A felicidade é inútil - Mamilos podcast com Clóvis de Barros e Monja Coen - Ep. 231

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 7 жов 2024
  • A felicidade tem sido tema de diferentes estudiosos na sociedade moderna. Os cientistas buscam entender os mecanismos cerebrais que comandam a produção e distribuição de substâncias responsável por gerar sensações de prazer e bem estar.
    Já os psicólogos buscam compreender os comportamentos, relações sociais, realizações pessoais e conquistas que nos deixam com aquele sorriso no rosto. Os sociólogos estão estudando a associação da felicidade ao sentimento de utilizada, de realizar trabalhos que dão sentido a própria vida.
    Mas uma verdade inconveniente precisa ser dita: Não é possível ser feliz tempo todo!
    Essa afirmação é feita pela doutora em neurociência integrada Claudia Feitosa Santana. Ela nos conta que nosso mundo é feito de contrastes e quando o contraste é muito pequeno nosso cérebro não é capaz de perceber. Isso quer dizer que é preciso do frio pra experimentar o calor, estar no escuro pra valorizar a luz. Então para entender a felicidade só é possível vivenciando a infelicidade. Pois é, as histórias vem nos enganando ao longo do tempo com seu “felizes para sempre”. Isso simplesmente não é possível, não é sustentável.
    Tem mais gente que defende essa ideia. Ele, o mais citado aqui no Mamilos, Yuval Harari também destrói o romantismo em torno da felicidade quando diz: o ser humano não foi feito para ser feliz. Fomos feitos para sentir prazer, assim como todos os outros animais, mas a felicidade é algo criado pelo nossa sociedade. Não é natural, faz parte do mundo das coisas que criamos e decidimos acreditar.
    E para os brasileiros não tá lá muito fácil acreditar nessa ficção. Em 2019 caímos 16 posições no ranking global de felicidade mensurado pela Gallup em parceria com a ONU. Ocupamos a posição 32 das 156 nações listadas. A pesquisa leva em consideração PIB per capita, apoio social, vida saudável, expectativa de vida, liberdade, generosidade e ausência de corrupção.
    Qualquer um que lê as notícias sabe: não tá mesmo fácil ser feliz. Mas ainda assim a perseguimos com todas as nossas forças. E agora, nas festas de final de ano, é uma época certeira onde paramos para pensar: consegui ser feliz esse ano? Em quais companhias sou feliz e porque? O que me deixou bem? O que me fez infeliz?
    Será que estamos respondendo essas perguntas olhando pelo prisma certo?
    Para nos ajudar com essa reflexão trouxemos hoje o professor Clóvis de Barros e Monja Coen!
    FALE CONOSCO
    . Email: mamilos@b9.com.br
    . Facebook: / mamilospod
    . Twitter: / mamilospod
    CONTRIBUA COM O MAMILOS
    Quem apoia o Mamilos ajuda a manter o podcast no ar e ainda recebe toda semana um apanhado das notícias mais quentes do jeito que só o Mamilos sabe fazer. É só R$9,90 por mês! Corre ler, quem assina tá recomendando pra todo mundo.
    www.catarse.me...

КОМЕНТАРІ • 14

  • @thyagoalcantara1995
    @thyagoalcantara1995 Рік тому

    Aos prantos!
    Sentir esse Pod, pós leitura do livro, é realmente uma experiência sem explicação.
    MENINAS, -p*taquep*riu- QUE PROGRAMA! ♥️

  • @cabrahao
    @cabrahao 4 роки тому +1

    Que maravilhosa reflexão bem humorada e inteligente sobre coisas nem tão engraçadas e muito menos fáceis de entender! Vida longa ao programa!

  • @netinho498
    @netinho498 3 роки тому +1

    Que troca de ideias sensacional.

  • @JoaoVictor-ep5cz
    @JoaoVictor-ep5cz 4 роки тому +1

    clóvis de barros é incrível!!! gosto muito das palestras

  • @glauciafreitasnascimento1382
    @glauciafreitasnascimento1382 2 роки тому

    Felicidade é viver, trabalhar, agradecer por tudo que é o nosso sustento, por toda provisão, orar, cantar, sorrir, orar pelo abandonado, cuidar de todos os nossos deveres, sempre confiando no Senhor Deus Criador, chamando por Ele , sendo gratos por estarmos vivos, sabendo que somos seres mortais , aceitando tudo com o coração cheio de confiança em Deus.
    Olhai os lírios do campo.
    Jesus disse: Eu sou o Lírio dos Vales.
    Ele nos salva da infelicidade.

  • @AnaSantos-ef8sj
    @AnaSantos-ef8sj Рік тому

    Tem dias que me sinto o próprio cavalo de Napoleão.
    Mas também tem dias que me sinto a mosca do côco do cavalo.
    E ta tudo bem, faz parte do processo, o ruim mesmo é demorar de encontrar subsídios pra fase ruim ser breve, por isso "pessoas" são importantes.

  • @glauciafreitasnascimento1382
    @glauciafreitasnascimento1382 2 роки тому

    Felicidade é ser felicidade, é interno, circunstancias passam .

  • @mariaangelaraposogeloneze5739
    @mariaangelaraposogeloneze5739 4 роки тому +1

    amei conhecer este post cast Obrigada

  • @katiully27
    @katiully27 3 роки тому

    Ma.ra.vi.lho.sas ❤️

  • @alilocapipoca
    @alilocapipoca 4 роки тому

    Qual o nome do projeto sobre a Africa?

  • @valterjunior3350
    @valterjunior3350 3 роки тому +1

    Pois eu estou na contra mão desse sentimento de felicidade baseada nas relações sociais.O ser humano ...ainda mais o brasileiro...é irritante.Sou irremediavelmente pessimista com o ser humano.Felicidade é coisa de gente boboca.