Johnny, não sendo você português, fico impressionado com a sua assertividade sobre música, emoções e interpretações de músicas e músicos portugueses!! Você sabe do que fala. Tem cultura e gosto refinado musical. Parabéns
"Vou-me embora, vou partir mas tenho esperança De correr o mundo inteiro, quero ir Quero ver e conhecer rosa branca A vida do marinheiro sem dormir A vida do marinheiro branca flor Que anda lutando no mar com talento Adeus, adeus minha mãe, meu amor Eu hei-de ir, hei-de voltar com o tempo Vou-me embora, vou partir mas tenho esperança De correr o mundo inteiro, quero ir Quero ver e conhecer rosa branca A vida do marinheiro sem dormir A vida do marinheiro branca flor Que anda lutando no mar com talento Adeus, adeus minha mãe, meu amor Eu hei-de ir, hei-de voltar com o tempo" ❤
Bom dia, está é a gaita galega ou ibérica. A gaita de foles surgiu no mediterrâneo só depois foi adaptada à cultura da Irlanda, Escócia e Inglaterra. Um abraço 🙂
Vitorino é Alentejano, e canta o Cante, acompanhado por um grupo de Cantadores do Redondo, cidade alentejana onde Vitorino nasceu. Aqui não se consegue diferenciar a belíssima voz de Vitorino
De acordo com a Associação Portuguesa para o Estudo e Divulgação da Gaita-de-Foles, em Portugal é possível encontrar pelo menos três tipos principais desse instrumento: a Gaita-de-foles da costa oeste, a de Trás-os-Montes e Alto Douro, chamada "Gaita Transmontana" ou "Gaita Mirandesa", e ainda a Gaita-de-foles da Beira Litoral, que possui características ligeiramente diferentes das duas últimas.
Poucas pessoas que não sejam Portugueses que têm que sair do seu país para viver poderão entender a força das emoções de deixar a sua Pátria amada e as ligações emocionais que deixa para trás família, amigos e tudo o que conheceu desde que nasceu. Há ecos da Pátria em muitas partes do mundo se temos a sorte de estar cientes da nossa história. Mas nada se compara à Pátria e ao nosso amado país. Tudo o que esses ecos podem fazer é alimentar mais a saudade da Pátria.
Portugal também tem gaita de foles por influência dos celtas. Irlanda. O Vitorino está a cantar com um coro alentejano cujo estilo é "cante". É património imaterial da humanidade considerado pela unesco.
🎉 Aleluia Jonhy do Carmo, você final.ente colocou a música que tanto pedi, também conhecuda como A canção do marinheiro. É linda com phones e maximo som. Obrigado. Bem haja.
Gaitas (região norte de Portugal), precursão (Beira Baixa), vozes (Alentejo), há um instrumento que veio da índia mas n lembro o nome (cordas friccionadas)
Olá Johnny... Tenho pedido muito o hino do mineiro. E cante do grupo coral dos mineiros de Aljustrel que, oficialmente, é o grupo mais antigo do país. Há a versão capela e musical...você vai adorar.
e já agora "Postal dos Correios" ou "A Fisga" do super-grupo Rio Grande... ou a Resistência em Portugal a gaita de foles é muito importante... em Trás-os-Montes ou na região de Coimbra, onde qualquer festa e romaria tem grupo de gaiteiros :D
Johnny uma sugestão diferente, que tal uma conversa com o Thiago Braga, outro historiador brasileiro que também gosta muito de Portugal(o Thiago tem dois canais no UA-cam: o Brasão de Armas e o Impérios AD)
Seria muito divertido! Eu acompanho alguns vídeos dele, inclusive recomendo a meus alunos na escola em que leciono. Vou tentar entrar em contato com ele. Valeu Marcio!
Johnny ouca um cantor que faleceu muito novinho Beto em Memoris Esquecidas iu então em Brincando com o Fogo comRita Guerra gostaria d que ouvisse esses dois grandes cantores ,obrigada
Este som, com a gaita de foles e as respectiva melodias que andam a volta da gaita de foles, são a herança de uma das maiores influências da nossa música, a música Celta, foi no interior transmontano, mais propriamente em Miranda do Douro, que este instrumento e as suas melodias foram mais preserva-das. Ouve o folclore Mirandes. Parabéns pelo teu trabalho, trabalho esse que leva a cultura portuguesa muito longe, da minha parte Obrigado.
Outra escolha excelente. Parabéns! A música faz parte do Cancioneiro Tradicional do meu Alentejo-natal. O coral que aqui canta é o fantástico "Camponeses de Pias", a gaita de foles (muito usada no Norte da Península Ibérica, por influência celta) é tocada por um músico asturiano chamado Hevia. Deixo duas dicas bónus: reagir aos Gaiteiros de Lisboa e a Janita Salomé, irmão do Vitorino, com uma voz que é um portento (a amplitude vocal dele é alucinante!).
Johoon tu és o maximo tu és fã da música portuguesa eu também mas sou um seguidor das músicas brasileiras do Roberto Nilton Nelson Ned lindo mar castilho el ícone e tantas outras na Minho opinion o Brazil tem excelentes artistas mas perdeu muito do romântico para o sertanejo um abraço de um português para você eu o admiro
...uma das facetas pouco conhecidas do Vitorino é a de compositor de canções infantis, aconselho a audição urgente do disco de 1989, "Vitorino - Cantigas De Encantar" ...talvez um dos melhores discos de sempre de canções infantis feito em Portugal.
Lusitânia antigo território celta que fez frente ao império romano que Portugal muito mais tarde adoptou e Viriato como um dos seus heróis dando o nome a Viseu,exemplo está na canção de Dulce Pontes "Lusitânia paixão" e a península Ibérica já foi toda celtaibéria é só ver a história da mesma até à formação de Portugal que depois de formado é o único país da Europa mais antigo nas suas fronteiras e essa gaita de foles é celta assim como a Escócia e Irlanda para onde os celtas foram empurrados pelo império romano,mas essa gaita é mais utilizada em Mirandela que ainda conserva um dialecto de origem celta.
A canção Lusitânia Paixão da Dulce Pontes é muito centrada no tema fado. A canção, essa sim, que melhor evoca a pátria lusa, incluindo a lingua comum que falamos com os brasileiros, e a "Lusitana" de Fausto Bordalo Dias.
@@LiberatoSalg Lusitânia paixão é o fado e só dei esse exemplo pelo nome, Portugal é país luso e todos os que falam português são lusófonos isto tudo vêm da Lusitânia que Portugal adoptou e a paixão Lusitânia é o fado.
Do Vitorino é obrigatório ouvir a "Queda do Império". E já agora também a colaboração em castelhano com o Septeto Habanero com "Desde el Día en Que Te Vi" ou "Toda Una Vida".
Não é possível q eu tenha dando o primeiro like no primeiro minuto de postagem rsrs mas fui a segunda a comentar rsrs olha a minha lista, Johnny. Tá devendo tmbm a luisa com o salvador na música Só um beijo tmbm, tocou uma mas não tocou essa.
Falaste que gostas de histórias de navegações: Tens muito por escolher em Fausto Bordalo Dias; é só escolheres e reagires: A Nau Catrineta O Barco Vai de Saida A Voar Por Cima das Águas Navegar Navegar Quando às Vezes Ponho diante dos olhos E Fomos Pela Água do Rio Velas e Navios Sobre as Águas Ao Som do Mar e do Vento À Deriva Porto Rico A Chusma Salva-se Assim Os Navegados De Um Miserável Naufrágio que passámos E viemos nascidos do mar Peregrinações
Olá Johnny boa noite, mais uma vez obrigado por dar a conhecer a musica portuguesa e a levar mais além, já sugeri algumas musicas que o Johnny passou no seu canal, fico grato por merecer sua atenção, vou mais uma vez abusar do seu tempo e paciência, e pedir-lhe que olhe para uma musica que a ouvi esta semana pela primeira vez, ela saiu por estes dias, fiquei logo apaixonado por ela linda de mais, gostava que se possível, o Johnny desse uma olhada, é da (cantora Maro se chama, FADO MOÇO) já está a ser um sucesso nas rádios portuguesas, sem mais obrigado pela atenção, lhe desejo um feliz e Santo Natal, para si e sua família, abraço meu amigo.
Esses sons têm a ver com a música Celta !... Ao Norte de Portugal havia os Galaicos e mais a Sul havia os Lusitanos , uma miscigenação de outra tribo Celta com povos autóctones . Isto antes dos Romanos chegarem ...
Vitorino é alentejano e começou por cantar cante alentejano e costuma ser acompanhado por um grupo de cante. Aqui não consegue conhecer a voz (óptima) do Vitorino
Vitorino canta divinalmente este tema ... não é o caso... ele é de origem alentejana mas aqui não canta.... É pena. É um sonho a sua voz e albuns. .. (já tá velhote agora)
A gaita de foles é também um instrumento tradicional em Portugal , em especial no Norte de Portugal , e também na Galiza .
Essa é a gaita de foles do norte de Portugal com forte influência celta. O folclore português no seu melhor.
É a influência Celta!
A gaita de foles não existe só no norte.
Johnny, não sendo você português, fico impressionado com a sua assertividade sobre música, emoções e interpretações de músicas e músicos portugueses!! Você sabe do que fala. Tem cultura e gosto refinado musical.
Parabéns
"Vou-me embora, vou partir mas tenho esperança
De correr o mundo inteiro, quero ir
Quero ver e conhecer rosa branca
A vida do marinheiro sem dormir
A vida do marinheiro branca flor
Que anda lutando no mar com talento
Adeus, adeus minha mãe, meu amor
Eu hei-de ir, hei-de voltar com o tempo
Vou-me embora, vou partir mas tenho esperança
De correr o mundo inteiro, quero ir
Quero ver e conhecer rosa branca
A vida do marinheiro sem dormir
A vida do marinheiro branca flor
Que anda lutando no mar com talento
Adeus, adeus minha mãe, meu amor
Eu hei-de ir, hei-de voltar com o tempo" ❤
Bom dia, está é a gaita galega ou ibérica.
A gaita de foles surgiu no mediterrâneo só depois foi adaptada à cultura da Irlanda, Escócia e Inglaterra.
Um abraço 🙂
Vitorino é ícone. É o suficiente para descrevê-lo!
Vitorino é Alentejano, e canta o Cante, acompanhado por um grupo de Cantadores do Redondo, cidade alentejana onde Vitorino nasceu. Aqui não se consegue diferenciar a belíssima voz de Vitorino
Adoro ❤
Johnny do Carmo, você foi muito feliz quando criou este quadro para enaltecer a música portuguesa. Parabéns!
Agora acertou em cheio! Um vizinho no meu Alentejo, que eu adoro!
Vitorino e seu irmão Salomé, os Alentejanos músicos que adoro
É " cante alentejano" coro património da humanidade . A gaita de foles também é tradicional na Galiza /Espanha
Esta mesma canção cantada por Duarte, fadista e alentejano, é também excelente e é cantada à capela
De acordo com a Associação Portuguesa para o Estudo e Divulgação da Gaita-de-Foles, em Portugal é possível encontrar pelo menos três tipos principais desse instrumento: a Gaita-de-foles da costa oeste, a de Trás-os-Montes e Alto Douro, chamada "Gaita Transmontana" ou "Gaita Mirandesa", e ainda a Gaita-de-foles da Beira Litoral, que possui características ligeiramente diferentes das duas últimas.
A da Beira Litoral é também designada de gaita galega. Já foi tocada também no Minho no passado, até ter sido substituída pelo acordeão no século XIX.
Johnny, é o Grupo Coral de Pias quem canta, a gaita de foles é tocada por Hevia um músico espanhol.
Poucas pessoas que não sejam Portugueses que têm que sair do seu país para viver poderão entender a força das emoções de deixar a sua Pátria amada e as ligações emocionais que deixa para trás família, amigos e tudo o que conheceu desde que nasceu. Há ecos da Pátria em muitas partes do mundo se temos a sorte de estar cientes da nossa história. Mas nada se compara à Pátria e ao nosso amado país. Tudo o que esses ecos podem fazer é alimentar mais a saudade da Pátria.
Portugal também tem gaita de foles por influência dos celtas. Irlanda.
O Vitorino está a cantar com um coro alentejano cujo estilo é "cante". É património imaterial da humanidade considerado pela unesco.
Os celtas irlandeses o quê?
Bom Kantor.Muito respeito por ele.
Top! ❤
O nosso querido canto do Alentejo a nossa cultura muito bem representada.
Johnny, ouça também de Vitorino "Queda do Império" e "Menina, estás à janela".❤❤❤
Ambas músicas brutais❤
Sou Algarvio mas adoro o canto alentejano
🎉 Aleluia Jonhy do Carmo, você final.ente colocou a música que tanto pedi, também conhecuda como A canção do marinheiro. É linda com phones e maximo som. Obrigado. Bem haja.
Johnny tem também uma gaita de beiços, curiosa tocada em todo o Portugal
Gaitas (região norte de Portugal), precursão (Beira Baixa), vozes (Alentejo), há um instrumento que veio da índia mas n lembro o nome (cordas friccionadas)
Ouça o Janita Salomé , irmão do Vitorino, Abraço
Amigo ouça o grupo Tais Quais não se vai arrepender em olha a noiva se vai linda grupo onde entra vários grandes cantores
Olá Johnny... Tenho pedido muito o hino do mineiro. E cante do grupo coral dos mineiros de Aljustrel que, oficialmente, é o grupo mais antigo do país. Há a versão capela e musical...você vai adorar.
Ouça por favor as canções do irmão SALOMÉ, com cariz mais acentuado do Alentejo
Tudo bem espero que aposte no graciano saga cantador espetacular voz inesquecível _ amor sagrado e volta pai **
Raízes celtas. A gaita de foles mirandesa. É o rufo das caixas e dos bombos.
Essa gaita de foles é comum no norte de Portugal
e já agora "Postal dos Correios" ou "A Fisga" do super-grupo Rio Grande... ou a Resistência
em Portugal a gaita de foles é muito importante... em Trás-os-Montes ou na região de Coimbra, onde qualquer festa e romaria tem grupo de gaiteiros :D
Ana Moura, Tens os olhos de Deus.........
O cantar do Baixo Alentejo, o Cante Alentejano
Johnny uma sugestão diferente, que tal uma conversa com o Thiago Braga, outro historiador brasileiro que também gosta muito de Portugal(o Thiago tem dois canais no UA-cam: o Brasão de Armas e o Impérios AD)
Seria muito divertido! Eu acompanho alguns vídeos dele, inclusive recomendo a meus alunos na escola em que leciono. Vou tentar entrar em contato com ele. Valeu Marcio!
Adoro os canais do Thiago Braga seria demais 😃
Johnny ouca um cantor que faleceu muito novinho Beto em Memoris Esquecidas iu então em Brincando com o Fogo comRita Guerra gostaria d que ouvisse esses dois grandes cantores ,obrigada
Vitorino: "Queda do Império". É lindo, lindo!
Tem de ouvir
Houve os Jáfumega e m Latin América
A chamada Bag Pips da Escócia
Este som, com a gaita de foles e as respectiva melodias que andam a volta da gaita de foles, são a herança de uma das maiores influências da nossa música, a música Celta, foi no interior transmontano, mais propriamente em Miranda do Douro, que este instrumento e as suas melodias foram mais preserva-das. Ouve o folclore Mirandes. Parabéns pelo teu trabalho, trabalho esse que leva a cultura portuguesa muito longe, da minha parte Obrigado.
Outra escolha excelente. Parabéns! A música faz parte do Cancioneiro Tradicional do meu Alentejo-natal. O coral que aqui canta é o fantástico "Camponeses de Pias", a gaita de foles (muito usada no Norte da Península Ibérica, por influência celta) é tocada por um músico asturiano chamado Hevia. Deixo duas dicas bónus: reagir aos Gaiteiros de Lisboa e a Janita Salomé, irmão do Vitorino, com uma voz que é um portento (a amplitude vocal dele é alucinante!).
Johoon tu és o maximo tu és fã da música portuguesa eu também mas sou um seguidor das músicas brasileiras do Roberto Nilton Nelson Ned lindo mar castilho el ícone e tantas outras na Minho opinion o Brazil tem excelentes artistas mas perdeu muito do romântico para o sertanejo um abraço de um português para você eu o admiro
Deve ser coro alentejano, sim.O Vitorino é do Alentejo.
...uma das facetas pouco conhecidas do Vitorino é a de compositor de canções infantis, aconselho a audição urgente do disco de 1989, "Vitorino - Cantigas De Encantar" ...talvez um dos melhores discos de sempre de canções infantis feito em Portugal.
Lusitânia antigo território celta que fez frente ao império romano que Portugal muito mais tarde adoptou e Viriato como um dos seus heróis dando o nome a Viseu,exemplo está na canção de Dulce Pontes "Lusitânia paixão" e a península Ibérica já foi toda celtaibéria é só ver a história da mesma até à formação de Portugal que depois de formado é o único país da Europa mais antigo nas suas fronteiras e essa gaita de foles é celta assim como a Escócia e Irlanda para onde os celtas foram empurrados pelo império romano,mas essa gaita é mais utilizada em Mirandela que ainda conserva um dialecto de origem celta.
A canção Lusitânia Paixão da Dulce Pontes é muito centrada no tema fado. A canção, essa sim, que melhor evoca a pátria lusa, incluindo a lingua comum que falamos com os brasileiros, e a "Lusitana" de Fausto Bordalo Dias.
@@LiberatoSalg Lusitânia paixão é o fado e só dei esse exemplo pelo nome, Portugal é país luso e todos os que falam português são lusófonos isto tudo vêm da Lusitânia que Portugal adoptou e a paixão Lusitânia é o fado.
Do Vitorino é obrigatório ouvir a "Queda do Império". E já agora também a colaboração em castelhano com o Septeto Habanero com "Desde el Día en Que Te Vi" ou "Toda Una Vida".
e o álbum "Ninguém Nos Ganha Aos Matraquilhos", Leitaria Garret, ó rama ó que linda rama....
Sim, "A queda do Império", é linda, é o Johnny precisa de conhecer!
O Vitorino e alentejano.
A musica Queda do império de Vitórino é linda escuta ela Johnny
Não é possível q eu tenha dando o primeiro like no primeiro minuto de postagem rsrs mas fui a segunda a comentar rsrs olha a minha lista, Johnny. Tá devendo tmbm a luisa com o salvador na música Só um beijo tmbm, tocou uma mas não tocou essa.
👍👍
Falaste que gostas de histórias de navegações: Tens muito por escolher em Fausto Bordalo Dias; é só escolheres e reagires:
A Nau Catrineta
O Barco Vai de Saida
A Voar Por Cima das Águas
Navegar Navegar
Quando às Vezes Ponho diante dos olhos
E Fomos Pela Água do Rio
Velas e Navios Sobre as Águas
Ao Som do Mar e do Vento
À Deriva Porto Rico
A Chusma Salva-se Assim
Os Navegados
De Um Miserável Naufrágio que passámos
E viemos nascidos do mar
Peregrinações
💖🇵🇹
Eu sabia que ias gostar
Olá Jonnhy oiça o Vitorino em (Joana Rosa) aí vai ouvir só a voz do Vitorino é uma linda canção.
É um coro alentejano que está a acompanhar o Vitorino.
"Queda do Império", do albúm Flor de La Mar...é lindo...
Boa noite amigo. Do Vitorino há a solo ,ex: Menina estás á janela
Olá Johnny boa noite, mais uma vez obrigado por dar a conhecer a musica portuguesa e a levar mais além, já sugeri algumas musicas que o Johnny passou no seu canal, fico grato por merecer sua atenção, vou mais uma vez abusar do seu tempo e paciência, e pedir-lhe que olhe para uma musica que a ouvi esta semana pela primeira vez, ela saiu por estes dias, fiquei logo apaixonado por ela linda de mais, gostava que se possível, o Johnny desse uma olhada, é da (cantora Maro se chama, FADO MOÇO) já está a ser um sucesso nas rádios portuguesas, sem mais obrigado pela atenção, lhe desejo um feliz e Santo Natal, para si e sua família, abraço meu amigo.
É alentejo, mermão! Vici!?
E o chamado canta alentejano cantado de outra maneira diferente
Olá e Boa Tarde Johnny, espero que esteja tudo bem contigo.
Gostei muito de ver a tua reacção a essa linda canção 🥰🥰
😘😘😘😘😘😘
hello sir, don't you want to see alifbata playing the electric guitar? plz check his original song "juli 97". peace and stay healty...thanks
É pena não se ouvir a voz do Vitorino.
Esses sons têm a ver com a música Celta !...
Ao Norte de Portugal havia os Galaicos e mais a Sul havia os Lusitanos , uma miscigenação de outra tribo Celta com povos autóctones .
Isto antes dos Romanos chegarem ...
O cante Alentejano é sempre muito especial e emocionante e Vitorino nunca deixou a sua origem. Boa tarde! Abraço
Maria Helena Costa Silva - Cante alentejano. Não é canto.
Obrigado pela correção
how are u brother
next react original new song alip ba ta JULI 97,with electric guitar
☕🇮🇩
Vitorino é alentejano e começou por cantar cante alentejano e costuma ser acompanhado por um grupo de cante. Aqui não consegue conhecer a voz (óptima) do Vitorino
Portugal não foi um dos pioneiros das navegações. Portugal foi O PIONEIRO, o primeiro a lançar-me ao mar.
Gaita de foles em portugal deve ser bem mais antiga que na Escócia .... em portugal é normal o uso da gaita de foles...
Gosto de vc , mas fala muito
Vitorino canta divinalmente este tema ... não é o caso... ele é de origem alentejana mas aqui não canta.... É pena. É um sonho a sua voz e albuns. .. (já tá velhote agora)
Vitorino é alentejano, nascido e criado no Redondo