00:00 inicio do vídeo e apresentação (deixe seu like!! E se inscreva no canal!!) Bloco 1-A limpeza étnica do Estado de Israel contra o povo Palestino: 5:05 Ponto 1: Os aspectos da limpeza étnica que Israel comete contra a população Palestina 10:20 Ponto 2: O crescimento da população judaica e da população Palestina 12:49 Ponto 3: EUA e Inglaterra não queriam receber os refugiados judeus apos o fim da segunda guerra mundial? 15:05 Ponto 4: Como Israel pode executar uma limpeza étnica contra o povo Palestino se ambos palestinos e judeus são povos semitas? 16:50 Ponto 5: Porque os palestinos não deixam a faixa de gaza e fogem pelo Egito? 17:51 Ponto 6: Gaza não tem autonomia para produzir nada, nem ao menos suprimentos básicos para a sobrevivência 18:34 Ponto 7: Israel fornece água, energia e suprimentos aos cidadões da faixa de gaza? Bloco 2-Considerações sobre o Hamas e como o grupo é usado como justificativa para as ações do estado de Israel: 19:02 Ponto 1: Existe uma disputa politica entre o governo do Estado de Israel e o Hamas? 21:03 Ponto 2: A criação arbitraria do estado de Israel e o surgimento do Hamas Bloco 3-A História de Israel e o contexto do conflito: 23:56 Ponto 1: A diáspora judaica e o argumento do "direito histórico" ao território ocupado 25:40 Ponto 2: A opressão sofrida pelos judeus e o surgimento da identidade Judaica 28:43 Ponto 3: Explicação da distinção entre judeus e demais pessoas, e como ela tem origem RELIGIOSA e não RACIAL! 32:59 Ponto 4: Históricamente Existiu de fato um estado unificado de Israel? 34:30 Ponto 5: Os Judeus eram Prosélitistas para com outros povos? 38:01 Fim do vídeo Livros recomendados: "A Limpeza etnica da Palestina de Ilan Pappé" "Al Nakba: um estudo sobre a catástrofe palestina de Soraya Misleh" "A Invenção do Povo Judeu" de Shlomo Sand "A invenção da Terra de Israel" de Shlomo Sand Todos os livros podem ser encontrados na editora Sunderman!
Curioso que antes de 135 D.C essa mesma terra era chamada "Província da Judéia" Pelos Romanos. Triste saber que tem gente que usa falácias históricas visando justificar seu antissemitismo contra o Povo de Israel que, adentrou aquelas terras 3.400 anos atrás quando os Árabes sequer sonhavam em morar nesse lugar.
@@SchwartzmannManu"hurr durr criticou Israel igual antisemita durr" Primeiro q o termo antisemita já é equivocado, visto q semita se refere a um tronco linguístico q engloba dezenas de etnias, incluindo os árabes. O termo correto seria "anti-judaísmo". Segundo, q aquela região já era nomeada palaistine pelos gregos do tempo de heródoto, e mesmo durante os tempos do império romano, apesar do nome "Judeia", os judeus nunca viveram sozinhos ali. Pelo contrário, estavam cercados de inúmeros outros povos, inclusive os samaritanos, considerados "hebreus impuros", pelos judeus do sul, pelo fato de terem se micigenado com os povos locais. Fato é, aquela região NUNCA foi habitada exclusivamente por judeus, nem mesmo depois q eles a conquistaram dos cananeus, seus habitantes originários. Os palestinos q hj resistem bravamente à opressão colonial sionista SEMPRE estiveram ali. Eles são o resultado de uma mistura heterogênea de povos, q engloba cananeus, egípcios, sírios, babilônicos, árabes e muitos outros povos - incluindo os judeus q com eles se misturaram.
Esse canal é daqueles que trata as informações com honestidade. Parabéns pelo trabalho professor. Estamos esperando mais vídeos ser publicados por aqui.
Essas questões também me deixam muito irritado. Nas últimas semanas eu passei muita raiva por causa de gente falando coisas que não tinha a minima noção sobre o assunto, e o pior é que falavam com uma empáfia como se tivessem anos de estudo. A verdade é nossa arma mais forte. Obrigado novamente, Gustavo.
16:17 Um exemplo disso é que o português é cheio de palavra de origem árabe (por conta da presença árabe na Península Ibérica durante o alto medievo, que inclusive trouxe vários avanços)
Rezar por arabes? Invadiram a Espanha e portugal e levou 500 anos para recuperar 95 % do territorio em 1212. 500 anos de guerra e não aprendemos isso na escola. Um absurdo.
Se tem uma coisa q me tira do sério é essa crentalhada sionista doente. Eu sinto um misto de raiva e pena por eles, já q a maioria é de pessoas simples com pouca instrução sobre essa situação.
@@SchwartzmannManu talvez vc possa incluir os milhões de refugiados palestinos nas suas rezas. As famílias palestinas expropriadas e privadas dos seus entes queridos por 7 décadas de expurgos e limpeza étnica praticados por Israel contra os palestinos. Reze tbm pelos profissionais de saúde mortos nos bombardeios à Faixa de Gaza.
@EmanuellaSchwartzmann continue rezando. Todos merecem paz. Nao so o "seu povo" e a Lei karmica e brutal. Tudo que vai, volta. Voces foram perseguidos e permitiram com o sionismo que o Governo truculento de Israel perseguisse outros "ilegalmente", nao respeitando os acordos internacionais. A roda gira, o mundo esta assistindo e judeus inocentes pagarao o preco do desprezo por acoes de um Governo s@nguin@ri0. Bom rezar mesmo. Palestinos serao d1z1m@d0s, mas judeus serao 0d1@d0$.
A maxima de sun tzung segue de pé até os dias de hoje: "Quando cercar o inimigo, deixe uma saída para ele, caso contrário, ele lutará até a morte." Por isso os Palestinos não cansam e continuam a Lutar
@@luisfsm77tem a Europa inteira e seus cuckboys também! Se um lado joga gays de prédios , corta cabeças com pás e acorrenta mulheres então automaticamente estou do outro.
@@walterkanashiro5563 kkkkkkk depois de mais de 2 mil anos, os judeus que foram expulsos pelos cristãos acham que podem voltar onde outros povos vivem há milênios e roubar as terras desses povos. Você só pode ser retardado mesmo!
Este canal é pertinente, Gustavo. Estes vídeos focando este conflito estão sendo pra mim um verdadeira aula, fornecendo informações importantíssimas para o entendimento do assunto.
Gustavo, no seu último vídeo que eu comentei, eu estava falando justamente deste livro: A Invenção do Povo Judeu, no original acho que seria algo como: Quando e Como Foi Inventado o Povo Judeu. Conheço desde a adolescência, e você é a primeira pessoa séria que eu vi comentar sobre esse livro, os Khazares e a pesquisa genética sobre os judeus europeus, realmente o PSTU é um partido diferenciado. A maioria dos outros ditos de esquerda então falando asneiras no Twitter.
Ótimo vídeo, Gustavo. Acho que tu poderia fazer um vídeo extra falando de temas "semelhantes" como: Malvinas, Kosovo, Nargono-Karabath, Saara Ocidental, leste ucraniano, etc. Sempre quando tocam no tema da Palestina eu pelo menos lembro desses outros
Com certeza, esses dois merecem um react, seria perfeito pro formato que ele quer fazer. Eles têm feito muitos vídeos sobre isso, inclusive em podcasts.
@@luanFcasarin vi o debate do André e o Thiago no inteligência Limitada também E fiquei mais do lado do André. Ainda não consegui entender a ideia de que aplicam um genocídio contra a Palestina. Esses dois povos tem seus prós e contras, mas genocídio parece demais. E o Hamas deve acabar também, para que a paz esteja mais próxima
@user-co6sm9pc3w Quem costuma dizer isso são justamente os stalinistas, não caia nesse papinho furado. Houve um tempo em que era bonito se denominar stalinista, como hoje em dia pega mal, eles tiram o deles da reta com essa conversa mole.
Uma garota palestina que nasceu em Dubai, ganhou cidadania espanhola após descobrir que pela parte paterna do seu pai, havia um antepassado judeu que foi expulso pela Inquisição espanhola.
Eu também tenho antepassados judeus por parte de pai e mãe, os ditos "cristãos novos" e nem por isso eu apoio a matança que Israel está fazendo contra os palestinos. Acho que boa parte dos judeus israelenses esqueceram o que os seus ascendentes sofreram nas mãos dos nazistas.
2:43 - sugestão de livros para entender sobre a questão Palestina 4:44 - início do comentário sobre a limpeza étnica 19:04 - comentários sobre o Hamas 23:55 - comentários sobre a história de Israel parabéns pelo vídeo, Gustavo! sei que não tem muito a ver com o tema do vídeo, mas gostaria de sugerir que você falasse sobre "sobre a questão judaica" do Marx e rebatesse os argumentos usados (por muitos) de que Marx era antissemita! abraços!!
Tudo isso que está acontecendo, invasão na Ucrânia, limpeza ética na Palestina e na Armênia, ascenção mundial da extrema direita, penso que são sintomas de uma crise geral no status quo político da democracia liberal.
Só em Gaza? Toda solidariedade EXCLUSIVA aos inocentes que s0frem em Gaza? 👀 São só perguntas. É porque às vezes parece que dói a boca de algumas pessoas se elas condenarem mass4cre e terr0r1sm0 quando eles estão do lado oposto ao lado que elas não gostam ou discordam com ou sem razão.
@@deividejucelino8199 individualmente o sofrimento é igual para todos, mas coletivamente n. Sem duvida alguma, solidariedade aos palestinos e israelitas q sofrem a barbarie. Se fosse alguem da minha familia q fosse refem do hamas nesse momento eu estaria desesperado, bem como amassado por um predio bombardeado por Israel em Gaza. Isso do ponto d vista pessoal, individual. Mas coletivamente, enquanto sofrimento coletivo, os palestinos sofrem uma brutalidade q n tem como comparar com o sofrimento coletivo d Israel. Por isso justifico minha solidariedade individualmente a cada um q está sofrendo nessa barbarie d ambos os lados, e minha solidariedade exclusiva aos palestinos enquanto povo oprimido coletivamente, por uma forca descomunal. A culpa por toda essa desgraça, da causa aos nefastos efeitos, tem endereço e remetente: Israel, os sionistas com a ideia d criacao d Estado naçao em um lugar ja ocupado na época e o apoio do Ocidente por interesses imperialistas na regiao. Quem mais sofreu foram os palestinos, entao a solidariedade e apoio é sim aos palestinos humildes e oprimidos, em primeiro lugar, enquanto sofrimento coletivo, embora haja sangue inocente no lado dos israelenses. Israel pode fazer pó do Hamas hj, mas enquanto existir povo palestino sendo tratado igual lixo, espremido em enclaves, vai ter mais radicalizacao e jamais vai parar a violência. A responsabilidade está e esteve toda nas maos pesadas d aço de Israel o do Ocidente q nunca pararam a matança q alimentou o ciclo d violencia e ódio. No dia em q os palestinos forem reparados por todos os danos causados pelo ocidente e tiverem o territorio deles de volta, dois estados ou um plurinacional, por ex, e eles se encontrarem em condiçoes d igualdade com Israel, aí sim poderemos falar em solidariedade incondicional a todos, individualmente e enquanto povos. Individualmente o sofrimento é igual pra todo mundo, mas coletivamente n. É inegavel q os palestinos enquanto povo sofrem uma opressao incomparável.
@@SchwartzmannManuNinguém em fala em devolver os reféns a Israel. Muito interessante. O povo palestino parece que não tem nada a ver com o sequestro de 200 civis israelenses. Só tem vítimas na Faixa de Gaza. Interessantíssimo esse comportamento dos analistas e jornalistas envolvidos.
Ontem o professor que defendia Israel, falou que era mentira que o povo judeu poluia a agua dos palestinos, essa informação procede? No meu entendimento, essa atitude começou com com Benjamim Nethaniahu, mas posso estar enganado. Alguém pode me confirmar essa informação ?
Ouvi o vídeo enquanto fazia serviço doméstico. Porque mulher da classe trabalhadora é assim: se informa e se forma enquanto CUIDA da organização da casa e CONCOMITANTE a isso pensa em como vai resumir a informação para passar para outras mulheres. Achei muito legal o controle emocional do apresentador. Consegui captar esses sete ítens: Pontos que me marcaram: 1- o Estado de Israel, com direito ao retorno a Terra Prometida foi invenção capitalista, eu acho que no final do século XIX. 2- O povo Judeu até então se identificava como povo através da religião. 3- Palestinos e Judeus possui identificações históricas, mas o fato do idioma falado ter as mesmas origens, não é o suficiente para identificar povos como "irmãos". Se fosse assim os africanos que falam português seriam todos europeus. 4- se todos os povos que foram expulsos da sua terra tivessem o direito de retornar e dominar sua terra "natal" a geografia do planeta seria totalmente alterada. 5- os EUA colocam muito dinheiro em Israel. 6- atacar crianças, hospitais, mulheres, é o cúmulo da barbárie. 7- o povo Palestino não foje porque não tem para onde ir.
Já li muito sobre o sionismo. Concordo que atacar hospitais crianças são um absurdo. Mas oque vc pensa sobre o hamas matar mulheres, homens e crenças que estavam na rave, em suas casas pacificamente e foram trucidados?
Esse é o primeiro canal progressista que dá pra ouvir sobre o tema e levar a sério. Os demais ficam só satirizando e debochando com fundamentos péssimos. A prova que a esquerda é desorientada é um canal desse não possuir visualizações equivalentes a canais que prestam desserviço ao tema.
@@antonioamaral3896 Eu concordo que o Gaiofato peca bastaaaante em seus reacts, mas na análise dele sobre a situação ele foi cirúrgico, analisando de forma bem didática e objetiva as táticas discursivas do André.
Cerca de uns 30 anos antes da partilha, 87% da região da Palestina histórica não era judia. O número de árabes que vivem no estado judeu teria excedido o número de judeus se a cidade de Jaffa não tivesse sido extirpada e os beduínos tivessem sido incluídos no censo.
Mais de 1 milhão de Judeus viviam no mundo Árabe, Hoje não passa de 5 mil. Isso sim é limpeza étnica!! Povo Judeu adentrou aquela terra 3.400 anos atrás sendo expulso dela posteriormente quase 2 mil anos atrás e, com o advento do Sionismo, retornando a terra de nossos antepassados. Reis e Impérios ao longo da história foram levantados e derrubados, porém Israel permanece e mesmo depois de inquisição, Conversão forçada, morte na fogueira, Nazismo e Comunismo, a Nação Judaica floresce em meio a ódio e destruição. Somos apenas um país com 10 milhões de Judeus rodeados por mais de 10 nações islâmicas com mais de 500 milhões de Árabes, a sobrevivência de Israel em si é um milagre de Deus. Israel existe e sempre existirá e também nunca deixará de existir, mas Hashem um dia acertará as contas com todos aqueles que tentaram nos destruir, um a um, até não sobrar ninguém pra contar a história. Que assim seja!!
Ontem o professor que defendia Israel, falou que era mentira que o povo judeu poluia a agua dos palestinos, essa informação procede? No meu entendimento, essa atitude começou com com Benjamim Nethaniahu, mas posso estar enganado. Alguém pode me confirmar essa informação ?
@@elvisemerson6435 seu professor mentiu, eu recomendo que você assista a primeira parte do documentário sobre o lobby israelense nos Estados Unidos no canal do The Intercept. O documentário é tão revelador, que foi banido e censurado em Israel.
@@elvisemerson6435 Na verdade é Israel quem mandava água encanada e energia elétrica para Gaza. O problema é que, as tubulações de Gaza foram usadas pelo Hamas pra construção de áreas militares subterrâneas, Infelizmente, Quase todo os Milhões de dólares e recursos que Israel e a ONU envia para aquela área quase nada é investido no Povo Palestino, sempre vai parar nas mãos dos terroristas Muçulmanos enquanto que, o próprio povo padece na miséria e pobreza não por culpa de Israel mais sim do Hamas que usa a vulnerabilidade dos Palestinos para justificar o extermínio dos Judeus.
@@elvisemerson6435 Não se deixe enganar. Esse problema não é só de Israel, mas de todo o mundo civilizado, se Deus o livre guarde o Isis e a sociedade muçulmana consiga destruir Israel eles não vão parar por aí, vão avançar rumo ao Ocidente, a Europa e América, vão perseguir e matar não só Judeus como também Cristãos e todos que não aceitarem se submeter a Sharia islâmica. Vocês não fazem idéia das condições sub-humanas que os Cristãos Palestinos são submetidos ou o terror que é promovido a todo Cristão no Mundo Árabe. Israel concentra todo terrorismo Islâmico no Oriente Médio e impede a Islamização da Europa e da América, Caso Israel perca essa guerra será o fim de todos os pilares e valores da Moral Judaico Cristã na cultura Ocidental. Não permita que isso ocorra, Peço a você que nos ajude a combater o antissemitismo que vigora no Mundo, conscientize seus amigos e familiares sobre essa causa. Que o eterno, Deus de Israel esteja contigo onde quer que você vá!!
informacoes tao basicas e elementares que nem precisaria um video táo bom pra explicar o obvio, Basta o bom senso e um poquinho de informacoes historicas e analise comparada de outros casos pra entender as intencoes do sionismo. Inclusive há judeus contra o modelo sionista empregado pelo estado israelense, Parabens ao Gustavo !!!
@@orientacaomarxista Olá, o sionismo é Comunista, sempre foi, Israel é um Estado SOCIALISTA, NUNCA FOI UMA "DEMOCRACIA"! Marx e a Cabala andam de mãos dadas.
Adoro. Não achei nada ainda pra ficar te xingando mas que bom saber que você dá esse espaço rs. A maioria desses influencers de esquerda ignoram ou apagam qualquer pensamento contrário.
O mais difícil não é refutar o sionista porque esse ainda ouve. O mais difícil é conversar com o evangélico que, não sabendo nada sobre o Estado de Israel e a Questão Árabe - Israelense, acha que sabe e posa de especialista.
Excelente vídeo Gustavo! Só uma correção, alta idade média é o período inicial da idade média, baixa idade média seria o período que você se referiu no vídeo...
Sinceramente, quanto mais eu estudo sobre esse assunto, mais eu sinto que os sionistas (ou aqueles q defendem argumentos sionistas) ou são muito burros ou são muito psicopatas.
Pra saber mais tem o livro de Shlomo Sand,professos da universidade de Jerusalém ; A invenção do povo judeu,muito esclarecedor e ele é perseguido pelos sionistas.
Pergunta pros hebreus no período em que estavam em Alexandria quando criaram a primeira Bíblia deles se eles queriam "voltar" para a "Terra Prometida", a Terra Prometida já era Alexandria. Até, coitados, também entrarem em conflito com os alexandrinos.
A primeira bíblia foi criada em alexandria sim, confia kkkk. E nessa primeira bíblia a terra prometida era Alexandria? Kkk tirou isso da onde, do seu cu? É cada doido que aparece
Seus argumentos são relevantes porém improváveis assim como ninguém saberá realmente o motivo e as razões históricas doesse conflito que cada vês mais encurrala o mundo. Estamos no mesmo barco.
Engraçado né, camarada Gustavo, a maioria das melhores obras denunciando e rechaçando o Estado de Israel são de judeus e não de árabes. Isso só reforça o caráter indefensável daquilo ali. Vida dura pra quem optou pela injustiça, pelo crime e pela barbárie.
Esse é o canal marxista mais importante da internet e, infelizmente, não tem o reconhecimento merecido. Proponho que quem puder divulgar o conteúdo de todas as maneiras possíveis, que faça! Se ele permitir, obviamente. Façam cortes e divulguem em outras redes; citem o Gustavo em todos os lugares possíveis; insistam que ele seja convidado para podcasts. O importante é fazer com que ele cresça e mais pessoas possam conhecer o trabalho dele.
recomendo esse vídeo aqui do youtube: The Invention of the Land of Israel - book launch with Shlomo Sand | Frontline Club Talks bota o link na descrição se achar interessante, Gustavo. Abs.
O império da hipocrisia abre seus tentáculos e ganha mais território. Hj são os Palestino, e em futuro próximo, seremos nós. Lamentável a morosidade da percepção de q precisamos nos proteger. Apoiar fascista é cavar cova.
Curiosamente, um jovem hegeliano que foi dos antigos professores de Marx e Engels (com o qual estes romperam relações posteriormente) foi Moses Hess, um judeu alemão que talvez tenha sido precursor do Sionismo. Ele defendia, dentre outras coisas, uma espécie de "racismo histórico-dialético" (parodiando a tese marxista) em que história humana serie definida por uma luta de nações/raças. Em seu livro Roma e Jerusalém é possível perceber uma semelhança assustadora com o Nacional-Socialismo alemão, mas os papéis invertidos: no lugar da supremacia dos arianos sobre os não-arianos, temos a supremacia do judeu sobre o gentio. Apesar do grupo de Herzl defender uma versão mais "moderada" dessa ideia, é inegável que há um ancestral comum entre o nazismo e o sionismo, o que pode ser percebido pela simpatia nutrida por grupos como Irgun e Lehi pelo regime de Hitler.
Seu canal é muito importante pra consciência desse massacre Palestino, Gustavo. Voltou em boa, mesmo que infeliz, hora. Pessoalmente o que eu acho mais surreal é que estou vendo jornalista e comentador usar o termo 'colonos israelenses' com a maior naturalidade do mundo. 🤡
Boa tarde...o que me faz pensar o seguinte: após o holocauto infligido aos judeus na Alemanha, Polônia, etc, nenhum desses países cedeu suas terras a esse povo que lá trabalhou e onde suas famílias foram mortas, mas foram colocá-los noutro lugar?....
00:00 inicio do vídeo e apresentação (deixe seu like!! E se inscreva no canal!!)
Bloco 1-A limpeza étnica do Estado de Israel contra o povo Palestino:
5:05 Ponto 1: Os aspectos da limpeza étnica que Israel comete contra a população Palestina
10:20 Ponto 2: O crescimento da população judaica e da população Palestina
12:49 Ponto 3: EUA e Inglaterra não queriam receber os refugiados judeus apos o fim da segunda guerra mundial?
15:05 Ponto 4: Como Israel pode executar uma limpeza étnica contra o povo Palestino se ambos palestinos e judeus são povos semitas?
16:50 Ponto 5: Porque os palestinos não deixam a faixa de gaza e fogem pelo Egito?
17:51 Ponto 6: Gaza não tem autonomia para produzir nada, nem ao menos suprimentos básicos para a sobrevivência
18:34 Ponto 7: Israel fornece água, energia e suprimentos aos cidadões da faixa de gaza?
Bloco 2-Considerações sobre o Hamas e como o grupo é usado como justificativa para as ações do estado de Israel:
19:02 Ponto 1: Existe uma disputa politica entre o governo do Estado de Israel e o Hamas?
21:03 Ponto 2: A criação arbitraria do estado de Israel e o surgimento do Hamas
Bloco 3-A História de Israel e o contexto do conflito:
23:56 Ponto 1: A diáspora judaica e o argumento do "direito histórico" ao território ocupado
25:40 Ponto 2: A opressão sofrida pelos judeus e o surgimento da identidade Judaica
28:43 Ponto 3: Explicação da distinção entre judeus e demais pessoas, e como ela tem origem RELIGIOSA e não RACIAL!
32:59 Ponto 4: Históricamente Existiu de fato um estado unificado de Israel?
34:30 Ponto 5: Os Judeus eram Prosélitistas para com outros povos?
38:01 Fim do vídeo
Livros recomendados:
"A Limpeza etnica da Palestina de Ilan Pappé"
"Al Nakba: um estudo sobre a catástrofe palestina de Soraya Misleh"
"A Invenção do Povo Judeu" de Shlomo Sand
"A invenção da Terra de Israel" de Shlomo Sand
Todos os livros podem ser encontrados na editora Sunderman!
vlw man
fera!
Brabo!
Curioso que antes de 135 D.C essa mesma terra era chamada "Província da Judéia" Pelos Romanos. Triste saber que tem gente que usa falácias históricas visando justificar seu antissemitismo contra o Povo de Israel que, adentrou aquelas terras 3.400 anos atrás quando os Árabes sequer sonhavam em morar nesse lugar.
@@SchwartzmannManu"hurr durr criticou Israel igual antisemita durr"
Primeiro q o termo antisemita já é equivocado, visto q semita se refere a um tronco linguístico q engloba dezenas de etnias, incluindo os árabes. O termo correto seria "anti-judaísmo". Segundo, q aquela região já era nomeada palaistine pelos gregos do tempo de heródoto, e mesmo durante os tempos do império romano, apesar do nome "Judeia", os judeus nunca viveram sozinhos ali. Pelo contrário, estavam cercados de inúmeros outros povos, inclusive os samaritanos, considerados "hebreus impuros", pelos judeus do sul, pelo fato de terem se micigenado com os povos locais. Fato é, aquela região NUNCA foi habitada exclusivamente por judeus, nem mesmo depois q eles a conquistaram dos cananeus, seus habitantes originários. Os palestinos q hj resistem bravamente à opressão colonial sionista SEMPRE estiveram ali. Eles são o resultado de uma mistura heterogênea de povos, q engloba cananeus, egípcios, sírios, babilônicos, árabes e muitos outros povos - incluindo os judeus q com eles se misturaram.
Esse canal é daqueles que trata as informações com honestidade. Parabéns pelo trabalho professor. Estamos esperando mais vídeos ser publicados por aqui.
Essas questões também me deixam muito irritado. Nas últimas semanas eu passei muita raiva por causa de gente falando coisas que não tinha a minima noção sobre o assunto, e o pior é que falavam com uma empáfia como se tivessem anos de estudo. A verdade é nossa arma mais forte. Obrigado novamente, Gustavo.
Parabéns companheiro Gustavo pelo excelente trabalho
Outro vídeo indispensável na atual conjuntura. Parabéns Gustavo.
4 vídeos e duas semanas,tá bom demais
O melhor conteúdo e explicação que já ouvi sobre esse tema. Obrigado 🙏🏽
O choro é livre foi ótimo
Palestina Livre!❤
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Opa, excelente vídeo para entender o tema melhor.
Bora bora Camarada Gustavo, não deixa pedra sobre pedra.
16:17
Um exemplo disso é que o português é cheio de palavra de origem árabe (por conta da presença árabe na Península Ibérica durante o alto medievo, que inclusive trouxe vários avanços)
E o pessoal, ainda tem a coragem de dizer, você já rezou por Israel hoje? Por favor, é uma negação, da situação extrema.
Rezar por arabes? Invadiram a Espanha e portugal e levou 500 anos para recuperar 95 % do territorio em 1212. 500 anos de guerra e não aprendemos isso na escola. Um absurdo.
Se tem uma coisa q me tira do sério é essa crentalhada sionista doente. Eu sinto um misto de raiva e pena por eles, já q a maioria é de pessoas simples com pouca instrução sobre essa situação.
Rezo todos os dias pela paz de meu povo e pela paz dentro dos muros da cidade Santa Jerusalém.
@@SchwartzmannManu talvez vc possa incluir os milhões de refugiados palestinos nas suas rezas. As famílias palestinas expropriadas e privadas dos seus entes queridos por 7 décadas de expurgos e limpeza étnica praticados por Israel contra os palestinos. Reze tbm pelos profissionais de saúde mortos nos bombardeios à Faixa de Gaza.
@EmanuellaSchwartzmann continue rezando. Todos merecem paz. Nao so o "seu povo" e a Lei karmica e brutal. Tudo que vai, volta. Voces foram perseguidos e permitiram com o sionismo que o Governo truculento de Israel perseguisse outros "ilegalmente", nao respeitando os acordos internacionais. A roda gira, o mundo esta assistindo e judeus inocentes pagarao o preco do desprezo por acoes de um Governo s@nguin@ri0. Bom rezar mesmo. Palestinos serao d1z1m@d0s, mas judeus serao 0d1@d0$.
A maxima de sun tzung segue de pé até os dias de hoje: "Quando cercar o inimigo, deixe uma saída para ele, caso contrário, ele lutará até a morte." Por isso os Palestinos não cansam e continuam a Lutar
As terras dos palestinos são originariamente dos judeus.Eles tem terras em vários países árabes pra ir.
@@walterkanashiro5563 🤣🤣🤣
Assista Cortes da História Pública. Sobre Dalai Lama . Entregou o Tibet pra invasâo . Sionismo sâo maçons. E no final a CIA também estava lá.
@@luisfsm77tem a Europa inteira e seus cuckboys também! Se um lado joga gays de prédios , corta cabeças com pás e acorrenta mulheres então automaticamente estou do outro.
@@walterkanashiro5563 kkkkkkk depois de mais de 2 mil anos, os judeus que foram expulsos pelos cristãos acham que podem voltar onde outros povos vivem há milênios e roubar as terras desses povos. Você só pode ser retardado mesmo!
Excelente reflexão.
Graças a Deus existem pessoas como você que reporta a verdade para o mundo!
Este canal é pertinente, Gustavo. Estes vídeos focando este conflito estão sendo pra mim um verdadeira aula, fornecendo informações importantíssimas para o entendimento do assunto.
Fantástico seu trabalho! Fiquei encantado!!! Parabéns e obrigado.
Gustavo, no seu último vídeo que eu comentei, eu estava falando justamente deste livro: A Invenção do Povo Judeu, no original acho que seria algo como: Quando e Como Foi Inventado o Povo Judeu.
Conheço desde a adolescência, e você é a primeira pessoa séria que eu vi comentar sobre esse livro, os Khazares e a pesquisa genética sobre os judeus europeus, realmente o PSTU é um partido diferenciado.
A maioria dos outros ditos de esquerda então falando asneiras no Twitter.
Saudações Gustavo. Muito boa explanação. Valeu
É isso aí, camarada! Estamos juntos! Forte abraço!
Ótimo vídeo, Gustavo. Acho que tu poderia fazer um vídeo extra falando de temas "semelhantes" como: Malvinas, Kosovo, Nargono-Karabath, Saara Ocidental, leste ucraniano, etc. Sempre quando tocam no tema da Palestina eu pelo menos lembro desses outros
Também de dos curdos uma população vivem sendo massacrada pelo estado turco
né
@@antonioamaral3896
Gustavo, eu acho que seria bom uma refutação ao Andre Lajst ou Hoc. Eles estao convencendo muita gente com argumentos pró-sionistas.
Adoraria ver isso mesmo
Eu estou mais do lado do Hoc até agora, preciso ver um debate entre os dois
Isso é essencial. Principalmente o Lajst.
Com certeza, esses dois merecem um react, seria perfeito pro formato que ele quer fazer. Eles têm feito muitos vídeos sobre isso, inclusive em podcasts.
@@patopatinhas5296 hoc é sacanagi. O cara faz propaganda na cara de madeira
@@luanFcasarin vi o debate do André e o Thiago no inteligência Limitada também
E fiquei mais do lado do André.
Ainda não consegui entender a ideia de que aplicam um genocídio contra a Palestina. Esses dois povos tem seus prós e contras, mas genocídio parece demais. E o Hamas deve acabar também, para que a paz esteja mais próxima
Que maravilha é o conhecimento, libertador. Abaixo o sionismo!
@tonny_santosexato
Trabalho excelente como sempre. Obrigado por compartilhar, camarada.
Maravilha essa temática bem explicado
De Leninistas a Trotskistas, queremos #freepalestine
*stalinistas, porq trotskystas são leninistas.
@user-co6sm9pc3w Quem costuma dizer isso são justamente os stalinistas, não caia nesse papinho furado. Houve um tempo em que era bonito se denominar stalinista, como hoje em dia pega mal, eles tiram o deles da reta com essa conversa mole.
@user-co6sm9pc3w Existe, sim.
Uma garota palestina que nasceu em Dubai, ganhou cidadania espanhola após descobrir que pela parte paterna do seu pai, havia um antepassado judeu que foi expulso pela Inquisição espanhola.
Eu também tenho antepassados judeus por parte de pai e mãe, os ditos "cristãos novos" e nem por isso eu apoio a matança que Israel está fazendo contra os palestinos. Acho que boa parte dos judeus israelenses esqueceram o que os seus ascendentes sofreram nas mãos dos nazistas.
Com certeza era mais uma colega internacional sua.
Como refutar um antissemita?
@@joseCOSTA-ki1xt Como refutar um asno?
"Quando a injustiça se torna lei, a resistência torna-se um dever” Vida Longa a resistência palestina !!!!! Palestina livre em 2024 !
Parabéns Gustavo. Continue firme, seu canal hoje é de extrema importância. Obrigado.
2:43 - sugestão de livros para entender sobre a questão Palestina
4:44 - início do comentário sobre a limpeza étnica
19:04 - comentários sobre o Hamas
23:55 - comentários sobre a história de Israel
parabéns pelo vídeo, Gustavo! sei que não tem muito a ver com o tema do vídeo, mas gostaria de sugerir que você falasse sobre "sobre a questão judaica" do Marx e rebatesse os argumentos usados (por muitos) de que Marx era antissemita! abraços!!
Não posso pular, o cara é fera, apesar de eu apoiar a Russia e ele não
Marx era judeu.
Parabéns pelo seu trabalho e pelo vídeo.
PQP gente, tem q parar a matança em Gaza. É abominavel a situação do povo Palestino. Muito angustiante a situação. Que mundo maldito q a gente vive.
Um absurdo acompanhar. Tem gente que está até abandonando por falta de estômago.
Tudo isso que está acontecendo, invasão na Ucrânia, limpeza ética na Palestina e na Armênia, ascenção mundial da extrema direita, penso que são sintomas de uma crise geral no status quo político da democracia liberal.
Boa noite, companheiros! Eu estou muito triste! Chocada mesmo. Temos que compartilhar esses conteúdos que combatam o sionismo.
Só em Gaza? Toda solidariedade EXCLUSIVA aos inocentes que s0frem em Gaza? 👀
São só perguntas.
É porque às vezes parece que dói a boca de algumas pessoas se elas condenarem mass4cre e terr0r1sm0 quando eles estão do lado oposto ao lado que elas não gostam ou discordam com ou sem razão.
@@deividejucelino8199 individualmente o sofrimento é igual para todos, mas coletivamente n. Sem duvida alguma, solidariedade aos palestinos e israelitas q sofrem a barbarie. Se fosse alguem da minha familia q fosse refem do hamas nesse momento eu estaria desesperado, bem como amassado por um predio bombardeado por Israel em Gaza. Isso do ponto d vista pessoal, individual. Mas coletivamente, enquanto sofrimento coletivo, os palestinos sofrem uma brutalidade q n tem como comparar com o sofrimento coletivo d Israel. Por isso justifico minha solidariedade individualmente a cada um q está sofrendo nessa barbarie d ambos os lados, e minha solidariedade exclusiva aos palestinos enquanto povo oprimido coletivamente, por uma forca descomunal.
A culpa por toda essa desgraça, da causa aos nefastos efeitos, tem endereço e remetente: Israel, os sionistas com a ideia d criacao d Estado naçao em um lugar ja ocupado na época e o apoio do Ocidente por interesses imperialistas na regiao. Quem mais sofreu foram os palestinos, entao a solidariedade e apoio é sim aos palestinos humildes e oprimidos, em primeiro lugar, enquanto sofrimento coletivo, embora haja sangue inocente no lado dos israelenses.
Israel pode fazer pó do Hamas hj, mas enquanto existir povo palestino sendo tratado igual lixo, espremido em enclaves, vai ter mais radicalizacao e jamais vai parar a violência. A responsabilidade está e esteve toda nas maos pesadas d aço de Israel o do Ocidente q nunca pararam a matança q alimentou o ciclo d violencia e ódio.
No dia em q os palestinos forem reparados por todos os danos causados pelo ocidente e tiverem o territorio deles de volta, dois estados ou um plurinacional, por ex, e eles se encontrarem em condiçoes d igualdade com Israel, aí sim poderemos falar em solidariedade incondicional a todos, individualmente e enquanto povos. Individualmente o sofrimento é igual pra todo mundo, mas coletivamente n. É inegavel q os palestinos enquanto povo sofrem uma opressao incomparável.
Gustavo, teve um debate sobre Hamas e Israel no Inteligencia LTDA, da uma olhada dps... acho que faltou muito suas contribuições nesse debate.
Sou católico e estou concordando em tudo com um comunista , Jesus, acho que vou tem que rezar um terço!
Ser católico não necessariamente requer ter problemas cognitivos.
Boa Gustavo! Grande abraço! ✌🏻
Boa Gustavo. sugiro reagir aos argumentos do professor HOC sobre o que ele ta citando sobre essa guerra( ele obviamente sendo pró israel)
Quanta curiosidade
E matar mais de cem milhões de pessoas tá certo?
@igor2146Hoc e o André faz parte da Organização Israelita no Brasil e antissemitismo.
@igor2146 Parece que sim, UNICU. :)
@@SchwartzmannManuNinguém em fala em devolver os reféns a Israel. Muito interessante. O povo palestino parece que não tem nada a ver com o sequestro de 200 civis israelenses. Só tem vítimas na Faixa de Gaza. Interessantíssimo esse comportamento dos analistas e jornalistas envolvidos.
Perfeito, camarada!
Salve, salve, machadão
Excelente, camarada!
Video essencial pra entender a situacão da Palestina! Valeu, Gustavo!
Se tem sionista com raiva, então eu tô feliz.
Somos dois.
@@welintontoporowicz4818somos três
Três!
Ontem o professor que defendia Israel, falou que era mentira que o povo judeu poluia a agua dos palestinos, essa informação procede?
No meu entendimento, essa atitude começou com com Benjamim Nethaniahu, mas posso estar enganado. Alguém pode me confirmar essa informação ?
@@elvisemerson6435da uma pesquisada no Google que você vai achar algumas coisas
Sensacional !!!!! Vida Longa a resistência palestina !!!!!
Ouvi o vídeo enquanto fazia serviço doméstico. Porque mulher da classe trabalhadora é assim: se informa e se forma enquanto CUIDA da organização da casa e CONCOMITANTE a isso pensa em como vai resumir a informação para passar para outras mulheres.
Achei muito legal o controle emocional do apresentador.
Consegui captar esses sete ítens:
Pontos que me marcaram:
1- o Estado de Israel, com direito ao retorno a Terra Prometida foi invenção capitalista, eu acho que no final do século XIX.
2- O povo Judeu até então se identificava como povo através da religião.
3- Palestinos e Judeus possui identificações históricas, mas o fato do idioma falado ter as mesmas origens, não é o suficiente para identificar povos como "irmãos". Se fosse assim os africanos que falam português seriam todos europeus.
4- se todos os povos que foram expulsos da sua terra tivessem o direito de retornar e dominar sua terra "natal" a geografia do planeta seria totalmente alterada.
5- os EUA colocam muito dinheiro em Israel.
6- atacar crianças, hospitais, mulheres, é o cúmulo da barbárie.
7- o povo Palestino não foje porque não tem para onde ir.
Já li muito sobre o sionismo.
Concordo que atacar hospitais crianças são um absurdo.
Mas oque vc pensa sobre o hamas matar mulheres, homens e crenças que estavam na rave, em suas casas pacificamente e foram trucidados?
Esse é o primeiro canal progressista que dá pra ouvir sobre o tema e levar a sério.
Os demais ficam só satirizando e debochando com fundamentos péssimos.
A prova que a esquerda é desorientada é um canal desse não possuir visualizações equivalentes a canais que prestam desserviço ao tema.
Cara o Gustavo Machado fala com muito seriedade, outro canais de esquerda parece uma conversa de boteco
Posso citar Ian Neves e gaiofato, principalmente gaiofato 90% dos argumentos dele puro deboche
@@antonioamaral3896 Eu concordo que o Gaiofato peca bastaaaante em seus reacts, mas na análise dele sobre a situação ele foi cirúrgico, analisando de forma bem didática e objetiva as táticas discursivas do André.
Adorei sua atitude em relação às críticas e até mesmo aos xingamentos. Já se mostra receptivo. Não tem aquela atitude de censor como se vê por ai.
Brilhante!
Gustavo, video excelente, como sempre. ❤❤❤❤
Parabéns!
Cerca de uns 30 anos antes da partilha, 87% da região da Palestina histórica não era judia. O número de árabes que vivem no estado judeu teria excedido o número de judeus se a cidade de Jaffa não tivesse sido extirpada e os beduínos tivessem sido incluídos no censo.
Mais de 1 milhão de Judeus viviam no mundo Árabe, Hoje não passa de 5 mil. Isso sim é limpeza étnica!! Povo Judeu adentrou aquela terra 3.400 anos atrás sendo expulso dela posteriormente quase 2 mil anos atrás e, com o advento do Sionismo, retornando a terra de nossos antepassados. Reis e Impérios ao longo da história foram levantados e derrubados, porém Israel permanece e mesmo depois de inquisição, Conversão forçada, morte na fogueira, Nazismo e Comunismo, a Nação Judaica floresce em meio a ódio e destruição. Somos apenas um país com 10 milhões de Judeus rodeados por mais de 10 nações islâmicas com mais de 500 milhões de Árabes, a sobrevivência de Israel em si é um milagre de Deus. Israel existe e sempre existirá e também nunca deixará de existir, mas Hashem um dia acertará as contas com todos aqueles que tentaram nos destruir, um a um, até não sobrar ninguém pra contar a história. Que assim seja!!
Ontem o professor que defendia Israel, falou que era mentira que o povo judeu poluia a agua dos palestinos, essa informação procede?
No meu entendimento, essa atitude começou com com Benjamim Nethaniahu, mas posso estar enganado. Alguém pode me confirmar essa informação ?
@@elvisemerson6435 seu professor mentiu, eu recomendo que você assista a primeira parte do documentário sobre o lobby israelense nos Estados Unidos no canal do The Intercept. O documentário é tão revelador, que foi banido e censurado em Israel.
@@elvisemerson6435 Na verdade é Israel quem mandava água encanada e energia elétrica para Gaza. O problema é que, as tubulações de Gaza foram usadas pelo Hamas pra construção de áreas militares subterrâneas, Infelizmente, Quase todo os Milhões de dólares e recursos que Israel e a ONU envia para aquela área quase nada é investido no Povo Palestino, sempre vai parar nas mãos dos terroristas Muçulmanos enquanto que, o próprio povo padece na miséria e pobreza não por culpa de Israel mais sim do Hamas que usa a vulnerabilidade dos Palestinos para justificar o extermínio dos Judeus.
@@elvisemerson6435 Não se deixe enganar. Esse problema não é só de Israel, mas de todo o mundo civilizado, se Deus o livre guarde o Isis e a sociedade muçulmana consiga destruir Israel eles não vão parar por aí, vão avançar rumo ao Ocidente, a Europa e América, vão perseguir e matar não só Judeus como também Cristãos e todos que não aceitarem se submeter a Sharia islâmica. Vocês não fazem idéia das condições sub-humanas que os Cristãos Palestinos são submetidos ou o terror que é promovido a todo Cristão no Mundo Árabe. Israel concentra todo terrorismo Islâmico no Oriente Médio e impede a Islamização da Europa e da América, Caso Israel perca essa guerra será o fim de todos os pilares e valores da Moral Judaico Cristã na cultura Ocidental. Não permita que isso ocorra, Peço a você que nos ajude a combater o antissemitismo que vigora no Mundo, conscientize seus amigos e familiares sobre essa causa. Que o eterno, Deus de Israel esteja contigo onde quer que você vá!!
informacoes tao basicas e elementares que nem precisaria um video táo bom pra explicar o obvio, Basta o bom senso e um poquinho de informacoes historicas e analise comparada de outros casos pra entender as intencoes do sionismo. Inclusive há judeus contra o modelo sionista empregado pelo estado israelense, Parabens ao Gustavo !!!
essencial esse vídeo. é um pequeno manual sobre a posição marxista nesse tema
E ainda a direita fala que israel é uma "democracia". e tempos que ouvir isso!!
Muito bom. Obrigada
Aulas!!👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽🇦🇪✊🏽
Excelente conteúdo
Boa noite Gustavo conhecimento que liberta no marxismo, Palestina livre liberdade de estado já!!
28:57
Ao contrário Gustavo, a Alta Idade Média é primeiro período da Idade Média, a Baixa Idade Média que é a última parte
⚜️ Verdades ditas por todos, basta ter honestidade.
Um detalhe "muito", "muito", "muito" menor em face de tudo, a Alta Idade Média é o primeiro (V-X) e não o último subperíodo da Idade Média
tem razão. me confundi
@@orientacaomarxista Parabéns pelo trabalho.
@@orientacaomarxista
Olá, o sionismo é Comunista, sempre foi, Israel é um Estado SOCIALISTA, NUNCA FOI UMA "DEMOCRACIA"!
Marx e a Cabala andam de mãos dadas.
Gostei tanto que já me inscrevi no canal 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Presente!
Vou me inscrever agora no canal. Direto aqui do Nordeste, na Capital do Estado da Paraíba.
Ei, o que aconteceu com o canal? Não tem mais vídeos?
Parabéns Gustavo
Segurança no falar é outro nível
Adoro. Não achei nada ainda pra ficar te xingando mas que bom saber que você dá esse espaço rs. A maioria desses influencers de esquerda ignoram ou apagam qualquer pensamento contrário.
Muito bom 🇵🇸🇵🇸
O mais difícil não é refutar o sionista porque esse ainda ouve. O mais difícil é conversar com o evangélico que, não sabendo nada sobre o Estado de Israel e a Questão Árabe - Israelense, acha que sabe e posa de especialista.
Parabens pelo canal e pelos temas abordados!👏👏👏
Sugestão: chame alguem com posições diferentes pra debater contigo, Gustavo.
Excelente vídeo Gustavo! Só uma correção, alta idade média é o período inicial da idade média, baixa idade média seria o período que você se referiu no vídeo...
Sinceramente, quanto mais eu estudo sobre esse assunto, mais eu sinto que os sionistas (ou aqueles q defendem argumentos sionistas) ou são muito burros ou são muito psicopatas.
As vezes os dois.
Não vejo burrice, vejo psicopatia mesmo. A disposição em fazer qualquer coisa com total desprezo a vida humana em prol de uma politica.
O sionismo é um movimento nacionalista.
Pior é apoiar o Hamas não que os sionistas sejam bons.
@@fabriziomarangoni449Hamas é fruto do sionismo
Querido Gustavo, enxerguei um disco do PFM na sua estante! Sonzão!
Comentário para engajamentoo
Faça mais REACT dos vídeos de Jones Manoel.
Começe pelo "Não temos projeto de nação. Por que?"
Muito bom
ótimo, Gustavo
Esclarecedor
ESSE CANAL É MUITO BOM 👍 👍 👍 👍 👍 👍 PARABÉNS !
Pra saber mais tem o livro de Shlomo Sand,professos da universidade de Jerusalém ; A invenção do povo judeu,muito esclarecedor e ele é perseguido pelos sionistas.
Eita cheguei!
El vídeo es muy interesante, pero me cuesta entenderlo. Estaría bien una traducción al español. ¡Gracias por el vídeo!
Pergunta pros hebreus no período em que estavam em Alexandria quando criaram a primeira Bíblia deles se eles queriam "voltar" para a "Terra Prometida", a Terra Prometida já era Alexandria. Até, coitados, também entrarem em conflito com os alexandrinos.
A primeira bíblia foi criada em alexandria sim, confia kkkk. E nessa primeira bíblia a terra prometida era Alexandria? Kkk tirou isso da onde, do seu cu? É cada doido que aparece
Grato
Seus argumentos são relevantes porém improváveis assim como ninguém saberá realmente o motivo e as razões históricas doesse conflito que cada vês mais encurrala o mundo.
Estamos no mesmo barco.
Tariq Ali e Edward Said são indispensáveis
Boa!
Engraçado né, camarada Gustavo, a maioria das melhores obras denunciando e rechaçando o Estado de Israel são de judeus e não de árabes.
Isso só reforça o caráter indefensável daquilo ali.
Vida dura pra quem optou pela injustiça, pelo crime e pela barbárie.
Grande Gustavo... Essa formato é excelente.. Condensar os principais argumentos contrários e derrubá-los um por um 😊
Esse é o canal marxista mais importante da internet e, infelizmente, não tem o reconhecimento merecido. Proponho que quem puder divulgar o conteúdo de todas as maneiras possíveis, que faça! Se ele permitir, obviamente. Façam cortes e divulguem em outras redes; citem o Gustavo em todos os lugares possíveis; insistam que ele seja convidado para podcasts. O importante é fazer com que ele cresça e mais pessoas possam conhecer o trabalho dele.
recomendo esse vídeo aqui do youtube: The Invention of the Land of Israel - book launch with Shlomo Sand | Frontline Club Talks
bota o link na descrição se achar interessante, Gustavo. Abs.
O império da hipocrisia abre seus tentáculos e ganha mais território. Hj são os Palestino, e em futuro próximo, seremos nós. Lamentável a morosidade da percepção de q precisamos nos proteger. Apoiar fascista é cavar cova.
Verdade, logo mais grupos terroristas como o Hamas vão estar espalhados.
Gustavo, como a obra "A questão judaica" de Marx pode nos ajudar a pensar o conflito na Palestina hoje?
Excelente vídeo!
Muito bom!
Curiosamente, um jovem hegeliano que foi dos antigos professores de Marx e Engels (com o qual estes romperam relações posteriormente) foi Moses Hess, um judeu alemão que talvez tenha sido precursor do Sionismo. Ele defendia, dentre outras coisas, uma espécie de "racismo histórico-dialético" (parodiando a tese marxista) em que história humana serie definida por uma luta de nações/raças. Em seu livro Roma e Jerusalém é possível perceber uma semelhança assustadora com o Nacional-Socialismo alemão, mas os papéis invertidos: no lugar da supremacia dos arianos sobre os não-arianos, temos a supremacia do judeu sobre o gentio.
Apesar do grupo de Herzl defender uma versão mais "moderada" dessa ideia, é inegável que há um ancestral comum entre o nazismo e o sionismo, o que pode ser percebido pela simpatia nutrida por grupos como Irgun e Lehi pelo regime de Hitler.
Por favor Professor, explique quem dominava o território nos periodos (1020 a.C. - 922 a.C.) e (922 a.C. - 586 a.C.)
Seu canal é muito importante pra consciência desse massacre Palestino, Gustavo. Voltou em boa, mesmo que infeliz, hora.
Pessoalmente o que eu acho mais surreal é que estou vendo jornalista e comentador usar o termo 'colonos israelenses' com a maior naturalidade do mundo. 🤡
Boa tarde...o que me faz pensar o seguinte: após o holocauto infligido aos judeus na Alemanha, Polônia, etc, nenhum desses países cedeu suas terras a esse povo que lá trabalhou e onde suas famílias foram mortas, mas foram colocá-los noutro lugar?....
palestina livre! 🇵🇸