Pra quem quer aprender a calcular sua hora de trabalho e o valor de um projeto, tem um livro ótimo que me ajudou bastante a precificar meus serviços. É o "Quanto custa meu design", do André Beltrão. Ele dá uma boa direção a quem é freelancer ou tá iniciando um escritório de design ou arquitetura. Nele, é ensinado como construir tabelas no Excel inserindo vários elementos que devem ser considerados na formulação de uma proposta como taxas, despesas fixas do escritório, despesas variáveis de um projeto, pró-labore, etc. Acho que é uma boa leitura para complementar o vídeo. Abraço!
Já vi tantos vídeos de arquitetos falando sobre "cobrar por m² é errado" mas nenhum nos dá um norte por onde começar a fazer certo. As planilhas do CAU e IAB (que nunca entendo) ou sei lá mais o que, parece ser feito por pessoas que nunca foram pro mercado de trabalho. Esse é o primeiro vídeo que realmente clareou minha mente. Obrigada.
Cara... você torna muito divertido tratar de assuntos normalmente chatos, como orçamentos, controles, etc. Dá para perceber o quanto você gosta de se comunicar. Parabéns.
Já vi muitos lugares que falam em cobrar por hora, mas nunca uma explicação tão clara do passo a passo, abriu a mente! Obrigada por compartilhar de uma forma tão maravilhosa!
Queria ser de Brasília e me candidatar pra estágio/sociedade! Eu amo esses vídeos, acho que muitos assuntos como este são ainda tabu e ninguém comenta por medo ou competitividade. Esse vídeo eu amei num tanto que escorreu uma lágrima no final! Hahahahah... guardando até as moedinhas pro Arquitetura na Prática!
Melhor pessoa que eu poderia encontrar na vida!!! Imira, você é maravilhosa demais, estou fazer maratona direto aqui no StudioM4, espero muito conseguir entrar na próxima turma do seu curso. Parabéns pelo seu lindo trabalho
Gostei! me mostrou q faço certo nos meus orçamentos pois coloco todos os meus custos de serviço nele. mesmo cobrando por m2. trabalho por diária quando o m2 não compensa. não sou projetista mas pra minha área que é instalação de forros foi útil.
kkkkk genteee chorei. kkk. Inteligente, Organizada, Divertida, Superinformativa (não é igual os videos dos palestrantes do CAU por ex...2 horas de video =nada...) Apaixonei! deve ser a melhor Chefe! rsrsrs Até inspirou! Obrigado por compartilhar o conhecimento e a maluquice Imira! :D
Imira, seu trabalho é maravilhoso! Ainda sou estudante e tô assistindo seus vídeos pensando em como deve ser tão incrível ser uma estagiário no seu escritório! Eu aprenderia tanto hahaha o jeito é continuar acompanhando e aprendendo pelo UA-cam/Instagram. Não para nunca, continua compartilhando esse conhecimento que muitas vezes a faculdade não passa 💕
claro que eu já tinha assistido esse video anos atrás, mas revendo agora só tenho a dizer: IMIRA COMO VC É MARAVILHOSA! que didática incrível, quero ser sua aluna de novo!
Voce deu a direção nossa como ajudou estou começando agora e quanto me perguntam quanto cobro por projeto fico muito perdida pq na facul não ensina sobre valores. Obrigado
Mas e no caso de ser início de carreira? Por exemplo.. me formei em 2019 e quero (preciso é claro) começar a trabalhar esse ano. Não tenho os meses atrás pois estou começando esse ano?
Independentemente de quando vc começou a trabalhar, importante é usar uma planilha de gastos pessoais, ou um caderno ou o que for mais confortável pra vc, e anotar seus gastos mensais pessoais, não esquecendo dos impostos, taxas, anuidades, o dinheiro que vc contribui em casa, transporte., etc Com essa ideia de quanto gasta pra sobreviver, você vai saber de quanto precisa pra viver. Acrescente mais um tanto para reserva financeira. o SEBRAE tem ótimos cursos sobre educação financeira. Não sei se ajudei...
@@marciacantao5585 Outra maneira pra descobrir quantas horas vc leva pra fazer um projeto, é fazendo seu portfólio, faça com projetos fictícios mesmo, mas faça todas as etapas, e claro, contabilize o tempo, ao final vc saberá quantas horas vc gasta por projeto. faça projetos de ambientes diferentes para saber melhor.
É importante incluir nos custos do escritório também o valor do trabalho mensal, algo como o salário, além das contas. As remunerações não podem sair do que sobra, tem que ser parte do custo do escritório. Além das reservas, é claro.
Amei a dica!! Vou testar já e te conto como foi. Tenho um ateliê de decoração infantil... amo seus vídeos, sao super úteis e você é muito alegre! Parabéns pelo bebê! Muito obrigada por compartilhar
Imira...nem sei o que dizer a respeito dessa AULA e desse CHOQUE DE REALIDADE. Sou assistente online, uma simples porém dedicada, secretária virtual com foco em profissionais da construção (arquitetos, engenheiros, designers, marceneiros). E é isso mesmo: o valor da entrega, depende dos gastos pra manter sua estrutura de trabalho. E tem mais: o profissional precisa ter retirada mensal - salário - dindin. E só vai poder gastar o dindin na padoca, depois de pagar o custo da sua estrutura. E tem também a reserva financeira...Olha! Respirei fundo agora, porque sei que não é fácil esse convencimento. Fez bem em deixar gravado!
Nossa, isso faz muito sentido. Me formo ano que vem e ja estou pensando nas possibilidade de ter me próprio escritório, mas uma coisa ja esta definida, VOU COBRAR POR HORA! hahaha Imira voce é a melhor...Sucesso lindona
Olá Imira, acompanho seu canal a pouco tempo, mesmo assim já sou fã do seu trabalho rs. Também sou arquiteta, amo nossa profissão e tb trabalho com essa metodologia de cobrança ao cliente. Então, só para acrescentar uma informação, que não ficou muito clara no vídeo, no caso de quem trabalha home office (um mói de arquiteto hj em dia né!rs), o custo deve incluir sempre o valor do seu próprio salário (lembrando que é importante sempre considerar um "salário fixo" para o chefe ou sócios ou para quem é profissional liberal + a tal gordura. ;)
Para mim é muito difícil saber em quanto tempo eu vou desenvolver um projeto. Às vezes eu demoro muito mais do que o necessário e outras vezes o projeto sai bem mais rápido. Isso vai da inspiração, etc... é muita coisa envolvida....
Oi, gostei bastante do vídeo! Mas você podia ensinar pra quem tá começando, que acabou de se formar. Pra quem não tem escritório nem nada vai dividir por quanto? Se nunca teve dinheiro de onde tirar?
Consegui precificar muito melhor meus projetos (calculados por HORA, que nem pró Imira ensinou no vídeo) anotando quanto tempo gastava em cada projeto, por etapa. No papel mermo! Tipo assim: --------- EP (estudo preliminar) 19/07 - 7h 20/07 - 2h- e do lado anotava qualquer dúvida que tivesse surgido, pra perguntar ao cliente quando pudesse, pq trabalho nos freelas de madrugada kkk 21/02 - 2h - e também anoto qualquer coisa que solicitei e estivesse empacando meu trabalho. 22/07 - 2h - e aqui quando a informação foi recebida 23/07 - 1h - reunião de apresentação. -------- AP (anteprojeto) 01/08 - 3h 02/08 - 1h 03/08 - 4h ... e por aí vai. Assim deu pra mensurar bem melhor, e no próximo projeto do mesmo perfil, já sabia quase exatamente quanto tempo ia levar pra executar, e quanto cobrar por ele! Nos primeiros claro que rolou preju, mas nos próximos, foi tranquilidade. :) Obrigadaaaaaaaa, vocês não fazem ideia do quanto esse conteúdo me ajuda!
Pelo que entendi o valor da hora trabalhada é dada pelo cálculo do custo do escritório por hora, entretanto para que o profissional tenha o lucro desse percentual estipulado(gordurinha), parte do pressuposto que o profissional deverá trabalhar exatamente todas as horas em que o escritório está aberto(8h por dia, 5 dias da semana, 4 semanas=160h por mês), no meu ponto de vista deveria ser acrescentado um coeficiente de “risco” tomando como base quantas horas por mês o escritório está ativo (horas reais trabalhadas) dando margem de segurança para obtenção de lucro.
Tenho certeza que vc sabe o quanto é louca!!!!! né verdade??? ... Mas como diz uma amiga... De perto ninguém é normal, não é? Eu adorei o vídeo... Ah e ajudou mtooooooooooooooo... grande abraço.
Vai trabalhar em projetos de Moradia Popular, rsss, brincadeira, só pra entrar no clima da arquiteta doidinha e fascinante . Sou totalmente leigo, mas acredito que terá mais lucro nos projetos ao passo que ofertará bons valores aos clientes sem fugir da realidade do mercado!
Parabéns pelo vídeo , este é um dos temas q deveria ser mais discutido na faculdade. Imira só uma pergunta , recém formados como eu normalmente escolhem home office para trabalharem e tbm o desgaste dos produtos como os computadores q são essenciais , deveriam entrar nesta conta. Vc conseguiria nos dar uma dica tbm de como separar a conta da casa do que é do escritório e como incluir estes outros gastos na conta tbm? Já agradecida bjs sucesso
Muito bom 👏 Mas toda vez que vc da uma pausa para fazer um cafezinho, ou ir ao banheiro por exemplo você para o tempo e nao considera isso ou joga uma gordurinha em cima do valor da hora para essas pequenas pausas durante o dia?
Imira, por exemplo, eu e minha amiga começamos a trabalhar agora com interiores, temos o valor da nossa hora, aí cada um de nós trabalhamos, no caso 8h por dia, no caso não seria multiplicado por 2 para passar o valor final para o cliente, correto?
Uma coisa que você não esta contando é com os vários retornos para modificações no projeto devido a ajustes e modificações impostas pelo cliente.....ai fica difícil....teria que cobrar as horas extras?? Ai o cliente vai espanar......
Eliso, a gente faz o orçamento com base em uma estimativa de horas a serem trabalhadas. Daí fazemos o contrato e assinamos sem revisões de valores pro cliente após isso. O que acontece depois é nosso controle de horas trabalhadas pra saber se aquele orçamento previsto está correto ou não. É importante manter o controle do andamento do projeto, para os próximos orçamentos de novos projetos. O cliente não vai receber aditivos ao longo do contrato dele por conta de revisões não, entendeu? ;)
E no caso de alterações de projeto, provavelmente nessa etapa o valor já foi estabelecido, fechado. Cobrar novamente? Ter uma boa margem para não ter esse prejuízo?
Mas como saber se o arquiteto fez o cálculo do projeto com honestidade, pq ele pode sim dizer que trabalhou 80 hs no projeto e na verdade ter trabalhado apenas sei lá 55 hs, não teria como o cliente saber. É complicado
Sara, essa é a forma que a gente tem pra fazer o orçamento, uma vez apresentado o valor do trabalho para o cliente, esse preço não vai mudar. Sim, pode acontecer do arquiteto trabalhar menos horas no projeto, para o cliente isso não vai fazer diferença, porque o valor acertado não se altera. Para o cliente, o valor acertado no momento do orçamento será sempre o mesmo, para o arquiteto essa relação entre tempo de trabalho e custos do escritório, faz com com a análise da realidade financeira da empresa de arquitetura seja mais profissionalizada. Espero que tenha esclarecido sua dúvida.
Eu simplesmente não digo na proposta qual parâmetro que eu uso pra precificar... Dou o valor e explico detalhadamente o que vou entregar por aquilo. Se não o próprio cliente começa a procurar um jeito de usar a sua métrica como moeda de troca na negociação pra chegar no preço que ele quer... 😊
Sempre trabalhei com dança e artesanato, então esse mês a moça de meu salão pediu q eu de uma melhorada lá (decorar) nisso chegou a outra da outra sala e gostou da idéia quer também, mostrei vídeos e fotos de "minha" casa, não quero e não posso perder essa oportunidade pois ter minha loja de decoração é meu objetivo, Perguntas: -como comprar o q usarei ? No cartão da cliente como faz? -cobro simbolicamente por estar iniciando na base da amizade? Só pra fazer meu nome? ( basicamente são essas dúvidas no momento selecionei opções do q podemos usar lá, listei, e vou mostrar na semana) Há um programa de computador q facilite desenhar tipo uma versão de AutoCad porém leve? Boa noite obrigada
Não cobre simbolicamente pela amizade jamais, acredite, eles vão te cobrar o sangue tanto quanto se você tivesse cobrado o justo e o pior depois eles podem pedir mais serviços e você vai ter que manter a linha de preço pra elas. Compre no cartão da cliente direto pois qq dinheiro que entre na sua conta, pode entrar no seu imposto de renda. SE você for fazer mais barato, ainda assim, diga o preço justo, olha fulana seu projeto seria 10mil mas vou te cobrar 5mil, mas é o seguinte, pra mim só faz sentido se eu puder documentar tudo, fazer stories, que você grave um depoimento depois em vídeo e que você cumpra exatamente o projeto, porque pra mim se ficar mudando e virando um Frankenstein não é vantagem e aí caso aconteça vou me retirar.
Pra quem quer aprender a calcular sua hora de trabalho e o valor de um projeto, tem um livro ótimo que me ajudou bastante a precificar meus serviços. É o "Quanto custa meu design", do André Beltrão. Ele dá uma boa direção a quem é freelancer ou tá iniciando um escritório de design ou arquitetura. Nele, é ensinado como construir tabelas no Excel inserindo vários elementos que devem ser considerados na formulação de uma proposta como taxas, despesas fixas do escritório, despesas variáveis de um projeto, pró-labore, etc. Acho que é uma boa leitura para complementar o vídeo. Abraço!
Muito boa a dica
Já vi tantos vídeos de arquitetos falando sobre "cobrar por m² é errado" mas nenhum nos dá um norte por onde começar a fazer certo. As planilhas do CAU e IAB (que nunca entendo) ou sei lá mais o que, parece ser feito por pessoas que nunca foram pro mercado de trabalho. Esse é o primeiro vídeo que realmente clareou minha mente. Obrigada.
Esse vídeo deveria ser passado na colação de grau de todos nós! Só pega o diploma se assistir todinho!
Cara... você torna muito divertido tratar de assuntos normalmente chatos, como orçamentos, controles, etc. Dá para perceber o quanto você gosta de se comunicar. Parabéns.
Acabei de me formar em arquitetura, você me ajudou PRA CARAMBA! Não tinha um pingo de ideia de como orçar projeto.
Já vi muitos lugares que falam em cobrar por hora, mas nunca uma explicação tão clara do passo a passo, abriu a mente! Obrigada por compartilhar de uma forma tão maravilhosa!
Adoro essa mulher!! Todos falam a mesma coisa, mas finalmente encontrei uma profissional que explicou com clareza! Obrigada!!
Noooossa, a melhor aula de precificação que já tive até hoje na minha vida 😱. Imira ta mudando minha vida! 😍 obrigada😘
Queria ser de Brasília e me candidatar pra estágio/sociedade! Eu amo esses vídeos, acho que muitos assuntos como este são ainda tabu e ninguém comenta por medo ou competitividade. Esse vídeo eu amei num tanto que escorreu uma lágrima no final! Hahahahah... guardando até as moedinhas pro Arquitetura na Prática!
Melhor pessoa que eu poderia encontrar na vida!!! Imira, você é maravilhosa demais, estou fazer maratona direto aqui no StudioM4, espero muito conseguir entrar na próxima turma do seu curso. Parabéns pelo seu lindo trabalho
Gostei! me mostrou q faço certo nos meus orçamentos pois coloco todos os meus custos de serviço nele. mesmo cobrando por m2. trabalho por diária quando o m2 não compensa. não sou projetista mas pra minha área que é instalação de forros foi útil.
kkkkk genteee chorei. kkk. Inteligente, Organizada, Divertida, Superinformativa (não é igual os videos dos palestrantes do CAU por ex...2 horas de video =nada...) Apaixonei! deve ser a melhor Chefe! rsrsrs Até inspirou! Obrigado por compartilhar o conhecimento e a maluquice Imira! :D
Assisti 5 vídeos do canal e já se tornou meu canal de arquitetura preferido !!!!!!
Olá Imita, sou arquiteta e adorei esse vídeo, faz a gente abrir a cabeça e pensar fora da caixa. Nota 10 para o seu bom humor!
Imira, seu trabalho é maravilhoso! Ainda sou estudante e tô assistindo seus vídeos pensando em como deve ser tão incrível ser uma estagiário no seu escritório! Eu aprenderia tanto hahaha o jeito é continuar acompanhando e aprendendo pelo UA-cam/Instagram. Não para nunca, continua compartilhando esse conhecimento que muitas vezes a faculdade não passa 💕
claro que eu já tinha assistido esse video anos atrás, mas revendo agora só tenho a dizer: IMIRA COMO VC É MARAVILHOSA! que didática incrível, quero ser sua aluna de novo!
Voce deu a direção nossa como ajudou estou começando agora e quanto me perguntam quanto cobro por projeto fico muito perdida pq na facul não ensina sobre valores. Obrigado
Mas e no caso de ser início de carreira? Por exemplo.. me formei em 2019 e quero (preciso é claro) começar a trabalhar esse ano. Não tenho os meses atrás pois estou começando esse ano?
Também queria saber isso...
Independentemente de quando vc começou a trabalhar, importante é usar uma planilha de gastos pessoais, ou um caderno ou o que for mais confortável pra vc, e anotar seus gastos mensais pessoais, não esquecendo dos impostos, taxas, anuidades, o dinheiro que vc contribui em casa, transporte., etc Com essa ideia de quanto gasta pra sobreviver, você vai saber de quanto precisa pra viver. Acrescente mais um tanto para reserva financeira. o SEBRAE tem ótimos cursos sobre educação financeira. Não sei se ajudei...
@@marciacantao5585 Outra maneira pra descobrir quantas horas vc leva pra fazer um projeto, é fazendo seu portfólio, faça com projetos fictícios mesmo, mas faça todas as etapas, e claro, contabilize o tempo, ao final vc saberá quantas horas vc gasta por projeto. faça projetos de ambientes diferentes para saber melhor.
Bonita, alta, inteligente, arquiteta, engraçada...meu Deus....são muitas qualidades numa mulher só!!!
ATÉ QUE ENFIM ALGUÉM FINALMENTE ENSINOU DE FATO CALCULAR! Obrigada!
Geeenducéuu. Nem comecei a faculdade e já tô aprendendo tanto. Labor! Anotado!
Curti muito 👍🏼👍🏼👍🏼
É muita informação, meu jesus. (Ótimo vídeo)
Novo inscrito no canal, e quero parabenizar o conteúdo abordado e também a forma como é abordado, super claro e objetivo.
Ai meu Deussss
Que maravilha encontrar vcs nas nossas vidas.
Obrigada meninas
Amo gente engraçada! Obrigada, querida, por disponilizar sua "hora de trabalho" com conteúdo de valor.
É importante incluir nos custos do escritório também o valor do trabalho mensal, algo como o salário, além das contas. As remunerações não podem sair do que sobra, tem que ser parte do custo do escritório. Além das reservas, é claro.
Amei a dica!! Vou testar já e te conto como foi. Tenho um ateliê de decoração infantil... amo seus vídeos, sao super úteis e você é muito alegre! Parabéns pelo bebê!
Muito obrigada por compartilhar
Imira...nem sei o que dizer a respeito dessa AULA e desse CHOQUE DE REALIDADE. Sou assistente online, uma simples porém dedicada, secretária virtual com foco em profissionais da construção (arquitetos, engenheiros, designers, marceneiros). E é isso mesmo: o valor da entrega, depende dos gastos pra manter sua estrutura de trabalho. E tem mais: o profissional precisa ter retirada mensal - salário - dindin. E só vai poder gastar o dindin na padoca, depois de pagar o custo da sua estrutura. E tem também a reserva financeira...Olha! Respirei fundo agora, porque sei que não é fácil esse convencimento. Fez bem em deixar gravado!
Já gostei nos primeiros 30 segundos. Vendo o primeiro vídeo. Obrigado
Muito bom o vídeo. Vou coloca-lo nos meu favoritos pra quando tiver um escritório grande ver ele novamente.
inscrita com certeza...que mulher maravilhosa 10min de video e nem percebi...adoreiiiiiiiiiiiiii
Extremamente simpática e envolvente! Parabéns pela aula e desenvoltura..
Nossa, isso faz muito sentido. Me formo ano que vem e ja estou pensando nas possibilidade de ter me próprio escritório, mas uma coisa ja esta definida, VOU COBRAR POR HORA! hahaha Imira voce é a melhor...Sucesso lindona
Eu já te amo !!! Obrigada pelo conteúdo!!!
Uau...
Novatics é Novatics mesmo...
Será que fazem esse produto pra outras atividades...
Cursos, treinamentos etc?
torcendo aqui pra virar 100 mil seguidores! te conheci hoje e ameiiiiiii! Vc é extremamente simpática,engraçada e uma profissional incrível!
Legal, Imira! Obrigada!
Imira, que ideia boa esse Labor!!!!! Fui no site mas não achei quanto custa, ce pode falar ou mando mensagem lá no site?
Olá Imira, acompanho seu canal a pouco tempo, mesmo assim já sou fã do seu trabalho rs. Também sou arquiteta, amo nossa profissão e tb trabalho com essa metodologia de cobrança ao cliente. Então, só para acrescentar uma informação, que não ficou muito clara no vídeo, no caso de quem trabalha home office (um mói de arquiteto hj em dia né!rs), o custo deve incluir sempre o valor do seu próprio salário (lembrando que é importante sempre considerar um "salário fixo" para o chefe ou sócios ou para quem é profissional liberal + a tal gordura. ;)
Gente, vc é muito engraçada!! Amei o vídeo, á virei seguidora nº 1 ahahahahaha
Para mim é muito difícil saber em quanto tempo eu vou desenvolver um projeto. Às vezes eu demoro muito mais do que o necessário e outras vezes o projeto sai bem mais rápido. Isso vai da inspiração, etc... é muita coisa envolvida....
Maratonando Studio M4 🖤
Imira, você é incrível! Obrigada pelo vídeo, pelas dicas e por nos passar um pouco do seu conhecimento (:
Oi, gostei bastante do vídeo! Mas você podia ensinar pra quem tá começando, que acabou de se formar. Pra quem não tem escritório nem nada vai dividir por quanto? Se nunca teve dinheiro de onde tirar?
Consegui precificar muito melhor meus projetos (calculados por HORA, que nem pró Imira ensinou no vídeo) anotando quanto tempo gastava em cada projeto, por etapa. No papel mermo! Tipo assim:
--------- EP (estudo preliminar)
19/07 - 7h
20/07 - 2h- e do lado anotava qualquer dúvida que tivesse surgido, pra perguntar ao cliente quando pudesse, pq trabalho nos freelas de madrugada kkk
21/02 - 2h - e também anoto qualquer coisa que solicitei e estivesse empacando meu trabalho.
22/07 - 2h - e aqui quando a informação foi recebida
23/07 - 1h - reunião de apresentação.
-------- AP (anteprojeto)
01/08 - 3h
02/08 - 1h
03/08 - 4h
... e por aí vai.
Assim deu pra mensurar bem melhor, e no próximo projeto do mesmo perfil, já sabia quase exatamente quanto tempo ia levar pra executar, e quanto cobrar por ele! Nos primeiros claro que rolou preju, mas nos próximos, foi tranquilidade. :)
Obrigadaaaaaaaa, vocês não fazem ideia do quanto esse conteúdo me ajuda!
oie! Estou com meu primeiro projeto e sinto que preciso de alguma ajuda, pode me auxiliar nisto?
Orientação muito boa pra que precisa formar preço de serviço, obrigado. Valmir Viana (projetista)
DEC Desenhos vc atende em Brasília?
Pelo que entendi o valor da hora trabalhada é dada pelo cálculo do custo do escritório por hora, entretanto para que o profissional tenha o lucro desse percentual estipulado(gordurinha), parte do pressuposto que o profissional deverá trabalhar exatamente todas as horas em que o escritório está aberto(8h por dia, 5 dias da semana, 4 semanas=160h por mês), no meu ponto de vista deveria ser acrescentado um coeficiente de “risco” tomando como base quantas horas por mês o escritório está ativo (horas reais trabalhadas) dando margem de segurança para obtenção de lucro.
Perfeito, Roberio! 👏🏼👏🏼👏🏼
Quanto é um projeto no StudioM4? Sou apaixonado pelos projetos de vcs.
Perfeita!!!!!
e quando o cliente pede o valor antes do projeto? o que eu digo? kkk
faça uma avaliação do que ele quer, cobre pelas horas.
Acho que pelos desejos do cliente comparando com outros que você já fez deve dar uma noção de valor. Pelo menos é o que acho.
Obrigado pela dica amiga,um grande abraço.
Imira, dando boas risadas aqui viu! Você é demais. Abraço Alex
Gente, to muito apaixonada pela Emira.
Parabéns pelo vídeo. Muito bem explicado. De verdade
Adorei seu cana.... Muito bom mesmo. Parabéns!!!!!
Seu senso de humor e o grande diferencial, ótimo video. Ja to inscrito ❤️
Amo seus vídeos e sua espontaneidade!! Vídeo toop
olha eu realmente adorei seus videos, já vi três e me tornei inscrito rs logo mais estarei vendo outros!!! :)
Tenho certeza que vc sabe o quanto é louca!!!!! né verdade??? ... Mas como diz uma amiga... De perto ninguém é normal, não é? Eu adorei o vídeo... Ah e ajudou mtooooooooooooooo... grande abraço.
Estou adorando os vídeos! Sempre temos dúvidas de algumas coisas.. ainda mais quando estamos começando! Uma dica para outro vídeo: projeto executivo 😊
Muito bom... Mas e quem trabalha por conta própria, em casa por exemplo.? E não tem todas essas despesas de conta para pagar?
também fiquei nessa dúvida.
Simule os custos e defina seu salário como as despesas do seu escritório. 😘
Vai trabalhar em projetos de Moradia Popular, rsss, brincadeira, só pra entrar no clima da arquiteta doidinha e fascinante . Sou totalmente leigo, mas acredito que terá mais lucro nos projetos ao passo que ofertará bons valores aos clientes sem fugir da realidade do mercado!
Você é Otima.... amo seus vídeos parabéns!
Bom demais! obrigada pela ajuda!
Parabéns!!!! Aula de Gestão financeira também!!!!!! Muito bom rsrsrs 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Ótima explicação, ajudou muito, obrigada!
Amo o canal dessa mulher kkk
Seus vídeos são muito divertido!! Virei teu fã. Ahazouuuu!!!
você e ilária muito obrigada esse vídeo me ajudou muiiiito
Parabéns pelo vídeo , este é um dos temas q deveria ser mais discutido na faculdade. Imira só uma pergunta , recém formados como eu normalmente escolhem home office para trabalharem e tbm o desgaste dos produtos como os computadores q são essenciais , deveriam entrar nesta conta. Vc conseguiria nos dar uma dica tbm de como separar a conta da casa do que é do escritório e como incluir estes outros gastos na conta tbm? Já agradecida bjs sucesso
Estou me formando agora e me sinto perdida. E se eu não tenho um escritório? Como cobrar por hora?
Muito bom 👏
Mas toda vez que vc da uma pausa para fazer um cafezinho, ou ir ao banheiro por exemplo você para o tempo e nao considera isso ou joga uma gordurinha em cima do valor da hora para essas pequenas pausas durante o dia?
Ameiiiii você e suas informações e seu senso de humor hahahaha❤️
Ah e adorei o video!! Ajudou bastante!!
Nesse caso leva em consideração os custos de um escritório, eu não entendi onde entra os custos pessoas, por exemplo, contas da casa
Imira, por exemplo, eu e minha amiga começamos a trabalhar agora com interiores, temos o valor da nossa hora, aí cada um de nós trabalhamos, no caso 8h por dia, no caso não seria multiplicado por 2 para passar o valor final para o cliente, correto?
Creio que não pois na conta que ela fez de rendimento de horas do escritório ja está inserido as duas pessoas.
Imira, no Arquitetura na Prática você fala sobre essas etapas de projeto (ex: reunião, visita...etc)?
Ilana Souza siiiiiiim!
Quanto vc combra para decorar minha cozinha por favor me ajude não consegui decorar minha cozinha cozinha tá tudo desconjuntado 😕😔😓😓
Eita vim correeeeeendo!!!!! ✌😘
você é uma figuraa! curtii!
Hahaha adoro o jeito que ela fala!
Trabalhamos com de coração e móveis estofados sobmedida na grande florianóplis s.c
Bacanaa! 👏🏼👏🏼
Top explicação bj
Pode curtir mil vezes? é muita animação...
Esclarecedor e divertido!
Adoro seus vídeos!!!! poderia me informar qual link de pagamento você usa?
Imira tu é demais! Os melhores vídeos sobre o assunto tao aqui! XD hahahah Me senti com a frase, "Imira, nao a menor idéia".
O jeito q vc falou de pré-requisito me lembrou tanto a UnB!!! ♥️♥️♥️
La Marchesa - Isis Marques DESIGN é que venho de lá! 😁😁
Adorei o vídeo ❤️
Onde que entra o valor do pagamento dos funcionários?
hahahahahaha, vc é mt engraçadaaaaaa!! Adoreiiiiii!!!
Amei seu vídeo!
obrigada.
+1 inscrito, adorei seus vídeos
Uma coisa que você não esta contando é com os vários retornos para modificações no projeto devido a ajustes e modificações impostas pelo cliente.....ai fica difícil....teria que cobrar as horas extras?? Ai o cliente vai espanar......
Eliso, a gente faz o orçamento com base em uma estimativa de horas a serem trabalhadas. Daí fazemos o contrato e assinamos sem revisões de valores pro cliente após isso. O que acontece depois é nosso controle de horas trabalhadas pra saber se aquele orçamento previsto está correto ou não. É importante manter o controle do andamento do projeto, para os próximos orçamentos de novos projetos. O cliente não vai receber aditivos ao longo do contrato dele por conta de revisões não, entendeu? ;)
Indicas algum programa que facilite a realização do orçamento e posteriormente o controle dos custos por projeto?
E no caso de alterações de projeto, provavelmente nessa etapa o valor já foi estabelecido, fechado. Cobrar novamente? Ter uma boa margem para não ter esse prejuízo?
André Rodolfo Mees tem que ter margem sim! 😉
Melhor pessoa eveeeer!!! HAHAHA
Mas como saber se o arquiteto fez o cálculo do projeto com honestidade, pq ele pode sim dizer que trabalhou 80 hs no projeto e na verdade ter trabalhado apenas sei lá 55 hs, não teria como o cliente saber. É complicado
Sara, essa é a forma que a gente tem pra fazer o orçamento, uma vez apresentado o valor do trabalho para o cliente, esse preço não vai mudar. Sim, pode acontecer do arquiteto trabalhar menos horas no projeto, para o cliente isso não vai fazer diferença, porque o valor acertado não se altera. Para o cliente, o valor acertado no momento do orçamento será sempre o mesmo, para o arquiteto essa relação entre tempo de trabalho e custos do escritório, faz com com a análise da realidade financeira da empresa de arquitetura seja mais profissionalizada. Espero que tenha esclarecido sua dúvida.
Eu simplesmente não digo na proposta qual parâmetro que eu uso pra precificar... Dou o valor e explico detalhadamente o que vou entregar por aquilo. Se não o próprio cliente começa a procurar um jeito de usar a sua métrica como moeda de troca na negociação pra chegar no preço que ele quer... 😊
Sempre trabalhei com dança e artesanato, então esse mês a moça de meu salão pediu q eu de uma melhorada lá (decorar) nisso chegou a outra da outra sala e gostou da idéia quer também, mostrei vídeos e fotos de "minha" casa, não quero e não posso perder essa oportunidade pois ter minha loja de decoração é meu objetivo,
Perguntas:
-como comprar o q usarei ? No cartão da cliente como faz?
-cobro simbolicamente por estar iniciando na base da amizade? Só pra fazer meu nome?
( basicamente são essas dúvidas no momento selecionei opções do q podemos usar lá, listei, e vou mostrar na semana)
Há um programa de computador q facilite desenhar tipo uma versão de AutoCad porém leve?
Boa noite obrigada
Não cobre simbolicamente pela amizade jamais, acredite, eles vão te cobrar o sangue tanto quanto se você tivesse cobrado o justo e o pior depois eles podem pedir mais serviços e você vai ter que manter a linha de preço pra elas. Compre no cartão da cliente direto pois qq dinheiro que entre na sua conta, pode entrar no seu imposto de renda.
SE você for fazer mais barato, ainda assim, diga o preço justo, olha fulana seu projeto seria 10mil mas vou te cobrar 5mil, mas é o seguinte, pra mim só faz sentido se eu puder documentar tudo, fazer stories, que você grave um depoimento depois em vídeo e que você cumpra exatamente o projeto, porque pra mim se ficar mudando e virando um Frankenstein não é vantagem e aí caso aconteça vou me retirar.
@@livialopes1039 fui cobrar simbolicamente confundiu com amizade favor, perdi a amizade não recebi. 😒
@@marciamariana5601 Eita!! Fica o aprendizado pelo menos!