Por influência do meu filho, comecei a mestrar ordem para um grupo de adolescentes que estão tendo seu primeiro contato com rpg, está sendo muito satisfatório mestar ordem. Fiquei impressionado com a comunidade e como fui bem acolhido (ja que eu nao sabia quase nada sobre ordem pa paranormal antes do pedido pra mestrar essa mesa)
Não sei se esse vídeo é antes ou depois da 1.2, mas a partir dela Lâmina Paranormal (trilha de ocultista) ganha proficiência com Armas táticas. Então se for sua trilha, ou sua versatilidade, você consegue bem tranquilo nos nex 10 ou 50, respectivamente.
A categoria do item não é um limite de inventario, e sim um limite de itens que você pode pegar "de graça" portanto o ritual convocação instantanea conta sim no limite de categoria
Thico viajou nisso, o bagulho é literalmente como se fosse um controle de recursos da ordem para não emprestar um equipamento muito poderoso e caro simplesmente pro cara
Considere q o limite de itens por categoria é so oq a Ordem fornece aos agentes, se vc estiver no meio de uma missão e encontrar um item de categoria maior do q os q a Ordem te deixa levar, oq te impede de pegar o item pra vc? A Ordem nao te venderia um item desse, mas vc nao conseguiu ele através da lojinha da Ordem, entao pelo RP nao vejo pq não. Acredito q é a mesma coisa q o Joui pegando a katana amaldiçoada no meio da missao pq tava ali dropada pra ele..
Isso eu também tenho dúvidas, eu não sei se tem regra para itens achados no meio das missões. Acho que nem deve ter, vai depender do que o mestre acha certo eu acho.
Você pode levar no meio da missão sem problemas, vc perderia o acesso a ele só quando voltasse para a ordem e fosse pra outra missão. Óbvio que é por rp, então teu mestre pode deixar tu ficar com o item. Mas teoricamente isso é o poder de criminoso (eu acho)
uma dúvida thico, eu posso gastar meus pontos de vida tempórario pra usar o poder do flagelo, já que na descrição de pontos temporários diz: Pontos temporários são sempre os primeiros a serem gastos
thico, tinha visto em um video que o mochila de utilidades e a favorita vale para todas iguais isso é verdade, se sim vale para o ferramentas favoritas tambem conta
Não, por que fica explícito quais alvos vc pode curar, como em NEX 10% que diz que vc pode curar vc mesmo ou um aliado adjacente, então a habilidade Equipe de Trauma deve ser somente em aliados adjacentes. Espero ter ajudado!
Thico, tenha uma duvida dupla aqui No livro do ordem diz que caso você use uma arma ágil para atacar um inimigo, você pode usar sua agilidade para acertar um alvo, porém também diz que você usa sua agilidade para o dano, e na minha cabeça você acrescentaria sua agilidade no dano, no caso de um personagem que tem 3 de agilidade e um florete que é uma arma ágil que da 1d6 de dano ela daria 1d6+3 de dano? E a outra duvida seguindo mais ou menos a mesa lógica e o seguinte, no caso de um ocultista que tem 3 de Intelecto, que possui a habilidade Lâmina Maldita e usou o ritual amaldiçoar arma de Sangue em um punhal, que é uma arma ágil que daria então 1d4 de dano da arma em si +1d6 de dano do elemento sangue, e ele bater com Intelecto ele acrescentaria o seu Intelecto no dano ficando 1d4+1d6+3
Thico, qual seria o máximo de dano da motosserra. Exemplo: se existisse uma trilha igual a do atirador de elite porém pra ataque corpo a corpo, qual seria o máximo de dano da motosserra?
Thico, eu sempre tive a dúvida sobre a soma no multiplicador de crítico, ex:machado com arma artroz (verdadeiro)e golpe de sorte (afinidade), o crítico ficaria 6x, 5x ou 4x?
Olha, eu n sou especialista no assunto, mas o que eu entendi é que vc deve somar os multiplicadores de crítico , +2 do arma atroz verdadeiro, +1 no golpe de sorte e +3 do machado. Tudo fala sobre adicionar, então acredito que seja isso mesmo amigo. Espero ter ajudado!
@@arthurgoncalves1409 verdade. Coisa mais triste essa alteração que eles fizeram, fizeram o jogo todo quebrado e consertaram de forma porca. Por isso sempre abaixo em 5 ou 10 de Defesa nas minhas mesas (se o bixo jà tiver passado os 30)
Uma dica é saber primeiro que ameaças ou desafios você quer colocar na aventura, caso seja algo mais personalizado, é bom entrar em acordo como os jogadores
Eu n sei direito como vc consegue fazer isso, mas talvez utilizar as regras opcionais do jogo, como o de personagens 0% de NEX já é um começo. E vc como mestre pode também ou nerfar os personagens e habilidades que eles têm ou mesmo buffar os inimigos pra trazer mais dificuldade (O que não recomendo tanto por que o jogo já é meio difícil se não souber combar as skills). E se vc tiver experiência com o sistema sempre dá pra criar regras novas homebrew pra sua campanha meu querido, tem muitas opções. Espero ter ajudado!
E também o que o @joselilcle5006 falou também, se vc quer uma campanha mais pé no chão com personagens mais fracos, tenta criar situações em que as ameaças do jogo possam ser resolvidas de formas variadas, nem tudo precisa ser resolvido em combate direto por exemplo.
@@alissonkaykydasilvabatista517 É um sistema que eles usavam se não me engano, mas dá pra adaptar o Ordem paranormal para ser mais investigativo e pé no chão, só tem que ter criatividade e balanceamento.
Tenho uma duvida thico, quando alguém usa o ritual Ódio Incontrolável ou Forma Monstruosa diz na descrição principalmente do Forma monstruosa que o alvo é incapaz de conjurar rituais, mais isso também se encaixaria em manter um ritual sustentado ou não? Um exemplo seria um personagem que esta sustentando um Velocidade Mortal e usa o Forma Monstruosa o arma atroz acabaria ou não?
Se eu tiver afinidade com conhecimento eu consigo fazer uma tarefa de matemática da 1 à 4 sobre um conteúdo que eu mal tive contato pelas aulas e que cada questão tem uma versão 1.2 (1-1.2-2.2-3-3.2...) e no mínimo da A até a G em 20 minutos?
Pergunta:É possível ter uma perícia com +15 usando uma perícia com +10 e um poder ou habilidade com +5, exemplo se um personagem tem +10 em percepção e o poder visão do oculto, o personagem vai ter +15 em percepção ou não pode?
Se for uma habilidade que adiciona +5 em testes vc pode juntar eles para resolver uma situação, só tem que prestar atenção se o efeito do que vc tiver utilizando dura uma cena ou um turno, mas fora isso dá pra fazer de boa.
Thico, caso uma criatura se afaste de mim pra atacar um aliado meu, eu posso combar ataque de oportunidade com força opressora (pra derrubar o bixo)? E se eu puder, ele perde o movimento? E nao consegue mais no ate outro player?
Se por algum acaso, eu tenho o poder de classe "artista marcial" e o "amaldiçoar arma" de qualquer elemento, eu posso amaldiçoar a minha mão? Já que ela é considerada uma arma leve.
Sim vc pode. Na descrição da maldição diz que vc amaldiçoa uma arma corpo a corpo. Em questões de mecânica, seus punhos são armas corpo a corpo, logo vc pode amaldiçoar seu soco por essa questão. Espero ter ajudado!
Na parte de ataques desarmados tem escrito que eles não são afetados por efeitos que mencionem objetos ou armas, então não é possível amaldiçoar as próprias mãos. Mas dá pra resolver isso pegando uma Soqueira
@@arthurgoncalves1409 Logo depois dessa explicação tá escrito que "não é afetado por efeitos que mencionam objetos ou armas", logo não dá pra colocar rituais nos punhos, é mais fácil pegar uma Soqueira
E aí Thico, blz brother?! Cara, adquiri o livro a pouco tempo e como um bom iniciante acabou me surgindo uma dúvida sobre o treinamento em perícia. No caso eu teria que "desbloquear" o veterano no NEX 35 com o Grau de Treinamento pra depois aplicar o efeito do treinamento em perícia escolhendo 2 delas pra upar é isso? Mas se eu escolher esse treinamento eu gasto um poder de classe ou só em receber o Grau de Treinamento minhas perícias já são upadas? Desde já agradeço pela ajuda, curto muito seus vídeos. Tmj.
Vc vai conseguir o grau de treinamento pra veterano em 35%. E pra expert em 70%. Quando vc chegar em 35%, vc escolhe um número(Intelecto + um número que varia de acordo com a sua classe) de perícias em que vc é treinado pra virar veterano. A mesma coisa vale pra quando vc chegar em 70%, só que aí vc escolhe perícias que é veterano pra virar expert.
Upar suas perícias pela 1° vez não gasta poder de classe. Vc só gasta se quiser ter mais perícias, com o poder de classe Treinamento em Perícia. Se vc escolher esse poder depois de 35%, pode escolher +2 perícias pra virarem veterano. E se for depois de 70%, pra virarem expert.
Gostaria de saber como funciona o Transfusão vital quando se tem resistência a dano de sangue, afinal, no ritual diz que o usuário toma dano de sangue pra transferir a mesma quantidade, então o dano é anulado e cura mesmo assim? ou não cura?
Thico, boa tarde.. gostaria de saber como adquirir maldições nos ítens de ordem, sei que normalmente é upando de patente e conforme você vai ficando mais significativo a ordem da disposta a ceder mais a você, mas em casos onde o mestre faz você comprar as coisas da ordem com o dinheiro das missões, minha dúvida é se nesses casos é possível encantar um ítem que você já tenha, ou se isso só ocorre de o ítem já está encantando no estoque da ordem e é isso.
Depende muito do que o mestre quiser, a regra é que vc só pode ter itens amaldiçoados com patentes maiores por conta do limite de categoria, mas o como vc consegue adquirir um item amaldiçoado por loot, compra ou alguém amaldiçoando um item que vc tenha vc vai precisar conversar com teu mestre sobre o que pode ser feito.
@@guizin6179 Resistência paranormal vc diz resistência dos elementos? Se uma criatura tem resistência a morte 10 significa que ela nega 10 ponto de morte, mas é apenas isso, o que diminui dano de sanidade é apenas resistência mental.
No caso não é uma passiva né, você escolhe gastar 2PE pra fazer isso, mas enfim, pelo que eu entendi vc da dois golpes por conta do ataque com duas armas (com penalidade de 1d20 pra fazer isso) e vc pode gastar 2PE para realizar mais um ataque pelos punhos enraivecidos, pelo que eu vejo ele n vai contar vc gastando 2 PE para dar mais dois ataques, e sim 1 ataque a mais, contabilizando 3, a não ser que vc tenha PE sobrando, por que vc pode sempre adicionar PE para dar mais golpes, fazendo o quarto ataque gastar mais 4PE e assim por diante. Espero ter ajudado!
@@arthurgoncalves1409 opa mt obg tava pensando em fazer uma ficha de combatente de dano de porrada de qualidade pra deixa separadinha caso eu queira fazer parte de uma mesa ai dps dai tem umas duvida que tenho pra deixa top.
Esquece o que eu falei, acho que o golpe a mais pelos punhos enraivecidos acredito que podem contar, contabilizando 4 golpes por turno gastando 2 PE, mas ainda assim com a desvantagem do dado de ataque (-1d20). Se tu ainda quiser mais golpes por turno sem gastar uma quantidade absurda de PE vc pode combar junto com a trilha de combatente operações especiais, em 40% de NEX vc gasta 2 PE para dar mais uma ação de ataque por turno, podendo gastar 4 PE (2 dos punhos enraivecidos e 2 da habilidade de trilha) para dar 6 golpes na criatura por turno, sem precisar gastar mais 4 PE em diante para adicionar mais ataques dos punhos enraivecidos, economizando pontos de esforço.
No caso se ru tiver os punhos em ambas as mão você consegue dar um ataque adicional e logo seguida fazer outro ataque e voltar a fazer o ataque adicional
@@alissonkaykydasilvabatista517 Punhos enraivecidos já contam como um par de soqueiras na descrição do mesmo, não dá pra ter 2 itens punhos enraivecidos por conta disso.
Alguém me explica como funciona margem de ameaça duplicada (no meu caso to fazendo uma ficha onde o cara usa arco composto que tem 20 de margem de ameaça, ela vai pra 18 ?)
Se o arco acerta crítico com 20 então a margem de ameaça dele é 1. Então se dobra esse valor a margem sobe pra 2, o que significa que ele começa a fazer critar com 19
Tenho uma pergunta, o sangramento acumulativo da maldição Sanguinária, pra sair dele, é necessário fazer apenas um teste ou fazer N testes pela acumulação?
Se vc usar pontaria sim, mas se usar como explosivo não, se no teste de explosivo o alvo conseguir superar, ele toma metade do dano. Pelo menos é isso que eu acho, n sou de usar explosivos então posso estar falando um monte de merda kkkkkk, mas espero ter ajudado!
@@arthurgoncalves1409 no caso isso eu entendo. só que parece meio paia errar uma bazuca, tipo ela vai ter que acertar um lugar, não pe como uma simples bala
@@alissonkaykydasilvabatista517 Pois é, eu acho que na vida real é difícil uma bazuca n fazer estrago mesmo se o tiro n for direto no alvo, mas por ser uma arma pesada pode ser que o disparo possa ir pra uma direção bem oposta no alvo ou foi muito longe em casos de não der pra acertar sabe? N chega a ser impossível de errar o alvo.
existem algumas pericias que você só pode usar se for treinado nelas. Eu tenho 2 perguntas a respeito disso 1. se eu tiver uma vestimenta de ocultismo sem ser treinado em ocultismo, eu vou poder usar a perícia com o bônus da vestimenta normalmente ou eu teria que ser treinado na perícia? 2. se eu ganhar um ritual sem ser treinado em ocultismo, sendo ocultismo uma perícia que só pode ser usada se você for treinado, como eu farei aquele teste pra saber se eu perco sanidade ou não ao conjurar um ritual?
Vestimentas são itens que vc pode adquirir com certos bônus de perícias, mas se não houver nada mostrando explicitamente que esses bônus só podem ser de perícias treinadas, não creio que seja impossível utilizar no seu exemplo uma vestimenta de ocultismo pra aumentar bônus nessa perícia, mesmo que vc não a tenha. Lembrando que mesmo que seja possível vc ter uma vestimenta dessas, este item deve ser aprovado pelo seu mestre.
Normalmente se vc não escolher transcender vc não aprende rituais, então só conseguiria aprender um ritual por meio de algum item que contenha uma nele ou algo similar. E sobre a perda de sanidade, vc mesmo não tendo treinamento em ocultismo vc deve realizar o teste de ocultismo, só vai ser mais difícil por que não vai obter os bônus de perícia, perdendo sanidade por não alcançar a DT (20 + custo)
@@arthurgoncalves1409 Olha, na lista de perícias tá descrito que testes de perícias com o descritor "Treinada" só podem ser feitos por um personagem treinado naquela perícia, não importa quanto atributo ele tenha. Não dá pra fazer teste de uma perícia que você não tenha treino se ela exigir que seja Treinado
1) Mesmo tendo uma vestimenta e tendo bônus, ainda precisa ser treinado na perícia. Bônus é diferente de Treino. 2) Na minha interpretação, você automaticamente falha no teste por não ter treinamento na perícia.
Thico, como funciona os efeitos de insanidade da pagina 113, quando alguém fica com metade da sanidade ganha o efeito a cena inteira, e oq cada um faz? São so efeitos de roleplay?
Esses efeitos afetam principalmente o roleplay. A ideia é que a sua mente não tá normal e por isso vc tá imaginando coisas que não existem. Um personagem ganha um deles quando fica perturbado pela 1° vez em uma cena. E vai durar enquanto ele ainda estiver perturbado. A não ser que o personagem entra em enlouquecendo enquanto o efeito tiver ativo, pq aí ele passa a durar até o final da missão.
Aquele número significa quantos ataques a criatura realiza por ação. Ou seja, criaturas como a Mulher Afogada executam todos os ataques que estejam classificados na mesma ação, no caso, tanto a mordida quanto as garras, OU somente o jato de sangue. Mas isso também não anula o crítico das criaturas, quando o crítico não está especificado, elas critam com 20 e o multiplicador é x2.
Thico, como posso balancear um combate em ordem com jogadores de NEX 40 pra cima sendo q temos um especialista atirador de elite q não quer se contaminar com o paranormal?
@@eduardopatetaramelao9610Veríssimo não é op e sim precisa do paranormal pra ser op mas nesse nex da pra ficar suave se não tem um cara com um combo absurdo
Pra mim faz mais sentido você não receber os efeitos positivos da regra de idade se envelhecer por meio de ritual, porque a maioria desses bônus teoricamente são fruto da vivencia do seu personagem, e como vocês não exatamente viveu esse tempo que você perdeu por meio da morte você não receberia os benefícios dessa regra, só os malefícios
Da mesma forma que vc simplesmente por fazer aniversário já te dar automaticamente uma catarata é bem broxante kkkkkkkkk. O sistema de idades é algo que ao mesmo tempo que é interessante é bem complexo de usar. Se eu fizesse uma campanha de ordem eu manteria a regra de idade mas só para dar um contexto inicial dos personagens, nem usaria gasto de idade paranormal para evitar dor de cabeça kkkkkk
Por influência do meu filho, comecei a mestrar ordem para um grupo de adolescentes que estão tendo seu primeiro contato com rpg, está sendo muito satisfatório mestar ordem. Fiquei impressionado com a comunidade e como fui bem acolhido (ja que eu nao sabia quase nada sobre ordem pa paranormal antes do pedido pra mestrar essa mesa)
que legal! É de fato muito bom poder mestrar e ser acolhido pela comunidade, eu pessoalmente amo mestrar por isso
Não sei se esse vídeo é antes ou depois da 1.2, mas a partir dela Lâmina Paranormal (trilha de ocultista) ganha proficiência com Armas táticas. Então se for sua trilha, ou sua versatilidade, você consegue bem tranquilo nos nex 10 ou 50, respectivamente.
Não bro
A categoria do item não é um limite de inventario, e sim um limite de itens que você pode pegar "de graça" portanto o ritual convocação instantanea conta sim no limite de categoria
Thico viajou nisso, o bagulho é literalmente como se fosse um controle de recursos da ordem para não emprestar um equipamento muito poderoso e caro simplesmente pro cara
J
Considere q o limite de itens por categoria é so oq a Ordem fornece aos agentes, se vc estiver no meio de uma missão e encontrar um item de categoria maior do q os q a Ordem te deixa levar, oq te impede de pegar o item pra vc? A Ordem nao te venderia um item desse, mas vc nao conseguiu ele através da lojinha da Ordem, entao pelo RP nao vejo pq não. Acredito q é a mesma coisa q o Joui pegando a katana amaldiçoada no meio da missao pq tava ali dropada pra ele..
Isso eu também tenho dúvidas, eu não sei se tem regra para itens achados no meio das missões. Acho que nem deve ter, vai depender do que o mestre acha certo eu acho.
Você pode levar no meio da missão sem problemas, vc perderia o acesso a ele só quando voltasse para a ordem e fosse pra outra missão. Óbvio que é por rp, então teu mestre pode deixar tu ficar com o item. Mas teoricamente isso é o poder de criminoso (eu acho)
assim que vc voltar da missão ele começa a contar no seu limite de categoria(a não ser que vc esteja com aquela origem Criminoso)
Sempre tive essa duvida, tu é fera Thicão
uma dúvida thico, eu posso gastar meus pontos de vida tempórario pra usar o poder do flagelo, já que na descrição de pontos temporários diz: Pontos temporários são sempre os primeiros a serem gastos
thico, tinha visto em um video que o mochila de utilidades e a favorita vale para todas iguais isso é verdade, se sim vale para o ferramentas favoritas tambem conta
Sim
Melhor maneira de acertar criaturas com defesa alta:
muito dado e fé em Deus pra cair 20 💀
Thico... O Medico de Campo (Nex 40%) pode usar o Equipe de Trauma em si mesmo?
Não, por que fica explícito quais alvos vc pode curar, como em NEX 10% que diz que vc pode curar vc mesmo ou um aliado adjacente, então a habilidade Equipe de Trauma deve ser somente em aliados adjacentes. Espero ter ajudado!
Thico, tenha uma duvida dupla aqui
No livro do ordem diz que caso você use uma arma ágil para atacar um inimigo, você pode usar sua agilidade para acertar um alvo, porém também diz que você usa sua agilidade para o dano, e na minha cabeça você acrescentaria sua agilidade no dano, no caso de um personagem que tem 3 de agilidade e um florete que é uma arma ágil que da 1d6 de dano ela daria 1d6+3 de dano?
E a outra duvida seguindo mais ou menos a mesa lógica e o seguinte, no caso de um ocultista que tem 3 de Intelecto, que possui a habilidade Lâmina Maldita e usou o ritual amaldiçoar arma de Sangue em um punhal, que é uma arma ágil que daria então 1d4 de dano da arma em si +1d6 de dano do elemento sangue, e ele bater com Intelecto ele acrescentaria o seu Intelecto no dano ficando 1d4+1d6+3
Sim pra 1 e não pra segunda pergunta
Thico, qual seria o máximo de dano da motosserra. Exemplo: se existisse uma trilha igual a do atirador de elite porém pra ataque corpo a corpo, qual seria o máximo de dano da motosserra?
Infinito
Thico, eu sempre tive a dúvida sobre a soma no multiplicador de crítico, ex:machado com arma artroz (verdadeiro)e golpe de sorte (afinidade), o crítico ficaria 6x, 5x ou 4x?
Olha, eu n sou especialista no assunto, mas o que eu entendi é que vc deve somar os multiplicadores de crítico , +2 do arma atroz verdadeiro, +1 no golpe de sorte e +3 do machado. Tudo fala sobre adicionar, então acredito que seja isso mesmo amigo. Espero ter ajudado!
X6 ou seja roubadaso
@@alissonkaykydasilvabatista517 Se vc não conseguir ultrapassar a defesa da criatura não muda muita coisa. mas se acertar deve machucar bastante rsrs
Isso se ele não critar em 20 natural no caso, por que 20 natural é acerto automático
@@arthurgoncalves1409 verdade. Coisa mais triste essa alteração que eles fizeram, fizeram o jogo todo quebrado e consertaram de forma porca. Por isso sempre abaixo em 5 ou 10 de Defesa nas minhas mesas (se o bixo jà tiver passado os 30)
Thico gostaria mestrar uma mesa tipo segredo na floresta, aonde os personagens n sao tao fortes, como posso fazer isso?
Uma dica é saber primeiro que ameaças ou desafios você quer colocar na aventura, caso seja algo mais personalizado, é bom entrar em acordo como os jogadores
Eu n sei direito como vc consegue fazer isso, mas talvez utilizar as regras opcionais do jogo, como o de personagens 0% de NEX já é um começo. E vc como mestre pode também ou nerfar os personagens e habilidades que eles têm ou mesmo buffar os inimigos pra trazer mais dificuldade (O que não recomendo tanto por que o jogo já é meio difícil se não souber combar as skills). E se vc tiver experiência com o sistema sempre dá pra criar regras novas homebrew pra sua campanha meu querido, tem muitas opções. Espero ter ajudado!
E também o que o @joselilcle5006 falou também, se vc quer uma campanha mais pé no chão com personagens mais fracos, tenta criar situações em que as ameaças do jogo possam ser resolvidas de formas variadas, nem tudo precisa ser resolvido em combate direto por exemplo.
Call of Chuttlo
@@alissonkaykydasilvabatista517 É um sistema que eles usavam se não me engano, mas dá pra adaptar o Ordem paranormal para ser mais investigativo e pé no chão, só tem que ter criatividade e balanceamento.
Tenho uma duvida thico, quando alguém usa o ritual Ódio Incontrolável ou Forma Monstruosa diz na descrição principalmente do Forma monstruosa que o alvo é incapaz de conjurar rituais, mais isso também se encaixaria em manter um ritual sustentado ou não?
Um exemplo seria um personagem que esta sustentando um Velocidade Mortal e usa o Forma Monstruosa o arma atroz acabaria ou não?
Mas rituais que durarão a cena podem ser feitos antes e ainda irão funcionar
Não mudaram essa mecânica de flanquear? Você não ganha só +1d20 em testes de ataque agora? Ou ainda tira -5 de defesa?
Resistência paranormal conta para dano mental causado pelo paranormal?
Se eu tiver afinidade com conhecimento eu consigo fazer uma tarefa de matemática da 1 à 4 sobre um conteúdo que eu mal tive contato pelas aulas e que cada questão tem uma versão 1.2 (1-1.2-2.2-3-3.2...) e no mínimo da A até a G em 20 minutos?
Pergunta:É possível ter uma perícia com +15 usando uma perícia com +10 e um poder ou habilidade com +5, exemplo se um personagem tem +10 em percepção e o poder visão do oculto, o personagem vai ter +15 em percepção ou não pode?
Pode
Se for uma habilidade que adiciona +5 em testes vc pode juntar eles para resolver uma situação, só tem que prestar atenção se o efeito do que vc tiver utilizando dura uma cena ou um turno, mas fora isso dá pra fazer de boa.
@@M.R._Lion ok😊
@@arthurgoncalves1409 Certo🤓
É possível utilizar uma arma tática sem ter proficiência, "apenas" recebendo desvantagens ou algo do tipo?
Thico, caso uma criatura se afaste de mim pra atacar um aliado meu, eu posso combar ataque de oportunidade com força opressora (pra derrubar o bixo)? E se eu puder, ele perde o movimento? E nao consegue mais no ate outro player?
Se por algum acaso, eu tenho o poder de classe "artista marcial" e o "amaldiçoar arma" de qualquer elemento, eu posso amaldiçoar a minha mão? Já que ela é considerada uma arma leve.
Sim vc pode. Na descrição da maldição diz que vc amaldiçoa uma arma corpo a corpo. Em questões de mecânica, seus punhos são armas corpo a corpo, logo vc pode amaldiçoar seu soco por essa questão. Espero ter ajudado!
Na parte de ataques desarmados tem escrito que eles não são afetados por efeitos que mencionem objetos ou armas, então não é possível amaldiçoar as próprias mãos. Mas dá pra resolver isso pegando uma Soqueira
@@arthurgoncalves1409 Logo depois dessa explicação tá escrito que "não é afetado por efeitos que mencionam objetos ou armas", logo não dá pra colocar rituais nos punhos, é mais fácil pegar uma Soqueira
@@Willian1599 ahh eu sou cego então kkkkkk, bom, de qualquer jeito tem a soqueira mesmo. Agradeço a correção
desse jeito vou fazer um ocultista com motosserra
BOA SORTE
Boa sorte
E aí Thico, blz brother?! Cara, adquiri o livro a pouco tempo e como um bom iniciante acabou me surgindo uma dúvida sobre o treinamento em perícia. No caso eu teria que "desbloquear" o veterano no NEX 35 com o Grau de Treinamento pra depois aplicar o efeito do treinamento em perícia escolhendo 2 delas pra upar é isso? Mas se eu escolher esse treinamento eu gasto um poder de classe ou só em receber o Grau de Treinamento minhas perícias já são upadas?
Desde já agradeço pela ajuda, curto muito seus vídeos. Tmj.
Vc vai conseguir o grau de treinamento pra veterano em 35%. E pra expert em 70%.
Quando vc chegar em 35%, vc escolhe um número(Intelecto + um número que varia de acordo com a sua classe) de perícias em que vc é treinado pra virar veterano.
A mesma coisa vale pra quando vc chegar em 70%, só que aí vc escolhe perícias que é veterano pra virar expert.
Upar suas perícias pela 1° vez não gasta poder de classe.
Vc só gasta se quiser ter mais perícias, com o poder de classe Treinamento em Perícia. Se vc escolher esse poder depois de 35%, pode escolher +2 perícias pra virarem veterano. E se for depois de 70%, pra virarem expert.
Gostaria de saber como funciona o Transfusão vital quando se tem resistência a dano de sangue, afinal, no ritual diz que o usuário toma dano de sangue pra transferir a mesma quantidade, então o dano é anulado e cura mesmo assim? ou não cura?
tambem tenho essa dúvida
thico resistir a um ritual conta como ação??
Thico, boa tarde.. gostaria de saber como adquirir maldições nos ítens de ordem, sei que normalmente é upando de patente e conforme você vai ficando mais significativo a ordem da disposta a ceder mais a você, mas em casos onde o mestre faz você comprar as coisas da ordem com o dinheiro das missões, minha dúvida é se nesses casos é possível encantar um ítem que você já tenha, ou se isso só ocorre de o ítem já está encantando no estoque da ordem e é isso.
Depende muito do que o mestre quiser, a regra é que vc só pode ter itens amaldiçoados com patentes maiores por conta do limite de categoria, mas o como vc consegue adquirir um item amaldiçoado por loot, compra ou alguém amaldiçoando um item que vc tenha vc vai precisar conversar com teu mestre sobre o que pode ser feito.
@@arthurgoncalves1409Resistência paranormal conta para dano mental causado pelo paranormal?
@@guizin6179 Resistência paranormal vc diz resistência dos elementos? Se uma criatura tem resistência a morte 10 significa que ela nega 10 ponto de morte, mas é apenas isso, o que diminui dano de sanidade é apenas resistência mental.
Isso se eu entendi sua pergunta kkkkk, acabei de acordar ent posso não ter entendido.
@@arthurgoncalves1409 a
Thico se eu com artista marcial tiver tambem ataque com duas armas e punhos enraivecidos posso dar 2 socos usando a passiva de 2PE ou mais?
No caso não é uma passiva né, você escolhe gastar 2PE pra fazer isso, mas enfim, pelo que eu entendi vc da dois golpes por conta do ataque com duas armas (com penalidade de 1d20 pra fazer isso) e vc pode gastar 2PE para realizar mais um ataque pelos punhos enraivecidos, pelo que eu vejo ele n vai contar vc gastando 2 PE para dar mais dois ataques, e sim 1 ataque a mais, contabilizando 3, a não ser que vc tenha PE sobrando, por que vc pode sempre adicionar PE para dar mais golpes, fazendo o quarto ataque gastar mais 4PE e assim por diante. Espero ter ajudado!
@@arthurgoncalves1409 opa mt obg tava pensando em fazer uma ficha de combatente de dano de porrada de qualidade pra deixa separadinha caso eu queira fazer parte de uma mesa ai dps dai tem umas duvida que tenho pra deixa top.
Esquece o que eu falei, acho que o golpe a mais pelos punhos enraivecidos acredito que podem contar, contabilizando 4 golpes por turno gastando 2 PE, mas ainda assim com a desvantagem do dado de ataque (-1d20). Se tu ainda quiser mais golpes por turno sem gastar uma quantidade absurda de PE vc pode combar junto com a trilha de combatente operações especiais, em 40% de NEX vc gasta 2 PE para dar mais uma ação de ataque por turno, podendo gastar 4 PE (2 dos punhos enraivecidos e 2 da habilidade de trilha) para dar 6 golpes na criatura por turno, sem precisar gastar mais 4 PE em diante para adicionar mais ataques dos punhos enraivecidos, economizando pontos de esforço.
No caso se ru tiver os punhos em ambas as mão você consegue dar um ataque adicional e logo seguida fazer outro ataque e voltar a fazer o ataque adicional
@@alissonkaykydasilvabatista517 Punhos enraivecidos já contam como um par de soqueiras na descrição do mesmo, não dá pra ter 2 itens punhos enraivecidos por conta disso.
Alguém me explica como funciona margem de ameaça duplicada (no meu caso to fazendo uma ficha onde o cara usa arco composto que tem 20 de margem de ameaça, ela vai pra 18 ?)
Se o arco acerta crítico com 20 então a margem de ameaça dele é 1. Então se dobra esse valor a margem sobe pra 2, o que significa que ele começa a fazer critar com 19
@@matheus_brunelli ahh vlw demais cara
20 natural 😎😎😎😎👌👌👌
Tenho uma pergunta, o sangramento acumulativo da maldição Sanguinária, pra sair dele, é necessário fazer apenas um teste ou fazer N testes pela acumulação?
É possivel errar um tiro de bazuaa? Aliás. Operario não funciona com armas de fogo né?
Se vc usar pontaria sim, mas se usar como explosivo não, se no teste de explosivo o alvo conseguir superar, ele toma metade do dano. Pelo menos é isso que eu acho, n sou de usar explosivos então posso estar falando um monte de merda kkkkkk, mas espero ter ajudado!
@@arthurgoncalves1409 no caso isso eu entendo. só que parece meio paia errar uma bazuca, tipo ela vai ter que acertar um lugar, não pe como uma simples bala
@@alissonkaykydasilvabatista517 Pois é, eu acho que na vida real é difícil uma bazuca n fazer estrago mesmo se o tiro n for direto no alvo, mas por ser uma arma pesada pode ser que o disparo possa ir pra uma direção bem oposta no alvo ou foi muito longe em casos de não der pra acertar sabe? N chega a ser impossível de errar o alvo.
existem algumas pericias que você só pode usar se for treinado nelas. Eu tenho 2 perguntas a respeito disso
1. se eu tiver uma vestimenta de ocultismo sem ser treinado em ocultismo, eu vou poder usar a perícia com o bônus da vestimenta normalmente ou eu teria que ser treinado na perícia?
2. se eu ganhar um ritual sem ser treinado em ocultismo, sendo ocultismo uma perícia que só pode ser usada se você for treinado, como eu farei aquele teste pra saber se eu perco sanidade ou não ao conjurar um ritual?
Vestimentas são itens que vc pode adquirir com certos bônus de perícias, mas se não houver nada mostrando explicitamente que esses bônus só podem ser de perícias treinadas, não creio que seja impossível utilizar no seu exemplo uma vestimenta de ocultismo pra aumentar bônus nessa perícia, mesmo que vc não a tenha. Lembrando que mesmo que seja possível vc ter uma vestimenta dessas, este item deve ser aprovado pelo seu mestre.
Normalmente se vc não escolher transcender vc não aprende rituais, então só conseguiria aprender um ritual por meio de algum item que contenha uma nele ou algo similar. E sobre a perda de sanidade, vc mesmo não tendo treinamento em ocultismo vc deve realizar o teste de ocultismo, só vai ser mais difícil por que não vai obter os bônus de perícia, perdendo sanidade por não alcançar a DT (20 + custo)
@@arthurgoncalves1409 Olha, na lista de perícias tá descrito que testes de perícias com o descritor "Treinada" só podem ser feitos por um personagem treinado naquela perícia, não importa quanto atributo ele tenha. Não dá pra fazer teste de uma perícia que você não tenha treino se ela exigir que seja Treinado
1) Mesmo tendo uma vestimenta e tendo bônus, ainda precisa ser treinado na perícia. Bônus é diferente de Treino.
2) Na minha interpretação, você automaticamente falha no teste por não ter treinamento na perícia.
@@Willian1599 Pode até ser, mas o teste para realizar um ritual é o mesmo tipo de teste de uma perícia qualquer? Segue as mesmas regras?
dale
Thico, como funciona os efeitos de insanidade da pagina 113, quando alguém fica com metade da sanidade ganha o efeito a cena inteira, e oq cada um faz? São so efeitos de roleplay?
Esses efeitos afetam principalmente o roleplay.
A ideia é que a sua mente não tá normal e por isso vc tá imaginando coisas que não existem.
Um personagem ganha um deles quando fica perturbado pela 1° vez em uma cena. E vai durar enquanto ele ainda estiver perturbado. A não ser que o personagem entra em enlouquecendo enquanto o efeito tiver ativo, pq aí ele passa a durar até o final da missão.
Entendi obrigado
Thico tenho uma divida as criaturas elas podem critar? Pq no livro tem x2 ou isso se refere a quantos atks ela pode fazer
Isso se refere aos ataques por exemplo o enpap tem 4x 4 ataques em uma ação
Aquele número significa quantos ataques a criatura realiza por ação. Ou seja, criaturas como a Mulher Afogada executam todos os ataques que estejam classificados na mesma ação, no caso, tanto a mordida quanto as garras, OU somente o jato de sangue.
Mas isso também não anula o crítico das criaturas, quando o crítico não está especificado, elas critam com 20 e o multiplicador é x2.
Thico, como posso balancear um combate em ordem com jogadores de NEX 40 pra cima sendo q temos um especialista atirador de elite q não quer se contaminar com o paranormal?
N precisa de paranormal pra ser OP
Veríssimo é o exemplo
@@eduardopatetaramelao9610Veríssimo não é op e sim precisa do paranormal pra ser op mas nesse nex da pra ficar suave se não tem um cara com um combo absurdo
Pra mim faz mais sentido você não receber os efeitos positivos da regra de idade se envelhecer por meio de ritual, porque a maioria desses bônus teoricamente são fruto da vivencia do seu personagem, e como vocês não exatamente viveu esse tempo que você perdeu por meio da morte você não receberia os benefícios dessa regra, só os malefícios
Da mesma forma que vc simplesmente por fazer aniversário já te dar automaticamente uma catarata é bem broxante kkkkkkkkk. O sistema de idades é algo que ao mesmo tempo que é interessante é bem complexo de usar. Se eu fizesse uma campanha de ordem eu manteria a regra de idade mas só para dar um contexto inicial dos personagens, nem usaria gasto de idade paranormal para evitar dor de cabeça kkkkkk
Ocultista apenas