"Saudade do Brasil" - Elis Regina | Melhores discos brasileiros dos anos 80 | Alta Fidelidade

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 23 сер 2024
  • Se inscreva no canal Alta Fidelidade - bit.ly/1EhEIER
    Na série “Os melhores discos da Música Brasileira na década de 80”, hoje, apresento o 16º colocado da lista: “Saudade do Brasil”, de Elis Regina, e que foi lançado em 1980.
    Curta a nossa página no Facebook - / canalaltafidelidade
    Nos siga no Instagram também! @luizfelipecarneiro e @acaravanadodelirio

КОМЕНТАРІ • 39

  • @edmilsonandre3802
    @edmilsonandre3802 Рік тому +1

    Agora tá é a minha música preferida do shou e do disco, um samba jazz lindo bem feito e bem interpretado

  • @nelsonfragoso5713
    @nelsonfragoso5713 2 роки тому +1

    Luis,falar que Elis Regina e a melhor cantora do Brasil e chover no molhado....esse de fato e um dos melhores dela....mas ainda prefiro Falso Brilhante....

  • @hommersantos
    @hommersantos 2 роки тому +1

    Elis brilha!!!!

  • @Paula.Damasio
    @Paula.Damasio 2 місяці тому +2

    Muito bom o vídeo. Mesmo tendo apenas 17 anos, sou uma grandíssima fã de Elis, e posso dizer com certeza que esse é meu disco favorito! Discordo da jornalista que fez a matéria sobre o show quando ela diz que (conversando no bar) é a pior composição de milton e fernando, acho uma música lindissima e com uma história muito bonita

  • @andersondideco9785
    @andersondideco9785 8 місяців тому +2

    Quem sou eu na fila do pão p querer contradizer críticos da envergadura d um Tárik d Souza, ou sei lá mais quem, porém, na minha modestíssima opinião, a linha melódica d "Conversando no bar" (não só, mas, principalmente na segunda parte, aquela q acompanha versos como: "nada de triste / existe que / não se esqueça / alguém insiste / e fala / ao coração... // tudo de triste/ existe que / não se esquece / alguém insiste / e fere / o coração.") é das coisas mais LINDAS E EMOCIONANTES q eu jamais ouvi em toda a minha vida, até aqui. Na verdade, a linha melódica principal tb é belíssima: "A primeira coca-cola foi / me lembro bem agora / nas asas da Pan-Air". Esta canção antecipa, d um modo q consegue ser a um só tempo nostálgico e premonitório, futuras canções da dupla Milton-Brant, como "Janela para o Mundo", do festejadíssimo álbum Nascimento, d 1997, em narrativas q dão (ambas) conta do cosmopolitismo da música do IMENSO MILTON NASCIMEN... (citando Caetano Veloso) - a primeira, c o olhar maravilhado d quem descobre o mundo e a segunda c o olhar consciente d quem percebe, afinal, q faz parte dele! - e qq coisa q se diga q menospreze a importância artística da OBRA MAGISTRAL desse carioca-mineiro-cidadão do mundo é, no mínimo, leviano.
    Qto a "Alô Alô, Marciano", d Rita Lee, tem a cara d outros gdes sucessos pop dela e d Roberto de Carvalho (q, convenhamos, a crítica elitizada nunca perdoou por transformar Rita, d roqueira underground, em sex symbol e gde estrela pop - no sentido msm d popular - como ela merecia, e sempre desdenhou seu trabalho musical, ñ sabendo dar-lhe o devido valor); entretanto, Elis retira dessa canção, humorística e crítica, uma interpretação SOBERBA, q jamais foi superada - nem msm pela própria autora em seu show/disco "Rita Lee Bossa 'n Roll" -, c a pimentinha brincando e fazendo O Q QUER da sua voz, c direito a citação/imitação d Louis Armstrong, em seu sucesso "High Society" (do filme homônimo), c uma picardia q ela já emprestava a certos sambinhas "brincalhões" (q Elis gravou aos montes!), tipo "Vou Deitar E Rolar (Quaquaraquaqua)", de Baden Powell-Paulo César Pinheiro. A letra de Lee é bastante assertiva (mas ela era 'mulher', né?) e, em certo sentido, bem atual, pintando um retrato mt apropriado d certa camada da sociedade, q vê o mundo do alto d um pedestal (imaginário!) em q estariam encarapitados, c cara d 'nojinho' p td o q pareça verdadeiramente c sucesso e "vá representar uma ameaça d democratização" (+ uma vez, CV e Gil) da + autêntica brasilidade.
    Este álbum é absolutamente irrepreensível, da primeira à última canção, e dizer menos do q isso é tentar encontrar pêlo em ovo. E tenho o dito. Quem quiser, q entre na fila do pão, tb, rs.

  • @avitoriadorock6306
    @avitoriadorock6306 2 роки тому +1

    O médico canal de música da internet

  • @carlosalbuquerque2820
    @carlosalbuquerque2820 2 роки тому +1

    Eu tenho essa caixa de luxo com muito orgulho. Amo Elis. ❤️🥁🎬🎹🎤🎧🎷🎺🎸

  • @valfranca8787
    @valfranca8787 2 роки тому +1

    E sempre uma emoção ouvir você falar da Elis.
    Minha artista brasileira favorita.
    Um disco inesquecível.
    Salve Elis Regina ❤

  • @mundo_cultural
    @mundo_cultural 2 роки тому +1

    Reverenciar a obra de Elis é sempre muito válido ❤️. E com certeza "Saudade do Brasil" é um grande disco, principalmente pela excelente finalização com uma letra belíssima de Gonzaguinha 👏👏👏.

  • @anselmomicheletti6606
    @anselmomicheletti6606 2 роки тому +2

    É sempre emocionante quando vejo , até hoje, reverências a obra de Elis ! Que legado brilhante, muito obrigado.

  • @ALESSANDROALVES-fg1pt
    @ALESSANDROALVES-fg1pt 2 роки тому +1

    Esse disco é maravilhoso, gosto muito de redescobrir, alo alo marciano , sabia , maria maria , aos nossos filhos ❤ viva Elis Regina

  • @liviobrunoaraujo8697
    @liviobrunoaraujo8697 2 роки тому +2

    Vídeo sensacional

  • @heitorpitombo2619
    @heitorpitombo2619 2 роки тому +1

    Uma correção aqui, Carneiro. Sou contemporâneo deste show, que assisti pessoalmente no Canecão no dia 13 de abril de 1980 (guardei o ingresso!). Ao contrário do que vc falou, o disco é que nasceu do show, que já tinha repertório definido antes de Elis e banda irem pro estúdio (a temporada no Canecão estreou em março e o disco foi gravado em abril). Da mesma forma, o LP simples, resumindo o repertório do show, é que saiu antes do álbum duplo com todas as canções do espetáculo (e não o contrário). Mais posteriormente, o disco duplo foi desmembrado em volume 1 e volume 2, que foram lançados separadamente.

  • @gabrielmoreno9455
    @gabrielmoreno9455 2 роки тому +1

    Esse disco é absurdo de bom.

  • @drikavinicius
    @drikavinicius 2 роки тому +5

    Toda série está ótima, mas esta resenha ficou excelente! Parabéns! Trazer as críticas da época sobre o disco é sensacional. Ponto também para a grande assessoria do Tito Guedes.

  • @analuimelo
    @analuimelo 2 роки тому +1

    Gosto muito do disco na Elis que tem a música trem azul. O saudades do Brasil gosto de uma música que é um lado b o primeiro jornal,acho tão lindinha e Agora tá,confesso que gostei a partir do projeto que a Maria Rita fez cantando as músicas da mãe e me apaixonei e redescobrir que lembro de ouvir criança e ela me emociona demais.

  • @Mais_uma_dose
    @Mais_uma_dose 2 роки тому +7

    Belo disco ....mas tenho uma pequena preferencia pelo Falso brilhante e pelo de 1977 capa preta.

  • @CanaldaRay
    @CanaldaRay 2 роки тому +2

    Bom dia ouvindo esse vídeo incrível e tomando meu café ... Amando a série ...o meu preferido é o essa Mulher.

  • @rodrigolandimp3
    @rodrigolandimp3 2 роки тому +1

    Sem dúvida, um discaralhaço... Mas meu predileto é o de 72. Top esse canal!

  • @pedrohenriquerabelodeolive1952
    @pedrohenriquerabelodeolive1952 2 роки тому +1

    Que resenha incrível!

  • @elielsilvae5138
    @elielsilvae5138 2 роки тому +2

    Clássico absoluto! Lançado na década de 70,já q o ano 80 é o último ano da década de 70!Não?

    • @paulopereira9289
      @paulopereira9289 2 роки тому +2

      Conforme padronização da norma internacional para representação de data e hora da Organização Internacional de Padronização (ISO), a década de 2020, também referida como anos 2020, década de 20 ou ainda anos 20, compreende o período de tempo que iniciou-se em 1 de janeiro de 2020 e terminará em 31 de dezembro de 2029.

    • @elielsilvae5138
      @elielsilvae5138 2 роки тому

      @@paulopereira9289 padronizaram agora!É matemática!!

    • @henrique.2975
      @henrique.2975 Рік тому

      ​@@elielsilvae5138último ano da década de 70 é 79, haha.

  • @marciofernando679
    @marciofernando679 2 роки тому +2

    Este quadro é ótimo sempre fico esperto qual será a próxima dica e depois vou escutar!! Esse disco nunca ouvi inteiro mas conheço pelo menos umas 5 músicas e sem dúvida é um disco com algumas músicas emocionantes

  • @u2prado
    @u2prado 2 роки тому +1

    Disco maravilhoso Luiz, mas prefiro o de Ela !!!! Abraços !!!

  • @felipeguatura
    @felipeguatura 2 роки тому +1

    Você é um jornalista de primeira! Me emocionei com o vídeo.
    Lembro que conheci teu canal através da breve resenha sobre a biografia do Julio. É sempre maravilhoso ouvir falar de Elis Regina!

  • @lamarymendes9368
    @lamarymendes9368 2 роки тому +1

    Você poderia fazer um vídeo falando sobre o dia da sua morte!😍

  • @gramendes6560
    @gramendes6560 2 роки тому +2

    Olá , quando ira falar sobre o cd e show portas da Marisa Monte?

  • @joaomonteiro1983
    @joaomonteiro1983 2 роки тому +2

    Luiz, ouvir a Elis é simplesmente maravilhoso, mesmo não sendo esse o meu disco favorito dela (prefiro o Elis &Tom, Transversal do Tempo, Falso Brilhante, e os auto-intitulados de 1973 e 1981), não deixa de ser um clássico, só por ter Elis, e isso parece pouco, mas é muito!!!!
    P.S.: Sem querer ser chato, mas se esse álbum é de 1980, ele é da década de 1970, não?
    Pois as décadas começam no ano de final 1 (ex: 1981, 1991, 2021, etc)
    Mas, tirando esse detalhe, parabéns por mais esse vídeo!!!!

    • @paulopereira9289
      @paulopereira9289 2 роки тому +2

      Conforme padronização da norma internacional para representação de data e hora da Organização Internacional de Padronização (ISO), a década de 2020, também referida como anos 2020, década de 20 ou ainda anos 20, compreende o período de tempo que iniciou-se em 1 de janeiro de 2020 e terminará em 31 de dezembro de 2029.

  • @lua737
    @lua737 2 роки тому +1

    realmente não tenho um disco favorito da elis, nunca parei pra pensar, eu tenho curiosidade nos quatro primeiros álbuns dela, e acho interessante que o primeiro álbum que ela começa a se identificar tem a música canção do sal, do gigante milton ♥️

  • @gabrielalvesaraujo4271
    @gabrielalvesaraujo4271 2 роки тому +1

    Ótimo vídeo! Fala sobre o último disco de tim bernades: mil coisas invisíveis.

  • @antoniofam4249
    @antoniofam4249 2 роки тому +1

    esperando um vídeo do novo álbum do Harry Styles

  • @edmilsonandre3802
    @edmilsonandre3802 Рік тому

    Eu acho que elis regina e gal costa estao no mesmo nivel, sendo que Elis tinha uma presença de palco incrível, mas gal costa também jamais existiu nada parecido.

  • @joaooliveira5311
    @joaooliveira5311 2 роки тому +1

    Excelente resenha, muito bem lembrado esse disco duplo da Elis, quem tiver curiosidade segue o link para o programa Grandes Nomes da Rede Globo: ua-cam.com/video/GrOptClZKik/v-deo.html. Um abraço, e viva Elis!

    • @jacquelinelima7327
      @jacquelinelima7327 2 роки тому

      Há também um programa da TVE Brasil, que entrevistava Elis e mostrava o show.

  • @augustoflavio5709
    @augustoflavio5709 2 роки тому

    Esse disco saiu duplo, depois a gravadora desmembrou e mandou pro mercado volume 1 e volume 2. Prefiro o outro de 1980.

  • @gabrielporfirio9544
    @gabrielporfirio9544 20 днів тому

    Eu só não gosto da abertura.
    Muito longo.
    Até ela entrar com a música terra de ninguém.
    Porém..gosto por demais.
    Moda de sangue.
    Marambáia.
    Aos nossos filhos.
    Onze fitas.
    Enfim....
    Elis estava fantástica nesse espetáculo.
    Un recital.
    Ás aparencias enganam.
    Corta a alma.
    Gabriel Porfírio