Explicação do salmo 133: O valor da união entre os irmãos.

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 6 вер 2024
  • neste vídeo o pastor edson moura aborda o salmo 133, um dos salmos de romagem ou dos degraus. no salmo 133 abordamos sobre o valor da união entre os irmãos.
    Hó! Quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união. V1
    É como óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes. V2
    É Como o orvalho de Hermom, que desce sobre os montes de sião, porque ali o senhor ordena a benção e a vida para sempre. V3
    O salmo 133 é um salmo pequeno na sua estrutura, mas é profundo nos seu ensinos. O salmo é composto apenas três versículos, mas a sua riqueza e importância são como oceanos insondáveis.
    O salmo 133 é de autoria do rei Davi, e faz parte da coletânea de 15 salmos que nós conhecemos como salmos dos degraus ou de romagem, este salmo trata com maestria sobre um assunto da mais alta importância para a vida da igreja, ele trata sobre o valor da união entre os irmão. Nós vamos aborda neste salmos 1. Porque devemos viver unidos, 2 o valor da união, 3 os benefícios da união entre os irmão
    Porque devemos viver unidos como irmãos?
    1) A união entre os irmãos alegra o coração do pai.
    Qualquer pai se alegra ao ver a paz no ambiente familiar e se entristece ao ver a guerra dentro de casa. Assim também é o coração de Deus, se alegra ao ver quando na igreja há paz e harmonia, mas se entristece ao ver a divisão e os conflitos.
    Notem a expressão do versículo 1. Hó! Como é como é bom e agradável. Essa é uma expressão de admiração e aprovação, o coração de Deus não apenas se alegre, mais sobre tudo aprova a união entre os irmãos. Como está escrito: hó como é bom e agradável, o quer? Que os irmãos vivam em união.
    Porque devemos viver unidos como povo de Deus.
    Porque temos o mesmo pai.
    Porque somos irmãos
    Porque pertencemos a mesma família, a família de Deus. notem que a bíblia quando se refere ao povo de Deus usa algumas figuras de linguagem que mostram que devemos viver unidos, como por exemplo:
    Como povo de Deus somos chamados de rebanho de ovelhas, e uma ovelha não pode viver longe do rebanho, porque longe do rebanho ela se perde e pode ser devorada com muita facilidade. a bíblia além de chamar-nos de ovelhas nos chama também de família de Deus, nós chama de corpo de cristo e todos nós sabemos que nenhum membro sobrevive muito tempo longe do corpo. Se nós parássemos só no versículo primeiro do salmos 133 já era o suficiente para descobrirmos porque devemos viver unidos como irmão.
    Mas no versículo 2 o salmista continua discorrendo sobre esse magnifico assunto e nos mostra porque a união e valiosa. Pois está escrito: É como óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes. Aqui Davi vai falar do valor da união usando o momento da consagração do sumo sacerdote, e não era qualquer sacerdote, era o sumo sacerdote Arão, irmão de Moises ungido por Moises. O que nós aprendemos aqui então.
    A) A unção do sacerdote era feita com um óleo consagrado. Era um óleo fabricado exatamente como Deus havia mandado, com os ingredientes prescritos por Deus. quando Davi comprara a união dos irmãos ao ato da consagração do sumo sacerdote ele vai buscar exatamente o momento que o óleo foi derramado sobre cabeça de Arão, e com isso ele está dizendo: como aquele óleo era consagrado, a união entre os irmãos deve ser consagrada e santa também, como aquele óleo era fabricado exatamente como Deus mandou, a união entre os irmãos deve ser baseado exatemente como Deus prescreveu nas sagradas escrituras. Também aprendemos que Arão foi ungido por moises, nós a igreja do Senhor somos ungidos por Jesus, que derrama sobre nós o seu Espirito santo. Mas a figura usada por davi a no verso 2, nos mostra ainda que:
    B) A união deve se espalhar.
    O versículo diz que o óleo era colocado sobre a cabeça de arão, mas o óleo escorria passando pela barba até chegar na orla da sua vestimenta. Isso significa que assim como aquele óleo a união também deve correr espalhando-se, por todos os irmãos; está é a vontade de Deus.
    Chegamos então ao ultimo versículo deste salmo, e assim como os versículos anteriores ele também é de uma profundidade tremenda, veja o que está escrito: é Como o orvalho de Hermom, que desce sobre os montes de sião, porque ali o senhor ordena a benção e a vida para sempre. Quere destacar duas coisas aqui para encerrarmos a nossa reflexão: o que a união entre os irmãos atrai?
    A) A união entre os irmão atrai a benção de Deus. como está escrito, ali ordena o Senhor a sua benção.
    B) A união entre os irmãos atrai vida, é vital.
    Davi comparou a união com orvalho que caia sobre o monte sião, esse orvalho regava a terra trazendo vida. Está escrito que ali o senhor ordena a benção e a vida para sempre, ali aonde; ali onde os irmãos vivem unidos.
    Qual é o orvalho que cai sobre nós povo de Deus quando estamos em santa união? O orvalho do espirito santo, que traz vida sobre nós e nos abençoa.
    #salmos #salmos 133 #devocional #meditação #palavradeDeus

КОМЕНТАРІ •