O nome do programa é "Provocações", gente. Não vejo sentido em acusar o Abujamra de ser estúpido ou qualquer coisa assim, se uma das premissas do show é justamente tirar o entrevistado da zona de conforto. É o Abu "interpretando a si mesmo", a meu ver. Excelente entrevista!
Esquece. Quem fala que o Abujamra é chato, imbecil, grosso, inconveniente, etc. não entende nada. Até meu pai entendeu. Coloquei pra assistir com ele e ele gostou e entendeu que o Abujamra é engraçado e provocador.
9:18 belíssimo conselho do Abu, bom demais "Fracasso e sucesso são iguais, ambos são impostores..." "Todo mundo fica falando bem e aí vc cai naquela lama, e a lama é azul e vc vai ficando enlameado... E de repente querem que vc tenha um problema, um problema com a polícia, um problema com droga... Porque eles querem sentir dó de vc, sentir compaixão, é o que eles querem... Cuidado!"
Eu puxaria o saco dele também, mesmo sabendo que provavelmente ele me desprezaria por isso. Abu é uma das mentes mais brilhantes nascida em solo brasileiro.
Um dos episódios mais provocantes do Provocações. Abu e Ratinho - sim, senhoras e senhores - no auge de suas sinceridades, provocações e lealdades a seus princípios.
Abu, nos deu um ensinamento valioso, “Não tenha certeza de nada” a dúvida nos mantém verdadeiramente vivo e dispostos a obter sempre novos conhecimentos.
Ahhhh grande Abu. Como faz falta esse programa com o Abu! Sempre que leio esse texto do Brecht não consigo evitar o raciocínio contrário. Se os homens fossem tubarões comeriam os peixinhos sem passar por crises morais e debates acerca dos direitos dos peixinhos. Aceitariam sem mais delongas a lei da natureza segundo a qual cada espécie tem o seu predador. Comeria sem culpa a carne, destroçando-a com dentes enquanto todos os outros peixes e tubarões seguem a vida - fugindo ou apenas observando. Não veríamos passeatas de outros peixes lutando pelo direito dos peixinhos à vida carregando cartazes e fazendo piquetes. Se os homens fossem tubarões não precisariam fazer arte como forma de expressar o seu inconformismo, ou seu, conformismo. Ou sua raiva. Ou seu amor. Ou sua fé. Se os homens fossem tubarões nao existiria nada mais a expressar que não fosse as necessidades básicas que mantem a mecânica do corpo em funcionamento. Se os homens fossem tubarões viveriam a vida como ela é, sem ter sequer conhecimento da sua efemeridade e não tendo consciência de sua finitude, a morte não seria um problema tornando debates sobre a felicidade totalmente sem sentido.
Interessante... E um pouco irônico como as pessoas confundem "humildade" com ser simples, "ser popular". A humildade legítima vem justamente do ponto que o Abu citou muito bem, a dúvida constante, a capacidade de aceitar o novo, a capacidade de aceitar que você não entende aquilo, que você tem que aprender. Por outro lado achar o equilíbrio entre humildade e leniência não é fácil... De toda forma ao contrário do que dizem, humildade é algo que está em falta no brasileiro, eis um bom exemplo.
Um dos melhores provocações. Ratinho discutindo ideias a seu modo, Abujamra usando de filosofia para provocar. Tudo no campo das ideias. Ambos e os que assistiram sairam mais cautelosos e engrandecidos. Descanse em paz mestre.
Ratinho é simplório demais para esta conversa com o Abumjara. Para ele, é um grande orgulho discordar de alguém como o Abumjara, entrou e saiu dessa conversa sem aprender nada, e com mais certezas do que nunca.
Isso foi um espetáculo. Abu sempre implacável! É uma pena que o Brasil seja mais Ratinho do que Abujamra... Não é uma tragédia, pois a tragédia deve, se dermos crédito ao que disse Aristóteles, ter aptidão para o sublime, não é o nosso caso.
O pior de todos, a meu ver. Talvez por incapacidade, o Ratinho não conseguiu argumentar seu ponto de vista e partiu para afirmações dogmáticas que geram argumentos.
Albujanra foi fantástico. Explicou a complexidade da arte para quem acha que a arte é tão complexa. A inquietação da dúvida é a vida, pura e simplesmente. Albujanra Fantastico
Esse programa é muito bom! Bem legal ver o Ratinho discutindo. Afinal, as pessoas possuem concepções diferentes sobre cada aspecto da vida, cada uma revigora de acordo com o seu tempo.
Não sou fã do Ratinho e nem concordo com as opiniões dele, mas gostei de ver que ele não tem papas na língua com ninguém e não deixa quieto com o Abujamra. Principalmente porque o Abujamra deu uma de arrogante e presunçoso (apesar de eu concordar mais com ele). Admiro a forma, a energia e a coragem com que o Ratinho defende suas idéias.
O Ratinho conseguiu provocar o Abu e o colocou no lugar do provocado! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ri litros! Lamentando por não ter visto esse programa no dia... ;~D
Não foi provocação, amigo. Ele se achou provocativo porque é narcisista... Ele pareceu uma criança irritada porque o desenho não terminou como ela queria. O Ratinho quis pensar que o cinema deve existir para corresponder a expectativa dele sobre o mundo, ou sobre os próprios sentimentos, isso é muito pobre de espírito. O teatro deve servir a sociedade, não indivíduos em particular, fico feliz que a vida dele seja boa, mas a da maioria não é, o teatro tem que denunciar isso, o cinema tem que denunciar isso, falar da realidade como ela é, caso contrário, só criamos mais iludidos que não entendem a realidade do próprio país.
Ratinho ainda não entendeu que a arte não serve a nada...rsrsrsrs A arte não tem "que" nada....... o dia que perceber isso, se é que vai perceber um dia, vai sofrer por ter perdido ótimas oportunidades de experimentar a arte...
@@gc8972bNão, “o que ocorre é” significa, neste contexto, “o que acontece”; e o que ACONTECE é obvio pra todos: o Ratinho quer estar certo ali, e a qualquer custo. Não relativize o que os outros dizem em busca de exibir seus “dons” argumentativos e analíticos.
O que aconteceu aqui foi o seguinte, ambos são bem astutos e inteligentes, e o carlos massa tem uma cultura popular vs a erudita do provocador, está muito claro que o ratinho está errado mas ele conseguiu tirar o abumjara da linha que tbm começou a defender o indefesável, enfim é comico como ele conseguiu provocar o ''provocador''
Só não existe isto de "ele está certo ou está errado", é evidente, são posições diferentes e que se complementam. Para nem falar de outros adjetivos e perseguições pessoais contra o Carlos Massa, por motivos diferentes de qualquer coisa do vídeo. Quando ele defendia o Lula e falava bem do Lula pro país inteiro, quando o filho dele votava pelo terceiro mandato do Lula, aí os pseudointelectuais não ficavam atirando pedras.
Chamar o Ratinho de medíocre é um xingamento a mediocridade. Ele está muito abaixo da linha da banalidade. 08:33 A única coisa importante que o Rato disse
Etimologia da palavra mediocre: do Latim, mediocris, "que está no meio ou entre dois extremos" 20 anos se passaram desde a entrevista e você nao tem a clareza pra interpretar que os dois estavam errados 😂😂 Nao se ensina um macaco a tocar piano, da mesma forma que não se ensina um erudito a se comunicar de forma popular ou com os populares
Que programa maravilhoso! Os axiomas sempre serão, para mim, obstáculos... Obstáculos são pluripotentes. Achei belo ver o Abujamra plantando a sementinha da compreensão nesse programa, como sempre.
@@menestrelerrante9296 Só não pode fazer filme culto/artístico/conceitual e reclamar que ninguém quer ver. O povo vai ver o que quer, não o que o intelectual acha que é bom. Pra crescer o cinema precisa necessariamente ser entretenimento, pra atrair pessoas, não é a toa que filmes de super heróis tem dezenas de sala por cinema enquanto filmes cult são exibidos apenas em cinemas específicos, quem que fazer o que o povo quer ver, poucos pagam pelo cult, o cult não sustenta nem um cinema, quem dirá uma indústria cinematográfica nacional.
Abu, profetizou a bajulação de Ratinho nos dias de hoje... Pra quem disse que era de centro, embora não sabendo o que significa centro, esquerda e direita. Hoje bajulando o presidente que aí está. Se vendendo por causa de uma propaganda do governo, ou seja, falou tanto da globo!!!
"A grande maioria do público não vai ao cinema pra ver o mocinho ou herói morrer no final, pra quê?" E Titanic num foi sucesso de bilheteria n, senhor Ratinho?
Eu acho que o Ratinho foi categórico e realista em dizer que os intelectuais querem que todos pensem como eles. Eles insultam o popularesco (em partes concordo e em partes não), porem, a opinião da massa tem que ser respeitada, ela e uma Cultura Popular. Se certa ou errada, nao seria 1 ou 2 intelectuais a julgar. Gostei do seu comentário Yokimick, assim como gosto desse programa.
"Ratinho a vida não é fácil assim como você pensa não. Você é um sucesso, mas cuidado, o sucesso exige a queda!" e hj apos caches bem generosos a gente assiste o ratinho se afundar... Ja fui fã, mas hj sigo decepcionado
"A maioria das pessoas"...generalização e falácias atrás de falácias. Sequer, ele (ratinho) sabe o que está falando. Estamos acostumados com o roteiro Hollywoodiano. O final sempre tem que terminar como o público quer. Quem assistiu Leviatã (2014) deve ter odiado...justamente por não ter um final feliz. Quando a arte imita a vida como ela realmente é, ninguém a suporta!
estranho oque o apresentador disse quando o ratinho falou se podia ter direito a pensar do seu jeito e ele disse claro que não! Acho que as vezes o intelectual não tem argumentos suficientes para um pensamento autentico.
Caramba isso sim foi cabuloso queria perguntar pro ratinho, como ele se sente estando na TV até hoje sendo que o Abujamra disse que ele cairia kkkk é ele disse estou preparado ! Parabéns ratinho .
Boa definição para "pseudo-intelectuais" .. É aquele que imita o estudioso, assiste um intelectual palestrando e tenta seguir os mesmos pensamentos, sendo que este intelectual que vende palestras, tem uma infinidade de diplomas e formações estudantis, e que em troca de dinheiro, proporciona um pouco do gosto do conhecimento que ele adquiriu apos décadas de esforços. Ratinho tem que ser admirado pelo fato de admitir "eu não sou intelectual", o que é muito difícil para muitos. Muitos repetem como papagaios palavras de grandes conhecedores, sem saber quase nada do que esta falando, automaticamente se tornando um pseudo-intelectual, e faz isso para chamar a atenção dos outros para dizerem "Ele é inteligente". O que é fato em tudo isso, que uma pessoa "comum" como ratinho auto-intitulou-se, pode ser muito mais inteligente que um grande estudioso. A inteligência não é saber, estudar é saber, que é necessário empenho, mas não inteligência. Um vagabundo inteligente e um burro empenhado, que futuro os dois podem ter? O vagabundo inteligente se torna um riquíssimo estelionatário e o burro empenhado em um delegado de policia que segue e estuda fielmente as normas da policia, e que ao final o burro o coloca na cadeia, porque justamente por ser inteligente, se achou superior e achou que poderia fazer tudo, e o burro empenhado sempre em estudar e seguir normas, venceu com a sua burrica, a inteligência, pois foi sempre empenhado. Resumindo o que eu quero dizer, é que a super valorização do atributo inteligência, é um mal para muitos, que deixam de lado atributos essenciais para o sucesso, como a dedicação. Considero assim, tanto ratinho como Abu, dois seres empenhados e dedicados em suas carreiras, sendo essa a chave do sucesso de ambos. Ser um intelectual exige dedicação, o sucesso virá ao decorrer desse caminho, já nós pessoas comuns temos que nos dedicar, sem se achar o intelectual desprezado, um pseudo-intelectual e falhar vergonhosamente na vida, e sim admitir "eu não sou intelectual" e segiur uma carreira com empenho, que terá sucesso da mesma forma. Se você ainda esta lendo até aqui esse meu comentário, parabéns pelo seu burro empenho! O burro empenhado tem vizeiras, que não o deixam seguir outro caminho a não ser para frente, progredir, o inteligente sempre quer bancar o safadão e espertalhão e acaba tropeçando em si mesmo, porque não acha nada necessário a não ser o que ele mesmo pensa, a menos que consiga um cargo politico e roube muito... Por isso que nosso país vive quebrado... Os "inteligentes" estão sempre no poder!
O Abu massacrou o ratinho , mas ele mereceu , foi em um programa que esta em um nível , em um universo que não é aquele que ele esta acostumado , e deu nisso , soltou afirmações sem argumentos , generalizou e puxou saco . Ele nunca mais voltara nesse programa.
Foi feito uma profecia no 6:20 minutos. Vendo a postura nos dias de hoje do apresentador Ratinho. Abraçando todos, que chega ao poder. Ontem era Bolsonaro, hoje é Lula.
O Ratinho não tem a cultura do Abujamra, mas ele tem o jeito dele de pensar, simplório, autêntico. Ele faz o que o apresentador espera do programa, provocações....
Creio que já deu tempo de mudar de idéia. O entrevistado foi desnudado inocentemente e o tempo comprovou isso. Já no primeiro bloco o Ratinho diz que não respeita copiadores, para segundos depois dizer que seu programa é uma cópia do que fazia Dercy Gonçalves. Depois disse ter sido um político incapaz, para anos depois lançar seu filho governador e apoiar Bolsonaro (entende?). Ratinho se reconhece sem cultura, sem intelecto, sem estudo, mas ainda assim tenta impor seu pensamento dizendo que quem é intelectual é soberbo... Hoje sabemos que o cidadão médio, o cidadão de bem, é capaz de eleger um genocida miliciano e se opor a toda forma de ciência, o que nos mostra mais uma vez que o entrevistado expôs suas mazelas, confirmando o bossal que é e foi predito na introdução da entrevista.
Do ponto de vista Psicológico, dá pra perceber nas falas do Ratinho que ele sempre quer desviar das responsabilidades a partir de um processo de culpabilização. No caso dele, esse processo de culpabilização vem do seu próprio passado: "Eu vim da rua", "Eu não tenho um curso". A sociedade atual tende a utilizar estes discursos frequentemente, por isso temos um povo extremamente doente, um povo que vive sem escolhas, porque tudo que acontece é por culpa de qualquer outra coisa, menos de sí mesmo.
Sejam mais como Abujamra, não sejam rasos! Escolham. A escolha tem consequências, mas pior do que encarar as consequências, é não ter a liberdade de escolher.
Encarem os finais tristes com habilidade de resignificá-los. Não esperem apenas pelos finais felizes, caso contrário, vão ser apenas mais um, vivendo na triste ilusão da "vida perfeita", essa mesma que o Ratinho vive. Afinal, será que existiria a felicidade, se não existisse a tristeza?
Até hoje o sucesso do ratinho ainda não caiu, mas ambos estavam certos nos seus pontos de vistas, os americanos analisam os maiores sucessos, fasem a mesma coisa com personagens diferentes e é um grande sucesso( mesmo com seus fracassos), já á mudança também é fundamental e provocadora no Teatro que nos trás grandes obras com o preço dos fracassos frequentes.
- Esse carrinho voa! - mas ele não pode voar, não tem asas... - Mas ele pode voar com o poder da sua velocidade! - Mas isso não tem como acontecer... - "Ah, mas se ele estiver caindo de um penhasco em alta velocidade vai parecer que está voando!" - É, faz sentido. Eu comparo a conversa dessas duas crianças com ratinho e Abujamra. Ratinho não detém a razão para si, pois quando se equivoca segundo Abujamra continua tentando acertar em algum lugar, sem apego ao conhecimento que não tem e sempre com bom humor. Esse é o carisma dele shshshsh
Ótimo programa. Vou mostrar pro meu pai essa entrevista a próxima vez que eu tentar explicar o ratinho pra ele. Só o Abujamra pra conseguir algo assim👏 . Quanta porrada na teimosia e na ignorância da simplicidade.
O nome do programa é "Provocações", gente.
Não vejo sentido em acusar o Abujamra de ser estúpido ou qualquer coisa assim, se uma das premissas do show é justamente tirar o entrevistado da zona de conforto. É o Abu "interpretando a si mesmo", a meu ver.
Excelente entrevista!
Exatamente. Abu insubstituível.
E nós temos a burrice interna se assimilar o vídeo com a nossa época. São coisas totalmente diferentes. Veja como a liberdade enxutou.
Esquece. Quem fala que o Abujamra é chato, imbecil, grosso, inconveniente, etc. não entende nada. Até meu pai entendeu. Coloquei pra assistir com ele e ele gostou e entendeu que o Abujamra é engraçado e provocador.
Cara era um di@®®eia. Para com isso.
Nunca esperei muito do ratinho, mas ele me surpreendeu nessa entrevista, é pior do que eu pensava kkkkk
Ele nunca me enganou. Já começou a carreira imitando o Alborghetti. Enfim nunca me enganou.
Sim kkkkk
Mais chegou onde vc nunca chegará,. Isso é recalque
@@antoniohr5717 escolheu o lugar errado pra distorcer o conceito Freudiano de recalque rs
Pessoa horrível
O Abujamra chamando o Ratinho de "meu amor" foi impagável
Foi mesmo hahaha
senti falta da pergunta final "o que é a vida?"
Abu tava de saco cheio já
9:18 belíssimo conselho do Abu, bom demais
"Fracasso e sucesso são iguais, ambos são impostores..."
"Todo mundo fica falando bem e aí vc cai naquela lama, e a lama é azul e vc vai ficando enlameado... E de repente querem que vc tenha um problema, um problema com a polícia, um problema com droga... Porque eles querem sentir dó de vc, sentir compaixão, é o que eles querem... Cuidado!"
"Abra um asilo, Ratinho!", "Com você eu fico até amanhã!" kkkkkkkkk
Esse provocador é demais!
Foi um dos melhores programas!!!rsrs... parece conversa de boteco...hhehehe... ai, ai,...qta falta nos fará Abu Provocador... a vida não é fácil!!!
> . parece conversa de boteco.
hahaha dms, mt engraçado
@@manoelnt0 pareceu quase um exame de DNA que o Ratinho faz nos programas dele
"Então Romeu e Julieta deveriam ter se casado no final?" Abujamra icônico.
Desconstrói o "sonho americano", a romantização de heróis e vilões.
imagina Ratinho vendo PEQUENA MISS SUNSHINE, acho q ele ia surtar.
Me quebrou quando Ratinho disse que Romeu e Julieta foi a única tragédia boa. Caraca... tá precisando ler mesmo.
"Eu não sou banana, o banana vem aqui e te puxa o saco"
Foi o que o Eduardo Sterblitch fez no programa
Por isso a entrevista do Ratinho é de longe muito melhor que a desse Eduardo.
A do Eduardo foi humilhante.
Eu puxaria o saco dele também, mesmo sabendo que provavelmente ele me desprezaria por isso. Abu é uma das mentes mais brilhantes nascida em solo brasileiro.
Ambos passaram vergonha de formas diferentes
@@AndrewHarrison-tf9zy Eu poderia adular o Abu, mas eu tiraria uma onda com ele tbm, faria as minhas provocações
Um dos episódios mais provocantes do Provocações. Abu e Ratinho - sim, senhoras e senhores - no auge de suas sinceridades, provocações e lealdades a seus princípios.
Kkkkk o nome do programa é provocações, tem q provocar kkkk
Mano que
Abu, nos deu um ensinamento valioso, “Não tenha certeza de nada” a dúvida nos mantém verdadeiramente vivo e dispostos a obter sempre novos conhecimentos.
Ensinamento que ele não seguia, ao falar que o Ratinho não tinha o direito de pensar diferente.
@@LuisSilva-lu8fyele falava isso pra tirar a essência do entrevistado
Ahhhh grande Abu. Como faz falta esse programa com o Abu!
Sempre que leio esse texto do Brecht não consigo evitar o raciocínio contrário. Se os homens fossem tubarões comeriam os peixinhos sem passar por crises morais e debates acerca dos direitos dos peixinhos.
Aceitariam sem mais delongas a lei da natureza segundo a qual cada espécie tem o seu predador. Comeria sem culpa a carne, destroçando-a com dentes enquanto todos os outros peixes e tubarões seguem a vida - fugindo ou apenas observando. Não veríamos passeatas de outros peixes lutando pelo direito dos peixinhos à vida carregando cartazes e fazendo piquetes.
Se os homens fossem tubarões não precisariam fazer arte como forma de expressar o seu inconformismo, ou seu, conformismo. Ou sua raiva. Ou seu amor. Ou sua fé. Se os homens fossem tubarões nao existiria nada mais a expressar que não fosse as necessidades básicas que mantem a mecânica do corpo em funcionamento.
Se os homens fossem tubarões viveriam a vida como ela é, sem ter sequer conhecimento da sua efemeridade e não tendo consciência de sua finitude, a morte não seria um problema tornando debates sobre a felicidade totalmente sem sentido.
uau
Bela inversão do original. Apesar de que... acho que agir como um tubarão é muito mais fácil do que criar entraves morais para nossa própria natureza.
caramba, eu acabei de conhecer esse texto e de brinde já veio a réplica!
"Eu quero que você pense o que acha que é certo mas que não tenha tanta certeza, só isso"
Interessante... E um pouco irônico como as pessoas confundem "humildade" com ser simples, "ser popular". A humildade legítima vem justamente do ponto que o Abu citou muito bem, a dúvida constante, a capacidade de aceitar o novo, a capacidade de aceitar que você não entende aquilo, que você tem que aprender. Por outro lado achar o equilíbrio entre humildade e leniência não é fácil...
De toda forma ao contrário do que dizem, humildade é algo que está em falta no brasileiro, eis um bom exemplo.
Quanto tu comentou isso eu tinha 09 anos
Nunca me diverti tanto numa entrevista! Hahahahahaha
Foi ótima kkkkkkkk.
@@yarasilva7378 tu tá aqui franga!? Assistindo entrevista do Mestre Ambujamra.
mas eu morri na novela!
Mas vc era um sacana na novela!
E quem não era?
"O sucesso exige a queda"
"O homem quando lambe a fama perde o caráter"
mano o provocações era um programa foda...espero q tenhamos algo desse naipe na tv algum dia
Jamais terá
Nunca mais
Nem tem ngm nesse nivel
Um dos melhores programas que eu assisti, obrigado Abu por nos abrilhantar com suas filosofias, e me fazer ver a beleza da dúvida!
Eu amo o Abu, "COMO FINAL FELIZ?!!! EU MORRI!!!" 😂😂😂😂
A despeito do que o Ratinho seja, ele tem uma autenticidade que o Abu respeitava.
Ratinho eu posso pensar diferente de você:
Abujamra: "MAS É CLARO QUE NÃO "
Kkkkkkkkkkkkkkk na vida eu sou o Abujamra
Hahaha. Um dos melhores que eu vi. Adorei as provocações dos 2 lados.
Um dos melhores provocações. Ratinho discutindo ideias a seu modo, Abujamra usando de filosofia para provocar. Tudo no campo das ideias. Ambos e os que assistiram sairam mais cautelosos e engrandecidos. Descanse em paz mestre.
valeu por 'Se os tubarões fossem homens' - Bertold Brecht
Estou completamente desgraçado da cabeça com esse texto.
@@victormartins2 o que entendeu sobre o texto , nao viu uma mera semelhança com o marxismo .
@@claudineysoaresdelima4286 semelhança ? Explique melhor, por favor
Ratinho é simplório demais para esta conversa com o Abumjara. Para ele, é um grande orgulho discordar de alguém como o Abumjara, entrou e saiu dessa conversa sem aprender nada, e com mais certezas do que nunca.
Uma das melhores entrevistas do Provocaçoes. Ri muito das tela azul que o Ratinho teve e ao mesmo tempo de sua simplicidade genial. Muito bom.
Nunca vi o Abujamra desse jeito, Ratinho tirou o sulco do provocador, mostrou a face humana do Abujamra através da ignorância popular brasileira
"Filme tem que ser entretenimento"
Essa afirmação me deu um frio na barriga.
Anos depois veio o Choque de Cultura, uma zombaria estendida dessa máxima.
Se quiser que financie alguns filmes cult tem que ter também os blockbusters para gerar receita
Isso foi um espetáculo. Abu sempre implacável! É uma pena que o Brasil seja mais Ratinho do que Abujamra... Não é uma tragédia, pois a tragédia deve, se dermos crédito ao que disse Aristóteles, ter aptidão para o sublime, não é o nosso caso.
Isso é muito bom. Volta e meia dedico um tempo pra rever essa entrevista.
Um dos melhores programas!
O pior de todos, a meu ver. Talvez por incapacidade, o Ratinho não conseguiu argumentar seu ponto de vista e partiu para afirmações dogmáticas que geram argumentos.
@@Evaristo_YT isso que é daora
Albujanra foi fantástico. Explicou a complexidade da arte para quem acha que a arte é tão complexa. A inquietação da dúvida é a vida, pura e simplesmente. Albujanra Fantastico
"você era ridículo, e tudo bem" kkkkkk genial
Um dos melhores programas que assisti . Adorei ambas provocações. Um intelectual e um médio num embate incrível. Gosto dos dois.
Esse programa é muito bom! Bem legal ver o Ratinho discutindo. Afinal, as pessoas possuem concepções diferentes sobre cada aspecto da vida, cada uma revigora de acordo com o seu tempo.
"O Homem quando lambe a Fama perde o Caráter", Abujamra previu o futuro do Ratinho mesmo.
Tem certeza
O cara é um dos maiores empresarios de televisão di Brasil e vc acha que ele quebrou???
@@claudiocamacho9098 Seu ignorante, vc acha que só tem caráter, só quem tem dinheiro?? Que burrice.,
Oxe tu tá em qual ano ? Até agora ele continua o mesmo
O mestre Abujamra acostumado a provocar, teve que engolir as provocações do Ratinho.... Sensacional 😃
Coitado do ABU!!!! Foi jogar xadrez com um bode.
Não sou fã do Ratinho e nem concordo com as opiniões dele, mas gostei de ver que ele não tem papas na língua com ninguém e não deixa quieto com o Abujamra. Principalmente porque o Abujamra deu uma de arrogante e presunçoso (apesar de eu concordar mais com ele). Admiro a forma, a energia e a coragem com que o Ratinho defende suas idéias.
O Ratinho conseguiu provocar o Abu e o colocou no lugar do provocado!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ri litros!
Lamentando por não ter visto esse programa no dia... ;~D
Não foi provocação, amigo. Ele se achou provocativo porque é narcisista... Ele pareceu uma criança irritada porque o desenho não terminou como ela queria. O Ratinho quis pensar que o cinema deve existir para corresponder a expectativa dele sobre o mundo, ou sobre os próprios sentimentos, isso é muito pobre de espírito. O teatro deve servir a sociedade, não indivíduos em particular, fico feliz que a vida dele seja boa, mas a da maioria não é, o teatro tem que denunciar isso, o cinema tem que denunciar isso, falar da realidade como ela é, caso contrário, só criamos mais iludidos que não entendem a realidade do próprio país.
Melhor parte quando Abu diz que o ratinho não pode pensar diferente.
Ratinho ainda não entendeu que a arte não serve a nada...rsrsrsrs A arte não tem "que" nada....... o dia que perceber isso, se é que vai perceber um dia, vai sofrer por ter perdido ótimas oportunidades de experimentar a arte...
Chloe Santiago pode não ter entendido o q é a arte, mas entendeu bem a arte de ganhar dinheiro.
F S e os “cinéfilos” vivem a vida deles chapados em um DCE de universidades Federal fedendo a asa entendo o não-sentido da arte
Que chique! Magnífico
O que ocorre é que o ratinho quer sempre ter razão. E a qualquer preço...
Exatamente! Não reconhece a própria ignorância.
~o que ocorre eh (...)~ eh um comeco de frase bem parecido com ~a verdade eh (...)~, usada pelo ratinho, segundo vc alguem que sempre quer ter razao
Ratinho é diferenciado, Deus iluminou a vida dele.
A prova cabal de que um centrista tmb pode agir como esquerdista rs
@@gc8972bNão, “o que ocorre é” significa, neste contexto, “o que acontece”; e o que ACONTECE é obvio pra todos: o Ratinho quer estar certo ali, e a qualquer custo. Não relativize o que os outros dizem em busca de exibir seus “dons” argumentativos e analíticos.
Não sou fã de Ratinho, mas esse programa valeu pelas provocações do Abujamra hahaha
O que aconteceu aqui foi o seguinte, ambos são bem astutos e inteligentes, e o carlos massa tem uma cultura popular vs a erudita do provocador, está muito claro que o ratinho está errado mas ele conseguiu tirar o abumjara da linha que tbm começou a defender o indefesável, enfim é comico como ele conseguiu provocar o ''provocador''
Ratinho é inóspito e ridículo
Provocar repetindo o lugar-comum? Kkk, não mesmo
Um verdadeiro diálogo platônico
Só não existe isto de "ele está certo ou está errado", é evidente, são posições diferentes e que se complementam. Para nem falar de outros adjetivos e perseguições pessoais contra o Carlos Massa, por motivos diferentes de qualquer coisa do vídeo. Quando ele defendia o Lula e falava bem do Lula pro país inteiro, quando o filho dele votava pelo terceiro mandato do Lula, aí os pseudointelectuais não ficavam atirando pedras.
Ora, ora, ora...
Chamar o Ratinho de medíocre é um xingamento a mediocridade. Ele está muito abaixo da linha da banalidade.
08:33 A única coisa importante que o Rato disse
Etimologia da palavra mediocre: do Latim, mediocris, "que está no meio ou entre dois extremos"
20 anos se passaram desde a entrevista e você nao tem a clareza pra interpretar que os dois estavam errados 😂😂
Nao se ensina um macaco a tocar piano, da mesma forma que não se ensina um erudito a se comunicar de forma popular ou com os populares
Excelente entrevista... Exaltar a dúvida é algo perturbador!
@paraíso perdido quando temos dúvida não conseguimos mais caminhar nas convicções.
Chiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii !!!!!! Segundo o Ratinho, sou pseudo-intelectual. Adoro assistir palestras e citar os palestrantes.
Você, eu, e quase todos. São poucos que revolucionam o mundo, tal afirmação faz sentido pelo mundo ser o que é , hoje.
O fato de vc não ter entendido o que ele disse, confirma a sua hipótese rs
Que programa maravilhoso! Os axiomas sempre serão, para mim, obstáculos... Obstáculos são pluripotentes. Achei belo ver o Abujamra plantando a sementinha da compreensão nesse programa, como sempre.
O melhor bate-boca que já vi na tv.
Abujamra citando Erik Satie é o máximo.
Qual é essa musica de 7 minutos q ele falou
Ele sempre errava a citação. Trocava Weber por Erik Satie
@@elisandraguimaraes6112 Gymnopédie
Dois exímios provocadores, e um final arrebatador. Pura provocação...
" Se os tubarões fossem homens..!! "
10:16 Emocionante linda poesia..
Que lição do Abu! Ratinho foi um excelente sparring.
ratinho é o retrato do brasil. o poço não tem fundo. por favor....
Bom é você, neh? Imagino quantas teses de doutorado já publicou
Tem fundo sim. Estamos nele em 2023, 2024, 2025 e 2026.
@@sooaltissimotempodersobrem5142 ó oráculo
"Cinema tem que ser entretenimento". Pelo amor de Deus. É pra deixar nervoso mesmo.
Entretenimento sim! é a alma! Só não pode ser pão e circo!
@@cwlib7316 tem espaço para os dois dêem espaço para a variedade...
Quero dizer entretenimento e arte de qualidade
@@menestrelerrante9296 Só não pode fazer filme culto/artístico/conceitual e reclamar que ninguém quer ver.
O povo vai ver o que quer, não o que o intelectual acha que é bom.
Pra crescer o cinema precisa necessariamente ser entretenimento, pra atrair pessoas, não é a toa que filmes de super heróis tem dezenas de sala por cinema enquanto filmes cult são exibidos apenas em cinemas específicos, quem que fazer o que o povo quer ver, poucos pagam pelo cult, o cult não sustenta nem um cinema, quem dirá uma indústria cinematográfica nacional.
Procure a definição de "entretenimento" antes de condenar.
Abujamra: "o político não tem o direito de dizer que tem 30 milhões de analfabetos de gente passando fome".
Definiu o Larápio séculos antes kkkkkkkkk
Abu, profetizou a bajulação de Ratinho nos dias de hoje...
Pra quem disse que era de centro, embora não sabendo o que significa centro, esquerda e direita.
Hoje bajulando o presidente que aí está. Se vendendo por causa de uma propaganda do governo, ou seja, falou tanto da globo!!!
Realmente o ratinho hoje é de direita
Esse segundo bloco foi bem melhor. Daria até um diálogo platônico sobre o que é Arte
"o homem quando lambe a fama perde o caráter" Abujamra visionário , olha o ratinho hoje !
O Rato nunca teve carácter
calma meu parceiro. Primeiro tenha a fama, depois fale sobre ela e suas tragedias.
ALBORGHETT o saudoso genio já dizia isso na decade de 90. ACORDA
Ratinho ainda é sucesso e é podre de rico!
entrou pras minhas top 3 melhores entrevistas do Provocações.
"A grande maioria do público não vai ao cinema pra ver o mocinho ou herói morrer no final, pra quê?"
E Titanic num foi sucesso de bilheteria n, senhor Ratinho?
O ratinho nao entende nada de cinema
Ratinho é tosco mas adorei a conversa kkkkkkkkk.
Muito bom. Concordo com o Ratinho que o mundo artístico está muito melancólico, talvez um reflexo da sociedade atual, talvez não
O melhor Provocações já apresentado kkkkkk!
"Há embustes que enganam o intelectual mas não enganam o homem simples" - Janer Cristaldo.
Quem não gosta de pessoas inteligentes, são recalcadas e desqualificadas. Ratinho é pior do que eu, imaginava.
Essa é uma das melhores entrevistas da história do programa!
Eu acho que o Ratinho foi categórico e realista em dizer que os intelectuais querem que todos pensem como eles. Eles insultam o popularesco (em partes concordo e em partes não), porem, a opinião da massa tem que ser respeitada, ela e uma Cultura Popular. Se certa ou errada, nao seria 1 ou 2 intelectuais a julgar. Gostei do seu comentário Yokimick, assim como gosto desse programa.
"Ratinho a vida não é fácil assim como você pensa não. Você é um sucesso, mas cuidado, o sucesso exige a queda!" e hj apos caches bem generosos a gente assiste o ratinho se afundar... Ja fui fã, mas hj sigo decepcionado
Fantástica a discussão dos dois.
Se os tubarões fossem homens...
"A maioria das pessoas"...generalização e falácias atrás de falácias. Sequer, ele (ratinho) sabe o que está falando. Estamos acostumados com o roteiro Hollywoodiano. O final sempre tem que terminar como o público quer. Quem assistiu Leviatã (2014) deve ter odiado...justamente por não ter um final feliz. Quando a arte imita a vida como ela realmente é, ninguém a suporta!
estranho oque o apresentador disse quando o ratinho falou se podia ter direito a pensar do seu jeito e ele disse claro que não! Acho que as vezes o intelectual não tem argumentos suficientes para um pensamento autentico.
Então é com ignorância que se provoca o Abujamra.
Caramba isso sim foi cabuloso queria perguntar pro ratinho, como ele se sente estando na TV até hoje sendo que o Abujamra disse que ele cairia kkkk é ele disse estou preparado ! Parabéns ratinho .
Ta na tv ate hoje perdendo para a afazenda
Continua rico
Imagina o Ratinho vendo Game of Thrones! Hahahah
Não passava da primeira temporada hahaha
Mas Game of Thrones não teve um final feliz e previsível ?
Boa definição para "pseudo-intelectuais" .. É aquele que imita o estudioso, assiste um intelectual palestrando e tenta seguir os mesmos pensamentos, sendo que este intelectual que vende palestras, tem uma infinidade de diplomas e formações estudantis, e que em troca de dinheiro, proporciona um pouco do gosto do conhecimento que ele adquiriu apos décadas de esforços. Ratinho tem que ser admirado pelo fato de admitir "eu não sou intelectual", o que é muito difícil para muitos. Muitos repetem como papagaios palavras de grandes conhecedores, sem saber quase nada do que esta falando, automaticamente se tornando um pseudo-intelectual, e faz isso para chamar a atenção dos outros para dizerem "Ele é inteligente". O que é fato em tudo isso, que uma pessoa "comum" como ratinho auto-intitulou-se, pode ser muito mais inteligente que um grande estudioso. A inteligência não é saber, estudar é saber, que é necessário empenho, mas não inteligência. Um vagabundo inteligente e um burro empenhado, que futuro os dois podem ter? O vagabundo inteligente se torna um riquíssimo estelionatário e o burro empenhado em um delegado de policia que segue e estuda fielmente as normas da policia, e que ao final o burro o coloca na cadeia, porque justamente por ser inteligente, se achou superior e achou que poderia fazer tudo, e o burro empenhado sempre em estudar e seguir normas, venceu com a sua burrica, a inteligência, pois foi sempre empenhado. Resumindo o que eu quero dizer, é que a super valorização do atributo inteligência, é um mal para muitos, que deixam de lado atributos essenciais para o sucesso, como a dedicação. Considero assim, tanto ratinho como Abu, dois seres empenhados e dedicados em suas carreiras, sendo essa a chave do sucesso de ambos. Ser um intelectual exige dedicação, o sucesso virá ao decorrer desse caminho, já nós pessoas comuns temos que nos dedicar, sem se achar o intelectual desprezado, um pseudo-intelectual e falhar vergonhosamente na vida, e sim admitir "eu não sou intelectual" e segiur uma carreira com empenho, que terá sucesso da mesma forma. Se você ainda esta lendo até aqui esse meu comentário, parabéns pelo seu burro empenho! O burro empenhado tem vizeiras, que não o deixam seguir outro caminho a não ser para frente, progredir, o inteligente sempre quer bancar o safadão e espertalhão e acaba tropeçando em si mesmo, porque não acha nada necessário a não ser o que ele mesmo pensa, a menos que consiga um cargo politico e roube muito... Por isso que nosso país vive quebrado... Os "inteligentes" estão sempre no poder!
blá blá blá. Você é um exemplo de pseudo- intelectual
Parabéns! Que porcaria de reflexão.
O Abu massacrou o ratinho , mas ele mereceu , foi em um programa que esta em um nível , em um universo que não é aquele que ele esta acostumado , e deu nisso , soltou afirmações sem argumentos , generalizou e puxou saco . Ele nunca mais voltara nesse programa.
Ratinho é muito sincero aí deu treta com Abu. Muito massa!
Simplesmente espetacular essa discussão.
O COURO COMEU NA ENTREVISTA! KKK O RATINHO FOI LÁ EXATAMENTE COM A INTENÇÃO DE PROVOCAR O ABUJAMRA!
Foi feito uma profecia no 6:20 minutos. Vendo a postura nos dias de hoje do apresentador Ratinho. Abraçando todos, que chega ao poder. Ontem era Bolsonaro, hoje é Lula.
O Ratinho não tem a cultura do Abujamra, mas ele tem o jeito dele de pensar, simplório, autêntico. Ele faz o que o apresentador espera do programa, provocações....
Não tem a cultura do Abujamra porém tem muito mais inteligência.
Helton Cesar a ignorância do ratinho provoca o Abumjara.
Creio que já deu tempo de mudar de idéia. O entrevistado foi desnudado inocentemente e o tempo comprovou isso. Já no primeiro bloco o Ratinho diz que não respeita copiadores, para segundos depois dizer que seu programa é uma cópia do que fazia Dercy Gonçalves. Depois disse ter sido um político incapaz, para anos depois lançar seu filho governador e apoiar Bolsonaro (entende?). Ratinho se reconhece sem cultura, sem intelecto, sem estudo, mas ainda assim tenta impor seu pensamento dizendo que quem é intelectual é soberbo... Hoje sabemos que o cidadão médio, o cidadão de bem, é capaz de eleger um genocida miliciano e se opor a toda forma de ciência, o que nos mostra mais uma vez que o entrevistado expôs suas mazelas, confirmando o bossal que é e foi predito na introdução da entrevista.
@@donrani7750 Incisivo.
Kkkkk o Ratinho foi mto provocado kkk deu pra ver traços de angústia e constrangimento, nele
Do ponto de vista Psicológico, dá pra perceber nas falas do Ratinho que ele sempre quer desviar das responsabilidades a partir de um processo de culpabilização. No caso dele, esse processo de culpabilização vem do seu próprio passado: "Eu vim da rua", "Eu não tenho um curso". A sociedade atual tende a utilizar estes discursos frequentemente, por isso temos um povo extremamente doente, um povo que vive sem escolhas, porque tudo que acontece é por culpa de qualquer outra coisa, menos de sí mesmo.
Sejam mais como Abujamra, não sejam rasos! Escolham. A escolha tem consequências, mas pior do que encarar as consequências, é não ter a liberdade de escolher.
Encarem os finais tristes com habilidade de resignificá-los. Não esperem apenas pelos finais felizes, caso contrário, vão ser apenas mais um, vivendo na triste ilusão da "vida perfeita", essa mesma que o Ratinho vive. Afinal, será que existiria a felicidade, se não existisse a tristeza?
Vc parece defender a meritocracia
Esses finais de filmes brasileiros são tudo uma bosta msm!
O ratinho provando que é raso, reacionário e muito mau caráter.
Ratinho não voltará mais ao programa porque esgotou sua sabedoria, não tem mais o q dizer. É limitado.
Saí surdo do ouvido direito assistindo esse video. Mt bom
"Esse é o problema de vcs intelectuais, vcs querem q os outros pensem como vc"
Carai, pelo menos uma kkkkkkkkkkkkk
Até hoje o sucesso do ratinho ainda não caiu, mas ambos estavam certos nos seus pontos de vistas, os americanos analisam os maiores sucessos, fasem a mesma coisa com personagens diferentes e é um grande sucesso( mesmo com seus fracassos), já á mudança também é fundamental e provocadora no Teatro que nos trás grandes obras com o preço dos fracassos frequentes.
- Esse carrinho voa!
- mas ele não pode voar, não tem asas...
- Mas ele pode voar com o poder da sua velocidade!
- Mas isso não tem como acontecer...
- "Ah, mas se ele estiver caindo de um penhasco em alta velocidade vai parecer que está voando!"
- É, faz sentido.
Eu comparo a conversa dessas duas crianças com ratinho e Abujamra. Ratinho não detém a razão para si, pois quando se equivoca segundo Abujamra continua tentando acertar em algum lugar, sem apego ao conhecimento que não tem e sempre com bom humor. Esse é o carisma dele shshshsh
Alguém ae mostrar para o #ratinho essa entrevista? Relembrar é viver! Rs Essa foi uma super provocação, muito bom!
Os dois estavam certíssimos em suas opiniões. Genial esse programa. Dois xaropes geniais juntos.
Se o Ratinho é genial eu sou Einsten
@@henriquesouza2388 só se for o cachorro do Dr. Brown que se chamava Einstein 😂😂
Ele fala que só o abraço é falso
ele pede um abraço do nada haha
Esse Ratinho é uma piada mesmo..."você morreu pq era sacana"
"Se os tubarões fossem homens"... genial
O ratinho é um verdadeiro provocador! Inverteu os papéis
Eu amo essa entrevista... Volta e meia volto e vejo ela! 😂😂
o Abu perdeu a linha ahuaheuaheuaheuaheuhauehauh isso foi muito engraçado
Ótimo programa. Vou mostrar pro meu pai essa entrevista a próxima vez que eu tentar explicar o ratinho pra ele. Só o Abujamra pra conseguir algo assim👏 . Quanta porrada na teimosia e na ignorância da simplicidade.
RATINHO GANHOU NA SENA SEM JOGAR, intelecto de uma criança que vive sem livros sem estudos,rs rs
ratinho irritou abu com tanta baboseira...