[Atualizado em 07/2022] Oi! A função que eu usei para gerar a equação da reta no gráfico (que vem do pacote ggpubr) arredonda os valores de uma forma não muito conveniente (arredondou o intercepto de 125,2 para 130, por exemplo). Então, recomendo alterar o código do gráfico para usar no lugar uma função do pacote ggpmisc: pacman::p_load(ggpmisc) ggplot(data = dados, mapping = aes(x = Publicidade, y = Vendas)) + geom_point() + geom_smooth(method = "lm", col = "red") + stat_poly_eq(aes(label = paste(..eq.label.., ..adj.rr.label.., sep = "*plain(\",\")~~")), label.x = 0.05, label.y = 400, parse = TRUE, coef.digits = 5) + theme_classic()
Cara Fernanda, acabo de correr o código acima e apesar de fazer um plot do gráfico não obtenho a equação como nos demais ggplot que vc experimentou e ainda vem esta mensagem. Vc teria alguma ideia do significado disto? geom_smooth()` using formula 'y ~ x' Warning message: Computation failed in `stat_poly_eq()`: missing value where TRUE/FALSE needed
@@ItaloCorage Eu gravei há dois anos, algumas funções mudam, alguns pacotes saem do CRAN. Faz parte. Mas dizer que precisa refazer todo o código é um exagero.
@@juliopontes9321 Não sei, mas tem que ler a documentação da função. As vezes as funções são atualizadas e passam a exigir outros argumentos além dos que eu preenchi aqui.
Sair de uma aula de Regressão Linear Simples sem entender "nada", achei que nunca iria aprender isso, ai uma amiga me indicou esse vídeo, nossa Fernanda, não somente aprendi a RLS, gostei e vi o quanto a didática faz a diferença, obrigado Fernanda.
Maravilha!!! Estou concluindo mestrado na UFSC e suas aulas me ajudaram muito. Você não tem ideia de como fez diferença. Aprendi a utilizar o R. Muito obrigado!!!!!
Eu sou formado em jornalismo, e por algumas ironias do destino, hoje o meu trabalho me exige o conteúdo abordado aqui. Achei que iria ficar mais perdido que cego em tiroteio, mas a Fernanda demonstrou didática e domínio incríveis, permitindo a um leigo o fácil entendimento de um assunto tão complexo. Lógico que me foi necessário, ter na bagagem, outros conhecimentos mais avançados em informática em geral e algumas experiências de mercado para fechar todo o raciocínio. Muito obrigado.
Olá Fernada, inicialmente gostaria de parabenizá-la pela organização do material e a didática para organizar o conteúdo. Estou aprendendo muito. Um abraço,
Senacional sua didatica, estou apaixonado pela suas aulas. Neste exemplo eu apenas incluiria um teste para verificar se a correlação entre as variaveis é estatisticamente siginificativa (lembrando que correlação não implica em causalidade).
Fernanda, parabéns por seu material. É muito claro e didático. Sou Prof de Física e pesquisador na área de ensino de Física. Seu material tem me poupado bastante tempo nas análises que desenvolvo. Obrigado.
Fer, eu adoro seus vídeos. Mts vezes variáveis quantitativas tem escalas mt distintas, então logaritimizar pode ser uma saída. Na sua saída da regressão o p está em notação científica, se quiser mudar isso é só rodar essa linha antes options(scipen = 999)
Oi, Naiara, agradeço. Já expliquei o scipen em outra aula, eu mantenho porque não me incomodo com a notação. E por mais que, dependendo da situação, matematicamente faça sentido logaritmizar variáveis, há algumas críticas a isso porque há perda de interpretabilidade. Não daria para interpretar os coeficientes diretamente da forma que eu interpreto. Acho que quando o objetivo é previsão (um foco Data Science), tudo bem, mas para usos acadêmicos essa perda de interpretabilidade é um problema.
Olá! Quer dar meus parabéns pela aula👏👏 Estou começando agora a estudar a linguagem R. Já assisti diversos videos , em inglês, francês e português, mas nenhum conseguiu ser tão didático quanto este. Novamente, meus parabéns.
Excelente video, muito útil, você explica muito bem, sabe muito adiciona informação que faz a diferença. PARABÉNS. MUITO OBRIGADO POR DISPOLNIBILIZAR UM VIDEO COM ESSA QUALIDADE.
Meu deus mulher eu te amo. Me ajudou demais, muito obrigado. Estou iniciando o mestrado e o meu conhecimento sobre estatística na graduação, foi muito básico ainda mais sendo Engenharia. Na época eu achava bem lindo pq eu estava levando um baile para as outras disciplinas AKA: Mecânica dos Fluidos e isso aliviava um pouco, kkkk.
Olá Fernanda, tudo bem?? Acho seu canal incrível e um dos melhores, senão o melhor, em ensinar estatística atualmente!! Tive uma dúvida, caso eu faça uma regressão linear simples em um período de tempo, no eixo X o ideal seria eu desconsiderar o ano em que o estudo se passa (como 2000,2001,2002...) e utilizar apenas valores "brutos", como "1, 2, 3, 4 ...." ? Digo isso porque fiquei com dúvidas na questão do coeficiente de relação entre o tempo e a segunda variável. Muito obrigado pelos seus vídeos!
Muito obrigada por compartilhar seus conhecimentos, Fernanda. Sua didática é ótima e com detalhes que nos ajudam a entender melhor cada parte dos resultados encontrados. Obrigada de verdade!!!!!!!
Fernanda você salvou a minha vida com esse vídeo hahaha eu sou tão ruim com estatística e você é muito didática. Te recomendei pra todo mundo da minha turma do mestrado hahaha Obrigada mesmo pelo seu conteúdo
Excelente vídeo (como o de costume). Os conteúdos têm me ajudado bastante para o meu TCC. Estou com uma dúvida... Se os dados não seguirem a distribuição normal, qual o teste a seguir?
Parabéns Fernanda pela sua didática na hora de explicar, tornando o entendimento muito fácil. Apenas uma questão relacionada a esse assunto, eu tenho interesse em saber mais sobre o uso do modelo linear generalizado e de como fazer R, vc já fez algum vídeo explicando sobre esse tema? Grato
Quando eu vejo a sintaxe para incluir a equação, eu penso que quem idealizou isso( o modelo), teve a clara intenção de dificultar, pra nimguem aprender, só pode! O R tem avançado tanto, os pacotes tem side cada vez mais interativos e intuitivos. Ai vem um modelo de sintaxe ( mais dificil que a formula da coca cola) tão dificil que até copiando voce se perde.
Oi, Fernanda, ainda vai demorar umas duas ou três semanas... Mas eu tenho o tutorial em SPSS, se quiser estudar a parte teórica/ de interpretação dos resultados. Talvez esse vídeo no SPSS + tutoriais em sites ensinando a fazer no R sejam suficientes. (Mas fico feliz de saber que você fica ansiosa esperando a minha explicação, rs)
Fernanda, eu estou estudando bastante os seus vídeos sobre SPSS e acho que me sinto mais confortável para trabalhar com esse programa! Você acha que em regressão eu posso sempre utilizar o SPSS ou seria melhor eu me dedicar um dedicar um pouco mais ao R e fazer por ele ? Obrigada ,desde já .
@@fernandaarruda5760 Oi, Fernanda, acho que tanto faz. O SPSS faz MUITOS tipos de regressão, não acho que saber só por ele te limitaria. Nada te impede de aprender também no R para saber usar os dois programas, mas o SPSS é super válido :)
Fernanda, seu canal é ótimooooooooooooooooooo, super indico. Estou com um problema. Não consigo inserir a equação na figura. Utilizei estes comando e os pacotes: pacman::p_load(dplyr, car, rstatix, lmtest, ggpubr, tseries,ggplot2,CausalImpact,readxl, readr,dplyr,tidyverse) Os comando foram: fig3
Fernanda e comunidade, como proceder caso os dados não sigam os pressupostos? Imagino, claro, que eu não possa simplesmente excluir ocorrências de meus dados. Fernanda, agradeço pelo conteúdo! Sua sabedoria e didática tem me ajudado de mais a me aprofundar na estatística.
Depende do pressuposto. Se você não tem independência das observações / tem heterocedasticidade, a opção é modelos mistos. Se o problema é a normalidade, a opção é usar modelos lineares generalizados, que assumem outras distribuições para os resíduos. Se o problema é tudo isso, há os modelos lineares generalizados mistos ;)
Oi, Fernanda! Parabéns pelo vídeo e material disponibilizado. Muito explicativo e você tem uma didática incrível. Eu fiquei apenas com uma dúvida: Na interpretação do beta1, aprendi que o consideramos como um bom estimador, não só pelo R2, mas via o nível de significância estatística, onde mais próximo de 1% mais significativo. Faz sentido ou uma melhor analise seria olhar pelo valor de P, conforme voce mencionou?
A gente vai avaliar tanto o R quadrado quanto o valor de p do beta. Acho que você está confundindo nível de significância com valor de p. Nível de significância é algo fixo, definido antes de se iniciar as análises. O valor de p que é algo calculado. Mas não faz sentido pensar que quanto menor o valor de p melhor. O importante é a comparação dele com o nível de significância (no caso, eu estou usando o padrão de 0,05). Recomendo os vídeos da playlist teórica que explicam esses conceitos ;)
Supondo que na sua planilha de dados você tem mais duas colunas: cidade (1, 2, 3) e período de tempo (1 e 2). Como seria o código para fazer a correlação entre publicidade e vendas, por exemplo, somente da cidade 3 no período 2? E a correlação entre publicidade e vendas no período 2? Ou seja, como posso condicionar a análise de correlação (publicidade x vendas) dependendo de uma uma outra coluna (somente onde for a cidade 3)?
Como eu faço para calcular o o-valor na segunda função que você plotou? Eu tentei utilizar a função summary, mas não deu certo. Parabéns pelo vídeo, super didático!
excelentes explicações (a melhor do youtube, pelo menos do que eu consegui encontrar). Uma dúvida. Por acaso estes resultados do modelo, que podem ser conferidos no summary, eles podem ser armazenados em alguma variável de modo que possam ser referenciados e utilizados, por exemplo, num parágrafo num arquivo R Markdown com `r `? Algo como dados.rr (ou qualquer outra sintaxe que seja) para poder citar qual foi o R²... o R² foi `r dados.rr`... Pode ser feito algo assim?
@@FernandaPeres Obrigado! Só aproveitando um pouco sua boa vontade (e dado que o help() da função não me respondeu isso dentro do RStudio), neste caso a sintaxe seria algo como `dados$rr`? E qual o identificador de cada resultado? (ou funciona como os gráficos gerados e vão saindo em sequência?)
Tem que usar modelos lineares generalizados. Não tenho vídeo sobre eles no canal, acho que não vou ter tão logo. Mas no canal Cientística eu sei que tem ;)
@@mauriciarocha8398 Provavelmente não. Mas recomendo o canal Psicometria Online, que é ótimo! O Bruno entende muito e tem tutoriais sobre PCA, análise exploratória...
Fernanda, tem como colocar uma condicional if dentro dos valores conhecidos? por exemplo, acima de 201 cds, eu quero que dê um erro, como se fosse no dev c++... existe essa possibilidade? Estou tentando usar regressão linear no meu mestrado, e preciso impor um valor limite... Me responder, porfavorzinho
Oi Fernanda, sempre ótimo ver suas aulas. Revejo coisa, aprendo coisas e melhoro minha didática para explicar. Você fala sobre poucos testes para homocedaticidade e cita o teste de levene. Há alguma restrição ao uso dele? Obrigado
O de Levene é o mais recomendado porque ele tem menos restrições. Por exemplo, o de Bartlett assume normalidade. Para o Levene isso será um problema apenas em distribuições muito assimétricas. Nesses casos, a sugestão é usar o de Brown-Forsyte. Mas, o mais comum é o de Levene mesmo.
[Atualizado em 07/2022]
Oi! A função que eu usei para gerar a equação da reta no gráfico (que vem do pacote ggpubr) arredonda os valores de uma forma não muito conveniente (arredondou o intercepto de 125,2 para 130, por exemplo). Então, recomendo alterar o código do gráfico para usar no lugar uma função do pacote ggpmisc:
pacman::p_load(ggpmisc)
ggplot(data = dados, mapping = aes(x = Publicidade, y = Vendas)) +
geom_point() +
geom_smooth(method = "lm", col = "red") +
stat_poly_eq(aes(label = paste(..eq.label.., ..adj.rr.label..,
sep = "*plain(\",\")~~")),
label.x = 0.05, label.y = 400,
parse = TRUE, coef.digits = 5) +
theme_classic()
Cara Fernanda, acabo de correr o código acima e apesar de fazer um plot do gráfico não obtenho a equação como nos demais ggplot que vc experimentou e ainda vem esta mensagem. Vc teria alguma ideia do significado disto?
geom_smooth()` using formula 'y ~ x'
Warning message:
Computation failed in `stat_poly_eq()`:
missing value where TRUE/FALSE needed
@@juliopontes9321 ocorreu a mesma coisa comigo
@@juliopontes9321 pela breve experiência que tive em outra aula, às vezes é necessário refazer todo código ou revisa-lo cuidadosamente.
@@ItaloCorage Eu gravei há dois anos, algumas funções mudam, alguns pacotes saem do CRAN. Faz parte.
Mas dizer que precisa refazer todo o código é um exagero.
@@juliopontes9321 Não sei, mas tem que ler a documentação da função. As vezes as funções são atualizadas e passam a exigir outros argumentos além dos que eu preenchi aqui.
Sair de uma aula de Regressão Linear Simples sem entender "nada", achei que nunca iria aprender isso, ai uma amiga me indicou esse vídeo, nossa Fernanda, não somente aprendi a RLS, gostei e vi o quanto a didática faz a diferença, obrigado Fernanda.
47 min valeram mais do que 4 meses no mestrado. Mesmo depois de tanto tempo do vídeo, ele hje ainda me salvou. Obrigado
Moça, eu estou cursando adm pública na FGV, suas aulas estão ajudando bastante, muito obrigado e viva o Brasil!!!
Tô na mesma, amg haudhaushahshs
Maravilha!!! Estou concluindo mestrado na UFSC e suas aulas me ajudaram muito. Você não tem ideia de como fez diferença. Aprendi a utilizar o R. Muito obrigado!!!!!
Eu sou formado em jornalismo, e por algumas ironias do destino, hoje o meu trabalho me exige o conteúdo abordado aqui. Achei que iria ficar mais perdido que cego em tiroteio, mas a Fernanda demonstrou didática e domínio incríveis, permitindo a um leigo o fácil entendimento de um assunto tão complexo. Lógico que me foi necessário, ter na bagagem, outros conhecimentos mais avançados em informática em geral e algumas experiências de mercado para fechar todo o raciocínio. Muito obrigado.
Não existem vídeos mais completos e didáticos sobre regressão q estes. PARABÉNS!
Obrigada!!
Me arrependo de não ter conhecido o canal antes, ótimo conteúdo, demonstra total domínio do assunto, parabéns
Olá Fernada, inicialmente gostaria de parabenizá-la pela organização do material e a didática para organizar o conteúdo. Estou aprendendo muito. Um abraço,
Suas interpretações dos pressupostos são ótimas. Na graduação aprendemos apenas a calcular a regressão sem levar em consideração esses conceitos.
Fernanda, muito obrigado! Saí do zero para "agora eu sei o que é uma regressão linear" com seu vídeo. E muito interessante a parte dos pressupostos!
Senacional sua didatica, estou apaixonado pela suas aulas. Neste exemplo eu apenas incluiria um teste para verificar se a correlação entre as variaveis é estatisticamente siginificativa (lembrando que correlação não implica em causalidade).
Muito útil, um caminhão de conceitos ... lembrei de muita coisa do green belt. Excelente Fernanda ! Valeu
Fernanda, parabéns por seu material. É muito claro e didático. Sou Prof de Física e pesquisador na área de ensino de Física. Seu material tem me poupado bastante tempo nas análises que desenvolvo. Obrigado.
Fer, eu adoro seus vídeos. Mts vezes variáveis quantitativas tem escalas mt distintas, então logaritimizar pode ser uma saída. Na sua saída da regressão o p está em notação científica, se quiser mudar isso é só rodar essa linha antes options(scipen = 999)
Oi, Naiara, agradeço. Já expliquei o scipen em outra aula, eu mantenho porque não me incomodo com a notação. E por mais que, dependendo da situação, matematicamente faça sentido logaritmizar variáveis, há algumas críticas a isso porque há perda de interpretabilidade. Não daria para interpretar os coeficientes diretamente da forma que eu interpreto. Acho que quando o objetivo é previsão (um foco Data Science), tudo bem, mas para usos acadêmicos essa perda de interpretabilidade é um problema.
Quisera eu ter visto essa aula 20 anos atrás...
MUITO boa... muito obrigado mesmo fernanda
Obrigada!! 🙃
Fernanda, você é genial nas suas explicações, no ritmo, nas palavras, na clareza!!! Surreal!! Muito obrigada!
Ahh, muito obrigada!! 😍
Olá! Quer dar meus parabéns pela aula👏👏
Estou começando agora a estudar a linguagem R. Já assisti diversos videos , em inglês, francês e português, mas nenhum conseguiu ser tão didático quanto este.
Novamente, meus parabéns.
Didática perfeita!
Deixa uma coisa complicada muito simples.
Parabéns e continue o conteúdo, POR FAVOR!!!!
Excelente video, muito útil, você explica muito bem, sabe muito adiciona informação que faz a diferença. PARABÉNS. MUITO OBRIGADO POR DISPOLNIBILIZAR UM VIDEO COM ESSA QUALIDADE.
Excelente aula, muito obrigado Profa. Fernanda!!!!
Que belo trabalho, Fernanda Peres! Seu vídeo ajudou um graduando na UFBA, em Salvador - Bahia. Obrigado!
Parabéns pela aula! Sua didática é incrível
Aula incrível!!! Minha esperança para a prova de econometria.
Meu deus mulher eu te amo. Me ajudou demais, muito obrigado. Estou iniciando o mestrado e o meu conhecimento sobre estatística na graduação, foi muito básico ainda mais sendo Engenharia. Na época eu achava bem lindo pq eu estava levando um baile para as outras disciplinas AKA: Mecânica dos Fluidos e isso aliviava um pouco, kkkk.
Incrível sua aula, viu? Estou preparando meu dados parciais e sua explicação ajudou bastante a começar a entender esse mudo de médias e índices rs
Quando agente faz o que gosta é maravilhoso! É isso que você transmite. Muito obrigado.
Ahhh, que comentário gostoso de ler!! Fico feliz de saber que transparece meu amor por análise de dados e por dar aulas ❤️
Que aula incrível! Sua didática é simplesmente perfeita, estou aprendendo muito com você! Parabéns e Obrigada!!!
Sou graduanda em ciências contábeis, fazendo estatística ll e esse vídeo salvou minha vidaaaaa!!! Obrigada por esse conteúdo super bem explicado
Parabéns, Fernanda Peres. Gostei muito, simples, direto e prático.
Excelente, Fernanda. simples e objetiva, sem firulas. Parabéns pelo trabalho. Ganhou um seguidor.
Excelente vídeo! Mesmo para iniciantes, uma super aula. Parabéns.
Fernanda você foi tudo pra mim
Olá Fernanda, tudo bem?? Acho seu canal incrível e um dos melhores, senão o melhor, em ensinar estatística atualmente!! Tive uma dúvida, caso eu faça uma regressão linear simples em um período de tempo, no eixo X o ideal seria eu desconsiderar o ano em que o estudo se passa (como 2000,2001,2002...) e utilizar apenas valores "brutos", como "1, 2, 3, 4 ...." ? Digo isso porque fiquei com dúvidas na questão do coeficiente de relação entre o tempo e a segunda variável. Muito obrigado pelos seus vídeos!
Melhor vídeo sobre regressão no R que assisti até agora. Muito didático e completo, salvou meu semestre em econometria, obrigada ❤️
Muito obrigada por compartilhar seus conhecimentos, Fernanda. Sua didática é ótima e com detalhes que nos ajudam a entender melhor cada parte dos resultados encontrados. Obrigada de verdade!!!!!!!
Me salvando nos trabalhos da faculdade, muitíssimo obrigado!
Olá Fernanda...vc eh uma professora incrível... extremamente didática!!! Vc tem previsao de mais videos... gostaria mto de aprender com vc sobre glm!
Fernanda, muito obrigada, você é maravilhosa, suas aulas são super completas, demonstrando grande dedicação
Parabéns pela didática! Incrível!!
Fernanda, voce salvou o meu semestre!! kkkkk Super didática! Sucesso na sua caminhada!
Que vídeo maravilho! Muito obrigada, me ajudou demais :)
Sempre excelente e me ajudando muito nas minhas aulas. Obrigado!!!
Obrigado, tipo obrigado mesmo. São pessoas como você que mudam a sociedade para melhor ! Continue sendo diferença !!!
Parabéns pela aula.
Fernanda você salvou a minha vida com esse vídeo hahaha eu sou tão ruim com estatística e você é muito didática. Te recomendei pra todo mundo da minha turma do mestrado hahaha Obrigada mesmo pelo seu conteúdo
Ownn, muito obrigada!!! Agradeço também a indicação! Fico feliz de ajudar a tornar a estatística algo mais acessível ❤️
Otima aula. Muito obrigada pela explicação!
Muito bacana, Fernanda! Estou praticamente refazendo minha matérias de estatística com você 😁
Muito bom, Fernanda!
Muitíssimo obrigado, agora sou seu fã e estarei por aqui. Vlw mesmo.
Cara, você é muito inteligente, parabéns!!
Excelente vídeo (como o de costume). Os conteúdos têm me ajudado bastante para o meu TCC.
Estou com uma dúvida...
Se os dados não seguirem a distribuição normal, qual o teste a seguir?
Parabéns Fernanda pela sua didática na hora de explicar, tornando o entendimento muito fácil. Apenas uma questão relacionada a esse assunto, eu tenho interesse em saber mais sobre o uso do modelo linear generalizado e de como fazer R, vc já fez algum vídeo explicando sobre esse tema? Grato
Muito legal!!! Me ajudou bastante em meus estudos!! Muito obrigado!!
Excelente como sempre, parabéns!
Eu explico isso no primeiro comentário aqui, fixado.
Excelente vídeo , meus parabéns👏👏👏👏👏
Fernanda muuuito obrigada pelo seu vídeo. Você explica muito bem, me ajudou mt.
Parabéns Fernanda... Ótima explicação
Excelente Fernanda, muito didático.
Inscrito, curtido e comentado com satisfacao!! Parabens pelo cuidado e didatica no ensino.
Muito bom o vídeo!! Você é super didática!! Esperando agora o vídeo de regressão multipla
Fernanda parabéns pelo conteudo, muito bom mesmo.
Excelente conteúdo!! Muito bom!
Quando eu vejo a sintaxe para incluir a equação, eu penso que quem idealizou isso( o modelo), teve a clara intenção de dificultar, pra nimguem aprender, só pode! O R tem avançado tanto, os pacotes tem side cada vez mais interativos e intuitivos. Ai vem um modelo de sintaxe ( mais dificil que a formula da coca cola) tão dificil que até copiando voce se perde.
Além do breush-pagan, tem o teste de white pra testar heterocedasticidade, bem como breush godfrey pra testar autocorrelação dos resíduos
Muito obrigada pelo vídeo. Adoro o conteúdo do seu canal
Ótimo trabalho. Parabéns pela explicação.
Aula mto boa, Fernanda!
Parabéns!
Muito obrigado, Fernanda
Esse canal é excelente! Parabéns!
Aula fantástica, muito obrigado!
Seu vídeo salva vidas, obrigado
Fernanda, seus vídeos são maravilhosos!
Quando você vai postar o de regressão múltipla ? Terei prova e estou aguardando ansiosamente a sua explicação.
Oi, Fernanda, ainda vai demorar umas duas ou três semanas...
Mas eu tenho o tutorial em SPSS, se quiser estudar a parte teórica/ de interpretação dos resultados. Talvez esse vídeo no SPSS + tutoriais em sites ensinando a fazer no R sejam suficientes.
(Mas fico feliz de saber que você fica ansiosa esperando a minha explicação, rs)
Fernanda, eu estou estudando bastante os seus vídeos sobre SPSS e acho que me sinto mais confortável para trabalhar com esse programa! Você acha que em regressão eu posso sempre utilizar o SPSS ou seria melhor eu me dedicar um dedicar um pouco mais ao R e fazer por ele ?
Obrigada ,desde já .
@@fernandaarruda5760 Oi, Fernanda, acho que tanto faz. O SPSS faz MUITOS tipos de regressão, não acho que saber só por ele te limitaria. Nada te impede de aprender também no R para saber usar os dois programas, mas o SPSS é super válido :)
Excelente vídeo. Muito útil
Fernanda, seu canal é ótimooooooooooooooooooo, super indico. Estou com um problema. Não consigo inserir a equação na figura. Utilizei estes comando e os pacotes: pacman::p_load(dplyr, car, rstatix, lmtest, ggpubr,
tseries,ggplot2,CausalImpact,readxl,
readr,dplyr,tidyverse)
Os comando foram:
fig3
Por favor, baixe de novo o script, porque ele foi atualizado. Essa função mudou desde que eu gravei o vídeo.
Você é a melhor!!!!!❤
Fernanda e comunidade, como proceder caso os dados não sigam os pressupostos? Imagino, claro, que eu não possa simplesmente excluir ocorrências de meus dados. Fernanda, agradeço pelo conteúdo! Sua sabedoria e didática tem me ajudado de mais a me aprofundar na estatística.
Depende do pressuposto. Se você não tem independência das observações / tem heterocedasticidade, a opção é modelos mistos. Se o problema é a normalidade, a opção é usar modelos lineares generalizados, que assumem outras distribuições para os resíduos. Se o problema é tudo isso, há os modelos lineares generalizados mistos ;)
@@FernandaPeres Muito obrigado pela luz Fernanda! Desejo tudo de bom.
Parabéns, Fernanda! Você foi incrível!! Ganhou mais um inscrito :)
Aula maravilhosa! Você é incrível!
Você é perfeita, muuuuito obrigada!!!!
Muito bom, suas aulas tem me ajudado bastante
Oi, Fernanda! Parabéns pelo vídeo e material disponibilizado. Muito explicativo e você tem uma didática incrível. Eu fiquei apenas com uma dúvida: Na interpretação do beta1, aprendi que o consideramos como um bom estimador, não só pelo R2, mas via o nível de significância estatística, onde mais próximo de 1% mais significativo. Faz sentido ou uma melhor analise seria olhar pelo valor de P, conforme voce mencionou?
A gente vai avaliar tanto o R quadrado quanto o valor de p do beta.
Acho que você está confundindo nível de significância com valor de p. Nível de significância é algo fixo, definido antes de se iniciar as análises. O valor de p que é algo calculado.
Mas não faz sentido pensar que quanto menor o valor de p melhor. O importante é a comparação dele com o nível de significância (no caso, eu estou usando o padrão de 0,05).
Recomendo os vídeos da playlist teórica que explicam esses conceitos ;)
@@FernandaPeres Perfeito, Fernanda! Foi uma confusão minha sim. Muito obrigado pelos esclarecimentos.
Obrigada pela explicação! Excelente!
Excelente explicação. Parabéns!
Supondo que na sua planilha de dados você tem mais duas colunas: cidade (1, 2, 3) e período de tempo (1 e 2). Como seria o código para fazer a correlação entre publicidade e vendas, por exemplo, somente da cidade 3 no período 2? E a correlação entre publicidade e vendas no período 2? Ou seja, como posso condicionar a análise de correlação (publicidade x vendas) dependendo de uma uma outra coluna (somente onde for a cidade 3)?
?
Olá Fernanda! Ótimo conteúdo! Uma dúvida, como calculo no IC95% do R2 ? Obrigado!
Como eu faço para calcular o o-valor na segunda função que você plotou? Eu tentei utilizar a função summary, mas não deu certo.
Parabéns pelo vídeo, super didático!
Muito boa a aula!! Tem me ajudado muito!
Didádica incrível :)
**didatica
Parabens pelo seu video!
excelentes explicações (a melhor do youtube, pelo menos do que eu consegui encontrar).
Uma dúvida. Por acaso estes resultados do modelo, que podem ser conferidos no summary, eles podem ser armazenados em alguma variável de modo que possam ser referenciados e utilizados, por exemplo, num parágrafo num arquivo R Markdown com `r `? Algo como dados.rr (ou qualquer outra sintaxe que seja) para poder citar qual foi o R²... o R² foi `r dados.rr`... Pode ser feito algo assim?
Podem, sim. Com o nome do modelo e o cifrão na frente, você consegue acessar cada um dos resultados e salvá-los em um objeto.
@@FernandaPeres Obrigado! Só aproveitando um pouco sua boa vontade (e dado que o help() da função não me respondeu isso dentro do RStudio), neste caso a sintaxe seria algo como `dados$rr`? E qual o identificador de cada resultado? (ou funciona como os gráficos gerados e vão saindo em sequência?)
Boa Noite! Excelente aula! Fernanda, você poderia ensinar como realizar a regressão com dados não normais e não homogêneos ?
Tem que usar modelos lineares generalizados. Não tenho vídeo sobre eles no canal, acho que não vou ter tão logo. Mas no canal Cientística eu sei que tem ;)
@@FernandaPeres Muito Obrigada mesmo! Você fará algum video com PCA?
@@mauriciarocha8398 Provavelmente não. Mas recomendo o canal Psicometria Online, que é ótimo! O Bruno entende muito e tem tutoriais sobre PCA, análise exploratória...
Fernanda, tem como colocar uma condicional if dentro dos valores conhecidos? por exemplo, acima de 201 cds, eu quero que dê um erro, como se fosse no dev c++... existe essa possibilidade? Estou tentando usar regressão linear no meu mestrado, e preciso impor um valor limite... Me responder, porfavorzinho
E se meus dados forem heterocedásticos ? Ou , como escolher modelos de regressão diferentes no R ?
obrigada , Fer
Amo as aulas! Regressao polinomial???
Oi Fernanda, sempre ótimo ver suas aulas. Revejo coisa, aprendo coisas e melhoro minha didática para explicar.
Você fala sobre poucos testes para homocedaticidade e cita o teste de levene. Há alguma restrição ao uso dele? Obrigado
O de Levene é o mais recomendado porque ele tem menos restrições. Por exemplo, o de Bartlett assume normalidade. Para o Levene isso será um problema apenas em distribuições muito assimétricas. Nesses casos, a sugestão é usar o de Brown-Forsyte. Mas, o mais comum é o de Levene mesmo.
@@FernandaPeres agradeço a resposta. =)
Aula maravilhosa!!!
Perfeito , so faltou um exemplo para prever caso eu invista x em publicidade
predict(mod,data.frame(Publicidade=X))
O foco era regressão para análise de dados, não com esse propósito Data Science de previsão. Um dia ainda gravo um vídeo mais focado nisso.
Como analisar a correlação serial? é possível fazer essa análise a partir dos gráficos?
Você é o máximo