Na minha primeira montagem de uma bike (gravel), já optei no primeiro momento pelo tubeless, e depois de um ano tenho mais certeza que nunca que fiz a melhor opção! Ando nos 2 terrenos com frequência, terra e asfalto com gente de MTB e speed. Na terra posso usar pouca pressão no pneu que dá muito mais conforto, o que não poderia se estivesse usando câmara.. de TPU ou não! No asfalto posso encher bem o pneu e obter uma excelente rolagem, sem ter medo dos "cabelos de robocop", que com frequência interrompem os pedais dos speedeiros adeptos da borracha!! As pessoas apontam problemas no tubeless, e eles existem, mas dependendo de contexto os problemas são pequenos em relação aos benefícios! Se: o ciclista pedalar 3 vezes ou mais na semana Andar com frequência nos dois terrenos Rodar mais de 300km em um mês Tubeless vai ser a melhor solução!
@@luciano9747 Não dá pra baixar tanto, senão bate o aro na câmara e corta. A rolagem tambem fica melhor. Eu era bem cético com tubeless mais depois que coloquei não quero câmara mais. Detalhe: Tenho as ferramentas para fazer e manter eu mesmo, senão fica caro.
Tô contigo! Tenho duas bikes, uma mtb e outra gravel e todas duas com tubeless e foi a melhor escolha que fiz. Furos pequenos desaparecem e a gente não tem que interromper os pedais por isso. Tive apenas dois problemas com furos maiores, cacos de vidro e um espeto que entrou no pneu da mtb e resolvi com a câmera.
@@luciano9747 Dá pra usar pouca pressão com câmera mas vc corre o risco da famosa "mordida de cobra", quando o aro morde a câmara em pancadas mais fortes. Já com tubeless isso não acontece, sem contar que fica muito mais macio e aderente
Peguei a Sense Versa GR 2024 e de cara já fiz o tubeless…… no segundo pedal já fiz 130km e depois já fiz mais uns pedais legais …… Estou gostando muito! Galera eu sempre dei muita valor a componentes mas aprendi que o que faz agente pedalar bem é o quadro ….. a geometria do quadro da Sense é maravilhosa…. Os pneus Schwalbe all around são ótimo a bike rola muito !
faltou o link da planilha. qual a diferença do sti PHI pro Quantum? montei a minha com câmbios grx2x10 com sti sensah quantum, k7 11x36 hg500 e pedivela 46/30 senicx. avidi se não me engano não existe mais, pode ser falso, eu usei o rt26 da shimano que é bem barato
Na descrição fala que o quantum é compativel só com o tiagra 4700, e o PHI com as outras linhas de road da shimano. Eu por exemplo uso um quantum com câmbio GR7 da l-twoo, casa mais que perfeito, esse GR7 msm sendo de 10v por ser compatível com 4700 pode ser usado em relação de 11v, e ele alcança cog de 51 sem prolongador , o meu é a terceira versão, que vem com embreagem igual o GR9 e o GRT, não sei mais o q é bater corrente desde que fiz a instalação dele.
Lembra que tem cabos, conduites, montagem, suporte de caramanhola e vamos lá perto dos 5 k. Ainda é bom. Tenho dúvidas sobre a compatibilidade do trocador e câmbio. Acho que tem versão da Sense Versa por 6 e pouco, com 2x9, parcelado sem juro e garantia.
Esse é top, tem um mais basico q é o Aires q é BEM melhor q esse shimano tourney q não é pra STI. Fora o novo BR-RS305-FR q é MUITO raro ver conteudo sobre ele
Tektro áries, tá 240 em média o par, esse shimano tourney com o tempo fica borrachudo, tem q ficar ajustando sempre ou fazer a gambiarra pra aumentar a alavanca dele, o tektro já é freio de road, tem o bengal tbm mas ele é mais caro
Po Thiago esse freio Tourney nao é pra STi, tem uns novos q apareceram no Ali que são flat mount da shimano modelo BR-RS305-FR, sobre os semi-hidraulicos se for comprar os modelos baratos são ruins mesmo, ideal é ir pelo menos com o ZRace BR 005 (não o 002!) q tem testes gringos e se for feita a devida manutenção e limpeza são bons. To com esses BR005 na minha gravel e apesar de nunca ter testado freio a disco mecanico estão se saindo bem, só que esqueça travar a roda traseira, nao faz!
Vídeo bacana, sou iniciante e quero montar uma gravel, mas vou esperar mais informações da galera que saca mais e estão colaborando com o vídeo nessa questão de câmbio incompatível e freios pouco eficazes para gravel. Porque depois que importar e chegar, se der ruim já era. Rs
sem problemas, no caso de freios mecânicos recomendo você comprar um kit de cabos com conduítes "sem compressão" da jagwire, para melhorar a eficiência dos freios.
Frete é sempre absurdo em tudo só está embutido no valor e não sabemos. Uma vez um item de 190 dólares que dizia frete gratuito descobri que frete era 80 dólares. A Gru SP fez pedido descriminado Valor de voucher de pagamento multa por divergência de valor...multa por não constar o frete. Eu tinha pago convertendo na época 490,00 Com multa+multa+ imposto desembolsei aqui um extra de 800,00 para receber mercadoria. Isso foi em 2012.
Muito interessante, mas essa caixa de direção absolute não vira, a Ztto tá quase o msm preço e tem muito mais qualidade, esse pedivela tbm tem q ver pq até onde eu sei a linha Cues tem compatibilidade com quase nd ainda, principalmente a corrente. Será que ela casa com esse Deore de linha mais antiga numa boa? Vai colocar o link da planilha pra nós?
Esse freio de MTB vai ficar bom com puxada STI? Tenho duvidas. Freio em gravel é sempre um problema. O melhor freio pra grável que achei foi o da Bengal que custa mais de 300 reais.
Teve um vídeo que vi aqui no canal pra montar uma Gravel com custo benefício e o quadro era o Simera, peguei o quadro e todos os outros componentes, até aí tudo bem, mas na hora de montar o quadro não tinha geometria adequado pra ser Gravel, resumindo, tive que gastar pra trocar de quadro, o barato me saiu caro.
Ola! Nao vejo sentido gravel sem tubuless. E tb acho q nao pode usar Cues com Deore. O Cues e linkiglide e Deore e outros e Hiperglide. O Cues e mais grosso. Acho q nao e comoativel nao. Abraço!
Essa transmissão nao vai funcionar, a puxada do sti é diferente da do câmbio. Câmbios GRX sao praticamente o mesmo preço e resolvem o problema. Esse pedivela eu particularmente nao gosto nem um pouco. As coroas não sao removíveis e ele é extremamente de entrada
Shimano cues com deore?!? não devia rsrs. a tecnologia do cues e a linkglide, incompatível com o hyperglide do deore. fora a indexação, STI tem indexação diferente do passador de MTB. queria ver isso tudo funcionando
Tbm queria, msm sendo só as coroas, a corrente do Cues é proprietária dele, por ser uma linha de e-bikes falam que duram 3 vzs mais, outra coisa, o trocador sensah que ele escolheu tbm não é compativel com Deore. Aqui no canal msm tem um vídeo em q ele usa um ignite com câmbio da shimano é da errado por conta disso, a sensah deixa bem claro que de 10v o quantum é compativel com 4700 e o PHI é compativel com as outras linhas de road da shimano.
uma observação sobre os cambios "mullet" que é cambio de mtb e passador de road. Segundo relatos e a própria shimano, cambio mtb e road só sao compativeis ate 9v; 10v nao é compativel. minha montagem de gravel é 2x10v e adoraria usar o deore, mas vi gente dizendo q nao eh compativel entao tive q ir no GRX e quanto ao passador da sensah, o mais indicado nao é o phi 10v e sim o quantum 10v pois eh compativel com shimano tiagra 10v. Minha montagem foi 2x10v cambio GRX400, sensah Quantum10v e k7 deore 11-42 e todas as marchas funcionam perfeitamente
Pessoal, estou com um problema com a planilha e ainda não consegui disponibilizar aqui mas ainda hoje coloco ela por aqui! Valeu!
já que o deore não casa, qual eu colaria no lugar ??
Estou buscando a mesma resposta kkkkk
Na minha primeira montagem de uma bike (gravel), já optei no primeiro momento pelo tubeless, e depois de um ano tenho mais certeza que nunca que fiz a melhor opção!
Ando nos 2 terrenos com frequência, terra e asfalto com gente de MTB e speed. Na terra posso usar pouca pressão no pneu que dá muito mais conforto, o que não poderia se estivesse usando câmara.. de TPU ou não!
No asfalto posso encher bem o pneu e obter uma excelente rolagem, sem ter medo dos "cabelos de robocop", que com frequência interrompem os pedais dos speedeiros adeptos da borracha!!
As pessoas apontam problemas no tubeless, e eles existem, mas dependendo de contexto os problemas são pequenos em relação aos benefícios!
Se:
o ciclista pedalar 3 vezes ou mais na semana
Andar com frequência nos dois terrenos
Rodar mais de 300km em um mês
Tubeless vai ser a melhor solução!
Por que não dá pra usar pouca pressão no pneu de câmara? Quando quero mais aderência e mais conforto eu deixo pouca pressão na câmara e é de boa.
Você usa algum insert de pneu para proteger o aro?
@@luciano9747 Não dá pra baixar tanto, senão bate o aro na câmara e corta. A rolagem tambem fica melhor. Eu era bem cético com tubeless mais depois que coloquei não quero câmara mais. Detalhe: Tenho as ferramentas para fazer e manter eu mesmo, senão fica caro.
Tô contigo! Tenho duas bikes, uma mtb e outra gravel e todas duas com tubeless e foi a melhor escolha que fiz. Furos pequenos desaparecem e a gente não tem que interromper os pedais por isso. Tive apenas dois problemas com furos maiores, cacos de vidro e um espeto que entrou no pneu da mtb e resolvi com a câmera.
@@luciano9747 Dá pra usar pouca pressão com câmera mas vc corre o risco da famosa "mordida de cobra", quando o aro morde a câmara em pancadas mais fortes. Já com tubeless isso não acontece, sem contar que fica muito mais macio e aderente
Bom dia , nessa montagem poderia ser coroa única?
Faz um vídeo assim usando o quadro gravel Show e com aquele guidão corner bar ☺️
Top de mais
Traz uma configuração de mtb na faixa de uns 2500
Com opção de 2 coroas na frete
Des de ja agradeco
Por esse valor o quadro show nextstep é uma boa pedida, com grupo ltwoo de 1x11v. Pra 2 coroas eu iria de shimano alivio, gosto muito.
Peguei a Sense Versa GR 2024 e de cara já fiz o tubeless…… no segundo pedal já fiz 130km e depois já fiz mais uns pedais legais …… Estou gostando muito! Galera eu sempre dei muita valor a componentes mas aprendi que o que faz agente pedalar bem é o quadro ….. a geometria do quadro da Sense é maravilhosa…. Os pneus Schwalbe all around são ótimo a bike rola muito !
faltou o link da planilha.
qual a diferença do sti PHI pro Quantum? montei a minha com câmbios grx2x10 com sti sensah quantum, k7 11x36 hg500 e pedivela 46/30 senicx.
avidi se não me engano não existe mais, pode ser falso, eu usei o rt26 da shimano que é bem barato
Na descrição fala que o quantum é compativel só com o tiagra 4700, e o PHI com as outras linhas de road da shimano. Eu por exemplo uso um quantum com câmbio GR7 da l-twoo, casa mais que perfeito, esse GR7 msm sendo de 10v por ser compatível com 4700 pode ser usado em relação de 11v, e ele alcança cog de 51 sem prolongador , o meu é a terceira versão, que vem com embreagem igual o GR9 e o GRT, não sei mais o q é bater corrente desde que fiz a instalação dele.
@@jonenders2953 eu peguei o quantum porque é compatível com tiagra e o grx400 é tipo uma versão melhorada do tiagra pra gravel
@@gravelshow justamente, se vc pega o PHI não ia dar bom não
EEEEEITA TA CHEGANDO OS 20K DE INSCRITOS, HEIM THIAGÃO?!?!!? OMG
E chegamos!!!!! Só tenho a agradecer a cada um que faz parte destahistória!!!!!
Excelente!
👏👏👏👏
Perdi a parte do câmbio traseiro ?
Muito boa essa build hein!!!
Faz o vídeo da bike gravel de entrada, obrigado pelos vídeos!
Ótima montagem Thiago! Dá vontade de fazer tudo novamente kkkkkk
Lembra que tem cabos, conduites, montagem, suporte de caramanhola e vamos lá perto dos 5 k.
Ainda é bom.
Tenho dúvidas sobre a compatibilidade do trocador e câmbio.
Acho que tem versão da Sense Versa por 6 e pouco, com 2x9, parcelado sem juro e garantia.
Fala pedaleiro! a opção dos STI PHI para usar em câmbio de MTB
Igual você colocou ou qualquer tipo de STI vai dar certo sendo desta marca
Realmente eu já tinha ouvido falar de outros camaradas que usam gravel ou que realmente o câmbio Deore não é compatível com STI
cambios "mullet" que é cambio de mtb e passador de road. Segundo relatos e a própria shimano, cambio mtb e road só sao compativeis ate 9v
Olá. Tentei esta solução e realmente não é compatível (Deore de 10v) com o phi. infelizmente.
Poderia usar nesse projeto o freio tektro MD c550?
eu usei na minha montagem, mto bom, mas achei um pouco pesado
Esse é top, tem um mais basico q é o Aires q é BEM melhor q esse shimano tourney q não é pra STI. Fora o novo BR-RS305-FR q é MUITO raro ver conteudo sobre ele
Parabéns pelo canal, muito top.
O teu canal evoluiu muito hem irmão parabéns, abraço do canal planeta da bike s/a
Boa noite. Você falou que freio semi hidráulico não presta. Tem alguma recomendação dele que preste?
Alguém aqui recomenda um?
Tektro áries, tá 240 em média o par, esse shimano tourney com o tempo fica borrachudo, tem q ficar ajustando sempre ou fazer a gambiarra pra aumentar a alavanca dele, o tektro já é freio de road, tem o bengal tbm mas ele é mais caro
Po Thiago esse freio Tourney nao é pra STi, tem uns novos q apareceram no Ali que são flat mount da shimano modelo BR-RS305-FR, sobre os semi-hidraulicos se for comprar os modelos baratos são ruins mesmo, ideal é ir pelo menos com o ZRace BR 005 (não o 002!) q tem testes gringos e se for feita a devida manutenção e limpeza são bons. To com esses BR005 na minha gravel e apesar de nunca ter testado freio a disco mecanico estão se saindo bem, só que esqueça travar a roda traseira, nao faz!
Vídeo bacana, sou iniciante e quero montar uma gravel, mas vou esperar mais informações da galera que saca mais e estão colaborando com o vídeo nessa questão de câmbio incompatível e freios pouco eficazes para gravel.
Porque depois que importar e chegar, se der ruim já era. Rs
Funciona montar passadores sora 2x9, com o câmbio alívio de 9v e os freios tektro MD c550?
sem problemas, no caso de freios mecânicos recomendo você comprar um kit de cabos com conduítes "sem compressão" da jagwire, para melhorar a eficiência dos freios.
Funciona sim, usei bastante tempo, é compatível STI é compatível com câmbio de MTB até 9v mesmo
o freio md c550 ou qualquer outro freio q seja flat mount é juntamente o tipo de freio indicado p STI pq a puxada é mais curta
Frete é sempre absurdo em tudo só está embutido no valor e não sabemos.
Uma vez um item de 190 dólares que dizia frete gratuito descobri que frete era 80 dólares.
A Gru SP fez pedido descriminado Valor de voucher de pagamento multa por divergência de valor...multa por não constar o frete.
Eu tinha pago convertendo na época 490,00
Com multa+multa+ imposto desembolsei aqui um extra de 800,00 para receber mercadoria.
Isso foi em 2012.
Meu amigo, lamento informar mas o deore de 10v não funciona com STI, já fiz o teste 😢
Aqui tbm, coloquei esse deore num sti ltwoo e ele n sobe o décimo cog, virou uma bike de 9 velocidades
@@brachycephalus9514 TEm certeza? Já vi outros canais montando Deore agora com o sensah
@@andersonmoreiraaristides1015 da sensah n sei, testei com ltwoo e o melhor mecanico aqui da minha cidade n conseguiu alcançar as 10 velocidades
@@brachycephalus9514 EStou falando besteira, fui rever os vídeos, na verdade são cassete deore, com câmbio sensah e sti que conseguem até 51dentes.
Muito interessante, mas essa caixa de direção absolute não vira, a Ztto tá quase o msm preço e tem muito mais qualidade, esse pedivela tbm tem q ver pq até onde eu sei a linha Cues tem compatibilidade com quase nd ainda, principalmente a corrente. Será que ela casa com esse Deore de linha mais antiga numa boa? Vai colocar o link da planilha pra nós?
Esse freio de MTB vai ficar bom com puxada STI? Tenho duvidas. Freio em gravel é sempre um problema. O melhor freio pra grável que achei foi o da Bengal que custa mais de 300 reais.
Não fica, demanda muita regulagem
Freio e câmbio chimango e trocador china🤔👽😎
A única coisa que talvez trocaria, seriam os feios para hidráulicos.
Abraço
Teve um vídeo que vi aqui no canal pra montar uma Gravel com custo benefício e o quadro era o Simera, peguei o quadro e todos os outros componentes, até aí tudo bem, mas na hora de montar o quadro não tinha geometria adequado pra ser Gravel, resumindo, tive que gastar pra trocar de quadro, o barato me saiu caro.
Se cruzar corrente vai estourar o câmbio.
Meu mecânico fez uma tentativa de câmbio Deore e sti e não deu certo!
Ola!
Nao vejo sentido gravel sem tubuless. E tb acho q nao pode usar Cues com Deore. O Cues e linkiglide e Deore e outros e Hiperglide. O Cues e mais grosso. Acho q nao e comoativel nao. Abraço!
Essa transmissão nao vai funcionar, a puxada do sti é diferente da do câmbio. Câmbios GRX sao praticamente o mesmo preço e resolvem o problema. Esse pedivela eu particularmente nao gosto nem um pouco. As coroas não sao removíveis e ele é extremamente de entrada
Shimano cues com deore?!? não devia rsrs. a tecnologia do cues e a linkglide, incompatível com o hyperglide do deore. fora a indexação, STI tem indexação diferente do passador de MTB. queria ver isso tudo funcionando
Tbm queria, msm sendo só as coroas, a corrente do Cues é proprietária dele, por ser uma linha de e-bikes falam que duram 3 vzs mais, outra coisa, o trocador sensah que ele escolheu tbm não é compativel com Deore. Aqui no canal msm tem um vídeo em q ele usa um ignite com câmbio da shimano é da errado por conta disso, a sensah deixa bem claro que de 10v o quantum é compativel com 4700 e o PHI é compativel com as outras linhas de road da shimano.
uma observação sobre os cambios "mullet" que é cambio de mtb e passador de road. Segundo relatos e a própria shimano, cambio mtb e road só sao compativeis ate 9v; 10v nao é compativel. minha montagem de gravel é 2x10v e adoraria usar o deore, mas vi gente dizendo q nao eh compativel entao tive q ir no GRX e quanto ao passador da sensah, o mais indicado nao é o phi 10v e sim o quantum 10v pois eh compativel com shimano tiagra 10v. Minha montagem foi 2x10v cambio GRX400, sensah Quantum10v e k7 deore 11-42 e todas as marchas funcionam perfeitamente