Todas as campanhas políticas ao redor do mundo são manipuladas,os mesmos ministros de período fhc e Lula trabalham para o Bolsonaro. Lembro que Lula sempre foi a esperança, de renovação em uma prosperidade que nunca veio mais sim um cala boca econômico e não educação. Bolsonaro veio com um sistema diferente filosofia econômica diferente mais na atitude igual que é a manipulação e a corrupção que ja esta acontecendo.So o fator histórico não mudar que a falsa democracia, onde somos obrigados a votar e nenhuma ideológia ou governo quer mudar isso duzentos anos de República e voto de cabresto ainda existe, agora nenhum especialista fala disso.
...não existe bons e maus na política... O PT errou em contar com alianças corruptas e fisiológicas, além de patrocinar um sistema financista que quebrou o país com seu modelo hiper especulativo... Agora, tem doido dentro do partido, com saudade das benesses do poder, que quer um "protagonismo" na oposição... É hora de um grande revisionismo e também não enfatizar tantos os movimentos LGTBs... Ainda que sejam muito importantes, o foco deve ser a Reforma da Previdência, a trabalhista do Temer e a pseudo reforma administrativa do primatão Guedes...
Rede TVT Como o Poveco Brasileiro é BURRO, essa pesquisa da Isabela mostra (acima de tudo) como a maioria da população do Brasil é de Dementes. Um grupo vota na porcaria do Lula, outra metade vota na porcaria do Bolsonaro. Tem de ser tutelado o Voto sim, pessoas tão escrotas como Lula e Bolsonaro tem de ser impedidos de concorrer. #Ciro2022
Com a política socialista , professor perdeu o valor do pai e da mãe , hj o filho fala que foi colocado de castigo a mãe vai tirar satisfação com a professora , policial esconde a farda pra ir pra casa graças ao maldito petismo no poder
Seria interessante analisar o crescimentos das igrejas evangélicas (especialmente as chamadas neo-pentecostais) e a onda à direita que se forma no mundo hoje. O efeito dos discursos de risco ambiental, militar e comercial sobre a humanidade, reforça os medos ligados a uma visão apocalíptica que se imagina vá ocorrer sobre o mundo, a ponto do negacionismo científico ser tão explícito hoje. Uma verdadeira volta à Idade Média.
@Blue Eyes Eita, "defendendo os islâmicos"? Onde vc leu isso no meu post? Rapaz, vc precisa treinar mais sua interpretação de texto. Um pouco de história: o islamismo foi gerado no judaísmo e no cristianismo, muito em resposta à uma ação violenta de origem cristã. E uma leitura sobre os textos históricos que falam da inquisição podem te ajudar a entender como os cristãso são "acomodados". E comparar a escatologia islâmica (“al-Qiyama”) com a complexidade e agressividade da cristã, é brincadeira. Por fim, a religião, embora parte da construção social humana, já atrapalhou demais a humanidade, seja de que corrente for. Já passou da hora de nos libertarmos desse atraso na civilização.
Sabe, fiquei até com vontade de entrar nessa discussão com vc, mas aqui não é o meio para isso. Acaba sempre sendo um jogo de tênis (cada um querendo derrubar o argumento do outro), quando procuro hoje um jogo de Matkot (frescobol), pra não deixar a bolinha cair. Argumentos pontuais, sem contextualização não permitem chegar a consensos. Por exemplo, sua generalização "A ESQUERDA NACIONAL é partidária de um estado teocrático(Irã) contra um estado laico(EUA)" é tão simplificadora, que mostra o grau de desconhecimento dos fenômenos sociais presentes no nosso país. Estados teocráticos não existem, são uma invenção humana para justificar dominação por meio da religião, tão vil quanto o 1% dos brancos "cristãos" que detém a maior parte da riqueza do mundo - viva o subprime do estado laico norteamericano. "Vocês ateus" - outra generalização - como vou saber o que as pessoas pensam? Sei o que eu quero - um Estado que tenha um programa de diminuição de desigualdades, para que a meritocracia tenha sentido e garanta o acesso a um conjunto mínimo de bens públicos para usufruto de todos, com a liberdade individual sendo uma realidade, mas sujeita ao convívio coletivo. Vivemos em um universo caótico, altamente perigoso para a vida (geral) e sofremos dessa tentativa humana de encontrar sentido dentro dele, por meio da nossa racionalidade. E até criamos um método para lidar com fatos e fenômenos para conseguir explicar tudo que acontece ao nosso redor - que chamamos de ciência. Mas, quando ainda não conseguimos explicar algo racionalmente, lá vem a religião atribuindo ao divino nossa ignorância - que nunca explica nada, só transfere. Afirmo que a religião tem sido um atraso ao processo civilizatório por insistir em atribuir a causas fora da natureza a explicação para aquilo que deveríamos estar buscando na própria humanidade e no mundo ao nosso redor.Fico por aqui. Não vou mais aborrecê-lo com minha visão de mundo. Só voltando ao meu post original, minha proposta (como cientista social) era fazer uma pesquisa para ver se há uma relação entre os dois fenômenos que citei, e só apresentei uma hipóstese para explicar essa correlação, caso ela exista. Abs.
@Blue Eyes Seria bom vc dar uma olhada na história da luta de setores igreja católica no Brasil na época da ditadura, seu trabalho com o movimento sem terra e todo o esquema de esconder os perseguidos pela ditadura. A figura de Jesus é uma interpretação. Dependendo de como se interpreta ele pode ser um revolucionário ou não.
Sensansional a entrevista. Ouvir os explicações da entrevistada com base em informações coletadas em sua pesquisa, é engrandecedor para quem assiste e nos faz entender o cenário caótico que o país se encontra. Parabéns!
Um bolsonarista discutindo comigo no canal do Leonardo Stoppa disse que vai matar "centenas de milhares de mulheres, mas a seu tempo". Achei grave por causa de todo discurso dele, que tem por trás uma "pseudo-filosofia", que é típico de caras que produzem massacres. Não foi uma mera frase. E o cara ainda usa um nome (Molon Labe, significa "Vem e Toma") que me levou a algumas informações nada desprezíveis e possui vários vídeos (fixação), de armas, como fazer, defesa pessoal, vídeos estranhos de terror, e uns dos da tal pseudo-filosofia, todos os vídeos em inglês. A tal filosofia é MGTOW e trata da "dissolução orgânica da família ou da tradição familiar". Claro que quando verifiquei no Wikipédia, não estava falando sobre assassinato de mulheres, mas ELE SIM e em massa. Mas embora o MGTOW diga ser uma filosofia anti-feminista, eles pregam desprezo a todas as mulheres e suas conquistas, como a pensão alimentícia para os filhos e um mundo só de "homens". Bolsonaristas e evangélicas também recebem pensão, né? Como todo misógino é homossexual enrustido. Avisei a ele que vou denunciar a Polícia Federal e a Safernet, mas vou escrever também para Deputadas de esquerda no Congresso. Mas as mulheres precisam ajudar, porque um cara desses mata aleatoriamente e ele não parece sozinho e é mais esperto que os outros, porque não mostra o rosto.
@@LiLi-ln2yz eu também acho grave. Porque pode ser que seja verdade já que Bolsonaro está no poder. Desde que Trump assumiu nos EUA, quase não tem uma semana que não tenha massacres lá.
@@manuelenovelli5432 o cara deletou há pouco todos os comentários!!! A sorte é que fica uma cópia pra gente, mas agora não consigo acessar o perfil dele, pelo nome @Molon Labe. Mas não pode ficar assim. O cara parecia bem tranquilo, bem típico mesmo de quem tem certeza do que vai fazer. Típico como esses norte-americanos que toda semana fuzila um monte de gente, com longos discursos antes.
Para mim as pessoas do bem são aqueles que seguem os mandamentos de Deus e que amam seu próximo como a si mesmo ,que tem empatia pelo sofrimento do ser humano e gosta de ajudar a quem precisa sem o pré conceito.
Mas pessoas de bem combatem o mal, certo? E se considerarem o mal como sendo, eu já ouvindo várias vezes, "o homossexualismo e sua perversidade", e alguém te dissesse que seria melhor eliminar o mal, te dando um fuzil. É esse cenário que temos medo.
Não existem pessoas de bem, porque bem e mau são relativos. Um certo bem para um cristão, é diferente do bem do muçulmano, que é diferente do bem do ateu, que é diferente do bem do liberal, que é diferente do bem do libertário. Não existe bem absoluto quando se observa a humanidade como um todo.
Infelizmente hoje, então, os cristão brasileiros não se enquadram nesse perfil de defesa do Evangelho, segundo a visão de Jesus, salvo, é claro, ressalvadas as exceções que pensam no social e no direito de justiça social. Em minha visão de advogado e teólogo, falta viver o Cristo, humano, antes de tentar adentrar na metafísica messiânica fundada no farisaísmo atual. Infelizmente a inversão de valores dentro das organizações religiosas de doutrina cristã são a base de apoio à atual política dessa insana direita.
Eu tive muita sorte saíi da zona rural quando completava meus quatorze anos, semi-alfabetizado fui estudar na cidade, logo estava estudando num colégio onde conheci muitos jovens que tinham uma convicção social e política muito abrangente, lá adqueri conhecimento da conjuntura social e política brasileira, tenho 70 anos vivi a ditadura militar presenciei todos desmandos daquele governo, hoje vejo a banalização do estudo, fiquei estarrecido quando percebi que pessoas que assume cargos relevante são analfabetas funcional, juízes, procuradores e executivos, empresários que só falam em vinhos top, destino turístico, comida sofisticada, o povo que plantam, que constrói, que cuidam do boi, todo que comemos e precisamos, se lixem para eles.
@FOSTER primeiro a sua familia e a escola que vv estudou deveria ter lhe ensinado a respeitar os idosos, a critiva é salutar mas existem momentos formas de criticas, a producente e construtiva as melhores. Deveriam ter lhe ensinado tb que o conteúdo do texto e mais e tão ou mais importante o conteúdo, o objetivo e o contexto da narrativa aliado a possibilidade de transmissão das mensagens. Volta pra escola, se aprender respeito já sera um grande progresso.
@@josemarialacerda4972 José, morei na roça até meus quatorze anos, até os vite em cidade do interior, até os setenta na capital, fui empresário da construção civil, os governos da ditadura me quebraram, fui executivos de empresas, representante de empresas nacionais, estou começando tudo aos setenta e um anos, estou montado uma fábrica, estudei vários anos como montar as.maquinad que preciso, já vai funcionar, tenho experiência no ramo, na vou esperar o governo Paulo Guedes disse que não empresta a pequeno porque não recebe, milhares de empreendedor estar na minha situação, porque o crédito não e comun a todos e por isso José, eu digo sou o empresário.mas comunista do Brasil, creio que você é rico não precisa de investe tô ou é um privilegiado pelaula do bolso.
adoro antropologia e, também gosto de psicanálise.Tem que se falar sobre a construção do antipetismo, mesmo porque, ser contra o PT ou é má fé ou alienação, já que o governo Lula teve 86% de aprovação e comprovadamente foi apenas, o melhor governo que tivemos. Eu que sou anarquista deve ser honesto em reconhecer isso. Gratidão pela entrevista!
@Blue Eyes existem diferentes movimentos anarquistas inclusive anarcocapitalismo. Você que é o burro. Além disso ele disse qual a ideologia dele, mas não tem candidato anarquista, então ele vota em X. Tenho certeza que tem anarquistas que votaram em diversos partidos, mas não quer dizer que são simpatizantes da ideologia do partido. Você é o tipo de pessoa burra que não faz nem uma pesquisa básica antes de abrir a boca. Você tem que se educar mais você não sabe nem do que você esta falando
Parabéns você e uma pessoa muito inteligente reconhecer um trabalho de qualquer parte seja privado ou politico não quer dizer que você votou ou vota na quelé partido nós cidadão de bens não podemos os tornar eleitor fanático isso não cheira bem isso não trás nada positivo e o que não e positivo só pode ser negativo e um país só melhora pensando positivo um a braço
@Blue Eyes me dá vergonha alheia, essa criança não cansa de passar vergonha nos comentários, só fica tentando hostilizar sem argumentações. É um claro exemplo do que foi falado no vídeo, uma pessoa frustrada com a própria incapacidade e se traveste de censor proto fascista, acreditando que vai ganhar algo com um governo autoritário.
@@lcarloseng Nunca tivemos ditadura. Sempre fomos livres para exercermos nossas atividades como cidadão. Podíamos empreender negócios, estudar, trabalhar, nos divertir... Fomos salvos de ter uma ditadura do proletariado, onde tudo é centralizado pelo ESTADO e imposto a força contra nossa liberdade de escolha.
@@lcarloseng Pois é. Numa ditadura de esquerda não temos direito de expressão, não podemos empreender livremente, não podemos discordar do governo sem sermos retaliado, não podemos exercer várias atividades controladas pelo ESTADO assim como estão fazendo prefeitos e governadores por meio dos seus decretos que simpatizam com o lixo comunista.
@@itamarvitorinodefranca3498 quantos anos vc tem? Eu vivi a ditadura e tinha tudo isso que você está dizendo sobre a ditadura da esquerda. Qualquer ditadura é ruim e proíbe o povo de fazer e falar o que quer. Mas aqui no Brasil nunca teve ditadura do proletariado (como vc escreveu), mas sim sempre de direita.
Com CERTEZA! Foi a melhor análise que assisti! Consegui compreender pessoas que me surpreenderam e me entristeceram por votar no Bolsonaro. GRATIDÃO por esse estudo não apenas antropológico, mas também humano.🙏
Não adianta meu amigo , eles não querem saberem de opiniões contrárias a esse desgoverno, vc já percebeu os comportamentos deles nas redes sociais a intolerância, a arrogância deles com aquelas formas agressivas como eles tratam as outras pessoas principalmente as mulheres é de dá nojo. São tudo massas de manobras inúteis.
Oi! Bom dia! Pq ao falar do número percentual de apoiadores de Bolsonaro, não traz nenhum estudo ou levantamento percentual a ssas organizações criminosas chamada de segurança. Não ressalvou isso aventurados cidadãos de bem dessas células criminosas, dado a sua insignificância. No rol desse contingente, para efeito de pesquisa os militares das três forças federais, (exército, marinha e aero autica), Força Nacional, Lolicia Federal, Policia Rodoviaria Federal, Policias de Transito, Policia Civil dos Estados, Empregados de Empresas de Seguranca, da ativa ou aposentados, que constituem o tecido dessas orgánizacoes criminosas, essa fraude chamada de segurança. Nao tenho dúvida de que o percentual dessas tralhas supera os 30% do universo do eleitorado apto a votar. Prestem até atenção nisso ooo.
@@roquesilva9638 - deixa de ser teimoso. Quem matou o Celso Daniel foi uma família ligada a empresa de ônibus q seria prejudicada por ele. O próprio delegado do caso, q se aposentou durante a investigação falou isso e disse q o PT além de não ter interesse seria prejudicado com tal ato. Inclusive pela falsa acusação de q ele se negava a contribuir com o partido, pois a morte dele não traria nada a favor. O Teórico Savaci foi a mesma coisa, ele era contra o Lavajatismo desenfreado, se o PT era o réu da lava jato seria interessante q esse juiz continuasse vivo. Pesquisa um pouco gado, deixa o ódio de lado e coloca o cérebro p funcionar um pouco.
Destruição da democracia (3 etapas): impedir eleições ou candidatos competitivos, impedir direitos de expressão livre por parte de uma ideologia e destruir o Estado de direito desmerecendo todas as instituições democráticas.
Historicamente o povo é excluído da politica e no Brasil interiorizou essa ideologia de que "não vale a pena se interessar por política", o maior objetivo da maioria dos eleitores brasileiros é "encontrar" o "salvador da pátria" para votar e não precisar mais se preocupar até a próxima eleição.
Falou tudo. Só não concordei com o povo e excluído. O povo se exclui. Se chamar pra conversar sobre política. Esquerda e direita apresenta seus mascotes. Menos poder ao políticos, e mais poder ao povo. O Brasil só vai pra frente se paramos de pensar em políticos e partidos políticos. E pensar, queremos leis assim, queremos escola que ensinem profissionalizantes, o deputado, senador são nossos empregados. Se não agirem para o bem do povo, e forem corruptos, cassação, prisão e devolução de bens adquiridos corruptamente.
@@TacianaAlves quando vc diz que o povo se exclui. Penso em um povo autônomo em seus pensamentos. Respeito sua opinião, mas não concordo ,pois existe um projeto de controle social, onde somos condicionados a pensar de encontro a objetivos estranhos a nós. O povo brasileiro não é livre nem para escolher o canal da TV. O Projeto político social investe em alienação, em educação pública de péssima qualidade, salário ruim do magistério... Então acredito que o povo é excluído sim.
Vivemos momentos difíceis onde a intolerância reina e as pessoas se comportam como seres violentos imcapazes de ouvir o contraditório,eu não merece sofrer violência física ou psicológica simplesmente por pensar diferente do outro.
Eu não sei o que é que é muito cego tem para comemorar durante 6 anos de paradeiro durante esses anos de falência de milhares de mortes e milhares de de miserável passando fome eu não sei qual comemoração do governo e violência também
Eu sou autoritário: quero o fim da corrupção, quero q os políticos parem de tratar o dinheiro púbico como recursos pessoais, quero não pagar plano de saúde para deputados, senadores, ministros do STF e seus familiares . não somos 30%, somos os 30% que se expõe.
@Alex Oxley não é burro não, o autoritário sabe q a dívida pública é incrementada governo após governo prá tapar os buracos promovidos por administrações temerárias e corruptas. Inúmeras empresas públicas deficitárias usadas somente prá cabides de empregos e benesses da patota. Governos devem parar de emitir títulos públicos prá bancar safadeza e descaso com dinheiro dos impostos. Enquanto a população achar q o dinheiro é do governo e não dela a putaria não vai ter fim. Continuem apoiando cínicos e corruptos os bancos agradecem.
Mas, qual político que você conhece ou grupo político não usa desses privilégios ??? Sou também contra o uso do dinheiro público de maneira imprópria .
Excelente Isabela Kalil. Muito importante estudar os comportamentos humanos também para percebermos um pouco mais e identificarmos nossas proprias limitações. O Senso critico e autocritico é fumentado através desses estudos e é tão importante e determinante nas nossas decisões, nomeadamente nas decisões eleitorais. Parabéns
Nossa, que entrevista excelente, parabéns! Um estudo essencial feito pela antropóloga e brilhantemente explorado pelo Programa Entrevistas, que é indispensável. Obrigada!
Parabéns Juca kfuri! pela excelente entrevista com essas Mulheres maravilhosas e inteligentíssimas👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏 Que conteúdo Excepcional! O público precisa urgentemente dessas verdades , é de extrema importância nesses dias sombrios em que estamos vivenciando!
Entrevista que deve ser vista escutada e com bastante reflexão, sem tendências partidárias, pois trás uma clareza do atual momento político, visto pelo lado da totalidade dos formadores de opinião. Hoje o País realmente está dividindo em três forças claramente definidas. A terceira via é o fiel da balança por isso o País não virou um cais total.
Excelente! Sou argentina, estudante do professorado de português Br. Mas cheguei cá um pouco por acaso. Acho que - além das grandes diferenças históricas ...e de intensidade... - muitas das questões expostas nesta entrevista podem ser tomadas para analizar e explicar também a ascenção de Macri à presidencia do meu país, como tmbém os processos ditatoriáis em Latinoamérica. Especialmente pela a ideologia, os objetivos socio-econômicos e as estratégias de manipulação da opinião pública desde a imprensa. Muito legal esse painel de mulheres profissionais! Compartilho um trecho de " O Povo Brasileiro -A formação e o sentido do Brasil " de Darci Ribeiro, que achei à tona: "A estratificação social gerada historicamente tem também como característica a racionalidade resultante de sua montagem como negócio que a uns privilegia e enobrece, fazendo‐os donos da vida, e aos demais subjuga e degrada, como objeto de enriquecimento alheio. Esse caráter intencional do empreendimento faz do Brasil, ainda hoje, menos uma sociedade do que uma feitoria, porque não estrutura a população para o preenchimento de suas condições de sobrevivência e de progresso, mas para enriquecer uma camada senhorial voltada para atender às solicitações exógenas. Essas duas características complementares ‐ as distâncias abismais entre os diferentes estratos e o caráter intencional do processo formativo ‐ condicionaram a camada senhorial para encarar o povo como mera força de trabalho destinada a desgastar‐se no esforço produtivo e sem outros direitos que o de comer enquanto trabalha, para refazer suas energias produtivas, e o de reproduzir‐se para repor a mão‐de‐obra gasta." (Parte III: PROCESSO SOCIOCULTURAL - 3.CLASSE, COR E PRECONCEITO - DISTÂNCIA SOCIAL) Força irmãos e irmãs brasileirxs! Abraço latinoamericano!
Comparados a situação atual da Argentina, nós cá estamos bem, obrigado. Hoje é evidente que o erro de Macri foi ceder ao sistema que o precedeu e não aplicar as reformas. Graças a leniecia dele a esquerda kirshnerista voltou ao poder e destruiu a economia Argentina.
Que aula!!! Ela foi bastante ampla nos vários aspectos que fez surgir o bolsonarismo, como poucos, pq muitos se apegam a determinado elemento e firmam como se fosse AQUELE o motivo, mas é muito abrangente, desde das fake news, o antipestismo, a ideia errônea do patriotismo, o saudosismo da ditadura militar, etc, etc, etc...
"Não se encontra ninguém q votou no Bolsonaro" ???Esta senhora apresenta graus de demência forçada...eleitor do Bolsonaro só tem um sentimento, Satisfação.Tem uma promessa que eu queria ver ele cumprir "dizimar a ptralhada" aí seria perfeito bando de maconheiros malucos...
parabéns ao grande jornalista Juca Kfouri, á quem sempre admirei no mundo do futebol. Agora é com alegria quê notamos a sua capacidade e lucidez nas suas entrevistas e comentários sobre tudo isto quê está acontecendo no Brasil., É se mostra um grande guerreiro: combatendo BOLSONARO, MORO e os bandidos desta quadrilha.
@@rosamaria1350 Sim. E esta lógica não desapareceu com o fim do periodo imperial. Basta ver que o ranço da escravidão, expresso no Racismo, continua existindo.
@@nilsonazambuja3461 Não há quem seja mais racista, fascista e claro, hipócrita do que o próprio esquerdista! Essa guinada pré arquitetada em meio a um movimento de mudança político-social rumo à direita aí no Brasil fez com que as milhares e milhares de pessoas (que se deixaram influenciar) se enrudecessem e se tornassem essa gente reativa e radical na maneira de ser, a que vemos hoje em dia. Na verdade, essa gente mais reativa e mais radical ''dentro da direita'' não são de fato de direita, mas sim, esquerdistas disfarçados de direitistas (lê-se neoconservadores e internacionalistas ou socialistas; em suma: anti-nacionalistas). Uma minoria ou uma minúscula e insignificante minoria dentro da direita, antes de 2013, estava constituída por aqueles cidadãos que de fato eram racistas, elitistas, xenófobos, ultranacionalistas, americanistas, pró sionistas, etc, religiosos fervorosos, supremacistas étnico-religiosos, anti-liberais, conservadores, militaristas e até mesmo fieis partidários de algum partido ou de qualquer ideologia concatenada aos ideais da tradicional direita política.
A política exercida com bom senso, ajuda no desenvolvimento saudável de um país onde todos são valororizados e respeitado independente de raça ou cor, todos são acolhidos na sociedade, com direito a instrução, a saúde, ao trabalho digno etc.
Ola, eu sou de Uruguayi, adorei iste bate papo e acho multas similitudes con la ultra dereita deste país. Diculpe meu Portuguese. Parabens a la turma e muito brigado.
A ultra direita no brasil além raivosa contra negros, homossexuais e quem não compactua com sua ideologia, está ligada aos milicianos que agem principalmente no Rio de Janeiro. Negam a pandemia e cultuam a imagem de líder dissimulado semelhante à Hitler.
A democracia é barulhenta mas agora está sendo consolidada. Ela era barulhenta de um lado só, esquerda. O barulho agora é maior, dos dois lados. Todo barulho incomoda, mas demonstra indignação, uma causa que em ambos os lados não pode ser ignorada. ESTAMOS APRENDENDO A VIVER NUMA DEMOCRACIA. SAIMOS DO PENSAMENTO ÚNICO.
Que conteúdo maravilhoso! Uma pena a maioria não ser capaz de entender, interpretar e absorver estas informações. Parabéns pela entrevista! Uma ótima apresentação, mediadoras e entrevistada. O assunto abordado é uma utilidade pública, e este trabalho de pesquisa tem grande valor histórico. Parece que o Brasil se tornou algo completamente diferente nos últimos 5 anos. Parece uma doença, dá medo.
Desculpe discordar, mas não acho confiável qualquer pesquisa em que o pesquisador esteja engajado por algum lado. Imagina um pesquisador ligado ao Bolsonaro analisando os lulistas ou um pesquisador ligado ao Moro analisando Bolsonaro ou Lula. Tá osso.
Quanto mais eu vejo entrevistas "baseadas" em pesquisas , mais percebo a polarização ora de um lado, ora de outro. É incrível também como os entrevistadores fazem as perguntas partindo de premissas, .... por fim, passou batido por quê a sociedade adquiriu esse sentimento anti-petista.
Vou dar uma ênfase pra ficar bem claro: eu tenho quase 65 anos de idade e eu não estava absorta, desapercebido. Sou anti-petista, anti-Lula, anti-esquerda. Ñ dá pra comparar Lula com Bolsonaro em hipótese alguma! São duas pessoas completamente distinta. Bolsonaro é honesto e trabalhador, Lula é ladrão, preguiçoso e oportunista, vil
@@luizacarneiro6798 .....não dá pra comparar Lula com bolsonaro mesmo não! O governo Lula foi muito superior ao governo bozo e Lula sempre foi um democrata! Aliás, qualquer governo que nós tivemos foi melhor do que essa coisa que temos hoje! Quem conhece minimamente a vida de bolsonaro sabe que ele não tem nada de honesto! Funcionários fantasmas, rachadinhas e até dinheiro de combustível foi desviado por esse homem!
Esse três aí só viram a banalização da violência nesse governo, ela está irrigada na sociedade a muito tempo, só queria saber se eles acham que ela vai desaparecer assim q mudar de presidente, kkkk
Não votei em Bolsonaro, mas não é preciso muito para perceber o viés de demonização nessa entrevista. Só estamos nessa situação porque uma grande parcela da sociedade prefere vender seus votos e flertar com a corrupção.
@@mariaaparecidamesquitafran8954 em vários momentos foi dito que o fenômeno não é a figura do Bolsonaro, e sim o bolsonarismo. As pessoas que se alinham a esse fenômeno só precisavam de alguém que o legitimasse, por isso votaram em Bolsonaro. Logo nos primeiros minutos da entrevista, Isabela diz que, mesmo mudando o presidente, o bolsonarismo continuará. Não se trata do personagem, e sim de quem se identifica com as ideias defendidas por ele. Tanto que eles falam de algo semelhante que está acontecendo em muitos outros países (cada caso com suas peculiaridades), não só no Brasil.
Reflexo de 1/3 da população menos informada e o restante da elite brasileira que prefere a desigualdade social, para usufruir de trabalho escravo, percebi também que o povo está muito passivo, aceita tudo, não sei se é por medo, ou se são iguais aos que aprecia a exploração.
Como pode uma pesquisa sobre o bolsonarismo, onde a Pesquisadora é declaradamente anti-bolsonarista? Podemos confiar? A meu entender o pesquisador tem que ser neutro em sua opinião (ao menos em público), para gerar credibilidade aos seus resultados. ☹️
A gente tá vendo que o SUS não tava muito bom, mas agora tá pior, pode ver pela vacinação, tudo tá encolhendo pesquisa das Univercidade, o Senat e muitas outras coisas. O comércio exterior, os ministros da educação, digo ministros por que já tinha vários mas ainda não tem quem assume, só obedessem. Na saúde também. Concordo que Bolsonaro é nocivo para o mundo por diversos motivos.
seria melhor perguntar onde está a educação de qualidade, já viu algum burgues ignorante, no sentido de falta de conhecimento. É uma questão de classes.
@@eliseuquirinorodrigues3310 conheço vários burguês ignorante e mal sabe escrever e todos formados. É que a faculdade de uns tempos pra cá tá de pedir UTI. AFS
Muito boa a entrevista. Lembro que briguei com quase toda minha família para não votar em Bolsonaro, mas não consegui evitar que votassem. Hj todos eles se arrependem.
@@marcosmatias5347 quanta ignorância, não é atoa que estamos no buraco que estamos... todas essas mortes tmb é culpa de quem votou nesse presidente nojento, asqueroso, amigo de milico. Ele não sabe de nada e não faz nada kkkkk k
@SIDNEI MARCELO SOARES DE MELO desculpe, mas não ofendi ninguém. Se vc está com os olhos vendados é um problema seu, só posso dizer que os meus estão bem abertos. E esse Bolsonaro nunca me enganou, não tinha propostas e TD era o posto Ipiranga Paulo Guedes kkkkkk a vdd tá aí, vê quem quer.
@@silvania4588 Não entendo como algumas pessoas não querem entender a situação em que o país está passando, o mundo enfrentando uma pandemia e uns políticos esquerdistas tentando aniquilar o presidente que escolhemos democraticamente.Imaginem se o PT ainda estivesse no poder, será que as coisas estariam melhores ou estávamos num buraco sem saída? A rivalidade dos esquerdista é tanta que não são capazes de fazer uma analogia dos fatos e a única coisa é criticar o trabalho do presidente mesmo se for bom. ESTOU FECHADO COM BOLSONARO..
Link do resultado da pesquisa eleitores Bolsonaro feita pela Isabela Kalil: bit.ly/2kJAQKi
Todas as campanhas políticas ao redor do mundo são manipuladas,os mesmos ministros de período fhc e Lula trabalham para o Bolsonaro. Lembro que Lula sempre foi a esperança, de renovação em uma prosperidade que nunca veio mais sim um cala boca econômico e não educação. Bolsonaro veio com um sistema diferente filosofia econômica diferente mais na atitude igual que é a manipulação e a corrupção que ja esta acontecendo.So o fator histórico não mudar que a falsa democracia, onde somos obrigados a votar e nenhuma ideológia ou governo quer mudar isso duzentos anos de República e voto de cabresto ainda existe, agora nenhum especialista fala disso.
...não existe bons e maus na política... O PT errou em contar com alianças corruptas e fisiológicas, além de patrocinar um sistema financista que quebrou o país com seu modelo hiper especulativo... Agora, tem doido dentro do partido, com saudade das benesses do poder, que quer um "protagonismo" na oposição... É hora de um grande revisionismo e também não enfatizar tantos os movimentos LGTBs... Ainda que sejam muito importantes, o foco deve ser a Reforma da Previdência, a trabalhista do Temer e a pseudo reforma administrativa do primatão Guedes...
Rede TVT Como o Poveco Brasileiro é BURRO, essa pesquisa da Isabela mostra (acima de tudo) como a maioria da população do Brasil é de Dementes. Um grupo vota na porcaria do Lula, outra metade vota na porcaria do Bolsonaro. Tem de ser tutelado o Voto sim, pessoas tão escrotas como Lula e Bolsonaro tem de ser impedidos de concorrer. #Ciro2022
@@brunoheptagran7575 E tem o grupo que vota na porcaria do Ciro 😂😂😂
Ĺn
O professor deveria ser a categoria mais valorizada dentre todas as outras.Sem professor não Não existe outras profissões.
Com a política socialista , professor perdeu o valor do pai e da mãe , hj o filho fala que foi colocado de castigo a mãe vai tirar satisfação com a professora , policial esconde a farda pra ir pra casa graças ao maldito petismo no poder
Os professores a maioria não educa. Está la so pra fazer de conta que ensina.
Vc é oque mesmo.😅😅😅😅
@@dilmahansleite0000
Verdade , não transmite conhecimentos
Os professores brasileiros precisam melhorar muito. Aliás a educação tem que mudar como um todo
Poderiam chamar a entrevistada novamente? Depois desse 1 ano acho que ela vai ter muito para falar.
Concordo
Seria bem interessante sim.
97 milhões de brasileiros saíram do armário né? Canalhas! Aceitem que o povo brasileiro é conservador e gosta do estilo de sociedade judaico cristã!
@@guiguilherme6720 fale por vc. Não sei que Cristo é esse que não ama seu próximo. Bando de hipócritas!
Bruna foi a mesma coisa que pensei. Seria muito interessante saber a análise da época dessa entrevista até hoje. Muitos acontecimentos para analisar.
Meus parabéns à Isabela pela clareza e pela precisão com que ela nos descreve o comportamento e as crenças da nossa sociedade hoje em dia.
Adorei essa entrevista tbm mas eu não estou muito surpresa sobre as características das pessoas
@@brasilbrasil1106 p
@ContraTudo e você um Psicopata !!!!!!
Psicopata , é o atual presidente do Brasil!
Boa noite excelente vídeo parabéns pelo seu trabalho, obrigado
Juca Kfouri! Que maravilha as pessoas que você traz para as entrevistas... é um espaço excelente.
A Isabela Kalil deu um show!
Todo esquedarlha e maravilhoso né M Vieira 🤣
Concordo, M. Vieira. Programa excelente!
@@bernadetedefatimadosreis7313 Que falta de reflexão!!! Tipicos de gente dogmatica
@@nilsonazambuja3461 hum verdade 🌹
@@bie589 .
Uma antropóloga competente, humilde, e que explica os fenómenos, de uma maneira que se compreende. Chapéu!
Seria interessante analisar o crescimentos das igrejas evangélicas (especialmente as chamadas neo-pentecostais) e a onda à direita que se forma no mundo hoje. O efeito dos discursos de risco ambiental, militar e comercial sobre a humanidade, reforça os medos ligados a uma visão apocalíptica que se imagina vá ocorrer sobre o mundo, a ponto do negacionismo científico ser tão explícito hoje. Uma verdadeira volta à Idade Média.
@Blue Eyes Eita, "defendendo os islâmicos"? Onde vc leu isso no meu post? Rapaz, vc precisa treinar mais sua interpretação de texto. Um pouco de história: o islamismo foi gerado no judaísmo e no cristianismo, muito em resposta à uma ação violenta de origem cristã. E uma leitura sobre os textos históricos que falam da inquisição podem te ajudar a entender como os cristãso são "acomodados". E comparar a escatologia islâmica (“al-Qiyama”) com a complexidade e agressividade da cristã, é brincadeira. Por fim, a religião, embora parte da construção social humana, já atrapalhou demais a humanidade, seja de que corrente for. Já passou da hora de nos libertarmos desse atraso na civilização.
Sabe, fiquei até com vontade de entrar nessa discussão com vc, mas aqui não é o meio para isso. Acaba sempre sendo um jogo de tênis (cada um querendo derrubar o argumento do outro), quando procuro hoje um jogo de Matkot (frescobol), pra não deixar a bolinha cair. Argumentos pontuais, sem contextualização não permitem chegar a consensos. Por exemplo, sua generalização "A ESQUERDA NACIONAL é partidária de um estado teocrático(Irã) contra um estado laico(EUA)" é tão simplificadora, que mostra o grau de desconhecimento dos fenômenos sociais presentes no nosso país. Estados teocráticos não existem, são uma invenção humana para justificar dominação por meio da religião, tão vil quanto o 1% dos brancos "cristãos" que detém a maior parte da riqueza do mundo - viva o subprime do estado laico norteamericano. "Vocês ateus" - outra generalização - como vou saber o que as pessoas pensam? Sei o que eu quero - um Estado que tenha um programa de diminuição de desigualdades, para que a meritocracia tenha sentido e garanta o acesso a um conjunto mínimo de bens públicos para usufruto de todos, com a liberdade individual sendo uma realidade, mas sujeita ao convívio coletivo. Vivemos em um universo caótico, altamente perigoso para a vida (geral) e sofremos dessa tentativa humana de encontrar sentido dentro dele, por meio da nossa racionalidade. E até criamos um método para lidar com fatos e fenômenos para conseguir explicar tudo que acontece ao nosso redor - que chamamos de ciência. Mas, quando ainda não conseguimos explicar algo racionalmente, lá vem a religião atribuindo ao divino nossa ignorância - que nunca explica nada, só transfere. Afirmo que a religião tem sido um atraso ao processo civilizatório por insistir em atribuir a causas fora da natureza a explicação para aquilo que deveríamos estar buscando na própria humanidade e no mundo ao nosso redor.Fico por aqui. Não vou mais aborrecê-lo com minha visão de mundo. Só voltando ao meu post original, minha proposta (como cientista social) era fazer uma pesquisa para ver se há uma relação entre os dois fenômenos que citei, e só apresentei uma hipóstese para explicar essa correlação, caso ela exista. Abs.
@@mmarollapsicanalista 👏👏👏👏👏
@@mmarollapsicanalista esse cara entra em todos os comentários para atacar com suas ideias reacionárias.
@Blue Eyes Seria bom vc dar uma olhada na história da luta de setores igreja católica no Brasil na época da ditadura, seu trabalho com o movimento sem terra e todo o esquema de esconder os perseguidos pela ditadura. A figura de Jesus é uma interpretação. Dependendo de como se interpreta ele pode ser um revolucionário ou não.
Isabela...PARABÉNS, por essa pesquisa de inteira responsabilidade e esclarecidas dúvidas de comportamento! 👉😷🇧🇷🇧🇷
Sensansional a entrevista. Ouvir os explicações da entrevistada com base em informações coletadas em sua pesquisa, é engrandecedor para quem assiste e nos faz entender o cenário caótico que o país se encontra. Parabéns!
Bosolnaro, deu voz aos fascistas. Conheço muitos que saíram do armário. Decepção por conhecer o radicalismo de muitos que paraciam razoáveis.
Um bolsonarista discutindo comigo no canal do Leonardo Stoppa disse que vai matar "centenas de milhares de mulheres, mas a seu tempo". Achei grave por causa de todo discurso dele, que tem por trás uma "pseudo-filosofia", que é típico de caras que produzem massacres. Não foi uma mera frase.
E o cara ainda usa um nome (Molon Labe, significa "Vem e Toma") que me levou a algumas informações nada desprezíveis e possui vários vídeos (fixação), de armas, como fazer, defesa pessoal, vídeos estranhos de terror, e uns dos da tal pseudo-filosofia, todos os vídeos em inglês.
A tal filosofia é MGTOW e trata da "dissolução orgânica da família ou da tradição familiar". Claro que quando verifiquei no Wikipédia, não estava falando sobre assassinato de mulheres, mas ELE SIM e em massa.
Mas embora o MGTOW diga ser uma filosofia anti-feminista, eles pregam desprezo a todas as mulheres e suas conquistas, como a pensão alimentícia para os filhos e um mundo só de "homens". Bolsonaristas e evangélicas também recebem pensão, né? Como todo misógino é homossexual enrustido.
Avisei a ele que vou denunciar a Polícia Federal e a Safernet, mas vou escrever também para Deputadas de esquerda no Congresso. Mas as mulheres precisam ajudar, porque um cara desses mata aleatoriamente e ele não parece sozinho e é mais esperto que os outros, porque não mostra o rosto.
@@cristinasalgao5535 muito grave isso, que tempos horríveis parece o apocalipse e os demônios estão soltos na terra
@@LiLi-ln2yz eu também acho grave. Porque pode ser que seja verdade já que Bolsonaro está no poder. Desde que Trump assumiu nos EUA, quase não tem uma semana que não tenha massacres lá.
@@cristinasalgao5535 nossa credo ,que horror ,denuncia sim !
@@manuelenovelli5432 o cara deletou há pouco todos os comentários!!! A sorte é que fica uma cópia pra gente, mas agora não consigo acessar o perfil dele, pelo nome @Molon Labe. Mas não pode ficar assim. O cara parecia bem tranquilo, bem típico mesmo de quem tem certeza do que vai fazer. Típico como esses norte-americanos que toda semana fuzila um monte de gente, com longos discursos antes.
Para mim as pessoas do bem são aqueles que seguem os mandamentos de Deus e que amam seu próximo como a si mesmo ,que tem empatia pelo sofrimento do ser humano e gosta de ajudar a quem precisa sem o pré conceito.
Parabéns pela simplicidade e verdadeira a sua opinião.
Mas pessoas de bem combatem o mal, certo? E se considerarem o mal como sendo, eu já ouvindo várias vezes, "o homossexualismo e sua perversidade", e alguém te dissesse que seria melhor eliminar o mal, te dando um fuzil. É esse cenário que temos medo.
Não existem pessoas de bem, porque bem e mau são relativos. Um certo bem para um cristão, é diferente do bem do muçulmano, que é diferente do bem do ateu, que é diferente do bem do liberal, que é diferente do bem do libertário. Não existe bem absoluto quando se observa a humanidade como um todo.
Sempre digo: o mal absoluto a ser combatido é a intolerância.
Infelizmente hoje, então, os cristão brasileiros não se enquadram nesse perfil de defesa do Evangelho, segundo a visão de Jesus, salvo, é claro, ressalvadas as exceções que pensam no social e no direito de justiça social. Em minha visão de advogado e teólogo, falta viver o Cristo, humano, antes de tentar adentrar na metafísica messiânica fundada no farisaísmo atual. Infelizmente a inversão de valores dentro das organizações religiosas de doutrina cristã são a base de apoio à atual política dessa insana direita.
Sensacional essa entrevista de Isabela Kalil para o entendimento desse pessoal de extrema direita!
Gostei bastante da entrevista. Parabéns pela escolha da antropóloga Isabela Kalil. Excelente!
Eu tive muita sorte saíi da zona rural quando completava meus quatorze anos, semi-alfabetizado fui estudar na cidade, logo estava estudando num colégio onde conheci muitos jovens que tinham uma convicção social e política muito abrangente, lá adqueri conhecimento da conjuntura social e política brasileira, tenho 70 anos vivi a ditadura militar presenciei todos desmandos daquele governo, hoje vejo a banalização do estudo, fiquei estarrecido quando percebi que pessoas que assume cargos relevante são analfabetas funcional, juízes, procuradores e executivos, empresários que só falam em vinhos top, destino turístico, comida sofisticada, o povo que plantam, que constrói, que cuidam do boi, todo que comemos e precisamos, se lixem para eles.
@FOSTER primeiro a sua familia e a escola que vv estudou deveria ter lhe ensinado a respeitar os idosos, a critiva é salutar mas existem momentos formas de criticas, a producente e construtiva as melhores. Deveriam ter lhe ensinado tb que o conteúdo do texto e mais e tão ou mais importante o conteúdo, o objetivo e o contexto da narrativa aliado a possibilidade de transmissão das mensagens. Volta pra escola, se aprender respeito já sera um grande progresso.
Sou da roça
Levanto de madrugada e trabalho duro o dia todo. Odeio comunistas e comunismo. São fracassados que invejam quem construiu alguma coisa
@@josemarialacerda4972 José, morei na roça até meus quatorze anos, até os vite em cidade do interior, até os setenta na capital, fui empresário da construção civil, os governos da ditadura me quebraram, fui executivos de empresas, representante de empresas nacionais, estou começando tudo aos setenta e um anos, estou montado uma fábrica, estudei vários anos como montar as.maquinad que preciso, já vai funcionar, tenho experiência no ramo, na vou esperar o governo Paulo Guedes disse que não empresta a pequeno porque não recebe, milhares de empreendedor estar na minha situação, porque o crédito não e comun a todos e por isso José, eu digo sou o empresário.mas comunista do Brasil, creio que você é rico não precisa de investe tô ou é um privilegiado pelaula do bolso.
B
@@Gabriel-hl3cs defederam a pais deles e seu diziam que investir em educacao de pobre ere coisa de comunista
Muito boa a entrevista. Análises muito bem fundamentadas! A sra. Isabela Kalil me dá orgulho e alento!
B0LSONARISTAS ENV0LVIDOS COM MORTE DE DOM PHILLIPS E BRUNO ARAÚJO ua-cam.com/video/FXeqAMYaN9E/v-deo.html - VAMOS FORTALECER OS CANAIS DE ESQUERDA
Excelente, doutora. O meio ambiente é uma questão de inteligência, ciência e sobrevivência.
adoro antropologia e, também gosto de psicanálise.Tem que se falar sobre a construção do antipetismo, mesmo porque, ser contra o PT ou é má fé ou alienação, já que o governo Lula teve 86% de aprovação e comprovadamente foi apenas, o melhor governo que tivemos. Eu que sou anarquista deve ser honesto em reconhecer isso.
Gratidão pela entrevista!
@Blue Eyes existem diferentes movimentos anarquistas inclusive anarcocapitalismo. Você que é o burro.
Além disso ele disse qual a ideologia dele, mas não tem candidato anarquista, então ele vota em X. Tenho certeza que tem anarquistas que votaram em diversos partidos, mas não quer dizer que são simpatizantes da ideologia do partido.
Você é o tipo de pessoa burra que não faz nem uma pesquisa básica antes de abrir a boca. Você tem que se educar mais você não sabe nem do que você esta falando
Parabéns você e uma pessoa muito inteligente reconhecer um trabalho de qualquer parte seja privado ou politico não quer dizer que você votou ou vota na quelé partido nós cidadão de bens não podemos os tornar eleitor fanático isso não cheira bem isso não trás nada positivo e o que não e positivo só pode ser negativo e um país só melhora pensando positivo um a braço
@Blue Eyes me dá vergonha alheia, essa criança não cansa de passar vergonha nos comentários, só fica tentando hostilizar sem argumentações. É um claro exemplo do que foi falado no vídeo, uma pessoa frustrada com a própria incapacidade e se traveste de censor proto fascista, acreditando que vai ganhar algo com um governo autoritário.
Não é uma questão de nomes, esquerda ou direita, para cima ou para baixo. É a defesa da democracia, da ciência e do respeito a todas as diversidades.
Democracia e liberdade está sempre a direita, na esquerda está a ditadura do proletariado.
@@nelsonmoreira7415.....que idéia rasa a sua! Só pra você ter idéia, as únicas ditaduras que tivemos no Brasil foram de direita
@@lcarloseng Nunca tivemos ditadura. Sempre fomos livres para exercermos nossas atividades como cidadão. Podíamos empreender negócios, estudar, trabalhar, nos divertir... Fomos salvos de ter uma ditadura do proletariado, onde tudo é centralizado pelo ESTADO e imposto a força contra nossa liberdade de escolha.
@@lcarloseng Pois é. Numa ditadura de esquerda não temos direito de expressão, não podemos empreender livremente, não podemos discordar do governo sem sermos retaliado, não podemos exercer várias atividades controladas pelo ESTADO assim como estão fazendo prefeitos e governadores por meio dos seus decretos que simpatizam com o lixo comunista.
@@itamarvitorinodefranca3498 quantos anos vc tem? Eu vivi a ditadura e tinha tudo isso que você está dizendo sobre a ditadura da esquerda. Qualquer ditadura é ruim e proíbe o povo de fazer e falar o que quer. Mas aqui no Brasil nunca teve ditadura do proletariado (como vc escreveu), mas sim sempre de direita.
Com CERTEZA! Foi a melhor análise que assisti! Consegui compreender pessoas que me surpreenderam e me entristeceram por votar no Bolsonaro. GRATIDÃO por esse estudo não apenas antropológico, mas também humano.🙏
Ótima e importante entrevista. Seria importante atualizá-la! Volta Isabela Kalil!
Esclarecedor! Grande reflexão sobre o assunto! É um ótimo conteúdo para enviar para os próprios eleitores do Bolsonaro. Parabéns a todos!
Não adianta meu amigo , eles não querem saberem de opiniões contrárias a esse desgoverno, vc já percebeu os comportamentos deles nas redes sociais a intolerância, a arrogância deles com aquelas formas agressivas como eles tratam as outras pessoas principalmente as mulheres é de dá nojo. São tudo massas de manobras inúteis.
Está além do nível intelectual à massa bolsonarista
Oi! Bom dia! Pq ao falar do número percentual de apoiadores de Bolsonaro, não traz nenhum estudo ou levantamento percentual a ssas organizações criminosas chamada de segurança. Não ressalvou isso aventurados cidadãos de bem dessas células criminosas, dado a sua insignificância. No rol desse contingente, para efeito de pesquisa os militares das três forças federais, (exército, marinha e aero autica), Força Nacional, Lolicia Federal, Policia Rodoviaria Federal, Policias de Transito, Policia Civil dos Estados, Empregados de Empresas de Seguranca, da ativa ou aposentados, que constituem o tecido dessas orgánizacoes criminosas, essa fraude chamada de segurança. Nao tenho dúvida de que o percentual dessas tralhas supera os 30% do universo do eleitorado apto a votar. Prestem até atenção nisso ooo.
@@roquesilva9638 - deixa de ser teimoso. Quem matou o Celso Daniel foi uma família ligada a empresa de ônibus q seria prejudicada por ele. O próprio delegado do caso, q se aposentou durante a investigação falou isso e disse q o PT além de não ter interesse seria prejudicado com tal ato. Inclusive pela falsa acusação de q ele se negava a contribuir com o partido, pois a morte dele não traria nada a favor.
O Teórico Savaci foi a mesma coisa, ele era contra o Lavajatismo desenfreado, se o PT era o réu da lava jato seria interessante q esse juiz continuasse vivo. Pesquisa um pouco gado, deixa o ódio de lado e coloca o cérebro p funcionar um pouco.
@@roquesilva9638 Provar que é bom, você não pode porque não sabe, é guiado por "fake news" e teorias de conspiração. É um alienado!
Destruição da democracia (3 etapas): impedir eleições ou candidatos competitivos, impedir direitos de expressão livre por parte de uma ideologia e destruir o Estado de direito desmerecendo todas as instituições democráticas.
Tudo q morais adora fzer
Historicamente o povo é excluído da politica e no Brasil interiorizou essa ideologia de que "não vale a pena se interessar por política", o maior objetivo da maioria dos eleitores brasileiros é "encontrar" o "salvador da pátria" para votar e não precisar mais se preocupar até a próxima eleição.
Falou tudo. Só não concordei com o povo e excluído. O povo se exclui. Se chamar pra conversar sobre política. Esquerda e direita apresenta seus mascotes. Menos poder ao políticos, e mais poder ao povo. O Brasil só vai pra frente se paramos de pensar em políticos e partidos políticos. E pensar, queremos leis assim, queremos escola que ensinem profissionalizantes, o deputado, senador são nossos empregados. Se não agirem para o bem do povo, e forem corruptos, cassação, prisão e devolução de bens adquiridos corruptamente.
Muito triste
@@TacianaAlves É a lavagem cerebral
@@TacianaAlves quando vc diz que o povo se exclui. Penso em um povo autônomo em seus pensamentos. Respeito sua opinião, mas não concordo ,pois existe um projeto de controle social, onde somos condicionados a pensar de encontro a objetivos estranhos a nós. O povo brasileiro não é livre nem para escolher o canal da TV. O Projeto político social investe em alienação, em educação pública de péssima qualidade, salário ruim do magistério... Então acredito que o povo é excluído sim.
Essas entrevistadas aí, foram doutrinadas na educação Paulo Freire. Estão distorcendo a vdd.
Boa tarde,parabéns pelo trabalho.
Gratidão, ver esta Doutora da FESPSP falando me dá a certeza de estar fazendo pós graduação em Sociologia no lugar certo.
Excelente entrevista parabéns pelos ótimos esclarecimentos
Excelente programa! Parabéns à TVT!
Muito bem explicado.
Vivemos momentos difíceis onde a intolerância reina e as pessoas se comportam como seres violentos imcapazes de ouvir o contraditório,eu não merece sofrer violência física ou psicológica simplesmente por pensar diferente do outro.
Concordo plenamente, aínda assim tenho profunda rejeição a bolsonaristas, mas continuarei sempre perseverante no perdão e pelo amor ao ser humano.
Eu não sei o que é que é muito cego tem para comemorar durante 6 anos de paradeiro durante esses anos de falência de milhares de mortes e milhares de de miserável passando fome eu não sei qual comemoração do governo e violência também
Merece uma série
Eu sou autoritário: quero o fim da corrupção, quero q os políticos parem de tratar o dinheiro púbico como recursos pessoais, quero não pagar plano de saúde para deputados, senadores, ministros do STF e seus familiares .
não somos 30%, somos os 30% que se expõe.
Acho que sou "fascista", pois acho que bandido é bandido.
@@historiasqueopovoconta8223 infelizmente o STF não concorda com isso.
@Alex Oxley não é burro não, o autoritário sabe q a dívida pública é incrementada governo após governo prá tapar os buracos promovidos por administrações temerárias e corruptas. Inúmeras empresas públicas deficitárias usadas somente prá cabides de empregos e benesses da patota. Governos devem parar de emitir títulos públicos prá bancar safadeza e descaso com dinheiro dos impostos. Enquanto a população achar q o dinheiro é do governo e não dela a putaria não vai ter fim. Continuem apoiando cínicos e corruptos os bancos agradecem.
Mas, qual político que você conhece ou grupo político não usa desses privilégios ???
Sou também contra o uso do dinheiro público de maneira imprópria .
Isso é um bate bola de esquerda ,vc viu a Ana Maria Braga do Paraguai chamando as pessoas de BOLSOMINIUM ?
Sensacional, convidar novamente
Sou brasileiro mais tô triste aqui no pais
Excelente Isabela Kalil. Muito importante estudar os comportamentos humanos também para percebermos um pouco mais e identificarmos nossas proprias limitações. O Senso critico e autocritico é fumentado através desses estudos e é tão importante e determinante nas nossas decisões, nomeadamente nas decisões eleitorais. Parabéns
Esse estudo foi encomendado pelo PT e outros partidos?
Excelente trabalho, parabéns. Muito obrigado por esta oportunidade de aprender com mulheres tão brilhantes.
Excelente entrevista de Juca e convidadas e excelente trabalho de Isabela Kalil.
Isso foi em 2019, antes da pandemia. Poderiam fazer a mesma entrevista pra agora depois dos impactos, políticos e sociais, da pandemia.
Nossa, que entrevista excelente, parabéns! Um estudo essencial feito pela antropóloga e brilhantemente explorado pelo Programa Entrevistas, que é indispensável. Obrigada!
Parabéns Juca kfuri! pela excelente entrevista com essas Mulheres maravilhosas e inteligentíssimas👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Que conteúdo Excepcional!
O público precisa urgentemente dessas verdades , é de extrema importância nesses dias sombrios em que estamos vivenciando!
Parabéns por essa maravilhosa e esclarecedora, entrevista amei todas as participantes.
Uau!!! Que conversa! 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Entrevista que deve ser vista escutada e com bastante reflexão, sem tendências partidárias, pois trás uma clareza do atual momento político, visto pelo lado da totalidade dos formadores de opinião. Hoje o País realmente está dividindo em três forças claramente definidas. A terceira via é o fiel da balança por isso o País não virou um cais total.
Esclarecedora... Mulheres guerreiras! Parabéns e continue a pesquisa. Ótimo o programa
Parabéns pelo programa, pela primorosa entrevista, pela pesquisa da Isabela!
Excelente! Sou argentina, estudante do professorado de português Br. Mas cheguei cá um pouco por acaso.
Acho que - além das grandes diferenças históricas ...e de intensidade... - muitas das
questões expostas nesta entrevista podem ser tomadas para analizar e explicar também a ascenção de Macri à presidencia do meu país, como tmbém os processos ditatoriáis em Latinoamérica. Especialmente pela a ideologia, os objetivos socio-econômicos e as estratégias de manipulação da opinião pública desde a imprensa.
Muito legal esse painel de mulheres profissionais!
Compartilho um trecho de " O Povo Brasileiro -A formação e o sentido do Brasil " de Darci Ribeiro, que achei à tona:
"A estratificação social gerada historicamente tem também como característica a racionalidade resultante de sua montagem como negócio que a uns privilegia e enobrece, fazendo‐os donos da vida, e aos demais subjuga e degrada, como objeto de enriquecimento alheio. Esse caráter intencional do empreendimento faz do Brasil, ainda hoje, menos uma sociedade do que uma feitoria, porque não estrutura a população para o preenchimento de suas condições de sobrevivência e de progresso, mas para enriquecer uma camada senhorial voltada para atender às solicitações
exógenas.
Essas duas características complementares ‐ as distâncias abismais entre
os diferentes estratos e o caráter intencional do processo formativo ‐ condicionaram a camada senhorial para encarar o povo como mera força de trabalho destinada a desgastar‐se no esforço produtivo e sem outros direitos que o de comer enquanto trabalha, para refazer suas energias produtivas, e o de reproduzir‐se para repor a mão‐de‐obra gasta."
(Parte III: PROCESSO SOCIOCULTURAL - 3.CLASSE, COR E PRECONCEITO - DISTÂNCIA SOCIAL)
Força
irmãos e
irmãs brasileirxs! Abraço latinoamericano!
Comparados a situação atual da Argentina, nós cá estamos bem, obrigado.
Hoje é evidente que o erro de Macri foi ceder ao sistema que o precedeu e não aplicar as reformas. Graças a leniecia dele a esquerda kirshnerista voltou ao poder e destruiu a economia Argentina.
Que aula!!! Ela foi bastante ampla nos vários aspectos que fez surgir o bolsonarismo, como poucos, pq muitos se apegam a determinado elemento e firmam como se fosse AQUELE o motivo, mas é muito abrangente, desde das fake news, o antipestismo, a ideia errônea do patriotismo, o saudosismo da ditadura militar, etc, etc, etc...
Melhor Entre Vistas que já vi. Disparado.
A Isabela é muito boa. Parabéns!
super atual este tema
Parabens!
Excelente. Respondeu inúmeras questões, da maior importância.
Inscreva-se no canal!
Vocês poderiam disponibilizar aqui a pesquisa da Isabela Kalil?
@@JulianaSantiago10 eu achei.
www.fespsp.org.br/upload/usersfiles/2018/Relat%C3%B3rio%20para%20Site%20FESPSP.pdf
Poderia ter durado mais
Essa senhora e ralista, so que e difícil derrotar o Bolsonaro, isso é fato.
"Não se encontra ninguém q votou no Bolsonaro" ???Esta senhora apresenta graus de demência forçada...eleitor do Bolsonaro só tem um sentimento, Satisfação.Tem uma promessa que eu queria ver ele cumprir "dizimar a ptralhada" aí seria perfeito bando de maconheiros malucos...
Excelente análise e entrevista. Obrigada a todos os envolvidos!
Essa pesquisa é MUITO esclarecedora
parabéns ao grande jornalista Juca Kfouri, á quem sempre admirei no mundo do futebol.
Agora é com alegria quê notamos a sua capacidade e lucidez nas suas entrevistas e comentários sobre tudo isto quê está acontecendo no Brasil., É se mostra um grande guerreiro: combatendo BOLSONARO, MORO e os bandidos desta quadrilha.
Você deixou seu cérebro cair.
Verdade. Lembro do Juca como comentarista de esportes e me surpreendi positivamente ao ver seu posicionamento político. 👊👏👏👏👏
Que vergonha Juca. Vcs perderam a noção? Me decepcionei. Kajuru que o diga.
Também me surpreendi com a entrevista. Estou realmente admirando o trabalho desta pesquisadora...
Que entrevista fantástica. Obrigada pelos esclarecimentos
"Vivemos numa lógica de escravidão". Frase que nos explica em muito.
verdade!
@@rosamaria1350 Sim. E esta lógica não desapareceu com o fim do periodo imperial. Basta ver que o ranço da escravidão, expresso no Racismo, continua existindo.
ESCRAVIDÃO VOLUNTÁRIA
@@robson.silva-unesparparana5664 Não. Voluntaria, não.
@@nilsonazambuja3461 Não há quem seja mais racista, fascista e claro, hipócrita do que o próprio esquerdista!
Essa guinada pré arquitetada em meio a um movimento de mudança político-social rumo à direita aí no Brasil fez com que as milhares e milhares de pessoas (que se deixaram influenciar) se enrudecessem e se tornassem essa gente reativa e radical na maneira de ser, a que vemos hoje em dia.
Na verdade, essa gente mais reativa e mais radical ''dentro da direita'' não são de fato de direita, mas sim, esquerdistas disfarçados de direitistas (lê-se neoconservadores e internacionalistas ou socialistas; em suma: anti-nacionalistas).
Uma minoria ou uma minúscula e insignificante minoria dentro da direita, antes de 2013, estava constituída por aqueles cidadãos que de fato eram racistas, elitistas, xenófobos, ultranacionalistas, americanistas, pró sionistas, etc, religiosos fervorosos, supremacistas étnico-religiosos, anti-liberais, conservadores, militaristas e até mesmo fieis partidários de algum partido ou de qualquer ideologia concatenada aos ideais da tradicional direita política.
Assisti essa excelente entrevista hoje 20/04/2021, conteúdo ainda está atual, parabéns Isabela Kalil muito bom seu trabalho e sua pesquisa.
A política exercida com bom senso, ajuda no desenvolvimento saudável de um país onde todos são valororizados e respeitado independente de raça ou cor, todos são acolhidos na sociedade, com direito a instrução, a saúde, ao trabalho digno etc.
Ola, eu sou de Uruguayi, adorei iste bate papo e acho multas similitudes con la ultra dereita deste país. Diculpe meu Portuguese. Parabens a la turma e muito brigado.
A ultra direita no brasil além raivosa contra negros, homossexuais e quem não compactua com sua ideologia, está ligada aos milicianos que agem principalmente no Rio de Janeiro. Negam a pandemia e cultuam a imagem de líder dissimulado semelhante à Hitler.
Parabéns ao programa, excelente!
A democracia é barulhenta mas agora está sendo consolidada. Ela era barulhenta de um lado só, esquerda. O barulho agora é maior, dos dois lados. Todo barulho incomoda, mas demonstra indignação, uma causa que em ambos os lados não pode ser ignorada. ESTAMOS APRENDENDO A VIVER NUMA DEMOCRACIA. SAIMOS DO PENSAMENTO ÚNICO.
Muito infomativo e esclarecedor !
É uma militante de esquerda.
@@Francisco63438 sua mae tbém
sensacional e necessário! parabéns pelo estudo
Parabéns , Juca Kfouri!
Maravilhoso programa !
Que conteúdo maravilhoso!
Uma pena a maioria não ser capaz de entender, interpretar e absorver estas informações.
Parabéns pela entrevista! Uma ótima apresentação, mediadoras e entrevistada. O assunto abordado é uma utilidade pública, e este trabalho de pesquisa tem grande valor histórico.
Parece que o Brasil se tornou algo completamente diferente nos últimos 5 anos. Parece uma doença, dá medo.
Esta entrevista é confiável e muito esclarecedora. Parabéns à Juca e todas as pessoas envolvidas.
Desculpe discordar, mas não acho confiável qualquer pesquisa em que o pesquisador esteja engajado por algum lado. Imagina um pesquisador ligado ao Bolsonaro analisando os lulistas ou um pesquisador ligado ao Moro analisando Bolsonaro ou Lula. Tá osso.
Maravilhoso termos acesso a pesquisas científicas neste canal. 👏👏👏👏👏👏👏 Foi muito esclarecedor!
Maravilhosa a pesquisa. Parabéns!
Vcs me ajudaram a compreender mta coisa q n via antes. Gratidão.
Belíssima entrevista, muito esclarecedora. Parabéns!
Isabela Kalil, me representa!!! Parabéns 👏 uma entrevista desse nível precisa passar em horário nobre.
Eu agora tô devorando todos os trabalhos dela, fiquei sedenta por todo esse saber, parabéns entrevista sensacional
Tmj
Maravilhosa entrevista ela teria muito a nós dizer hoje
Entrevista muito interessante que lança luzes sobre o momento perverso que vivemos. Parabéns e obrigado!
Excelente pesquisa, excelente programa, parabéns a todos!!
Só agora estou vendo essa entrevista . Maravilhosa ! Me ajudou a compreender algumas posturas absurdas da polemizaçao política que vivemos .
Quanto mais eu vejo entrevistas "baseadas" em pesquisas , mais percebo a polarização ora de um lado, ora de outro. É incrível também como os entrevistadores fazem as perguntas partindo de premissas, .... por fim, passou batido por quê a sociedade adquiriu esse sentimento anti-petista.
A gente analisa as coisas baseadas em pesquisas! Você queria que fosse discutido achômetros?
Vou dar uma ênfase pra ficar bem claro: eu tenho quase 65 anos de idade e eu não estava absorta, desapercebido. Sou anti-petista, anti-Lula, anti-esquerda. Ñ dá pra comparar Lula com Bolsonaro em hipótese alguma! São duas pessoas completamente distinta. Bolsonaro é honesto e trabalhador, Lula é ladrão, preguiçoso e oportunista, vil
Essa antropóloga é uma vendida. É esses entrevistadores também
@@luizacarneiro6798 .....não dá pra comparar Lula com bolsonaro mesmo não! O governo Lula foi muito superior ao governo bozo e Lula sempre foi um democrata! Aliás, qualquer governo que nós tivemos foi melhor do que essa coisa que temos hoje! Quem conhece minimamente a vida de bolsonaro sabe que ele não tem nada de honesto! Funcionários fantasmas, rachadinhas e até dinheiro de combustível foi desviado por esse homem!
@@luizacarneiro6798, cuidado, ele gosta de comer gente ! Apesar de você já ter passado do ponto que ele gosta, cuidado !
Resumindo... Quem colocamos no poder é reflexo de nós mesmos!!!
Esse três aí só viram a banalização da violência nesse governo, ela está irrigada na sociedade a muito tempo, só queria saber se eles acham que ela vai desaparecer assim q mudar de presidente, kkkk
@@mariaaparecidamesquitafran8954 e votei no Bolsonaro no segundo turno para combater a violência e a corrupção.
Não votei em Bolsonaro, mas não é preciso muito para perceber o viés de demonização nessa entrevista. Só estamos nessa situação porque uma grande parcela da sociedade prefere vender seus votos e flertar com a corrupção.
@@mariaaparecidamesquitafran8954 em vários momentos foi dito que o fenômeno não é a figura do Bolsonaro, e sim o bolsonarismo. As pessoas que se alinham a esse fenômeno só precisavam de alguém que o legitimasse, por isso votaram em Bolsonaro. Logo nos primeiros minutos da entrevista, Isabela diz que, mesmo mudando o presidente, o bolsonarismo continuará. Não se trata do personagem, e sim de quem se identifica com as ideias defendidas por ele.
Tanto que eles falam de algo semelhante que está acontecendo em muitos outros países (cada caso com suas peculiaridades), não só no Brasil.
Reflexo de 1/3 da população menos informada e o restante da elite brasileira que prefere a desigualdade social, para usufruir de trabalho escravo, percebi também que o povo está muito passivo, aceita tudo, não sei se é por medo, ou se são iguais aos que aprecia a exploração.
Excelente entrevista! Tenho amigos bolsominions q dizem exatamente isso, q não gostou da ditadura quem era marginal. Ratifico sua pesquisa 😉
Que gostoso ter assistido a esta entrevista, obrigado, muito esclarecedora.
Excelente. Muito obrigado.
Uma das melhores entrevistas apresentadas. Belo estudo! Agora falta gente competente para utilizar o mesmo.
Ótima entrevista. Os articuladores da campanha fizeram o dever de casa direitinho.
Excelente entrevista! Equilibrada, culta e com visão horizontalizada da conjuntura! Parabéns!
Nossa! Já faz 2 ano e eu perdi este grande aprendizado👏👏mas não importa o tempo, sempre é tempo de aprender, grande antropóloga 👏👏
Ótima entrevista,o Juca Qfurí eu estou gostando muito de seu programa é uma luz no fim do túnel....
A antropóloga, na sua pesquisa, dividiu os eleitores em 3 terços, mas o apresentador só trouxe representantes de 1 deles.
Porque o assunto é quem são os bolsonaristas.
É UM PRIVILÉGIO ASSISTIR UMA ENTREVISTA DESSA !!!!
PARABÉNS !!!!
👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏🇧🇷💐🇧🇷💐🇧🇷💐🇧🇷💐🇧🇷💐🇧🇷💐
Quem combateu grupos armados afim de impedir a ditadura. deveria ser considerado heroi
Oi Juca kifouri, Seus programas são o'timos.! Atente a's nossas necessidades e curiosidades produtivas. Parabe'ns!
Como pode uma pesquisa sobre o bolsonarismo, onde a
Pesquisadora é declaradamente anti-bolsonarista? Podemos confiar? A meu entender o pesquisador tem que ser neutro em sua opinião (ao menos em público), para gerar credibilidade aos seus resultados. ☹️
@@drjosedailsonodontologia564 SEM CONTAR QUE UM DOS PATROCINADORES É A CNN UMA VERSÃO SÓ UM POUCO DIFERENTE DA GLOBO LIXO !
Excelente entrevista.
Eu queria saber quando o Brasil teve boa saúde e educação!?
A gente tá vendo que o SUS não tava muito bom, mas agora tá pior, pode ver pela vacinação, tudo tá encolhendo pesquisa das Univercidade, o Senat e muitas outras coisas. O comércio exterior, os ministros da educação, digo ministros por que já tinha vários mas ainda não tem quem assume, só obedessem. Na saúde também. Concordo que Bolsonaro é nocivo para o mundo por diversos motivos.
Meu pai estudou em escola pública nos anos 1950 e segundo ele era de ótima qualidade. Com a ditadura a escola pública foi deixada de lado.
@@User64954 anos 50 eu peguei sou de 1947 o interior não tinha escola pública.
seria melhor perguntar onde está a educação de qualidade, já viu algum burgues ignorante, no sentido de falta de conhecimento. É uma questão de classes.
@@eliseuquirinorodrigues3310 conheço vários burguês ignorante e mal sabe escrever e todos formados. É que a faculdade de uns tempos pra cá tá de pedir UTI. AFS
Visão clara e contextualizada historicamente! Acho necessário uma nova edição atualizando o cenário!
Universalização dos direitos humanos já!👏👏👏👏
Boa noite excelente vídeo parabéns pelo seu trabalho, esclarecedor muito obrigado
Que BAITA entrevista.... parabéns TVT.
Muito boa a entrevista. Lembro que briguei com quase toda minha família para não votar em Bolsonaro, mas não consegui evitar que votassem. Hj todos eles se arrependem.
Em quem você queria que eles votassem?
Ainda bem que votaram no Bolsonaro senão o arrependimento seria muito maior.
@@marcosmatias5347 quanta ignorância, não é atoa que estamos no buraco que estamos... todas essas mortes tmb é culpa de quem votou nesse presidente nojento, asqueroso, amigo de milico. Ele não sabe de nada e não faz nada kkkkk k
@@silvania4588 o buraco em que estamos é resultado dos governantes que antecederam ao atual governo..
@SIDNEI MARCELO SOARES DE MELO desculpe, mas não ofendi ninguém. Se vc está com os olhos vendados é um problema seu, só posso dizer que os meus estão bem abertos. E esse Bolsonaro nunca me enganou, não tinha propostas e TD era o posto Ipiranga Paulo Guedes kkkkkk a vdd tá aí, vê quem quer.
@@silvania4588 Não entendo como algumas pessoas não querem entender a situação em que o país está passando, o mundo enfrentando uma pandemia e uns políticos esquerdistas tentando aniquilar o presidente que escolhemos democraticamente.Imaginem se o PT ainda estivesse no poder, será que as coisas estariam melhores ou estávamos num buraco sem saída?
A rivalidade dos esquerdista é tanta que não são capazes de fazer uma analogia dos fatos e a única coisa é criticar o trabalho do presidente mesmo se for bom.
ESTOU FECHADO COM BOLSONARO..
Interessante fazer a parte 2 dessa entrevista!
B0LSONARISTAS ENV0LVIDOS COM MORTE DE DOM PHILLIPS E BRUNO ARAÚJO ua-cam.com/video/FXeqAMYaN9E/v-deo.html - VAMOS FORTALECER OS CANAIS DE ESQUERDA
entrevista abrangente e esclarecedora. excelente
Sabem o que é... nos estamos enojados com tanta ipocresia.. e corrupçao.
Espetacular! Sensacional e esclarecedora entrevista. Parabéns.
Cara que entrevista! Parabéns a toda a produção e a Dra. Isabela Kalil pela pesquisa!