Boa tarde, pela nova NBR5419 de 2015 o espaçamento para nível II também é de 10m. ABNT NBR 5419-3:2015 Tabela 4 - Valores típicos de distância entre os condutores de descida e entre os anéis condutores de acordo com a classe de SPDA. Página 15
Como dar manutenção nas fitas de alumínio? Sem falar que em geral elas tem 6m de comprimento e usa-las em edifícios com 80m implica em varias emendas e essas emendas devem ser feitas com parafusos de alumínio afim de evitar a corrosão galvânica (ou bimetálica), fenômeno que ocorre quando dois metais de potenciais eletroquímicos diferentes mantêm contato galvânico entre si.
Boa noite professor. Como escolher o melhor tipo de spda em locais diversos. Ex perto de árvore, lugares abertos entre outras particularidades, faz uma aula sobre isso!!!
Professor Luciano, Hoje em dia está sendo muito utilizado nas descidas das edificações BARRAS DEDICADAS EM AÇO internamente aos pilares da edificação, e não mais o condutor de cobre nu externo como no exemplo mostrado. Gostaria de saber se no seu exemplo se eu utilizar estas barras, se eu teria algum problema? Este método fica até melhor esteticamente que a fita de aluminio, já que não será visto nenhuma descida, essa barra também é fornecida pela termotécnica. Obrigado, um abraço
Sobre caixa de inspeção em uma estrutura com várias descidas e todas tendo medição a meia altura em caixa no eletroduto de pvc, uma caixa de inspeção apenas é suficiente? E nas demais é feita solda exotérmica junta a malha sem caixa de inspeção
Professor, estou com uma duvida. Se usarmos condudores de descidas de barra chata, essas barras tambem tem que ser protegida por um tubo de PVC reforçado ate a altura de 2m acima do nivel terreo. No caso de fazer essa conecçao em forma de gaiola a transagem dessa gaiola seria tambem acima de 2 m, ou seja, para evitar que alguem venha tocar nessas barras.
Professor suas aulas ajudam muito, obrigado!!! Tenho uma dúvida... O que fazer quando o prédio é antigo e não consigo atender o número de descidas? Exemplo: eu teria que ter 6 descidas, mas devido as áreas construídas pelos vizinhos só consigo fazer 2. Posso aumentar a bitola do cabo?
Bom dia, Professor! Gostaria de saber em qual página da NBR 5419/2015 fala sobre a classificação de nível de cada edificação. Nesta aula o Sr. informou que a quantidade de descida é determinada pelo perímetro, mas no caso de uma edificação que é colado muro com muro o perímetro é considerado? ou só o perímetro que fica exposto?
Senhores, percebi algumas informações deste vídeo em desacordo com a nova NBR 5419/2015. Como por exemplo o espaçamento entre descidas e condutores que podem ser utilizados neste subsistema. A Termotécnica Para-Raios atende em todo o Brasil e também possui um suporte técnico gratuito, pronto para atender conforme nova norma. A Termotécnica também tem cursos da nova NBR 5419/2015 em diversas cidades do Brasil. Segue site: www.tel.com.br
Luciana, tudo bem! Está sendo montado uma nova vídeo aula com os dados da NBR 5419, essa vídeo foi apenas como calcular o número de descidas . A forma de calcular não vai mudar, apenas as distâncias entre as descidas e as novas bitoas conforme NBR 519/2015. Nesse contexto, a próxima vídeo aula vai tratar das mudanças da NBR 5419 e apresentarei as metodificações.. Essa aula é apenas para mostra como calcular o número de descidas e teremos uma vídeo aula com as mudanças da NBR 5419 e farei menção! obrigado
Luciana Matos quanto a altura da proteção mecânica dos cabos do subsistema de descida na 5419/05 o item 5.1.2.4.3 falava que os cabos de descidas devem ser protegidos contra danos mecânicos até, no mínimo 2,5 m acima do nível do solo, gostaria de saber se na 5419/15 parte 3 tem algum item que ainda mantem essa altura de 2,5m, pois comprei as 4 partes da norma e já e não nada falando sobre isso.
Francisco Jadilson Santos Araújo Jadilson bom dia! De fato não fala mais. Os textos da norma agora demonstram mais preocupação com a proteção das pessoas, não demonstra preocupação com a proteção mecânica dos cabos, o que pode ser observado no item 8 da parte 3. De todo modo, enquanto projetista, acredito que a proteção do cabo é uma boa prática a ser mantida, até porque as inspeções do sistema deverão ocorrer agora em tempos ainda menores, inspeções visuais a cada 6 meses, então o que puder ser feito para melhorar a integridade do sistema acho bem aceito.
Luciana Matos , Bom dia, concordo com o você citou acima e já tinha visto essa parte do item 8 da parte 3 que propõe restrições físicas. Cintando como exemplo caso o projetista proponha proteção mecânica a uma altura de 2,2 m do piso, o órgão de analise e aprovação de projetos ( no caso aqui da Bahia é o Corpo de Bombeiros) pode impor que essa proteção seja a no mínimo 2,5 m de altura conforme era solicitado no item 5.1.2.4.3 da NBR 5410/05?
Verificar vídeo com aulas sobre 5419/2015, onde todas as informações sobre materiais , descidas etc, são apresentadas. Essa aula apenas é ilustrativa para mostrar como calculamos as descidas. Vied aula sobre NBR 5419/2015 onde apresento todas as modificações.
vc falou sobre a caixa de medição, porém não teria que ter o conector de medição, aquele que faz a ligação entre descida x aterramento?, ou, a ligação da barra de aluminio com o cobre, onde é feito?
Bom Dia, Tenho 2 SPDA na minha fazenda, O alojamento tem o cumprimento de 20 metros, em cada lateral contem um SPDA de 15 metros, ou seja, 1 em cada lado. Eu tenho uma duvida relacionado a qual distancia que ele chega a proteger. Ele contém 15 metros de altura do solo, isso significa que ele protege 15 metros na circunferência de um cone? Att: Caio César.
no caso de uma descarga na temperatura não queimará a telha ou a cobertura por que ai não é descida vertical , ela vai percorrer todo o perimetro da cobertura (horizontal )até encontrar a descida vertical !!
Boa tarde! òtimo video, ótima aula! Porém fiquei com uma dúvida, em relação a determinação do nivel de proteção do SPDA. No vídeo aparece uma tabela relacionando o nivel de proteção com o tipo de edificação a ser protegida, porém não localizo essa relação na NBR 5419:2015, poderia me indicar onde consigo a localizar?
Professor , por favor me esclareça um fato, tenho observado que varias instalações prediais com os cabos de descida, estendidas pelos telhados fixados diretamente sobre as telhas, ou seja não tem isoladores,, isso não é um risco ?
Professor Luciano Duque, quanto a altura da proteção mecânica dos cabos do subsistema de descida na 5419/05 o item 5.1.2.4.3 falava que os cabos de descidas devem ser protegidos contra danos mecânicos até, no mínimo 2,5 m acima do nível do solo, gostaria de saber se na 5419/15 parte 3 tem algum item que ainda mantem essa altura de 2,5m, pois comprei as 4 partes da norma e já e não nada falando sobre isso.
Olá, sou leigo no assunto e gostaria, se possível, que tirasse uma dúvida minha. Quando você fala que os espaçadores com isoladores ñ são necessários, isso se aplica apenas para as construções de alvenaria? E nos casos em que a cobertura com telhas metálicas abrangem uma grande área dessa descida como por exemplo em grandes galpões industriais, pode-se abrir mão dos isoladores?
edificações ,como por ex: prédios , galpões em estrutura de concreto as suas colunas td bem , mas colunas de metais com isoladores para proteger da colunas metálicas , respeitando a altura de 2 m da base ,colocando eletroduto de pvc e cx para medição
UNIVERSIDADE DA ELÉTRICA boa noite pra todos , quando falei , era só em edificações não em estruturas metálicas , porque as metálicas as estruturas cobrindo ares com largura superior a 40 mts , são necessários condutores de descida no interior do volume a proteger ( requesitos que será naturalmente atendido no caso de estrutura metálicas ou com armaduras interligadas ) .
Professor, deve conter caixa de inspeção para cada ponto de descida. Estou numa construção onde tem 64000m² porem ao redor do predio tem apenas 5 caixas de inspeção. Pela nova norma todas as descidas deve conter a caixa? e qual item na norma 5419 aponta essa informação?
Professor boa noite, seus videos como sempre são excelentes PARABENS!!! Professor uma duvida... em uma edificação residencial a norma estabelece um valor máximo para resistividade do solo, (em ohms) estamos fazendo um trabalho e usamos como material de estudo um prédio de apartamentos onde existe um sistema de SPDA c/ para raio e captor Franklin existe uma descida apenas, e c/ uma caixa de inspeção; mais quando fizemos a medição usando o método de 3 pontos (haste do sistema com 2 auxiliares), do equipamento terrometro, os valores chegaram a 155 ohms, esses valores para esse tipo de edificação seria normal ou o sistema esta subdimensionado já que só ha uma descida e a edificação tem (comprimentoXlargura) 45x15! perímetro igual a 122m, abraço!!
Aí entra a questão da hierarquia das leis: Federal > Estadual > Municipal. Se o sistema CREA/Confea dá essa habilitação ao técnico em eletrotécnica, o mesmo poderá exercê-la em todo território nacional. Se alguma concessionária, corpo de bombeiros ou prefeitura tentar impedir, deve-se primeiro argumentar essa questão da habilitação (com reconhecimento NACIONAL) e se insistirem ainda em não deixar o profissional técnico exercer a atividade a qual foi habilitado, deve-se entrar com mandado de segurança contra quem tentou impedir.
Parabens pelo video e pelo otimo trabalho.
Excelente explanação
Excelente esplanacao
Boa tarde, pela nova NBR5419 de 2015 o espaçamento para nível II também é de 10m.
ABNT NBR 5419-3:2015
Tabela 4 - Valores típicos de distância entre os condutores de descida e
entre os anéis condutores de acordo com a classe de SPDA.
Página 15
Muito Obrigado excelente aula.
Você é show, professor!! Parabéns!!!
Muito obrigado
beleza de aula sobre as descidas de SPDA- Parabéns Luciano.
Obrigado Everaldo
gostei de dessa aula muito estrutiva obrigado professor Luciano
muito boa a aula gostei legal muito bom
Como dar manutenção nas fitas de alumínio? Sem falar que em geral elas tem 6m de comprimento e usa-las em edifícios com 80m implica em varias emendas e essas emendas devem ser feitas com parafusos de alumínio afim de evitar a corrosão galvânica (ou bimetálica), fenômeno que ocorre quando dois metais de potenciais eletroquímicos diferentes mantêm contato galvânico entre si.
BOA NOITE!
CARÍSSIMO PROFESSOR
TEMOS UM VIDEO FALANDO DAS CAIXAS DE MEDIÇÃO?
SAO OBRIGADAS EM TODOS OS PROJETOS DE SPDA?
Obrigado Mestre! Suas aulas são de demais!
Boa noite professor. Como escolher o melhor tipo de spda em locais diversos. Ex perto de árvore, lugares abertos entre outras particularidades, faz uma aula sobre isso!!!
Luciano duque muito obrigado pelo vídeo quando possível mande mais
Bom dia Almir, tudo bem!
Sim , cada mês teremos quatro aulas novas no canal.
abraços
Muito bem explicado.
Aula show muito obrigado!!
suas aulas são 10 parabens
Professor Luciano, Hoje em dia está sendo muito utilizado nas descidas das edificações BARRAS DEDICADAS EM AÇO internamente aos pilares da edificação, e não mais o condutor de cobre nu externo como no exemplo mostrado. Gostaria de saber se no seu exemplo se eu utilizar estas barras, se eu teria algum problema? Este método fica até melhor esteticamente que a fita de aluminio, já que não será visto nenhuma descida, essa barra também é fornecida pela termotécnica. Obrigado, um abraço
show de aula
Sobre caixa de inspeção em uma estrutura com várias descidas e todas tendo medição a meia altura em caixa no eletroduto de pvc, uma caixa de inspeção apenas é suficiente? E nas demais é feita solda exotérmica junta a malha sem caixa de inspeção
Professor, estou com uma duvida. Se usarmos condudores de descidas de barra chata, essas barras tambem tem que ser protegida por um tubo de PVC reforçado ate a altura de 2m acima do nivel terreo. No caso de fazer essa conecçao em forma de gaiola a transagem dessa gaiola seria tambem acima de 2 m, ou seja, para evitar que alguem venha tocar nessas barras.
Somente quando chegar a 2,5 metros do solo. Pois será conectada com a malha de cobre
Muito bom gostei.
professor, houve algum alteração na tabela com relação aos níveis e o tipo de edificação?
Prof. Luciano, òtimo trabalho...- Por favor envie o material para meu arquivo, OK ?
O calculo do n° de descida difere pro tipo franklin ou faraday???
Professor suas aulas ajudam muito, obrigado!!!
Tenho uma dúvida... O que fazer quando o prédio é antigo e não consigo atender o número de descidas?
Exemplo: eu teria que ter 6 descidas, mas devido as áreas construídas pelos vizinhos só consigo fazer 2.
Posso aumentar a bitola do cabo?
Como é calculado a distância ds descidas em relação as janelas e portas de acordo com a revisão da NBR 5419? Existe algum vídeo mostrando?
Verificar vídeo aula no canal.
Bom dia, Professor!
Gostaria de saber em qual página da NBR 5419/2015 fala sobre a classificação de nível de cada edificação.
Nesta aula o Sr. informou que a quantidade de descida é determinada pelo perímetro, mas no caso de uma edificação que é colado muro com muro o perímetro é considerado? ou só o perímetro que fica exposto?
Senhores, percebi algumas informações deste vídeo em desacordo com a nova NBR 5419/2015. Como por exemplo o espaçamento entre descidas e condutores que podem ser utilizados neste subsistema. A Termotécnica Para-Raios atende em todo o Brasil e também possui um suporte técnico gratuito, pronto para atender conforme nova norma. A Termotécnica também tem cursos da nova NBR 5419/2015 em diversas cidades do Brasil. Segue site: www.tel.com.br
Luciana, tudo bem!
Está sendo montado uma nova vídeo aula com os dados da NBR 5419, essa vídeo foi apenas como calcular o número de descidas . A forma de calcular não vai mudar, apenas as distâncias entre as descidas e as novas bitoas conforme NBR 519/2015. Nesse contexto, a próxima vídeo aula vai tratar das mudanças da NBR 5419 e apresentarei as metodificações.. Essa aula é apenas para mostra como calcular o número de descidas e teremos uma vídeo aula com as mudanças da NBR 5419 e farei menção!
obrigado
Luciana Matos quanto a altura da proteção mecânica dos cabos do subsistema de descida na 5419/05 o item 5.1.2.4.3 falava que os cabos de descidas devem ser protegidos contra danos mecânicos até, no mínimo 2,5 m acima do nível do solo, gostaria de saber se na 5419/15 parte 3 tem algum item que ainda mantem essa altura de 2,5m, pois comprei as 4 partes da norma e já e não nada falando sobre isso.
Francisco Jadilson Santos Araújo Jadilson bom dia! De fato não fala mais. Os textos da norma agora demonstram mais preocupação com a proteção das pessoas, não demonstra preocupação com a proteção mecânica dos cabos, o que pode ser observado no item 8 da parte 3. De todo modo, enquanto projetista, acredito que a proteção do cabo é uma boa prática a ser mantida, até porque as inspeções do sistema deverão ocorrer agora em tempos ainda menores, inspeções visuais a cada 6 meses, então o que puder ser feito para melhorar a integridade do sistema acho bem aceito.
Luciana Matos , Bom dia, concordo com o você citou acima e já tinha visto essa parte do item 8 da parte 3 que propõe restrições físicas. Cintando como exemplo caso o projetista proponha proteção mecânica a uma altura de 2,2 m do piso, o órgão de analise e aprovação de projetos ( no caso aqui da Bahia é o Corpo de Bombeiros) pode impor que essa proteção seja a no mínimo 2,5 m de altura conforme era solicitado no item 5.1.2.4.3 da NBR 5410/05?
Verificar vídeo com aulas sobre 5419/2015, onde todas as informações sobre materiais , descidas etc, são apresentadas. Essa aula apenas é ilustrativa para mostrar como calculamos as descidas. Vied aula sobre NBR 5419/2015 onde apresento todas as modificações.
vc falou sobre a caixa de medição, porém não teria que ter o conector de medição, aquele que faz a ligação entre descida x aterramento?, ou, a ligação da barra de aluminio com o cobre, onde é feito?
Sim terá um conector para medição!
Sim Alexandre o conector também!
Essa video-aula é baseada na NBR 5419 atual, ou a antes da atualização de 2015.
Essa aula foi lançada antes da edição da nova NBR 5419:2015.
Olá, professor, em que NBR está epecificado está formula..se puder me dar essa força eu agradeço..
bom trabalho, e sucessos
Bom Dia,
Tenho 2 SPDA na minha fazenda,
O alojamento tem o cumprimento de 20 metros, em cada lateral contem um SPDA de 15 metros, ou seja, 1 em cada lado.
Eu tenho uma duvida relacionado a qual distancia que ele chega a proteger. Ele contém 15 metros de altura do solo, isso significa que ele protege 15 metros na circunferência de um cone?
Att: Caio César.
Professor, boa tarde.
A norma nesse caso, permitiria que eu arredondasse para baixo também? Já que tem o critério dos 20% a mais?
no caso de uma descarga na temperatura não queimará a telha ou a cobertura por que ai não é descida vertical , ela vai percorrer todo o perimetro da cobertura (horizontal )até encontrar a descida vertical !!
Sim o recomendável é sempre testar antes esse sistema
Obrigado!
Boa tarde!
òtimo video, ótima aula!
Porém fiquei com uma dúvida, em relação a determinação do nivel de proteção do SPDA. No vídeo aparece uma tabela relacionando o nivel de proteção com o tipo de edificação a ser protegida, porém não localizo essa relação na NBR 5419:2015, poderia me indicar onde consigo a localizar?
+Mayra Veiga Peixoto Pereira Pode me responder no email : mayra.pereira@radixeng.com.br
Professor , por favor me esclareça um fato, tenho observado que varias instalações prediais com os cabos de descida, estendidas pelos telhados fixados diretamente sobre as telhas, ou seja não tem isoladores,, isso não é um risco ?
professor vou fazer uma torre de 40 metros gostaria de saber se voçê pode fzer para mim um projeto de para raio para minha torre
Professor Luciano Duque, quanto a altura da proteção mecânica dos cabos do subsistema de descida na 5419/05 o item 5.1.2.4.3 falava que os cabos de descidas devem ser protegidos contra danos mecânicos até, no mínimo 2,5 m acima do nível do solo, gostaria de saber se na 5419/15 parte 3 tem algum item que ainda mantem essa altura de 2,5m, pois comprei as 4 partes da norma e já e não nada falando sobre isso.
Boa noite , resposta enviada por e-mail!
+Francisco Jadilson Santos Araújo Jadilson
Desculpa a demora, essa distância continua 2,5 metros!
Professor, gostaria de saber se na nova norma tem algum item que que descreve isso, porque até agora não achei.
Na atualização da tabela da seção dos condutores de descida a altura da construção não faz mais diferença?
Na seção em princípio não.
aqueles que querem receber material: enviar e-mail para lhdengenharia@gmail.com
Boa tarde, de acordo com a norma nova como posso especificar o nivel de proteção adequado ?
Através da análise de risco tendo como norma a parte 2 da NBR 5419
Professor, qual a espessura desta barra chata de alumínio utilizado na descida?
Amigo não sou o professor mais pode ser 3"1/4x1/4 ou até mesmo 1"1/4, espero ter ajudado apesar de sua pergunta ter sido feita a 5 meses rss
Olá, sou leigo no assunto e gostaria, se possível, que tirasse uma dúvida minha. Quando você fala que os espaçadores com isoladores ñ são necessários, isso se aplica apenas para as construções de alvenaria? E nos casos em que a cobertura com telhas metálicas abrangem uma grande área dessa descida como por exemplo em grandes galpões industriais, pode-se abrir mão dos isoladores?
edificações ,como por ex: prédios , galpões em estrutura de concreto as suas colunas td bem , mas colunas de metais com isoladores para proteger da colunas metálicas , respeitando a altura de 2 m da base ,colocando eletroduto de pvc e cx para medição
esta publicação abaixo , é uma resposta para
RAFAEL CALLEGEGARIO / santanaeletrotecnico@hotmail.com
Perfeito Santana!
UNIVERSIDADE DA ELÉTRICA
UNIVERSIDADE DA ELÉTRICA boa noite pra todos , quando falei , era só em edificações não em estruturas metálicas , porque as metálicas as estruturas cobrindo ares com largura superior a 40 mts , são necessários condutores de descida no interior do volume a proteger ( requesitos que será naturalmente atendido no caso de estrutura metálicas ou com armaduras interligadas ) .
Professor, deve conter caixa de inspeção para cada ponto de descida.
Estou numa construção onde tem 64000m² porem ao redor do predio tem apenas 5 caixas de inspeção.
Pela nova norma todas as descidas deve conter a caixa? e qual item na norma 5419 aponta essa informação?
Sim, os pontos devem ser deixados para medição!
Grato..
Professor boa noite, seus videos como sempre são excelentes PARABENS!!! Professor uma duvida... em uma edificação residencial a norma estabelece um valor máximo para resistividade do solo, (em ohms) estamos fazendo um trabalho e usamos como material de estudo um prédio de apartamentos onde existe um sistema de SPDA c/ para raio e captor Franklin existe uma descida apenas, e c/ uma caixa de inspeção; mais quando fizemos a medição usando o método de 3 pontos (haste do sistema com 2 auxiliares), do equipamento terrometro, os valores chegaram a 155 ohms, esses valores para esse tipo de edificação seria normal ou o sistema esta subdimensionado já que só ha uma descida e a edificação tem (comprimentoXlargura) 45x15! perímetro igual a 122m, abraço!!
Paulo de resistividade não, mas a norma antiga fala de resistência de aterramento igual ou menor que 10 ohms.
UNIVERSIDADE DA ELÉTRICA obrigado professor, então devo considerar a Norma anterior? Correto! Mais uma vez obrigado!
A norma nova fala em menor resistência possível!
Boa noite!
Prezado professor, os projetos de SPDA poderá ser elaborado por eletrotécnico, ou somente engenheiros?
Boa tarde Karen, tudo bem!
Pelo CREA sim, agora tem que verificar junto a legislação local!
Obrigada!
Pode ser sim!
Aí entra a questão da hierarquia das leis: Federal > Estadual > Municipal. Se o sistema CREA/Confea dá essa habilitação ao técnico em eletrotécnica, o mesmo poderá exercê-la em todo território nacional. Se alguma concessionária, corpo de bombeiros ou prefeitura tentar impedir, deve-se primeiro argumentar essa questão da habilitação (com reconhecimento NACIONAL) e se insistirem ainda em não deixar o profissional técnico exercer a atividade a qual foi habilitado, deve-se entrar com mandado de segurança contra quem tentou impedir.
Pode ser feito por eletrotécnico e com auxilio de engenheiro.
Professor, um Centro Administrativo de uma Prefeitura é enquadrado em qual nível de proteção?
Pela nova norma deve ser feito o cálculo, mas acredito em nível II.
Professor um Técnico Elétrico pode fazer um projeto de SPDA?
Em eletrotécnica acho que sim, mas é importante verificar a formação e o que o CREA defini nos artigos.
Luciano Duque Obrigado professor
que é uma boa carga!
errata. + -6:25 min. onde vc fala "um cabo de PVC protegendo..."
na vdd é um tubo de PVC "eletroduto". passou desapercebido hehehe.
enviara e-mail para lhdengenharia@gmail.com
Professor, Gostaria de receber esse material por e-mail também
francsicojadilson@gmail.com