SOBREVIVENTES HOLOCAUSTO (JUDIT BREUER e JOSHUA STRUL) - Inteligência Ltda. Podcast
Вставка
- Опубліковано 5 лют 2025
- JUDIT BREUER e JOSHUA STRUL são sobreviventes da Segunda Guerra Mundial. Com a perseguição aos judeus, eles quase foram enviados a campos de concentração. O Vilela não é judeu, mas parece que em sua circuncisão cortaram mais do que o necessário.
Sobreviver o Holocausto
Links:
/ sobreviveroholocausto
/ sobreviveroholocausto
Conheça o ASUS ZenBook Duo 14, o notebook do Amanhã! bit.ly/3h48S5p
#asuszenbook #onotebookdoamanha #screenpad
Seja membro do canal!!
/ @inteligencialtda
🔪 CORTES DO PODCAST | Inteligência Ltda. / @cortesdointeligencia
💩 POOPS DO INTELIGÊNCIA | Inteligência Ltda.
/ @inteligenciapoopofici...
---------------------------------------------
☎ 📧 Contato: inteligencialimitada@gmail.com
Quer mandar presentes para nós?
CAIXA POSTAL
81969 | CEP: 05619-970 | São Paulo - SP
#Podcast #RogerioVilela #InteligenciaLtda
-----------------
ANFITRIÃO: Rogério Vilela
Insta: @vilela | Twitter: @rogeriovilela
Canal de Stand-up: Rogério Vilela
CAPTAÇÃO, PRODUÇÃO E EDIÇÃO: Fábrica de Quadrinhos
PESQUISA E PAUTA: Fabio Mantoanelli
REALIZAÇÃO: Fábrica de Quadrinhos
REGRAS PARA OS CANAIS DE CORTE!!! >> Somente depois de 24h passadas da hora que começou a live que estão liberados os cortes. Não usem títulos mentirosos! iremos derrubar os canais que desrespeitarem as regras. Obrigado
O Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães, comandado por HITLER , inflou o povo pela sua oratória e propaganda mentirosa de Joseph Goebbels, a acreditar que a classe média ( os judeus) eram o problema dos pobres… Inflou classes contra classes.. Até chegar ao poder, juntar-se com artistas, e industriais para disseminar o nazismo custe o que custasse eliminando por MORTE os opositores e favorecendo os amigos… ( mesmo que tentem nao fazer com que vc nao olhe o cometa, ele está lá…)
Nazi é a abreviatura do Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães, os afiliados a este partido, que trocou as cores bandeiras e símbolos da Alemanha pelas, cores e símbolos do partido nazi eram chamados de nazistas!
@@NãoMintaPraMim Alguma coincidência com o que estão querendo implantar no Brasil .?
Nada justifica o holocausto contra os judeus ...
Mas sim,os judeus e o império romano conspiraram para a morte de Jesus
Fato !
Aproveitando o gancho q a Globo criou a serie da Aracy de carvalho procurem pessoas que sao completamente aquela história.
Por favor, convide a Judit para voltar! Ela quase não falou, e é tão fofinha, tão linda, tão cheia de história! Vilela eu nunca te pedi nada haha. E ela parece a minha vó que já faleceu, meu Deus, que gatilho 😭❤
Pois é, ela querendo falar e muitas vezes era interrompida...
Verdade
Traz a Judith pra ela falar Vilela!!!
Traz a Judith pra ela falar Vilela!!!
Os homens falam que as mulheres que levam a fama de falar muito...aff
Esse podcast, foi extremamente importante, em pouquíssimos anos , não teremos mais nenhum sobrevivente do holocausts.
Precisamos respeitar e sempre ouvir o que eles tem a nos contar, imaginem que daqui a pouquinho tempo ,tudo isso será apenas histórias de pessoas que não estarão mais aqui.
Eu moro em Israel, e amo a cultura e a história desse povo.
Concordo com tudo, exceto com seu uso exagerado e desnecessário de vírgulas.
Pensei o mesmo, daqui pouco tempo não teremos pessoas que passaram esse terror que foi a segunda guerra.
Verdade. Sábias palavras a sua! 🌹
@@tiocanalha Tire as vírgulas kkk
Disse tudo!
A senhora Judithe,tão sofrida e tão afetuosa, acho tbm que ela deveria voltar.Obrigada
Volta Judith!
Ela é muito fofinha, educada e dava risada toda vez que era interrompida tadinha
Muito lindo a doçura dos dois
Dá pra sentir na voz do Joshua, a revolta que ele sente pelo que aconteceu.
Isso é que tem que ser mostrado EM PODCASTS ( HISTORIA !!!! ) NÃO FATOS E Pessoas INÚTEIS! GRATIDÃO POR TER PASSADO 2 HORAS ESCUTANDO ESSAS PESSOAS GLORIOSAS!❤️
Pessoal, o UA-cam está boicotando esse vídeo, porque é um assunto do qual o "Sistema" não quer que a população saiba. É muito importante nós compartilharmos o link desse vídeo nos grupos de "WhatsApp".
Tive a honra de ir 2 vezes a palestras de um sobrevivente de Auschwitz (Sr. Alexsander Henryk Laks, um polonês que conseguiu fugir para o Brasil), aqui em Juiz de Fora-MG. Ele é autor do Livro "O Sobrevivente - As Memórias de um Brasileiro que sobreviveu a Auschwitz".
Sem dúvidas a pessoa mais forte, e com a história mais comovente que vi na vida. E tive a sorte de receber das mãos dele o seu livro, com a seguinte dedicatória:
"Ao querido, Matheus.
Que o meu passado nunca seja o futuro de ninguém!"
Meu Deus !! 🥺
Que assim seja, sofreu e quer o bem do próximo, que belo.
Meu Deus ! Vou procurar esse livro nas livrarias ....❤
Nossa, que forte isso, Matheus..
Amém
Poxa, como queria que o Vilela convidasse novamente a Judit Breuer, infelizmente ela sempre era interrompida, queria muito escutar mais a historia dela e principalmente a visão dela sobre a vivencia que ela teve nesse período histórico pelo qual ela conseguiu sobreviver...
Sra. Judit é uma fofa, gostaria de ter ouvido ela falar mais. No mais, vocês estão sempre de parabéns!!!
Tambem adoraria ouvi-la mais .
Verdade. E ela queria falar mais. Uma linda.
também achei ela fofa demais.... é uma avózinha que dá vontade de apertar e dizer: que bom que Deus guardou a senhora.
Kkkk e dizem que mulher fala mais...tb queria ter ouvido mais as histórias dela.
@@tamarabarros4368seria bom perceber que ela não quer ser considerada, SÓ, como uma " avozinha fofa, linda.."! Desculpa, mas ela é muito mais do que isso, e tem, legitimamente, essa noção e esse direito! É uma Mulher com muita Sabedoria e Conhecimento, e é uma peça fundamental, e viva, da História da Humanidade!
Joshua ....fez um desabafo tadinho....depois de anos calado....quanto sofrimento
Judit uma pessoa extremamente fina...uma fofa❤
Quantas histórias tristes e reais
Desejo muita paz e saude para dois
Essa entrevista merecia no mínimo 10h, com direito a parte 2.
ISSO É HISTÓRIA REAL...
Parabéns 🧠 Ltda 👏
Concordo
Essa mulher tem muita história pra contar, ela falando do papa ajudando os alemães foi uma revelação incrível.
Realmente foi valiosíssimo ter ela no podcast, mas esta afirmação específica não tem embasamento histórico. Não pense que eu estou defendendo os papas da época, papas não são impecáveis, houveram papas terríveis na história. Mas a queima da reputação de Pio XI e Pio XII é injusta. Mesmo limitados pelo alinhamento da Itália junto à Alemanha, milhares de judeus foram escondidos em mosteiros e conventos, e até no próprio Vaticano. O auxílio a judeus continuou mesmo tendo a Alemanha ocupado Roma durante a II Guerra. Um general da SS chamado Karl Wolff chegou até a afirmar que havia um plano para sequestrar Pio XII. Então claro que neste contexto, tudo tinha que ser feito por debaixo dos panos. Hoje, o arquivo do pontificado destes dois papas já foi aberto. Milhares de padres foram para o campo de concentração de Dachau, e mais de onze mil padres foram punidos pelo regime nazista por divulgar os pronunciamentos antinazistas do Vaticano. Isso tudo é verificável na internet com facilidade.
@@luizfelipe5399 é óbvio que eles só vão contar o que é bonito aos olhos das pessoas. Papas sempre tem um papel importante em tudo no mundo, principalmente relacionado a politicagem. A mulher viveu quer mas história que isso?? E essa corrupção a história jamais vai mostrar, aliás a igreja jamais vai deixar alguém saber que um dia o líder do catolicismo apoiou o nazismo
@@rgr5340 Cara, se você prefere acreditar em teoria da conspiração ao invés da história documentada nos arquivos, nos relatos de generais de SS e na vida dos milhares de padres presos pelos nazistas, beleza, só saiba que está sendo movido pela emoção e não pela razão. Se a informação deste momento do vídeo está errada, não adianta fazer apelo à suposta autoridade de uma senhora que não é nem historiadora nem teve acesso aos arquivos governamentais e eclesiais. A vivência dela é importante, mas não é por isso que ela não possa errar.
@@luizfelipe5399 papel e internet aceita qualquer informação, ou seja, pode conter falsas informações até em "documentos". Já ouviu falar que sempre existe três versões de uma história?
@@Vanyenes a gente tem que tomar muito cuidado para não cair em teorias da conspiração e revisionismo histórico, que está muito em voga hoje em dia. O negacionismo científico não se resume a terraplanismo e antivacina. História é ciência. Negar a história e fabricar acontecimentos falsos é igualmente perigoso.
Obrigado pela oportunidade! Pela primeira vez um podcast entrevistou mais de 1 sobrevivente e foi sensacional 👏💛 Quem quiser ver mais vídeos do sr Joshua, da sra Judit e de outros sobreviventes do Holocausto é só acompanhar nosso canal!
Já estou seguindo. 🙏🏻
@Julia de Oliveira obrigado! No nosso canal tem algumas entrevistas de sobreviventes húngaros que contam histórias parecidas com essa. Dá uma olhada lá 🙂
@Julia de Oliveira é vc Júlia?!
Opa, já estou seguindo
Seguindo já!
Como judia, descendente de poloneses, essas histórias são muito presentes na minha vida. Os últimos e poucos sobreviventes estão indo embora, mas esse marco jamais deve ser esquecido.
É mto surreal qdo vc ainda assiste sobreviventes do Holocausto vivos ainda dando entrevista, vc percebe o quanto esse episódio da história da humanidade foi recente, será que o Vilella consegue trazer alguém q sobreviveu aos Gulags e o Holodomor ?
difícil ter algum refugiado desses dois lugares por aqui, já no final da segunda guerra os sobreviventes se espalharam pelo mundo.
Dá uma estudadinha a mais sobre o Holodomor
Aquilo também foi uma atrocidade. Ha quem diga que isso não aconteceu. Por isso seria muito bom um sobrevivente.
@@iranimeloantunes8416 não é que a fome não aconteceu, é que ela não foi causada pelo stalin, afetou muitos lugares na urss tb, n foi intencional
@@kviknayt Nunca saberemos a verdade verdadeira.
Dona Judith tem que ter um canal!!!! Ela tem a voz comercial. Inteligência e experiência extraordinária. Precisamos saber das suas histórias dona Judith!
Quando o senhor Joshua entregou o envelope com a grama eu já comecei a chorar...
Não importa quantos livros, filmes ou documentários eu veja sobre o holocausto, os depoimentos sempre deixam meu coração apertado...Há anos uma senhora foi minha professora de alemão e, embora muito reservada, certo dia nos contou sobre sua triste história (ela tinha 6 anos na época do holocausto) e mostrou a sua "tatuagem" com o seu número de identificação...aquilo me quebrou por dentro...
Parabéns Vilela! Mais uma excelente aula! Obrigada pelo presente 🙏
Só de imaginar ela mostrando meus olhos se encheram de lágrimas...Como uma pessoa pode negar o que aconteceu,gente?Quer dizer que aquelas pilhas de pessoas esqueléticas eram bonecos??? Inacreditável,né?
@@mayaratiadogame SIIIIM. É revoltante. 🥺🥺🥺🥺🥺🥺
@@mayaratiadogame sim, é revoltante pensar que há pessoas que duvidam disto! Sobre a marca, ela geralmente escondia, mas naquele dia ela resolveu mostrar...foi muito triste...Há alguns anos já não tenho mais notícias dela ( morávamos em cidadesvizinhas)...mas ela me deixou muitas lições de vida.
Eu tb
$ionistas são tão "coitadinhos". (ironia)
Sensacional a entrevista com essas duas pessoas que sobreviveram ao terror inimaginável causado pelo fanatismo irracional. Teria sido ainda melhor se fossem episódios separados, pois ficou pra trás muito a ser contado.
👏👏👏👏
Tem uma entrevista do senhor no cometa podcast
👏👏👏👏👏
@@mateusfilipe10 no achismos do Maurício Meirelles também
@@ocris2 acredito que você não tenha entendido bem o que foi o holocausto. Comparar isso com a atual situação e restrições a não vacinados é como dizer que uma unha encravada é tão grave quanto um tiro na cabeça. As restrições a não vacinados e testes obrigatórios estão condicionados ao acesso a certos lugares. Você só é “obrigado” se quiser ir a tal lugar ou participar de tal atividade e essa obrigatoriedade se faz necessária para o controle de uma doença e proteção da sociedade como um todo. Outras doenças já exigiam vacinação muito antes do COVID. Ex. Vacina de febre amarela é obrigatória se você quiser visitar alguns países ou regiões e assim como a vacina da COVID, você pode se tornar isento por motivos médicos.
Durante o holocausto pessoas foram escravizadas e executadas apenas por um delírio de um líder que buscava alcançar uma “raça suprema” baseado em esteriótipos de aparência física (entre outros) que muitos dos judeus também possuíam (brancos-caucasianos e alemães).
Olá... creio que vocês administradores do canal deveriam tentar expor mais esta matéria que vocês fizeram!; Sou absolutamente fascinado por histórias da segunda guerra mundial!! ESTE HOMEM É SENSACIONAL!!!! ... e devemos aproveitar o máximo desta última geração de sobreviventes do Holocausto!... no Brasil já não temos tantos! ... façam o possível para divulgar este trabalho de vocês!!!.. Já deixei meu like e sinceramente? este programa teria que ter no mínimo mais de 1 milhão de Likes e visualizações! Parabéns e Obrigado ao canal.
Este casal é sensacional,mas vc como o marido dela devem comungar do mesmo pensamento misogino,de que as mulheres devem ficar em segundo plano esperando a permissão para emitir suas opiniões...a misoginia é uma doença.
@@josirangel1144 eles não são um casal! Parece que são apenas amigos!
TURCCO, realmente muito bom; seria interessante mais entrevistas semelhantes.
Parabéns a esse programa!Que maneira espetacular de aprender e saber muitas coisas que aprendemos na escola ,nada melhor que aprender por pessoas que passaram pela situação que realmente viveram essa história de sobrevivência!Não deixem cair no esquecimento,é importante que nossos filhos e próximas gerações saibam o que realmente aconteceu o passado! Parabéns ao casal fofo e ao programa inteligente como vocês!(Que bom que ainda existe coisas boas como essas para assistir e aprender)👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
m7.á
aa
aa
Eu já ouvi tanto sobre o Holocausto, já li tanto, mas nunca vira corriqueiro, sempre fico emocionada, fico com o coração partido. Sempre fico querendo chorar.
Bolsonaristas querem fazer o mesmo no Brasil 🇧🇷
Tadinhos q do
Eu também 😞
Jamais esquecer
Eu tmb.
Por mais que ele não tenha sido tão cordial com a senhora,ele é uma enciclopédia ambulante uma memória incrível!! Faz um pode cast com cada um em separado!! Acredito que ele é mais sério pois leva como uma legado !! Eles dois são guerreiros!
Pessoal, o UA-cam está boicotando esse vídeo, porque é um assunto do qual o "Sistema" não quer que a população saiba. É muito importante nós compartilharmos o link desse vídeo nos grupos de "WhatsApp".
Verdade,em lágrimas saber que muitas pessoas sofrem desse jeito😢😢😢
. Concordo😢
Joshua Strul me faz lembra meu bisavô no jeito de falar, ele também veio da Moldávia, região da Bessarábia, estou quase chorando ...
Sao dois idosos com muita história, seria interessante traze-los separadamente,o senhor parece ser daqueles que requer toda atenção em uma conversa, então leva-los separados seria bem saudável,otimo conteúdo
Tbm pensei no mesmo!
Concordo!
Né? Acho q é a necessidade de falar, desabafar, contar seus traumas, sofrimento
Igual na entrevista da Olga russa e o Paul francês, eu senti que somente ela era a entrevistada
Ohh não nunca separa-lo 💕 eles são de outra época 🥺
Entrevista incrível com esses dois seres iluminados. Sra Judith e Sr Joshua vcs são incríveis obrigado. me sinto honrado em ter ouvido ambos hoje.
Vontade de abraça Los.😊
@@Gracye-zp6pf eu também😊
Faço minhas as suas palavras Daniel. Eles são incríveis!
" Por que Deus permitiu?" Judit
Uma das melhores conversas desse podcast, um nó na garganta ouvindo as histórias. Tragam a Sra Judit novamente!!!
Mostre mais vezes esse casal, que lindo é dona Judite, muito educada, muito fofa, que lindo
Vilela e equipe, parabéns pela sensibilidade em abordar um tema tão necessário para a humanidade não se esquecer jamais.
Cara! Que emocao ver 2 sobreviventes do holocausto no podcast!
Conheci 2 que ja sao falecidos. Eles perderam a familia inteira na Europa, e reconstruiram suas vidas no Brasil.
Sr. Nosack e Sr. Zimmermann viraram estrelinhas no ceu! 💖
Obs: a nossa amada escritora Clarisse Lispector era uma judia ucraniana, e a familia dela fugiu da perseguicao anti-semita. Vieram pro Brasil e a familia Lispector nos presenteu com uma das maiores escritoras do Brasil, com obras traduzidas para mais de 47 idiomas!
Seu Adolpho Bloch, dono da grupo Manchete, era judeu russo, e sua familia tambem fugiu de perseguicoes do Czar da Russia, que odiava judeus!
Nossos sobrenomes tem muito de novos cristaos. O meu e um deles! 😀
Guardem esse podcast para a posteridade, pois, infelizmente, daqui há alguns anos não existirá mais nenhum sobrevivente do holocausto para contar história.
Trata-se de um documentário, né?
Eu acabei de fazer o mrsmo comentário em um corte e vim ver o podcast completo. É isso, cara. E pior que tem gente que nega a existência do sofrimento desse povo
E é isso que me entristece, a história viva vai se perdendo... minha vontade é sair entrevistando todas as pessoas que foram testemunhas de um evento histórico e sair compilando tudo e fazer um arquivo gigantesco... impossível.
Sim, os jovens de agora já não entendem, imagine daqui alguns anos.
@@Cale-seCale-se Infelizmente os jovens atualmente tem uma dificuldade de interpretação de texto danada e outra o descaso com o saber da história, não sei se posso te afirmar porque é por causa da internet mas percebo que o jovem hoje em dia quer ver aquilo que seja algo rápido e de fácil entendimento e não sentar e assistir um documentário ou ter algumas horas de estudo.
O senhor Joshua tinha tanta história pra falar que não sobrou tempo para as histórias da dona Judith, mas os dois foram muitos atentos a todos fatos da história de vida deles e com muita maestria souberam narrar os fatos.
Fiquei admirada com a boa memória deles, a calma no falar e a educação, nota-se que vem de berço.
Essa mancha na história do mundo não deve e não pode ser esquecida. Vidas foram desrespeitadas, profanadas e dizimadas. Imagino a tristeza e angústia pra eles recordar tudo isso, a gente sente o peso das palavras.
Já assisti muitos vídeos desse canal, mas esse com certeza foi o melhor. Parabéns Vilela e equipe pela iniciativa.
E mais uma coisa, até a risada da dona Judith é fofa😊 deixava a entrevista mais leve.
É uma grande Honra para o Brasil receber esse povo tão maravilhoso. Um grande aprendizado para todos nós ❤️👏👏👏👏🙌🙌
Essa história jamais pode ser esquecida
Vilela agora sim, bateu todos o recordes, que entrevista, que achado! muito bom!
O cometa podcast ja tinha feito uma entrevista com o senhor
@@mateusfilipe10 bacana!
Rindo muito com a Judite tentando falar!😂 Brincadeiras a parte, amei os dois!👏🏼👏🏼
Tinham que ter chamado os dois separadamente
@@annah4267 concordo, ambos tem muito o que falar!
Essa História é uma raridade ,guardem bem isso
Esses dois contaram o que sofreram quando eram crianças .
E lembram tudo o que passaram até hoje.
Que memória eles tem .
O trauma também não deixa esquecer. A vida pode até ter lhes proporcionado muitas coisas boas, mas a dor existe.
A memória que o sofrimento traz é assim, deixa marcas inesquecíveis.
Meus avós com a minha mãe foram expulsos do Egito em 1957, puderam levar apenas uma mala de mão com uma roupa pra cada um. Deixando tudo lá, casa, móveis e todos os bens da família. Muito triste
Mano do céu!
Esse podcast vai virar um patrimônio histórico.
Judit Breuer muito fofinha e linda. Joshua Strul inteligentíssimo.
Fato que trouxeram detalhes que me impactaram. Deus abençoe eles.
É desse tipo de podcast que eu gosto! Entrevistas que somam. Esse canal está de parabéns! Vilela é show, trazendo conteúdo de qualidade e pessoas sensacionais.
Meu amado e querido bisavô era romeno, ele fugiu da Romênia quando tava estourando a guerra, e veio para o Brasil. Ele faleceu em 1985 eu tinha 6 anos. Lembro dele com se fosse ontem. Muito gente boa, homem digno, forte e leal. SAUDADES 😔
Mengele viveu na Argentina Paraguai e terminou aqui no Brasil. inclusive dizem que ele ensinou método de mulheres ter filhos gemios. O filho dele veio visita-lo aqui no Brasil e depois voltou para identificar o corpo. O Vaticano foi que expediu passaporte para nazistas virem para América do Sul principalmente para Argentina pois Peron era pró Hitler e Getúlio Vargas trocava correspondencia com Hitler
A gente está vivendo um momento ótimo da história, ter um conteúdo bom desses de graça é uma maravilha. Obg Vilela e equipe.
Quero parabenizar este canal! As vozes da Verdade! Meu bisavô paterno, pai de minha avó paterna era israelita, Sr. Elia, nascido na Síria e antes da guerra migrou para a Alemanha e casou-se com uma alemã cristã, minha bisavó Gertrudes. Ainda sem filhos vieram para o Brasil, fugindo da perseguição, minha bisavó iseria exterminada junto com ele. Aqui no Brasil viveram, trabalharam e tiveram 3 filhas, uma delas, Helena, mãe de meu pai. Não os conheci infelizmente e quando nasci havia pouco que o avô Elias falecera. Essa história me dói muito, muito. Tem um lado pessoal muito forte. Sei bem porque vieram parar aqui e se ñ tivessem fugido pro Brasil eu talvez ñ existisse como sou. A dor que sinto é pelas vidas ceifadas com tanta maldade, o Mal existe! Mas, a dor maior é pelas Vidas ñ vividas: Os lares destruidos, a dor da fome e o desespero do porvir e finalmente a morte ignóbil! Obrigada aos entrevistados pela coragem e pela força de sobreviver e viver pra contar e testemunhar e ao Vilela por trazê-los, muito honrado vc!❤
Deus abençoe suas familias
Estou emocionado assistindo a essa entrevista. Muito obrigado por trazê-los, Vilella. É uma verdadeira história do tempo presente ser telespectador de dois sobreviventes do Holocausto.
Realmente emocionante. Falta para todos nós, nos assentarmos com os mais velhos e ouvir suas historias de vida. Linda e forte demais a historia destes dois.
@@ByRevoluçãoJesus vontade de dar um abraço neles.
Continua…ao pisar nos campos de concentração de Auschwitz é possível sentir toda a tristeza e esperança que pairou por aquele lugar. Foi uma das experiências mais fortes que já passei durante uma viagem. É uma parte da história que todos deveriam ter conhecimento. Merece todo respeito.
Conheci uma pessoa que foi em Auschwitz e disse a mesma coisa...Eu num lugar desses, passo mal. 😭😭😭
Sensacional, cheguei agora em casa( sou Uber) , e escutei tudo pelo Spotify. Alguns passageiros, ao escutar o Podcast se interessaram e tivemos papos fantásticos. Olha em tão curto comentário, não consigo expressar o quão fantástico foi este episódio Genial. Obgdo à toda equipe este casal.... Só posso dizer, Lindo!!!
Uma das melhores conversas que vi aqui. Que história de vida. Ótimo para todo mundo lembrar o absurdo que foi o holocausto e nunca mais permitir que o outro ser humano passe por algo parecido. Parabéns Vilella e equipe.
Nem terminei de assistir, estou no início e já quero curtir miiil vezes!! Precisamos de mais conteúdo de VERDADE!! Isso sim, precisa VIRALIZAR urgentemente
Fico lmpressionada com a lucidez e bom humor desses dois.
Gratidão por terem trazido eles dois. Foi uma das melhores entrevistas que eu já vi! Gostaria muito se vcs, do @InteligênciaLtda , pudessem trazê-los para uma parte 2, mas, talvez, trazê-los separadamente para dar voz plena a ambos. Por favor, pensem com carinho nisso, pois vcs têm acesso a duas pessoas que guardam histórias preciosas em suas mentes, duas das poucas no mundo que ainda permanecem vivas e lúcidas. Abraço!
Impressionante a mansidão de dois sobreviventes de um dos piores momentos da história da humanidade. Obrigada Vilela por esse podcast que nos alerta e nos faz pensar sobre o futuro
Joshua tem uma memória maravilhosa! Primeira vez que ouço relatos de sobreviventes de holocausto que conseguem se divertir um pouquinho da própria história . Ótima entrevista! Os dois, apesar de tudo, ainda conseguem ser " leves" com tudo o que viveram . Admiro demais esses sobreviventes! Aprendo muito com cada relato.
Uma dura lembrança, mas necessária para não repetirmos um erro tão cruel...
Em Higienopolis em São Paulo conheci um senhora idosa de origem grega que tb perdeu irmão e os pais nos campos de concentração nazistas. História dela era muito triste.
Muito interessante é importante essa entrevista. Amei os entrevistados. Eles deveriam voltar separadamente para contar mais, principalmente a Sra Judith. Um abraço e Parabéns pela entrevista
Excelente entrevista! Em 2019 realizei um dos meus sonhos de conhecer os campos de concentração em Auschwitz na Polônia. Foi uma experiência incrível e transformadora. Também já visitei a casa da Anne Frank em Amsterdã, que também foi muito marcante. Acompanho toda a história do Holocausto desde criança. Sempre tive muita vontade de conhecer esses lugares descritos nos livros. Obrigada por trazerem essas pessoas que passaram por esse período tão triste.
Bolsonaristas querem fazer o mesmo no Brasil 🇧🇷
Judit Breuer , tinha ter um podcast só dela, porque ela tinha mais para relatar ! Gente esse podcast tem , que ser um patrimônio cultural ! Judit Breuer e Joshua Strul , entrevista emocionante.
Verdade😢😢
O Museu do Holocausto de Israel é surreal!! Devia ser o obrigatório todo ser humano conhecer! Muito impactante! Impossível não chorar.
Eu sou pobre (financeiramente) e já tive o atrevimento de pedir a Deus em oração pra me levar a Israel. Pra Deus, nada é impossível... Queria mto conhecer esse museu, eu aprendi a amar a Israel, mas sinto que a comunidade Cristã da qual faço parte hoje, não tem ainda o msm entendimento que eu.
Já estive lá mas não sabia do museu 😐. Pra voltar lá de novo é difícil pq é "MUITO,, perigoso esse pais ...
Fico impressionada que apesar de todo sofrimento, em todas as entrevistas que assisto sobre o tema encontro pessoas amorosas...dá vontade de pegar no colo! Essa história não pode cair em esquecimento nunca!!
Shalom !!!!
Fomos perseguidos por séculos, mesmo assim o Eterno nos guarda e nosso povo segue firme.
Guarda? Milhões morreram
@Monkey D. AMVs 愛 Cara, um povo milenar (MILENAR), que desde que se tornou uma nação sofreu (e ainda sofre) inúmeras tentativas frustradas de aniquilamento e vc vem me falar que é graças a ONU??? Putz...🤦♂️
@Corveta Barroso se são pobres e inocentes eu ñ sei, mas que foram e são perseguidos...Negar isso, só pode ser resultado de uma dessas 3 possibilidades: Negacionismo; Desconhecimento Histórico ou Antissemitismo.
@Dinis Key conheci judeus em pipa. Se vestem como brasileiros e brasileiras bebem e fumam, tem tatuagens e todos gostam de festas. Os jovens (-35 anos) nem seguem a religião.
@Dinis Key eu penso que não foi a só a Religião -, porque se praticasses a religião, de alguma forma, eras catalogado de algo ruim - mas, sim, a Fé e a Cultura enraizadas no povo judeu, que lhes deu essa homogeneidade e força!
Eu sou fascinada com td q envolve 2a guerra mundial, e ter a oportunidade de ouvir a história viva… eh incrível demais!! façam mais episódios como esse! 👏🏻👏🏻👏🏻
que senhora adorável e tão educada! Fascinante...muito fofa. Obrigada Vilela por compartilhar conosco essas duas pessoas maravilhosas
Foi terrível. Certamente algo há pra aprendermos.
Que Deus NOS LIVRE DE tão grandes aflições.
Quanto sofrimento meu Pai 😭😭😭
Por muito menos a gente fica revoltada e reclamando da vida!
Que pessoas exemplares de resiliência 💖💖💖
Eu ainda fico chocada com há pessoas que ainda negam que o holocausto aconteceu. Entrevista maravilhosa, conteúdo excelente!
Parabéns!
Não sabia que havia pessoas que negavam esse episódio macabro.
Quem por exemplo?
@@heloisafelix8768 David Irving, Ernst Zundel, Arthur Butz, Carlo Mattogno, Paul Rassinier (esse esteve preso no campo de Buchenwald), Robert Faurisson, Jurgen Graf, Fred Leuchter, Germar Rudolf, dentre outros.
Porque não aconteceu.
@@Aquilinum Na sua cabeça, com certeza!!!
@@Aquilinum fonte: Ku do Bannon
Gente, o que esse povo passou..meu Deus....É de chorar ouvindo esse relato.
Que época para se estar vivo, amigos, principalmente, nessa era dos podcasts. Conhecer tantas histórias incríveis, como a desses senhores maravilhosos, é um privilégio sem precedentes. Parabéns Villela, vc é sempre impecável, sou muito fã seu.
Eu já li vários livros sobre a Segunda Guerra Mundial, e a cada leitura não deixo de me comover com todo o sofrimento que foi ...
Eu vendo esses dois velhinhos fofinhos, imaginando o tanto de pessoas como eles o mundo perdeu.
🥺🥺🥺
Pessoal, o UA-cam está boicotando esse vídeo, porque é um assunto do qual o "Sistema" não quer que a população saiba. É muito importante nós compartilharmos o link desse vídeo nos grupos de "WhatsApp".
De primeira importância esse encontro… esse assunto sempre me dá nó na garganta .Eu já fui em alguns lugares onde relata do horror que foi o holocausto . Moro em Antuérpia Bélgica no bairro judeu ,existem casas nas quais tem a descrição dos habitantes que foram.Relatos de belgas não judeus que esconderam as crianças judias para salvarem dos Alemães que invadiram a cidade .É um terror ,é exatamente o sangue ferve.
Vendo os relatos de pessoas que passaram por isto dar realmente um nó na garganta né ,um sentimento de tristeza ,somente de pensar como o ser humano e capaz de tamanha maldade :-( moro na Bélgica também a anos quero ir na Alemanha e polonia visitar os Museos do Holocausto:-((
@@gleicepimenteldasilva já visitaste o museu do holocausto à Mechelen /Maline ?
2:11:21 e 2:13:03
As mães são sempre lembradas com mais ternura. Não adianta! Mãe é mãe.
Lindo.
Que vídeo relevante!
Tragam a JUDIT BREUER novamente, por favor!
"Porque só reagiram em 1944? Porque não era com eles"!! Melhor resposta que eu já vi, de todos os livros que eu já li sobre o Holocausto!!
Judit Breuer extremamente inteligente, fala com eloquência e alinha todos os fatos, maravilhosa de ouvir, mas infelizmente quase nn teve espaço. O senhor Joshua tbm de histórias muito impactantes. Mas deveriam trazer a senhora Judit novamente, sinto q ela tem muito a dizer !🤍
Vilela, foi, mas disparado, a melhor entrevista de tds os podcasts que acompanho. Uma aula, que fica até mais fácil de ler os livros agora. Qta cultura boa foi doada nessa entrevista e qto amor pela vida fica demonstrado por essas duas riquezas. Obrigada pela oportunidade de ver essa aula .
excelente podcast. vale salientar q esses herois que passaram por esses horrores hj estao velhinhos e daqui a algum tempo vao deixar esse mundo. entao temos q aproveitar agora pra enriquecer nosso conhecimento com suas experiencias tao exclarecedoras.
Gostei muito deste discurso desta inteligentíssima senhora:
"(...) não tem palavra, político não tem palavra". Judit Breuer 42:49
Concordo plenamente...
Meu Deus, a dona Judit veio pro Brasil no mesmo navio que meu nonno veio da Italia, o Conte Grande, no ano de 1957. Que coincidência incrível.
Que maravilha de conversa. Sou judia e descendente de polonês e grego. Ouço essas histórias e me emocionam muito. Meu bisavô era espião de guerra e sei que ele fez muito o bem, pena que não está aqui para contar.
Esse depoimento foi muito importante. Não retirem nunca do ar.
Eu ficaria uma 8 horas ouvindo essa senhorinha q é uma testemunha da História Viva!!! Estou na torcida para poder ouvi-la novamente!!!!
O presente inútil mais arrepiante de todos os tempos… 😱
Eu amei essas duas pessoas são extraordinários .
Essas experiências deles nunca vão esquecer
As últimas palavras do Joshua (quando o Vilela pergunta qual o momento mais difícil da vida dele) são muito impactantes😥 "um exército enorme com armas e canhões contra um povo indefeso" me emocionei 😥😥
Adorei!!! Mas tinha que trazer a senhorinha novamente sozinha. Ela tinha tanta coisa pra falar… queria ouvir mais as histórias dela
Tragam os dois novamente , porém um de cada vez ❤️🙏🏻
Os dois tem história de vida.
Dói na alma em imaginar tudo que esse pessoal viveu, tantas histórias, tanta maldade, tanta atrocidade.
Pessoal, o UA-cam está boicotando esse vídeo, porque é um assunto do qual o "Sistema" não quer que a população saiba. É muito importante nós compartilharmos o link desse vídeo nos grupos de "WhatsApp".
Ouvindo hj 10/02/23… impressionada com essa História de sofrimento de pessoas, que vieram ao Brasil e venceram .
Lembro bem da época , quando tinha uns 7/8 anos de idade e ouvia esses “turcos “ passando nas ruas “de terra” ainda, batendo de porta em porta e vendendo suas mercadorias, “fiado”, minha mãe , mulher batalhadora, comprava e pagava sempre quando recebia, era privilegiada paga em prestações 😊
Valorizo essas pessoas, que em épocas tão difíceis fizeram por acontecer a virada de suas vidas 👏🏻👏🏻👏🏻
Quanta informação nova ! Espetacular a entrevista! Isso é jornalismo de qualidade!
Entrevista incrível. A melhor de todas até agora. Duas testemunhas vivas da História contando suas terríveis experiências. São duas jóias, duas preciosidades que precisam ser guardadas numa caixinha. Fofos demais.
Acho lindo isso, ouvir as histórias dos mais velhos, a gente aprende muito.
LIVE TOP DAS GALÁXIAS!! Que aula de vida, que possamos aprender, com todas as histórias desse terror, a respeitar a todos, vivermos em harmonia e com muito amor ao próximo!! Aula para todas as gerações!! Parabéns pelo PODCAST!!!
Vontade de ir na casa da Sra. Judit, tomar um café e ficar a tarde toda ouvindo essas histórias....
Tive o privilégio de visitar o museu do holocausto em NY, difícil não se emocionar, sai de lá extremamente abalado com tudo que vi, horrores que não podem ser esquecidos.
Muito impactante! Impissivel.não se emocionar!!!
Uma página negra da humanidade que jamais poderá ser esquecida! Negra e tristíssima! E vejo jovens políticos brasileiros defendendo esse horror!
Sem palavras.....
A memória deles é sensacional!
Holodomor tbm foi dantesco. Tem q ser difundido para chegar aos ouvidos moucos!
Linda entrevista. Namastê 🙏🌟
Que entrevista incrível.., que essa história nunca seja esquecida.
Pergunta que não quer calar: Como o antissemitismo surgiu, como se propaga e pq ainda existe até hj? Vale como tema de um programa hein… não dá pra entender isso…
Olá!O antissemitismo surgiu há uns milhares de anos atrás,quando crucificaram Jesus...Desde então,os judeus são culpados por sua morte e foi ainda mais reforçado pela Igreja Católica no período da Idade Média,mais conhecida como Idade das Trevas...Eles inventavam que judeus sequestravam crianças não judias ou católicas para colocarem em seus pães especiais de Páscoa...Fizeram com os judeus o que fizeram com as mulheres na Inquisição,entendeu?Tudo era motivo para serem mortos...Espero ter ajudado!Ah,e eles contam essas histórias no podcast!
O antissemitismo surgiu dentro do próprio semitismo...
Parece meio contraditório, mas não é....
Dentro do judaísmo há grupos que são opostos aos outros... Mesmo pertencendo a uma mesma fé ou dogma religioso.
Um judeu ortodoxo por exemplo, vê como maus olhos outros grupos judaicos.
No holocausto, a grande maioria dos judeus mortos eram pobres... Pois o judeu não aceita um judeu pobre... Procure ler um pouco mais sobre o judaísmo e vai encontrar muita coisa que te dará essa resposta
@@acasadosom pelos q se diziam judeus e não eram...os ditos: falsos judeus...os sionistas
Esses depoimentos são verdadeiros documentos vivos. Não podem ser perdidos. Pena que não foram separados. Os dois senhores simpáticos têm muito conteúdo para nos contar. Amei.
Eu poderia ficar ouvindo,ouvindo...sem cansar.
Pensando no quanto eles sofreram e o quanto que tiveram de lutar no Brasil. Essas histórias precisam ser lembradas e contadas, toda vez que passo por algo difícil lembro dessas histórias parabéns Vilela. Traga eles na próxima vez para contarem mais sobre eles.
Pena ter sido só H3:00😞...Parabéns Vilela e a esses 2 Guerreiros. Que o pai abençoe a todos 🙏
Vilela, não acompanho todos os capítulos do podcast mas esse vale a pena assistir cada minuto. A história viva e cruel na sua frente. Relembrar para não se repetir.
Traz a Judite de novo, para ela poder se expressar! 😂
Dona Judith tá uma senhorinha mas ainda tem uma vozinha firme e doce e e muito simpática ☺️❤❤