DIFERENÇA ENTRE TRANSTORNO DE PERSONALIDADE BORDERLINE E TRANSTORNO BIPOLAR
Вставка
- Опубліковано 28 лис 2024
- #TRANSTORNOBIPOLAR #BORDERLINE #PSIQUIATRA
MUITAS PESSOAS SE CONFUNDEM COM OS SINTOMAS DESTAS PATOLOGIAS, NESTE VÍDEO A PSIQUIATRA MARIA FERNANDA CALIANI EXPLICA AS PRINCIPAIS DIFERENÇAS . ASSISTA ATÉ O FINAL PARA MELHOR ENTENDER E ACOMPANHE OS OUTROS VÍDEOS SOBRE O TEMA.
• Como é o Transtorno Bi...
• Como tratar o Transtor...
• Transtorno Bipolar. Co...
• Transtorno de Personal...
Inscreva-se no canal e tenha mais informações também em nosso site: www.neurologiaepsiquiatria.com.br
Acompanhe também o instagram do Dr Saulo / doutortontura
Fui diagnosticada com bipolaridade , hoje tomo medicação e faço acompanhento com psicóloga. Não é fácil viver com uma pessoa com esse diagnóstico, mais difícil é a pessoa com esse diagnóstico conviver com ela mesma...viver é uma luta.
ua-cam.com/video/PuSCjloVCnM/v-deo.html
Sim! É muito difícil lutar mesmo, viver vira um sacrifício
É difícil demais. Eu costumava me cortar porque eu achava que a dor no corpo era melhor do que na mente
Já fiquei umas 2 semanas sem dormir e meses na cama
Era um lixo
Passei anos tratando uma depressão e ansiedade até eu ter um surto de mania, então eu descobri que sofria de bipolaridade.
Porque o borderline simplesmente nunca pede desculpa depois que fala horrorespra família? Tenho uma mãe border, ela simplesmente faz de conta que não fez mal nenhum. Horrível. Não sei o que é mais doloroso o assédio moral ou fazer de conta que nada aconteceu no dia seguinte.
Sou diagnosticada, tratada e medicada.
Mesmo assim minha família não leva a sério. Todos viraram as costas pra mim por causa do difícil convívio.
Mudei de cidade pra tentar não levar mais sofrimentos a minha família por ser border e ter muitos surtos/crises.
Sei bem como é. Já é difícil lidar com esse turbilhão todo na mente, ainda tem as pessoas próximas tratando com indiferença, como se fosse alguma frescura nossa, ou que somos ''loucos''. Infelizmente transtornos de humor/personalidade ainda são tratados com muita ignorância pela sociedade.
ua-cam.com/video/PuSCjloVCnM/v-deo.html
tem haver com psicose?
Ninguém tem a obrigação de suportar a agressividade de pessoas que não sabem lidar com as frustações e mal humor proprios.Cabe a cada um buscar ajuda e se tratar .
@@andreia6326 ngm disse q alguém era obrigado a nada.
Não se considere inferior a ninguém por ter algum transtorno. No mundo há espaço pra todos. Com Deus, família, amigos, trabalho, atividade física, animal de estimação e um amor verdadeiro, pode-se levar uma vida praticamente normal. Shalom a todos!
Os melhores médicos ensinam para o público, muito obrigado e parabéns
Jose Morais 🙂🙂🧠
@@NeurologiaePsiquiatria e aí??? Vc me conquistou escrevi umas coisinhas sobre vc uma pessoa qual é a cor do seu cabelo??? Eu sou morena clara vai no Zap e conversa comigo vamos ficar juntas de vez???
Minha mãe é diagnosticada com bipolaridade e tá numa mania ha quase um ano ou mais , muito triste, recorreu a vícios, não quer ajuda ,e acha ruim quem tenta ajudar , xinga a gente e n admite que está péssima, o mundo dela está distorcido pela doença, nossa família está quebrada ao meio, por um fio.... que Deus ajude ela e a nossa família, pra que um dia nos recuperemos
Veja se não pode ser borderline, os medicamentos são diferentes.
Sou psicóloga, percebo na minha experiência clínica, o erro frequente do diagnóstico do border... O diagnóstico bem feito, a medicação correta e a psicoterapia com um bom profissional, traz qualidade de vida aos portadores e familiares...
As vezes me sinto tão feia, desnecessária e triste que não sinto vontade nem de levantar da cama . Mas basta um sol aparecer , uma música legal tocar no rádio ou uma pessoa querida mandar mensagem que já me animo , fico muito feliz e empolgada!
Amo mudar de endereço, de visual ,de amizades , sempre que as pessoas me questionam sobre essas coisas eu respondo simplesmente que não sou uma árvore.
A parte mais difícil é quando começo a beber e fumar demais ,tomar remédios demais e me envolver com caras problemáticos só para não me sentir sozinha 💔 É uma lacuna inexplicável, dá vontade de sair comprando tudo e se não tenho dinheiro para isso , me sinto muito frustrada e procuro várias maneiras de me preencher .
No caso minha amiga, tu já tem diagnóstico?
Me identifiquei muito com tudo que tu descrevreu...
Parece buderline...Mas vá a um médico...pede no posto psicológo e se acharem necessário te encaminham a um psiquiatra para tomar medicação para vc ter melhor qualidade de vida.. Se puder estudar a espiritualidade através principalmente de meditação, isso ajuda muito...Creia em Deus ele te ama, ninguém tá aqui sem motivo ..Peça a Deus p te ajudar em nome de Jesus Cristo Tudo vai melhorar ❤️🙌
Isso tudo sou eu tambem
Me identifiquei. Só não fumo e não bebo. Meu vício é chocolate mesmo
Procure jesus
Muito boa sua explicação.
É bastante complicado até pros psiquiatras identificarem a doença nos seus pacientes. Meu filho tem os dois juntos! Sofrem demais e afeta a mãe/família de forma devastadora. Corre grande risco de cometer suicídio e se auto flagelar.
É uma luta diária... é um dia de cada vez. Muito triste... não é brincadeira.
Tirou as palavras da minha boca. Nem os médicos sabem ao certo definir um diagnóstico. Acho que todos os transtornos estão interligados. TOC, TAG, síndrome do pânico... Só sei de uma coisa, o sofrimento é indescritível... 😟
Angela Serrano você não está sozinha nessa luta, minha linda irmã foi diagnosticada com os dois também, sei como é a luta é sofrido por dia, espero de coração que seu filho melhore, com muito amor, fé e ajuda dos médicos, podemos vencer qualquer barreira. Um grande abraço e fique com Deus.
Puxa, tomara que vocês superem isso juntos!
Imagino como seja
..se por acaso ele aceita ser ajudado ,ótimo fica um pouco mais fácil de lhe dar com o problema..
Comigo foi muito complicado, tive uma namorada portadora TPB..tentei ajuda-la de todas as formas imagináveis..mas ela sempre se recusou
.preferia viver em seu próprio "mundo"...
Sendo assim, ela mesmo acabou com nossa relação....
Mas fazer o que.?
Também tenho os dois...Minha vida é toda revirada .
Em 2017 fui diagnosticada com os dois transtornos depois de um ano de tratamento para depressão. Meu maior episódio de mania durou 4 meses, estourei todos os meus cartões e tive muitos parceiros sexuais (não lembro nem o nome deles). Agora, com a medicação, os episódios de mania e depressão se alternam, aí fico duas, três semanas depressiva, depois vem um vazio danado e aí vem mais duas ou três semanas de mania. Em contrapartida, dentro desse quadro maior, o psiquiatra disse que meu "baixo limiar de frustração" corrobora pras mudanças de humor durante o dia e é bem o que a Dra falou, qualquer situação que foge do meu controle, meu humor oscila. Pra dar um exemplo rápido: eu achei que tinha dinheiro pra trocar a estante e a mesa do meu quarto, pesquisei uns modelos e fui tomar banho, já estava imaginando quanto tempo demoraria pra chegar e como montaria, fiquei super feliz e eufórica. Saí do banho, me vesti e falei com minha mãe (que estão controlando meu dinheiro por conta dos episódios em que gastei tudo) e ela disse que eu não tinha esse dinheiro, que eu tinha pagado umas coisas (que eu tinha esquecido) e que não era suficiente. Aí o mundo caiu, chorei, fiquei com raiva, minha mãe me mostrou os comprovantes e eu não conseguia acreditar, xinguei ela, mandei me deixar sozinha no quarto, me machuquei, tomei meus remédios e fui dormir. No outro dia eu estava me sentindo bem melhor, ainda estava chateada, mas não era como se eu fosse explodir.
O exemplo que você deu é exatamente o que sinto. Posso estar no meu melhor humor, uma coisa - pode ser pequena ou grande - que abalar esse humor vai me fazer sentir muita raiva e tristeza
Eu tenho diagnóstico de transtorno bipolar, mas acho q sou border, pois sou uma pessoa muito intensa, qualquer coisinha para min já é o fim de tudo, mudo muiti de humor em questão de minutos, eu vou do amor ao ódio, da calma a agressividade, da alegria a tristeza tudo isso em minutos, apesar q eu tenho também meus momentos de grandes mudanças de humor tipo tem tempos q estou mais produtiva, faço mais planos, tenho um pouco mais de auto estima, fico mais comunicativa e sociável, durmo menos pois minha mente fica muito acelerada são muitos pensamentos de projetos para o futuro, e tem aqueles tempos q desisto de todos aqueles planos q fiz para o futuro, fico mais na minha, evito contato com as pessoas, durmo muito, não consigo fazer planos, fico muito mais agressiva e irritada. Eu acho q sou burgada mesmo.
Sou.assim
vc descreveu minhas vida??
😓🙏🏼
Nossa parece eu falando de mim sou do msm jeito, e muito ruim ser assim
Somos
Explicação perfeita. Muitos psiquiatras e psicólogos, deveriam assistir a esse vídeo. Parabéns, doutora!
Concordo com VC!!!!
Verdade!
Essa médica, e o Dr Eduardo Adnet, são maravilhosos!!!!
A todo Guerreiro(a) Transtornado(a) assim como eu!rsrs Máximo Respeito 🙇🏽♂️❤️🔥
Continuem marchando, se não puderem marchar, andem, se não puderem andar, rastejem na lama, façam uma pausa se necessário. Mas Não Desistam de Si, o Reforço está à caminho ou talvez Nós sejamos o Reforço de alguém mais a frente.. Mantenham a FÉ e Agradeçam pela FORÇA/CORAGEM q resta, logo estaremos SALVOS novamente!
Fiquem Firmes 🗡
Vdd, meu amigo. A cavalaria vai chegar ou nós msm somos a cavalaria q estávamos esperando
Eu tenho transtorno, só não consigo identificar qual... mas sou guerreira de fé... DESISTIR NÃO É UMA OPCAO!!! Nada é fácil... NADA!!! 💪
O problema da Sra. é o cabelo. Que cabelo Hollywoodiano é esse??? Fora que o conteúdo é excelente, didático e claro. Parabéns pelo trabalho!!!!!!
Acho que sou borderline, tenho todos sintomas do bipolar, mas meu humor muda no mínimo umas 3 vezes ao dia. Eu nunca cheguei a me cortar, mas já machuquei dando socos nas coisas e algumas idealizações suicidas.
ua-cam.com/video/PuSCjloVCnM/v-deo.html
te entendo.
Acho que não é não bb.
@Nihil. Tenho sintomas semelhantes aos seus e recebi do psiquiatra o diagnóstico de TAB.
Eu tbm me indetifiquei muito cm o bipolar,uma vez me bati e me machuquei por MTA fúriade uma pessoa ,pra não machucar ela eu fiz comigo mesma 😭😭😭
Ola. Tenho 23 anos, nunca fiz uma consulta com Psicólogo, porem recentemente estou sentindo essa necessidade. Sou uma pessoa que de uns 5 anos pra cá, comecei a ter dificuldades pra me relacionar com as pessoas, e me encaixar em ambientes, pois a sensação é de sempre "enxergar " alguma coisa de errado, ou que tenho discordância, e aquilo me deixar extremamente irritadiça, e estressada. Faz um ano, fui diagnosticada por um médico clínico geral com TAG, o qual me foi receitado o Escitalopram,tomei apenas 1 caixa, e parei o tratamento. Foi me receitado o Esc, após eu ter uma crise aguda de ansiedade no trabalho, e sentir agulhadas no coração,e no lado esquerdo do rosto, chamaram ate uma ambulância SAMU, pois a primeiro momento, essa crise seria um derrame, porém só após um eletrocardiograma, e algimas perguntas do clínico geral, ele me diagnosticou com TAG, me deu orientações como fazer esporte, ler livros, fazer coisa de lazer , pra aumentar minha serotonina. Agradeço seu vídeo, e vendo vc falar sobre esses transtornos, cresceu em mim a vontade de buscar tratamento psicológico para mim, e deixar de achar que tá "tudo bem", o que apenas adia minha melhora
Isabella, procure mesmo um psiquiatra e um psicólogo, de preferência psicanalista ou com abordagem sistêmica.
Te indico à princípio, dois livros:
- Imersão, Diogo Lara
- Sobrevivência Emocional, Rosa Cukier
Se puder, baixe o App Cíngulo. Se puder, faça também o workshop "Acolhendo a criança interior ", da psicóloga Adriana Freitas.
Cura e paz, amada. 🙏💐
Vc precisar procurar um neuropsicriata com urgência.
Isabella, fico feliz de ler sua intenção em fazer terapia. Creio que seja esse o caminho mesmo. Lendo o que você escreveu, penso eu mesmo em voltar a fazer terapia (gratuita, porque não tenho dinheiro atualmente para isso)
Muito legal a sua capacidade de se autoreconhecer. Ter ciência de nossas fragilidades faz a gente fortalecer nossas potencialidades e melhorar. Não são muitas as pessoas que conseguem se autoenxergar, o mais comum são as reações e impressões imediatas ao exterior. Boa sorte na sua caminhada.
Sou estudante de psicologia e minha irmã foi recentemente diagnosticada como bipolar, mas acredito que ela seja border!! Seus vídeos me ajudaram ainda mais entender, obrigada por compartilhar conhecimentos
E se tiver os dois?:(
Eu tenho os dois. Muito complicado. Além das oscilações diárias que tenho, esse sei definir que é do borderline, já o que é caracterizado como bipolar, são as ondas de depressão que duram meses. Depois tenho um período de uma alegria e positividade que as vezes assusta quem me conhece, fico super comunicativa, tento puxar assunto até em fila de banco, gente desconhecida no instagram ( normalmente não sou assim) compro muitas coisas que não uso, a energia é tanta que uma vez passei três dias sem dormir arrumando a casa até de madrugada e no quarto dia tive um surto psicótico que durou quase uma semana, vendo aranhas, cobras, borboleta, a mão do meu marido, via cheia de buracos, ouvia minha mãe me chamando na porta e nunca era ninguém, via pessoas que eu não gostava me observando pela janela, minha gata com vários filhotes coloridos e tudo que alguém queria me dar pra comer estava envenenado e eu achava que se comece ou bebesse qualquer coisa ia morrer. Depois passo um tempo bem e vem a depressão de novo.
@@Ranupi76 descobri em algumas consultas com neuro e psiquiatra, tbm tive acompanhamento com terapia.
Sou borderline. Fui diagnosticada aos 23 e hj tenho 31. Me enquadro em 100% da sua explicação, e tbm acho q maior parte do nosso tratamento eh terapia. O q me ajudou demais também foi a maturidade; com ela eu aceitei melhor o tratamento, me "assumi", e mesmo em meio ao preconceito de certa parte hj eu vivo melhor, sei prever alguns sinistros ou consigo me "congelar" ao ouvir um gatilho. Já não me corto há anos e quando vem a depressão lembro q vai passar
Vc conseguiu ter uma vida normal? ou só agora q conseguiu se estabilizar?
doutora psiquiatra faz um video sobre a diferença do distúrbio esquizo afetivo e esquizofrenia
Fui diagnosticada com transtorno bipolar há 16 anos, mas só tive 1 crise. Meu medico nao trabalhava (comigo) sobre essas questoes, mas pelo que vejo, deve ser tipo 1. Mas eu nunca mais tive crise nesses anos todos. Usei lithio por 10 anos e foi tudo tranquilo, mas pedi ao meu psiquiatra para parar a medicação, uma vez que nao sentia muita diferença, queria testar os meus limites e estava na terapia. De 2016- 2022, nao usei medicacao, e nao tive crise maniaca, mas passei por momentos de depressao porque me divorciei e vivi varios lutos na pandemia. O que quero dizer é que meus momentos depressivos nao vieram do nada, mas por razoes que uma pessoa nao bipolar tbm se deprimiria. Continuo nao usando medicacao e nao tenho alteracoes de sono, libido, apetite MAS sou irritável. Só que nao noto uma alteracao de humor, meu humor é ruim o tempo todo. Ha situacoes na minha vida em que SEI que vou me irritar, entao as evito, ate que impreterivelmente tenho que lidar com elas e me irrito, fico muito nervosa. Isso é da bipolaridade ou as pessoas são assim? será que preciso voltar à medicacao? recentemente tenho tido mais períodos irritáveis, mas estou fazendo um doutorado infinito, desempregada, morando numa cidade que nunca gostei (forçada pelo desemprego pandemico), isto é: nao consigo perceber o que vem primeiro, se o ovo ou a galinha, pois tenho lidado com muitas frustracoes e lutos há muito tempo. Mas no geral, sou uma pessoa alegre, me divirto com pouco, sou amigavel....mas essas grandes questoes da vida me amarguram e estou chegando a um ponto de muita exaustao...que me faz perguntar: devo voltar a medicacao? (mas no meio de um doutorado? mas o doutorado nao acaba....). Em suma: será minha irritacao e raiva diante dessas perdas e frustracoes normais ou da bipolaridade? obrigada!
Perfeita passei vinte anos sendo tratada só com depressão e ansiedade aí um anjo caiu na minha vida esse médico descobriu q tinha bipolaridade a medicação correta e o tratamento psicológico me fez outra pessoa lógico q as vezes fico mal mas como ficava nunca mas só gratidão aos médicos
O que me ajuda é o amor que recebo da minha filha
🙏🏼🙏🏼
Minha mãe foi diagnosticada com bipolaridade a 6 anos e crescer lidando com ela foi difícil, moldar a nossa vivência tbm é difícil muito difícil até pra mim pq minha adolescência e vida pessoal foi afetada ao extremo
Tenho uma ansiedade muito grande e compulsão alimentar horrível. Além de todos os outros sintomas, fui diagnosticada a uns dias. Seus vídeos me ajudaram a entender melhor! Gratidão
ua-cam.com/video/PuSCjloVCnM/v-deo.html
Gratidão é uma Chave, mulher! Encontre uma atividade física do seu agrado e mexa esse skeleto. rs... ainda q vc coma muito, vai descobrir q tem o controle sobre sua Vontade. Pode Acreditar!
Espero q vc esteja bem Atualmente. Não desista! 🤍
4:15 intensidade de emoções muito grande, e frustrações até pequenas, são fortes causam muito dano mental.(Mt raiva, desânimo). 6:20 muitas alterações em geral, e problemas. Podendo ter forte ansiedade, tbm sintomas de TDAH, etc. 7:15 tratamentos remédios
Que tipo de psicoterapia. Minha filha tem diagnóstico de TDAHI com comorbide ansiedade, depressão e agora um pré diagnóstico de TB. Já faz cognitivo comportamental e iniciou olanzapina a três dias por ter tido um surto psicótico.
Acredito que a pior parte é quando não te diagnosticam com nada, ou nunca te levam a serio, estou transitando por psiquiatras porque não acho que tenho só ansiedade e depressão, um deles levantou a hipótese de bipolaridade e me senti bem feliz por finalmente considerarem isso, sei que parece loucura, mas para mim parece mais fácil conseguir se tratar quando se sabe contra o que está lutando.
Sei bem como é isso. Estou na mesma luta, até hoje não me diagnosticaram. São 4 anos indo em psiquiatras, médicos, psicólogos. Quando mais jovem eu desconfiava que era borderline, mas com o passar do tempo fui notando muitos traços da bipolaridade. Desconfio que possa ter os dois, mas sendo o TAB mais forte. Porém até hoje o mais perto que cheguei de um diagnóstico foi com minha antiga psiquiatra que através de um laudo para minha médica citou o CID f60.3 como uma hipotese de diagnostico e o CID f41. Triste, pois não chegou a conversar diretamente comigo sobre isso. A única coisa que fazia era perguntar sobre os remédios e os trocava.
Passei uns meses sem acompanhamento e estava conseguindo lidar com tudo, comecei a trabalhar e fazer um curso, e agora iniciando um novo semestre foi tudo por água a baixo, estou numa crise de depressão logo após um episodio de muito estresse e agitação. Abandonei o curso, procurei uma psiquiatra urgente e uma psicóloga pois estava causando muitos conflitos na minha vida social, brigas e etc, e por fim estou afastada do trabalho durante uns dias.
Não vejo a hora de descobrir de fato o que eu tenho, achar um tratamento adequado e poder viver. É um inferno!!!
@@yayah99 é horrível, forças, vamos seguindo tentando tratar os sintomas e viver da melhor forma que podemos 😌
Antes minha irmã fosse interessada em se ajudar e cooperar como você.
Ela tem piorado ao longo dos anos, em vez de melhorar, ela não vai com a cara dos médicos e se recusa a procurar outras opiniões.
com certeza isso mesmo...o diagnóstico tem a importância d saber como se cuidar...senão fica tomando remédio errado, acha q é da sua personalidade ..fica se culpando...fica uma bagunça
Está certinho, qualquer doença é melhor tratada com um diagnóstico preciso, o ruim é que quando se trata da mente, ter um diagnóstico preciso é um grande desafio pra todos.
Caralho, acho que sou border. Tem dias que meu humor é uma montanha russa. Fico estressado do nada, depois angustiado com o pensamento acelerado e depressivo.
Booa Noite pessoas lindas!
Criei recentemente um canal no youtube e nele, pretendo falar sobre o Transtorno de personalidade bordeline, fazia um tempo que queria abordar o assunto publicamente mas tinha muito medo de me expor (medo de saberem que tenho o CID10 F60.3), enfim, criei coragem, são poucas as pessoas que tem e falam sobre como é lidar todo dia com essa guerra interna dentro de nós.
Precisamos falar sobre o transtorno e eu ficaria eternamente grata se passarem para dar uma olhada, o feedback do grupo é muito importante e estarei aceitando críticas
Obrigada por quem leu até aqui S2 Conto com vocês :D
Deem uma olhada no meu vídeo sobre o transtorno!
Tenho ansiedade,pensamentos acelerado,e auto estima muito baixa,e meu humor varia de mais durante o dia, não sei o que tenho
@@silvyannesales6224 Tmb sou assim ocilo muito de humor , não sei se sou um ou outro ou se sou os dois
Tem outras questões que levam o diagnóstico..
@@AnnaRayah oq??? Pode me explicar por favor
Um já é foda, tendo os dois, n sei como ainda continuo viva.
Minha prima foi diagnosticada com os dois. Achei que não fosse possível.
Força e fé pra vc!!!!
Lady, como vc está?
Nossa gostaria de falar com vc
Eu acho q tenho os 2 pq me identifiquei com os 2 fiquei confusa
@@elislira2107 estou bem, na medida do possível.
Dr faça um vídeo por favor, ajudando os cônjuges de pessoas portadoras de transtorno bipolar a não entrar em depressão, eu adoecí há 3 anos e não vejo vídeos ajudando a família a se proteger e não deixar a instabilidade emocional do seu parente lhe afetar !
Vim em busca desse comentário!!!!
Namorei dois anos com uma pessoa que se recusava todo e qualquer tipo de tratamento, era tenso! Tem de ter um bom jogo de cintura para convívio.. Terminamos há 8 meses, não tive mais contato, porém me deixou muitas marcas, bloqueios e muitas sessões de terapia kkkkkkk Remei até onde dava.. Soube que ela aceitou ajuda e foi diagnosticada com os dois.. Infelizmente não consegui ajudá-la, mas fiquei feliz em saber que ELA está de ajudando.
Perfeita a explicação Doutora, mais clara não poderia ser. Parabéns! Tenho certeza que seus pacientes são privilegiados por tê-la como profissional. Deus a abençoe.
Passei anos alterando de humor, com depressão e irritabilidade e depois empolgação, alegria e autoestima elevada e bebendo mais. Descobri que não tinha apenas ansiedade, tenho transtorno Bipolar tipo 2 (hipomania/depressão e ansiedade). Faço terapia ocupacional e psicoterapia. Não faço mais uso de psicofármacos, mas mesmo assim não deixo de me cuidar!!❤❤
Fale também sobre psicopatia e narcisismo doutora
kkkkkk
Conviver com pessoas com esses diagnóstico também não é facil
Poderia falar a diferença entre transtorno esquizo afetivo, ezquizóide, e esquizôfrenia?
ELA TEM UM VIDEO SOBRE ISSO NO CANAL DELA
Sim querido
transtorno esquizo afetivo, ezquizóide é o trastorno bipolar
Up
@@BrazilianBee24 Calma bro
a única conclusão que eu tive com esse vídeo é que eu tô fod**a 😩
Acho que escreveram "de repente" com 2 "R" (desculpa eu sou detalhista) não me levem a mal o vídeo está perfeito ❤️ Dra. Incrível!!!
Minha filha de 14 anos foi diagnosticada com boder, mas acho que ela tem as características dos dois. Não é fácil... mas tenho fé que será uma fase e saberemos lidar com essa situação de uma fort mais leve.
Dra. Obrigada pela explanação, minha filha hoje com 27 anos apresenta mudanças repentinas de humor, sempre achei que era bipolar, mas vendo seu vídeo tenho muito claro que ela é border. Ela faz acompanhamento e vive em outro país, nunca consigo saber o diagnóstico dado pelo seu médico, pq ela omite. Mas um exemplo, estamos super bem e felizes, conversando pelo telefone, e do nada ela muda, começa a falar coisas sem nexo e sobre outro tema, gritar, me ofender e bloqueia o celular. Faz isso comigo, com a irmã, com qualquer pessoa, no momento que vem o surto. É muito triste saber que alguém que vc ama , sofre dessa maneira! E eu não consigo ajudar...
Quem trabalha como segurança, porteiro, recepcionista etc, lida com muitos tipos de pessoas, a minha pergunta é: se esses profissionais forem ofendidos ou agredidos por alguem que depois diga que tem esses transtornos, essa pessoa responde judicialmente por seus atos ou não?
Fui diagnosticada há quase 5 anos, acho, como bipolar. Antes me tratava como depressiva apenas. Mas ultimamente, tem dias que venho alterando o meu humor algumas vezes no mesmo dia, com predominância do desânimo. Você disse que isso é característica do border, mas como saber se também sou border ou se são ciclos rápidos que vêm ocorrendo.
A tal bipolaridade mista se iguala ao border ...Eu particularmente sinto que tenho tanto tpb quanto bipolaridade.
Também me sinto assim. As vezes as mudanças acontecem num único dia, mas as vezes demora uma ou duas semanas. Tô perdida
Eu também acho que tenho bipolaridade com traços borderline, minha familia sempre fala que troco de humor toda hors
Desconfio que minha mãe é Bordeleine, ela se nega a buscar ajuda, tem uma dependência emocional da minha irmã que beira uma codependência e me trata mal sem motivo algum. Isso é muito ruim pois gera muito sofrimento a mim, é impossível ter uma conversa normal com ela, então pra minha saúde, me isolo dela pra não me sentir mal.
Fui criada por um pai TB... Empatia nós temos, mas chega um ponto de tantas agressões física e verbal... Que não dá... é vc ou ele! No meu caso ele nega tratamento. E parte pra cima até do médico psiquiatra. 😒
ua-cam.com/video/PuSCjloVCnM/v-deo.html
Excelente, Doutora! Muito obrigado.
Esse canal é maravilhoso! A qualidade e acessibilidade do conteúdo para nos ajudar a desmistificar os transtornos é excelente.
Quero dizer à todos que sofrem com transtornos psíquicos que se não proucurar entender e não ter um controle emocional as medicações não ajudaram o suficiente, acreditem você é a causa e a solução desse grannnnde problema 🙌
Fui diagnosticado com transtorno bipolar a 3 semanas e aos 41 anos de idade.Isso é hereditário,pois meu pai tbm era serm dúvida alguma.Esses 2 transtornos são muito parecidos e o que o fez diagnosticar a bipolaridade foi qnd o msm me perguntou se eu me automutilava e eu disse que não.Aí ele me diagnosticou com bipolaridade.
Sofri demais nesses 41 anos.Espero que esse diagnóstico esteja certo.E melhoras para todos que sofrem desses transtornos.
Um dúvida: o bipolar e o border (diferentemente do narcisista) conseguem reconhecer e aceitar esse diagnóstico?
Dra. Exatamente. Tenho um amigo que descobri ser assim. Largou a casa, foi morar com outra mulher é o pior: não está feliz. Era um Leão, agora parece um Gatinho carente.
Explicação incrível, com exemplos muito bons!!
Conheco uma amiga que tem esse Problema e muito ruim as pessoas sofrem muito aprendi muito obrigada pela explicação
É muito maestria pra identificar essa duas complicações, parabéns Doutora !!!!
Depois de ouvir isto fiquei com imensas dúvidas.😣
Nunca foi tão facil aprender as diferenças entre as doenças e transtornos dentro da psicologia muito obrigada Dra. parabéns pelos videos, tem me ajudado muito.
Tenho essas mudança de humor assim, várias vezes ao dia. De acordo com o que está acontecendo mesmo, é capaz de mudar meu humor. É um inferno
Dra Maria Fernanda, a senhora é linda em todos os sentidos. Didática Maravilhosa!
É muita gente vivendo com diagnóstico errado hoje em dia. É importante ter cautela com esse tipo de conteúdo disponibilizado facilmente nas redes sociais.
O ser humano é muito sugestionável!! Assiste um vídeo desse tipo e já acredita que está doente, já rola de cara uma identificação pq está fragilizado por um longo período e não encontra resposta para o próprio sofrimento.
Os “profissionais” da área da saúde mental, aqui no UA-cam, deveriam estimular a pessoa a buscar por um bom Psicólogo pra iniciar a terapia em busca de assistência qualificada!
Esse tipo de vídeo só incita cada vez mais a pessoa se sentir doente, se enxergar doente, ficar doente!
A nossa mente é muito poderosa! Pode nos curar mas tbm pode nos destruir! Isso vai depender de como vc alimenta ela.
Se vc está se sentindo mal, se acha que está perdendo o controle, não venha pra internet procurar por diagnósticos! Busque ajuda PROFISSIONAL, com Psicólogos, Terapeutas, Psicanalistas, e, se for o caso de Psiquiatra, pesquise o melhor que puder, pois é um profissional que deixa vc mais doente do que vc está, a maioria te entope de medicações, e a sua vida continua ruim. Por isso fazer terapia é o ideal na maioria dos casos, pq na terapia vc ganha consciência do que está te levando ao sofrimento, e consegue mudar a sua realidade, claro que fazendo a sua parte, Psicólogo ajuda mas a mudança está em vc.
Busque, em terapia, com auxílio de bons Terapeutas e Psicólogos, o seu propósito de vida! Muita gente está insatisfeita na vida, não aprendeu a viver e desfrutar da vida, e adoece. Quando procura um Psiquiatra, pronto, já recebe de cara o diagnóstico de “borderline” e “bipolaridade”, os clássicos! Mas existem muuuitas outras doenças e transtornos que as pessoas recebem de forma errada. Cuidado!! Faça terapia e conheça a si mesmo! Pra evitar viver um diagnóstico errado por toda a sua vida. É importante ter cautela e buscar bons tratamentos!! Inclusive na alimentação!
Agradeço sua explicação é simples fica bem fácil de entender. Grande abraço em seu coração .
Quanta clareza na explicação 👏👏
Gosto muito de como a senhora não rotula os borderlines como pessoas perversas, como outra doutora conhecida faz em diversos vídeos no UA-cam.
Verdade
mas não romantizar também.. porque esse pessoal arrasa com a vida de um... apoiar sempre, mas ter cuidado
Qual outra doutora que faz isso ?
Meu humor muda instantaneamente, é estremamente rápido. Muda a toda hora , todo momento é um saco . Eu não fico nervoso por horas ou dias , ou meses . Eu fico 1000 vezes nervoso ou feliz em 1 dia .
Eu pensei que fosse borderline, devido ao meu comportamento apegado com as pessoas, mas esse comportamento desapareceu completamente 🧍♀️
Acho que era coisa da adolescência, aí fui percebendo que meus sintomas encaixam muito mais em transtorno bipolar e acabou que esse é o diagnóstico que recebi. 🗣
Excelente conteúdo, com apenas uma ressalva: o gestual e visual, inclusive do ambiente são extremamente distrativos... (alerta TDAH) Mas no geral, é excelente, obrigada por compartilhar!
Muito instrutivo.
Tô há mais de seis anos tentando fechar um diagnóstico… Meu terapeuta levantou a dúvida se seria transtorno border, mas meu psiquiatra insistia em transtorno bipolar… Por fim, hoje, um ano e meio depois da primeira suspeita de TPB com meu médico atual, o psiquiatra praticamente fechou neste diagnóstico, mas continua insistindo no bipolar, apesar de eu não perceber nenhuma característica clássica em mim… Enfim… Bora continuar firme na terapia e tentando ajustar medicamentos, mas ter um diagnóstico ajuda muito a nos entender.
Ei, tudo bem? Sou seu fã, acompanho seu canal. Sou indetectável também, descobri a dois anos e isso piorou tudo. Não tenho acesso a saúde de qualidade onde moro mas passo pelo mesmo dilema, bipolar ou borderline.. acho que sou border o que é bem pior, relacionamento, trabalho, amizade nada da certo direito.. é uma vida muito triste, no geral só minha mãe me atura. Cara, força pra nós. Mas ser border é horrível, depois do HIV então tudo piorou... Uma pergunta, vc consegue tomar o lítio?
@@yinalbert1165 Oi querido!!!!!! Que bom te encontrar por aqui! Hehehehe. Então, eu não tomo lítio, tomo o Divalcon (Depakote). Já tentei um monte de medicamentos, mas este foi o que funcionou melhor em mim. Já tentei tirar algumas vezes, mas deu ruim... Acho que é melhor mantê-lo, por enquanto. Fica bem e um super beijo.
Dra. Maria Fernanda suas explicações são ótimas. Parabéns. Adoro. Muito obg
Dra e uma pessoa que se apresenta "normal", anos anteriores teve depressão (fez uso de medicamentos), porém se sabota por conta do ritmo de trabalho, hj é um comportamento "normal" educada, vibrante, auto estima elevada, doce, prestativa, etc. No trabalho é forte como uma muralha, porém fora desse ambiente é melosa, carente, chorona e muito sensível
Excelente como sempre!
Pri Barros 🙂🙂
Tive uma namorada com TPB...e no início achava que era bipolaridade....fiquei sabendo após uma consulta que a acompanhei.. a partir disso busquei por respostas nas redes sociais...me ajudou muito.
A primeira vista fica um pouco confuso distinguir as dois transtornos...mas pesquisando com profissionais se tornam distintas....
Parabéns aos profissionais que disponibilizam seu tempo e conhecimento para que possamos entender cada detalhe .
Obrigado. .👏👏👏👏
Eu passei um tempo pesquisando sobre bipolaridade e cheguei a pensar que tivesse pois me indentificava muito, mas o que eu sempre estranhava era que o meu humor mudava bem mais rápido, na bipolaridade leva umas semanas, e o meu chegava a mudar várias vezes no mesmo dia, sendo muito influenciado por fatores externos, sendo que na bipolaridade como a doutora mesmo disse, as oscilações acontecem por causa dos neurotransmissores, eu achava que tinha bipolaridade, mas essas coisas não se encaixavam muito, hoje eu estava mais uma vez tentando entender o que acontecia comigo, pq eu me estressava tanto com coisas que muitas vezes os outros não de importavam, eu tenho muito isso de passar desse amor intenso pra um ódio, tenho muitos ataques de raiva, eu tenho mais o costume de ler em sites, mas por algum motivo hoje resolvi ver vídeos no UA-cam e me deparei com esse que explica a diferença entre os dois transtornos, já tinha ouvido falar sobre borderline, mas eu não entendia muito, agora percebo que me indentifico mais com esse, eu estava justamente pesquisando sobre a bipolaridade hoje pq queria saber se também poderia acontecer do humor mudar várias vezes durante o dia, mas agora acho que compreendo melhor o que acontece comigo, eu comecei a fazer terapia faz poucos meses, mas foi mais pra me ajudar na questão dos ataques de pânico então nunca me abri muito em relação a isso, mas vou conversar melhor com a minha psicóloga e muito obrigada, doutora por compartilhar o seu conhecimento com as pessoas, isso é de grande ajuda e nobre de sua parte, que Deus a abençoe, te desejo tudo de bom!
Eu tenho transtorno bipolar, perdi até o casamento, amizades. É uma luta diária. Medicação e exercício. Mas não é suficiente, é preciso se policiar sempre.
Doutora, algo que ninguém fala. Responde se uma pessoa pode ser borderline e bipolar ao mesmo tempo 🙏🏻
Nossa foi bem esclarecedor esse vídeo. Minha nora graças a Deus aceitou se tratar, eu jurava que era transtorno bipolar mas o diagnóstico foi transtorno borderline. Todos nós sofremos muito até que agora ela está em tratamento. Só Jesus sabe o que passamos durante esses anos que se passaram😢
Vim saber a diferença, pq eu sou diagnosticada como bipolar, porém acredito que sou borderline.
ua-cam.com/video/PuSCjloVCnM/v-deo.html
acabei de receber o meu diagnóstico de transtorno borderline e estou em fase de negação, mas ao ver vários vídeos de psiquiatras e terapeutas vejo que realmente me encaixo nessa categoria. É difícil a aceitação, mas creio que vou superar isso.
Eu sofro com transtorno bipolar eu odeio ser assim a gente sofre preconceito ninguém te entende.
ua-cam.com/video/PuSCjloVCnM/v-deo.html
Entendemos, mas se acredite que TB é difícil pra todos , se vc acha complicado imagina nós! Tenho um pai que quase me leva a loucura total , não é fácil .
Psicofobia, existe até na família.. O pior de se ter uma doença mental, é que as pessoas querem que você aja como se não tivesse
A minha filha tem isto é um sofrimento..ela não quis a presença da mãe dela é agora estou distante dela eu como mãe eu sofro pior ainda..não concegui comer..muita ansiedade..só quem não passou por isso que não sabe..
BELO VÍDEO PARABÉNS! GRATIDÃO!
Gostei da forma que vc explicou! Explicou muito bem e não como outros pro aí que ficam lendo no quadro e não explicam nada
Conviver com uma criatura dessas é o inferno na terra...como falava meu querido pai, um nome novo para a maldade destrutiva de comportamento de um ser humano...ao diagnosticar uma parceira assim fuja sem olhar para trás....
Sinceramente, eu tenho um desses problemas e até hoje não consegui indentificar...muitas pessoas que eram próximas a mim já se afastaram por causa disso.😞
Um amigo meu tem suspeita de border e está insuportável lidar com ele após isso. Ele se trata como vítima dos próprios relacionamentos, coloca o border como desculpa para tudo, abraçou o diagnóstico, mas não procura se tratar com medicamentos, ele assumiu uma personalidade ainda mais border, passando a fazer coisas que antes não fazia e que são características do diagnóstico. Se sente especial, se apega ao que médicos falam, que pessoas com borderline são incríveis e etc e fica nessa, eu não consigo mais lidar. No fim do dia o problema real dele não é ser borderline, é não ter amor próprio algum e ter autoestima zero.
Obrigada pelo esclarecimento. Havia sido diagnosticada como bipolar e me receitaram litio. O litio acabou comigo fiquei imóvel por dias sem sair da cama. Comia compulsivamente. Pensamentos suicidas. Quando parei o litio melhorei. Então a pouco fui diagnosticada com transtorno borderline. Realmente estou em um momento de crise. Imóvel em casa. Sem forças p nada.
Diagnóstico Ou Cid
Eu sofro de transtorno bipolar e é muito difícil o meu convívio social, principalmente no trabalho.
Daí eu me sinto culpada por passar dos limites com alguém... o que faz meu humor despencar.
ua-cam.com/video/PuSCjloVCnM/v-deo.html
Como fui ver esse video so hoje depois de 5 anos no ar😢 é exatamente tudo que meu esposo passa e passou, agora esta melhor depois do tratamento, há 4 anos atras o diagnóstico era boder, trocamos de médico que agora diagnosticou bipolaridade 1, ele graças a Deus e ao médico esta bem melhor
ai como eu queria uma consulta com essa doutora muito sábia
Também queria
Sempre notei que tinha pensamentos acelerados e que era diferente dos demais. Desde que me lembro, ainda pequena, ja tinha essas alterações de humor. As vezes era durante a semana, mas a maioria era durante um único dia. Me sentia e ainda me sinto numa montanha russa. Já fui diagnosticada com ansiedade, foz tratamento com medicação e psicóloga. Mas no fundo, não ajudou em nada. Me semtia mal por dar trabalho para meus pais, então fingia estar tudo bem, mesmo com pensamentos suicidas. Sofri bullying por muito tempo, e isso só contribuiu para me sentir pior. Não sabia se essas alterações eram bobeira ou fase de crescimento, pois os médicos diziam que eu não tinha mada. Mas depois do seu vídeo, me identifiquei completamente com bordeline. Sei que preciso de ajuda, pois não sei se aguento mais viver assim com todas as oscilações de humor. E ver meus pais criticando, julgando meu comportamento e ações, e me questionando sobre, onde todas as vezes eu não tenho resposta. Pois quando vejo, já me irritei e gritei com alguém sem motivo algum, e depois fico mal tentando entender o motivo de tal ato.
Quanto mais estudo sobre a diferença dos 2, mais confusa eu fico. Nos últimos dias eu estava normal. Daí fiquei algumas semanas alterando o humor durante o dia (de alegria para tristeza, sem motivo), depois mais algumas semanas no humor deprimido de forma permanente (sem vontade de fazer nada). Depois, como no virar de chave, fiquei "normal" de novo. Com ânimo e vontade de trabalhar e fazer as coisas cotidianas. Não sei o que está acontecendo, mas tenho medo que retorne.
simples e objetivo, parabéns!
Doutora, por favor... Fale sobre dermatilomania... :(
muito interessante!
Precisava demais assistir um vídeo com este tema, muito obrigada Dra.! ❤
Olá Dra. Meu nome é Adriana, a foto que uso é de um primo que procuro. Amei ver seu video, porque estava sendo tratada com medicamentos para Bipolaridade, mas na verdade, vi que sou Borderline, tenho esses sentimentos desde criança, as atitudes avançaram com a idade, e tudo se encaixa na Borderline, mas nunca me droguei, sou jogadora compulsiva. Estou muito triste, porque percebi que meu psiquiatra só estava interessado em ganhar % com os remédios caríssimos que receitava, sendo que na última consulta a receita foi de quase 900 reais. Desisti na hora de prosseguir o tratamento. Sofro também de síndrome do pânico, e fiz por video- chamada, até ele dizer que só continuaria se eu fosse ao consultório.
Borderline. Me sinto mt independente emocionalmente do meu marido,e qualquer coisa que ele FAZ que não é do meu agrado,ou não é do meu jeito eu viro o humor de um jeito que depois me arrependo,mas perco o controle. Sei lá é uma loucura
Eu tbm...
Ótima explicação! Perfeita!💯💯
Parabéns!!!! ótimo vídeo.
Me descreveu perfeitamente no borderline
Dra, além de Diva, você é incrivelmente didática! Muito obrigada pela explicação!
Foi a diferenciação mais clara que assisti até hoje e me ajudou imensamente para formular meu seminário sobre o tema.
Gratidão!
Vídeo super útil e necessário 👏👏👏
Que complexo!! Mas a doutora traduziu muito bem!! Muito obrigada Dra!
Consegui entender muito bem a diferença dra,tenho quase certeza q sou bipolar e meu marido borderline 😢