Como funciona o NHS - o sistema de saúde da Inglaterra

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 22 сер 2022
  • Inscreva-se no canal: / @morganasecco
    Instagram: / morganasecco
    Seguir no Facebook: / morgana-secco-85352736...
    Assine a newsletter: mailchi.mp/4af1a37f6fab/morga...

КОМЕНТАРІ • 270

  • @lyziapimenta8156
    @lyziapimenta8156 Рік тому +324

    DEFENDAM O SUS!... Muito bom, Morgana. Muito obrigada. As pessoas aqui precisavam agora entender como é um país em que não há serviço público de saúde, como nos Estados Unidos. Uma catástrofe. É comum gente que sofre acidente e pede para não ir para o hospital porque não terá como pagar. Mais comum do que se imagina. Uma catástrofe bem maior do que um serviço deficiente, que a gente pode lutar para ser aprimorado, é não ter acesso a qualquer tipo de assistência.

    • @alinebarbosa3296
      @alinebarbosa3296 Рік тому +35

      Olha eu concordo com você, mas isso não quer dizer que não temos direito de criticar quando algo não está legal, O SUS é pago com nossos impostos e assim como o IPVA, o IPTU temos direito de questionar. Ontem mesmo tive um mal atendimento e reclamei na ouvidoria. Defendo sim o SUS, mas ele não está imune ao questionamento como se fosse de graça, porque não é.

    • @gracie2375
      @gracie2375 Рік тому +22

      Voce esta enganada. Moro nos Estados Unidos e o servico publico e imenso para quem nao pode pagar, se chama Medicaid e e TUDO DE GRACA inclusive aos ilegais. Quem ganha acima de um salario minimo tem o Obama Care que tambem paga por quase tudo de servicos medicos. E quando voce faz 65 anos tem medicare que tambem e praticamente de graca para hospitalizacoes e uma mensalidade minima. Eu trablaho no setor de saude aqui a mais de 30 anos, formada aqui e sei do que estou falando. O NHS da Inglaterra que e como SUS so e bom dependendo aonde mora e a espera para tratamentos e examos pode ser muito longa. Tudo na vida tem seu preco.

    • @lyziapimenta8156
      @lyziapimenta8156 Рік тому +27

      ​@@gracie2375 Minha mãe morou boa parte da vida dela nos EUA, então conheço um pouco. Eu sei que, como é uma federação, os estados federados apresentam algumas diferenças. Mas, do que conheço, basicamente, são dois sistemas: Medicare, Madicaid. Medicare atende pessoas acima de 65 anos. Para ter acesso a ele, é preciso ter contribuído por pelo menos 10 anos com o sistema - não é atendimento universal, como no SUS ou no NHS. E é bem falho, bem restrito. Era esse sistema que o Obama estava tentando melhorar, incluindo exames preventivos - mas foi duramente criticado pelos ultraliberais privatistas do GOT.
      Já o Madicaid é financiado pelo governo federal e pelos governos estaduais; é voltado para população em geral, mas só para o pessoal de baixíssima renda. A grande maioria da população fica sem atendimento, só tem acesso a medicina privada, em geral via planos de saúde privados, grande parte através dos planos empresariais (ou seja, você precisa ter um emprego que paga parte do plano de saúde. A grande crise econômica que começou em 2008 deixou muita gente desempregada e sem atendimento algum). Há, sim, imigrantes ilegais que conseguem ser atendidos gratuitamente - mas, para isso, eles usavam o estratagema de inventar um social security number.
      A inexistência de um Serviço Universal de Saúde foi, inclusive, um dos fatores decisivos para a catástrofe que foi a pandemia nos EUA. A criação de um sistema desses é uma das pautas mais discutidas nas campanhas eleitorais à presidência nos EUA. Era a grande pauta do Obama.

    • @lyziapimenta8156
      @lyziapimenta8156 Рік тому +22

      ​@@alinebarbosa3296 Acho que a gente não só tem que criticar como tem que se empenhar para melhorar - e como podemos conseguir isso? Participando de forma consciente da vida pública do país - isto é, votando com consciência em quem quer melhorar o SUS, em vez de votar em gente que está louca para privatizar tudo e, para conseguir isso, degrada os serviços, precariza tudo, para que as pessoas acabem apoiando acabar com o sistema. Enquanto a gente vota em candidato que apoia o teto de gastos, e que inclui saúde e educação como "gasto", a gente não avança.
      A gente precisa conseguir superar essa impossibilidade de conversar sobre política, que é cultivada justamente por quem tem muito a lucrar com os nossos desentendimentos. Futebol é paixão, religião é fé - não se discutem. Mas política é a vida da gente. ❤

    • @laiseira7286
      @laiseira7286 Рік тому +1

      Aqui temos.... SUS e ótimo sim.....
      Cada dia melhor....agora atendem até quem tem seguro saúde...privado...e descontam do seu seguro.....bom né.
      Escolha o posto mais próximo de sua casa......ótimos médicos
      22...................

  • @calnca
    @calnca Рік тому +152

    Moro no interior de SP e acabei nesse minuto de assistir uma reportagem mostrando um rapaz de 28 anos que nasceu com um problema grave de esôfago, incompatível c a vida e foi operado pelo SUS.
    Hoje o rapaz, músico, homenageou o médico dando seu nome a escola de música.
    Tem casos e casos, mas ainda o SUS é uma benção em relação a outros países, alguns até desenvolvidos.

    • @luciaoliveira5827
      @luciaoliveira5827 Рік тому

      É bem parecido aqui no ceará o SUS

    • @janainamiranda8553
      @janainamiranda8553 Рік тому +2

      Concordo plenamente com você.
      Nunca precisei de algo do tipo cirurgia, mas já fui atendida pelo SUS, e fiquei bastante admirada com a eficiência e atenção que fui recebida, atendida e medicada.
      Tanto no centro do RJ, quanto no interior do Rio.
      Conversei com amigos que moram fora do Brazil, e sim nosso sus é perfeito. Tirando as pequenas reservas que nem tudo é extremamente perfeito.

    • @deidaracrvg3143
      @deidaracrvg3143 Рік тому

      ​@@janainamiranda8553 pelo amor de deus os hospitais públicos aqui no rio sai verdadeiros açougues

  • @AnGoofy
    @AnGoofy Рік тому +62

    O SUS é muito parecido com o NHS. As vezes da muita confusão e a pessoa vai direto para o hospital o UPA e não na UBS.
    O SUS é dividido em saúde primária , as Unidades Básicas (postinho de saúde), a saúde secundária, onde são as consultas com especialista, e o terciário que são os hospitais. O correto é passar pelo atendimento na UBS e encaminhados se necessários. As Unidades de saúde costumam ter farmácia básica junto e também a clínica odontologica. Claro que depende do tamanho e local da Unidade de Saúde. O que falo é pela minha experiência em trabalhar em uma. Nas UBS que trabalhei como psicóloga, tínhamos nutricionista, dentista e fisioterapeuta em algumas.
    Pelo SUS onde trabalhei a gestante tinha acompanhamento mensal, uma consulta com a enfermeira num mês e no outro com o médico, isso até às últimas semanas que daí passam a ser visitas semanais com o médico. A gestante tem acompanhamento de toda a equipe multiprofissional da UBS. E agendada visita a maternidade para que possa conhecer antes. Apesar de todos os problemas do SUS nas demora para atendimento com especialista, depois que consegue a sequência do tratamento segue normalmente.
    Valorizo muito o SUS.

  • @isabellaohl4617
    @isabellaohl4617 Рік тому +63

    Ola Morgana, sou enfermeira e moro e trabalho na Alemanha. O q eu percebo é q nós no Brasil somos muito bons em
    Prevenção. Na realidade os custos do tratamento de uma doença costumam ser mto mais altos do q a prevenção. Principalmente pq com uma prevenção bem feita acab não chegando a necessitar de tratamentos mais caros. Acredito que os europeus podem aprendem mais com nós sobre prevenção. Os médicos não entendem o conceito de check up, sem ter queixas. 😅 Mas nós brasileiros somos um pouco hipocondriacos tbm hahaha

  • @vovode3993
    @vovode3993 Рік тому +81

    O SUS é muito bom aqui. Viva o SUS. Fiz uma craniotomia pelo SUS menigioma 8cm no cérebro, tive um ótimo atendimento e terapia adicionais sem nenhum gasto. Gratidão. Semana passada me mandaram ir lá pois o meu preventivo estava vencido a 3 meses. Dentista funciona também em todos os casos. Moro em Florianópolis SC.

  • @brunacamargo986
    @brunacamargo986 Рік тому +20

    Muito legal, Morgana!
    Tenho uma amiga médica que sempre fala que o SUS é incrível, muito bem desenhado, e que quando surgem problemas costuma ser culpa da administração ou do repasse financeiro das Prefeituras. Então, galera, bora cobrar os prefeitos! Viva o SUS!

  • @GabrielaMartins-fv5lr
    @GabrielaMartins-fv5lr Рік тому +50

    Muito interessante! Comparando com o SUS é parecido, mas acho que em alguns quesitos o SUS tem uma maior facilidade de conseguir por exemplo um xecape geral sem ter algum sintoma e acho isso incrível, também tem o acompanhamento preventivo para fazer anualmente (papa). E aqui depois que os bebês nascem têm acompanhamento todo mês com o pediatra. Achei bem legal o conteúdo do vídeo ❤

    • @olindapaiva9923
      @olindapaiva9923 Рік тому +2

      NHS e excelentes,atendimento de primeira não tenho nada a reclamar,no 🇧🇷 também eunao tenho nada a reclamar,no Estado de Santa Catarina,Blumenau e excelente SUS.👏👏👏🇬🇧🇧🇷

  • @nataliaapennachioni
    @nataliaapennachioni Рік тому +14

    Oie! Eu sou enfermeira no Brasil e o relato é MUITO semelhante ao que é nosso SUS mesmo, a única diferença é a universalidade - aqui se você precisar de atendimento em solo nacional, não importa de onde vc é, se vc trabalha, ou se tem documento - você deve ser atendido.
    Achei tu muito esclarecida dos funcionamentos, necessidades e diretrizes. O sus de fato é inspirado no nhs
    É muito importante todos saberem que precisamos padronizar algumas coisas pra que mais gente tenha acesso, e ter bons guidelines também, mas que infelizmente as vezes algumas individualidades passam.
    Infelizmente as filas são grandes mesmo e a saúde pública passa por um processo de desfinanciamento, precarização dos profissionais e dos próprios equipamentos/materiais... mas aqui temos um poder grande nas mãos que são os conselhos, para fiscalização e deliberação das políticas de saúde. Pena que agora, com a terceirização, esses conselhos ficam mais de mãos atadas.

    • @pupeschneider
      @pupeschneider Рік тому

      Oi! Moro em Londres tb, e a universalidade existe aqui sim. Se vc tem algum problema e procura o setor de A&E (Accidents and Emergencies) de um hospital, vai ser atendido, não precisa sequer apresentar documentos.

  • @rosasilveiraandreani4650
    @rosasilveiraandreani4650 Рік тому +6

    Oi Morgana curto as suas redes sociais. Sou uma senhora de 64 anos, aqui eu uso o SUS, que está muito precário . Mas o que eu quero te falar é como você educa a Alice, gosto muito, e amo essa garotinha linda!! Criança tem que ser criança mesmo ter a ilusão da infância. Eu fui educada assim, e meus filhos também, e eu mesmo alfabetizei eles e aos três anos também sabiam ler e escrever. Te admiro muito, e ao seu marido também, pela simplicidade, carinho e leveza, como educa a Alice. Parabéns 👏 pela boa e bela educação da Alice. Beijos 😘😘 pra vcs e um beijo 😘 especial para a Alice

  • @bruttencourt
    @bruttencourt Рік тому +11

    Adoro almoçar te ouvindo!

  • @liliacavoto1635
    @liliacavoto1635 Рік тому +25

    Oiê! Faça,por favor, 1 tb da educação,escola creche.🌷

  • @israiltonpereiradasilva6971
    @israiltonpereiradasilva6971 Рік тому +2

    Eu morei na Inglaterra 10 anos, mais eu cheguei ai em 1988, funcionava muito bem. Eu tenho muitos parentes quem moram na Inglaterra a mais de 30 anos. o NHS esta quase falido hoje em dia, Mesmo se você não é legal no País eles atendem também caso seja uma emergência. (para tratamento me parece que só se for legal). Estive ai por 6 meses no ano de 2022, e encontrei um NHS com atendimento muito tumultuado, durante esses 6 meses eu fiquei doente fui para o hospital cheguei as 9H no hospital e só fui atendido as 19h, (pediram só o passaporte) e tinha ainda muita gente esperando inclusive idosos. O NHS não e mais o mesmo que antes, posso falar que o SUS no Brasil e bem melhor que o NHS. Meu cunhado que é cidadão inglês estava na fila de 2 anos para fazer uma cirurgia. Minha irmã que reside ai a mais de 30 anos paga plano de saúde no Brasil, e como ela vem todos os anos aqui ela faz todos os exames e ate mesmo tratamentos. lembrando que esse tempo de atendimento depende de que bairro que você mora na Inglaterra. Na minha opinião acredito que os planos de saúde nos estados na Inglaterra e algo que vai ficar cada vez mais comum. E parecido muito com o Brasil sim, mais hoje em dia no brasil o SUS está melhor. Gostaria de lhe dar os parabéns pelo seu canal, muito bom

  • @lumafischer5066
    @lumafischer5066 Рік тому +35

    Olá! Tudo bem?
    Que interessante...
    Meu marido é médico de família, do estado, aqui no interior do Paraná... e pelo que você falou, realmente é bem parecido com o SUS! 💚

    • @daniela8119
      @daniela8119 Рік тому +4

      Sou médica na SUS, e na minha cidade é quase exatamente assim e tudo funciona de forma eficiente e rápida. O tempo de espera de alguns exames não chega em 3 meses de espera ( realidade da minha cidade). Consulta com ginecologista é de uma semana pra outra. Eu que tenho unimed só consigo ginecologista para, no mínimo, um mês. O mais difícil são os pacientes mesmo. Não aceitam esperar 20 minutos por atendimento. 1/3 das consultas é de gente querendo atestado para não trabalhar. Se as consultas fossem 5 reais já diminuiria metade das consultas por coisas que não precisam.

    • @nataliaapennachioni
      @nataliaapennachioni Рік тому

      @@daniela8119 total!

  • @priscilac.2131
    @priscilac.2131 Рік тому +7

    Achei bem interessante a diferença...aqui no Brasil, pelo menos na rede particular, a gestante precisa convencer os médicos a fazer o parto normal (experiência própria TB)... Aí é o inverso rsrs parabéns pelo vídeo! Adoro a forma como vc se expressa!!!

  • @silvanacasagrande8723
    @silvanacasagrande8723 Рік тому +21

    Aqui no Brasil, ainda bem que temos o SUS.
    E tbm qto a exames temos bem mais facilidades, pois exames são muito importante, nos casos de doenças silenciosas, como diabetes é colesterol, já pode mudar a alimentação prevenindo piora dessas doenças.

    • @nataliaapennachioni
      @nataliaapennachioni Рік тому

      Aqui temos um programa que chama hiperdia, que são exames de sangue justamente pra essas doenças, que com diagnóstico precoce, acabam economizando um dinheiro do sistema de saúde. Mas não costumamos recomendar outros exames desnecessários de "check up", justamente pelos falsos positivos, que podem causar mais dano que benefício. Talvez (bem talvez) deve ter um programa semelhante lá pra a partir de determinada idade ou risco

  • @taniasena6603
    @taniasena6603 Рік тому +6

    Você é. maravilhosa parece. uma jornalista DEUS Abençoe sua família com saúde e felicidades .

  • @Suzane1967
    @Suzane1967 Рік тому +1

    qdo estive em Londres por intercâmbio me machuquei, coisa simples, e fui atendida c rapidez e eficiência no posto de saúde do bairro, q estava vazio, tranquilo e limpo. 😊👍

  • @carolinamontagner
    @carolinamontagner Рік тому +9

    Amo a clareza com a qual você se expõe, Morgana 🤎 adoro esse tipo de vídeo, acho legal conhecer um pouco mais sobre outros países.
    O que eu aprendi é: DEFENDAM O SUS! Por mais demorado que seja em algumas regiões, imagina ter que pagar como se paga nos EUA?

  • @gabriela300874
    @gabriela300874 Рік тому +4

    Muito parecido com o nosso SUS. Sou enfermeira da família e faço exatamente esse tipo de atendimento, pré-natal de baixo risco, as consultas domicialiares a puérperas e recém nascidos, e posteriormente o acompanhamento das crianças (puericultura) nos primeiros dois anos de vida.

  • @Tsukiyomi_
    @Tsukiyomi_ Рік тому +23

    Pelo que você falou, aqui no Canadá é bem parecido com UK, porém aqui só existe sistema público. Os GPs que vc mencionou são chamados de walk-in clinics aqui, mas a ideia é a mesma: médicos que são clínicos gerais atendendo os pacientes com não-urgências, mas que ainda assim precisam de atenção relativamente rápida (por exemplo, cistite).
    Sobre os check-ups, o que alguns médicos de família dizem aqui é que estudos demonstram que check-ups levam a intervenções não necessárias, podendo, em casos extremos, até levar à morte (por exemplo, um falso positivo para uma doença leva a uma cirurgia e o paciente morre durante o procedimento). De qualquer forma, minha médica de família atual faz check-up todo ano e foi até um dos motivos que mudei de médico de família, porque a nossa outra não fazia check-ups.
    O health insurance aqui (“plano de saúde”) cobre o que o sistema público não cobre: dentista, optometrista, medicamentos, fisio, terapia etc. Nós temos aqui em casa por causa do nosso trabalho e ajuda demais. Nós praticamente não pagamos nada relacionado à saúde, mesmo aqueles serviços que não são cobertos pelo sistema de saúde daqui.
    Sobre gestação, vou relatar o que ouvi das minhas amigas. Aqui se faz 2 ultrassonografias por regra (uma no primeiro trimestre pra datação e outra anatômica no segundo semestre), mas normalmente eu vejo que obstetras pedem de 3 a 4 (midwives costumam pedir o mínimo mesmo). Mas o acompanhamento é sério também, tudo baseado em evidencias. No Brasil há um exagero no número de exames, até se comparado com o que os consensos/guidelines recomendam.

    • @nataliaapennachioni
      @nataliaapennachioni Рік тому

      Perfeito! No Brasil há exagero nos planos privados, que acabam remunerando os especialistas desnecessariamente, mas quando acompanhei gestantes no SUS, fazíamos normalmente 3, principalmente pq a família gostaria da determinação do sexo da criança

    • @annakf
      @annakf Рік тому

      Moro no Canadá há 6 anos e tive duas gestações aqui. As ultrasonagrafias são solicitadas de acordo com a idade ou histórico de saúde da gestante. Menos de 35 anos e "saudavel", em geral se faz apenas uma ultrassonografia (de 22 semanas).
      As diferenças entre atendimento de midwives para obstetras é a atenção prestada e humanização do atendimento. Tentei um parto domiciliar (morava em Manitoba). Foi tudo gratuido. Após o nascimento ainda recebi ajuda com amamentação e cuidados, elas vinham na minha casa! Foram 3 visitas pós-parto. Assim nao precisava ir até o medico e sair de casa naquele periodo de neve. Foi otimo.
      Ja o segundo nasceu no hospital e nao consegui midwives. Foi totalmente diferente. Consultas em 5 minutos. Nada humanizado. Foi muito estranho pra mim.
      Tambem vejo que ha muitas diferenças entre as provincias. Hoje moro em Nova Scotia e aqui o sistema é infinitamente pior do que em Manitoba.

  • @marianasantiago3174
    @marianasantiago3174 Рік тому +6

    Eu uso o sistema de saúde público da Suécia. O grande desafio aqui é entender o modo como eles atendem. Não existe muitos exames preventivos, a maioria dos casos eles não fazem nem exames e só mandam descansar e tomar um analgésico. Em relação a gestação, estou com 23 semanas e ainda não realizei nenhuma coleta de urina, glicose ou até mesmo um hemograma. Mas temos que confiar que as taxas aqui são boas e quando for para o Brasil realizar mil exames 😂

  • @marianamanso8652
    @marianamanso8652 Рік тому +5

    Video essencial para aquelas pessoas que só reclamam do Brasil verem que até o Reino Unido tem problemas no sistema de saúde. 👏👏👏

    • @Bel-ek9wv
      @Bel-ek9wv 9 місяців тому

      Exatamente. Abç.

  • @analuizainacobastos4984
    @analuizainacobastos4984 Рік тому +3

    Oi Morgana.Bjs.Neste vídeo da pra ver o Brasil tem que ser valorizado também.Em todo lugar tem varios problemas,mas existe amor pelo país.Bjs 🎈🎈🎈🎈

  • @helenadeoliveira8639
    @helenadeoliveira8639 Рік тому +2

    Legal Morgana você nus conpartlhar o sistema de saúde do seu País

  • @evanioliveiragomesgoebel8693
    @evanioliveiragomesgoebel8693 Рік тому +1

    Obrigada por explicar tudo assim com tantos detalhes 🙂😸

  • @nancybroadcast
    @nancybroadcast Рік тому +2

    Obrigada Morgana, muito útil seu depoimento, abraços!

  • @priscilamonteiro2792
    @priscilamonteiro2792 Рік тому +2

    Adorei sua explicação.Obrigada

  • @victoriarangel7134
    @victoriarangel7134 Рік тому +5

    Adorei! A tendência na verdade é que a realização de “checkups” aqui no Brasil sejam cada vez menos incentivadas. Pois sabe-se que vários rastreios (rastreio é quando você procura por alguma alteração ou doença sem estar com sintomas), não são efetivos em prevenir, causam ansiedade nos pacientes, provocam procedimentos desnecessários, oneram e atrasam o sistema, para quem realmente precisa. A tendência é que hajam rastreios específicos em campanhas para casos em que cientificamente o rastreio faça diferença em determinada população de risco, como ocorre em campanhas específicas (câncer de mama e etc). Não sei se soube explicar muito bem, porque também ainda não entendo muito. Mas pesquisem sobre prevenção quaternária!

  • @elisabetemarques9802
    @elisabetemarques9802 Рік тому

    Morgana, obrigada, mto boa sua experiência passada pra nós, saúde e Sucesso sempre pra ti e tua familia🙏🏻💛✨

  • @rafaelacandido3602
    @rafaelacandido3602 Рік тому +1

    Amei saber da sua experiência

  • @giovanacontreras2123
    @giovanacontreras2123 Рік тому +2

    Gostei muito deste vídeo 👏👏 muito explicativo, vivo no interior de São Paulo e durante muito tempo utilizei o SUS, aqui em minha cidade pelo menos temos 3 opções: Postos de Bairro (consulta agendada com clínico geral e se necessário ele encaminha para algum especialista, podendo demorar alguns meses para as consultas, agora exames laboratoriais demoram em média de 2 a 3 semanas para ficarem pronto) outros exames podem demorar. A segunda opção é o Pronto Socorro no qual vamos quando estamos com algum tipo de problema que necessita uma certa urgência, este lugar pode demorar um pouco o atendimento (2 a 4 horas) e por último o hospital onde casos mais sérios são tratados. O que observei na pandemia é que o público estava um pouco mais preparado no sentido testes de covid, o resultado saia mais rápido. Agora no particular (utilizo convênio) as consultas são mais rápidas, exames também, mas em relação ao exame de covid por exemplo, mesmo pagando caro, demorava 10 dias úteis para sair o resultado. Então o SUS não é o bicho de 7 cabeças que o pessoal espalha por aí, óbvio que não podemos generalizar a questão do atendimento, pq em ambos sistemas de saúde estamos suscetíveis ao péssimo atendimento por parte dos profissionais.

  • @delmamarchetti9712
    @delmamarchetti9712 Рік тому +1

    muito bom esse vídeo nota 10 pra vc seus vídeos só vem para nós acrescentar parabéns bjs

  • @betyarbexcamargo8822
    @betyarbexcamargo8822 Рік тому +2

    boa tarde! ótimo assunto.

  • @mirelladuarte2365
    @mirelladuarte2365 Рік тому +11

    Ótimo vídeo!! Para o brasileiro que está acostumado com convênio no Brasil, de início acho complicado acostumar com o jeito que funciona a saúde aqui no UK!! Mas de forma geral é bom sim, meu marido precisou fazer uma cirurgia aqui e foi muito bem atendido!!! 🙏🏻

    • @janevicente1953
      @janevicente1953 Рік тому

      Estou saindo do plano de saúde, com muito medo. Mas pagar 4038 R$, eu marido e filho, é muito caro. Ainda estou pensando em deixar meu marido, pq ele vai fazer 76 anos e tem déficit de memória.

    • @mirelladuarte2365
      @mirelladuarte2365 Рік тому

      @@janevicente1953 Oii eu moro no UK!!! Ai no Brasil é muito complicado falar, usei o SUS somente quando criança, dps só convênio!! Tem cidades que funcionam melhor, tem cidades que não!!! Convênio é muito caro mesmo!! 😔

    • @halexiahagler5770
      @halexiahagler5770 Рік тому +1

      Muito diferente para quem tem plano no Brasil

  • @AlessandraLRocha
    @AlessandraLRocha Рік тому +2

    Muito interessante! As eventuais diferenças entre os sistema brasileiro e o britânico, também, são da ordem das especificidades de cada país. O bacana é mostrar que qualquer sistema convive sim, com aspectos positivos e negativos porque é impossível funcionar rigorosamente dentro de um protocolo que pudesse satisfazer integralmente as diferenças e as pluralidades humanas. Também é bom ressaltar a importância do sistema público de saúde, desmistificando a ideia de que ele existe para atender só aos mais vulneráveis e desassistidos, porque isso não é verdade. Nossos impostos são que custeiam as políticas públicas; portanto, somos todos responsáveis e beneficiários delas. 😊😊😊

  • @lucianaguimaraes9529
    @lucianaguimaraes9529 Рік тому +2

    Parabéns por tudo, pra começar! Vocês passam pra gente muitos bons sentimentos!!! Queria saber como funcionam os preventivos ginecológicos (Papanicolau, Mamografia, etc...) aqui no Brasil há muito incentivo e preocupação dos profissionais da saúde tanto no SUS quanto no atendimento particular. Obrigada e tudo de bom pra vocês!!!

  • @alicebarbosasantos7333
    @alicebarbosasantos7333 Рік тому +3

    Que Deus abençoe a vida de vocês! Que ocorra o parto da melhor maneira possível!🙏🏻❤️🥰

  • @BWL475
    @BWL475 Рік тому +5

    Realmente muito semelhante ao nosso SUS.

  • @valderezmedeiros7300
    @valderezmedeiros7300 Рік тому +2

    Eu sempre tive convênio qdo precisei de um transplante o convênio Master não cobriu à partir daí deixei de pagar e só uso o SUS UNIVERSIDADE SÃO PAULO. É claro que tem espera e demora e mas.faz todos os exames e se precisar cirurgias também.

  • @elisabetenakao3196
    @elisabetenakao3196 Рік тому +2

    Excelente vídeo! Parabéns

  • @cleidereginaoficial
    @cleidereginaoficial Рік тому +2

    Oi Morgana, amei o vídeo, achei um pouco diferente daqui do Brasil, no meu caso estou em SP capital e tem um pronto socorro e posto perto de casa, nas x que precisei, o atendimento foi muito bom e rápido, nas x que fiquei grávida e fui atendida pelo SUS o atendimento mensal era com o mesmo médico mas o parto também não, como já te disse anteriormente algumas experiências não foram agradáveis! Obrigada por abordar o tema, e ter contado em outros vídeos como foi com a Alice! Aguardo seus próximos relatos e ótimas experiências pra você dessa x bj

  • @lizags173
    @lizags173 Рік тому +1

    Obrigada ☺️ me ajudou num trabalho da faculdade

  • @joanacleliasoares3839
    @joanacleliasoares3839 Рік тому +2

    Que maravilha a saúde aí em Londres. Parabéns 👏igualzinho aqui no Brasil e em eapecial em belem do Pará kkk😂😂😂

  • @RaquelTips
    @RaquelTips Рік тому +2

    Vídeo muito esclarecedor! Pelo que vi, parece muito com o SUS daqui. Aqui em POA/RS, começa se cadastrando no posto da região, vem uma moça em casa e colhe informações e te dá o número de prontuário. Só fui no período de pandemia, e funcionam com acolhimento pela manhã e pela tarde, tem que pegar ficha. Daí é atendida por enfermeiro e/ou médico da família. E ele requisita exames, vê a saúde geral e pede encaminhamento se for o caso. Consegui com especialista e foi bem rápido, o posto liga pra você avisando o dia da consulta. Mas é mais fácil de conseguir exames de sangue, por exemplo, e exame preventivo (pra mulheres). Também tem as farmácias do posto, a possibilidade de atualizar as vacinas, de fazer teste de gripe/COVID... é bem completo. Algumas coisas demoram ou tem que insistir, mas nunca fica desatendido.

  • @soniaLanziani
    @soniaLanziani Рік тому +1

    Excelente vídeo e explicação de como funciona o sistema de saúde na Inglaterra. Abriu um ótimo debate sobre o Sus e o atendimento médico de outros países. O que falta para o Sus ser excelência em saúde pública é um sério investimento do Governo Federal e seu Ministério de Saúde no sistema. Show Morgana! 🙌🥰

  • @maramiranda4063
    @maramiranda4063 Рік тому +2

    Aqui em MG, no SUS, na minha cidade pelo menos,vc não escolhe a equipe, porém, na maioria das vezes é o mesmo médico que te acompanha durante toda a gestação, inclusive no parto. A minha gestação foi assim.

  • @milla09_
    @milla09_ 4 місяці тому

    Obrigada Morgana, estava na duvida se ia ter o meu bebe aqui em UK ou em Portugal. E definitivamente vou para Portugal! Obrigado ☺️

  • @cristianewalling5305
    @cristianewalling5305 Рік тому +2

    Penso que vai de hospital para hospital, e a mesma coisa acontece com os GPs, por exemplo no meu parto fiquei em apartamento só por três dias, ano passado fiz tratamento de saúde em um hospital particular, e publico todo o tratamento pelo NHS, Muito bem atendida graças a Deus, já na região que estou morando atual no início o GP deixou a desejar. Mas no geral é bem isso. Muito boa sua explicação.

  • @annamariabarboza789
    @annamariabarboza789 Рік тому +2

    Aqui no Brasil - São Paulo Capital a espera para Cirurgia Ortopédica é de até ou mais de 05 anos.

  • @brunacarolyne9528
    @brunacarolyne9528 Рік тому

    Obrigada amo seus vídeos

  • @biancabremer6134
    @biancabremer6134 Рік тому +2

    Eu estou gestante na Australia e acho q de forma geral o atendimento é bem parecido. Eu estou tendo acesso ao servico do birth centre, q é bem mais detalhado e eu estou com a mesma equipe durante a gestacao toda, e estou bem contente com isso. Sempre tive plano no Brasil e eu estou gostando muito da forma como a gravidez tem sido gerenciada aqui, de forma mais tranquila e menos hospitalizada. Se td for bem no meu parto, a ideia tb é sair em 6hs mais ou menos, e as midwives visitam em casa nas 4 primeiras semanas.
    Boa sorte na sua gestacao!!

  • @mariacristina0706
    @mariacristina0706 Рік тому +2

    Morgana, o SUS é o melhor sistema público de saúde das Américas!

  • @lauraaraujo2523
    @lauraaraujo2523 Рік тому +3

    Muito interessante essas informações Morgana, obrigada por compartilhar... Gostaria de deixar apenas algumas observações, sou enfermeira e mestranda em saúde coletiva e é interessante a forma como eles lidam com algumas questões por aí, principalmente com relação a autonomia das pessoas diante dos processos de saude/cuidado por exemplo ( a mulher pode optar pelo local de parto, liberação de acompanhamento mais extenso durante os primeiros anos de vida) fico pensando o quanto isso pode ser benefico, porém não aplicável (ainda) no Brasil, pois ainda temos variáveis que influenciam nas condições de saúde das pessoas, principalmente das mais vulneráveis socialmente e nível de educação/conhecimento sobre o próprio corpo e saude. Obrigada pelo relato ❤

  • @lidiamiscosse7830
    @lidiamiscosse7830 Рік тому +4

    O S US realmente é muito bom aqui no Brasil

  • @marizafrancisca3767
    @marizafrancisca3767 Рік тому +2

    Muito boas suas explicações! Pensei que o SUS por aí fosse de primeiro mundo, me enganei , aqui muitas vezes precisamos de sorte para um atendimento digno.

  • @joicehert619
    @joicehert619 Рік тому +5

    Sus na minha cidade é muito melhor que o NHS daqui!
    Saúde no Brasil pode não ser das melhores mas os nossos médicos são muito mais muito melhores!

  • @alicedoscachos
    @alicedoscachos Рік тому +2

    Eu sou de Foz do Iguaçu Paraná e já sofri muita negligência no SUS, incontáveis vezes, hoje eu trabalho muito pra poder pagar por exames no sistema privado pq eu quase morri, minha mãe, minha irmã, meu marido muito descaso com a saúde demora de atendimento de horas, atravessar a cidade inteira por uma consulta com especialista em ortopedia muita humilhação pra se ter o mínimo de atendimento

  • @antoniaveras1166
    @antoniaveras1166 Рік тому +1

    Muito curioso... Ótima explicação 👏🌹

  • @elenirfatimadossantosfatim7575

    Obrigada pelo videos MORGANA SAUDE em primeiro Lugar.

  • @elenicenunes578
    @elenicenunes578 Рік тому +1

    Muito bom

  • @vanessahenriquesvany9515
    @vanessahenriquesvany9515 Рік тому +1

    É isso mesmo!!!Otimo👏... #defendamosus

  • @janeteramosdefreitas77
    @janeteramosdefreitas77 Рік тому +1

    Excelente vídeo!

  • @AnamariadasilvaMaria-xj6dt
    @AnamariadasilvaMaria-xj6dt 2 місяці тому +1

    Eu gostei deste video

  • @MariaInes-xi3bp
    @MariaInes-xi3bp Рік тому

    Morgana por favor coloca mais vídeos da Alice.Ela é muito linda e fofa,os vídeos da Alice fazem muita falta..bjs

  • @brunacarolyne9528
    @brunacarolyne9528 Рік тому +1

    adorei saber

  • @lumafischer5066
    @lumafischer5066 Рік тому +1

    Adorei!

  • @michellenascimento3450
    @michellenascimento3450 Рік тому +1

    Show esse vídeo!!! Adoro te acompanhar 😍... tenho 2 filhas da mesma idade das suas...faz um vídeo sobre escolas aí! 😊

  • @marciasegala1916
    @marciasegala1916 Рік тому +1

    É igual ao Canadá. Morei dois anos em Quebec City e usei o sistema de saúde pública lá. O visto do meu marido que era de trabalho (área da TI) permitia o uso.

  • @taniaandrade5476
    @taniaandrade5476 Рік тому

    Tenho 69 anos e já tive 2 avcs, uso o sus a vida toda e sempre fui bem atendida, salvo as esperas pelo atendimento, mas faz parte, já esperei 11 horas após a triagem. Mas hospitalizações foram muito boas agradeço pelo SUS.

  • @tilugandi463
    @tilugandi463 Рік тому

    Muito bom saber. Obrigada.
    Obs : o SUS é imprescindível!

  • @soniasoaresdemelo4562
    @soniasoaresdemelo4562 Рік тому +3

    No Brasil se tivesse o médico da família seria muito bom pq ele acompanha a família no geral e isso facilita o diagnóstico! Minha filha mora na Itália e pelo q vc falou é muito parecido c o sistema de saúde por lá!

    • @ferpallegari12
      @ferpallegari12 Рік тому +1

      No Brasil temos as ESF, que são compostas, além de médico, por toda uma equipe de saúde da família. Cada bairro tem a sua, e a família que reside no bairro faz seu acompanhamento todo com essa equipe.

  • @marialuizacarvalho7617
    @marialuizacarvalho7617 Рік тому

    Aqui também, em alguns hospitais, ficam em box com cortinas.

  • @lu871
    @lu871 Рік тому +2

    Ótimo que o NHS seja um direito gratuito a pessoas residentes/com visto na Inglaterra, e não um atendimento universal gratuito. No outro extremo está a folia aqui na Argentina em que qualquer pessoa que cruza a fronteira pode ser atendido gratuitamente, usurpando e precarizando um sistema sustentado por quem aporta impostos no país, sejam argentinos ou residentes.

  • @joanabatista3154
    @joanabatista3154 Рік тому

    Amei o vídeo

  • @mafedatto1
    @mafedatto1 Рік тому

    Muito bom, Morgana! Concordo com o comentário abaixo sobre a Europa ter muito que aprender com o Brasil em termos de prevenção. Você esqueceu de mencionar que nós mulheres temos aqui o cervical screening a cada três anos! E eles mandam carta e cobram até você ir!

  • @tatianebiagiollicadei5013
    @tatianebiagiollicadei5013 Рік тому +1

    Sou gestante como você Morgana de 24 semanas
    O sistema SUS aqui está bem parecido pleo menos na minha região ( interior de São Paulo) a única diferença que temos o próprio Ginecologista durante as consultas que são mensais
    No meu caso estou com hipertensão e existe um atendimento ao alto risco com exames mais detalhados e acompanhamento mais direcionado
    Quanto ao parto existe uma lei que dá o direito a mãe escolher o tipo de parto mas infelizmente na maioria eles tentam o natural mesmo as vezes com risco.
    Não se pode escolher o médico a não ser que tenha um plano de saúde ou pague particular.
    Somente as medicações que a maioria não se encontra na rede pública os que são prescritos e acabamos tendo que comprar .
    Obrigada por compartilhar sua rotina conosco e o sistema aí... Beijo na Alice

  • @luizalage
    @luizalage Рік тому +4

    Pra quem tem curiosidade sobre como são os partos com as Midwives, no canal Our Stories aqui no YT tem uma série sobre isso. Muito legal! Dá pra ver as diferenças, com algumas coisas boas e outras ruins também. ua-cam.com/video/XlxNbw3xpCM/v-deo.html

  • @silviasimeao7550
    @silviasimeao7550 Рік тому +1

    Sobre o acompanhamento gestacional é bem semelhante ao SUS, pelo menos aqui no Rio de Janeiro. Acho que quase idêntico, tirando a opção do parto em casa.

  • @isabelandrademourarodrigue3891

    Essa de crise no sistemas públicos de saúde deve ser geral. Em Portugal está na mesma

  • @claudiacadetoria1226
    @claudiacadetoria1226 Рік тому

    esse batom ficou muito bom em você

  • @francianegomessousa5475
    @francianegomessousa5475 9 місяців тому +1

    Nessa questão de exames preventivos e diagnósticos o Brasil está muito à frente, ao contrário de que muita gente pensa

  • @mariaaparecidatrentini1296
    @mariaaparecidatrentini1296 Рік тому

    Obrigada 💜

  • @creuzenirbezerradasilva3711
    @creuzenirbezerradasilva3711 Рік тому +1

    Boa tarde 😘😘

  • @angelpodda
    @angelpodda Рік тому +1

    Gostei de saber como funciona o sistema de saúde aí. Reparei que a personal organizer mudou até os livros atrás de vc de lugar 🤩

    • @MorganaSecco
      @MorganaSecco  Рік тому +2

      Isso fui eu mesma, ela ainda não chegou no escritório, hehe.

  • @gessicaberlt6733
    @gessicaberlt6733 Рік тому +1

    AMOO

  • @enisiogordo7649
    @enisiogordo7649 Рік тому +2

    Nao teria coragem de ter um filho assim, eu me preparei para engravidar, tinha um ginecologista obstetra que me acompanhou no pré Natal
    Ele é daqueles médicos que são carinhosos, que te passam calma.
    Eu tenho 1.84 é meu marido 1.96 cm e engordei 20 kilos na gravidez, estava com 70 kg e cheguei a 90 kgs no fim da gestação.
    Quando eu cheguei no hospital, as enfermeiras duvidavam que eu estava em trabalho de parto,
    Por causa da minha tranquilidade.
    Meu parto foi natural, minha filha nasceu com 56 cm e 4.970kgs.
    Eu saí do hospital com treze quilos a menos.
    Nao teria coragem de ter um filho que eu conheceria o médico na hora do parto.
    Eu tive sorte , já cheguei no hospital com 8 de dilatação.
    Comecei a sentir contração às dez para uma da manhã e ela nasceu as dez para sete da manhã.
    Adorei ser mãe, ela também fez força para nascer e foi bem emocionante.
    O hospital todo veio verba neném que parecia ter 3 meses

    • @MorganaSecco
      @MorganaSecco  Рік тому +2

      Que bom que você tinha condições de ter seu próprio médico e que teve uma ótima experiência! 😊

  • @isabelandrademourarodrigue3891

    Quanto a consultas preventivas há doencas silenciosas que podem ser tratadas previamente , p.ex cancro , tensão alta, diabetes

  • @eloisaelena9761
    @eloisaelena9761 Рік тому +2

    Ao viajar para o exterior os brasileiros devem pedir na Secretaria de Saúde de sua cidade uma autorização para serviços de saúde nos países com os quais o Brasil tem convênio com o INSS. Levar o passaporte e a passagem para obter este serviço gratuito.

  • @naudaholanda6991
    @naudaholanda6991 Рік тому

    VAMOS DA VALOR MAIS SOS DO BRASIL❤❤❤❤❤❤

  • @LuciaHelena-vy9fx
    @LuciaHelena-vy9fx Рік тому +1

    Acompanhando "Grande Londres" assisti o relato de uma brasileira, que mora em Londres, com marido e dois filhos que informou de muitas dificuldades que ela passa com problemas de saúde, tratamentos, meses de espera para uma consulta, etc.

    • @MorganaSecco
      @MorganaSecco  Рік тому +1

      Como falei relatei nossa experiência, podem existir experiências diferentes, especialmente de quem precisa mais do sistema de saúde.

  • @Bargi16
    @Bargi16 Рік тому +8

    Muito bacana, gente. Aparentemente, é melhor que o SUS. De todo jeito, até aqui no Brasil está melhor que em alguns lugares, como nos EUA, por exemplo. Defendam o SUS. A ideia é incrível, só falta ser aplicada direito. PS: Tenho percebido que a Alice reproduz as mesmas entonações que a Morgana coloca nas palavras. Kkk Reparem na Morgana falando "olááá" no início do vídeo e vejam algum em que a Alice diz também. Acho que no vídeo dos nomes pra bebê, ela faz isso, o "oláá" é idêntico! Que gracinha! Kkk Eu sempre me inspirei muito na minha mãe também!

    • @camila.cads5
      @camila.cads5 Рік тому +2

      Só faltou aparte do preventivo lá no NHS, pois no SUS é feito

  • @anandradeee
    @anandradeee Рік тому +2

    Amei o sistema daí. Acho que aqui no Brasil a gente é muito ligado em exames preventivos, pra mim chega ser chato, eu odeio. Só vou em médico quando está precisando mesmo, isso pq eu tenho plano de saúde. Queria que aqui fosse assim! As pessoas até me julgam quando eu falo que não costumo frequentar médico.

  • @joicehert619
    @joicehert619 Рік тому +1

    Nhs está com um déficit muito alto com mais de 1 milhões de libra.
    Preventivo aqui e só depois de 25 anos e é feito de 3 em 3 anos.

  • @annebondarczuk306
    @annebondarczuk306 Рік тому +2

    Achei incrível ter a possibilidade de ter parto em casa pela saúde pública 😱 aqui no Brasil as equipes de parto domiciliar são caríssimas e geralmente nenhum plano cobre , são equipes especializadas

  • @daianeribeirodossantos9105
    @daianeribeirodossantos9105 Рік тому +5

    Sou enfermeira do SUS aqui no Paraná. Já estudei no mestrado sobre o NHS. Muito interessante. Seu vídeo relata muito bem o sistema de saúde britânico. Acredito que os brasileiros deveriam defender mais o SUS, muitos procedimentos aqui no Brasil só são realizados pelo SUS. Por exemplo: tratamento para HIV, transplantes, a maioria dos tratamentos para câncer. Lógico que ainda precisamos melhorar muito. Mas o SUS deve ser defendido. Até porque a idéia do atual governo é a privatização e incentivo aos planos privados. O que iria prejudicar ainda mais o acesso a saúde. Viva o SUS. Obrigada pela explicação do NHS.

  • @elizabetebatistadeamorim5372

    Não tenho oque reclamar do sus aqui em Minas Gerais, acabei de fazer alguns exames de rotina pelo sus o medico pediu como preventivo sem eu ter qlqr sintoma.

  • @valtrudesdasilvapenzlien972
    @valtrudesdasilvapenzlien972 Рік тому +1

    Eu tenho plano de saúde mas já usei o SUS a diferença é grande

  • @mariabarbosa282
    @mariabarbosa282 Рік тому +1

    Muiyo bom

  • @fervieirasantos
    @fervieirasantos Рік тому +3

    Eu tô acompanhando com uma médica particular, mas quem fará o parto mesmo na rede privada, vai ser quem estiver de plantão, assim como foi com meu primeiro filho. Aqui hoje em dia os médicos da rede privada cobram a disponibilidade do parto, então se você quer fazer com quem te acompanha precisa pagar uma taxa bem alta kkkkkkk

  • @patriciapepe4046
    @patriciapepe4046 Рік тому +1

    As unidades de saúde aqui em Salvador BA É ASSIM MÉDICOS DE FAMÍLIA E DEPOIS SE HOUVER NECESSIDADE ENCAMINHA PARA O ESPECIALISTA..... SEI PQ MINHA FILHA MAIS VELHA E MÉDICA DE UMA UNIDADE DE SAÚDE DAQUI DE SALVADOR .