Gostou deste vídeo? Inscreva-se e acompanhe o Café com Teologia - Dr Jansen Racco agora mesmo e ative todas as notificações! Clique em: bit.ly/3I6gsba Para apoiar o nosso trabalho clique: apoia.se/cafecomteologia Você também pode contribuir com o valor que quiser usando a chave PIX cafecomteologiaoficial@gmail.com Participe nos comentários e seja muito bem vindo (a)
Tem gente que estuda achando que já tem todas as respostas porque tem a Biblia....e tem gente como o professor Jansen e tantos outros.... graças a Deus, pertenço ao segundo grupo
@@zaelsonaires8759 não nego isso amigo... só escolho um lado.. o lado em que.mais enxergo a verdade de Jesus... se não é o seu, tudo bem... mas é o meu
Excelente conteúdo, gostaria de assistir uma live com os doutores André Leonardo Chevitarese e Osvaldo Luiz Ribeiro, que são outros Excelentes professores da história das religiões, e são livres de dogmas religiosos.
Defender a inerrância da biblia é na verdade estabelecer uma zona de conforto para a grande maioria dos líderes religiosos, visto que essa maioria não tem conhecimento linguístico, exegético e histórico para responder aos questionamentos que viriam a partir da aceitação da não inerrância biblica. Então se usa a velha técnica: espirtualiza o assunto, alegoria, anacronismo e enfia goela abaixo, quem não aceita não é de Deus e vida que segue.
Excelente estudo professor! Infelizmente muitas vezes não percebemos detalhes tão preciosos como os livros que você citou, os quais não estão no Cânon. ❤️👏👏
Para quem ainda não está convencido de que a Bíblia não é perfeita, compare Mt 27:5 a At 1:18. Qual texto está certo sobre a morte de Judas, o de Mateus ou o de Atos? Em um ele morre enforcado, no outro, despedaçado após uma queda alta. E a ressurreição, quem disse a verdade, Marcos (cap. 16) ou João (cap. 20)? Compare os textos e veja que os fatos narrados são diferentes. É incrível que as pessoas passem a vida inteira frequentando igrejas e não percebam isso, entre outras diversas incoerências do texto bíblico. Dói-me ter que admitir, mas dentro das igrejas evangélicas há muita estupidez.
No caso o Livro das Guerras de Javé seria o " Cantico do Poço" foi encontrada poucos fragmentos conservados onde narraram sobre a chegada do Povo.....na fronteira de Arnon?
Gratidão por compartilhar seus conhecimentos. São poucos que estão dispostos a afirmar que os autores usaram outros textos fora da Biblia. Tomara que as pessoas acordem e aceitem essa verdade.
Olá, dr Jansen! Bom vídeo! Se a doutrina da inerrância bíblica não se sustenta tecnicamente, gostaria de saber se há algum vídeo, em seu canal, mostrando os erros técnicos das Escrituras
Eu li o Livro A FÉ CRISTÃ, Por JULIAN ALEXANDER JR. Não obstante haver na Bíblia o elemento humano, peculiar a cada escritor individualmente, todos eles escreveram debaixo da direção de Deus.
8 місяців тому+5
A epístola de Judas cita o livro de Enoque. Antes do Canon ser estabelecido era natural que textos, hoje considerados "apócrifos", fossem lidos e utilizados em maior ou menor quantidade por essa ou aquela comunidade de fiéis. Essa de Judas deve deixar os fundamentalistas loucos... afinal, o livro de Enoque deveria ser canônico também? Nunca vi nenhum fundamentalista tentando explicar essa passagem. Deve ser porque não há qualquer explicação que não comprometa a perspectiva fundamentalista.
Esse suposto escrito de Enoque foi escrito 3 séculos a.C. e era muito lido e recitado até pela igreja de era apostólica. Por isso, Judas cita essa passagem de Enoque 2:1
8 місяців тому
@@leandrochavo3038 Você acha que o autor da epístola de Judas leu essa profecia aonde se não no livro de Enoque? Eu não afirmei que o livro de Enoque deveria ser canônico e nem que não deveria ser. Só fiz uma reflexão para mostrar que uma interpretação fundamentalista da Bíblia é sempre contraditória. O exemplo que você deu corrobora com essa afirmação. Teríamos que tornar tudo canônico, pois tudo faz referência a alguma outra coisa, já que são textos que não estão alheios à realidade nos quais estão inseridos.
Com todo respeito, mas gostaria de fazer uma necessária menção ao primeiro concílio cristão que está narrado no capítulo 15 do livro de Atos dos apóstolos, e que ocorreu em Jerusalém. Logo, o primeiro concílio cristão não foi o de Niceia, mas o de Jerusalém ainda nos primeiros anos da cristandade.
A Bíblia não é o único livro que desperta reflexão sobre Deus! E talvez não seja o melhor! Quem ler a Biblia apenas devocionalmente, não a conhecerá plenamente.
Minha crítica ao texto bíblico decorre justamente do descompasso dos costumes de uma sociedade que não serve de parâmetro para a nossa atual. É tanto camelo, espada, ovelha, tenda, que nada têm a ver com nossa vida de hoje, que não consigo visualizar onde isso pode nos ajudar com nossos problemas. Acresce a isso a linguaguem de antanhos, cheias de parábolas, e referências que fogem do nosso conhecimento cultural, que sempre precisam ser "traduzidas" ou interpretadas conforme o sabor das ondas em que viajam os líderes religiosos. Se formos extrair o suco doutrinário da Bíblia, teremos pouco mais que um folheto de missa dominical.
Também se menciona na Bíblia Hebraica um certo livro de Jasar, que corroborasse o milagre da paralisação do Sol no alto do céu por um dia inteiro (Josué 10: 13).
Quanto a isso, a gente até entende; mesmo hoje, sabendo nós que é a Terra que gira, e não o Sol, ainda assim pensamos em e dizemos "nascer-do-sol" e "por-do-sol". É o ponto-de-vista de quem está na Terra. O que "pega" é o extraordinário; terão povos em outras partes do globo registrado o fenômeno incomum de prolongamento daquele dia?
Então, essa é a prova que a bíblia não é totalmente inspirada por Deus, porque ela cita livros que são considerados apócrifos, ou seja, livros não inspirados
Não é verdade que o corpo de doutrina foi desenvolvido posteriormente. As principais doutrinas já estavam no Canon desenvolvidas nos evangélicos e nas cartas isso é fato. O que alguém veio a desenvolver posteriormente pode estar nas escrituras ou não.
Isso não é definitivamente uma " falácia" é raciocínio lógico, se o " fabricante de um determinado produto lança o seu " manual " e alguém usar de " conhecimento " próprio ou outra outra coisa que não o manual é burrice e " perderá a garantia "! Uma tentativa vã, falaciosa da velha retórica para justificar, o injustificável e dar lastro a mentiras milenares!!
Caí aqui de paraquedas. Não entendi a intenção do vídeo. Todo mundo que estuda o cristianismo de forma rasa sabe que há citações a textos da época. Segundo o vídeo citar outros livros ou estudar, e buscar informações para escrever faz dos textos bíblicos algo humano e não divino? Em que pese ser escrito por homens, tudo que foi necessário para sua construção não foi inspirado? Mesmo inspirado por Deus pode estar errado? Sobre só crer no que está na biblia, que é criticado, não tem a ver com crer apenas no que foi realmente revelado por Deus? As citações extra Bíblia não fazem parte de uma parte histórica? Deus não teria a intenção de que tivessemos exemplos para compreendê-lo? Crer em textos escritos por outros que não os apóstolos não seria um risco (ainda que sejam copias das copias e nao tenhamos certeza comprovada da autoria)? O video está refutando algum dogma cristão?
Para quem ainda não está convencido de que a Bíblia não é perfeita, compare Mt 27:5 a At 1:18. Qual texto está certo sobre a morte de Judas, o de Mateus ou o de Atos? Em um ele morre enforcado, no outro, despedaçado após uma queda alta. E a ressurreição, quem disse a verdade, Marcos (cap. 16) ou João (cap. 20)? Compare os textos e veja que os fatos narrados são diferentes. É incrível que as pessoas passem a vida inteira frequentando igrejas e não percebam isso, entre outras diversas incoerências do texto bíblico. Dói-me ter que admitir, mas dentro das igrejas evangélicas há muita estupidez.
@@Zappakubrick os dois estão certo, se vc estudasse um pouco mais veria que um complementa o outro. Ponha aqui os dois textos paralelos e te explico agora a sintonia. Para explicar um fato, não é nescessário falar as mesmas palavras. Lembre se que estamos falando de autores diferentes que narrando os mesmos fatos de seus pontos de vistas.
@@marcopilar citar um livro ou um dito poético, não significa que o 'livro citado' é inspirado. Mas o relato que está contido na descrição das escrituras é inspirado. Dúvidas?
Gostou deste vídeo? Inscreva-se e acompanhe o Café com Teologia - Dr Jansen Racco agora mesmo e ative todas as notificações! Clique em: bit.ly/3I6gsba
Para apoiar o nosso trabalho clique: apoia.se/cafecomteologia
Você também pode contribuir com o valor que quiser usando a chave PIX cafecomteologiaoficial@gmail.com
Participe nos comentários e seja muito bem vindo (a)
O vocábulo zTrindade, milenio, expiação. Nao esta na Biblia.
Sim, a Trindade um exemplo, mas a maravilhosa doutrina da Trindade.
Tem gente que estuda achando que já tem todas as respostas porque tem a Biblia....e tem gente como o professor Jansen e tantos outros.... graças a Deus, pertenço ao segundo grupo
@@zaelsonaires8759 não nego isso amigo... só escolho um lado.. o lado em que.mais enxergo a verdade de Jesus... se não é o seu, tudo bem... mas é o meu
Escolheu o professor? Não seria melhor escolher aquele que inspirou a própria Bíblia?
@@marcostavares8735 vc não entendeu meu comentário, talvez se ler a outra resposta que dei, fique mais claro pra vc
Quem inspirou a Bíblia?@@marcostavares8735
Excelente conteúdo, gostaria de assistir uma live com os doutores André Leonardo Chevitarese e Osvaldo Luiz Ribeiro, que são outros Excelentes professores da história das religiões, e são livres de dogmas religiosos.
Obrigado pelo comentário. Os professores André e Osvaldo são ótimos e os respeito muito. Abs
Defender a inerrância da biblia é na verdade estabelecer uma zona de conforto para a grande maioria dos líderes religiosos, visto que essa maioria não tem conhecimento linguístico, exegético e histórico para responder aos questionamentos que viriam a partir da aceitação da não inerrância biblica. Então se usa a velha técnica: espirtualiza o assunto, alegoria, anacronismo e enfia goela abaixo, quem não aceita não é de Deus e vida que segue.
É isso mesmo
@franciscotupinamba4846 Seu comentário é perfeito. Obrigado, abs
Você disse tudo, agora!
Excelente estudo professor! Infelizmente muitas vezes não percebemos detalhes tão preciosos como os livros que você citou, os quais não estão no Cânon. ❤️👏👏
Gostaria que fizesse um estudo específico sobre inerrância bíblica
Ja tem vídeo sobre esse tema
Muito Obrigada!
Para quem ainda não está convencido de que a Bíblia não é perfeita, compare Mt 27:5 a At 1:18. Qual texto está certo sobre a morte de Judas, o de Mateus ou o de Atos? Em um ele morre enforcado, no outro, despedaçado após uma queda alta. E a ressurreição, quem disse a verdade, Marcos (cap. 16) ou João (cap. 20)? Compare os textos e veja que os fatos narrados são diferentes. É incrível que as pessoas passem a vida inteira frequentando igrejas e não percebam isso, entre outras diversas incoerências do texto bíblico. Dói-me ter que admitir, mas dentro das igrejas evangélicas há muita estupidez.
Religião é a fase infantil da humanidade.
Ludwig Fauerbach
Vamos aprender juntos
No caso o Livro das Guerras de Javé seria o " Cantico do Poço" foi encontrada poucos fragmentos conservados onde narraram sobre a chegada do Povo.....na fronteira de Arnon?
Senti falta de uma menção à passagem de Atos 17,28 em que Paulo cita os poetas gregos Epimênides e Arato, escritores de Fenômenos e Hino a Zeus.
Boa menção, embora tenha citado Epimênides em outra passagem de Paulo.
Gratidão por compartilhar seus conhecimentos. São poucos que estão dispostos a afirmar que os autores usaram outros textos fora da Biblia. Tomara que as pessoas acordem e aceitem essa verdade.
Obrigado seja bem vinda
Bom dia, excelente live, muito didático!!!
Assunto polêmico, parabéns pelo vídeo. Aguardando o próximo sobre a "inerrância bíblica" . 🙏
Olá, dr Jansen! Bom vídeo!
Se a doutrina da inerrância bíblica não se sustenta tecnicamente, gostaria de saber se há algum vídeo, em seu canal, mostrando os erros técnicos das Escrituras
Aguardo resposta da pergunta que fiz, dr Jansen.
Excelentes explicações. Obrigado por compartilhar seu conhecimento.
Ótimo vídeo!
Inerrância e inspiração, seria bom vídeos que tratem desses assuntos
Excelente e esclarecedor esse vídeo 👏🏻👏🏻
Muito bom professor.
Assunto muito bom, poderia chamar o Caio Fábio para compartilhar está mesma idéia.
Eu li o Livro A FÉ CRISTÃ, Por JULIAN ALEXANDER JR. Não obstante haver na Bíblia o elemento humano, peculiar a cada escritor individualmente, todos eles escreveram debaixo da direção de Deus.
A epístola de Judas cita o livro de Enoque. Antes do Canon ser estabelecido era natural que textos, hoje considerados "apócrifos", fossem lidos e utilizados em maior ou menor quantidade por essa ou aquela comunidade de fiéis.
Essa de Judas deve deixar os fundamentalistas loucos... afinal, o livro de Enoque deveria ser canônico também?
Nunca vi nenhum fundamentalista tentando explicar essa passagem. Deve ser porque não há qualquer explicação que não comprometa a perspectiva fundamentalista.
Esse suposto escrito de Enoque foi escrito 3 séculos a.C. e era muito lido e recitado até pela igreja de era apostólica. Por isso, Judas cita essa passagem de Enoque 2:1
@@leandrochavo3038 Você acha que o autor da epístola de Judas leu essa profecia aonde se não no livro de Enoque?
Eu não afirmei que o livro de Enoque deveria ser canônico e nem que não deveria ser. Só fiz uma reflexão para mostrar que uma interpretação fundamentalista da Bíblia é sempre contraditória. O exemplo que você deu corrobora com essa afirmação. Teríamos que tornar tudo canônico, pois tudo faz referência a alguma outra coisa, já que são textos que não estão alheios à realidade nos quais estão inseridos.
Muito bom o comentário, Renan
@@DrJansenRacco Valeu, professor. Obrigado pelo vídeo.
Ok p vídeo sobre inerrância bíblica
Nesse caso a bíblia é um livro antigo e que não tem serventia para nós hoje!
Paz
Em teologia é assim mesmo
Alguns teólogos devocionais dizem que a bíblia explica a própria Bíblia...até que tem de fazer algum malabarismo retórico.
Com todo respeito, mas gostaria de fazer uma necessária menção ao primeiro concílio cristão que está narrado no capítulo 15 do livro de Atos dos apóstolos, e que ocorreu em Jerusalém.
Logo, o primeiro concílio cristão não foi o de Niceia, mas o de Jerusalém ainda nos primeiros anos da cristandade.
Mas ecumênico e imperial foi o de Niceia.
A Bíblia não é o único livro que desperta reflexão sobre Deus! E talvez não seja o melhor! Quem ler a Biblia apenas devocionalmente, não a conhecerá plenamente.
E qual seria o outro livro que desperta a reflexão a respeito de Deus melhor do que a Bíblia???
Concordo que a Bíblia não é o único, mas com certeza é o melhor e o meio pelo qual Deus se fez conhecer...
...os outros são apenas para apoio histórico e cultural que confirmam ou ratificam aquilo que já está exposto no texto sagrado.
No caso, o deus árabe Yahweh. Judeus antigos eram politeístas e o principal deus era EL.
Engraçado todos quer manipular a palavra de Deus e nunca vai chegar o ponto da verdade
" A única escritura que não pode ser manipulada é a da natureza, por ter a assinatura de Deus"
Precisa ver qual o proposito de Lucas ao escrever!
Minha crítica ao texto bíblico decorre justamente do descompasso dos costumes de uma sociedade que não serve de parâmetro para a nossa atual. É tanto camelo, espada, ovelha, tenda, que nada têm a ver com nossa vida de hoje, que não consigo visualizar onde isso pode nos ajudar com nossos problemas. Acresce a isso a linguaguem de antanhos, cheias de parábolas, e referências que fogem do nosso conhecimento cultural, que sempre precisam ser "traduzidas" ou interpretadas conforme o sabor das ondas em que viajam os líderes religiosos. Se formos extrair o suco doutrinário da Bíblia, teremos pouco mais que um folheto de missa dominical.
📚📚👏🏻👏🏻😊😊
Quero estudo de inerrância Bíblica.
Não entendo o TÍTULO desse VÍDEO.
Inerrância bíblica
Inerrancia bíblica!
Também se menciona na Bíblia Hebraica um certo livro de Jasar, que corroborasse o milagre da paralisação do Sol no alto do céu por um dia inteiro (Josué 10: 13).
Pois é. Outro erro. Como paralisar o céu se ele não está em movimento? A terra é quem gira em torno do Sol.
Quanto a isso, a gente até entende; mesmo hoje, sabendo nós que é a Terra que gira, e não o Sol, ainda assim pensamos em e dizemos "nascer-do-sol" e "por-do-sol". É o ponto-de-vista de quem está na Terra. O que "pega" é o extraordinário; terão povos em outras partes do globo registrado o fenômeno incomum de prolongamento daquele dia?
Quem acredita que é a terra que gira em torno do sou não está de acordo com a bíblia.
Boa lembrança, Marcos Carneiro, como falado no vídeo são 27 citações diferentes
Fale prof sobre INERRÂNCIA, MAS NÃO ESQUEÇA DE CITAR OS TEOLOGOS QUE DEFENDEM O LADO DA INERRÂNCIA , CASO CONTRÁRIO SEU DISCURSO SERÁ PARCIAL.
#Inerrância bíblica
Então, essa é a prova que a bíblia não é totalmente inspirada por Deus, porque ela cita livros que são considerados apócrifos, ou seja, livros não inspirados
@@antonioaugustocarvalho Foi o que disse? A Bíblia é inspirada para quem crê nela, é fé não é dado
Não é verdade que o corpo de doutrina foi desenvolvido posteriormente. As principais doutrinas já estavam no Canon desenvolvidas nos evangélicos e nas cartas isso é fato. O que alguém veio a desenvolver posteriormente pode estar nas escrituras ou não.
Que loucura
Estdo Teologico da Inerrancia Biblica
Ja foi feito
A verdade é uma só se você meditar vc vai saber que tudo o que não encaixa não é a verdade se você pensar isso não tem lógica não é a verdade
Os profetas tinham total certeza que estavam escrevendo sendo autorizados.
Por quem?
@@marcopilar pega a introdução de cada livro profético. Depois vem aqui.
Lembre que a bíblia é história do passado a maioria joga para o futuro por isso que fazem tudo errado o que está escrito na bíblia já aconteceu
Isso não é definitivamente uma " falácia" é raciocínio lógico, se o " fabricante de um determinado produto lança o seu " manual " e alguém usar de " conhecimento " próprio ou outra outra coisa que não o manual é burrice e " perderá a garantia "!
Uma tentativa vã, falaciosa da velha retórica para justificar, o injustificável e dar lastro a mentiras milenares!!
INERRÂNCIA
Inerrancia bíblica
inerrância Bíblica
Caí aqui de paraquedas. Não entendi a intenção do vídeo. Todo mundo que estuda o cristianismo de forma rasa sabe que há citações a textos da época.
Segundo o vídeo citar outros livros ou estudar, e buscar informações para escrever faz dos textos bíblicos algo humano e não divino? Em que pese ser escrito por homens, tudo que foi necessário para sua construção não foi inspirado? Mesmo inspirado por Deus pode estar errado?
Sobre só crer no que está na biblia, que é criticado, não tem a ver com crer apenas no que foi realmente revelado por Deus? As citações extra Bíblia não fazem parte de uma parte histórica? Deus não teria a intenção de que tivessemos exemplos para compreendê-lo? Crer em textos escritos por outros que não os apóstolos não seria um risco (ainda que sejam copias das copias e nao tenhamos certeza comprovada da autoria)? O video está refutando algum dogma cristão?
Inerrância biblica
Innerancia biblica
Ser inerrante é próprio atributo divino. Como a palavra de Deus será errante? .
Essa bíblia não caiu do céu com zíper. Foi escrita e manipulada por homens. Também é um livro histórico judaico. Estude o preterismo.
Mas será que os escritos viram cem por cento de Deus?
@@marcopilar cite um livro canônico e me diga onde não é inspirado,.
Para quem ainda não está convencido de que a Bíblia não é perfeita, compare Mt 27:5 a At 1:18. Qual texto está certo sobre a morte de Judas, o de Mateus ou o de Atos? Em um ele morre enforcado, no outro, despedaçado após uma queda alta. E a ressurreição, quem disse a verdade, Marcos (cap. 16) ou João (cap. 20)? Compare os textos e veja que os fatos narrados são diferentes. É incrível que as pessoas passem a vida inteira frequentando igrejas e não percebam isso, entre outras diversas incoerências do texto bíblico. Dói-me ter que admitir, mas dentro das igrejas evangélicas há muita estupidez.
@@Zappakubrick os dois estão certo, se vc estudasse um pouco mais veria que um complementa o outro. Ponha aqui os dois textos paralelos e te explico agora a sintonia. Para explicar um fato, não é nescessário falar as mesmas palavras. Lembre se que estamos falando de autores diferentes que narrando os mesmos fatos de seus pontos de vistas.
inerrancia biblica
Inerrância Bíblica
Inerrância bíblica.
Inerrância bíblica!
Inerrância Bíblica!
INERRÂNCIA BÍBLICA!!!
Os apóstolos tinha certeza de que o que eles estavam escrevendo era parte do cannon
Nem vc tem ctz do q tá falando kkkk
@@leonardoangulo9846 então leia : 2 PE 3.16
E quando judas em sua epístola cita passagem do livro de Enoque, um livro apócrifo?
@@marcopilar citar um livro ou um dito poético, não significa que o 'livro citado' é inspirado. Mas o relato que está contido na descrição das escrituras é inspirado. Dúvidas?
@@daviesilva2007 vc mesmo falou que era parte do cânon, mas Enoque não era parte do cânon quando judas citou. Era um apócrifo
Inerrancia bíblica
Inerrância Bíblica
Inerrância bíblica
Inerrância Bíblica!
Inerrância bíblica.
Inerrancia bíblica
Inerrância Bíblica
Inerrância bíblica.
Inerrância bíblica
Inerrância Biblica
Inerrância bíblica
Inerrância bíblica.
Inerrância bíblica
Inerrância bíblica
Inerrância bíblica
Inerrância bíblica