@@KunaiZz Nesse caso, estamos falando sobre cotas raciais, que são as reservas de vagas em instituições públicas ou privadas para grupos específicos classificados por etnias, na maioria das vezes, negros e indígenas. Como já deve saber, há uma exclusão social com a população negra, por isso existe a cota. O comentário no qual esse racista chamou de cota o esforço da jornalista, ele quis dizer que, ela só conseguiu chegar aonde chegou através de cotas.
Sou negra e quero ser jornalista. Essa moça é uma enorme inspiração, espero um dia ser tão incrível quanto ela 💜 Edit: Misericórdia eu não achei que ia ter mais de 200 pessoas curtindo isso, mas obrigada todos que tão mandando mensagem positiva e quem tá falando que eu sou vitimista ou quero ser vítima, meus sinceros: ata bom. Venho de uma família que batalhou muito e baralho muito para chegar aonde eu quero estar, a última coisa que sou aqui e qualquer outro negro que possa estar a procura de representatividade é vitimista.
O que tem a ver sua cor? não fique com vitimismo não se diminua, você tem a mesma capacidade do que qualquer outro. Estude se esforce e conseguirá assim como ela!
Com certeza você será. Apesar da dificuldade por causa da nossa cor . porque sempre que temos que fazer três vezes mais que uma pessoa de pele clara . se você se manter no foco. Você vai!
Eu ia dizer quase a mesma coisa! E então aproveitei para pegar carona no teu comentário, Sthefani. Ela é maravilhosa, muito carismática e tem uma cadência de voz muito agradável. Sem falar, claro, da desenvoltura e carisma.
Sempre achei curioso o nome “vermelho” em português. Em espanhol é “Rojo”, em francês é “Rouge”, em italiano é “Rosso”. A palavra “Vermelho” destoava muito das demais. Agora, finalmente, aprendi a origem. Obrigada!
Melhor que as aulas que eu tive na escola, foi da filosofia à física, com muita simpatia e competência. Ótimo Malu parabéns BBC Abraços e saudações nordestinas
Com 45 minutos na Internet estudando, o indivíduo aprende mais do que com um professor da rede pública que só sabe mandar os alunos copiar do quadro. Pena que estudar em casa não é legalizado, perdi tanto tempo na escola, com esse tempo poderia estudar outras coisas mais lucrativas, mas como estado acha que tem que decidir oq é melhor para o indivíduo, me ferrei
@@nordkis4834 talvez, você seja autodidata. A maioria dos alunos da rede pública não são autodidata. Eles tem dificuldade de pesquisar no próprio livro didático. Imagine pesquisar na internet onde o conteúdo é extenso? A dificuldade desses alunos tem origem no hábito e disciplina que não recebem de seus pais... De fato, o ensino escolar está ultrapassado, mas, acredite, uma pesquisa e produção do conteúdo de um vídeo como esse dura muito tempo... Ou seja, estudar na internet tem tanto obstáculos quanto estudar em uma escola ultrapassada... Se o aluno não sabe pesquisar e interpretar, não adianta ter todo o extenso conteúdo a disposição...
@@FootBall-bf2xl pois é... a educacao em casa.. ela ainda é um diferencial de classe. A escola por mais caótica que seja é o lugar onde muitas pessoas se formam.. além disto aprendizagem se dá por interação e a pandemia está escancarando isto à medida que muitos estao em casa.
Não costumo comentar em vídeos, mas aqui se faz necessário: essa jornalista é um amor! Muito eloquente, além de ser impossível não dar um sorriso assistindo ao vídeo.
Exatamente. Sinto falta de quando o UA-cam não recomendava "sempre os mesmos vídeos" vc vinha assistir um meme e quando via estava aprendendo sobre física.
Adoro a forma como você gesticula e se comporta frente a câmera parece muito mais natural que outros do mesmo canal. O conteúdo fica fluido com certo humor e suavidade.
@@lucasfernandes1645, mesmo considerando que criancas e adolescentes podem estar entre os espectadores? De modo que os gestos, de um modo geral, podem capturar com mais eficiência a atenção deste público? Assim considerando, você ainda enxerga a demasia (como desmesura, desnecessidade, portanto) ?
@@emersongatti4426 KKK, Emerson, CLARAMENTE, é você que não sabe interpretar texto, no meu comentário SOU EU que digo que a gesticulação é demasiada. O Gustavo Antonio soube interpretar, só você que não meu querido. Leia antes de responder, se não entendeu, pergunte, melhor do que passar por isso.
@@gustavodemacedo1595 De acordo, nesse cenário descrito por você, sim gesticulação é um ótimo fator para exemplificar e etc, mas digo por experiência que, em determinados assuntos, a gesticulação em demasia pode até levar a interpretações erradas do tema em questão, claro, não foi esse o caso.
Eu amo a cultura grega, em grego antigo as cores são chamadas assim: Leukós - branco Mélas - negro Kýanos - azul Erythrós/Kókkinos - vermelho Xanthós - amarelo Khlôrós - verde Rhódos - rosa Porphyrós - roxo
Acho que isto é um comentário excludente. Vamos elogiar as características profissionais, sem diminuir as pessoas que não foram favorecidas nas qualidades por vocês levantadas.
Eu sempre achei que a conotação "negativa" da palavra negro ou Preta tinham haver com a escuridão, ou o medo do escuro ou da noite. Já vi a morte ser descrita como adormecer, que tem a ver com noite, quando você fecha os olhos tudo fica escuro por isso preto pro luto, mercado negro por que é feito as escondidas onde ninguém vê provavelmente a noite ou na escuridão. O oposto de algo feito as claras a luz do dia. Indo além quando penso no negro como maldade penso em alguém que ataca pelas sombras algo como o dracula que usava preto, mas era caucasiano. Enfim, se faz sentido o que estou dizendo, mas é assim que eu penso.
É isso mesmo, mas a moda é problematizar e falar que tudo é racismo. Claro que tem usos que derivam do racismo e esses devemos parar de usar, mas a maioria dos exemplos que ela trouxe não tem nada a ver.
Até que fim alguém coerente. Parabéns pela colocação. Chega da desânimo TD quererem dizer que é racismo... Sobre o luto, tecido em necrose (morto) fica preto. Faz sentido a morte ser associada a tal cor.
Em Italiano existe também a palavra "nere" que signifca "escuro", a junção de "sere + nere" significa noites escuras. Sere é a raiz das palavras sereno, serenata, seresta, etc
Eu já vi a expressão "sorriso amarelo" em alguns livros. Vendo esse vídeo associei que possa significar um sorriso amargo. Se for isso mesmo ou alguém souber o que significa, ficarei grata em saber. :)
@Larissa Alves eu não sei exatamente oq explicar más se te ajuda no ano de 2.004 ou 5 li uma reportagem no jornal que na França haviam catalogado 37 tipos de sorrisos, cada um com seu significado próprio: sorriso (sínico, irônico, malévolo, cobiça, aventura, lamúria, sexual, contentamento....) Eram 37 na época! Até foi feito uma das pontes de utilidade, investigar o sorriso da noiva ou noivo no cartório e no casamento para descobrir o que existe por trás daquele sorriso. Essa notícia na época não pegou! Me lembro que a que pegou foi a da terapia do abraço , vi entrevista na tv e um livro sobre os tipos de abraços.........
Uma excelente profissional, demonstrando que e possível ser agradável, fofa e passar informações sérias ao mesmo tempo. Amo esta jornalista um exemplo a ser seguido.
A história do azul é mais ampla, sinto que faltou coisas. Por exemplo: Homero chamou o mar de "vinho" invés de azul por que não existia nome para a cor, já que não existia o pigmento pra ser usado, naqueles tempos, os pigmentos eram extraídos da natureza, e não havia nada azul pra se extrair cor, até que os árabes encontram a pedra azul que chamam de lápis-lazulli e ela foi usada pra fazer tinta azul, por ser algo novo, o pigmento azul extraído da pedra, foi usado a princípio, apenas por ricos, reis, rainhas, e por pintores que a realeza pagava pra os retratar, tem até o caso de um pintor que faliu após gastar seu dinheiro com pigmento azul, depois é descoberto como fazer pigmento azul sem usar a pedra lápis-lazulli, e hoje podemos usar diversos tons de azul sem sermos ricos.
Sim, eu por exemplo pinto o cabelo com azul de metileno, um pigmento (na verdade é um antisséptico) super baratinho que vende em farmácias, mas isso fica em off ok? Kkkkkk
Acredito que quando usamos termos como "mercado negro", nao tem nada a ver com racismo... o que ocorre é que o oposto ao "negro ( escuridao, sem luz )" é "branco ( luz, claridade ) ... ou seja, se esta sendo feito um comercio escondido, nao esta a luz do dia onde todos podem ver e por isso se usa a palavra negro, no sentido de estar sendo feito a noite, as escondidas, sem que ninguem consiga ver ...nao tem nada a ver com cor de pele..
Qual a base das suas afirmações? Porque os artigos do professor e outros especialistas da área estão muito bem embasados nas documentações dos tratados dos comércios de navios negreiros clandestinos. Você chegou a ler os trabalhos? Acho que os redatores da BBC sim. Se tiver alguma base em documentação histórica, além do seu "eu acredito" eu vou adorar dar uma lida. Passa pra gente.
Na bíblia já se falava na diferença entre escuridão e claridade... negro e branco... que nada tinha a ver com cor de pele... isso é construção da nova língua... seria melhor parar de chamar o preto ou negro e fazer igual a nossos avós faziam... chamar de morenos... porém tudo hoje é ofensa...
Adoro os seus vídeos. Vc é maravilhosa, super simpática, e transmite as informações de uma forma super leve e natural. Parabéns, por mais um excelente vídeo. 👏🏽👏🏽👏🏽🙂
Obrigada pelo vídeo! Quando era criança, vivia perguntando aos meus professores e familiares o porquê das cores serem chamarem do jeito que são. Ninguém sabia responder kkkkkkkk Agora sei direitinho!
Alguém pode revelar o mistério dos nomes dos dias da semana na nossa lingua? Em francês, inglês, espanhol, italiano e alemão são derivados dos nomes dos antigos deuses. Por quê em português são em ordenais?
Pq são baseados em números. O domingo(que vem de "dominus" q significa "senhor" devido ao fato de ser o dia do senhor)é o primeiro dia, aí depois vem 2a, 3a, 4a, 5a, 6a e sábado(q vem de "sabá", dia santo para os judeus). Ps: nn me lembro o q significa o "feira".
Os nomes de deuses (ou de planetas) eram considerados pagãos pela igreja católica, já que - para ela - não existiam outros planetas além da Terra. Dessa maneira, teve um papa que emitiu uma bula papal recomendando que não fossem usados nomes pagãos para se referir a dias da semana. O Reino de Portugal, entretanto, foi o único que aderiu a essa recomendação. O português arcaico usava a mesma estrutura de nomenclatura de dias da semana vista hoje em dia em outras línguas.
@@rafaelfreitas3749 sim, era. Mas para a igreja o que não consta na Bíblia não existe. Na época de 1600 Galileu Galileu foi julgado por heresia, por afirmar que era a Terra que girava ao redor do sol. Anos antes, Giordano Bruno foi condenado a morte pela igreja por esse mesmo motivo. A questão da bula papal é anterior à tudo isso.
Na minha mente a ideia de mercado negro, o lado negro da força, ou a coisa ficou preta, tem a ver com obscuro, não visível, incerteza, desconhecido, quando chove as nuvens escuras, quando há sol o dia é claro visível... triste pensar que isso se enquadra como racismo...
Concordo. Estas expressões já eram usadas antes da escravidão moderna. Relacionam-se à ausência de luz. Branco também pode ser negativo. Deu um branco ou passou em branco.
Racismo é igual ketchup , vc pode colocar em qualquer assunto que fica mais fácil. Poupa trabalho, vc pode gastar horas e horas pensando entender algo ou simplesmente dizer que é racismo e pagar de intelectual.
Há debates sobre o uso de algumas palavras. Dizem que mulata ven de mula e, na verdade, é uma palavra árabe que significa mestiço. Usavam pra fakar de filhos de mulçumanos com cristãos. E denegrir vem do latim e signifuca manchar. Quando queriam insultar um senador a pessoa atiraca sujeira na túnica para sujar a imagem. Vamos. combater o racismo, mas no front certo. No nosso dia a dia, com mais atitudes e menos discurso.
Exatamente. A relação negativa da palavra negro/preto é muito antiga. Já existia em idiomas antigos como o Latim, o Persa, o Hebraico e o Mandarim, sempre relacionado à escuridão da noite e à falta de luz. Nunca teve nada a ver com a cor de pele ou com reputação de pessoas com tez escura . Quando a escravidão começou, a palavra já existia há milhares de anos. Mas esse tipo de informação não causa sensacionalismo, sabe ?
5:45 relacionar "denegrir" com ofensa é considerado um erro pela maioria dos linguistas. A origem da palavra significa manchar, sujar uma imagem ou tecido... ou seja, condizente quando estamos mentindo sobre alguém, queremos prejudicar a sua imagem, não tem nada a ver com raças... O bagulho é intuitivo. Uma roupa branca ou clara é "nobre" porque é muito mais difícil de se manter limpa, desbota mais rápido... Por isso significa pureza em basicamente todas as religiões, inclusive AFRICANAS, usando-se branco em batizados e casamentos. Já numa cor escura uma mancha é mais fácil de se tornar imperceptível e dura muito mais tempo sem desbotar.
O que não deixa de ter uma conotação racista, como se negros fossem sujos e brancos como limpos. "tornar negro", como se fosse algo ruim. E entenda, a língua não é morta, ela vai se estruturando, se modificando com o tempo.
@@feliperibeiro8432 só se você fazer força pra correlacionar uma coisa com a outra, porque não tem nada a ver. É igual "Fabric" em inglês, que vem de "faber" em latim que significa "pessoa que faz roupas". Para eles "fabric" significa apenas tecido e para nós "fábrica" é um lugar onde se faz coisas, inclusive tecidos... dois significados distintos pra mesma origem.
@@feliperibeiro8432 Desculpe, mas sujeira nada tem a ver com cor da pele. Tecidos claros ficam escuros ao se sujarem. Nos tecidos escuros não se percebe tanto a mudança pela superposição de cores. Nada tem a ver com racismo. Duvido que um moleiro dissesse que sua roupa fica preta quando ela está suja com farinha. Como já citaram, o racismo está nos olhos de o vê.
Pois é, tava excelente o vídeo, mas essa curva ficou mto estranha. Deu muito errado, msm que digam ter a melhor das intenções. Simplesmente não faz sentidk
Queria dar mais um like pela qualidade da jornalista e pelos comentários feitos aqui! Assisti esse vídeo já algum tempo e pode observar como é possível ter um ambiente leve e não tóxico na internet. Parabéns à Jornalista, à equipe do canal e à audiência!
Olha, estou satisfeito, fui presentado com essa honra de ter está linda irmã narrando a matéria da BBCnews, muito bom, sucesso a BBCnews e a nossa linda apresentadora....
Ótimo vídeo, fiquei supreso. Pontuações Não só o preto pode ser utilizado de forma negativa, vejamos: - Fulano estava vermelho de raiva. - Ficou verde de enjôo. - Beltrano está branco de tão abatido. - Sicrano é um amarelão, medroso. - Ele deu um sorriso amarelo, forçado. Entre outras.
Curioso é que branco em alemão é "weiß", que inclusive coincide com uma conjugação do verbo saber "wissen". Agora vou ter que procurar o porquê da variação alemã moderna ser diferente.
Porque o alemão não é uma língua românica e suas palavras não vêm do latim. A etimologia de weiss vem de *χwītaz, que passa a ideia de algo luminoso, brilhante, e dá origem também à palavra white, em inglês. A informação do vídeo de que o étimo "blanc" vem do alemão está errada, vem do latim mesmo.
Explicou todas as cores, menos o preto aqui 5:40, ela deixou implícito que o caráter negativo da cor preta ou negra é puramente racista. Na verdade o processo foi o inverso. A cor negra/preta adquiriu significado negativo por sua relação com a NOITE e o MEDO, algo sombrio, frio, obscuro e temeroso. Já o branco era mais relacionado ao divino, a luz, nuvens ou lã, algo quente, limpo, leve, celeste, agradável. Os preconceitos racistas surgiram diferentes conforme os povos e as eras, mas predominou o racismo étnico, baseado nesses significados.
É uma forma de populismo que em nada serve o dialogo e o debate de ideias.. pegando no exemplo dado, "mercado negro".. negro como em escuro como em ausencia de luz como em não consigo ver e cai num buraco e morri.. por favor, capricha ai redação, que estranha decisão..
Amei a apresentadora. Ele me deixou com gosto de "quero mais" vídeos apresentados por ela.❤️ Deus continue abençoando este canal e todos os envolvidos e usuários
Passaria horas escutando você falar. Muito bacana esse trabalho seu, mas esse toque de descontração somado a um "descomplica" é muito cativante! Parabéns!! Parabéns BBC! 😃
Em primeiro lugar, parabéns à Malu pela desenvoltura frente à câmera. Essa moça é um graça e o jeito de falar e explicar esbaja simpatia. Tudo é muito melhor com a Malu explicando. Em segundo lugar ... eu achando ingenuamente que o vídeo ia ser exclusivamente sobre língua portuguesa ... A conotação negativa que a palavra negro tem é muito antiga, precedendo a escravatura na época das grandes navegações em milhares de anos. Há referências em vários textos antigos, do Oriente médio, da Grécia antiga, da Índia, da China e vários outros. Essa conotação não tem nada a ver com cor de pele, mas com o fato do céu noturno ser negro, e da escuridão da noite reduzir a visão. Acho lamentável essa insistência em relacionar a conotação negativa da palavra negro com cor de pele. É como se houvesse uma insistência em colocar racismo em tudo, até mesmo onde não há.
Palavras vão mudando o sentido com o tempo. Hoje em dia não é mais admissível que se use negro como ofensa ou algo ruim. O problema de quem critica isso é não saber que a língua vai mudando com o tempo, é um organismo vivo que muda conforme a época.
Malu Cursino, estou atrasado uns 4 anos, mas vim dizer que você tem muito carisma e que adorei assistir ao vídeo 👌👍 sou fascinado pela ciência das cores e tbm por etimologia.
Alguns dizem que essa expressão, que está relacionada ao fato de ganhar muito dinheiro, tem origem justamente relacionada à ideia de 'mercado negro', ou seja, no comércio de escravos que rendia muito dinheiro a quem lucrava com mão de obra escravizada.
Esse debate surgiu de um vídeo de um cara que fala “Um país, o Brasil, usa palavras como lista negra, dia negro, magia negra, câmbio negro, vala negra, mercado negro, peste negra, buraco negro, ovelha negra, a fome negra, humor negro, seu passado negro, futuro negro. Não deveria chamar uma criança de negro (…). Pega o dicionário de língua portuguesa, está escrito: negro quer dizer infeliz, maldito. Brasileiro quando valoriza alguma coisa não fala negro, ele fala preto.” “Ele não come feijão negro, come feijão preto, o carro dele não é carro negro, o carro dele é carro preto, ele não toma café negro, toma café preto, a fome é negra, quando ganha na loteria, ganha uma nota preta. Se branco não é negativo, preto também não é negativo.
Caramba, a BBC acertou em cheio em escolher essa moça. Fala bem de maneira simples, e é muito simpática. :)
é cota
@@edersonluizsouzacosta1652 Cota é o bico do meu sapato na fuça de racista feito tu.
@@edersonluizsouzacosta1652 Repense no que disse, nunca chame de cota a capacidade de alguém.
@@leun4758 O que é cota mano?
@@KunaiZz Nesse caso, estamos falando sobre cotas raciais, que são as reservas de vagas em instituições públicas ou privadas para grupos específicos classificados por etnias, na maioria das vezes, negros e indígenas. Como já deve saber, há uma exclusão social com a população negra, por isso existe a cota.
O comentário no qual esse racista chamou de cota o esforço da jornalista, ele quis dizer que, ela só conseguiu chegar aonde chegou através de cotas.
Não é só Brasil, Angola também está assistindo esse vídeo.
🇦🇴 Abraços à partir de Angola.
Oi, Anderson, tudo bem?
Que lindo isso 😍 um abraço do Brasil para nossos irmãos de Angola!
Amo esse país sem nunca ter conhecido
Um abraço pra todo o povo angolano.
Abraço, irmão
Abraço do Brasil, Anderson!!
Sou negra e quero ser jornalista. Essa moça é uma enorme inspiração, espero um dia ser tão incrível quanto ela 💜
Edit: Misericórdia eu não achei que ia ter mais de 200 pessoas curtindo isso, mas obrigada todos que tão mandando mensagem positiva e quem tá falando que eu sou vitimista ou quero ser vítima, meus sinceros: ata bom. Venho de uma família que batalhou muito e baralho muito para chegar aonde eu quero estar, a última coisa que sou aqui e qualquer outro negro que possa estar a procura de representatividade é vitimista.
Representatividade
Você será!
O que tem a ver sua cor? não fique com vitimismo não se diminua, você tem a mesma capacidade do que qualquer outro. Estude se esforce e conseguirá assim como ela!
Com certeza você será. Apesar da dificuldade por causa da nossa cor . porque sempre que temos que fazer três vezes mais que uma pessoa de pele clara . se você se manter no foco. Você vai!
Sou branco e não quer ser jornalista
Impossível não comentar o quanto essa jornalista é carismática, fofa e explica bem! Dá vontade de dar uma abraço rs
Mulher, gostei do seu cabelo!
É, quando vejo pessoas assim eu sei que vai dar tudo certo!
Eu ia dizer quase a mesma coisa! E então aproveitei para pegar carona no teu comentário, Sthefani. Ela é maravilhosa, muito carismática e tem uma cadência de voz muito agradável. Sem falar, claro, da desenvoltura e carisma.
Nossa! Pensei a mesma coisa em relação a jornalista 🤩🤣
Que mulher carismática, deu prazer de ouvir ela, e conteúdo mto interessante, amo descobrir a origem das coisas que são corriqueiras!
Sempre achei curioso o nome “vermelho” em português. Em espanhol é “Rojo”, em francês é “Rouge”, em italiano é “Rosso”. A palavra “Vermelho” destoava muito das demais. Agora, finalmente, aprendi a origem. Obrigada!
Adorei
"Rojo" no espanhol tem a mesma origem da palavra "roxo" do português, porém no português roxo virou sinônimo de "púrpura" em vez de vermelho
O curioso é que todas essas línguas são românicas, mas só em português a palavra é tão diferente.
Mas há outra palavra para vermelho na nossa língua. O rubro, vermelho de forte tonalidade.
Tudo tem uma origem né...
Melhor que as aulas que eu tive na escola, foi da filosofia à física, com muita simpatia e competência.
Ótimo Malu parabéns BBC
Abraços e saudações nordestinas
Com 45 minutos na Internet estudando, o indivíduo aprende mais do que com um professor da rede pública que só sabe mandar os alunos copiar do quadro.
Pena que estudar em casa não é legalizado, perdi tanto tempo na escola, com esse tempo poderia estudar outras coisas mais lucrativas, mas como estado acha que tem que decidir oq é melhor para o indivíduo, me ferrei
@@nordkis4834 talvez, você seja autodidata. A maioria dos alunos da rede pública não são autodidata. Eles tem dificuldade de pesquisar no próprio livro didático. Imagine pesquisar na internet onde o conteúdo é extenso? A dificuldade desses alunos tem origem no hábito e disciplina que não recebem de seus pais... De fato, o ensino escolar está ultrapassado, mas, acredite, uma pesquisa e produção do conteúdo de um vídeo como esse dura muito tempo... Ou seja, estudar na internet tem tanto obstáculos quanto estudar em uma escola ultrapassada... Se o aluno não sabe pesquisar e interpretar, não adianta ter todo o extenso conteúdo a disposição...
@@FootBall-bf2xl pois é... a educacao em casa.. ela ainda é um diferencial de classe. A escola por mais caótica que seja é o lugar onde muitas pessoas se formam.. além disto aprendizagem se dá por interação e a pandemia está escancarando isto à medida que muitos estao em casa.
fato!
Mais um conhecimento adquirido, amei explicação da Malu Cursino, ela tem um senso de humor e uma leveza na explicação 👏👏👏
Não costumo comentar em vídeos, mas aqui se faz necessário: essa jornalista é um amor! Muito eloquente, além de ser impossível não dar um sorriso assistindo ao vídeo.
Admita uma coisa: você não tá aqui porque pesquisou esse vídeo
Mais pura verdade
João Francisco a verdade ai
Exatamente. Sinto falta de quando o UA-cam não recomendava "sempre os mesmos vídeos" vc vinha assistir um meme e quando via estava aprendendo sobre física.
Sim
Eu admito.
Amo que vim para os comentários elogiar a jornalista e me deparei com vários outros elogios! Opinião unânime quanto a Malu né?
SIIIIIIIMMM. Não tem nem como, né? Que baita profissional ela é ❤❤❤ amo os vídeos dela
Adorooo essa moça e a Camila Veras Mora. 🥵🥵
Adoro a forma como você gesticula e se comporta frente a câmera parece muito mais natural que outros do mesmo canal.
O conteúdo fica fluido com certo humor e suavidade.
Discordo na gesticulação, demasiada.
@@lucasfernandes1645, mesmo considerando que criancas e adolescentes podem estar entre os espectadores? De modo que os gestos, de um modo geral, podem capturar com mais eficiência a atenção deste público?
Assim considerando, você ainda enxerga a demasia (como desmesura, desnecessidade, portanto) ?
@@lucasfernandes1645 em nenhum momento eu disse que é demasiado. Leia novamente até entender. Saiba interpretar texto.
@@emersongatti4426 KKK, Emerson, CLARAMENTE, é você que não sabe interpretar texto, no meu comentário SOU EU que digo que a gesticulação é demasiada. O Gustavo Antonio soube interpretar, só você que não meu querido. Leia antes de responder, se não entendeu, pergunte, melhor do que passar por isso.
@@gustavodemacedo1595 De acordo, nesse cenário descrito por você, sim gesticulação é um ótimo fator para exemplificar e etc, mas digo por experiência que, em determinados assuntos, a gesticulação em demasia pode até levar a interpretações erradas do tema em questão, claro, não foi esse o caso.
Eu amo a cultura grega, em grego antigo as cores são chamadas assim:
Leukós - branco
Mélas - negro
Kýanos - azul
Erythrós/Kókkinos - vermelho
Xanthós - amarelo
Khlôrós - verde
Rhódos - rosa
Porphyrós - roxo
Legal que ωκεανός (okeanos) = oceano é bem parecido com o azul
Isso explica palavras como leucócitos, melanina, ciano etc. Legal 👍
@@Camilo.Cespedes Clorofila.
Então ciano (azul claro) vem daí e púrpura também
@@odanilooliveira exatamente
Se estivéssemos em uma monarquia, eu seria capaz de jurar que essa jornalista é uma princesa. Dicção, carisma, informação, tudo impecável! 😍
Acho que isto é um comentário excludente. Vamos elogiar as características profissionais, sem diminuir as pessoas que não foram favorecidas nas qualidades por vocês levantadas.
Logo logo a monarquia do Brasil vai voltar
@@felipem.goncalves2427 ??...Ok né
Graça sobra a ela. Graça. Coisa de Deus, Graça.
@@juliobarros2285 Escravistas e Poder moderador nunca mais ‼️
A Malu é extremamente carismática, tem uma dicção excelente... Façam mais videos com ela. É muito gostoso de ouvi-la!
Acho que conseguiria assistir umas 2h sem parar com essa moça falando, ela tem uma didática muito boa. Parabéns! Vou ver os demais vídeos com ela.
Eu sempre achei que a conotação "negativa" da palavra negro ou Preta tinham haver com a escuridão, ou o medo do escuro ou da noite. Já vi a morte ser descrita como adormecer, que tem a ver com noite, quando você fecha os olhos tudo fica escuro por isso preto pro luto, mercado negro por que é feito as escondidas onde ninguém vê provavelmente a noite ou na escuridão. O oposto de algo feito as claras a luz do dia. Indo além quando penso no negro como maldade penso em alguém que ataca pelas sombras algo como o dracula que usava preto, mas era caucasiano. Enfim, se faz sentido o que estou dizendo, mas é assim que eu penso.
Faz sentido mesmo!
Faz mais sentido afinal muitas culturas que não tiveram presença de pessoas negras na população usam esses termos
É isso mesmo, mas a moda é problematizar e falar que tudo é racismo.
Claro que tem usos que derivam do racismo e esses devemos parar de usar, mas a maioria dos exemplos que ela trouxe não tem nada a ver.
Até que fim alguém coerente. Parabéns pela colocação. Chega da desânimo TD quererem dizer que é racismo...
Sobre o luto, tecido em necrose (morto) fica preto. Faz sentido a morte ser associada a tal cor.
Você falou tudo e com mta educação.
Adorei o vídeo! A Malu é mto maravilhosa na comunicação e carismática! ✨
Eu amo vídeos assim. Sempre tive nuita curiosidade pela etimologia das palavras ditados etc. Ansiosa pelo próximo vídeo!
Adorei a forma carismática q ela tem , também estou ansioso pelo próximo vídeo
É legal estudar etnologia das palavras. Chega uma hora que vc sabe o significado sem nem mesmo ter ouvido a palavra antes
Em Italiano existe também a palavra "nere" que signifca "escuro", a junção de "sere + nere" significa noites escuras.
Sere é a raiz das palavras sereno, serenata, seresta, etc
"sere" é plural de "sera", noite.
Nere também é plural como dito aí “noites escuras.”
Serena....Williams..lembrei dela. que legal saber!
Só eu acho a Malu maravilhosa? Adoro as reações dela...
Ah, sim, o vídeo é ótimo, muito elucidativo e um belo pontapé pra um longo estudo
Eu sou daltônico, tô aqui de curioso só kkkkk... Nem sei o q eu tô fazendo aqui
Eu também sou kkkkkkkkkkkk
Eu tambem sou me sinto excluido
😂😂😂😂❤️❤️❤️❤️
Existe um óculos que pode ajudar vcs
😂😂😂😂😂😂💙
Dá vontade de colocar Manu num potinho de tão fofa 😍
👏🏽👏🏽👏🏽
Fazer ela de chaveirinho
Eu já vi a expressão "sorriso amarelo" em alguns livros. Vendo esse vídeo associei que possa significar um sorriso amargo. Se for isso mesmo ou alguém souber o que significa, ficarei grata em saber. :)
Sorriso amarelo é um sorriso sem graça, forçado. Esperp ter ajudado :)
E um termo inglês "blue eyes" para referir a olhar triste?
@@nivoca1533 obrigada!
Ou seja, é uma expressão de origem racista.
@Larissa Alves eu não sei exatamente oq explicar más se te ajuda no ano de 2.004 ou 5 li uma reportagem no jornal que na França haviam catalogado 37 tipos de sorrisos, cada um com seu significado próprio: sorriso (sínico, irônico, malévolo, cobiça, aventura, lamúria, sexual, contentamento....) Eram 37 na época! Até foi feito uma das pontes de utilidade, investigar o sorriso da noiva ou noivo no cartório e no casamento para descobrir o que existe por trás daquele sorriso.
Essa notícia na época não pegou! Me lembro que a que pegou foi a da terapia do abraço , vi entrevista na tv e um livro sobre os tipos de abraços.........
Mano, que menina mais fofa, o jeito que ela explica é tão natural e simples. Perfeita!
Há tempos que não via um tema ser tão bem explorado com leveza e profundidade! Apresentadora magnífica, com graça e carisma. Parabéns!
Uma excelente profissional, demonstrando que e possível ser agradável, fofa e passar informações sérias ao mesmo tempo.
Amo esta jornalista um exemplo a ser seguido.
"naranga" kkkkkkkk... Eu nem queria rir, mas foi engraçado. Muito simpática e sua narrativa é impecável.
Que graça essa Mulher! Apaixonado pelos teus temas. Obrigado e parabéns!
Malu, muito simpática!!! Foi muito bom ver um assunto difícil como esse passado de forma leve e agradável como vc fez! Sucesso! Adorei 😘
Caramba, que jornalista mais carismática. Parabéns!
A história do azul é mais ampla, sinto que faltou coisas.
Por exemplo: Homero chamou o mar de "vinho" invés de azul por que não existia nome para a cor, já que não existia o pigmento pra ser usado, naqueles tempos, os pigmentos eram extraídos da natureza, e não havia nada azul pra se extrair cor, até que os árabes encontram a pedra azul que chamam de lápis-lazulli e ela foi usada pra fazer tinta azul, por ser algo novo, o pigmento azul extraído da pedra, foi usado a princípio, apenas por ricos, reis, rainhas, e por pintores que a realeza pagava pra os retratar, tem até o caso de um pintor que faliu após gastar seu dinheiro com pigmento azul, depois é descoberto como fazer pigmento azul sem usar a pedra lápis-lazulli, e hoje podemos usar diversos tons de azul sem sermos ricos.
Sim, eu por exemplo pinto o cabelo com azul de metileno, um pigmento (na verdade é um antisséptico) super baratinho que vende em farmácias, mas isso fica em off ok? Kkkkkk
Acho que não detalhou muito, pois o objetivo principal é a origem linguística
Pensei q lápis lazuli fosse um negócio só do Minecraft KEOEKKSOSOS mas lá no mine tb dá pra fazer tinta com ela
Como faz pra fazer pigmento azul sem ser a pedra?
@@not0rpheuz Eu também KKKKKKKKK
Ótimo vídeo! E a apresentadora sabe torná-lo ainda mais interessante.
pra quem interessar, temos no nosso canal um vídeo sobre a "origem" da cor azul
Estou simplesmente apaixonada pelo seu canal. Parabéns pela iniciativa!
Ela é uma graça! Gosto muito de ouvi-la!
Que jornalista carismática.👏🏻👏🏻👏🏻
5:57 foi tão satisfatório as aspas com a mão sincronizadas com as do vídeo ^ ^
Eu ia comentar exatamente isso hahaha
Uma delícia kkkkk
🤣🤣🤣👏
^_^
Amei esse vídeo, nos ajuda a aliviar a tensão da situação atual.
Amei essa moça 😍
Isso dá uma tremenda aula interdisciplinar de Física, Arte, História e Português.
Nossa que jornalista extremamente carismática e competente! Parabéns! 👏🏼🤗
Que maravilhosa esta menina gente 😍 Quero mais vídeo dela falando desses assuntos... AMEI ♥️
Alvo? Alvo?
"Alvo mais que a neve
Alvo mais que a neve
Sim, nesse sangue lavado
Mais algo que a neve serei…"
Pensei nisso tb kkk
Lembrei na hora kk
😂🤣😂🤣😂😂🤣😂🤣😂🤣😂😂🤣😂🤣😂🤣😂🤣😂🤣😂🤣😂😂🤣😂🤣😂🤣😂😂🤣😂🤣😂🤣👏👏👏👏👏👏👏👏
Música congregacional de Jesus é ótimo. ♡
Acho que todo mundo lembrou na hora
Acredito que quando usamos termos como "mercado negro", nao tem nada a ver com racismo... o que ocorre é que o oposto ao "negro ( escuridao, sem luz )" é "branco ( luz, claridade ) ... ou seja, se esta sendo feito um comercio escondido, nao esta a luz do dia onde todos podem ver e por isso se usa a palavra negro, no sentido de estar sendo feito a noite, as escondidas, sem que ninguem consiga ver ...nao tem nada a ver com cor de pele..
Qual a base das suas afirmações? Porque os artigos do professor e outros especialistas da área estão muito bem embasados nas documentações dos tratados dos comércios de navios negreiros clandestinos. Você chegou a ler os trabalhos? Acho que os redatores da BBC sim. Se tiver alguma base em documentação histórica, além do seu "eu acredito" eu vou adorar dar uma lida. Passa pra gente.
Concordo com do Daviddemetrio, infelizmente hj em dia o pessoal querem politizar tudo, até mesmo a origens das cores!!!!.
Concordo
Concordo.. tudo é racismo
Na bíblia já se falava na diferença entre escuridão e claridade... negro e branco... que nada tinha a ver com cor de pele... isso é construção da nova língua... seria melhor parar de chamar o preto ou negro e fazer igual a nossos avós faziam... chamar de morenos... porém tudo hoje é ofensa...
Que aula maravilhosa, muita informação com leveza e precisão. Algumas eu já sabia, mas não fazia ideia da origem do vermelho. Parabéns!
Mas gente! que coisa mais amada esta repórter, super simpática, super didática tanto no conteúdo como na forma de explicar. Obrigada!
Adoro toda equipe da BBC. Meus parabéns belo trabalho!!! Apresentadora muito simpática 🥰🥰
Adoro os seus vídeos. Vc é maravilhosa, super simpática, e transmite as informações de uma forma super leve e natural. Parabéns, por mais um excelente vídeo. 👏🏽👏🏽👏🏽🙂
👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Admita essa menina é cativante!
Ela é uma fofa ❤
Te amei, Malu!!! Um vídeo super interessante e vc ainda trouxe um tom super descontraído. Vou procurar mais vídeos seus.
MALU CURSINO, você é uma ótima profissional e além de tudo, com seu jeitinho único, prende a nossa atenção...
Do nada comecei maratonar os vídeos da BBC, um repórter melhor que o outro!! Todos excelentes e simpáticos 👏👏
Uma baita profissional, inteligente, curiosa, carismática, simpática e feliz. Adoro os vídeos dela.
Maravilhosa a apresentadora, simpática e com uma ótima dicção.
Obrigada pelo vídeo! Quando era criança, vivia perguntando aos meus professores e familiares o porquê das cores serem chamarem do jeito que são. Ninguém sabia responder kkkkkkkk Agora sei direitinho!
Essa moça é Fantástica, também adoro as matérias com ela. Inspiração pra muita gente
Só tenho a agradecer por todas essas aulas excepcionais da série BBC!
Alguém pode revelar o mistério dos nomes dos dias da semana na nossa lingua? Em francês, inglês, espanhol, italiano e alemão são derivados dos nomes dos antigos deuses. Por quê em português são em ordenais?
Pq são baseados em números. O domingo(que vem de "dominus" q significa "senhor" devido ao fato de ser o dia do senhor)é o primeiro dia, aí depois vem 2a, 3a, 4a, 5a, 6a e sábado(q vem de "sabá", dia santo para os judeus).
Ps: nn me lembro o q significa o "feira".
Os nomes de deuses (ou de planetas) eram considerados pagãos pela igreja católica, já que - para ela - não existiam outros planetas além da Terra. Dessa maneira, teve um papa que emitiu uma bula papal recomendando que não fossem usados nomes pagãos para se referir a dias da semana. O Reino de Portugal, entretanto, foi o único que aderiu a essa recomendação. O português arcaico usava a mesma estrutura de nomenclatura de dias da semana vista hoje em dia em outras línguas.
@@AlineSilva ah bom, obg 👍
@@gutielissouzadevargas8794 mas na época já era conhecimento a existência de outros planetas, não?
@@rafaelfreitas3749 sim, era. Mas para a igreja o que não consta na Bíblia não existe. Na época de 1600 Galileu Galileu foi julgado por heresia, por afirmar que era a Terra que girava ao redor do sol. Anos antes, Giordano Bruno foi condenado a morte pela igreja por esse mesmo motivo. A questão da bula papal é anterior à tudo isso.
Ela é uma gracinha
E bem expressiva, parece que está usando libras
Na minha mente a ideia de mercado negro, o lado negro da força, ou a coisa ficou preta, tem a ver com obscuro, não visível, incerteza, desconhecido, quando chove as nuvens escuras, quando há sol o dia é claro visível... triste pensar que isso se enquadra como racismo...
@@WeezyZetta Hábitos noturnos? Não seria o contrário?
Concordo. Estas expressões já eram usadas antes da escravidão moderna. Relacionam-se à ausência de luz. Branco também pode ser negativo. Deu um branco ou passou em branco.
Racismo é igual ketchup , vc pode colocar em qualquer assunto que fica mais fácil. Poupa trabalho, vc pode gastar horas e horas pensando entender algo ou simplesmente dizer que é racismo e pagar de intelectual.
Há debates sobre o uso de algumas palavras. Dizem que mulata ven de mula e, na verdade, é uma palavra árabe que significa mestiço. Usavam pra fakar de filhos de mulçumanos com cristãos. E denegrir vem do latim e signifuca manchar. Quando queriam insultar um senador a pessoa atiraca sujeira na túnica para sujar a imagem. Vamos. combater o racismo, mas no front certo. No nosso dia a dia, com mais atitudes e menos discurso.
Exatamente. A relação negativa da palavra negro/preto é muito antiga. Já existia em idiomas antigos como o Latim, o Persa, o Hebraico e o Mandarim, sempre relacionado à escuridão da noite e à falta de luz.
Nunca teve nada a ver com a cor de pele ou com reputação de pessoas com tez escura . Quando a escravidão começou, a palavra já existia há milhares de anos. Mas esse tipo de informação não causa sensacionalismo, sabe ?
Malu, você é encatadora e esse vídeo sobre as cores ficou incrível!! Parabéns pelo seu trabalho.
Essa garota é muito leve, muito espontânea...que gostoso te ouvir...parabéns!!!😊😊
5:45 relacionar "denegrir" com ofensa é considerado um erro pela maioria dos linguistas. A origem da palavra significa manchar, sujar uma imagem ou tecido... ou seja, condizente quando estamos mentindo sobre alguém, queremos prejudicar a sua imagem, não tem nada a ver com raças...
O bagulho é intuitivo. Uma roupa branca ou clara é "nobre" porque é muito mais difícil de se manter limpa, desbota mais rápido... Por isso significa pureza em basicamente todas as religiões, inclusive AFRICANAS, usando-se branco em batizados e casamentos.
Já numa cor escura uma mancha é mais fácil de se tornar imperceptível e dura muito mais tempo sem desbotar.
O que não deixa de ter uma conotação racista, como se negros fossem sujos e brancos como limpos. "tornar negro", como se fosse algo ruim. E entenda, a língua não é morta, ela vai se estruturando, se modificando com o tempo.
@@feliperibeiro8432 só se você fazer força pra correlacionar uma coisa com a outra, porque não tem nada a ver.
É igual "Fabric" em inglês, que vem de "faber" em latim que significa "pessoa que faz roupas". Para eles "fabric" significa apenas tecido e para nós "fábrica" é um lugar onde se faz coisas, inclusive tecidos... dois significados distintos pra mesma origem.
@@feliperibeiro8432 ah sim os nossos olhos e as cores são racistas
@@feliperibeiro8432 Desculpe, mas sujeira nada tem a ver com cor da pele. Tecidos claros ficam escuros ao se sujarem. Nos tecidos escuros não se percebe tanto a mudança pela superposição de cores. Nada tem a ver com racismo. Duvido que um moleiro dissesse que sua roupa fica preta quando ela está suja com farinha. Como já citaram, o racismo está nos olhos de o vê.
Pois é, tava excelente o vídeo, mas essa curva ficou mto estranha. Deu muito errado, msm que digam ter a melhor das intenções. Simplesmente não faz sentidk
Amei, Malu! Aprendi demais! Excelente trabalho! 😍👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
Isso que é conteúdo skjskskk
Queria dar mais um like pela qualidade da jornalista e pelos comentários feitos aqui!
Assisti esse vídeo já algum tempo e pode observar como é possível ter um ambiente leve e não tóxico na internet.
Parabéns à Jornalista, à equipe do canal e à audiência!
Olha, estou satisfeito, fui presentado com essa honra de ter está linda irmã narrando a matéria da BBCnews, muito bom, sucesso a BBCnews e a nossa linda apresentadora....
Gosto muito desse canal, sempre com assuntos diversos e bem interessantes 👏👏 parabéns pela excelência do trabalho
A capacidade de síntese de vocês é impressionante.
Achei a moça muito fofa e simpática! Ótima matéria
Amei o carisma da apresentadora! Uma lindeza também 😍
Menina você está de parabéns! Amei o jeito dela falar ❤️❤️❤️
Informativo, divertido, acessível, mto bom ❤️❤️❤️
Ótimo vídeo, fiquei supreso.
Pontuações
Não só o preto pode ser utilizado de forma negativa, vejamos:
- Fulano estava vermelho de raiva.
- Ficou verde de enjôo.
- Beltrano está branco de tão abatido.
- Sicrano é um amarelão, medroso.
- Ele deu um sorriso amarelo, forçado.
Entre outras.
Vídeo extremamente didático. Uma aula! Parabéns!
Nossa me segurou até o final, muito simpática!!! Inteligentissima linda ❤️
Menina encantadora!! 1ª vê vez que a vejo no canal, mandou bem!! 👏👏👏👏
Curioso é que branco em alemão é "weiß", que inclusive coincide com uma conjugação do verbo saber "wissen".
Agora vou ter que procurar o porquê da variação alemã moderna ser diferente.
Pensei a mesma coisa.
Porque o alemão não é uma língua românica e suas palavras não vêm do latim. A etimologia de weiss vem de *χwītaz, que passa a ideia de algo luminoso, brilhante, e dá origem também à palavra white, em inglês. A informação do vídeo de que o étimo "blanc" vem do alemão está errada, vem do latim mesmo.
Explicou todas as cores, menos o preto aqui 5:40, ela deixou implícito que o caráter negativo da cor preta ou negra é puramente racista. Na verdade o processo foi o inverso.
A cor negra/preta adquiriu significado negativo por sua relação com a NOITE e o MEDO, algo sombrio, frio, obscuro e temeroso.
Já o branco era mais relacionado ao divino, a luz, nuvens ou lã, algo quente, limpo, leve, celeste, agradável.
Os preconceitos racistas surgiram diferentes conforme os povos e as eras, mas predominou o racismo étnico, baseado nesses significados.
É uma forma de populismo que em nada serve o dialogo e o debate de ideias.. pegando no exemplo dado, "mercado negro".. negro como em escuro como em ausencia de luz como em não consigo ver e cai num buraco e morri.. por favor, capricha ai redação, que estranha decisão..
Muito interessante esses temas
Amei a apresentadora. Ele me deixou com gosto de "quero mais" vídeos apresentados por ela.❤️ Deus continue abençoando este canal e todos os envolvidos e usuários
Adoro o carisma da Malu Cursino. Me dá muita vontade de assistir os vídeos com ela!
meudeus, FINALMENTE um vídeo que me dê respostas pras minhas perguntas da madrugada
UA-cam: o nome das cores
200 mil pessoas (incluindo eu) : interessante... 🤔
😂😂😂
eu fiquei apaixonada pela beleza desse menina, socorro
Passaria horas escutando você falar. Muito bacana esse trabalho seu, mas esse toque de descontração somado a um "descomplica" é muito cativante! Parabéns!! Parabéns BBC! 😃
Vai se Ferrar,Caramba!!! Quanto aprendizado em poucos minutos,fala sério!ela deixa tudo tão simples....
Que vídeo legal 😍 parabéns!!
E esse "vixe" no final 😍❤
Eu amo esta repórter!
Em primeiro lugar, parabéns à Malu pela desenvoltura frente à câmera. Essa moça é um graça e o jeito de falar e explicar esbaja simpatia. Tudo é muito melhor com a Malu explicando.
Em segundo lugar ... eu achando ingenuamente que o vídeo ia ser exclusivamente sobre língua portuguesa ...
A conotação negativa que a palavra negro tem é muito antiga, precedendo a escravatura na época das grandes navegações em milhares de anos. Há referências em vários textos antigos, do Oriente médio, da Grécia antiga, da Índia, da China e vários outros.
Essa conotação não tem nada a ver com cor de pele, mas com o fato do céu noturno ser negro, e da escuridão da noite reduzir a visão.
Acho lamentável essa insistência em relacionar a conotação negativa da palavra negro com cor de pele. É como se houvesse uma insistência em colocar racismo em tudo, até mesmo onde não há.
Tava até achando estranho video sem lacração.. mas aí foi chegando no fim e... tá lá. Nunca falha.
Palavras vão mudando o sentido com o tempo. Hoje em dia não é mais admissível que se use negro como ofensa ou algo ruim.
O problema de quem critica isso é não saber que a língua vai mudando com o tempo, é um organismo vivo que muda conforme a época.
Malu Cursino, estou atrasado uns 4 anos, mas vim dizer que você tem muito carisma e que adorei assistir ao vídeo 👌👍 sou fascinado pela ciência das cores e tbm por etimologia.
Caramba! Incrível a forma didática, que foi passado todo o assunto. Que repórter maravilhosa.
Parabéns!!
4:41 lógico que era apreciada, eles tinham que encantar seus equipamentos!
Essa foi boa.😂😂😂😂
Ganhar uma "grana preta" é coisa boa. Só não sei a razão de, neste caso, ser assim.
A ativista "fingiu" que se esqueceu dessa expressão quando quis falar de racismo.
@@hepatus1 no vídeo ela fala sobre as expressões com conotação positiva relacionadas a cor preta! Não prestou atenção ou "deu branco"?
Alguns dizem que essa expressão, que está relacionada ao fato de ganhar muito dinheiro, tem origem justamente relacionada à ideia de 'mercado negro', ou seja, no comércio de escravos que rendia muito dinheiro a quem lucrava com mão de obra escravizada.
Esse debate surgiu de um vídeo de um cara que fala “Um país, o Brasil, usa palavras como lista negra, dia negro, magia negra, câmbio negro, vala negra, mercado negro, peste negra, buraco negro, ovelha negra, a fome negra, humor negro, seu passado negro, futuro negro. Não deveria chamar uma criança de negro (…). Pega o dicionário de língua portuguesa, está escrito: negro quer dizer infeliz, maldito. Brasileiro quando valoriza alguma coisa não fala negro, ele fala preto.”
“Ele não come feijão negro, come feijão preto, o carro dele não é carro negro, o carro dele é carro preto, ele não toma café negro, toma café preto, a fome é negra, quando ganha na loteria, ganha uma nota preta. Se branco não é negativo, preto também não é negativo.
@@amandam914 mas peste negra é porque o doente ficava literalmente com bolhas pretas no corpo
Meu deus, essa apresentadora é muito boa!! Leve, simpática e bem informativa. Amei!!!
Ela é tão fofa!!!
Excelente vídeo.
Conteúdo de qualidade! Apresentadora muito fofa e simpática!
adorei bem informativo (:
Que reportagem maravilhosa! Que pessoa incrível! Fala muito bem estruturada e leve! Amei..
Você é muito fofa!!! Tem um jeito de falar que torna os vídeos muito agradáveis!!! 😊