a noite usar as baterias..
So mudar o menu 1 da saída pra SOL, que vai deixar na placa solar de dia, e virar pra rede a noite, virando pra bateria apenas se acabar a energia. Lembrando que enquanto tiver sol, e a potencia das placas nao for suficiente, ele consome das baterias, ai o ideal é deixar o menu 4 com tensão mais alta pra caso isso aconteça, ele vire pra rede quando a tensão da bateria começar baixar.
Esse modelo só funciona com as baterias, não é recomendado nem ligar ele sem ter as baterias conectadas no lugar, nem que sejam baterias pequenas, mas precisa ter. Que conheço, da SRNE os únicos que podem trabalhar sem bateria são os modelos iniciados em *ASF*, de resto precisam das baterias para iniciarem.
@@irinaldo007 Funcionará sim, lembre de colocar ele em no modo "sol" no menu 1, para ele priorizar a solar, e em falta de sol ir para alimentar pela rede, pra não forçar as baterias, já que são pequenas.
Boa a noite, muito boas explicações comprei um SRNE 10000W /5000w nominal 48v 220v mas estou com dificuldade para configurar gostaria de saber se é o mesmo passo a passo precisa estar com as baterias e placas instaladas para iniciar configuração ? Tenho duas baterias litio 24v 100 a/h usadas em carros de golf liguei em série mas tenho certeza se servirá espero que sim, podes me dá alguma orientação já que eu mesmo estou montando sem nenhuma experiência? Te agradeço diante mão e espero que o canal cresça muito e se poder postar algum conteúdo nesse sentido será ótimo.
Para modo Nobreak, vai utilizar o menu 1 em modo "UTI" que vai priorizar a rede no funcionamento. Os outros menus ficarão um pouco obsoletos pois a maioria da config é para o uso com a saida priorizando Solar ou Bateria, então os menus 4 e 5, pode deixar nas configurações "default". Menu 6 coloca em "CUB" prioridade carregar pela rede. Menu 7 coloca em 15A pra não carregar as baterias rapido de mais (1/3 da corrente da bateria) Menu 8 coloca em "SLD" se as baterias forem estacionárias, ou em "FLD" se forem baterias automotivas. Menu 10 coloca em 180 minutos, que será o máximo necessário pra deixar as baterias bem cheias. Menu 12 recomendo colocar entre 22.4v (20%) e 23.4v (40%) para que as baterias tenham mais longa vida, quando mais profunda a descarga, menos ciclos ela aguentará. Menu 16 deixa em "ENA" que fará uma carga de equialização de tempos em tempos Menu 17 verificar no manual da bateria a tensão de equalização (se 14.6, pode deixar em default que é 29.4v, se não ajustar para a tensão correspondente do manual x2 que corresponde a 24v nominal) na duvida, deixe na tensão default. Menu 18 deixe em 30 minutos, visto que tem um conjunto de baterias pequenas. Menu 38: coloca a tensão igual a que tem na conta de energia, geralmente 220v para o modelo 230 e 127 para o modelo 110. O restante dos menus que não citei, pode deixar no que vem de fabrica.
Boa tarde Obg pelo conteúdos de seus vídeos são bem explicativo parabéns Meu nome é Claudomiro Vc pode me tirar uma dúvida Tenho um inversor srne 5000 w e uma bateria de litio de 100 A unipower O inversor não está comutando para as placas tenho 8 placas de 560 w durante o dia e a noite também não comuta para bateria será que pode ser às configurações você me ajudar
Olá, Se for inversor da mesma linha HF uma coisa que pode ser, é que o modo de alimentação da carga esteja em modo incorreto. No menu 01: Modo Uti = prioridade de uso na rede elétrica, só inverte pra bateria em caso de falta de energia. Modo Sol: Prioridade energia solar, deixa as baterias sempre carregadas, e só usa bateria durante o dia enquanto as placas estão gerando, se anoitecer ou nublar o tempo, inverte pra rede elétrica. Modo SBU: (Solar, Batery, Utility) Modo de funcionamento que mais economiza energia, funciona prioritariamente por Solar, depois de acabar a solar inverte pra uso das baterias, e quando as baterias estiverem abaixo da tensão do menu 4, inverte pra rede elétrica. Lembrando que as baterias de LiFePO4 tem tensões diferentes, e deve ser colocado o número de séries correto no menu 08, que no seu caso vai ser LFxx, sendo que o xx representa o número de séries que tem sua bateria. (Consultar o número de células em série no manual do fabricante, ou diretamente com o suporte técnico deles.) Caso não consiga resolver, mande um e-mail para canalredesetecnologia@gmail.com que tentamos ajudar.
@@claudomirooliveira3760 Consegui responder agora la no email. Tive que mudar de cidade e o canal ficou meio parado, mas vou retomar tudo por agora. Obrigado
Esse é o modo SBU (Solar Battery Utility), basta configurar o menu número 01 no vídeo em 7:10 para SBU que vai seguir a ordem de Solar, depois Bateria, depois Rede. Mas assista mais de 1 vez se necessário o vídeo e observe cada explicação pra não danificar suas baterias por descarga muito profunda.
Tu tem o manual original? Estou sem o manual aqui, mas geralmente mostra quais os codigos de erro. Se nao conseguir resolver manda um email pra canalredesetecnologia@gmail.com com foto do manual no erro 9 que tento ajudar resolver.
Olá,Bom dia! Minha dúvida é a seguinte: como trabalho com equipamentos de telecom, eu quero saber se posso usar as portas de alimentação das baterias para alimentar meus equipamentos 24 ou 48 v (dependendo do modelo do inversor)? Pois tenho equipamentos que são 24 v e 48V.
Olá, Pode utilizar sim, mas se lembre de dimensionar bem as baterias para ambas as cargas. Lembrando que em 48v o inverdor é +48, então em caso de utilizar equipamentos que sejam -48, precisatá isolar o inversor em relação ao equipamento que está usando, inclusive o aterramento precisará ser isolado no caso do inversor. Nesse caso (-48) indico que não aterre nenhum dos polos da bateria, e que coloque um DPS entre a carcaça do inversor e o aterramento em vez de ligar direto.
Vídeo excelente que vi do início ao fim. Um ponto que não consegui configurar é o menu 04. Ele sempre retorna para 24,6v que é baixíssimo...queria deixar em 26,4 que daria uns 70% da bateria restantes mas não salva de forma alguma. Uso bateria de litio. Pelo que vi ele se encarrega de puxar informações e colocar valores padrão. Não deixa mudar. Já viram isso?
Eu sempre usei os outros parâmetros pra chumbo-ácido, e sempre me permitiu. Pode ser que em Litio seja diferente. De qualquer forma, entre no menu 4, configure a tensão que quiser, e ao sair do menu 4, retorne ao 0 e aperte "set" 2 vezes, pois algumas configurações só aplicam dessa forma.
@@redesetecnologia descobri o que era. Pra mudar o parâmetro 4 tem que alterar o 14. O parâmetro 14 de alarme deve ser no mínimo 0.2 maior que o parâmetro 4. 👍😃
Que bom que deu certo, eu realmente não tinha me atentado nisso, realmente alguns menus são atrelados a informações de outros, principalmente os que tratam de tensões mínimas e máximas.
Na verdade, se fizer isso, só acionará o inversor com 29volt, o que pode fazer com que fique na Rede elétrica mesmo que estiver com geração solar, pois só virará pro inversor com tensão acima de 29volt na bateria, mesmo tendo geração solar. Pra ficar bateria como 3a opção, indico que não coloque acima de 27,6volt ( tensão de flutuação das baterias).
@@fernandonanuquetelecom3267 tem sim, é só colocar o menu 1 em modo "SOL", e o menu 4 com tensão de 25.0v, que quando o painel estiver com menos geração que a saída, e a bateria baixar de 25v, mesmo que ainda tiver sol já vai inverter pra rede, e só retornará alimentar a saída com painel e bateria quando a bateria alcançar a tensão do menu 5.
@@redesetecnologia mas ai de qualquer forma vai usar a bateria primeiro que a concessionária, a ideia e usar a bateria só quando não tiver nem sol nem concessionária
@@fernandonanuquetelecom3267 irá usar pouca coisa, afinal a bateria não consegue manter os 25v por muito tempo com sol fraco, e configurado assim, tu vai ver que mesmo com sol, se as placas não conseguirem alimentar a carga, vai começar usar da bateria e já vai inverter pra rede, pois a bateria não vai manter a tensão mínima, lembrando que quando inverter pra rede, se ainda tiver sol, pode ser que a geração consiga carregar as baterias para subir acima da tensão de reversão de rede pra baterias e vire novamente pra solar antes do dia acabar, e retorne novamente pra rede por que mesmo gerando solar não vai ter capacidade pra manter as cargas... O inversor ficará nesse vai e volta, e quanto maior a tensão da bateria configurada pra inverter pra rede, mais vezes por dia vai ocorrer isso. Em resumo: esse inversor não consegue lidar muito bem com essa forma de funcionamento, e o ideal seria um inversor que consegue combinar rede elétrica e solar para a saída. Esse modelo só combina solar e bateria pra saída, ou inverte totalmente pra rede elétrica.
Olá tudo bem? Assisti o vídeo mas fiquei em dúvida no seguinte cenário. Usar ele igual um Nobreak, mas a prioridade da saida do inversor ser SOLAR/REDE/BATERIA. Não quero ficar descarregando e carregando as baterias, somente usar a bateria se estiver sem SOL e sem REDE. É possível?
so colocar o menu 4 proximo a voltagem de carga (ex:52v) ai quando estiver nessa voltagem ele troca pra rede... e se caso a rede falhar ai ele vai entrar nas baterias ate chegar na tencao minima (menu 15)
É sim, apenas configura para SOL em vez de SBU, e coloca uma tensao bem alta para inverter para a rede (menu 4, tensao multipla de 12.8v, 25,6v no modelo de 24v, e 51,2v no de 48v) Ai ele so vai usar bateria em caso de estar acima dessa tensão, que seria "excedente" do 100%, e quando a rede parar.
Parabéns pelo vídeo. Excelente explicação. Eu tenho um de 110v 3kva. Eu utilizo baterias estacionarias da freedom, logo tensão de boost em 31v e o tempo de permanência em boost por 2h. Só que sempre que ele atinge os 31v, ele já entra em flutuação, não permanecendo as 2h em boost. O que acaba prejudicando a carga da bateria. Tem alguma dica sobre isso para me ajudar? Grato
A amarela: piscando é que está com inversor ligado, acesa é em modo bypass (saida alimentada pela rede) e apagada se estiver desligado. A Verde: se piscando está carregando a bateria, acesa a bateria está completamente carregada. Desligada se nao estiver carregando a bateria, pode ser bypassado sem carregaento ou com sol o MPPT so esta mandando energia pra saida e nao sobra pra carregar a bateria.
Esse modelo não funciona sem baterias, ele precisa das baterias para iniciar o sistema. Apenas modelos bem mais caros funcionam sem bateria, e a diferença quase que da pra comprar um kit bom de baterias.
Opção 1: Se for deixar ele apenas como um Nobreak, é possível sim, só que ai a energia do painel solar vai alimentar a saída apenas quando estiver sem rede, enquanto tiver rede, os painéis servirão apenas para carregar as baterias. Nesse caso, no menu 1, vc escolhe a opção UTI. E nesse caso não há economia com os painéis, apenas um backup. Opção 2 (que recomendo): Se for querer economizar de dia, e usar na rede a noite e só inverter pra Bateria a noite quando faltar rede, a configuração é um pouco mais complicada, mas vamos lá: No menu 1 vc coloca em SOL, que ai vai alimentar a carga quando tiver sol alto, e no menu 4, vc estabelece que a tensão seja de 24.8v em inversores de 24volt ou 49.6v em inversores de 48volt, que corresponde a mais ou menos 90% de carga na bateria (em baterias chumbo ácido), ai qualquer coisa que baixar de 90% vai virar pra Bypass e usar a rede. Não indico colocar muito mais alto que 24.6 a 24.8 no menu 4, se não vai ficar virando muito entre rede e bateria conforme a insolação muda. Depois, pra aumentar a vida útil da bateria, indico também colocar pelo menos 23.4v no menu 12 para guardar ao menos 30% de reserva no banco.
Bom dia , tenho uma dúvida meu inversor e esse modelo 3000w 120v ele está configurado sol prioridade e bateria só quando o sol não estiver ativo , sendo que na parte da tarde e de manhã ele fica pulando para rede elétrica e volta para abateria e placas não teria uma opção para ele esperar carregar mas a bateria antes de pular para o uso delas de novo ?
Boa noite irmão você sabe me dizer se eu posso colocar seis placas de 330 watts no inversor de 3000 watts, o meu suporta no máximo 1600 watts em placa, só que essas minha só que essas minhas 6 placas ela gera no máximo r$ 1400 volts w
Pode sim, o que vai ocorrer é que em horário de pico ele vai jogar fora a energia que passar dos 1400W, lembrando de montar a série-paralelo pra nao ultrapassar a tensão (volts) do MPPT.
@@celiosouza254 Nesse caso nao tem nenhum problema, até por que as placas só vao produzir tudo, em um pequeno espaço de tempo durante o pico de sol, isso considerando as placas apontadas totalmente pro Norte, e com inclinação correta, que é o angulo igual a latitude da sua licalização. De qualquer forma, se a tensão nao passar do maximo do MPPT não é problema, unica coisa que vai "jogar fora" um pouco de energia em horário de pico.
Nesse caso é uma bateria 8S, e como é LiFePO4 usa a opção *LF08* no menu 8 Lembrando que o inversor não tem porta CAN, e que o controle de tensão e corrente devem ser feitos pela própria BMS da bateria.
Ola @@ecoscampos, vou instalar um sistema com esse inversor SRNE 24DC-127AC e baterias LIFEPO4. Só estou aguardando chegar as baterias. Como está a tua experiência com esse inversor e LIFEPO4?
@@celiosouza254 Exato, se passar de 108 por um tempo, vai alarmar e desativar a entrada pra proteger o MPPT, e quando baixa de 30 ele para de carregar.
Ola boa noite estou com problema na configuração de descarregamento tento colocar 24.6v mas quando saio volta ao parâmetros de fabrica de 21.8v será que está com problema?
Poxa amigo acho que o software no parâmetros 04 está programado para no máximo 23,2 que e baixíssimo para bypass para rede assim minhas baterias irão se perder rápido
Boa tarde meu amigo, estou pensando em montar um nobreak com esse inversor híbrido da srne. Para segurar meu servidor e PCs. No caso, vou usar só a energia da concessionária e baterias. Mas vi falar que inversor híbrido vai desligar o pc na troca da concessionária para a bateria. Sabe se procede essa informação? Desde já agradeço a ajuda
Olha, se a fonte dos seus servidores estiver com os capacitores em dia não é pra desligar, pois a inversão dele é cerca de 10ms, o que é mais baixo do que a maioria dos nobreaks das marcas S ** , N ** ou da INT**** etc. que geralmente no mesmo range de valor ainda são nobreaks de onda quadrada... A vantagem desse equipamento é que além de ter uma inversão muito rápida ele é onda senoidal pura e tem uma senóide muito boa pra servidores, claro que não chega ser de nível hospitalar, mas mesmo assim é das mais limpas que já vi com carga em 50%. Mas pra aplicação de servidor, o menu 22 precisa estar desativado (em "DIS") pra o inversor estar sempre ligado esperando a queda de energia, se o menu 22 estiver em enable pode demorar inverter, e ai sim ter problema com a "virada".
Boa tarde obrigado pela resposta da última pergunta, porem tenho mais uma no caso do carregamento é nessario fazer alguma configuração ou quando estiver carregado ele somente fica flutuando! Pq coloquei pra funcionar tudo hoje porem estou deixando so mente as baterias funcionando pra pegar carga! Sao 4 de 180
Ele tem uma rampa de carregamento na tensao com corrente constante, que é a etapa conhecida como "boost", depois do tempo padrão do boost ele entra em modo de tensão constante por mais o mesmo tempo, e depois cai para a tensão de flutuação e fica flutuando até a tensão baixar da que está configurada no menu 37, se baixar da tensão do menu 37, ele começa o procedimento de boost novamente.
@@redesetecnologia tem algum hibrido que injeta na rede? Pois aqui pra min tem bastante quedas de energias rápidas, mas eu queria algo para suprir maximo de 4h sem energia mas que injete na rede o restante, pensei em pegar 1 inversor hibrido desse modelo ai e 1 ongrid, mas ideal era ter a função no inversor hibrido
@@ericsonsampaio Pra poder homologar na concessionária, tu precisa pegar alguma marca que tenha cerificação do Inmetro. Que me lembre agora, só existe a PHB que tenha inversor hibrido offgrid e ongrid que faça isso. Eles tem o kit retrofit pra aproveitar as mesmas placas caso já tenha energia Ongrid
Parabéns pelo vídeo , gostei muito Eu instalei um inversor desse de 24v 3000w em um motorhome , com duas baterias de 12v de 115 A da moura , eu não mexi em nada da configuração original , vc poderia me ajudar a fazer uma configuração mais apropriada para meu uso , pois quero tentar ser autônomo com o motorhome e até agora consegui 2 dias de autonomia sem usar rede elétrica , tenho duas placas de 150w no teto e oq mais consome minha carga é o frigobar 220v de 80w
Boa noite amigo testei meu sistema e nao ta do jeito que eu esperava! Meu inversor é o de 5000w srne em 48 nao sei o qui ta errado mais as baterias so ta durando 1h e mei sem carga e com carde de 200w so 1h e. Minhas baterias sao 180a cada como ja havia comentado com vcs e pergunas antes! Acho qui ele t dando falsa carga, vc tem uma luz pra mi ajudar é alguma configuração ou no caso seria nessario eu comprar um controlado de carga pra ver se resolve isso. E obrigado pela atenção
Bom dia, Podem ser vários fatores, e um deles é a falsa carga na bateria mesmo. Outra questão, é que mesmo com tensão suficiente, falta corrente no momento que está carregando as baterias. Se tiver pouco painel solar, pode ser que pra alimentar as cargas do dia e ainda carregar a bateria está sendo pouco, ou pode ser que uma das baterias está recebendo mais carga que as outras. Pra saber se uma está mais carregada que as outras é fácil, basta medir 1 por 1 quando o inversor considera que está baixo, se tiver diferença de mais de 0.1volt entre elas, pode ser que há uma desequalização entre as baterias, e isso se resolve com dispositivos de equalização encontrados no ML. Quanto a potencia de pico de placas que tem, teria que fazer as contas durante o dia pra ver quanto está sobrando de energia para carregar o banco de baterias. Outra coisa que pode ver é no manual das baterias que tu comprou, qual a melhor tensão para carregamento. Se tiver muita duvida ainda manda um email pra canalredesetecnologia@gmail.com que tento ajudar mais por lá.
Boa noite amigo, poderia me dizer se esse inversor em 220v pode ser ligado L+L ou apenas N+L ? Pois aqui onde moro é 220v bifásico e vi no video que entrando com L+N em 127 ele não faz o bipass para 220v. Desde já obrigado se puder me responder.
*Ele pode ser ligado tranquilamente em 220v L+L (split phase)*. Nesse caso só cuidar para que a saída tenha um circuito totalmente independente para as cargas, e lembrando que o inversor apesar de mostrar L+N na saída, ele só ficaria assim em modo bypass em redes onde o 220v é L+N. Onde a rede é L+L saem 2 fazes mesmo. E de qualquer forma em modo Inversor, ele sai L+L, afinal inversor não tem conceito de neutro. Se ele fosse um inversor com saída múltipla 220 e 110 em fase dividida, seria L+0v+L ou 110v+0v+110v ( duas fazes mais 0volt central totalizando 220v nas extremidades).
Preciso comprar um inversor de 48vdc , com saida 5000W em 220 e o meu problema é fazer as configuraçoes . Queria um reliable de 5000W mas nao tem stock na europa , esse modelo SRNE està disponivel .
Da SRNE tem modelos que a entrada de PV é 145Vdc, e tem entrada de 500Vdc, se for montar um sistema a partir do 0, verifique quantas placas vai colocar, pois o modelo de 500vdc precisa no mínimo 150vdc pra funcionar, ou seja média de 3 a 4 placas maiores de 400Wp... O modelo de 145vdc funciona a partir de 60vdc, ou seja, de 2 placas maiores de 400Wp ou mais já funcionará. De qualquer forma, 5000w todos que vi aqui da SRNE são 48Vdc na bateria. As configurações são praticamente as mesmas, sendo que as contas pra 24vdc seria 2 baterias em série, e o 48vdc são 4 baterias em série, então todas contas que falo no vídeo seria múltiplo de 4x12, em vez de 2x12. Se for usar inversor de 24vdc 3000w, tem também versões de 100vdc na entrada PV, e esse meu que é 500vdc na entrada PV, e vale quase a mesma conta da entrada PV, respeitando a potencia máxima do MPPT.
@@redesetecnologia Obrigado pela sua resposta e informaçao . Tem um modelo aqui na Europa muito barato 48 vdc saida 5000w, em 220 v , agora entendi porque està tao barato . Sao varios modelos com caracteristicas diferentes mas iguais em aparencia . Tenho 3000W de paineis com duas linhas em serie paralelo com um inversor de 3000W reliable 48vdc . Mas queria montar um inversor mais forte para trabalhar mais folgado . Tambem vou montar outra estrutura com 2500W e duas orientaçoes diferentes com tambem duas linhas e dois controladores , necessito de dois inversores .
@@joaquimpato9680 Isso, são aplicações diferentes. Como me disse que já tem 3000w de placas em um mix de serie-paralelo, então precisa saber certo qual a tensão máxima desse arranjo, se for menor que 145vdc, recomento o modelo com entrada 145volt no pv, se for mais, e ai precisa ao menos 200vdc, recomendo o com entrada PV de 500vdc. Lembrando sempre que a corrente em 145vdc será diferente que se for em série total. Série total, soma apenas a tensão dos painéis, se mantendo a corrente de 1 painel individual. Como é um mix de série-paralelo, então será a tensão das séries, e a corrente somada de quantos arranjos em paralelo, e aí dimensionar o condutor e a proteção pra essas tensões e corrente. Se montar outro inversor/controlador pra outra orientação de placas, pode ligar a entrada de baterias de ambos inversores sem problema no mesmo banco de baterias, respeitando claro a corrente máxima somada dos carregadores pra esse banco de baterias, que não deve passar de 30% da corrente total do banco de baterias se for chumbo-ácido, e 50% da corrente das baterias se for LIFePO4.
Gostaria de um auxilio em relação a uma falha que está apresentando aqui, é a falha 03, fala do não reconhecimento da bateria, estou usando um banco de baterias de lithium, as baterias estão carregadas e ele fica apresentando carregamento na interface (erro 03 fica sempre presente), e não saí do modo bypass, já tentei praticamente todos os parâmetros e o comportamento é sempre o mesmo, se derrubar a rede da concessionária ele desliga, o que será que ocasiona esse comportamento... Obrigado!
Nunca vi esse comportamento antes, mas pode estar relacionado as tensões, tu selecionou a bateria correta no menu de bateria? Precisa verificar quantas células em série é sua bateria tb, pra colocar no menu da bateria, ai sim ele reconhece normal. Se nao resolveu ainda o problema, manda um email pra canalredesetecnologia@gmail.com que tento ajudar.
Show. Ganhou mais um inscrito. Amigão, vc falou q a tensão minima de entrada desse inversor é de 90v, nesse caso eu poso ligar na rede 110v e sai pra carga 220v?
Até pode, mas ele não possui estabilização interna, então enquanto estiver trabalhando pelo inversor vai sair 220v, e em modo by-pass ele vai acabar deixando sair 110volt.
@@redesetecnologia Amigão, obg por responder. Eu gostei mto desse inversor, pena que ele não trabalha sem baterias. Vc conhece algum em 24v que trabalha sem baterias? Grato.
@@gesotra nunca vi nenhum modelo sem bateria que seja 24volt, pelo que lembro só em 48volt, tem alguns da Must e da SRNE também, mas geralmente são inversores bem mais caros.
Tenho um desses, mas estou com problema minha tensão dos paineis esta +-120v limite do mppt para startar e estou tendo +-5A de corrente das placas sendo que elas geram 15A ou seja uma perda de quase 2/3 da geração das placas de 600w.
O ideal é adicionar ao menos mais 1 placa, a tensão mínima de operação é 120volt, mas para um bom funcionamento o ideal é que esteja entre a tensão mínima e a máxima, e o melhor desempenho é na média da tensão de operação do MPPT que nesse caso é de +-300VDC nesse modelo.
@@redesetecnologia Realmente o problema era a tensão de entrada pv dos paineis, adicionei mais um modulo totalizando 150v +-2000w e já ta gerando seus 1.700w pico por um tempinho fiquei quebrando cabeça mas deu tudo certo agora.
Suporta sim, entretando recomendo que nao use a potencia nominal maxima dele por muito tempo, pois pode diminuir significativamente a vida util, ainda mais com o clima do Brasil. O modelo HF2430S80-H em questão suporta até 3300va se operar em 230v, ou 3000va em 220v. E suporta até 4000Wp de painel solar. O modelo mais comum de se encontrat é o HF2430S60-100 (220v) ou HF2430U60-100 (110v) e esses suportam o máximo de 3000Va em sua tensão nominal máxima (230v ou 120v) e suportam até 1600Wp de painel solar. Nesses modelos o recomendado para 220v ou 110v é que não ultrapasse o uso continuo de 2800va.
Boa noite tenho esse inversor de 5000w estou tendo problema com ele.ex.quando amanhece ou final da tarde com pouca produção solar ele fica fazendo baypass pra concessionária quando ele desconecta das placas da um pico alto de voltagem das placas ae ele reconhece e conecta novamente nas placas quando ele faz 5 baypass ae ele desliga o que devo fazer pra resolver isso?? Tenho que fazer o desligamento das placa manualmente desligo a tarde na parte da manhã eu ligo e a tarde volto desligar as placas pq se nao fizer isso o inversor vai fazer o baypass 5 vezes ele desliga
Deve estar em modo "SOL" na config 01, experimente colocar em modo SBU, ai vai inverter pra bateria em vez de ir direto pra Bypass. Em modo SOL ele so fica no inversor enquanto existe entrada no borne PV, ai aciona o Bypass pra preservar as baterias pra uma eventual queda de rede.
Nunca vi esse comportamento, se puder fazer um vídeo da tela inicial e da tela onde mostra a tensão das placas quando tiver ocorrendo isso, mande pra canalredesetecnologia@gmail.com que vejo se consigo ajudar.
Olá, adquiri um inversor do mesmo modelo, já vi alguns comentários que recomendo pelo menos 300v de painéis, só pra sanar a minha dúvida, estou pensando em colocar 3 painéis de 550w, vai ficar bom? Ou recomenda por 4 painéis? Obrigado e parabéns pelo conteúdo
Olha, eu coloquei 4 painéis e mesmo assim, só começa gerar a partir das 9 da manha, pois a tensão demora alcançar o mínimo pro MPPT poder iniciar a varredura. Colocar só 3 painéis pode acontecer de o seu sistema só gerar quando tiver sol a pino. Eu recomendo que coloque no mínimo 4, e assim que tiver condições coloque mais pra dar realmente a tensão máxima do MPPT, lembrando que a tensão que mostra no datasheet do painel só é alcançada com sol a pino. No caso quanto mais placas em série, além de ter maior produção total, mais cedo começa a produzir, e mais tarde para de produzir, pois alcança a tensão mínima do MPPT mais cedo, e isso acaba aumentando a relação Kw/h total do dia por Kwp (medida dos painéis) por esse motivo. Em resumo: quanto mais a tensão da série se aproximar do máximo do MPPT, melhor será a eficiência.
Спасибо за просмотр, это было куплено для вашего собственного использования, и поскольку мы увидели, что контента по нему не так много, мы решили разместить все, что узнали, на канале.
@@redesetecnologia Você está fazendo a coisa certa ao compartilhar sua experiência e ajudar as pessoas, estou apenas montando um sistema, sou da Ucrânia e temos problemas com eletricidade, então tive que procurar uma alternativa. Você tem experiência com este inversor, está satisfeito com ele?
Fala Jonathan e Rodrigo! Tudo bem com vcs? Meu nome é Anderson e estou tentando configurar o inversor do meu pai só que não estou conseguindo da forma que ele quer que seria a prioridade as placas e segunda as baterias e por último a concessionária…fiz quase as mesma configurações que vcs só que o que tá acontecendo é que não sai da concessionária e se cortar a concessionária entra as baterias. Não sei se tem algo relacionado com a configuração da corrente e tensão tbm… O menu 01 está no modo Sol só que no painel mostra sendo alimentado pela concessionária modo bypass… se interromper o da concessionária entra as baterias O modelo das baterias é de lition: Tensão Nominal 48v Capacidade nominal 180Ah Corrente nominal de carga 100A Corrente nominal de descarga 165 A Potência nominal 8000w Potência pico 15000 Tensão máxima 58,8v Tensão mínima de operação 44v Tensão flutuação 58v Tensão equalização 58v E 5 placas… Configurações no inversor: 01 Sol 02 60 03 UPS 04 46v 05 54v 06 CSO 07 60a 08 LI5 09 53.2 10 120 11 53.2 12 45.6v 13 30 14 46.4v 15 43.6v 22 diS 23 Ena 24 Ena 25 Ena 26 Ena 27 Ena 28 40a 30 1 32 SLA 33 UoU 34 dIS 35 49.6v 36 80a 37 50.4v 38 120v 57 2.0 a Me ajudem please 🙏
O seu inversor é de uma série um pouco diferente, pode ser que os menus sejam diferentes tb, mande um email para canalredesetecnologia@gmail.com e mande fotos dos menus e da tela dele quando ligado, que tento ajudar
A tensão de máxima potencia de painéis de 330w é de cerca de 38volt em cada e com sol a pino daria teóricos 152volt mas imagino que esteja dando menos. Como o MPPT desse inversor só inicia a operação em 120volt, nessa tensão ele tem uma eficiência menor, o que acaba fazendo com que haja perdas na conversão para a bateria e para a saída de inversor, então se não tiver a inclinação correta para o norte (considerando hemisfério sul) conforme a sua latitude, e todo o posicionamento para ter essa potencia de 330w, provável que suas placas não estejam entregando o máximo além da questão da tensão . O ideal é que tente colocar ao menos mais 2 placas para o mesmo sentido de sol para alcançar tensões mais altas e considerar uma potencia de 80% em relação aos watt pico das placas. Obviamente isso tudo se for o mesmo modelo do vídeo, que tem o MPPT com tensões entre 120 e 450volt. Se for outro modelo e quiser uma ajuda, manda um email pra canalredesetecnologia@gmail.com que tentamos ajudar.
Boa noite! Tenho um de 3k quanto de painel posso passar não consigo achar o dataset do aparelho ou pode ser que eu não estou sabendo achar, tem como me ajudar?
Geralmente a potencia total dos modelos de 24volt são 1440watt se for o de 100volt no mppt, ou 4000w pro modelo de 500volt no MPPT. Lembrando de respeitar a tensão máxima do MPPT também. E essa informação tem na etiqueta ao lado geralmente.
Parabéns pelo vídeo vcs vão ajudar muitas pessoas a configurar esse inversor uma vez que são muitas as configurações. Se não me engano a voltagem mínima desse mppt é 120v , quando tem um sombreamento que baixa essa tensão ele desliga o inversor ou assume a rede elétrica ? Ou a voltagem que está entrando dos painéis é apenas completada com a rede elétrica pra chegar na voltagem de funcionamento do mppt dele ? Comprei 4 painéis de 550w que não vai dar nem 200v creio que são poucos painéis pra esse inversor. Por isso minha dúvida.
Primeiro ponto a acrescentar é que esse modelo precisa ter as baterias pra funcionar. O MPPT dele funciona a partir de 120v, e nesse modelo em caso de falta de placas, ele utiliza corrente da bateria, e só se baixar de mais a bateria é que ele vai utilizar a rede elétrica. Caso falte corrente nos painéis e a bateria esteja baixa, ele inverte automaticamente pra rede elétrica, e em caso de ausência de rede elétrica ele desligará a saída do inversor até que haja corrente suficiente para sustentar a carga. O modelo que aceita até 500v na entrada de PV funciona bem com tensões de 360v, abaixo disso a eficiência do MPPT é um pouco prejudicada, e acima dos 360 a eficiência é sempre a mesma. Mas de qualquer forma acima dos 120v vai funcionar normalmente.
Passando só para comentar novamente. o Vídeo de vocês se tornou meu manual técnico pata esse inversor. Sempre que preciso, venho aqui conferir e tirar dúvidas.
Mais uma vez, muito obrigado!
Que bom que ajudamos
Melhor vídeo de inversor SRNE que vi. Parabéns! Ganhou um inscrito.
Estou aguardando a chegada das minhas LIFEPO4 importadas para comprar o inversor e instalar meu sistema. Vou enviar umas perguntas pelo email.
Ficaremos felizes em ajudar.
Show, parabéns pela ótima aula.
Muito obrigado
Excelente meu caro ... Parabéns !!!
vlw
Tem como silenciar o bip do inversor
Tem sim, basta colocar "dis" no menu 25 (alarm)
Parabéns pelas esplicacoe das configurações desse inversor muito show
Valeu obrigado!
Boa noite Dr.
Postei um comentário anteriormente que foi errado. estava assistindo um vídeo e entrou outro e comentei no seu vídeo. Perdoe-me.
Tenho uma dúvida. Tenho 2 inversores: um 110v e outro 220v. Ambos possuem as mesmas configurações de terminais de saida. Terra, Negativo, Positivo. tanto o 110v e o 220v. um gera 110v em uma fase e o outro gera 220v em apenas uma fase.
A Dúvida é: posso unir os 2 polos negativos assim como os aterramentos e compartilhar do mesmo cabo neutro e transportar a energia dos 2 inversores usando 3 fios ? Imagine que serão 3 fios de cores diferentes: Verde, Preto e Vermelho. o verde seria o Neutro, o preto 110v e o vermelho 220v ?
Obg
Ola,
Apesar de o inversor 220v ter uma saida denominada "neutro" a entrada deve ter sido ligada em 2 fases, o que faz com que quando o inversor estiver em Bypass, uma fase será interligada a essa saida denominada como Neutro.
Então de forma simples, *Não* pode ligar os neutros das saidas juntos, pois o Neutro do inversor 110 vai estar realmente no neutro, e o Neutro do inversor 220v vai ser a segunda fase quando estiver em bypass.
Bom dia !estou acompanhando seu vídeo pra montar sistema com inverso off grid híbrido SRNE 3000w 24v saida 110v,mas estou com dúvida referente no mdo deixa as baterias nobreak estacionaria!deixo elas no mdo Fld ou SLD? Desde ja muito obrigado!!
Baterias estacionarias geralmente são FLD (inundadas controladas por valvula), pois possuem valvula de regulagem da pressao interna da bateria. So se usa SLD se for bateria realmente 100% selada, pra saber se ela é selada geralmente permite trabalhar em qualquer posição, se exige que esteja com o lado correto pra cima, é FLD.
Boa tarde!será q teria como vc fazer um vídeo com as configurações do inversor híbrido off grid SRNE 3000W 24V com saída 110v !tenho um instalado aqui e as configurações dele são diferentes do de saída 220v!desde já muito obrigado!
@@rogerioalmeidadonascimento249 infelizmente nao temos um 110v disponivel pra fazer o video, mas tu pode comparar o nome dos menus aqui do video, com os nomes de menu no seu manual, se o nome do menu for o mesmo, segue a mesma logica, mudando apenas tensao de entrada e saida do AC, a parde do DC (24v) é o mesmo.
Tenho uma duvida que se souber me responder agradeço muito. Entao minha duvida é, se seria possivel usar ele assim como prioridade: 1 a energia solar 2 a energia da concessionária e somente em falta da solar e concessionárias ele passaria a usar as baterias. deixando a carga das bateria somente para emergencia. sabe me dizer se seria possivel configurar assim desde ja muito obrigado.
Tem sim, só configurar o menu 01 como SOL (somente solar), mesmo assim, enquanto houver sol, ele pode usar um pouco da bateria, pra manter a bateria sempre bem carregada, o ideal é colocar no menu 4 cerca de 23.8v, é uma tensão que faz com que se ela começar usar de mais da bateria, migra pra rede, em um caso de a solar nao comportar toda a carga naquele momento.
Muito bom, parabéns pela iniciativa, continum firmes , esse video vai ajudar muitas pessoas, peco autorização pra compartilhar no meu UA-cam com os devidos créditos
Autorizado, e se puder divulgar nosso canal que é pequeno ainda, agradeço.
Boa tarde minha bateria é da Moura 180 amp só qui não e estacionária! Em qual desse eu deixo configurado no aparelho
Se for baterias de carro, configura em FLD (chumbo ácido inundada).
Boa noite meu amigo tudo bem por ai ? Me diz uma coisa esse inversor tem como colocar o adaptador para wifi
Tem sim, mas infelizmente depois que comprei o inversor, não achei mais o adaptador que é compativel, pois precisa ser um que encaixa na porta RS485
@@redesetecnologia pois e comprei dele no paraguai ai quando fui comprar o adaptador estava em falta e aqui ate achei porem 500 conto
@@leandrometello2567 o meu também comprei no py, e também nao tinha o adaptador. Meu inversor fica no corredor da casa, então acabo passando por ele toda hora. Ja tem o adaptador no ML mercadolivre.com/sec/1s2imv3
Boa noite guerreiro, sou de Pirenópolis GOIÁS comprei um inversor híbrido srne de 3000 220 24voltes,e 2 placa solar de 620wattes qual a melhor forma de ligalas,em paralelo ou em seri, e so mais uma coisinha posso ligar ele sem o banco de bateria. A nas bateria de chumbo acidu precisa de bms .min desculpe porque sou um leigo Muito 37:53 obrigado Deus abençoe sempre
Manda um email pra canalredesetecnologia@gmail.com que tento ajudar, fiquei um tempo longe do canal pois tive que mudar de cidade, mas agora retomando as atividades
Muito obrigado Deus abençoe vcs,vi mesmo que vocês tinham dado uma sumida kkkk vou mandar
Eu já mandei um e-mail pra vcs lá depois vcs da uma olhada, e quando vai ter vídeo da montagem passo a passo guerreiro.
Como configurar uma bateria estacionária de 158amp e colocar para quando estiver 30% para acabar, ela desligra para carregar???
Tem sim, se nao conseguiu configurar, manda um email pra canalredesetecnologia@gmail.com que tento ajudar.
Primeiramente, parabéns pelo vídeo. Muito didático.
Se me permite uma pergunta caso tenha feito esse teste:
Se eu estiver no modo SBU na saida e CUB pra carregamento quando a rede estiver bypassada ira carregar a bateria correto? E quando a bateria atingir a carga total durqnte a noite o inversor transfere novamente pra bateria ou só mantém carregada pro dia seguinte?
Em modo CUB, a preferencia vai ser carregar pela rede, e so carrega das placas se acabar a energia, seria pra quem não tem placas solares, ou pra quem tem kit retrofit para usar ao mesmo tempo ongrid e offgrid (algo bem mais complicado de montar)
Se deseja aproveitar as placas e a rede, indico o modo CSO (Solar primeiro, e so pela rede quando sem sol, maior economia e menor backup) ou SNU (carregamento da solar e da rede quando estiver bypassado, ou apenas solar se estiver em inversor, maior backup e menor economia, indicado pra quem mora onde acaba muito a energia)
Quanto a parte da noite, se a bateria subir de carga até a tensão do menu 5, ja volta pra inversor, pois é esse menu que define qual vai ser o momento de voltar a operar pela bateria. Independente de ter sido carregado pela solar ou pela rede.
@redesetecnologia obrigado pelo esclarecimento
Otimo seu video muito bem explicado, eu so fiquei com uma duvida onde vc diz que na serie S ele e usado em 220v monofasico fase neutro, eu possuo um da serie s, sera que posso usar ele na 220v bifasico ?,la nos bornes ele tem o Pe , N e L1.
Bom dia,
Na entrada pode ligar bifásico sim, só não vai ter a opção de saída 110v, saída dele é apenas 220v.
Nessa série, ou é entrada 220 e saída 220, ou é entrada 110 e saída 110, de outras séries até existe o split-phase (110+0+110) mas nessa série de modelos apenas monovolt mesmo.
Comprei um onti e irei usar seu video como manual🤝🤝🤝
Boa tarde
Tudo bem
To com duvida
O meu ta mostrando que ta usando a rede da rua como primaria
Mas fis toda a configuração igual a de vcs
Se nao conseguiu resolver ainda, manda um email em canalredesetecnologia@gmail.com que tento ajudar.
perfeito me tirou muitas duvidas
Obrigado por assistir.
Me tinha uma dúvida eu consigo fazer a configuração para uso prioritário de painéis durante o dia e a noite concessionária e somente bateria quando houver queda de energia?
Consegu sim, no menu 1 coloca como "SOL" assim ficará na solar enquanto tiver produção, e na rede quando acabar a produção.
Pra esse modo ficar mais eficiente, e não gastar bateria a toa (pois quando o sol nao fos suficiente para alimentar a carga acaba compensando com a bateria) coloca o menu 4 algo em torno de 23.8 a 24.0v, assim quando baixar a produção solar, acaba indo pra rede em vez de consumir da bateria, visto que pra essa tensão a bateria está praticamente em 100%.
Um comportamento que nao deve estranhar nesse caso, é no inicio do dia, no final do dia e em dias nublados, o inversor ficar constantemente migrando entre solar e rede, se esse comportamento ficar muito agressivo, mude o menu 4 um pouco pra baixo, acabará gastanto um pouco mais de bateria, mas não ficara invertendo o tempo todo.
o meu e um sre 5000 Hibrido 220v e com banco de bateria 48v livepol4 105 ah qual seria a configuração ideal para o menu 4 e menu 5
Tem que ver qual a tabela de tensões da sua bateria, mas se for padrão, indico 51,2v (25%) pro menu 4 e 52,2v (50%) pro menu 5. Caso depois de inverter pra rede, a bateria suba a tensão e mostre como mais de 20% pelo menos, vai diminuindo de 0.2 em 0.2volt até que no dia que ela inverter sobre algo proximo a 25% de carga.
Nao recomendo baixar mais do que 20% pois diminui significativamente a vida util.
Bom dia vcs tem algum vídeo sobre ligação em paralelo de dois inversor deste modelo .
A dúvida é posso deixar o inversor escravo só ligado no banco de bateria sem ligar painéis nem rede concessionária.
Deixando só o master com painéis e rede concessionária
Para ligação em paralelo interligando a saida de ambos, o modelo precisa permitir isso, ai terá junto um cabo de comunicação do paralelo.
Nunca pegamos um modelo com paralelo disponível pra configurar, mas pode ser sim ligado na mesma bateria, e nao precisa colocar placa nele, só fazer bem o dimensionamento, pois ele vai precisar usar energia que o MPPT do outro está produzindo, e nesse caso se usar mais energia que o MPPT do primeiro está produzindo, vai começar gastar energia do banco de bateria.
La na configuração de parâmetro no parâmetro 10 sobre tempo de carregamento eu não entendi, vc colocou 480 minutos, no meu caso eu tenho um inversor dessa mesma marca mas o de 5000w, e possuo um banco com 4 baterias de 150ah cada ligadas em série dando 48v, qual tempo eu devo deixar nesse item 10?
No menu 10, é o tempo que o inversor vai mandar a tensão de Boost, o ideal de baterias chumbo ácido é que não se carregue mais que 20% da corrente nominal da bateria por hora. Nisso com baterias em série, soma tensão, mas se mantem corrente e temos o seguinte:
Bateria = 150Ahx20%(carregamento)= 30Amper hora
Nisso, a corrente máxima ideal para carregamento é de 30A, pra deixar a bateria cheia teria que carregar ao menos 5 horas.
Como no painel solar não temos corrente constante, temos um pico de corrente no meio do dia, que é quando a bateria já estará carregando por pelo menos 2 horas, então o que falo é colocar 1.5vezes a corrente de carregamento.
30A/h x 1.5 = 45A
*Nesse caso tu colocará no menu 7 corrente de 45A*
Como a eficiência média de uma bateria é de 85%, nisso indico sempre colocar mais energia pra dentro que pretende usar.
150 dividido por 0.85 (85%) = aprox 175Amper
Como a corrente que tu teria se fosse carga plana durante o dia é de 30A, e precisa de total de 175A, tu divide a corrente total pela carga media:
175A dividido por 30A/h.media = aprox 5,8horas
*Nesse caso, tu colocará 360 minutos no menu 10*
Isso é o que indico para esse inversor, que não é o que é recomendado para uso estacionário. Esse inversor tem uso cíclico, que é 1 carga todo dia, e se fosse um uso diferente, a conta seria também diferente.
@@redesetecnologia Muito obrigado pela resposta
Boa noite quando está um bypass ele consegue atender mais de 5000w de potência?
So em picos de até 2 segundos, depois disso ele arma proteção.
Boa tarde, assisti atentamente seu de configuração eu percebi que na configuração 4 é da tensão mínima para mudar pra rede vc colocou menor que a opção 14 , eu não consigo fazer isso . Pra mim a configuração 14 sempre fica menor . Seu baixar a opção 14 abaixa automaticamente a opção 4
Pode ser que é outra versão de software, nesse caso, se o beep ficar muito chato, pode ir na opção 25 e desativar ( so que ai tem que ficar de olho pq nao vai avisar nem quando a bateria ta acabando)
Amigo, seu comentário salvou meu dia. Estava configurando o meu e a opção 4 só ficava em 21,8.
Seu comentário me fez perceber que a questão estava na opção 14.
Muito obrigado!
Que bom que ajudamos
Boa noite me ajudou muito seu vídeo pra me ajudar a instalar, agora estou na duvida ele esta funcionando em bypass quando boto uma carga alta ele desarma esta certo isso? Eu uso ele como sistema nobreik
Sim, se a carga passar de 3000w por alguns segundos, ele desarma pra proteção.
Show, chegando a noite, ele prioriza a entrada AC da concessionária, ou a bateria?
Quero montar um esquema nobreak
De dia usa a placa solar como a principal fonte de energia, a noite, use a rede elétrica da energia, e quando faltar energia a noite usar as baterias..
Não tinha assistido o video até o final! Agora sim vi.. Provavelmente dá sim.. Para o que quero fazer. 👏🏼👏🏼☺
So mudar o menu 1 da saída pra SOL, que vai deixar na placa solar de dia, e virar pra rede a noite, virando pra bateria apenas se acabar a energia. Lembrando que enquanto tiver sol, e a potencia das placas nao for suficiente, ele consome das baterias, ai o ideal é deixar o menu 4 com tensão mais alta pra caso isso aconteça, ele vire pra rede quando a tensão da bateria começar baixar.
ele funciona sem as baterias deixando somente nas placa e na rede ?
Esse modelo só funciona com as baterias, não é recomendado nem ligar ele sem ter as baterias conectadas no lugar, nem que sejam baterias pequenas, mas precisa ter.
Que conheço, da SRNE os únicos que podem trabalhar sem bateria são os modelos iniciados em *ASF*, de resto precisam das baterias para iniciarem.
@@redesetecnologia opa blz obrigado
mais no caso se colocar duas baterias de 30 a ele funcionaria normalmente
@@irinaldo007 Funcionará sim, lembre de colocar ele em no modo "sol" no menu 1, para ele priorizar a solar, e em falta de sol ir para alimentar pela rede, pra não forçar as baterias, já que são pequenas.
top muito obrigado @@redesetecnologia dessa forma consigo iniciar bem e posteriormente compro as baterias de 235a
Boa a noite, muito boas explicações comprei um SRNE 10000W /5000w nominal 48v 220v mas estou com dificuldade para configurar gostaria de saber se é o mesmo passo a passo precisa estar com as baterias e placas instaladas para iniciar configuração ?
Tenho duas baterias litio 24v 100 a/h usadas em carros de golf liguei em série mas tenho certeza se servirá espero que sim, podes me dá alguma orientação já que eu mesmo estou montando sem nenhuma experiência?
Te agradeço diante mão e espero que o canal cresça muito e se poder postar algum conteúdo nesse sentido será ótimo.
Amigo, comprei um de 3000w de 24v
Para usar como nobreak se painel solar. E 2 baterias de 12v de 45a.
Pode me ajudar qual a melhor configuração?
Para modo Nobreak, vai utilizar o menu 1 em modo "UTI" que vai priorizar a rede no funcionamento.
Os outros menus ficarão um pouco obsoletos pois a maioria da config é para o uso com a saida priorizando Solar ou Bateria, então os menus 4 e 5, pode deixar nas configurações "default".
Menu 6 coloca em "CUB" prioridade carregar pela rede.
Menu 7 coloca em 15A pra não carregar as baterias rapido de mais (1/3 da corrente da bateria)
Menu 8 coloca em "SLD" se as baterias forem estacionárias, ou em "FLD" se forem baterias automotivas.
Menu 10 coloca em 180 minutos, que será o máximo necessário pra deixar as baterias bem cheias.
Menu 12 recomendo colocar entre 22.4v (20%) e 23.4v (40%) para que as baterias tenham mais longa vida, quando mais profunda a descarga, menos ciclos ela aguentará.
Menu 16 deixa em "ENA" que fará uma carga de equialização de tempos em tempos
Menu 17 verificar no manual da bateria a tensão de equalização (se 14.6, pode deixar em default que é 29.4v, se não ajustar para a tensão correspondente do manual x2 que corresponde a 24v nominal) na duvida, deixe na tensão default.
Menu 18 deixe em 30 minutos, visto que tem um conjunto de baterias pequenas.
Menu 38: coloca a tensão igual a que tem na conta de energia, geralmente 220v para o modelo 230 e 127 para o modelo 110.
O restante dos menus que não citei, pode deixar no que vem de fabrica.
@@redesetecnologia obrigado meu amigo, fico muito agradecido, Deus abençoe 🙏
Boa tarde
Obg pelo conteúdos de seus vídeos são bem explicativo parabéns
Meu nome é Claudomiro
Vc pode me tirar uma dúvida
Tenho um inversor srne 5000 w e uma bateria de litio de 100 A unipower
O inversor não está comutando para as placas tenho 8 placas de 560 w durante o dia e a noite também não comuta para bateria será que pode ser às configurações você me ajudar
Olá,
Se for inversor da mesma linha HF uma coisa que pode ser, é que o modo de alimentação da carga esteja em modo incorreto.
No menu 01:
Modo Uti = prioridade de uso na rede elétrica, só inverte pra bateria em caso de falta de energia.
Modo Sol: Prioridade energia solar, deixa as baterias sempre carregadas, e só usa bateria durante o dia enquanto as placas estão gerando, se anoitecer ou nublar o tempo, inverte pra rede elétrica.
Modo SBU: (Solar, Batery, Utility) Modo de funcionamento que mais economiza energia, funciona prioritariamente por Solar, depois de acabar a solar inverte pra uso das baterias, e quando as baterias estiverem abaixo da tensão do menu 4, inverte pra rede elétrica.
Lembrando que as baterias de LiFePO4 tem tensões diferentes, e deve ser colocado o número de séries correto no menu 08, que no seu caso vai ser LFxx, sendo que o xx representa o número de séries que tem sua bateria. (Consultar o número de células em série no manual do fabricante, ou diretamente com o suporte técnico deles.)
Caso não consiga resolver, mande um e-mail para canalredesetecnologia@gmail.com que tentamos ajudar.
Valeu obg
Só não entendi sobre o x x
No menu 08 do inversor o meu modelo HF4850u80-h vai até L16
O inversor fica com bypass 24 horas por por dia
@@claudomirooliveira3760 Consegui responder agora la no email. Tive que mudar de cidade e o canal ficou meio parado, mas vou retomar tudo por agora. Obrigado
Valeu. Muito obrigado.
Às ordens.
Oi queria saber como faço para usar painel solar e depois bateria quando acaba bateria tranferir pra cosecionaria
Esse é o modo SBU (Solar Battery Utility), basta configurar o menu número 01 no vídeo em 7:10 para SBU que vai seguir a ordem de Solar, depois Bateria, depois Rede.
Mas assista mais de 1 vez se necessário o vídeo e observe cada explicação pra não danificar suas baterias por descarga muito profunda.
Todos inversores híbrido tem que reconfigurar?
O ideal é que configure, pra conseguir extrair o maximo de performance, sem prejudicar a vida util da bateria.
Boa tarde poderia me ajudar estou com no inversor ele começa a bipar e aparece um ícone com(erro) 9
Tu tem o manual original? Estou sem o manual aqui, mas geralmente mostra quais os codigos de erro. Se nao conseguir resolver manda um email pra canalredesetecnologia@gmail.com com foto do manual no erro 9 que tento ajudar resolver.
Olá,Bom dia! Minha dúvida é a seguinte: como trabalho com equipamentos de telecom, eu quero saber se posso usar as portas de alimentação das baterias para alimentar meus equipamentos 24 ou 48 v (dependendo do modelo do inversor)? Pois tenho equipamentos que são 24 v e 48V.
Olá,
Pode utilizar sim, mas se lembre de dimensionar bem as baterias para ambas as cargas.
Lembrando que em 48v o inverdor é +48, então em caso de utilizar equipamentos que sejam -48, precisatá isolar o inversor em relação ao equipamento que está usando, inclusive o aterramento precisará ser isolado no caso do inversor.
Nesse caso (-48) indico que não aterre nenhum dos polos da bateria, e que coloque um DPS entre a carcaça do inversor e o aterramento em vez de ligar direto.
Vídeo excelente que vi do início ao fim. Um ponto que não consegui configurar é o menu 04. Ele sempre retorna para 24,6v que é baixíssimo...queria deixar em 26,4 que daria uns 70% da bateria restantes mas não salva de forma alguma. Uso bateria de litio. Pelo que vi ele se encarrega de puxar informações e colocar valores padrão. Não deixa mudar. Já viram isso?
Eu sempre usei os outros parâmetros pra chumbo-ácido, e sempre me permitiu.
Pode ser que em Litio seja diferente. De qualquer forma, entre no menu 4, configure a tensão que quiser, e ao sair do menu 4, retorne ao 0 e aperte "set" 2 vezes, pois algumas configurações só aplicam dessa forma.
@@redesetecnologia descobri o que era. Pra mudar o parâmetro 4 tem que alterar o 14. O parâmetro 14 de alarme deve ser no mínimo 0.2 maior que o parâmetro 4. 👍😃
Que bom que deu certo, eu realmente não tinha me atentado nisso, realmente alguns menus são atrelados a informações de outros, principalmente os que tratam de tensões mínimas e máximas.
Se eu colocar pra função 4 pra 29v eu vou ter bateria como 3 opção de energia?
Na verdade, se fizer isso, só acionará o inversor com 29volt, o que pode fazer com que fique na Rede elétrica mesmo que estiver com geração solar, pois só virará pro inversor com tensão acima de 29volt na bateria, mesmo tendo geração solar. Pra ficar bateria como 3a opção, indico que não coloque acima de 27,6volt ( tensão de flutuação das baterias).
@@redesetecnologiaele tem algum modo pra deixar pra usar as baterias só caso falta painel e concessionária?
@@fernandonanuquetelecom3267 tem sim, é só colocar o menu 1 em modo "SOL", e o menu 4 com tensão de 25.0v, que quando o painel estiver com menos geração que a saída, e a bateria baixar de 25v, mesmo que ainda tiver sol já vai inverter pra rede, e só retornará alimentar a saída com painel e bateria quando a bateria alcançar a tensão do menu 5.
@@redesetecnologia mas ai de qualquer forma vai usar a bateria primeiro que a concessionária, a ideia e usar a bateria só quando não tiver nem sol nem concessionária
@@fernandonanuquetelecom3267 irá usar pouca coisa, afinal a bateria não consegue manter os 25v por muito tempo com sol fraco, e configurado assim, tu vai ver que mesmo com sol, se as placas não conseguirem alimentar a carga, vai começar usar da bateria e já vai inverter pra rede, pois a bateria não vai manter a tensão mínima, lembrando que quando inverter pra rede, se ainda tiver sol, pode ser que a geração consiga carregar as baterias para subir acima da tensão de reversão de rede pra baterias e vire novamente pra solar antes do dia acabar, e retorne novamente pra rede por que mesmo gerando solar não vai ter capacidade pra manter as cargas... O inversor ficará nesse vai e volta, e quanto maior a tensão da bateria configurada pra inverter pra rede, mais vezes por dia vai ocorrer isso.
Em resumo: esse inversor não consegue lidar muito bem com essa forma de funcionamento, e o ideal seria um inversor que consegue combinar rede elétrica e solar para a saída. Esse modelo só combina solar e bateria pra saída, ou inverte totalmente pra rede elétrica.
Olá tudo bem? Assisti o vídeo mas fiquei em dúvida no seguinte cenário. Usar ele igual um Nobreak, mas a prioridade da saida do inversor ser SOLAR/REDE/BATERIA. Não quero ficar descarregando e carregando as baterias, somente usar a bateria se estiver sem SOL e sem REDE. É possível?
so colocar o menu 4 proximo a voltagem de carga (ex:52v) ai quando estiver nessa voltagem ele troca pra rede... e se caso a rede falhar ai ele vai entrar nas baterias ate chegar na tencao minima (menu 15)
É sim, apenas configura para SOL em vez de SBU, e coloca uma tensao bem alta para inverter para a rede (menu 4, tensao multipla de 12.8v, 25,6v no modelo de 24v, e 51,2v no de 48v) Ai ele so vai usar bateria em caso de estar acima dessa tensão, que seria "excedente" do 100%, e quando a rede parar.
Parabéns pelo vídeo. Excelente explicação. Eu tenho um de 110v 3kva. Eu utilizo baterias estacionarias da freedom, logo tensão de boost em 31v e o tempo de permanência em boost por 2h. Só que sempre que ele atinge os 31v, ele já entra em flutuação, não permanecendo as 2h em boost. O que acaba prejudicando a carga da bateria. Tem alguma dica sobre isso para me ajudar? Grato
Ele deve entrar em flutuação pois a bateria nao deve estar aceitando mais corrente. Sem contar que 31volt já é tensão considerada de equalização.
Essa luz amarela piscando o que ela indica?? As vezes vejo que as duas ficam piscando junto
A amarela: piscando é que está com inversor ligado, acesa é em modo bypass (saida alimentada pela rede) e apagada se estiver desligado.
A Verde: se piscando está carregando a bateria, acesa a bateria está completamente carregada. Desligada se nao estiver carregando a bateria, pode ser bypassado sem carregaento ou com sol o MPPT so esta mandando energia pra saida e nao sobra pra carregar a bateria.
Top demais. Considera uma boa opção comprar um desse apenas para uso durante o dia de um ar-condicionado? Intuito é usar sem bateria por um tempo...
Esse modelo não funciona sem baterias, ele precisa das baterias para iniciar o sistema. Apenas modelos bem mais caros funcionam sem bateria, e a diferença quase que da pra comprar um kit bom de baterias.
Tenho um desses inversores Queria que ele só acionasse a bateria em falta de energia da concessionária será que ele tem essa função?
Opção 1: Se for deixar ele apenas como um Nobreak, é possível sim, só que ai a energia do painel solar vai alimentar a saída apenas quando estiver sem rede, enquanto tiver rede, os painéis servirão apenas para carregar as baterias. Nesse caso, no menu 1, vc escolhe a opção UTI. E nesse caso não há economia com os painéis, apenas um backup.
Opção 2 (que recomendo): Se for querer economizar de dia, e usar na rede a noite e só inverter pra Bateria a noite quando faltar rede, a configuração é um pouco mais complicada, mas vamos lá: No menu 1 vc coloca em SOL, que ai vai alimentar a carga quando tiver sol alto, e no menu 4, vc estabelece que a tensão seja de 24.8v em inversores de 24volt ou 49.6v em inversores de 48volt, que corresponde a mais ou menos 90% de carga na bateria (em baterias chumbo ácido), ai qualquer coisa que baixar de 90% vai virar pra Bypass e usar a rede. Não indico colocar muito mais alto que 24.6 a 24.8 no menu 4, se não vai ficar virando muito entre rede e bateria conforme a insolação muda.
Depois, pra aumentar a vida útil da bateria, indico também colocar pelo menos 23.4v no menu 12 para guardar ao menos 30% de reserva no banco.
Bom dia , tenho uma dúvida meu inversor e esse modelo 3000w 120v ele está configurado sol prioridade e bateria só quando o sol não estiver ativo , sendo que na parte da tarde e de manhã ele fica pulando para rede elétrica e volta para abateria e placas não teria uma opção para ele esperar carregar mas a bateria antes de pular para o uso delas de novo ?
Tem sim, so aumentar um pouco a tensão no menu 5, que é o que diz quando que vai voltar operar nas baterias.
Boa noite irmão você sabe me dizer se eu posso colocar seis placas de 330 watts no inversor de 3000 watts, o meu suporta no máximo 1600 watts em placa, só que essas minha só que essas minhas 6 placas ela gera no máximo r$ 1400 volts w
Pode sim, o que vai ocorrer é que em horário de pico ele vai jogar fora a energia que passar dos 1400W, lembrando de montar a série-paralelo pra nao ultrapassar a tensão (volts) do MPPT.
@@redesetecnologia sim o meu chega no máximo a 80 82 no máximo volt
@@celiosouza254 Nesse caso nao tem nenhum problema, até por que as placas só vao produzir tudo, em um pequeno espaço de tempo durante o pico de sol, isso considerando as placas apontadas totalmente pro Norte, e com inclinação correta, que é o angulo igual a latitude da sua licalização. De qualquer forma, se a tensão nao passar do maximo do MPPT não é problema, unica coisa que vai "jogar fora" um pouco de energia em horário de pico.
Boa Noite amigão! minhas baterias são LIFEPO4 qual seria a configuração no menu?
São 8 baterias 100ah
Nesse caso é uma bateria 8S, e como é LiFePO4 usa a opção *LF08* no menu 8
Lembrando que o inversor não tem porta CAN, e que o controle de tensão e corrente devem ser feitos pela própria BMS da bateria.
Ola @@ecoscampos, vou instalar um sistema com esse inversor SRNE 24DC-127AC e baterias LIFEPO4. Só estou aguardando chegar as baterias. Como está a tua experiência com esse inversor e LIFEPO4?
Se eu não se caso eu não ultrapassar a entrada de volts eu posso ligar sim
Pode sim, lembando que a tensão que ele aceita é o que está na etiqueta ao lado, mas as tensões de operação sao as que tu colocar nas configurações.
Ele aceita a tensão de 30 a 108 Eu só não posso é ultrapassar esse 108 né
@@celiosouza254 Exato, se passar de 108 por um tempo, vai alarmar e desativar a entrada pra proteger o MPPT, e quando baixa de 30 ele para de carregar.
@@celiosouza254 Exato, se passar de 108 ele vai armar proteção, ai vai precisar reiniciar.
Ola boa noite estou com problema na configuração de descarregamento tento colocar 24.6v mas quando saio volta ao parâmetros de fabrica de 21.8v será que está com problema?
Tente colocar um numero um pouco menor, pode nao estar aceitando os 24,6 por causa da versao do firmware, tente 24.4, ou 24.2
Poxa amigo acho que o software no parâmetros 04 está programado para no máximo 23,2 que e baixíssimo para bypass para rede assim minhas baterias irão se perder rápido
Valeu !
Disponha!
Boa tarde meu amigo, estou pensando em montar um nobreak com esse inversor híbrido da srne.
Para segurar meu servidor e PCs.
No caso, vou usar só a energia da concessionária e baterias.
Mas vi falar que inversor híbrido vai desligar o pc na troca da concessionária para a bateria.
Sabe se procede essa informação?
Desde já agradeço a ajuda
Olha, se a fonte dos seus servidores estiver com os capacitores em dia não é pra desligar, pois a inversão dele é cerca de 10ms, o que é mais baixo do que a maioria dos nobreaks das marcas S ** , N ** ou da INT**** etc. que geralmente no mesmo range de valor ainda são nobreaks de onda quadrada... A vantagem desse equipamento é que além de ter uma inversão muito rápida ele é onda senoidal pura e tem uma senóide muito boa pra servidores, claro que não chega ser de nível hospitalar, mas mesmo assim é das mais limpas que já vi com carga em 50%. Mas pra aplicação de servidor, o menu 22 precisa estar desativado (em "DIS") pra o inversor estar sempre ligado esperando a queda de energia, se o menu 22 estiver em enable pode demorar inverter, e ai sim ter problema com a "virada".
@@redesetecnologia show meu amigo
Muito obrigado pela parceria e excelente explicação. Deus abençoe 🙏
@@fabianorodrigues3356 Amém, vlw!
Boa tarde obrigado pela resposta da última pergunta, porem tenho mais uma no caso do carregamento é nessario fazer alguma configuração ou quando estiver carregado ele somente fica flutuando! Pq coloquei pra funcionar tudo hoje porem estou deixando so mente as baterias funcionando pra pegar carga! Sao 4 de 180
Ele tem uma rampa de carregamento na tensao com corrente constante, que é a etapa conhecida como "boost", depois do tempo padrão do boost ele entra em modo de tensão constante por mais o mesmo tempo, e depois cai para a tensão de flutuação e fica flutuando até a tensão baixar da que está configurada no menu 37, se baixar da tensão do menu 37, ele começa o procedimento de boost novamente.
pelo jeito esse inversor nao injeta na rede eletrica da concessionaria o excedente né
Bom dia,
não injeta na rede, ele é como se fosse um Nobreak, com adicional de entrada solar.
@@redesetecnologia tem algum hibrido que injeta na rede? Pois aqui pra min tem bastante quedas de energias rápidas, mas eu queria algo para suprir maximo de 4h sem energia mas que injete na rede o restante, pensei em pegar 1 inversor hibrido desse modelo ai e 1 ongrid, mas ideal era ter a função no inversor hibrido
@@ericsonsampaio Pra poder homologar na concessionária, tu precisa pegar alguma marca que tenha cerificação do Inmetro. Que me lembre agora, só existe a PHB que tenha inversor hibrido offgrid e ongrid que faça isso. Eles tem o kit retrofit pra aproveitar as mesmas placas caso já tenha energia Ongrid
Parabéns pelo vídeo , gostei muito
Eu instalei um inversor desse de 24v 3000w em um motorhome , com duas baterias de 12v de 115 A da moura , eu não mexi em nada da configuração original , vc poderia me ajudar a fazer uma configuração mais apropriada para meu uso , pois quero tentar ser autônomo com o motorhome e até agora consegui 2 dias de autonomia sem usar rede elétrica , tenho duas placas de 150w no teto e oq mais consome minha carga é o frigobar 220v de 80w
Manda um email pra canalredesetecnologia@gmail.com que tento te ajudar.
posso montar com 4 baterias em 24v?
Pode sim, mas ai precisa fazer um mix de série-paralelo pra ficar com mais corrente, e os mesmos 24v.
Boa noite amigo testei meu sistema e nao ta do jeito que eu esperava! Meu inversor é o de 5000w srne em 48 nao sei o qui ta errado mais as baterias so ta durando 1h e mei sem carga e com carde de 200w so 1h e. Minhas baterias sao 180a cada como ja havia comentado com vcs e pergunas antes! Acho qui ele t dando falsa carga, vc tem uma luz pra mi ajudar é alguma configuração ou no caso seria nessario eu comprar um controlado de carga pra ver se resolve isso. E obrigado pela atenção
Bom dia,
Podem ser vários fatores, e um deles é a falsa carga na bateria mesmo. Outra questão, é que mesmo com tensão suficiente, falta corrente no momento que está carregando as baterias. Se tiver pouco painel solar, pode ser que pra alimentar as cargas do dia e ainda carregar a bateria está sendo pouco, ou pode ser que uma das baterias está recebendo mais carga que as outras. Pra saber se uma está mais carregada que as outras é fácil, basta medir 1 por 1 quando o inversor considera que está baixo, se tiver diferença de mais de 0.1volt entre elas, pode ser que há uma desequalização entre as baterias, e isso se resolve com dispositivos de equalização encontrados no ML. Quanto a potencia de pico de placas que tem, teria que fazer as contas durante o dia pra ver quanto está sobrando de energia para carregar o banco de baterias. Outra coisa que pode ver é no manual das baterias que tu comprou, qual a melhor tensão para carregamento.
Se tiver muita duvida ainda manda um email pra canalredesetecnologia@gmail.com que tento ajudar mais por lá.
Boa noite amigo, poderia me dizer se esse inversor em 220v pode ser ligado L+L ou apenas N+L ? Pois aqui onde moro é 220v bifásico e vi no video que entrando com L+N em 127 ele não faz o bipass para 220v.
Desde já obrigado se puder me responder.
*Ele pode ser ligado tranquilamente em 220v L+L (split phase)*.
Nesse caso só cuidar para que a saída tenha um circuito totalmente independente para as cargas, e lembrando que o inversor apesar de mostrar L+N na saída, ele só ficaria assim em modo bypass em redes onde o 220v é L+N. Onde a rede é L+L saem 2 fazes mesmo. E de qualquer forma em modo Inversor, ele sai L+L, afinal inversor não tem conceito de neutro. Se ele fosse um inversor com saída múltipla 220 e 110 em fase dividida, seria L+0v+L ou 110v+0v+110v ( duas fazes mais 0volt central totalizando 220v nas extremidades).
Preciso comprar um inversor de 48vdc , com saida 5000W em 220 e o meu problema é fazer as configuraçoes . Queria um reliable de 5000W mas nao tem stock na europa , esse modelo SRNE està disponivel .
Da SRNE tem modelos que a entrada de PV é 145Vdc, e tem entrada de 500Vdc, se for montar um sistema a partir do 0, verifique quantas placas vai colocar, pois o modelo de 500vdc precisa no mínimo 150vdc pra funcionar, ou seja média de 3 a 4 placas maiores de 400Wp... O modelo de 145vdc funciona a partir de 60vdc, ou seja, de 2 placas maiores de 400Wp ou mais já funcionará.
De qualquer forma, 5000w todos que vi aqui da SRNE são 48Vdc na bateria.
As configurações são praticamente as mesmas, sendo que as contas pra 24vdc seria 2 baterias em série, e o 48vdc são 4 baterias em série, então todas contas que falo no vídeo seria múltiplo de 4x12, em vez de 2x12.
Se for usar inversor de 24vdc 3000w, tem também versões de 100vdc na entrada PV, e esse meu que é 500vdc na entrada PV, e vale quase a mesma conta da entrada PV, respeitando a potencia máxima do MPPT.
@@redesetecnologia Obrigado pela sua resposta e informaçao . Tem um modelo aqui na Europa muito barato 48 vdc saida 5000w, em 220 v , agora entendi porque està tao barato . Sao varios modelos com caracteristicas diferentes mas iguais em aparencia . Tenho 3000W de paineis com duas linhas em serie paralelo com um inversor de 3000W reliable 48vdc . Mas queria montar um inversor mais forte para trabalhar mais folgado . Tambem vou montar outra estrutura com 2500W e duas orientaçoes diferentes com tambem duas linhas e dois controladores , necessito de dois inversores .
@@joaquimpato9680 Isso, são aplicações diferentes. Como me disse que já tem 3000w de placas em um mix de serie-paralelo, então precisa saber certo qual a tensão máxima desse arranjo, se for menor que 145vdc, recomento o modelo com entrada 145volt no pv, se for mais, e ai precisa ao menos 200vdc, recomendo o com entrada PV de 500vdc. Lembrando sempre que a corrente em 145vdc será diferente que se for em série total. Série total, soma apenas a tensão dos painéis, se mantendo a corrente de 1 painel individual. Como é um mix de série-paralelo, então será a tensão das séries, e a corrente somada de quantos arranjos em paralelo, e aí dimensionar o condutor e a proteção pra essas tensões e corrente.
Se montar outro inversor/controlador pra outra orientação de placas, pode ligar a entrada de baterias de ambos inversores sem problema no mesmo banco de baterias, respeitando claro a corrente máxima somada dos carregadores pra esse banco de baterias, que não deve passar de 30% da corrente total do banco de baterias se for chumbo-ácido, e 50% da corrente das baterias se for LIFePO4.
@@redesetecnologia Obrigado pelas informaçoes bem claras .
Gostaria de um auxilio em relação a uma falha que está apresentando aqui, é a falha 03, fala do não reconhecimento da bateria, estou usando um banco de baterias de lithium, as baterias estão carregadas e ele fica apresentando carregamento na interface (erro 03 fica sempre presente), e não saí do modo bypass, já tentei praticamente todos os parâmetros e o comportamento é sempre o mesmo, se derrubar a rede da concessionária ele desliga, o que será que ocasiona esse comportamento... Obrigado!
Nunca vi esse comportamento antes, mas pode estar relacionado as tensões, tu selecionou a bateria correta no menu de bateria? Precisa verificar quantas células em série é sua bateria tb, pra colocar no menu da bateria, ai sim ele reconhece normal.
Se nao resolveu ainda o problema, manda um email pra canalredesetecnologia@gmail.com que tento ajudar.
Show. Ganhou mais um inscrito. Amigão, vc falou q a tensão minima de entrada desse inversor é de 90v, nesse caso eu poso ligar na rede 110v e sai pra carga 220v?
Até pode, mas ele não possui estabilização interna, então enquanto estiver trabalhando pelo inversor vai sair 220v, e em modo by-pass ele vai acabar deixando sair 110volt.
@@redesetecnologia Amigão, obg por responder. Eu gostei mto desse inversor, pena que ele não trabalha sem baterias. Vc conhece algum em 24v que trabalha sem baterias? Grato.
@@gesotra nunca vi nenhum modelo sem bateria que seja 24volt, pelo que lembro só em 48volt, tem alguns da Must e da SRNE também, mas geralmente são inversores bem mais caros.
Eu tenho um desse de 3000v
Porém n carrega direito que pode ser chega 24.v ele para de carregar
Provavelmente a tensão de carregamento deve estar muito baixa. Verifique o menu de Boost, e se for bateria de chumbo-ácido, coloque como 28.8v
Tenho um desses, mas estou com problema minha tensão dos paineis esta +-120v limite do mppt para startar e estou tendo +-5A de corrente das placas sendo que elas geram 15A ou seja uma perda de quase 2/3 da geração das placas de 600w.
O ideal é adicionar ao menos mais 1 placa, a tensão mínima de operação é 120volt, mas para um bom funcionamento o ideal é que esteja entre a tensão mínima e a máxima, e o melhor desempenho é na média da tensão de operação do MPPT que nesse caso é de +-300VDC nesse modelo.
@@redesetecnologia Realmente o problema era a tensão de entrada pv dos paineis, adicionei mais um modulo totalizando 150v +-2000w e já ta gerando seus 1.700w pico por um tempinho fiquei quebrando cabeça mas deu tudo certo agora.
@@hdzerado7844 Bom que deu certo, e agora tem mais geração tb
Ele suporta 3.000 de equipamentos ligados
Suporta sim, entretando recomendo que nao use a potencia nominal maxima dele por muito tempo, pois pode diminuir significativamente a vida util, ainda mais com o clima do Brasil.
O modelo HF2430S80-H em questão suporta até 3300va se operar em 230v, ou 3000va em 220v. E suporta até 4000Wp de painel solar.
O modelo mais comum de se encontrat é o HF2430S60-100 (220v) ou HF2430U60-100 (110v) e esses suportam o máximo de 3000Va em sua tensão nominal máxima (230v ou 120v) e suportam até 1600Wp de painel solar.
Nesses modelos o recomendado para 220v ou 110v é que não ultrapasse o uso continuo de 2800va.
Boa noite tenho esse inversor de 5000w estou tendo problema com ele.ex.quando amanhece ou final da tarde com pouca produção solar ele fica fazendo baypass pra concessionária quando ele desconecta das placas da um pico alto de voltagem das placas ae ele reconhece e conecta novamente nas placas quando ele faz 5 baypass ae ele desliga o que devo fazer pra resolver isso??
Tenho que fazer o desligamento das placa manualmente desligo a tarde na parte da manhã eu ligo e a tarde volto desligar as placas pq se nao fizer isso o inversor vai fazer o baypass 5 vezes ele desliga
Deve estar em modo "SOL" na config 01, experimente colocar em modo SBU, ai vai inverter pra bateria em vez de ir direto pra Bypass.
Em modo SOL ele so fica no inversor enquanto existe entrada no borne PV, ai aciona o Bypass pra preservar as baterias pra uma eventual queda de rede.
Obrigado vou fazer isso
Tirei no modo SOL e coloquei no modo SBU agora fica trocando bateria para concessionária toda hora fica intercalando 😢😢
Nunca vi esse comportamento, se puder fazer um vídeo da tela inicial e da tela onde mostra a tensão das placas quando tiver ocorrendo isso, mande pra canalredesetecnologia@gmail.com que vejo se consigo ajudar.
Olá, adquiri um inversor do mesmo modelo, já vi alguns comentários que recomendo pelo menos 300v de painéis, só pra sanar a minha dúvida, estou pensando em colocar 3 painéis de 550w, vai ficar bom? Ou recomenda por 4 painéis? Obrigado e parabéns pelo conteúdo
Olha, eu coloquei 4 painéis e mesmo assim, só começa gerar a partir das 9 da manha, pois a tensão demora alcançar o mínimo pro MPPT poder iniciar a varredura. Colocar só 3 painéis pode acontecer de o seu sistema só gerar quando tiver sol a pino. Eu recomendo que coloque no mínimo 4, e assim que tiver condições coloque mais pra dar realmente a tensão máxima do MPPT, lembrando que a tensão que mostra no datasheet do painel só é alcançada com sol a pino. No caso quanto mais placas em série, além de ter maior produção total, mais cedo começa a produzir, e mais tarde para de produzir, pois alcança a tensão mínima do MPPT mais cedo, e isso acaba aumentando a relação Kw/h total do dia por Kwp (medida dos painéis) por esse motivo.
Em resumo: quanto mais a tensão da série se aproximar do máximo do MPPT, melhor será a eficiência.
Добрый день, большое спасибо за видео, это единственное такое видео о этих инверторах.
Спасибо за просмотр, это было куплено для вашего собственного использования, и поскольку мы увидели, что контента по нему не так много, мы решили разместить все, что узнали, на канале.
@@redesetecnologia Você está fazendo a coisa certa ao compartilhar sua experiência e ajudar as pessoas, estou apenas montando um sistema, sou da Ucrânia e temos problemas com eletricidade, então tive que procurar uma alternativa. Você tem experiência com este inversor, está satisfeito com ele?
@@sergeyprichodko1841 Faz 1 ano que estou utilizando esse inversor, e estou extremamente satisfeito com o desempenho dele.
Fala Jonathan e Rodrigo! Tudo bem com vcs? Meu nome é Anderson e estou tentando configurar o inversor do meu pai só que não estou conseguindo da forma que ele quer que seria a prioridade as placas e segunda as baterias e por último a concessionária…fiz quase as mesma configurações que vcs só que o que tá acontecendo é que não sai da concessionária e se cortar a concessionária entra as baterias. Não sei se tem algo relacionado com a configuração da corrente e tensão tbm… O menu 01 está no modo Sol só que no painel mostra sendo alimentado pela concessionária modo bypass… se interromper o da concessionária entra as baterias
O modelo das baterias é de lition:
Tensão Nominal 48v
Capacidade nominal 180Ah
Corrente nominal de carga 100A
Corrente nominal de descarga 165 A
Potência nominal 8000w
Potência pico 15000
Tensão máxima 58,8v
Tensão mínima de operação 44v
Tensão flutuação 58v
Tensão equalização 58v
E 5 placas…
Configurações no inversor:
01 Sol
02 60
03 UPS
04 46v
05 54v
06 CSO
07 60a
08 LI5
09 53.2
10 120
11 53.2
12 45.6v
13 30
14 46.4v
15 43.6v
22 diS
23 Ena
24 Ena
25 Ena
26 Ena
27 Ena
28 40a
30 1
32 SLA
33 UoU
34 dIS
35 49.6v
36 80a
37 50.4v
38 120v
57 2.0 a
Me ajudem please 🙏
O seu inversor é de uma série um pouco diferente, pode ser que os menus sejam diferentes tb, mande um email para canalredesetecnologia@gmail.com e mande fotos dos menus e da tela dele quando ligado, que tento ajudar
4 placas de 330 W no Meu inversor só gera 400 w em 220 v.
Mais que isso já consome carga da bateria.
A tensão de máxima potencia de painéis de 330w é de cerca de 38volt em cada e com sol a pino daria teóricos 152volt mas imagino que esteja dando menos. Como o MPPT desse inversor só inicia a operação em 120volt, nessa tensão ele tem uma eficiência menor, o que acaba fazendo com que haja perdas na conversão para a bateria e para a saída de inversor, então se não tiver a inclinação correta para o norte (considerando hemisfério sul) conforme a sua latitude, e todo o posicionamento para ter essa potencia de 330w, provável que suas placas não estejam entregando o máximo além da questão da tensão . O ideal é que tente colocar ao menos mais 2 placas para o mesmo sentido de sol para alcançar tensões mais altas e considerar uma potencia de 80% em relação aos watt pico das placas.
Obviamente isso tudo se for o mesmo modelo do vídeo, que tem o MPPT com tensões entre 120 e 450volt. Se for outro modelo e quiser uma ajuda, manda um email pra canalredesetecnologia@gmail.com que tentamos ajudar.
42 minutos serio ?
Configuração completa, explicando cada menu, ainda teve uns cortes! Ainda assim aparecem dúvidas...
Gratidao pelos 42 minutos, nem mesmo o fabricante fez isso@@redesetecnologia
Nós que agradecemos por assistir.
Boa noite! Tenho um de 3k quanto de painel posso passar não consigo achar o dataset do aparelho ou pode ser que eu não estou sabendo achar, tem como me ajudar?
Geralmente a potencia total dos modelos de 24volt são 1440watt se for o de 100volt no mppt, ou 4000w pro modelo de 500volt no MPPT. Lembrando de respeitar a tensão máxima do MPPT também. E essa informação tem na etiqueta ao lado geralmente.
Parabéns pelo vídeo vcs vão ajudar muitas pessoas a configurar esse inversor uma vez que são muitas as configurações. Se não me engano a voltagem mínima desse mppt é 120v , quando tem um sombreamento que baixa essa tensão ele desliga o inversor ou assume a rede elétrica ? Ou a voltagem que está entrando dos painéis é apenas completada com a rede elétrica pra chegar na voltagem de funcionamento do mppt dele ? Comprei 4 painéis de 550w que não vai dar nem 200v creio que são poucos painéis pra esse inversor. Por isso minha dúvida.
Primeiro ponto a acrescentar é que esse modelo precisa ter as baterias pra funcionar. O MPPT dele funciona a partir de 120v, e nesse modelo em caso de falta de placas, ele utiliza corrente da bateria, e só se baixar de mais a bateria é que ele vai utilizar a rede elétrica. Caso falte corrente nos painéis e a bateria esteja baixa, ele inverte automaticamente pra rede elétrica, e em caso de ausência de rede elétrica ele desligará a saída do inversor até que haja corrente suficiente para sustentar a carga. O modelo que aceita até 500v na entrada de PV funciona bem com tensões de 360v, abaixo disso a eficiência do MPPT é um pouco prejudicada, e acima dos 360 a eficiência é sempre a mesma. Mas de qualquer forma acima dos 120v vai funcionar normalmente.
@@redesetecnologia entendido então terei que adquirir mais 4 painéis futuramente para melhor eficiência. Sucesso pra vcs . Obrigado pela atençao !