COMO ELABORAR UM PLANO DE CONTAS E EVITAR ERROS NA PRÁTICA

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 23 січ 2025

КОМЕНТАРІ • 10

  • @cleidsoncesar7564
    @cleidsoncesar7564 2 дні тому

    A professora tem uma das melhores didáticas para ensinar contabilidade que eu já vi, parabéns!

  • @mwevanne
    @mwevanne 3 місяці тому

    Obrigado por compartilhar seu conhecimento, me deu um norte para resolver algumas questões na empresa onde trabalho!

  • @cristinewong4769
    @cristinewong4769 9 місяців тому

    Nossa esse treinamento valeu super a pena! sempre achei que os planos de constas estava errados! Agora tendo um norte conseguimos corrigir! ❤

  • @katiamiguel1065
    @katiamiguel1065 9 місяців тому

    Boa noite 🌃🌃🌃🌃

  • @marceliacruz3719
    @marceliacruz3719 5 місяців тому

    Olá! Indica por favor um modelo de plano de contas gerencial. Necessito implementar dentro da empresa.

    • @Ale-vb1do
      @Ale-vb1do 5 місяців тому

      Normalmente, o plano de contas gerencial é o gerado pela contabilidade quando registra por centro de custo (caso isso não esteja sendo feito, solicite) e os outros podem ser elaborados, mas não tem um padrão. Lembrando que as demonstrações financeiras elaboradas pela contabilidade (BP, DR, DFC, DVA, DMPL e etc) servem de informação para fazer as análises gerenciais, serve de fonte para elaboração dos relatórios gerenciais e para embasar as tomadas de decisões.

  • @eugeniopacellidinizleite320
    @eugeniopacellidinizleite320 5 місяців тому

    Quando abrimos uma loja é preciso ter um contador pra fazer as escritas todos os meses? Como é isso, todas as vendas tem que ser comunicadas a ele? Uma loja de material de elétrico, iniciando com um capital de R$100.000,00 (cem mil reais), nesse caso seria cem mil reais de compras de materiais pra revenda. Que tipo de empresa devo abri, não entendo nada disso, vi falar de MEI, não tenho noção disso. Não entendo nada de contabilidade, pretendo abrir uma loja de material elétrico.

    • @Ale-vb1do
      @Ale-vb1do 5 місяців тому

      Com exceção do MEI, todas as demais empresas registradas estão obrigadas a ter um contador, pois é ele quem assina não somente as demonstrações financeiras, mas também as demais declarações que a Receita Federal exige.
      Já para o MEI é recomendado ter, mas caso não queira ou não possa ter um, está dispensado.
      Ser MEI ou não precisa basicamente estar atento a 2 coisas pricipais: 1° o seu faturamento (precisa ser no máximo R$80.000,00 no ano ou proporcional aos meses), 2° a sua atividade (nem todo tipo de empresa pode se enquadrar no MEI, no portal do MEI tem uma lista das atividades permitidas). Outro ponto importante é para empreendedores que têm muita movimentação em banco, pois no MEI, não tem diferença das contas da pessoa jurídica (empresa) para as contas pessoa física (pessoal). Para a Receita federal, entradas são recebimento de clientes (ainda que de fato nem todas sejam) e saídas da conta são compras de mercadorias (ainda que nem todas sejam), então, isso diminui ainda mais o poder de compra e venda do MEI, e ressalto ainda que além de limite de faturamento de 80.000,00, também existe limete de compras e caso esses limites sejam ultrapassados, precisará retroagir o exercicio e recalcular tudo, com juris e multa para outro regime tributário, que é mais oneroso.
      Então, preceba que mesmo sendo o MEI, que teoricamente é mais barato e parece ser mais simples, na verdade, requer muitos cuidados e obrigações mensais que trazem a necessidade de um contador.
      Quanto a pergunta de precisar informar que foi comprado ao contador da sua empresa, a resposta é: CLARO QUE SIM!não só as compras, como despesas que a empresa tem como águas, luz, internet, plano de saúde, seguro, outras receitas financeiras como juros e multas recebidas e pagas, investimentos feitos, compras de máquias, equipamentoa, véiculos, imoveis e terrenos comprados para uso da empresa, etc. Em resumo, tudo o que envonver a empresa, principalmente de cunho financeiro, deve ter comprovantes de notas, recibos e contratos e estes serem enviados normamente mensais para a contabilidade registrar e elebora as demonstrações e fazer as declarações e apurar os impostos.
      Quanto ao capital social que você questionou, não ele não precisa necessariamente ser todo usado com compras, parte dele pode ser guardado, inclusive em forma de investimentos, o que precisa é que essa quantia estaja de fato à disposição da empresa, e tenha sido registrada como deposito na conta da empresa para que possa ser considerado de fato capital integralizado dela aí sim, tudo a o que venha a ser comprado ou pago seja do capital social ou do fluxo de caixa que a empresa venha a gerar.

  • @priscilacouto6809
    @priscilacouto6809 9 місяців тому

    Perdi a hora.... nao chegou minha notificação 😢

  • @katiamiguel1065
    @katiamiguel1065 9 місяців тому

    Boa noite 🌃🌃🌃🌃