Pacto Narcísico da Branquitude

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 18 лис 2023
  • Existe um acordo, que não é explícito, para que as relações raciais desiguais permaneçam assim e as denúncias de racismo e outras violências sejam silenciados. O nome disso é "Pacto Narcísico da Branquitude" e para saber mais, assista o vídeo até o final. Aproveita e se inscreve no Canal, curte e comenta o que achou do conteúdo.
    Me segue na rede vizinha, Instagram @maelicalmonpsi para ficar por dentro das referências utilizadas para criação desses conteúdos daqui do Canal.
    Eu sou a Maeli Calmon, sou psicóloga e estudo e pesquiso relações raciais, Gênero e sexualidade, além da Decolonialidade, há 10 anos.
    Captação e Edição 🎥: Marina Pontes

КОМЕНТАРІ • 5

  • @ReiVermelhoo
    @ReiVermelhoo 7 місяців тому +1

    Oi Maeli, vc poderia falar um pouco sobre colorismo ? Minha vida inteira usavam preto, neguim, encardido como armas contra mim, eu odiava e isso me chateava d+ ate que um dia eu resolvi assumir esse papel, e parei de dizer que sou moreno ou pardo, agora eu sou preto. Mas foi so eu me aceitar que apareceu um tantoooooo de gente branca de olho verde, pra me explicar que eu não sou preto, eu sou no máximo escurinho. Eu ainda fico confuso com isso, apesar da minha família ser toda negra, eu tenho um tom de pele mais clara, sempre passo por essas situações, se eu conquisto algo, eu conquistei porque sou negro e utilizei de cotas ou benefícios, se eu reclamo de algo, eu nao posso reclamar porque eu eu nao sou negro o suficiente pra dizer que fui agredido por um racista.
    Me ajuda Maeli ??
    Beijaooo to adorando seus vídeos

    • @canaldecolonize
      @canaldecolonize  7 місяців тому +1

      Obrigada pelo comentário. Vou gravar um vidro sobre o tema 😉

  • @JoanaFrancielle
    @JoanaFrancielle 7 місяців тому

    Videozãooo

  • @renatorieraribeiro6883
    @renatorieraribeiro6883 7 місяців тому

    " mi mii mi " e o nome do meu gato . 😂

    • @msc14724
      @msc14724 2 місяці тому

      Mi-mi-mi é a dor do outro que você não sente 👇🏾
      radis.ensp.fiocruz.br/opiniao/editorial/mimimi-e-a-dor-do-outro-que-voce-nao-sente/