Webpalestra - Doença celíaca e os cuidados alimentar e nutricional
Вставка
- Опубліковано 10 лют 2025
- Webpalestra realizada no dia 21 de junho de 2018 sobre a Doença celíaca e os cuidados alimentar e nutricional, com o professor e nutricionista Erasmo Benício Santos de Moraes Trindade.
Resumo: A doença celíaca (DC) é uma enteropatia caracterizada pela intolerância permanente ao glúten, encontrada no trigo, cevada e centeio. Essa situação de agravo tem apresentado frequência importante na população de forma geral, o que nos estimula a buscar maior entendimento sobre a doença. O objetivo desta webpalestra é debater sobre o cuidado e assistência ao indivíduo com DC na ABS, em particular, no cuidado alimentar pois a isenção do glúten da alimentação permanente é a única abordagem terapêutica.
Slides: repositorio.uf...
DeCS: SP2.001.002; C06.405.469.637.250
Muito bem explicado! Obrigada.
Olá, @erikagarabito505! :)
Ficamos felizes que tenha gostado do conteúdo e agradecemos o comentário.
Para mais informações de saúde, nos siga também no Instagram: @telessaudeufsc.
Atenciosamente,
Telessaúde UFSC
Amei a aula
Que aula! Estou fazendo os exames pra descobrir o que tenho. Mas, tudo indica que seja a celíaca.
O melhor vídeo sobre o tema que vi até agora
Mil vezes obrigada , vc é uma benção. Dou grata por vc existir.
Muito boa, a palestra! 1000
Parabéns a produção do programa e, em especial ao professor pela exposição objetiva do tema proposto. Estou com sintomas característicos da DC e a busca pelo diagnóstico tem sido concomitante com vários distúrbios gastrointestinais, dentre os quais doenca do refluxo gástrico, pangastrite e paniculite mesentérica. Ainda em tratamento. Como tive que abster-me do glúten para o exame da biópsia do intestino por quantas semanas terei que ingeri-lo? Obrigado e forte abraço!!!
Olá, @arturdealmeidamelo3558! Tudo bem?
Ficamos felizes que tenha gostado do conteúdo e agradecemos o comentário!
Para esclarecer sua dúvida, recomendamos que procure a equipe da Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa.
Atenciosamente,
Telessaúde UFSC
Muito bom. Simples e explicativo. 🙌🏻
Excelente palestra, me ajudou muito para uma apresentação de seminário na faculdade.
Interessante! 👏👏👏
Obrigada pelas informações, ótima palestra
Obrigado pelo elogio, Tatiane! Ficamos muito felizes que você gostou da nossa webpalestra! Se você tiver interesse em conhecer outras ferramentas de educação permanente, acesse nosso site (www.telessaude.ufsc.br) e acompanhe nossa página no Facebook (facebook.com/TelessaudeSC) e nosso perfil no Instagram (instagram.com/TelessaudeSC/). Você também pode se cadastrar no Telessaúde SC (telessaude.ufsc.br/participar/) e aproveitar todos os nossos serviços!
Estamos à disposição!
Excelente explanação 👏🏻Parabéns!
Muito bom. Obrigada.
Olá, Deysiane! Obrigado pelo seu comentário. Caso você seja profissional de saúde ou estudante de alguma das áreas da saúde e tenha interesse em conhecer outras ferramentas de educação permanente e apoio assistencial, acesse o nosso site (www.telessaude.ufsc.br) e saiba mais sobre o Telessaúde SC. Também acompanhe a nossa página no Facebook (facebook.com/TelessaudeSC) e o nosso perfil no Instagram (@telessaudesc). Você pode se cadastrar no Telessaúde SC (telessaude.ufsc.br/participar/) e aproveitar todos os nossos serviços! Caso tenha dúvidas, entre em contato através do e-mail telessaudesc@gmail.com. Estamos à disposição!
Excelente palestra.
Ótima palestra!
Obrigado pelo comentário, Lourival! Ficamos muito felizes que você gostou! Se você tiver interesse em conhecer outras ferramentas de educação permanente, acesse nosso site (www.telessaude.ufsc.br) e acompanhe nossas páginas no Facebook (facebook.com/TelessaudeSC) e no Instagram (instagram.com/telessaudesc/). Você também pode se cadastrar no Telessaúde SC (telessaude.ufsc.br/participar/) e aproveitar todos os nossos serviços!
Estamos à disposição!
Gostei da palestra,tirei algumas dúvidas, obrigada
Meu hemograma deu deficiência de ferro, b12 e ácido fólico, tenho muitas dores abdominais e dores de cabeça, coceiras na pele e alergias e tenho refluxo e gastrite desde criança, mas a médica disse que não pode ser doença celíaca por estar acima do peso e colesterol alto.
Meu Deus quando não tem glúten tem contaminação porque estava armazenado perto do glúten 😢
Eu gostaria de saber o real efeito da contaminação de glúten na progressão da doença. Somente a contaminação é capaz de levar a destruição das vilosidades?
Também queria saber
❤
Com quantos anos pode fazer uma biópsia,pra ter um diagnóstico da doença celíaca?
Márcia vc fez?
Quando falamos bom dia a todos ,já está dizendo para todos os sexos.
Concordo. Ele deve ser petista
11:01
a aveia nao tm certo
Depende. A aveia não tem, mas devido ao processo de colheita e armazenamento juntamente com o trigo, é contaminada.
Faltou o ponto de interrogação