Qual a melhor pastilha de freio para moto? Veja como escolher uma PASTILHA BOA GASTANDO POUCO!

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 9 вер 2024
  • Nesse vídeo ensinamos um GRANDE segredo a respeito das PASTILHAS DE FREIO, o pouco falando COEFICIENTE DE FRICÇÃO.
    Interessado nas pastilhas FullPro? Compre no site: www.fullpro.pa...
    POR QUE EXISTEM TANTOS PREÇOS DE PASTILHA DE FREIO?
    Não é por acaso que há tanta variedade de preço nas pastilhas de freio, afinal, existem diversos modelos com materiais diferentes que irão impactar na durabilidade e principalmente no poder de frenagem. Vamos explicar duas coisas para você se atentar na hora de comprar suas pastilhas, para que você escolha o que é melhor para sua moto, sua segurança e seu bolso!
    COMO IDENTIFICAR UMA BOA PASTILHA? COEFICIENTE DE FRICÇÃO!
    A maneira mais efetiva de olhar o quanto uma pastilha é boa, é através do coeficiente de fricção. Mas o que é coeficiente de fricção? De forma simples, é o poder de frenagem de uma pastilha. Infelizmente não são todas as marcas que informam esse dado, mas se a marca te da eles, como interpretar? O coeficiente de fricção é medido de 0 até 0,6, quanto maior esse número, mais a pastilha tem poder de frenagem. Algumas marcas mostram isso através de letras indicativas no código das suas pastilhas, conforme as imagens abaixo. A primeira letra é referente ao coeficiente de fricção com o disco entre 100ºC e 200ºC, já a segunda letra é a respeito do teste com o disco entre 150ºC e 350ºC. As letras vão de C a H, conforme a tabela.
    COEFICIENTE DE FRICÇÃO FULLPRO
    Então, qual é o coeficiente de fricção das pastilhas de freio FullPro? Abaixo uma tabela indicando os números obtidos em nossos testes. O coeficiente mais usado é a 250ºC, onde o nosso está em 0,54! A base de comparação, as pastilhas mais caras do mercado não passam de 0,6. Então oferecemos uma pastilha com poder de frenagem próximo as top de linha, com preço de pastilhas comuns. A maioria das pastilhas na nossa faixa de preço tem coeficiente próximo a 0,45.
    Com a FULLPRO você tem pastilhas com ALTO PODER DE FRENAGEM e muita DURABILIDADE a um CUSTO de pastilhas comuns.
    COMO IDENTIFICAR UMA BOA PASTILHA? PELO SEU MATERIAL!
    Uma maneira mais fácil, apesar de menos efetiva de identificar o quão boa é uma pastilha, é através do seu material. Existem várias classificações de pastilhas, nós vamos falar das 6 principais, começando da tecnologia mais barata até a mais cara. Vale ressaltar que não necessariamente uma pastilha será melhor que outra somente por sua categoria. Pode haver pastilhas metálicas boas, e pastilhas sinterizadas ruins por exemplo, sendo sempre mais efetivo conhecer o coeficiente de fricção.
    ORGÂNICA - Material: Feita a base de celulose e resina “fenólica”. Algumas utilizam kevlar, fibra de vidro ou fibras minerais para melhorar suas propriedades em altas temperaturas. Bom coeficiente de atrito em baixas temperaturas, desgastam pouco o disco e são baratas. Não tem boa frenagem em alta temperatura e se desgastam rapidamente.
    SEMI METÁLICA ou ORGANOMETÁLICA - Material: Usa como base os materiais da pastilha orgânica, mas tem latão, bronze ou alumínio adicionado à resina. Desempenho melhor que as orgânicas. Tem um custo pouco superior às orgânicas, em compensação tem maior durabilidade e eficiência sem gerar maior desgaste ao disco, geralmente são utilizadas em motos até 200cc.
    METÁLICA - Material: Mesmo das semi metálicas, porém com mais pó metálico. Maior poder de frenagem, sendo mais consistente e progressiva. Custo pouco maior que as semi metálicas mas já entregam um desempenho interessante, geralmente são utilizadas pelas montadoras nas motos médias e grandes.
    SINTERIZADA - Material: Mistura de metais em pó, as melhores marcas usam cobre e alumínio, mas também pode ser usado latão, bronze e outros metais. Dependendo a mistura, pode ter desempenho melhor a baixa, médias ou altas temperaturas, mas geralmente se destaca pelo seu bom funcionamento em altas temperaturas. Possuem alta durabilidade e a maioria das marcas costuma não agredir o disco.
    CERÂMICA - Material: Cerâmica. Grande potência de frenagem, muita durabilidade e não solta fuligem. Preço bastante elevado.
    CARBONO - Material: Não usam fibra de carbono, são pastilhas semi-metálicas que tem carbono em sua resina. Se destaca por ter um bom desempenho tanto em baixa quanto em alta temperatura, é de todas a que entrega a frenagem mais linear. Também é a mais cara, vale notar que no mercado existem modelos que usam uma pequena quantidade de carbono na composição e se consideram pastilhas de carbono, se o valor for baixo, provalmente o desempenho não será dos melhores
    Com base nos argumentos apresentados acreditamos que as pastilhas de freio FullPro tem de longe o melhor custo benefício do mercado. Nossas pastilhas são sinterizadas em liga de cobre, o que há de melhor dentro dessa tecnologia, tem um coeficiente de fricção de 0,54 a 250ºC, o que fica muito próximo as melhores marcas do mercado por um custo até 3x menor!

КОМЕНТАРІ • 357