História de Uberaba

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 9 лют 2025
  • Como surge uma cidade?
    Os aspectos econômicos, históricos e culturais da formação de Uberaba.
    O.b.s.: Este vídeo tem apenas 14 min de exibição, os outros minutos ficam com tela preta.

КОМЕНТАРІ • 33

  • @manuelmuguet5572
    @manuelmuguet5572 14 годин тому +2

    Sou do Rio de Janeiro, fui pra nossa linda Uberaba inaugura a maior loja da cidade, Lojas Brasileiras, LOBRAS.
    Um lugar maravilhoso, com um povo espetacular, demais da conta.
    Tive que voltar pro Rio. Muitas saudades desta cidade e do seu povo maravilhoso.
    AUGUSTO gerente das lojas, Abraços a todos funcionários da época ❤

  •  2 роки тому +4

    Parabéns pela belíssima história, um vídeo muito bom- João Wilson cantor e compositor sertanejo MG

    • @marisesoaresdiniz8358
      @marisesoaresdiniz8358  2 роки тому +1

      Que bom que gostou! Tem muita material no Arquivo Público para ampliar pesquisa sobre Uberaba.

  • @pu4mksmarkussalustianosalu783
    @pu4mksmarkussalustianosalu783 Рік тому +1

    Princesa do sertão nossa Uberaba

  • @ricardocarmelito9252
    @ricardocarmelito9252 3 роки тому +1

    Parabéns Uberaba!
    Bela recordação uai!
    Amo de montão vcs!

  • @paulocesardecastrosilveira5482
    @paulocesardecastrosilveira5482 3 роки тому +7

    A povoação de Uberaba teve início, no final do século XVIII, com sesmarias concedidas pela Capitania de Goiás, entre elas, a Fazenda das Toldas concedida a Tristão de Castro Guimarães, e as Fazendas Santo Inácio, Ponte Alta e Bebedouro, concedidas, em 1799, ao tenente Joaquim da Silva e Oliveira, todas ao sul da atual Uberaba.[8]
    O arraial de Uberaba foi fundado em 1808, pelo sargento-mor comandante da Companhia de Ordenanças do Distrito do Julgado do Desemboque da Capitania de Goiás, Antônio Eustáquio da Silva e Oliveira.[9] Anteriormente a Eustáquio, o cargo de comandante do Distrito do Desemboque fora ocupado por seu irmão Capitão-General José Manuel da Silva e Oliveira. O Julgado do Desemboque correspondia ao atual Triângulo Mineiro menos a região de Araxá, que foi elevada a julgado, em 1811, desmembrada do Julgado do Desemboque.
    A primeira casa da atual Uberaba, construída pelo sargento-mor Antônio Eustáquio, localizava-se na atual esquina da Praça Rui Barbosa com a Rua Artur Machado, do lado esquerdo de quem desce a Rua Artur Machado.
    O sargento-mor Antônio Eustáquio era oriundo do Distrito de Glaura, pertencente à antiga Vila Rica, atual Ouro Preto, onde seu pai, João da Silva de Oliveira, fora vereador por três mandatos na época da Inconfidência Mineira e capitão-comandante de Glaura.
    O sargento-mor Antônio Eustáquio, buscando desbravar novas terras na região, realizou duas entradas pelo Sertão da Farinha Podre e foi também fundador, entre os anos de 1810 e 1813, do arraial denominado Nossa Senhora do Carmo dos Morrinhos, atual município de Prata.
    Da família fundadora do Uberaba, sargento-mor Antônio Eustáquio, seus irmãos e primos, o descendente mais ilustre é o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, tetraneto do capitão-general José Manuel da Silva e Oliveira.
    Uberaba surgiu pela migração de "geralistas", como eram chamados os habitantes das Minas Gerais na época do Brasil Colônia, os quais deixaram as já esgotadas regiões produtoras de ouro, porém fracas para agricultura, da Capitania de Minas e de Goiás (Desemboque), em busca de terras férteis para se estabelecerem como agricultores e pecuaristas.
    Entre estes pioneiros, além dos Silva e Oliveira, estavam, entre outros, os Rodrigues da Cunha originários da Vila de Queluz, atual Conselheiro Lafaiete,[10] e os Bernardes da Silveira, Rodrigues Gondim e Alves Gondim vindos de Formiga (Minas Gerais).
    O local onde se instalou o Arraial de Uberaba, inicialmente denominado Sertão da Farinha Podre, às margens do Córrego das Lages, foi escolhido por existirem, naquela área, formadas por seis colinas (Boa Vista, Estados Unidos, da Matriz, Cuiabá, Barro Preto e a colina da Misericórdia), grande quantidade de nascentes de córregos no alto destas colinas. Sendo que as primeiras "moradas de casas", como se dizia na época, foram construídas próximas às nascentes destes córregos.
    As terras do novo arraial pertenciam à Fazenda das Toldas, ainda existente, e foram doadas, em 1812, por seu proprietário Tristão de Castro Guimarães.
    O "Arraial" de Uberaba, na época pertencente ao Julgado do Desemboque, Capitania de Goiás, foi elevado à condição de "distrito de índios" em 13 de fevereiro de 1811.
    Em 1816, a região do Triângulo Mineiro, que, na época, compreendia o Julgado do Desemboque (onde Uberaba se encontra) e o Julgado do Araxá, deixou de pertencer à Capitania de Goiás e foi anexada à Capitania de Minas Gerais.
    Estes dois julgados (Desemboque e Araxá) ficaram pertencendo à Vila e comarca de Paracatu do Príncipe. A comarca de Paracatu foi criada em 1815.
    O sargento-mor Eustáquio pediu e conseguiu, de dom João VI, a elevação de Uberaba à categoria de freguesia em 2 de março de 1820 com o nome de Freguesia de Santo Antônio e São Sebastião do Uberaba, desmembrada da Freguesia do Desemboque.
    Devido a este fato de importância histórica, se instituiu oficialmente como a data que se comemora o aniversário de Uberaba, 02 de março[11].
    Em 1831, foi criada a Vila de Araxá, da qual Uberaba fez parte até sua emancipação política em 1836.
    Na década de 1830, o escritor Bernardo Guimarães residiu em Uberaba.
    O sargento-mor Antônio Eustáquio foi o líder político de Uberaba até sua morte em 1832, quando assumiu o seu lugar, seu irmão Capitão Domingos da Silva e Oliveira que foi o líder político de Uberaba até sua morte em 1852, e, que conseguiu, em 1836, a emancipação política de Uberaba, então pertencente à Vila de Araxá. O Capitão Domingos havia trabalhado, também, em 1831, para a elevação de Araxá à categoria de vila.
    Em 22 de fevereiro de 1836, pela lei mineira número 28, Uberaba foi elevada à categoria de município, a Vila de Uberaba, desmembrando-se de Araxá. Em 7 de janeiro de 1837, é instalada a Câmara Municipal, tomando posse os primeiros vereadores, tendo o Capitão Domingos como seu primeiro presidente. Esta lei número 28 também extinguiu o julgado do Desemboque e o anexou ao município de Araxá.
    Em 1840, Uberaba é elevada à categoria de comarca, a Comarca do Paraná, desmembrada da comarca de Paracatu.
    Uberaba é elevada da categoria de vila à categoria de cidade em 2 de maio de 1856.

  • @manuelmuguet5572
    @manuelmuguet5572 14 годин тому

    Um grande abraços a todos funcionário da LOJAS BRASILEIRAS, LOBRAS. ( JOSÉ MARIA , MARQUINHOS E... TODOS OS FUNCIONARIOS).

  • @mariarosavicentimfranco6622
    @mariarosavicentimfranco6622 Рік тому +1

    Muito linda cidade parabéns 👏👍🎁💐💯🚵🚴👦🎂🍰🍾🍻💙💛💚

  • @AugustoCesar-jf6bl
    @AugustoCesar-jf6bl 6 місяців тому

    UBERABA CIDADE MUITO LINDA AMO DEMAIS ESSA CIDADE CESAR.DE NITERÓI

  • @ryanrichard6437
    @ryanrichard6437 6 років тому +2

    Araxá foi importante,em 1816 através dos fazendeiros levou novamente a nossa região a Minas Gerais!Em 1830,Uberaba ficava no município de Araxá!Muitos fazendeiros levavam o gado para salitrar no Barreiro!

  • @marisesoaresdiniz8358
    @marisesoaresdiniz8358  8 років тому +4

    Olá Claudia
    Se você é de Uberaba, visite o Arquivo Público. Lá tem um acervo maravilhoso de livros, fotos, documentos do século XIX. Tem cartas de alforria de escravos. Visite também o blog.

    • @claudiafernanda4578
      @claudiafernanda4578 8 років тому

      Marise Soares Diniz OK muito obrigada sou de Uberaba sim,vou procurar lá assim q eu estiver d folga😘

  • @olgadias8083
    @olgadias8083 4 роки тому +1

    A Sede da Fazenda Junqueira ficava no município de Uberaba ; atualmente fica próxima do bairro rural da baixa .. ONDE podemos conhecer as folias de Santo Reis, São bem tradicionais ;vale a pena conhecer a festa de Reis e o antigo casarão da sede da Fazenda !!!

    • @marisesoaresdiniz8358
      @marisesoaresdiniz8358  4 роки тому

      Festas de Reis são muito importantes. No Arquivo tem muito material, inclusive gravações das musicas

    • @marisesoaresdiniz8358
      @marisesoaresdiniz8358  4 роки тому +1

      Sim, nossa zona rural tem casas lindas, rica arquitetura. E as festas de reis são muito boas, as tradições sendo preservadas

  • @mucunhenhe42
    @mucunhenhe42 4 роки тому

    absolutamente sem nexo as fotos com o que é falado, sem contar que tem muita coisa errada dita ai.

    • @marisesoaresdiniz8358
      @marisesoaresdiniz8358  4 роки тому +3

      Olá Duard
      Por favor, aponte o que está errado. Seus comentários irão me ajudar. Esse vídeo é antigo, feito para estudantes, sem recursos tecnológicos que temos hoje, quando eu trabalhava no Arquivo Público de Uberaba. Todas as informações podem ser comprovadas com documentos oficiais. Vamos conversando, ok.
      Abraços

    • @vitorbizinotto2770
      @vitorbizinotto2770 Рік тому

      ​@@marisesoaresdiniz8358parabéns pelo vídeo, Marise! É um conteúdo fiel ao que vejo escrito pelas mãos dos grandes historiadores de Uberaba. Parabéns pela iniciativa de deixar este conteúdo no UA-cam para a posterioridade!!!

    • @marisesoaresdiniz8358
      @marisesoaresdiniz8358  Рік тому

      @@vitorbizinotto2770 obrigada

  • @rafaelvasconcelos9389
    @rafaelvasconcelos9389 2 роки тому

    NAO GOSTEI, CIDADE RUIM, COM HISTORIA FEIA, FIQUEI SABENDO Q OS MORADORES TOMAM GOLPE SEMPRE

    • @angola29URA
      @angola29URA 2 роки тому

      Recalque mandou um abraço

    • @leandrovargas2784
      @leandrovargas2784 Рік тому

      Cidade ruim não é desenvolvida tem idh alto e uma das mas bem situada no brasil c não a mais bem situada, tivemos apenas governantes ruins, msm assim mais desenvolvida q algumas capitais