Você tá certo brother, realmente é difícil porque na real só o amor mesmo pra investir tanto esforço nesse nicho no UA-cam que infelizmente dificilmente remunera esse tipo de trabalho. Mas teu feedback me motiva a seguir trabalhando irmão, obrigado. Fica ligado que a ideia é lançar um baita material de zabbix que vai deixar muita gente de treinamento pago chateado rs.
Bom dia, não sei se você vai conseguir me ajudar, trabalho em um colégio e a um tempo atrás tirei um firewall asa antigo que eu tinha aqui e coloquei um cluster proxmox de 3 nos com um servidor proxmox backup server com uns computadores usados que eu tinha, não consegui usar o ceph deu problema a máquina ficava migrando de um no para outro sem motivo nenhum, tentei colocar o corosync para rodar em uma vlan diferente, mas o ceph não funcionou adequadamente também, como para o que eu precisava não tinha necessidade critica, pois iria colocar um pfsense, um zabbix e um serivdor samba criei um pool zfs onde eu replico de tempos em tempos os dados isso vem me atendendo a um ano e meio, mas como essas maquinas são maquinas comuns e nós recebemos uma doação de uns servidores estou querendo fazer esse upgrade. Pensei em colocar os dois servidores que tem 64 gb de ram utilizando o glusterfs, teria a opção de colocar o ceph nos 3 servidores de 16gb mas não sei se vai rodar tmb, ainda tem os storages que vieram com Windows não sei como funciona essa questão da licença também, poderia colocar o truenas rs não sei, se tiver alguma sugestão agradeço, segue abaixo a configuração dos servidores. Vou entender se não puder responder pois sei que isso é quase uma consultoria. 1- Três servidores DL360e gen 8 HP com 16 GB de RAM e 2 HD Sata de 500GB dois processadores intel Xeon E52403 cada um. 2- Dois servidores Dl360 gen 9 com 64Gb de Ram e 4 hds Sas de 600 Gb com dois processadores Xeon cada um.
3- Dois servidores 1640 Storage hp StoreEasy com 4 hds de 3Gb cada já com o Windows StorageSrv2012r2 instalado.
Que presentão hein amigo :-) Eu não iria de Gluster, por uma razao simples... A ideia do Gluster é trabalhar como sistema de arquivos distribuidos, como um DFS da vida... Já o Ceph é um sistema de object storage elastico, que vai te garantir uma alta performance, redundancia e flexibilidade. Seja como for, você tem um sistema de storage apartado, então porque não integra-lo ao Proxmox? Você tem um mar de possbilidade ai com essa estrutura, é quase um sonho de muitos sysadmin rs Mas como eu penso essa topologia: 5 Nós no seu cluster PVE : Nesse cenário eu deixaria os três servidores (16GB RAM ) dedicados ao processamento das informações, enquanto os nós "4 e 5" (64GB RAM), ficariam dedicados ao Ceph. Os storages Windows você poderia compartilhar no seu Proxmox com iscsi ou qualquer coisa assim para armazenar dados mais estaticos.. tipo backups ou imagens de sistemas, templates etc... Considere dar uma aprofundada na conceituação do Ceph para entender melhor como ele trabalha a questão de alocação de memoria e a paridade dos dados. No nosso artigo eu abordo os conceitos iniciais, mas vale a pena depois dar uma aprofundada na documentação do proprio ceph (link de referencia no artigo): runbook.com.br/jornada-proxmox-ve-parte-4-ceph/
Muito obrigado, estou enviando de outra conta pq a uff excluiu os e-mails dos ex-alunos, vou dar uma lida com calma no seu artigo, mais uma vez obrigado pelo seu feedback e excelente trabalho realizado, eu já estava disposto a trocar as máquinas e deixar com o poolzfs replicando que é o que tem funcionando, minha vontade mesmo era usar o ceph mas esbarrei na configuração mínima, depois se quiser te mando o resultado de como ficou. Grato.
Não me lembro de um canal BR tão técnico quanto esse. Parabéns mano. Decola ✈️✈️✈️
Você tá certo brother, realmente é difícil porque na real só o amor mesmo pra investir tanto esforço nesse nicho no UA-cam que infelizmente dificilmente remunera esse tipo de trabalho. Mas teu feedback me motiva a seguir trabalhando irmão, obrigado.
Fica ligado que a ideia é lançar um baita material de zabbix que vai deixar muita gente de treinamento pago chateado rs.
Sensacional mano! Parabéns e mais uma.vez, obrigado!!!
TJ #RunbookBR #Proxmox
Continue assim que é sucesso.🙃
Obrigado pelo incentivo Fausto
Bom dia, não sei se você vai conseguir me ajudar, trabalho em um colégio e a um tempo atrás tirei um firewall asa antigo que eu tinha aqui e coloquei um cluster proxmox de 3 nos com um servidor proxmox backup server com uns computadores usados que eu tinha, não consegui usar o ceph deu problema a máquina ficava migrando de um no para outro sem motivo nenhum, tentei colocar o corosync para rodar em uma vlan diferente, mas o ceph não funcionou adequadamente também, como para o que eu precisava não tinha necessidade critica, pois iria colocar um pfsense, um zabbix e um serivdor samba criei um pool zfs onde eu replico de tempos em tempos os dados isso vem me atendendo a um ano e meio, mas como essas maquinas são maquinas comuns e nós recebemos uma doação de uns servidores estou querendo fazer esse upgrade.
Pensei em colocar os dois servidores que tem 64 gb de ram utilizando o glusterfs, teria a opção de colocar o ceph nos 3 servidores de 16gb mas não sei se vai rodar tmb, ainda tem os storages que vieram com Windows não sei como funciona essa questão da licença também, poderia colocar o truenas rs não sei, se tiver alguma sugestão agradeço, segue abaixo a configuração dos servidores. Vou entender se não puder responder pois sei que isso é quase uma consultoria.
1- Três servidores DL360e gen 8 HP com 16 GB de RAM e 2 HD Sata de 500GB dois processadores intel Xeon E52403 cada um.
2- Dois servidores Dl360 gen 9 com 64Gb de Ram e 4 hds Sas de 600 Gb com dois processadores Xeon cada um.
3- Dois servidores 1640 Storage hp StoreEasy com 4 hds de 3Gb cada já com o Windows StorageSrv2012r2 instalado.
Que presentão hein amigo :-)
Eu não iria de Gluster, por uma razao simples... A ideia do Gluster é trabalhar como sistema de arquivos distribuidos, como um DFS da vida...
Já o Ceph é um sistema de object storage elastico, que vai te garantir uma alta performance, redundancia e flexibilidade.
Seja como for, você tem um sistema de storage apartado, então porque não integra-lo ao Proxmox?
Você tem um mar de possbilidade ai com essa estrutura, é quase um sonho de muitos sysadmin rs
Mas como eu penso essa topologia:
5 Nós no seu cluster PVE :
Nesse cenário eu deixaria os três servidores (16GB RAM ) dedicados ao processamento das informações, enquanto os nós "4 e 5" (64GB RAM), ficariam dedicados ao Ceph.
Os storages Windows você poderia compartilhar no seu Proxmox com iscsi ou qualquer coisa assim para armazenar dados mais estaticos.. tipo backups ou imagens de sistemas, templates etc...
Considere dar uma aprofundada na conceituação do Ceph para entender melhor como ele trabalha a questão de alocação de memoria e a paridade dos dados.
No nosso artigo eu abordo os conceitos iniciais, mas vale a pena depois dar uma aprofundada na documentação do proprio ceph (link de referencia no artigo):
runbook.com.br/jornada-proxmox-ve-parte-4-ceph/
Muito obrigado, estou enviando de outra conta pq a uff excluiu os e-mails dos ex-alunos, vou dar uma lida com calma no seu artigo, mais uma vez obrigado pelo seu feedback e excelente trabalho realizado, eu já estava disposto a trocar as máquinas e deixar com o poolzfs replicando que é o que tem funcionando, minha vontade mesmo era usar o ceph mas esbarrei na configuração mínima, depois se quiser te mando o resultado de como ficou. Grato.
Tj