LEITURAS NO PRIMEIRO SEMESTRE: vamos conversar? por Gabriela Pedrão

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 12 вер 2024

КОМЕНТАРІ • 61

  • @oultimojuro
    @oultimojuro  4 роки тому +3

    *ME ACOMPANHE:
    INSTAGRAM: instagram.com/gabrielabpedrao
    GOODREADS: www.goodreads.com/gabrielabpedrao
    FACEBOOK: facebook.com/oultimojuro
    Contato por email: gabriela.bzp@gmail.com

  • @marcelolimadonascimento2779
    @marcelolimadonascimento2779 4 роки тому +21

    meu deus!! que bom que tem alguém no youtube pra falar isso!!! vejo canais de literatura mostrando as dezenas de livros que recebem por mês, mas nunca falaram nada disso que você disse no vídeo. Parabéns Gabriela!!

    • @oultimojuro
      @oultimojuro  4 роки тому

      Muito obrigada, Marcelo! fico mto feliz :)

  • @tatifeltrin
    @tatifeltrin 4 роки тому +17

    Oi, Gabi :)
    Como eu já trabalho em home office há alguns anos, e trabalho com leitura, talvez eu possa dizer que “não senti tanto a pandemia”, digo, com relação à rotina de trabalho e minhas leituras - com exceção do primeiro mês, que realmente a permanência em casa como obrigação deu aquela impressão de “tempo extra”, e aí sim, li um pouco mais do que o normal; conforme a gente (aqui em casa) se acostumou com a “nova condição”, os meses seguintes retomaram aos poucos uma cara de normalidade. Não perdi o foco nas leituras, mesmo porque, como já disse, trabalho com isso, mas vi muitos amigos e conhecidos perderem a concentração para a leitura do tempo livre, e até mesmo para acompanhar séries, etc. Do pessoal que acompanha o meu canal, pelo contrário: fui muito cobrada para gerar mais conteúdo, mais leitura conjunta, lives, etc... com o passar das semanas e dos meses, a cobrança cessou, mas acredito que enquanto muita gente perdia o foco, outro tanto de gente usava leitura como forma de escapar dos acontecimentos (não vejo nada de errado nisso). Essa afobação par ler mais e mais, esse papo de “ler é hábito diário, já leu quantas páginas hoje?”, me lembra uma cena de Two and a half man em que os irmãos entram numa livraria e um deles tem um ataque de pânico quando vê todos aqueles livros que ele nunca vai ter tempo de ler 😂 (a cena é engraçada, vou ver se acho no youtube).
    Enfim, que tudo se resolva logo, da melhor forma possível.
    Um abração procês e felicidades na casinha nova! ❤️

    • @tatifeltrin
      @tatifeltrin 4 роки тому +1

      Achei a cena - The book frenzy:
      m.ua-cam.com/video/K-xKdwkxNFM/v-deo.html

    • @ceciliapires255
      @ceciliapires255 4 роки тому +2

      @@tatifeltrin hahahaha que desespero! fiquei angustiada, coitado! hahaha

    • @tatifeltrin
      @tatifeltrin 4 роки тому +1

      😂

    • @oultimojuro
      @oultimojuro  4 роки тому +2

      Oie, Tati! Que bom te ver por aqui

  • @HEV436
    @HEV436 3 роки тому +1

    Que comentários lúcidos!!!! Estou surpresa! Uma jovem com aparência física tão juvenil ter uma opinião tão prudente e madura! Em meio ao meu quase meio século de vida, sinto-me uma aprendiz de sua maturidade. Parabéns! Que Deus te abençoe sempre, sua posição e forma de exposição serena é admirável..... Seguindo vc aqui e no Instagram com orgulho!!!

  • @luizmontenegro365
    @luizmontenegro365 4 роки тому +11

    "E o direito de não ler?" Meu deus sim! Certos momentos eu não estou bem e não quero estragar a experiência de um livro bom. Então, eu deixo para um momento melhor, um momento que eu sinta que vou aproveitar bem o livro.
    Sobre a quantidade de leitura: no EM eu lia em média uns 40 livros por ano, aí de um tempo para cá, devido a universidade e as coisas da vida mesmo, diminuí drasticamente a quantidade . Nisso, queria retomar os antigos hábitos e tentei forçar um rítimo maior e o máximo que consegui em 2017 foram 20 livros.
    Já no ano passado, li apenas 4 livros e notei o quanto foram leituras prazerozas e bem feitas. E a partir de agora vou continuar assim, lendo aquilo que quero muito ler e no meu rítmo.

    • @oultimojuro
      @oultimojuro  4 роки тому +3

      exatamente! essa pressão pode realmente estragar a experiência da leitura e a forma como enxergamos uma obra, concordo com vc!

  • @BrunaMartiolli
    @BrunaMartiolli 4 роки тому +3

    Amei o cenário novo, o áudio, a iluminação etc etc! Ótimo ❤️

  • @pedagogaflavianunes6524
    @pedagogaflavianunes6524 3 роки тому

    Perfeito, lúcido, que felicidade encontrar alguém que considera a leitura um prazer e uma oportunidade de mudança e não um exibicionismo relacionado a números.

  • @patriciazancanaro9323
    @patriciazancanaro9323 4 роки тому +1

    Quero agradecer-lhe pelo vídeo de A Obra em Negro, pois graças a ele..comprei o livro pra NÃO ficar na estante..rsrs. Amei demais. Li e reli degustando, e não devorando. Aprendi novas palavras. Grande escrita. Exatamente como vc o definiu..incrível.

  • @yvesantana
    @yvesantana 4 роки тому +2

    Dá até uma aquecida no coração ver alguém abordar essa questão com tanta empatia, responsabilidade e senso crítico, principalmente levando em consideração as diferenças sociais que impactam este hábito. Quem bate cartão não lê 50 livrão kkkk E está tudo bem. Triste mesmo é cair naquela de ”Fiz curso de leitura dinâmica e li Guerra e paz em 20 minutos. É sobre a Rússia."

  • @wellington_
    @wellington_ 4 роки тому +8

    Ótimas reflexões. Ultimamente o booktube tá meio assim: "gastei 2 mil reais em livros neste mês e olha só no que deu".

    • @patriciazancanaro9323
      @patriciazancanaro9323 4 роки тому +1

      Concordo. Uma moça de um grande canal comentou que não iria ler tal livro porque iria estragar a lombada e ficaria feio na estante...affff

    • @wellington_
      @wellington_ 4 роки тому

      @@patriciazancanaro9323 kkk haja paciência

    • @louizebraga
      @louizebraga 4 роки тому

      Assim mesmo

    • @oultimojuro
      @oultimojuro  3 роки тому +1

      exatamente!

  • @AnaLivia-bh9ii
    @AnaLivia-bh9ii 4 роки тому +5

    Muito bom, Gabi! Tbm parei de contabilizar leituras... e hoje estou repensando meus hábitos de compra de livros tbm, pois vejo muitas pessoas comprando caixas e caixas de livros por puro consumismo! Eu coloco os livros lidos e os que quero ler no skoob e posto os mais marcantes no instagram. Estou ansiosa pra fazer seu curso!!! 🥰

    • @oultimojuro
      @oultimojuro  4 роки тому

      Ahh, muito obrigada! Ansiosa tbm! Nos vemos em breve

  • @jhepalves
    @jhepalves 3 роки тому

    Que perfeito ouvir isso! Era tudo o que eu precisava ouvir! s2

  • @bellesardinha07
    @bellesardinha07 4 роки тому +2

    Muito bom! Eu também penso assim. Quero ler por prazer, não pra mostrar metas. O que te adianta ler e não absorver nada? A leitura tem ser convidativa e não forçada. Sempre procuro ter livros que eu possa relê-los. Sem contar que essas metas leva ao consumo desesperado as vezes. Parabéns pelo vídeo!!!!

  • @denisecardoso5679
    @denisecardoso5679 4 роки тому +3

    Uma estante particular gigantesca é um cemitério de idéias. Os livros precisam andar, estarem vivos.

  • @dianaleta
    @dianaleta 4 роки тому +2

    Gabi, seu vídeo resume TUDO que eu tenho pensado ultimamente. Cada vez me cobro menos, passou o tempo em que eu colocava metas extraordinárias para ler, hoje leio o que eu tenho vontade. Os livros que eu não quero ler, estão se espalhando por aí. Antes eu tinha vontade de ter aquela estante maravilhosa, agora sou zero acumuladora. Mesmo que eu goste muito de alguma leitura, estou desapegando para que outras pessoas tenham a mesma experiência que eu.
    Estou me sentindo mais leve.
    Abraços. 🤎

    • @oultimojuro
      @oultimojuro  4 роки тому +1

      muito obrigada! ❤️ é isso, esse filtro é muito importante e dá mesmo leveza pra vida leitora :)

  • @denisecardoso5679
    @denisecardoso5679 4 роки тому

    Adorei!! Percebo muito isso nesse meio.

  • @Fellicite
    @Fellicite 4 роки тому

    Você falou tudo que eu penso! E penso assim também por ser bibliotecária! Há muitos anos não tenho metas anuais, e nem me prendo a números, também já fiz várias doações e tenho mantido somente o que realmente importa pra mim. Compras tem sido muito poucas mesmo! E assim vamos seguindo! Estou há tempos de olho nesse do Manguel, pretendo comprá-lo.

  • @laizaragao551
    @laizaragao551 4 роки тому +1

    Excelente vídeo.Concordo totalmente com você.Teve uma época (até ano passado)que eu ficava pensando na quantidade de livros que eu lia.Um certo dia parei e refleti que não somos obrigados a nada e devemos ler o que nos dar prazer e nos faz ter uma boa experiência.Como você falou,tem dias que temos vontade de assistir um filme ou uma série,ficar de boa sem fazer nada e está tudo bem. Amei o cenário novo,boa sorte na sua casinha,acompanho você no Instagram e vejo seu entusiasmo e dedicação com a sua casa nova.Toda sorte do mundo para o casal ❤️

  • @LindaGabriele_
    @LindaGabriele_ 4 роки тому

    ahhh você é demais, amei seu canal

  • @thaisgabrielly4189
    @thaisgabrielly4189 4 роки тому +1

    Bacana, Gabriela. O processo de leitura é uma construção. Ano passado eu quase não li, mas eram outros momentos. Agora estou lendo mais. Eu acabo enumerando as minhas leituras para o meu acompanhamento, mas confesso que fico constrangida em apontar. Então mostro um ou outro. Bom refletir sobre apresentar números lidos. Todas às vezes que alguém vem conversar comigo, falo sobre o meu ritmo que é diferente. Eu estou me construindo leitora assim, mas... Tudo pode mudar prq do nada abandono livros pra me dedicar a leituras técnicas.

    • @thaisgabrielly4189
      @thaisgabrielly4189 4 роки тому +2

      E pra mim, tem feito muito bem ler. A pandemia me permitiu aumentar as leituras pra não "surtar". Acho que é isso, né? Ser a gente e tomar o cuidado em não passar uma mensagem de consumismo aos outros. Ah... Ando pegando livros na biblioteca, experiência nova e que estou amando. Ai... Assunto tão bacana, tô rendendo muito aqui 🤣🤣

  • @sthefaneboecker8753
    @sthefaneboecker8753 4 роки тому

    Amei o vídeo! Ainda fico chocada como a leitura é uma obrigação tão grande e tão pesada pra tanta gente. Logo a literatura que vem pra ensinar, entreter... fico muito triste. Mas fico feliz que tenha pessoas como você dispostas a falar sobre isso na internet! Amei 💓

  • @MeiriellenNascimento
    @MeiriellenNascimento 4 роки тому +1

    Parabéns pela sua casa nova.

  • @adrielysantos8566
    @adrielysantos8566 4 роки тому

    amei sua reflexão!!!

  • @louizebraga
    @louizebraga 4 роки тому

    Amooo o filme abril despedaçado e nao sabia que tinha livro, vou ler pra já!!!

  • @Souzajanete1961
    @Souzajanete1961 4 роки тому +3

    Tenho depressão, transtorno de ansiedade generalizada, gastrite, 4 hérnias e 2 caroços na coluna, e mais outras doenças; e li 110 livros nesta quarentena. Eu NÃO leio por vaidade, leio como terapia. Se há algumas pessoas estúpidas que ficam se comparando às outras pessoas que leem mais ou menos, isto é completamente idiota e não me diz respeito! Cada um que viva a sua vida sem ficar comparando seu corpo, sua barriga, sua conta bancária, sua saúde, seu peso, a quantidade de livros lidos, etc. etc. etc.

    • @leticiaalves8789
      @leticiaalves8789 4 роки тому

      Eu também tenho depressao, nem saio de casa, a leitura é a única companhia. Que bom que cada um tem seu refúgio para não adoecermos mais

  • @lilianegalanciak3411
    @lilianegalanciak3411 4 роки тому +1

    Gabriela foi ótimo seu vídeo. Assunto super pertinente, que está presente todos os dias nas mídias sociais.
    Amo ler, mas busco sempre leituras que me agregam e principalmente me proporcionam prazer em conhecer mais sobre o conteúdo e também claro o livro que me faça viajar por algumas horas.
    Obrigada pelo conteúdo.
    Um abraço!

  • @MorganaQuesteraBeautyPageants
    @MorganaQuesteraBeautyPageants 4 роки тому

    Excelentes reflexões. Tenho me divertido lendo livros mais descompromissados, coisas leves, que ajudam a levar a vida nesses dias horríveis.

  • @lereternoprazer323
    @lereternoprazer323 4 роки тому

    Boa noite Gabriela! Parabéns pela casa nova e felicidades para o casal. Quanto a questão entre quantidade e qualidade, concordo plenamente com você, qualidade esta sempre em prioridade nessa questão .Falando no meu caso(como leitor), sempre escolho aquilo que pretendo ler no mês, em média 4 ou 5 livros , mais sem qualquer imposição de ter que concluir aquilo que coloquei para ler, se conseguir beleza, se não, passo para o mês seguinte. Não tenho essa paranoia de quantidades e mais quantidades de livros, seja por mê ou por ano. Vou fazendo minhas leituras normalmente , tranquilamente e prazerosamente.

  • @AnaBeatriz-dp2bk
    @AnaBeatriz-dp2bk 4 роки тому +1

    Nossa ! Ótimas reflexões

  • @ki4045
    @ki4045 4 роки тому

    Tem toda razão, ler tem que ser um prazer ou uma prática acadêmica, nada tem a ver com quantidade...

  • @patriciazancanaro9323
    @patriciazancanaro9323 4 роки тому

    Amei seu vídeo.

  • @kelle_kcmmj
    @kelle_kcmmj 4 роки тому

    Um dia desses abri um vídeo a moça disse q leu 60 livros nesse semestre, pensei q isso nem fosse humanamente possível Kkķkkk.

  • @camilas1699
    @camilas1699 4 роки тому

    Tu é necessária

  • @ceciliapires255
    @ceciliapires255 4 роки тому

    Oioi, muito legal essa reflexão que você trouxe. Eu sou doutoranda então tenho minhas leituras "de trabalho" à fazer, mas durante o confinamento meu refúgio foi na literatura e a meta do goodreads eu bati rapidinho. Confesso que deu uma inflada no meu ego e achei bom, me senti capaz, sei lá (besteira, mas necessário naquele momento). Moro na França e aqui o cenário mudou, já voltei aos trabalhos (do doutorado) e tô na luta tentando entender que o tempo não é mais o mesmo e as prioridades são outras. Felizmente continuo lendo muito e me considero uma boa leitora, no sentido de buscar a qualidade na leitura e me sinto bem assim. Gosto muito do teu trabalho aqui nas redes e gosto muito quando você fala do seu trabalho com bibliotecas. Acho incrível mesmo. Parabéns.

  • @Sandraprofbr
    @Sandraprofbr 4 роки тому

    Ótimas reflexões! Como baiana, fico feliz por Jorge Amado estar entre os favoritos.💓

  • @monicamartins4881
    @monicamartins4881 4 роки тому +1

    Primeiro vídeo na casinha ❤📚

  • @ChrisCalheiros
    @ChrisCalheiros 4 роки тому

    Gabi, lembro com tanto carinho na época de adolescência de ir a biblioteca pegar livros emprestados. Hoje tenho o privilégio de poder comprar livros pra mim, mas tenho pensado muito se quero ler livros ou quero colecionar livros. Diminui muito meu ritmo de leitura depois que meu filho nasceu (24h é pouco pra tantas coisas) e estou retomando. Tentando selecionar melhor minhas escolhas, pra aproveitar ao máximo meu tempo de leitura. Obrigada pelas reflexões 😘

  • @Litelaratura
    @Litelaratura 4 роки тому

    Primeiro: parabéns pelos 20mil inscritos! Comigo essa questão da leitura foi bem atípica, pois em tempos normais eu leio bem menos, não tenho tempo livre. E a quarentena me permitiu ler muuito mais.

  • @fabianrodrigodossantos6620
    @fabianrodrigodossantos6620 4 роки тому

    Ótimo vídeo. Ótimas reflexões. Tento me policiar muito no meu consumismo literário e tem sido muito difícil. Minha estante física está cheia e tenho plena consciência que provavelmente não terei tempo para ler todos. Sou um leitor de infância, ler para mim não é um hábito para ser exibido, - apesar de perceber ao meu redor muitas pessoas acharem isso - uma pergunta que me incomoda muito é "quantos livros você já leu?" essa pergunta me dá aversão. Como eu já disse, meu gosto pela leitura não é algo que eu faço para exibir, mas algo que me dá prazer, me faz bem, um momento meu com a história que estou lendo. Já passei pela fase das metas, não a tenho mais. Vou lendo, sempre que dá, sempre que posso, sempre que tenho vontade.

  • @helenas1243
    @helenas1243 4 роки тому

    Oi! Eu adoraria ler milhares de livros. Não para me exibir ou posar de intelectual. Mas porque amo os livros e ler faz parte da minha vida. É uma necessidade. Mas infelizmente leio pouquíssimo porque o meu dia deve ter muito menos de 24h. Faço listas mentais. Queria ter um caderno lindo onde escreveria as minhas metas. Nem isto. Mas adoro ver quem faz. Acho que há de tudo: quem faz por prazer pessoal e quem faz porque se julga elite. Adorei este vídeo. E o livro do Manguel só pode ser magnífico. Mais um para a minha meta. Quem sabe na eternidade. Bj.

  • @professorajoelma770
    @professorajoelma770 4 роки тому

    Oi Gabi,
    Quero fazer pós graduaçao em Gestao em biblioteca escolar e depois em pública. Encontrei uma pós que posso fazer as duas de uma vez. Só que fala que é ADMINISTRAÇAO em biblioteca pública e escolar. Quero saber qual é a melhor para concorrer em escola. Pois quero as duas pós. Pretendo trabalhar em biblioteca pública também. Gestão ou administração?

  • @nicholekarolinybarrosdasil4365
    @nicholekarolinybarrosdasil4365 4 роки тому

    conversa super necessária! a vaidade é latente e ainda mais forte nesses tempos de instagram/youtube.