Tenho um Gradiente herdado do meu pai, de 1989, e não troco por nenhum dos moderninhos vintage. Ele é guerreiro! Já passou por milhares de manutenções e trocas de peças (maioria correia) mas tá lá, firme e forte e com um som maravilhoso! Foi nessa de comprar coisas que eu ainda não conhecia que comprei, láaa em 1998, uns álbuns da banda que se tornaria uma das minhas favoritas até hoje: A-ha. O álbum era o Stay On These Roads
Estou com vergonha de admitir, mas eu escuto meus 200 LPs em uma "maletinha", sim, depois de ver este vídeo fiquei com vergonha de ter comprado uma, mas estou tão feliz em poder voltar a ouvir meus LPs que estavam guardados a mais ou menos uns 30 anos que agora é só alegria, mesmo passando vergonha em admitir que sou um péssimo colecionador que não soube investir em um aparelho de Vinil de qualidade.
Não diga isso amigo! Não há motivos para ter vergonha e nem de se considerar um péssimo colecionador! Aos poucos a gente vai adquirindo conhecimentos e melhorando, faz parte do negócio. Porém, para que sua coleção seja preservada e dure por muitos anos, sugiro que vc considere adquirir no futuro um outro toca-discos se possível. Abraço!
Amigo, meu primeiro carro foi um uno Mille 94 que mais passava na oficina do que comigo, mas me levou para muitos lugares e me proporcionou momentos muito felizes, foi extremamente útil no meu trabalho e até viajar com ele eu fui. Hj tenho um carro bem melhor que me oferece mais conforto e qualidade. Penso assim com aparelhos tbm. Eu tbm comprei um toca discos estilo maletinha, pq é oque eu consegui comprar... Não achei equipamentos bons com preço acessível, e os que encontrei, eu gastaria o dobro para mandar regular, trocar agulha, cápsula e afins. Então achei que a melhor opção é a maletinha mesmo (entenda, hj eu ouço música no celular, então o som das caixinhas da maleta é bem melhor do que do celular kkkk). Se colocar umas caixas de som boas nela, melhora muito a qualidade do som. Quando for possível, pretendo trocar por um som melhor, tal qual fiz com o carro. Então, bora curtir nossos lps sem culpa.
Olá! Também tenho maletinha e para que o peso do braço não estrague tanto os discos eu colei umas moedas como contrapeso nele. Ficou bom demais. Volta e meia vejo outras opções de toca discos, mas realmente os preços são bem salgados pra mim. Enfim, tenta fazer isso na sua maletinha também que de repente já dá uma boa ajuda. Quanto a qualidade do som não temos muito pra onde correr com os alto falantes dela que são mais fraquinhos mesmo, mas também nunca tentei plugar outras caixas melhores pra ver. E pra finalizar, assim como você eu estou bem feliz em poder voltar a escutar os discos. Minha coleção é pequeno (uns 40), mas bem diversificada. O som do vinil me deixa feliz! Hahhaha. Abraço!
Eu também estou ouvindo minha coleção na maletinha. Tenho uns mil e quinhentos discos e não ligo se estragarem. Quando eu morrer vão jogar no lixo mesmo. Estavam parados a uns 10 anos. Cansei de comprar toca-discos velhos que estavam sempre pifando.
Show tiozão! Quem é colecionador já fez e passou por tudo isso, mas a mancada bônus é a mais foda, eu não saia da casa do heavy metal até escutar "Thick as a brick" do jethro tull...minha cabeça fez "bum", hoje me considero apreciador da boa música e grato por ter ouvido Milton Nascimento, abraço tiozão abraço amigos vinilzeiros.
Essa informação bonus é o tipo de coisa que o colecionador cedo ou tarde vai se deparar. Você tá lá no meio do garimpo, olha a capa... olha o preço e diz "Não tenho nada a perder!" Já me diverti muito assim!!
Desculpa o "trocadilho", mas não sei o que é pior... Nunca mais voltar, ou voltar com grandes riscos!!! Infelizmente já tive essa experiência... pior de tudo foi a resposta de que é normal vinil riscar!!! Nunca mais emprestei vinil pra ninguém...
Olá Tiozão....já tirei muito risco de vinil colocando moeda na shell....quando tinha um 2x1 da marca ´´Fran´´´capsula ceramica ainda kkkk,,,,,,conseguia uns lps que tavam meio baleados
Lá no início já devo ter feito muitas dessas mancadinhas, mas sempre fui muito cuidadoso com meus discos, embora na época (anos 70) eu emprestava discos. Quanto à rotação 78, me lembro que meus aparelhos antigos tinham duas agulhas na mesma base. Era só virar de lado . Um lado era escrito M e do outro N.
Eu usei uma crosley por motivos de: “falta de conhecimento”. Depois de encontrar seu canal e ouvir essas verdades eu tomei um baita susto e adquiri na mesma semana um aparelho melhor, o que deu pra comprar foi um áudio technical lp60 e quando ouvi o som, rapaz, que som lindo! Não tem nada haver com o som frustrante da maletinha!
Até meu aiwa td 997 tem um som muito superior ao dessas maletinhas. E inclusive me surpreendeu por ser cápsula cerâmica e ter um som tão bom. Gostei muito e nunca mais vou por um lp na maleta
A dica de ouro NÃO EMPRESTE SEUS DISCOS. Até hoje choro quando peguei de volta meu Chega de Saudades importado todo riscado como se um gato tivesse afiado as unhas.
Concordo com tudo que é dito no vídeo. As mancadas sobre os "vinil killers" ocorrem em detrimento dos seguintes acontecimentos : 1) O vinil voltou ao mercado, de maneira elitista, voltado para o público jovem hipster, não para o público predomintante, pessoal que escuta funk ou sertanejo universitário se satisfaz com arquivo mp3, e quando a música sai das paradas de sucesso apaga do Smartphone. 2) Hoje em dia boa parte das pessoas que aderiram ao retorno do vinil são de elite (mais precisamente do rio de janeiro e são paulo) devido a polysom lançar títulos de artistas predominantes da elite brasileira (mpb e rock), a classe hipster que em geral é a classe média compra este material como disse Régis Tadeu por que é "cult", eles não tem experiência no ramo e se deixam se ludibriar por esses pratos produzidos por empresas mercenárias que não querem produzir um produto de qualidade para ter baixa mão de obra e alta produtividade. São vendidos em preços acessíveis até se encontra em supermercados de grandes centros de varejo (os extras da vida). Esse pessoal leva para o lado pessoal quando a pessoa sincera diz que aquilo é uma porcaria, acabam criando laço sentimental com o produto. Esses toca discos não tem amplificação então para dar um som satisfatório eles pressionam demais o atrito, levando a desgaste. 3) Um canal americano fez uma comparação de dois toca discos sem contrapeso, um vintage dos anos 70 e outra crosley, réplica do modelo, o vintage tocou suavemente, o crosley rachou os sulcos do disco na primeira tocada. O problema maior não é a ausência do contrapeso mas a predefinição vindo da fábrica, algo que é deixado de lado pra variar de praxe dessas pseudo marcas de toca discos.
Cara, adoro seus vídeos! Virou um vício te assistir e até este vídeo eu nem era inscrito, mesmo assim já assistia uns 3 videos seus todo dia! kkkk Parabéns pelo canal, pelo jeito bacana que vc faz os vídeos e pelo conteúdo, claro! Obs: Não sou colecionador, sou só um "Zé Ninguém" que curte um som e o bom e velho bolachão! haha Abração e fique com Deus!
ótimo trabalho, me diverti muito na parte das moedas ... ha muito tempo quando trabalhava em rádio ... como sonoplasta, colocavamos moedas para as faixas mais tocadas não pularem ..... abraço.
Parabéns pelo canal Rodrigo! Entrei no mundo do vinil em 2015 com 13 anos de idade e já conheci muita coisa boa com discos que ganhei, ou comprei barato, Alphaville, Plebe Rude, Duran Duran e outros são exemplo disso, posso dizer que meu repertório de discos triplicou nos meus 3 anos de coleção!
tive um cce 4x1 em 1992 e usei ele muito tempo sem troca de agulha por ignorancia, comprava discos em sebos e não lavava e no final a agulha ficava cheia de teia, a agulha comia os sulcos.... aí aprendi que deveria trocar agulha, limpar o vinil e os om desse cce era expetacular... não diria que era 100% mas era maravilhoso pra mim, adorava...
Vou comprar um pincel pra tirar sujeira, lavar os discos usados, ir atrás de plásticos novos, entre outros cuidados aí. Pelo menos metade desses aí eu já cometi desde 2012, que tenho toca discos no quarto e rodo por sebos. Nasci já na época do CD e curto mais eles, mas tenho vinil também e um Gradiente que ficava no meu avô. Meu pai montou e me mostrou como põe mas só to olhando cuidados de preservat recentemente que ele trocou a correia e voltou a funcionar. É bem mais complexo que o CDzinho hahahaha. Muito obrigado pelas dicas!!
Tenho 3 aparelhos com toca discos. Um prestige modular da gradiente que uso uma cápsula/agulha GC-22e, um philips Af-293 com um pré instalado que uso uma Axxis II (gostaria da III para cima, mas está difícil de encontrar) que ligo na entrada auxiliar de um Micro System mais moderno e um 4X1 Gradiente Avanti at-80 dos anos 90 que usa a agulha mini eps-41. Resumo: GC-22e: simplesmente fantástico, não dá vontade de parar de ouvir. Axxis II: som muito bom e agradável aos ouvidos, ótima relação custo/benefício. Mini EPS-41: porcaria de som, dá até raiva quando se coloca um disco a rodar. O aparelho Avanti da Gradiente em si é muito bom, mas só para ouvir rádio e CDs. Com um CD sai um som maravilhoso. Em meados da década de 90 o vinil estava "saindo de moda" e entrando o CD, então os fabricantes, tanto gradiente, sony, philips, CCE e outros não priorizaram o toca discos, colocando conjunto cápsula/agulha barato do tipo cerâmica que é bem inferior em qualidade quando comparados com os conjuntos cápsulas/agulhas tipo magnéticas que vinham nos anos 70 e 80. Abraço.
7 - nem tanto... se tiver a mão bem limpa já ajuda bastante... eu como DJ tocando com discos... não da tempo de lembrar desses cuidados ainda mais para manusear ao colocar no ponto pra soltar e acertar o pitch das músicas... é muita mão nos discos...
Nossa, sobre a dica 1, emprestei 3 discos: Casa das Máquinas (Casa de Rock), Beatles (White) e Som Imaginário (Matança do Porco). Depois de quase 1 ano cobrando o Beatles voltou arranhado e os dois nacionais a irmã da pessoa transformou em bolsa de artesanato. Bicho, fiquei tão puto que nunca mais emprestei nada.
Caramba... Uma vez emprestei meu Sigue Sigue Sputinik para meu primo, resultado? Ele reemprestou pra outro indivíduo. Advinha? Peguei de volta e Joguei no lixo, nem pra artesanato servia.
Por isso que eu nunca empresto nada a ninguém. Quando emprestei livro, voltou amassado e sem os marcadores. Quando emprestei dvds, to esperando até hoje. Eu sempre devolvi as coisas quando emprestava de alguém, às vezes ainda consertava o que tava soltando ou sujo.
Comprei um som vintage em 2019 pq queria voltar a colecionar e ouvir discos de vinil. Em 2020 eu comprei umas caixa subwoofer pra "dar um grau" no som. Pra ouvir cd até que melhorou um pouco... mas vinil não teve jeito,pq o som continuava bem fraco. Sem contar que quando eu aumentava o som,por ser o aparelho muito leve, o disco pulava. No último dia 30 adquiri um som com a ajuda do meu amigo Marcelo. Quanta diferença!!!!
Nos anos 90 eu emprestei um LP (o primeiro do Gabriel Pensador) a um colega e quando peguei de volta alguns dias depois, veio sem o encarte interno (que ele alegou que não tinha ido junto) e o Lp veio com riscos que não tinha antes. Descobri depois que ele riscava os disco de propósito.
Não é querer me gabar, mas nunca cometi nenhuma destas mancadas, graças a Deus. Mas agradeço também a minha mãe por ter me ensinado desde pequeno este cuidado e respeito pela aparelhagem, pelos LPs. Rodrigo esta postagem foi preciosa, pois cansei de alertar amigos que sempre cometiam alguns destes erros e me chamavam de neurótico e agora quando eu estiver diante destas situações vou logo mostrar o seu vídeo. Não estarei mais sozinho na minha neura!!!! kkk
Um set com Receiver S106/ M 1300, ou um amplificador M 160 (ambos da Gradiente) casados com um TD Technics SL2900 ou mesmo um Gradiente D40, não fere a carteira como um Raveo; e proporcionará uma experiência muito superior. Comprem um par de caixas usadas de boa qualidade ,ou mesmo novas ( a JBL C621 é uma boa opção) e todo set pode não chegar aos 2 mil. Agora, systens como os da linha LBT da Sony ( principalmente os 495/ 555) são bem interessantes e podem ser adquiridos, em bom estado , por menos de 1 mil. Outro que eu tive e era excelente foi o Sanyo ATR 10D: toca discos excelente(tinha até estrobo), caixas espetaculares( com ótimo divisor de frequencias)e um som muito equilibrado. E o lendário Aiko micro system não pode ser esquecido: basta comprar um bom Toca discos e um adaptador para cabo DIN, ligar na ferinha, relaxar e gozar!
Gostei imenso do vídeo. Concordo perfeitamente com a última dica:"Quem não arrisca não petisca"... é um ditado usado em Portugal, desconheço se ai tb. Tenho conhecido bandas soberbas q me eram desconhecidas dessa forma. Tb não estou preso a um género:tanto oiço Slayer e ainda mais pesado como oiço Earth Wind & Fire...
Já que vc tocou no assunto. O que vc faz nas situações de discos arranhados, naqueles caso de a agulha pular ou ficar voltando em looping? Há alguma solução ou reparo para o disco? O que fazer nessa situação? Abraço!
Há algumas técnicas mirabolantes na Internet que prometem tirar os riscos. Não comprovei a eficiência de nenhuma. Quando eu pego disco arranhado busco encontrar um nova cópia.
Como substituir a moeda que resolve a questão dos pulos? Porque se tirar , pula por qualquer coisa. E o braço não tem regulagem de peso. Óbvio que entendo o quão danoso é, mas se tirar não tem condições de ouvir, já que pula a toa. Vlw
Nessa da mancada bônus, tenho uma sugestão : a pessoa pode ouvir em mp3 ou streaming de forma gratuita, algum trabalho desconhecido, pra conhecer. Se gostar, aí vale comprar em versão física. Eu faço dessa forma.
Eu ja vi varios desses novos vintage .. achei bonito até , mas nao gosto do braço da agulha , muito sensivel e as cápsulas esquisitas e tbm não tem o regulador se peso no braço né mEu filho tenho um par de Gradiente D40 com pitch ... há uns 26 anos .. .. ele gosta dele ...o que vc acha dele ??
Olá, tenho uma pergunta a fazer: o meu toca discos é da marca audio technica, recentemente comprei um tapete emborrachado do prato para substituir o feltro, com isso a altura do nivel do braço ficou inclinado, isso pode prejudicar?
Cara, eu já usei uma maletinha dessas e agora estou com um aiwa td 997. É um toca discos bem como vc falou todo de plástico dos anos 90. Soa MUITO melhor que a maletinha e me custou apenas 100 reais enquanto a maletinha me custou 300
Boa noite cara, coleciono discos há muitos anos mas confesso que não sou muito entendida de toca Discos. Tenho um Pioneer que foi herdado, muito antigo e funciona muito bem. Não troco ele, mas no momento estou morando em uma república e tive que deixar na casa dos meus pais pois o conjunto todo toma muito espaço. Queria encontrar um de qualidade com o auto falante embutido, pois realmente não tenho espaço agora. Será que existe? Não Iigo tanto para a qualidade do áudio já que seria só pra eu ouvir enquanto estou sem o outro, só não queria que estragasse meus discos. Alguma dica?
Olá Rebecca! Eu não conheço nenhum toca-discos com autofalante embutido que preste (o próprio conceito já é problemático). Praticamente todos são destruidores de discos. Como o teu espaço é pequeno e a qualidade do áudio não é uma prioridade, recomendo o toca-disco Audio Technica LP60 e um par de caixas ativas do tipo "bookshelf", como as Edifier, JBL ou Klipsch. Abraço!
Olá Djalma! É difícil falar em melhores marcas, porém a maioria delas é importada e de custo elevadíssimo. Para começar a ouvir vinil, uma dica é apostar nas marcas conhecidas, como Gradiente, Polyvox, Sony, Philips... Abraço!
@@dylancarvalho4993 acho não foi isso que ele quis dizer, e sim coleção virar acumulação, mas isso vale pra todos. Vale pra eu, que coleciono mangás e tenho que me policiar e colecionar quadrinhos que fazem sentido pra mim. Love Hina mesmo, eu amava enquanto adolescente, mas com o tempo, não gosto mais, então eu venderia. Isso é só um exemplo e é uma exceção, pois tudo que tenho na coleção eu leio e gosto.
Como sempre um excelente video com muita dica boa ,principalmente em ralação aos TD eu vejo pessoas postando discos caríssimos, sem exagero alguns tão caro como um aparelho e cmo equipamento de péssima qualidade ,não sou de ficar criticando quero acreditar que é por falta de informação da até pena dos discos .Foi um excelente videio informativo .Abraço
Obrigado amigão! Eu também acredito que seja por conta da falta de informações, por isso é que me motivei a fazer esse vídeo, espero ter contribuído! Abração!
oi, existe alguma vitrola de maleta boa ou se essas maletas são mesmo condenadas? e queria saber tambem se trocar a agulha por uma de qualidade corrigiria o problema dos discos arranhados e detonados. ah amei o video parabens
Olá Jordana! Não conheço nenhuma que tenha boa qualidade de áudio ou que não destrua os discos... Trocar a agulha pode fazer a qualidade do som melhorar um pouco, porém não resolveria o problema da destruição dos discos, pois nesse caso o que conta é o peso (tracking force) que é aplicado aos discos e esse continuaria sendo alto mesmo trocando a agulha.
Muito bom esse vídeo! Valeu tiozão eu vi esse vídeo a tempo, eu estava pensando em comprar um crosley, e essa mancada bônus não cometo, pois adoro samba e minha coleção o que impera é o gênero, mas minha coleção tem de tudo desde de discos de lambadas, rock, carimbó e etc até disco de umbanda kkkkkkkk
buenas ,, tive dezenas de aparelhos ,, pois compro e revendo ,,, comprei uma maletinha e realmente ela bota um pesso na agulha de 7 gramas ,, corrigi com um contrapesso deichando com 3.5 ,, ficou otima ,,onita ,barata ,, e som razuavel pra quem ta comecando recomendo ,, so corrigir o contrapesso...
Uau!! É muito tempo!! Caso vc use o aparelho regularmente, recomendo a troca imediatamente. Procure uma reposição que seja compatível com a sua cápsula. Faça uma pesquisa na Internet pra saber quais são os modelos que vão funcionar no seu aparelho.
O dedo sua, se soasse produziria som. Desculpa comentar algo tao insignificante assim, é que me chamou de mais a atenção, precisei ate voltar o video depois dessa pq fiquei dando risada sozinha. To gostando de mais do canal, viu?! Gracias por compartilhar ❤🔥
Olá boa noite amigo , gostaria de uma informação tenho um Toca Discos Technics Sl 3200 com a capsula no modelo technics quais as marcas de agulhas que serve para esse capsula do toca disco ???
Coleciono discos há 15 anos, porém, 9 desses 15 foram cometendo esses pecados. Vergonha define. O único daí que nunca cometi foi o de emprestar discos. Até hoje não empresto. Mas o resto hahahaha. Até hoje cometo o de não trocar plástico hahahah
Um grande problema, pelo menos para mim, é sobre a vida útil da agulha. Embora as agulhas venham com um tempo pré determinado, como voce controla quanto tempo já a utilizou? A resposta poderia ser uma média de 45 minutos, vezes a quantidade de lps ouvidos em determinado período, mas isso não resolve, pois em algum momento ou algum disco poderá ter danificado a agulha. E ai o que fazer? Comprar outra agulha (que são relativamente caras), e jogar a atual (que não sei se ainda esta ok)?
Tiozão tenho por enquanto uma philips 547, vc já me aconselhou a fazer um up grade, pela falta de recursos dela e tudo mais, mas vc considera esses equipamento setentista um vinil killer, como tenho mais de trezentos lps eu fico mais de um sem ouvir cada um deles.
Bruno, é um aparelho de entrada modesto. Pontos positivos: agulha magnética com boa fidelidade, pré-amplificador embutido, material de fabricação de qualidade razoável, entrada usb para digitalizar as músicas. Pontos negativos: não possui regulagem de contrapeso e atiskating, se não me engano aplica peso de 3,5 gramas sobre o disco (não chega a ser um "vinyl Killer", mas vai no limite de peso!) e custa a partir de R$ 900,00. Eu não acho que é uma boa relação custo/benefício, ou seja, é muito cara pelo que oferece. Nesse valor vc pode conseguir um toca-discos usado excelente, como por exemplo uma Gradiente DD1 ou DD100q ou DD200q, ou até mesmo uma Marantz, que são muito superiores a essa da Audio Technica. Espero ter ajudado.
Rodrigo, apanhei um TD Technics muito massa, 100% japones, porém o gabinete de TNRC (plástico não ressonante) está descascando, como se fosse umas micro bolhas ou feridas. Tu tem idéia de como posso fazer pra pinta-lo?
Oie amigo, beleza? Sou Dj porém tenho 1 ano de toca-disco e eu acho mas prático usar os disco que toco sem plásticos, porém abro uma exceção para alguns álbuns que é da coleção e deixo com o plástico.... Poderia me dar algumas dicas ?
Olá, a Pick up Garrard Gradiente SB 50 com cápsula Pickering e agulha V15 made in Japan, é uma boa pedida pra ouvir os LPs como hobby? Tem alguma dica de como regular? O antiskating dela é onde?
Eu uso uma dupla face limpa para remover sujeira da agulha com o prato parado eu abro a dupla face nova e solto a agulha em cima quando eu levanto toda a sujeira fica colada na dupla face
O peso do braço vai depender da agulha e da capsula que o usuário queira instalar. No PLX500 com capsula original vai de 3 a 4 gramas, eu diria que 3,5 está de bom tamanho. Para limpar a agulha basta um pincel pequeno feminino de maquiagem preferencialmente molhado com álcool usando sempre no sentido da rotação do vinil, nunca o contrário! Nunca "lave" o vinil com alcool, lave com agua potavel e detergente neutro com glicerina, depois deixe escorrer no escorredor dos pratos, depois de 10 minutos ja está totalmente seco sem precisar passar nada. Pode molhar o selo desde que nao esfregue o mesmo. Alcool serve apenas para um leve asseio se tiver pouco mofo, o alcool resseca muito o vinil, por isso o detergente com glicerina é melhor. Caso o plástico interno esteja contaminado com mofo substitua por um novo, se não puder higienize o plastico borrifando alcool passando depois uma flanela de microfibra sem deixar nenhum resquicio de mofo. Agora vai uma dica preciosa: Se quiser diminuir ainda mais os estalidos passe lustra móveis brilho seco, pois o silicone ali contido irá diminuir consideravelmente o atrito da agulha com o sulco.
Sobre limpar a agulha. Um pincel macio seco já é o suficiente? Pois ja vi pessoas limpando usando uma pequena quantidade de detergente de coco diluido em agua, usando um pincel como esse ai ou pincel de vidro de esmalte de unha!! Qual seria melhor?
Em geral, basta um pincel seco. Pode ser de esmalte de unha, de maquiagem ou de aquarela, o importante é ele ser macio. Usar químicos ou água acho temerário. No máximo álcool isopropílico, como disse o Carlos. Abraço!!
Tudo bem! Agradeço e concordo com as dicas, mas quer queira quer não, por enquanto as maletas vitrolas são o que existe de mais acessível. Seria legal que as marcas voltassem a fabricar toca discos de qualidade razoável e vender nas lojas a preços igualmemte razoáveis. Mas massa! Comecei por uma maleta mas já estudo a troca!
Apesar das maletinhas serem opções mais baratas (se vc estiver se referindo a aparelhos novos, pois há vários usados que são mais baratos que elas), elas acabam sendo um grande prejuízo, pois boa parte dos seus vinis precisarão ser recomprados quando vc trocar de aparelho.
Então tiozão o meu aparelho está super conservado duas cds grandes original o material do aparelho parece um plástico não sei dizer o material não vendo por nada . só me passe uma dica sobre a antena para pegar todas as estações de rádio ok obrigado
Dedo na agulha,..quem nunca hehehehe,...eu uso a anos meu Garrard 6300 que comprei a uns 15 anos atrás por uns R$30,00,..mas atualmente fiz um ugrade e estou usando um Tecnics,outro esquema de uso, muito mais profissional..mas o que disse no vídeo é verdade, com pouca grana e muita vontade, se compra ainda hoje alguns aparelhos de ótima qualidade, só procurar hehehe Ótimo vídeo!!!😀😀😀
Excelente vídeo. Já cometi muitas mancadas. Me ajude numa questão se possível. Tenho um aparelho Ds20 da Gradiente. Estou usando uma Ortofom om 5s. TEnho percebido distorções nas últimas faixas. No primeiro mês a agulha não apresentava, porém com o uso foi aumentando a perda de qualidade ao final dos discos. (quase todos, depende da faixa e da aplitude é claro, mas é observável a deterioração do som) . OBS: anti skating ajustado, contrapeso correto e agulha gabaritada. Seria um problema do braço da própria pick up gradiente ds20 que não é lá essas coisas?
Uma possibilidade é os discos já estarem deteriorados por algum mau uso passado, e como a sua agulha tem uma boa captação, então ela ressalta o problema.
Fico me questionando se seria o aparelho não ser muito bom por natureza. Todos os discos, mesmos novos, recém deslacrados. Percebo essa distorção, uma perda de qualidade mesmo em relação às primeiras faixas. Vejo pouquíssimo disso sendo falado em fóruns no Brasil. Em fóruns "lá fora" o assunto é mais comummente abordados, porém não citam esses modelos de aparelhos que temos aqui, aí fico sem entender o que pode ser.
A minha maior tristeza, é quando eu estava olhando alguns discos meus e quando dei uma olhada no meu disco de goma de laca do elvis , ele somplesmente estava partido dentro da capa, sendo que meses antes estava intacto, infelizmente o fim dele vai ser a parede mesmo
Boa tarde! No meu caso eu tenho um turntable 3 em 1 que não possui regulação no peso do braço etc. E acaba a agulha pulando em determinadas fissuras do disco (onde não ocorre em outros aparelhos corretamente regulados). Mesmo assim ainda é ruim utilizar algum tipo de peso "alternativo" como uma moeda?
Dai vc compra uma maleta e ela chega, hora de aprender mais... No primeiro vídeo que você acha... NÃO COMPRE MALETINHA
Eu escapei por pouco dessa kkk
Tenho um Gradiente herdado do meu pai, de 1989, e não troco por nenhum dos moderninhos vintage. Ele é guerreiro! Já passou por milhares de manutenções e trocas de peças (maioria correia) mas tá lá, firme e forte e com um som maravilhoso!
Foi nessa de comprar coisas que eu ainda não conhecia que comprei, láaa em 1998, uns álbuns da banda que se tornaria uma das minhas favoritas até hoje: A-ha. O álbum era o Stay On These Roads
Estou com vergonha de admitir, mas eu escuto meus 200 LPs em uma "maletinha", sim, depois de ver este vídeo fiquei com vergonha de ter comprado uma, mas estou tão feliz em poder voltar a ouvir meus LPs que estavam guardados a mais ou menos uns 30 anos que agora é só alegria, mesmo passando vergonha em admitir que sou um péssimo colecionador que não soube investir em um aparelho de Vinil de qualidade.
Não diga isso amigo! Não há motivos para ter vergonha e nem de se considerar um péssimo colecionador! Aos poucos a gente vai adquirindo conhecimentos e melhorando, faz parte do negócio. Porém, para que sua coleção seja preservada e dure por muitos anos, sugiro que vc considere adquirir no futuro um outro toca-discos se possível.
Abraço!
@@TiozaodoVinil eh verdade viu
Amigo, meu primeiro carro foi um uno Mille 94 que mais passava na oficina do que comigo, mas me levou para muitos lugares e me proporcionou momentos muito felizes, foi extremamente útil no meu trabalho e até viajar com ele eu fui. Hj tenho um carro bem melhor que me oferece mais conforto e qualidade.
Penso assim com aparelhos tbm. Eu tbm comprei um toca discos estilo maletinha, pq é oque eu consegui comprar... Não achei equipamentos bons com preço acessível, e os que encontrei, eu gastaria o dobro para mandar regular, trocar agulha, cápsula e afins. Então achei que a melhor opção é a maletinha mesmo (entenda, hj eu ouço música no celular, então o som das caixinhas da maleta é bem melhor do que do celular kkkk). Se colocar umas caixas de som boas nela, melhora muito a qualidade do som.
Quando for possível, pretendo trocar por um som melhor, tal qual fiz com o carro. Então, bora curtir nossos lps sem culpa.
Olá! Também tenho maletinha e para que o peso do braço não estrague tanto os discos eu colei umas moedas como contrapeso nele. Ficou bom demais. Volta e meia vejo outras opções de toca discos, mas realmente os preços são bem salgados pra mim. Enfim, tenta fazer isso na sua maletinha também que de repente já dá uma boa ajuda. Quanto a qualidade do som não temos muito pra onde correr com os alto falantes dela que são mais fraquinhos mesmo, mas também nunca tentei plugar outras caixas melhores pra ver. E pra finalizar, assim como você eu estou bem feliz em poder voltar a escutar os discos. Minha coleção é pequeno (uns 40), mas bem diversificada. O som do vinil me deixa feliz! Hahhaha. Abraço!
Eu também estou ouvindo minha coleção na maletinha. Tenho uns mil e quinhentos discos e não ligo se estragarem. Quando eu morrer vão jogar no lixo mesmo. Estavam parados a uns 10 anos. Cansei de comprar toca-discos velhos que estavam sempre pifando.
Show tiozão! Quem é colecionador já fez e passou por tudo isso, mas a mancada bônus é a mais foda, eu não saia da casa do heavy metal até escutar "Thick as a brick" do jethro tull...minha cabeça fez "bum", hoje me considero apreciador da boa música e grato por ter ouvido Milton Nascimento, abraço tiozão abraço amigos vinilzeiros.
Caramba. Eu ja meti o dedo na agulha, cara. Meu atlp60 novinho. Ainda bem que sempre lavo as mãos antes de ouvir os discos.
Essa informação bonus é o tipo de coisa que o colecionador cedo ou tarde vai se deparar. Você tá lá no meio do garimpo, olha a capa... olha o preço e diz "Não tenho nada a perder!" Já me diverti muito assim!!
Olá, também concordo. Tem muita coisa boa no anonimato.
"Existe o grande risco de você emprestar e nunca mais voltar"... só quem já emprestou sabe o poder dessa afirmação, rsrs.
Ótimo vídeo!
Desculpa o "trocadilho", mas não sei o que é pior... Nunca mais voltar, ou voltar com grandes riscos!!! Infelizmente já tive essa experiência... pior de tudo foi a resposta de que é normal vinil riscar!!! Nunca mais emprestei vinil pra ninguém...
Meu avô tem um 3 em 1 velho, mandou pro conserto... Agora vou começar minha coleção, obrigado pelo vídeo Tiozão do Vinil! Vc ajudou muito, cara!!!
Olá Tiozão....já tirei muito risco de vinil colocando moeda na shell....quando tinha um 2x1 da marca ´´Fran´´´capsula ceramica ainda kkkk,,,,,,conseguia uns lps que tavam meio baleados
Lá no início já devo ter feito muitas dessas mancadinhas, mas sempre fui muito cuidadoso com meus discos, embora na época (anos 70) eu emprestava discos. Quanto à rotação 78, me lembro que meus aparelhos antigos tinham duas agulhas na mesma base. Era só virar de lado . Um lado era escrito M e do outro N.
Sim, se não me engano o nome dessas agulhas é "meia-asa".
Comecei a coleção agora e esse vídeo ajudou demais. Valeu por compartilhar conhecimento.
Eu só empresto meus discos para os meus amigos que são tão obcecados como eu ..
Eu usei uma crosley por motivos de: “falta de conhecimento”. Depois de encontrar seu canal e ouvir essas verdades eu tomei um baita susto e adquiri na mesma semana um aparelho melhor, o que deu pra comprar foi um áudio technical lp60 e quando ouvi o som, rapaz, que som lindo! Não tem nada haver com o som frustrante da maletinha!
Não tem nem comparação! Parabéns pela iniciativa! Fico feliz em ajudar, amigo.
Abração!!
Até meu aiwa td 997 tem um som muito superior ao dessas maletinhas. E inclusive me surpreendeu por ser cápsula cerâmica e ter um som tão bom. Gostei muito e nunca mais vou por um lp na maleta
A dica de ouro NÃO EMPRESTE SEUS DISCOS.
Até hoje choro quando peguei de volta meu Chega de Saudades importado todo riscado como se um gato tivesse afiado as unhas.
O pessoal fica meio chateado quando a gente se nega a emprestar, mas não tem jeito, emprestar discos é uma grande mancada!
Abraços!!
Quem EMPRESTA não PRESTA, tem seus discos danificados, capas rasgadas, se você reclama e ainda ganha um inimigo...
pqp cara... melhor album! eu choraria meses!
Hoje em dia não tem mais isto, antes era MUITO frequente
já me torei nessa de emprestar, além de perder discos
Confissão: já fiz tudo isso em épocas passadas! rsrs Vivendo e aprendendo!
Eu tb! rsrs Vivendo e aprendendo!!
Abraço amigo!!
Concordo com tudo que é dito no vídeo. As mancadas sobre os "vinil killers" ocorrem em detrimento dos seguintes acontecimentos : 1) O vinil voltou ao mercado, de maneira elitista, voltado para o público jovem hipster, não para o público predomintante, pessoal que escuta funk ou sertanejo universitário se satisfaz com arquivo mp3, e quando a música sai das paradas de sucesso apaga do Smartphone. 2) Hoje em dia boa parte das pessoas que aderiram ao retorno do vinil são de elite (mais precisamente do rio de janeiro e são paulo) devido a polysom lançar títulos de artistas predominantes da elite brasileira (mpb e rock), a classe hipster que em geral é a classe média compra este material como disse Régis Tadeu por que é "cult", eles não tem experiência no ramo e se deixam se ludibriar por esses pratos produzidos por empresas mercenárias que não querem produzir um produto de qualidade para ter baixa mão de obra e alta produtividade. São vendidos em preços acessíveis até se encontra em supermercados de grandes centros de varejo (os extras da vida). Esse pessoal leva para o lado pessoal quando a pessoa sincera diz que aquilo é uma porcaria, acabam criando laço sentimental com o produto. Esses toca discos não tem amplificação então para dar um som satisfatório eles pressionam demais o atrito, levando a desgaste. 3) Um canal americano fez uma comparação de dois toca discos sem contrapeso, um vintage dos anos 70 e outra crosley, réplica do modelo, o vintage tocou suavemente, o crosley rachou os sulcos do disco na primeira tocada. O problema maior não é a ausência do contrapeso mas a predefinição vindo da fábrica, algo que é deixado de lado pra variar de praxe dessas pseudo marcas de toca discos.
Obrigado pela análise, amigo! Não sei se concordo com tudo. Vou refletir sobre o que vc disse. Abração!!
Cara, adoro seus vídeos! Virou um vício te assistir e até este vídeo eu nem era inscrito, mesmo assim já assistia uns 3 videos seus todo dia! kkkk Parabéns pelo canal, pelo jeito bacana que vc faz os vídeos e pelo conteúdo, claro! Obs: Não sou colecionador, sou só um "Zé Ninguém" que curte um som e o bom e velho bolachão! haha Abração e fique com Deus!
Bem-vindo ao canal, Luiz!!
ótimo trabalho, me diverti muito na parte das moedas ... ha muito tempo quando trabalhava em rádio ... como sonoplasta, colocavamos moedas para as faixas mais tocadas não pularem ..... abraço.
Parabéns pelo canal Rodrigo! Entrei no mundo do vinil em 2015 com 13 anos de idade e já conheci muita coisa boa com discos que ganhei, ou comprei barato, Alphaville, Plebe Rude, Duran Duran e outros são exemplo disso, posso dizer que meu repertório de discos triplicou nos meus 3 anos de coleção!
Que legal Gabriel!! Colecionar discos é um grande barato!! Tamo junto!!
Já era fã do canal, mas nessa você se superou, Tiozão. Meu vídeo favorito! Conteúdo importante e divertido do início ao fim, hahaha.
tive um cce 4x1 em 1992 e usei ele muito tempo sem troca de agulha por ignorancia, comprava discos em sebos e não lavava e no final a agulha ficava cheia de teia, a agulha comia os sulcos.... aí aprendi que deveria trocar agulha, limpar o vinil e os om desse cce era expetacular... não diria que era 100% mas era maravilhoso pra mim, adorava...
Vou comprar um pincel pra tirar sujeira, lavar os discos usados, ir atrás de plásticos novos, entre outros cuidados aí. Pelo menos metade desses aí eu já cometi desde 2012, que tenho toca discos no quarto e rodo por sebos.
Nasci já na época do CD e curto mais eles, mas tenho vinil também e um Gradiente que ficava no meu avô. Meu pai montou e me mostrou como põe mas só to olhando cuidados de preservat recentemente que ele trocou a correia e voltou a funcionar. É bem mais complexo que o CDzinho hahahaha.
Muito obrigado pelas dicas!!
Tenho 3 aparelhos com toca discos. Um prestige modular da gradiente que uso uma cápsula/agulha GC-22e, um philips Af-293 com um pré instalado que uso uma Axxis II (gostaria da III para cima, mas está difícil de encontrar) que ligo na entrada auxiliar de um Micro System mais moderno e um 4X1 Gradiente Avanti at-80 dos anos 90 que usa a agulha mini eps-41. Resumo: GC-22e: simplesmente fantástico, não dá vontade de parar de ouvir. Axxis II: som muito bom e agradável aos ouvidos, ótima relação custo/benefício. Mini EPS-41: porcaria de som, dá até raiva quando se coloca um disco a rodar. O aparelho Avanti da Gradiente em si é muito bom, mas só para ouvir rádio e CDs. Com um CD sai um som maravilhoso. Em meados da década de 90 o vinil estava "saindo de moda" e entrando o CD, então os fabricantes, tanto gradiente, sony, philips, CCE e outros não priorizaram o toca discos, colocando conjunto cápsula/agulha barato do tipo cerâmica que é bem inferior em qualidade quando comparados com os conjuntos cápsulas/agulhas tipo magnéticas que vinham nos anos 70 e 80. Abraço.
7 - nem tanto... se tiver a mão bem limpa já ajuda bastante... eu como DJ tocando com discos... não da tempo de lembrar desses cuidados ainda mais para manusear ao colocar no ponto pra soltar e acertar o pitch das músicas... é muita mão nos discos...
Excelente..Curto e coleciono discos de Rock desde 95..Hj tô ouvindo e descobrindo Jazz..MPB..
Obrigado! Registro o agradecimento pelo compartilhamento de informações valiosas para leigos, como eu. Parabéns pelo trabalho.
Nossa, sobre a dica 1, emprestei 3 discos: Casa das Máquinas (Casa de Rock), Beatles (White) e Som Imaginário (Matança do Porco).
Depois de quase 1 ano cobrando o Beatles voltou arranhado e os dois nacionais a irmã da pessoa transformou em bolsa de artesanato. Bicho, fiquei tão puto que nunca mais emprestei nada.
Caramba...
Uma vez emprestei meu Sigue Sigue Sputinik para meu primo, resultado? Ele reemprestou pra outro indivíduo. Advinha? Peguei de volta e Joguei no lixo, nem pra artesanato servia.
Lĺlĺôíôíiiķó02
Por isso que eu nunca empresto nada a ninguém. Quando emprestei livro, voltou amassado e sem os marcadores. Quando emprestei dvds, to esperando até hoje.
Eu sempre devolvi as coisas quando emprestava de alguém, às vezes ainda consertava o que tava soltando ou sujo.
Parabéns pelo vídeo...
Gostei!!!
Tenho visto seus vídeos...virei fã!
Comprei um som vintage em 2019 pq queria voltar a colecionar e ouvir discos de vinil. Em 2020 eu comprei umas caixa subwoofer pra "dar um grau" no som. Pra ouvir cd até que melhorou um pouco... mas vinil não teve jeito,pq o som continuava bem fraco. Sem contar que quando eu aumentava o som,por ser o aparelho muito leve, o disco pulava. No último dia 30 adquiri um som com a ajuda do meu amigo Marcelo. Quanta diferença!!!!
Nos anos 90 eu emprestei um LP (o primeiro do Gabriel Pensador) a um colega e quando peguei de volta alguns dias depois, veio sem o encarte interno (que ele alegou que não tinha ido junto) e o Lp veio com riscos que não tinha antes. Descobri depois que ele riscava os disco de propósito.
Não é querer me gabar, mas nunca cometi nenhuma destas mancadas, graças a Deus. Mas agradeço também a minha mãe por ter me ensinado desde pequeno este cuidado e respeito pela aparelhagem, pelos LPs. Rodrigo esta postagem foi preciosa, pois cansei de alertar amigos que sempre cometiam alguns destes erros e me chamavam de neurótico e agora quando eu estiver diante destas situações vou logo mostrar o seu vídeo. Não estarei mais sozinho na minha neura!!!! kkk
Eu já não tive a mesma sorte, cometi quase todas essas mancadas, inclusive tive um vinyl killer, rsrs
Obrigado por compartilhar o vídeo! Abraços!!
Um set com Receiver S106/ M 1300, ou um amplificador M 160 (ambos da Gradiente) casados com um TD Technics SL2900 ou mesmo um Gradiente D40, não fere a carteira como um Raveo; e proporcionará uma experiência muito superior. Comprem um par de caixas usadas de boa qualidade ,ou mesmo novas ( a JBL C621 é uma boa opção) e todo set pode não chegar aos 2 mil. Agora, systens como os da linha LBT da Sony ( principalmente os 495/ 555) são bem interessantes e podem ser adquiridos, em bom estado , por menos de 1 mil. Outro que eu tive e era excelente foi o Sanyo ATR 10D: toca discos excelente(tinha até estrobo), caixas espetaculares( com ótimo divisor de frequencias)e um som muito equilibrado. E o lendário Aiko micro system não pode ser esquecido: basta comprar um bom Toca discos e um adaptador para cabo DIN, ligar na ferinha, relaxar e gozar!
Tá bom tio, não precisa ficar bravo calma
Gostei imenso do vídeo. Concordo perfeitamente com a última dica:"Quem não arrisca não petisca"... é um ditado usado em Portugal, desconheço se ai tb. Tenho conhecido bandas soberbas q me eram desconhecidas dessa forma. Tb não estou preso a um género:tanto oiço Slayer e ainda mais pesado como oiço Earth Wind & Fire...
Boa Rodrigo!
Endosso tudo que você disse!
Show de bola!
Valeu pelo apoio amigão!!
Muito obrigado novamente. Bicho, eu também tenho Jean Michel Jarre e Metallica.
Já que vc tocou no assunto. O que vc faz nas situações de discos arranhados, naqueles caso de a agulha pular ou ficar voltando em looping? Há alguma solução ou reparo para o disco? O que fazer nessa situação? Abraço!
Há algumas técnicas mirabolantes na Internet que prometem tirar os riscos. Não comprovei a eficiência de nenhuma. Quando eu pego disco arranhado busco encontrar um nova cópia.
MELHOR VÍDEO SOBRE VINIL. COLECIONO DISCOS (VINIL) HÁ MAIS DE 50 ANOS E LHE DIGO: VOCÊ ESTÁ COBERTO DE RAZÃO.
Muito obrigado, amigo!
Como substituir a moeda que resolve a questão dos pulos? Porque se tirar , pula por qualquer coisa. E o braço não tem regulagem de peso.
Óbvio que entendo o quão danoso é, mas se tirar não tem condições de ouvir, já que pula a toa.
Vlw
Boas dicas, como sempre! Eu acho bom lavar os discos novos também. Pois muitas vezes há pequenos resíduos de material plástico.
Obrigado pela orientação! Passarei a lavar os novos também!!
Mancada bônus: muito boa. Já faz um tempo que saí da casinha só do Rock. Conclusão: há muita, mas muita música boa por aí.
Eu ainda cometo essa mancada kkk
Nessa da mancada bônus, tenho uma sugestão : a pessoa pode ouvir em mp3 ou streaming de forma gratuita, algum trabalho desconhecido, pra conhecer. Se gostar, aí vale comprar em versão física. Eu faço dessa forma.
Eu comprei uma malinha, mas adaptei um contrapeso, consegui reduzir a pressão pra 3g 👌
Grande risco de dar skating e riscar seus discos...
Qual melhor agulha pro toca disco Pionner PLX - 500, a Ortofon 2 M red ou a concorde?
Parabéns! Muito boa a matéria! Eu vivo alertando os novos e velhos ouvintes do vinil sobre esses fatos😎
A dica bônus fechou com chave de ouro! Descobrir que gosta de outros estilos é dar um presente pra vc mesmo!
Caramba, vou ter que jogar me sonneto fora então?
Ou existem modificações que eu possa fazer para melhorar minha "maletinha"? É tudo que eu tenho
Fiz um vídeo sobre isso recentemente, confere lá!
Eu ja vi varios desses novos vintage .. achei bonito até , mas nao gosto do braço da agulha , muito sensivel e as cápsulas esquisitas e tbm não tem o regulador se peso no braço né mEu filho tenho um par de Gradiente D40 com pitch ... há uns 26 anos .. .. ele gosta dele ...o que vc acha dele ??
Bom aparelho
Boa dica Rodrigo
Muito bom! Inclusive a dica bônus. Conheci muita coisa nos sebos
Tem agulhas certas para discos 33 45 e 78 rotações; não sabia? Tem esse vídeo?
Outra mancada que eu já vi fazerem é fazer Scratch em toca discos belt drive
Olá, tenho uma pergunta a fazer: o meu toca discos é da marca audio technica, recentemente comprei um tapete emborrachado do prato para substituir o feltro, com isso a altura do nivel do braço ficou inclinado, isso pode prejudicar?
Tenho um Aparelho de marca National, modelo Matrix 4 Channel Stereo System. Onde posso encontrar uma agulha?
Cara, eu já usei uma maletinha dessas e agora estou com um aiwa td 997. É um toca discos bem como vc falou todo de plástico dos anos 90. Soa MUITO melhor que a maletinha e me custou apenas 100 reais enquanto a maletinha me custou 300
Boa noite cara, coleciono discos há muitos anos mas confesso que não sou muito entendida de toca Discos. Tenho um Pioneer que foi herdado, muito antigo e funciona muito bem. Não troco ele, mas no momento estou morando em uma república e tive que deixar na casa dos meus pais pois o conjunto todo toma muito espaço. Queria encontrar um de qualidade com o auto falante embutido, pois realmente não tenho espaço agora. Será que existe? Não Iigo tanto para a qualidade do áudio já que seria só pra eu ouvir enquanto estou sem o outro, só não queria que estragasse meus discos. Alguma dica?
Olá Rebecca! Eu não conheço nenhum toca-discos com autofalante embutido que preste (o próprio conceito já é problemático). Praticamente todos são destruidores de discos. Como o teu espaço é pequeno e a qualidade do áudio não é uma prioridade, recomendo o toca-disco Audio Technica LP60 e um par de caixas ativas do tipo "bookshelf", como as Edifier, JBL ou Klipsch.
Abraço!
otimas dicas tiozão, pra mim a n 1 é :emprestar discos, me arrependo até o ultimo fio de cabelo .abçs
Boa noite eu quero começar uma coleção de vinyl qual é as melhores marcas de vitrolas que existe no mercado e parabéns pelo o seu canal é ótimo
Olá Djalma! É difícil falar em melhores marcas, porém a maioria delas é importada e de custo elevadíssimo. Para começar a ouvir vinil, uma dica é apostar nas marcas conhecidas, como Gradiente, Polyvox, Sony, Philips... Abraço!
@@TiozaodoVinil muito obrigado pela dica cara
Eu achava que esse dica de maletinha e toca discos "modernex" era coisa de chatão, mas não é, realmente faz uma diferença enorme.
Só não deixando o hobby virar paranóia tá bom!!
Se vc chama bom gosto de paranóia , então vc tem que ouvir música ruim no mp3 mesmo
@@dylancarvalho4993 acho não foi isso que ele quis dizer, e sim coleção virar acumulação, mas isso vale pra todos. Vale pra eu, que coleciono mangás e tenho que me policiar e colecionar quadrinhos que fazem sentido pra mim. Love Hina mesmo, eu amava enquanto adolescente, mas com o tempo, não gosto mais, então eu venderia. Isso é só um exemplo e é uma exceção, pois tudo que tenho na coleção eu leio e gosto.
nunca imaginei eu ouvindo gal costa... mas quando ouvi o funky pontos de luz, pirei. Já comprei o vinil dela .
Como sempre um excelente video com muita dica boa ,principalmente em ralação aos TD eu vejo pessoas postando discos caríssimos, sem exagero alguns tão caro como um aparelho e cmo equipamento de péssima qualidade ,não sou de ficar criticando quero acreditar que é por falta de informação da até pena dos discos .Foi um excelente videio informativo .Abraço
Obrigado amigão! Eu também acredito que seja por conta da falta de informações, por isso é que me motivei a fazer esse vídeo, espero ter contribuído!
Abração!
oi, existe alguma vitrola de maleta boa ou se essas maletas são mesmo condenadas? e queria saber tambem se trocar a agulha por uma de qualidade corrigiria o problema dos discos arranhados e detonados. ah amei o video parabens
Olá Jordana! Não conheço nenhuma que tenha boa qualidade de áudio ou que não destrua os discos...
Trocar a agulha pode fazer a qualidade do som melhorar um pouco, porém não resolveria o problema da destruição dos discos, pois nesse caso o que conta é o peso (tracking force) que é aplicado aos discos e esse continuaria sendo alto mesmo trocando a agulha.
Deveria ter outro nome esses aparelhos chineses. Não são toca discos. Tocam discos de vinil, mas não possuem os recursos mínimos de um toca discos.
Muito bom esse vídeo! Valeu tiozão eu vi esse vídeo a tempo, eu estava pensando em comprar um crosley, e essa mancada bônus não cometo, pois adoro samba e minha coleção o que impera é o gênero, mas minha coleção tem de tudo desde de discos de lambadas, rock, carimbó e etc até disco de umbanda kkkkkkkk
Ufa! Que bom que vc não comprou a Crosley!! Parabéns pela sua coleção!
Abraços!!
buenas ,, tive dezenas de aparelhos ,, pois compro e revendo ,,, comprei uma maletinha e realmente ela bota um pesso na agulha de 7 gramas ,, corrigi com um contrapesso deichando com 3.5 ,, ficou otima ,,onita ,barata ,, e som razuavel pra quem ta comecando recomendo ,, so corrigir o contrapesso...
Não troco a agulha do meu gradiente a 29 anos, quando comprei outra, não encaixou legal, a capsula pegava no disco, mesmo sendo original.
Uau!! É muito tempo!! Caso vc use o aparelho regularmente, recomendo a troca imediatamente. Procure uma reposição que seja compatível com a sua cápsula. Faça uma pesquisa na Internet pra saber quais são os modelos que vão funcionar no seu aparelho.
@@TiozaodoVinil Então, na época comprei uma de reposição como sendo a original , e no fim, a capsula resvala do vinil.
Dicas importantes hehehe , ótimo vídeo!
O dedo sua, se soasse produziria som. Desculpa comentar algo tao insignificante assim, é que me chamou de mais a atenção, precisei ate voltar o video depois dessa pq fiquei dando risada sozinha. To gostando de mais do canal, viu?! Gracias por compartilhar ❤🔥
Olá boa noite amigo , gostaria de uma informação tenho um Toca Discos Technics Sl 3200 com a capsula no modelo technics quais as marcas de agulhas que serve para esse capsula do toca disco ???
Coleciono discos há 15 anos, porém, 9 desses 15 foram cometendo esses pecados. Vergonha define. O único daí que nunca cometi foi o de emprestar discos. Até hoje não empresto. Mas o resto hahahaha. Até hoje cometo o de não trocar plástico hahahah
Quem nunca, né? A gente vai aprendendo as coisas com o tempo. Faz parte.
Amigo,o que vc me diz do aparelho da Pioneer PLX 500?
BOM DIA, TENHO UM APARELHO DA GRADIENTE NS-607/457 E ESTOU PRECISANDO DA AGULHA, PODE ME AJUDAR?
Um grande problema, pelo menos para mim, é sobre a vida útil da agulha. Embora as agulhas venham com um tempo pré determinado, como voce controla quanto tempo já a utilizou? A resposta poderia ser uma média de 45 minutos, vezes a quantidade de lps ouvidos em determinado período, mas isso não resolve, pois em algum momento ou algum disco poderá ter danificado a agulha. E ai o que fazer? Comprar outra agulha (que são relativamente caras), e jogar a atual (que não sei se ainda esta ok)?
Eu não controlo o tempo de uso. Simplesmente troco de agulha uma vez por ano.
Tiozão tenho por enquanto uma philips 547, vc já me aconselhou a fazer um up grade, pela falta de recursos dela e tudo mais, mas vc considera esses equipamento setentista um vinil killer, como tenho mais de trezentos lps eu fico mais de um sem ouvir cada um deles.
Excelente.. Análise primorosa.. "Selo de aprovação" do Canal Dr. Fonocaptor.. rss. Dá-lhe Tiozãoooooooooooooooo!
Valeu parceiro!!
E aí Tiozão, Blza? Você poderia falar do toca discos audio technica lp60. É bom? Compensa comprar?
Bruno, é um aparelho de entrada modesto. Pontos positivos: agulha magnética com boa fidelidade, pré-amplificador embutido, material de fabricação de qualidade razoável, entrada usb para digitalizar as músicas. Pontos negativos: não possui regulagem de contrapeso e atiskating, se não me engano aplica peso de 3,5 gramas sobre o disco (não chega a ser um "vinyl Killer", mas vai no limite de peso!) e custa a partir de R$ 900,00.
Eu não acho que é uma boa relação custo/benefício, ou seja, é muito cara pelo que oferece.
Nesse valor vc pode conseguir um toca-discos usado excelente, como por exemplo uma Gradiente DD1 ou DD100q ou DD200q, ou até mesmo uma Marantz, que são muito superiores a essa da Audio Technica.
Espero ter ajudado.
Rodrigo, apanhei um TD Technics muito massa, 100% japones, porém o gabinete de TNRC (plástico não ressonante) está descascando, como se fosse umas micro bolhas ou feridas. Tu tem idéia de como posso fazer pra pinta-lo?
Oie amigo, beleza?
Sou Dj porém tenho 1 ano de toca-disco e eu acho mas prático usar os disco que toco sem plásticos, porém abro uma exceção para alguns álbuns que é da coleção e deixo com o plástico....
Poderia me dar algumas dicas ?
Valiosas dicas, meu amigo! Nunca pensei nessa questão do plástico usado hahaha. Ganhou mais um inscrito!
Seja bem-vindo Jonathan!!
então qual uma boa indicação pra minha primeira vitrola boa e com preço acessível? só pra eu ouvir dentro do quarto mesmo
Olá, a Pick up Garrard Gradiente SB 50 com cápsula Pickering e agulha V15 made in Japan, é uma boa pedida pra ouvir os LPs como hobby? Tem alguma dica de como regular? O antiskating dela é onde?
Olá Marcos! É uma boa pedida sim. Sobre as regulagens, fiz um vídeo mostrando como fazer, dá uma conferida! Lá aparece também onde é o antiskating.
@@TiozaodoVinilopa vlw, poderia mandar o link por gentileza
Consegui encontrar seu vídeo "ufa", mas o modelo 50 SB é diferente do teu vídeo tem 2 regulagens mesmo assim deu pra identificar qual é o antiskating
Eu uso uma dupla face limpa para remover sujeira da agulha com o prato parado eu abro a dupla face nova e solto a agulha em cima quando eu levanto toda a sujeira fica colada na dupla face
Humm, será que não pode ficar resquício da cola na agulha?
O peso do braço vai depender da agulha e da capsula que o usuário queira instalar. No PLX500 com capsula original vai de 3 a 4 gramas, eu diria que 3,5 está de bom tamanho. Para limpar a agulha basta um pincel pequeno feminino de maquiagem preferencialmente molhado com álcool usando sempre no sentido da rotação do vinil, nunca o contrário!
Nunca "lave" o vinil com alcool, lave com agua potavel e detergente neutro com glicerina, depois deixe escorrer no escorredor dos pratos, depois de 10 minutos ja está totalmente seco sem precisar passar nada. Pode molhar o selo desde que nao esfregue o mesmo. Alcool serve apenas para um leve asseio se tiver pouco mofo, o alcool resseca muito o vinil, por isso o detergente com glicerina é melhor. Caso o plástico interno esteja contaminado com mofo substitua por um novo, se não puder higienize o plastico borrifando alcool passando depois uma flanela de microfibra sem deixar nenhum resquicio de mofo. Agora vai uma dica preciosa: Se quiser diminuir ainda mais os estalidos passe lustra móveis brilho seco, pois o silicone ali contido irá diminuir consideravelmente o atrito da agulha com o sulco.
Como saber o peso da vitrola sobre o vinil?
Utilizando uma balança de precisão. Há alguns vídeos aqui no canal tratando disso.
Sobre limpar a agulha. Um pincel macio seco já é o suficiente? Pois ja vi pessoas limpando usando uma pequena quantidade de detergente de coco diluido em agua, usando um pincel como esse ai ou pincel de vidro de esmalte de unha!! Qual seria melhor?
Pincel seco , e pincel bem limpo ! eu aidna limpo bastante o pincel com alcool para nao ficar sujeira
Jonathan Brum Valeu brother!!
Leandro Andrade se for necessário use álcool isopropílico que é mais volátil e não deixará resíduos.
Em geral, basta um pincel seco. Pode ser de esmalte de unha, de maquiagem ou de aquarela, o importante é ele ser macio.
Usar químicos ou água acho temerário. No máximo álcool isopropílico, como disse o Carlos.
Abraço!!
Canal do Tiozão do Vinil obrigado amigo! Gosraria de pedir um tour pela sua coleção! Se possivel. Acho q a galera iria gostar. Abraços!!
Tudo bem! Agradeço e concordo com as dicas, mas quer queira quer não, por enquanto as maletas vitrolas são o que existe de mais acessível. Seria legal que as marcas voltassem a fabricar toca discos de qualidade razoável e vender nas lojas a preços igualmemte razoáveis. Mas massa! Comecei por uma maleta mas já estudo a troca!
Apesar das maletinhas serem opções mais baratas (se vc estiver se referindo a aparelhos novos, pois há vários usados que são mais baratos que elas), elas acabam sendo um grande prejuízo, pois boa parte dos seus vinis precisarão ser recomprados quando vc trocar de aparelho.
Então tiozão o meu aparelho está super conservado duas cds grandes original o material do aparelho parece um plástico não sei dizer o material não vendo por nada . só me passe uma dica sobre a antena para pegar todas as estações de rádio ok obrigado
Olha tiozão mim tira uma dúvida por favor eu tenho um capacto de 45 rpm posso coloca pra toca numa agulha de 33 rpm ou não ...obrigado
Pode sim. Apenas altere a velocidade de rotação do seu toca-discos para 45 rpm.
Canal do Tiozão do Vinil blz tiozão e nos
Bom Dia eu tenho um 3x1 CCE New Life Antigo, bem antigo, ele é Bom ?
Tiozão fale sobre o aparelho Ópera.
É como uma maletinha.
Dedo na agulha,..quem nunca hehehehe,...eu uso a anos meu Garrard 6300 que comprei a uns 15 anos atrás por uns R$30,00,..mas atualmente fiz um ugrade e estou usando um Tecnics,outro esquema de uso, muito mais profissional..mas o que disse no vídeo é verdade, com pouca grana e muita vontade, se compra ainda hoje alguns aparelhos de ótima qualidade, só procurar hehehe
Ótimo vídeo!!!😀😀😀
Tiozão, o que é melhor para o vinil. O plástico ou aquele envelope de papel?
O plástico. Eu acho o papel muito agressivo.
Excelente vídeo. Já cometi muitas mancadas. Me ajude numa questão se possível. Tenho um aparelho Ds20 da Gradiente. Estou usando uma Ortofom om 5s. TEnho percebido distorções nas últimas faixas. No primeiro mês a agulha não apresentava, porém com o uso foi aumentando a perda de qualidade ao final dos discos. (quase todos, depende da faixa e da aplitude é claro, mas é observável a deterioração do som) . OBS: anti skating ajustado, contrapeso correto e agulha gabaritada. Seria um problema do braço da própria pick up gradiente ds20 que não é lá essas coisas?
Uma possibilidade é os discos já estarem deteriorados por algum mau uso passado, e como a sua agulha tem uma boa captação, então ela ressalta o problema.
Fico me questionando se seria o aparelho não ser muito bom por natureza. Todos os discos, mesmos novos, recém deslacrados. Percebo essa distorção, uma perda de qualidade mesmo em relação às primeiras faixas. Vejo pouquíssimo disso sendo falado em fóruns no Brasil. Em fóruns "lá fora" o assunto é mais comummente abordados, porém não citam esses modelos de aparelhos que temos aqui, aí fico sem entender o que pode ser.
@@santewells cápsula fora de alinhamento
Ótimas dicas.
Eu tenho uma Vitrola Sharp sg-12b que esta sem agulha, qual agulha eu poderia comprar para ter um som simples ?
A minha maior tristeza, é quando eu estava olhando alguns discos meus e quando dei uma olhada no meu disco de goma de laca do elvis , ele somplesmente estava partido dentro da capa, sendo que meses antes estava intacto, infelizmente o fim dele vai ser a parede mesmo
Era o unico que eu tinha de goma de laca, e estava a mtos anos parado
Só uma dúvida inocente: Existem, por acaso, luvas pra manusear os discos com maior segurança? Se não tem, seria uma boa ideia alguém fazer isso...
O pessoal costuma usar luvas cirúrgicas. Você encontra nas farmácias.
Boa tarde! No meu caso eu tenho um turntable 3 em 1 que não possui regulação no peso do braço etc. E acaba a agulha pulando em determinadas fissuras do disco (onde não ocorre em outros aparelhos corretamente regulados). Mesmo assim ainda é ruim utilizar algum tipo de peso "alternativo" como uma moeda?
Olá amigo! 3 em 1 sem regulação de contrapeso provavelmente já aplica peso excessivo e vc ainda colocar peso extra é piorar ainda mais a situação...
Eu adquiri recentemente, não uma maletinha, mas uma Raveo Opera? Sera que fiz mau negócio?
Puxa, amigo... Ainda dá tempo pra devolver e pegar o dinheiro de volta?
A dica nº 1 é perfeita. Vários discos que emprestei nunca voltaram. Isso me causa ódio mortal dessas pessoas! Não empresto NUNCA mais.